• Nenhum resultado encontrado

ATA DA 2 a REUNIÃO DO CONSELHO DEPARTAMENTAL DE 2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATA DA 2 a REUNIÃO DO CONSELHO DEPARTAMENTAL DE 2011"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ATA DA 2

a

REUNIÃO DO CONSELHO DEPARTAMENTAL DE 2011

Às 10:06 horas do dia 04 de março de 2011 teve início a 2a reunião do CDDM na

sala 33 do DM, com os seguintes membros: o Presidente do CDDM: Prof. Cezar Issao Kondo; o Vice-Presidente do CDDM: Prof. Fábio Gomes Figueira; representantes da categoria dos Professores Associados: Prof. Ivo Machado da Costa e Prof. Pedro Luiz Queiroz Pergher; representantes da categoria dos Professores Adjuntos: Prof. Karina Schiabel Silva, Prof. Luis Antonio Carvalho dos Santos e Prof. Marcus Vinícius de Araújo Lima; representante da categoria dos Professores Assistentes: Prof. Jean Piton Gonçalves. Não houve representantes dos Professores Titulares, dos Técnicos Administrativos e do Corpo Discente.

Expediente

1. Comunicações do Presidente.

1.1 Solicitação de um professor substituto para exercer as atividades do docente Paulo

Antonio Silvani Caetano, Diretor do CCET ;

O Professor Cezar comunicou que foi solicitado um professor substituto para exercer as atividades do docente Paulo Antonio Silvani Caetano, Diretor do CCET via ofício OFDM-CH no 033/2011 à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGPe), porém na

reunião do dia 03 de março às 16:00 horas com a Pró-Reitora de Graduação, Profa. Emília Freitas de Lima e com o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Prof. Mauro Rocha Cortês no CCET, o Prof. Cezar foi comunicado que a UFSCar não tem ainda autorização do Governo nas contratações de professores substitutos para substituir as atividades dos Diretores de Centro.

1.2 Sobre as vagas do REUNI;

O Professor Cezar comunicou que, no dia 03 de março às 9:00 horas, participou de uma reunião no CCET, cuja pauta foi sobre possíveis cenários para a distribuição das 50 vagas docentes do Banco de Vagas REUNI. O Prof. Paulo Antonio Silvani Caetano externou sobre os números do REUNI em âmbito da UFSCar e também sobre a possível criação do curso de Direito usando o banco de vagas ligados ao REUNI. O Prof. Paulo apresentou uma planilha; onde tem os docentes calculados para a implantação do REUNI, que leva em consideração os créditos teóricos, créditos práticos e créditos das optativas em relação à demanda dos números de alunos adicionais em cada curso participante do REUNI; dos docentes alocados pelo REUNI; e da percentagem entre estes dois últimos com relação aos Departamentos vinculados ao CCET; que segue resumidamente abaixo:

Departamentos Docentes Calculados Docentes Alocados %

Computação 3,2 3 95,00% Engenharia Civil 8,2 7 85,00% Física 17 17 100,00% Engenharia Elétrica 18,3 12 66,00% Engenharia de Materiais 7,1 5 70,00% Engenharia Mecânica 19,9 10 50,00%

(2)

Engenharia de Produção 4,3 4 92,00%

Estatística 6,1 4 66,00%

Engenharia Química 7,5 6 80,00%

Matemática 18,2 18 99,00%

Química 9,1 6 66,00%

Segundo o Prof. Paulo Caetano, a intenção da Diretoria do CCET é tentar normalizar as percentagens da tabela acima, ou seja, os Departamentos de Matemática e Física deveriam ceder, cada um, um professor alocado a outros Departamentos do CCET. O Prof. Hamilton Viana da Silveira, Chefe do Departamento de Física, disse que caso isso ocorra, o Diretor do CCET deverá apresentar, por escrito, este pedido aos Conselhos Departamentais envolvidos, o qual o Prof. Cezar também manifestou a concordância deste fato. O Prof. Paulo Caetano então disse que irá pessoalmente aos Conselhos Departamentais explicar o problema acima descrito.

1.3 Indicação de docentes para a Comissão para estudar o Modelo de Distribuição de

Vagas

O Professor Cezar indicou os docentes Sávio Bochini Rodrigues e Tomas Edson Barros para a Comissão que irá coordenar e acompanhar o processo de definição dos créditos equivalentes a esforço docente para todas as disciplinas de graduação e de pós-graduação da UFSCar e por sugestão do Prof. Tomas, o Prof. Cezar indicou também a disciplina Geometria Analítica para servir de referência no estabelecimento dos créditos equivalentes a esforço docente.

2. Comunicações dos Membros.

Não houve comunicação por parte dos membros.

3. Ordem do dia .

3.1 Aprovação da Ata da 1ª reunião extraordinária do CD-DM de 2010;

A ata da 1ª reunião extraordinária do CD-DM de 2011, após submetida para aprovação no CD-DM, foi APROVADA por unanimidade.

3.2 Aprovação dos relatórios das atividades de extensão: Uma abordagem peripatética para meta-academia: O Oráculo (Proc. N° 23112.004728/2009-23) e Planejamento, Implementação e Análise de Programas de Estudo de Matemática (Proc. N° 23112.001866/2010-67).

O Professor Cezar explicou que os relatórios das atividades de extensão em questão foram analisados pelo parecerista do DM, Professor Dirceu Penteado, o qual recomendou aprovação de todos os relatórios. Após esses esclarecimentos, cópias dos relatórios das atividades foram disponibilizados aos membros, que por sua vez APROVARAM os relatórios por unanimidade.

(3)

3.3 Aprovação da atividade de extensão: Educação Continuada – DM-UFSCar (Proc. 23112.001661/2003-75).

O Professor Cezar explicou que a atividade de extensão em questão foi analisada pelo parecerista do DM, Professor Dirceu Penteado, que recomendou a aprovação. Após esse esclarecimento, cópia da atividade de extensão foi disponibilizada aos membros e a mesma foi APROVADA por unanimidade.

3.4 Aprovação da 1ª avaliação de desempenho referente ao estágio probatório do docente Humberto Luiz Talpo.

O Professor Cezar disponibilizou o processo referente a 1ª avaliação em questão aos membros presentes e informou que o docente Humberto Luiz Talpo vêm desempenhando suas atividades no DM com assiduidade, disciplina, capacidade/iniciativa e responsabilidade compatíveis com seu plano de trabalho. Os membros presentes concordaram com as palavras do professor Cezar e analisaram o relatório das atividades realizadas pelo Professor Humberto referente ao período correspondente. Após essa análise, o relatório foi APROVADO por unanimidade.

3.5 Aprovação da 1ª avaliação de desempenho referente ao estágio probatório do docente Luiz Roberto Hartmann Júnior.

O Professor Cezar disponibilizou o processo referente a 1ª avaliação em questão aos membros presentes e informou que o docente Luiz Roberto Hartmann Júnior vêm desempenhando suas atividades no DM com assiduidade, disciplina, capacidade/iniciativa e responsabilidade compatíveis com seu plano de trabalho. Os membros presentes concordaram com as palavras do professor Cezar e analisaram o relatório das atividades realizadas pelo Professor Luiz Hartmann referente ao período correspondente. Após essa análise, o relatório foi APROVADO por unanimidade.

3.6 Aprovação do relatório de afastamento do país do docente João Nivaldo

Tomazella (processo no 23112.004449/2010-54).

O Professor João Nivaldo Tomazella se afastou do país no período de 07 de janeiro a 05 de fevereiro de 2011 para desenvolver atividades de pesquisas junto ao Departamento de Geometria e Topologia da Universidade de Valência – Espanha com a colaboração de sua aluna de doutorado Bruna Oréfice e do Prof. Juan José Nuno-Ballesteros. Em seu relatório, o Prof. João Tomazella relata que eles finalizaram três trabalhos científicos. Após tomar conhecimento desses relatos e de analisar o processo de afastamento do referido professor, o relatório em questão foi APROVADO por unanimidade.

3.7 Aprovação do relatório de afastamento do país do docente Francisco Odair

Vieira de Paiva (processo no 23112.005096/2010-09).

O Professor Francisco Odair Vieira de Paiva se afastou do país no período de 22 de janeiro a 23 de fevereiro de 2011 para desenvolver atividades de pesquisas junto ao Laboratório de Matemática Pura e Aplicada “Joseph Liouville”, do Centro Universitário de Mi-Vox, na Université do Littoral Côte d'Opale, Calais – França. Em seu relatório, o Professor Francisco Odair explica que proferiu dois seminários e iniciou um trabalho científico com a Professora Mabel Cuesta. Após apreciação do referido relatório, o mesmo foi APROVADO por unanimidade.

(4)

3.8 Aprovação da proposta do docente Ruy Tojeiro de Figueiredo Jr. sobre os tópicos

da prova didática para o Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Titular.

O Prof. Cezar comunicou aos membros do CD-DM, via e-mail, que o preenchimento do edital de qualquer concurso na UFSCar é feito agora de modo online. Pela legislação da Universidade, além do edital propriamente dito, deve ser preenchido dosi anexos. Um deles o Anexo I – Lista de Temas da Prova Didática e o outro, Anexo II – Tabela de Pontuação da Prova Didática.

O Prof. Cezar explicou que solicitou ao Prof. Ruy Tojeiro de Figueiredo Jr., Presidente da Comissão do Concurso de Prof. Titular, que preparasse uma proposta da Lista de Temas da Prova Didática a ser submetida ao CD-DM. Abaixo segue a proposta apresentada pelo professor Ruy Tojeiro:

Os cinco temas seriam:

1) Fórmula Integral de Cauchy e Aplicações.

2) O Teorema dos Multiplicadores de Lagrange e aplicações. 3) O Teorema da Função Inversa e aplicações.

4) O Teorema Espectral para operadores auto-adjuntos em espaços de dimensão finita.

5) O Teorema de Stokes e aplicações.

Os membros do Conselho analisaram e debateram sobre os temas apresentados e colocados em votação, decidiram por não mantê-los, sendo 4 votos contrários à proposta apresentada e 2 abstenções.

Como a proposta não foi aceita pelo Conselho, então os membros do CD-DM propuseram o seguinte encaminhamento, com 4 votos a favor e 2 abstenções: “Solicitar à Comissão que balanceie 4 temas que contemplem as grandes áreas da Matemática: Análise, Topologia, Geometria e Álgebra com o mesmo nível de basicidade dos temas já sugeridos pelo Prof. Ruy. “

Ficou decidido que o Prof. Cezar comunicaria o Prof. Ruy sobre as propostas votadas e que se ele concordasse com a decisão do CD-DM que apresentasse os temas propostos ao Conselho Departamental para serem analisados.

3.9 Solicitação do Diretor do CCET ao Ofício N° 038/2010-QULN em relação ao

docente Francisco Odair Vieira de Paiva.

O Prof. Cezar relatou que a Profª Lucia Helena Mascaro Sales, Coordenadora do Curso em Licenciatura em Química enviou o ofício N° 037/2010-QULN, de 23 de novembro de 2010, ao Prof. Tomas Edson Barros, então Chefe do DM, encaminhando um ofício da aluna Verônica Regina Dias (RA 328901), que relata que o Prof. Francisco Odair Vieira de Paiva, que ministra a disciplina Cálculo Diferencial e Integral A, turma C, não recolheu a prova da referida aluna após a avaliação da disciplina.

No ofício N° 205/2010, de 29 de novembro de 2010, o Prof. Tomas encaminhou uma resposta ao ofício acima à Prof. Lucia transcrevendo o que o Prof. Francisco Odair relatou a ele: “A avaliação em questão, da disciplina/turma 08.261-9 C, Cálculo Diferencial e Integral A, constou de uma prova escrita com duração de 30 minutos,

(5)

conforme estipulado no plano de ensino da referida disciplina/turma, a qual teve início por volta de 20:00h. Ao final da referida avaliação havia por volta de 3 alunos ainda resolvendo a avaliação e foi solicitado aos mesmos, pelo professor, que entregassem a prova. Todos entregaram a prova, exceto a aluna Verônica Regina Dias, a qual se recusou a entregar. Após isso, o professor se retirou da sala, pois o tempo de duração estipulado havia se esgotado. “

A Profa. Lucia encaminhou o ofício N° 038/2010-QULN, datado de 23 de novembro de 2010, ao Diretor de Centro, Prof. Ernesto Antonio Urquieta Gonzalez, juntamente com os ofícios da aluna Verônica Regina Dias, o ofício de resposta do Prof. Tomas e também o parecer da Prof. Lucia, como coordenadora, relatando o ocorrido no dia 19 de novembro, onde o Prof. Francisco Odair não recolheu a prova da aluna. No parecer da Prof. Lucia, ela ressalta principalmente a seguinte transcrição: “Segundo o plano de ensino preenchido pelo Prof. Francisco no sistema Nexos (e aprovado por todas as instâncias), os testes T1 e T2 seriam aplicados nos últimos 30 minutos de aula. A aula se inicia a 19:00 horas e segundo o art. 52-parágrafo 1 do Regimento Geral da UFSCar a hora atividade acadêmica não poderá ser inferior a 50 minutos. Considerando que esta disciplina é de 04 créditos e tem 04 horas atividades por semana, divididas em 2 dias da semana, a aula iniciada às 19:00 hs deve encerrar-se as 20h:40 min (caso não seja dado intervalo entre as aulas). Desse modo a Prova (em questão) deveria se iniciar as 20h:10 min e se encerrar as 20h:40 min”.

Em relação ao ofício N° 038/2010 – QULN, no dia 15 de dezembro de 2010, o Prof. Ernesto encaminhou à Chefia do DM as seguintes providências:

(i) Para conhecimento da Chefia DM.

(ii) Para dar ciência ao Prof. Francisco Odair Vieira de Paiva; (iii) Para manifestação do Prof. Francisco Odair Vieira ao CD-DM; (iv) Para manifestação do CD-DM.

O Prof. Cezar comunicou ao Prof. Francisco sobre o ofício e ele manifestou por escrito ao CD-DM o que ele já tinha dito ao Prof. Tomas e encaminhado via ofício à Coordenadora da Química.

Nesta reunião do CD-DM, o Prof. Cezar disponibilizou o parecer da Prof. Lúcia aos demais membros do Conselho. Após análise, o CD-DM manifestou o seguinte: “Salientamos que, apesar de recém-contratado junto ao DM-UFSCar, o Professor Francisco Odair Vieira de Paiva possui experiência didática de cinco anos como professor do IMECC-UNICAMP. No entanto, levando em conta o teor do ofício em pauta, o Conselho Departamental o conscientizou e orientou sobre o artigo 52 – parágrafo 1° do Regimento Geral da UFSCar. Reiteramos nossos agradecimentos à sugestão da Coordenadora.”

O Prof. Cezar disse que encaminharia as manifestações do Prof. Francisco Odair e do CD-DM ao Prof. Paulo Antonio Silvani Caetano, atual Diretor do CCET.

Nada mais havendo para tratar, às 12:17 horas encerrou-se a reunião e eu, Cezar Issao Kondo, Presidente do CD-DM, lavrei a presente ata, a qual será submetida à aprovação na próxima reunião do CD-DM.

São Carlos, 21 de março de 2011 Prof. Dr. Cezar Issao Kondo Presidente do CDDM

(6)

Prof. Dr. Fábio Gomes Figueira Vice-Presidente do CDDM

Prof. Dr. Ivo Machado da Costa Representante dos profs. Associados

Prof. Dr. Pedro Luiz Queiroz Pergher Representante dos profs. Associados

Prof. Dr. Karina Schiabel Silva Representante dos profs. Adjuntos

Prof. Dr. Luis Antônio Carvalho dos Santos Representante dos profs. Adjuntos

Prof. Dr. Marcus Vinícius de Araújo Lima Representante dos profs. Adjuntos

Prof. Me. Jean Piton Gonçalves Representante dos profs. Assistentes

Referências

Documentos relacionados

José Ruidival Soares dos Santos Filho relatou que, apesar desta pessoa dizer que veio procurá-lo em tom amigável, o referido professor se sentiu de certa forma

O Presidente do CD-DM informou sobre o formato do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto A e sobre a sugestão feita pelo PPGM a respeito dos tópicos das

Rodrigo da Silva Rodrigues finalizarão uma nova versão do Regimento Interno do DM, esta versão será divulgada pela presidente do CD-DM aos docentes do DM e será agendada uma

O motivo da vacância se deu pelo fato do professor Renato progredir para a categoria dos professores Associados e neste sentido não poder atuar mais como representante da

O Professor Tomas informou que 17 professores reponderam à consulta sobre proposta do Professor Rafael Kapp sobre utilização de 100% do ENEM para preenchimento das vagas dos cursos

Antes de dar início à Ordem do Dia, a presidente do CD-DM solicitou a seguinte inclusão de pauta: como item 3.6 Indicação de representante do DM junto ao

Pedro Manoel Galetti Junior, o Professor Fábio Gomes Figueira para exercer a função de Chefe do Departamento de Matemática da UFSCar e o Professor Sávio Brochini

O presidente do CD-DM informou que o Prof. Ruy Tojeiro de Figueiredo Jr., presidente da Comissão para elaboração da Tabela de Valoração para Análise do Curriculum Vitae,