• Nenhum resultado encontrado

1ª EDIÇÃO DO CONCURSO DE ARTES VISUAIS: ARTE, IDENTIDADE E MEMÓRIA NA PUCPR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1ª EDIÇÃO DO CONCURSO DE ARTES VISUAIS: ARTE, IDENTIDADE E MEMÓRIA NA PUCPR"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO GERAL

1ª EDIÇÃO DO CONCURSO DE ARTES VISUAIS: ARTE, IDENTIDADE E MEMÓRIA NA PUCPR

O Centro de Memória e o Instituto Ciência e Fé da Pró-Reitoria de Missão, Identidade e Extensão da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, representada neste ato pelos Professores Kátia Maria Biesek e Fabiano Incerti, em parceria com a Escola de Belas Artes da PUCPR, torna público o regulamento da 1ª Edição do Concurso de Artes Visuais: Arte, Identidade e Memória na PUCPR, que se apresenta por meio de 32 (trinta e dois) artigos, distribuídos em 09 (nove) capítulos.

I – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º. Este regulamento estabelece as bases administrativas, jurídicas e técnicas para a participação, seleção e premiação do concurso de artes visuais que tem como tema “Arte, Identidade e Memória na PUCPR no contexto da pandemia da COVID-19”, promovido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, com sede e foro na cidade de Curitiba e inscrita no CNPJ/MF sob o número 76.59.820/0003-13.

Art. 2º. O Concurso Arte, Identidade e Memória na PUCPR, eminentemente cultural e artístico, é promovido em sua primeira edição pela Pró-Reitoria de Missão, Identidade e Extensão, por meio de seu Centro de Memória e Instituto Ciência e Fé, em parceria com a Escola de Belas Artes da PUCPR. A ação tem como objetivo incentivar a produção artística, contribuindo com o desenvolvimento crítico, criativo e sensório dos participantes, bem como compartilhar as experiências da comunidade universitária durante a pandemia da COVID-19, promovendo o encontro entre arte, memória e identidade com o corpo discente, docente, alumni e quadro de colaboradores.

(2)

II – DA PARTICIPAÇÃO

Art. 3º. A participação é gratuita e aberta a toda a comunidade acadêmica e administrativa da Universidade:

a) Estudantes de graduação e pós-graduação da PUCPR (lato e stricto sensu), presencial ou EaD, matriculados em Curitiba ou em câmpus fora de sede.

b) Docentes da graduação e pós-graduação da PUCPR (lato e stricto sensu), presencial ou EaD. c) Colaboradores do câmpus Curitiba e câmpus fora de sede.

d) Alumni.

Art. 4º. É vedada a participação de pessoas envolvidas diretamente na organização e produção do concurso, bem como seus parentes de primeiro grau.

III – DA INSCRIÇÃO

Art. 5º. As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 23 de julho de 2021 (a partir das 00h) e 22 de agosto de 2021 (até às 23h59). A data poderá ser prorrogada se a comissão organizadora do concurso assim julgar necessário.

Art. 6º. Cada autor poderá fazer somente 01 (uma) inscrição. O autor com trabalhos individuais poderá submeter até 02 (duas) obras inéditas em uma única inscrição. Os trabalhos em coautoria, com até 02 (dois) autores, poderão inscrever até 02 (duas) obras inéditas em uma única inscrição, desde que os autores de ambas as obras sejam os mesmos.

Art. 7º. Os trabalhos deverão estar alinhados com a temática “Arte, Identidade e Memória na PUCPR no contexto da pandemia da COVID-19”, de acordo com o Art. 1º deste edital.

(3)

Art. 8º. Serão aceitos somente trabalhos originais, que não tenham sido publicados ou utilizados em outros concursos. Em caso de constatação de plágio, ou uso de imagem não autoral, o participante será automaticamente desclassificado.

Art.9º. A inscrição deverá ser realizada exclusivamente pela internet, na plataforma Eventum, por meio de preenchimento do formulário de inscrição e inclusão da imagem das obras e fotos dos autores pelo link: https://eventum.pucpr.br/1edicaodoconcursodeartesvisuaisarteidentidadeememorianapucpr . As obras deverão estar em formato JPEG, resolução de 300dpis, tamanho A4 e os arquivos nomeados com o título da obra (se houver) e o(s) autor(es). As fotos individuais dos autores devem estar com o enquadramento em primeiro plano (enquadramento do peito para cima), resolução 300dpis e os arquivos renomeados com o nome do autor correspondente. Antes de preencher o formulário, é fundamental a leitura completa deste edital.

Art.10º. Nos casos de obras em coautoria, deverá ser assinalada a opção no ato do preenchimento da ficha de inscrição. Não há necessidade de uma dupla submissão em casos de coautoria. Basta que apenas um dos autores submeta a obra e indiquei a coautoria no formulário de inscrição, colocando os dados do coautor em campo específico para tanto.

Art.11º. É obrigatório o preenchimento de todos os campos do formulário digital para a validação da inscrição, sendo que o não preenchimento adequado e completo do formulário inabilitará automaticamente a inscrição.

(4)

Art. 12º. No ato da inscrição, o participante deverá concordar com o termo de uso de imagem e sessão de direitos autorais. Além disso, o participante está ciente de que os trabalhos poderão ser divulgados nos canais de comunicação da PUCPR e autoriza essa divulgação.

Art. 13º. Poderão ser inscritas obras relacionadas às artes visuais que contemplem técnicas de: desenho, gravura, pintura, fotografia, cartoon, charge, arte digital, grafite e escultura.

Art. 14º. Não serão aceitos trabalhos encaminhados posteriormente à data de inscrição.

Art. 15º. Serão desclassificados os trabalhos com teor discriminatório, preconceituoso e vexatório.

IV – DAS ETAPAS DA SELEÇÃO

Art. 16º. O concurso é composto por 02 (duas) etapas de seleção:

a) A primeira fase é eliminatória. Refere-se ao processo de validação das inscrições. Nesta fase, serão verificadas as informações enviadas pelos inscritos; formato dos arquivos e validação da documentação referente aos direitos autoriais e cessão de uso de imagem. As inscrições com dados incompletos serão automaticamente desclassificadas. As inscrições habilitadas para a segunda fase serão publicadas na página https://identidade.pucpr.br/webapp/editais.html , no dia 30 de agosto de 2021.

b) A segunda fase é classificatória. A Comissão Avaliadora selecionará até 30 (trinta) obras a serem premiadas para a publicação impressa, bem como aquelas que receberão menção honrosa. Todas as obras escolhidas nessa fase específica serão divulgadas na página

(5)

https://identidade.pucpr.br/webapp/editais.html até o dia 13 de setembro de 2021. O júri ainda selecionará uma, entre as obras premiadas, que apresente as melhores condições técnicas, para a sua execução mural em um dos prédios do Câmpus Curitiba da PUCPR.

Art. 17º. A Comissão Avaliadora será formada por:

 01 (um) representante da Congregação Marista Brasil Centro-Sul;  03 (três) representantes docentes da PUCPR;

 01 (um) artista convidado;

 01 (um) voto proveniente da interação popular.

Art. 18º. Em caso de empate na votação, prevalecerá a decisão do júri técnico da Comissão Avaliadora.

V - DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Art. 19º. Os candidatos serão avaliados com base nos seguintes critérios:

a) A - Autenticidade/originalidade; b) B - Criatividade;

c) C - Alinhamento ao tema; d) D - Qualidade de acabamento.

VI – DA PREMIAÇÃO

Art. 20º. As premiações ocorrerão da seguinte forma:

a) Prêmio Mural. O premiado desta categoria terá sua obra reproduzida em área externa da PUCPR (Câmpus Curitiba), em coautoria com artista convidado pela Comissão Organizadora. A coautoria tem por objetivo auxiliar o vencedor na execução e adaptação da obra em escala. O mural será executado no período de até 06 (seis) meses posterior à divulgação do resultado deste edital, com data a confirmar e, ainda, de acordo com os protocolos sanitários vigentes no período.

(6)

b) Prêmio Publicação Impressa e Virtual. As obras selecionadas pelo júri, de acordo com os critérios deste edital, terão publicação em formato de catálogo, impresso pela Editora Universitária PUCPRESS, com previsão de lançamento até julho de 2022, bem como a divulgação da versão virtual do catálogo.

Art. 21º. A organização do Concurso não se responsabiliza por despesas de deslocamento no caso do participante que receber o Prêmio Mural não residir em Curitiba.

Art. 22º. Caso o candidato vencedor esteja impossibilitado de comparecer ao Câmpus Curitiba da PUCPR para a co-execução do mural, o mesmo está ciente que autoriza a releitura do trabalho por um dos jurados deste concurso ou poderá participar de maneira online da releitura do projeto.

VII – DO EVENTO DE ENCERRAMENTO E DO RESULTADO

Art. 23º. A divulgação dos premiados acontecerá em evento cultural online, com a participação dos membros da Comissão Avaliadora e convidados.

Art. 24º. A divulgação dos premiados será publicada no dia 13 de setembro de 2021, na página https://identidade.pucpr.br/webapp/editais.html

Art. 25º. O evento de encerramento do Concurso Arte, Identidade e Memória na PUCPR acontecerá no dia 30 de setembro de 2021 (quinta-feira), às 16h, no Canal Oficial da PUCPR no YouTube.

(7)

Art. 26º. Os participantes, desde já, autorizam o tratamento de seus dados pessoais, sensíveis ou não, necessários exclusivamente para fins de execução do presente edital. Ficam também obrigados a observarem integralmente a legislação vigente sobre proteção de dados (sobretudo, mas não exclusivamente, a Lei 13.709/2018 e o Regulamento Geral Europeu sobre a Proteção de Dados - GDPR, este, quando aplicável), respondendo cada qual, na medida de sua culpabilidade, por eventuais penalidades e condenações.

Art. 27º. Os participantes também autorizam, desde já, em caráter irretratável e irrevogável, o uso de sua imagem em fotos bem como das obras inscritas neste concurso, nos materiais de mídia e de divulgação da PUCPR, sem qualquer limitação de número de inserções ou reproduções, no Brasil ou no exterior, e por tempo indeterminado.

IX– DO CRONOGRAMA

Art. 28º. Os participantes do Concurso Arte, Identidade e Memória na PUCPR deverão obedecer ao seguinte cronograma:

a) Abertura de inscrições: 23/07/2021. b) Inscrições: 23/07/2021 a 22/08/2021.

c) Publicação da lista dos trabalhos admitidos para o concurso: 30/08/2021. d) Publicação das obras premiadas: 13/09/2021.

e) Evento de encerramento: 30/09/2021.

Art. 29º. Ao se inscrever no Concurso Arte, Identidade e Memória na PUCPR, o candidato concorda sumariamente e de modo pleno com o disposto neste regulamento.

(8)

Art. 30º. As decisões da Comissão Avaliadora de premiação são irrecorríveis.

Art. 31º. Os casos omissos neste regulamento serão dirimidos pela Comissão Organizadora, em primeira instância e, em segunda e última instância, pela Pró-Reitoria de Missão, Identidade e Extensão da PUCPR.

Art.32º. O presente edital ficará à disposição dos interessados na página https://identidade.pucpr.br/webapp/editais.html. Em caso de eventuais dúvidas ou dificuldades no ato da inscrição, disponibiliza-se o endereço de e-mail: arteid.memoria@pucpr.br

Curitiba, 23 de julho de 2021.

Kátia Maria Biesek Centro de Memória - PUCPR Diretoria de Cultura e Esporte

Fabiano Incerti

Instituto Ciência e Fé - PUCPR

Referências

Documentos relacionados

Em 1997, quando da celebração do convênio entre a União e o Estado do Ceará para a transferência da malha de trens urbanos da Região Metropolitana de Fortaleza para a

O trabalho corrobora a presença destes protozoários em nosso meio, associada a quadros de diarréia crônica em pacientes com AIDS e grave comprometimento imunológico; constata que

Este banho é apenas o banho introdutório para outros banhos ritualísticos, isto é, depois do banho de descarrego, faz-se necessário tomar um outro

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

RESUMO: Ao discutirmos a importância da inclusão da Sociologia no Currículo Escolar das escolas públicas da República Federativa do Brasil apresentamos um parâmetro entre os

Em virtude da relevância gerencial do tema e do seu incipiente avanço na atmosfera eletrônica, este traba- lho busca (a) verificar a escala de qualidade eletrônica e-S-Qual,

XIX no Neogénico do sector intermédio e distal da BBT, e mais tarde, por Berkley Cotter no Miocénico de fácies marinho da região de Lisboa, foram recolhidos, entre outros, conjuntos