• Nenhum resultado encontrado

3º CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM CIRURGIA TORÁCICA ONCOLÓGIA (CACTO)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "3º CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM CIRURGIA TORÁCICA ONCOLÓGIA (CACTO)"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

3º CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM CIRURGIA TORÁCICA

ONCOLÓGIA (CACTO)

1 – Apresentação do curso 2 – O site 3 – O Curso 3.1 – Fórum 3.2 – Aulas expositivas 3.3 - Avaliações 4 – Cronograma 5 - Considerações finais 6 – Corpo docente

(2)

1) Apresentação do curso

Nos dias atuais, a oncologia é uma das áreas da saúde que mais tem recebido investimento para avanço tecnológico e científico. Por conseguinte, a velocidade do desenvolvimento desta especialidade é muito alta e o desafio de se manter atualizado e, principalmente, de capacitar novos especialistas é muito grande.

A cirurgia torácica está inserida neste contexto e anualmente são publicados inúmeros artigos visando o aperfeiçoamento de métodos para diagnóstico e terapêutica das neoplasias do tórax. Logo, cursos que revisem a literatura moderna e as melhores práticas para cirurgia torácica oncológica são essenciais para reciclar cirurgiões torácicos formados e capacitar novos residentes de cirurgia torácica.

Atendendo a missão da Universidade de São Paulo de promover extensão universitária e difundir o conhecimento, a Disciplina de Cirurgia Torácica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo criou o Curso de Aperfeiçoamento em Cirurgia Torácica Oncológica. Este curso tem como objetivo oferecer aos seus alunos as bases da cirurgia torácica oncológica revisando a literatura moderna de forma crítica.

Nosso público alvo é composto por cirurgiões torácicos que queiram aprofundar e reciclar seu conhecimento em oncologia do tórax e por residentes de nossa especialidade que já dominem as bases da cirurgia torácica geral. Através de metodologia inovadora que utiliza recursos da rede internacional de computadores esperamos a democratizar o ensino, eliminando as distâncias. Além disso, o princípio do aprendizado por colaboração entre alunos adotado no curso não só potencializa resultados, mas também gera interação entre alunos de formação diferente e de diferentes regiões do país, criando, assim, redes de relacionamento.

Nas próximas seções descreveremos em maiores detalhes o funcionamento do curso e como utilizar as ferramentas de aprendizado.

2) O site

Seguindo as novas tendências de ensino, a Disciplina de Cirurgia Torácica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo possui um ambiente virtual de aprendizagem. Este será o ambiente onde todas as ferramentas de estudo serão disponibilizadas e pode ser acessado por alunos do Curso de Cirurgia Torácica Oncológica (CACTO) através de senha.

O ambiente do curso está hospedado no website da Disciplina:

http://www.cirurgiatoracica.org.br

(3)

As atividades previstas neste curso são: discussões no Fórum e aulas expositivas. Estas atividades são obrigatórias e serão descritas adiante. Além disso, o curso apresenta aulas extras, que não são atividades obrigatórias.

3.1 – Fórum:

A metodologia deste curso baseia-se no princípio de aprendizado por colaboração, portanto o Fórum é sua principal ferramenta. O Fórum para cada tema permanecerá aberto por 14 dias e todos os alunos devem participar utilizando os conceitos contidos na literatura obrigatória disponibilizada.

As questões e casos contidos no Fórum têm como objetivo gerar discussão e podem ter várias respostas e podem também ser abordadas de diversas formas. É desejável que os alunos levantem os diversos aspectos relacionados ao tema agregando conhecimento e colaborando com o aprendizado de todos. Informações obtidas de outras fontes, além da literatura obrigatória pode e deve ser incluída na discussão.

Pela sua importância, quase 50% da nota do curso será baseada no aproveitamento do Fórum. Para cada aula esperamos que os alunos tenham um mínimo de 5 participações válidas no Fórum, caso este número seja atingido o aluno ganhará 3 pontos. O aluno que participar menos que 5 vezes poderá ganhar 2 ou 1 ponto, dependendo da relevância dos seus comentários. Aquele aluno que não participar do fórum ficará com 0 ponto. Na avaliação não serão consideradas válidas participações sem valor argumentativo (exemplo: “concordo com a opinião do colega” ou simplesmente “sim” ou “não”).

Não serão admitidos debates que fujam ao tema proposto ou qualquer citação de cunho jocoso, humorístico e irônico. Além disso, não aceitaremos respostas plagiadas ou copiadas de outros autores. Caso a resposta tenha sido baseada em fonte seja impressa ou digital, os créditos ou referência bibliográfica devem ser reportados. Constatado o plágio, o aluno será sujeito a punição ou até mesmo a exclusão do curso.

Será permitida e ESTIMULADA, a interação entre os participantes (que na verdade é o princípio do fórum), tornando-o dinâmico e não apenas um método de perguntas e respostas. Para tanto, faz-se necessário a utilização de linguagem formal, devendo ser evitada a utilização de gírias ou palavras inapropriadas.

Pedimos também que não deixem para publicar suas opiniões no último dia apenas para obter os pontos, tal ato vai contra o princípio de aprendizado colaborativo, visto que, nesta situação, ninguém teria oportunidade de comentar sua opinião.

Após o encerramento do fórum, o responsável pelo tema (quem ministrará a aula expositiva) abrirá dentro do fórum um Cenário de Discussão para tentar finalizar cada um dos cenários debatidos e para responder as dúvidas dos alunos. Esse novo cenário ficará aberto por 5 dias e a participação dos alunos nele não valerá nota.

3.2 – Aulas Expositivas:

Ao final dos 14 dias de discussão no Fórum, este será bloqueado e a aula expositiva referente ao tópico discutido será disponibilizada no site. Tais aulas terão

(4)

duração média de 40 minutos e serão administradas por nosso corpo docente. Ao final da aula haverá três questões com intuito de melhor fixar os pontos importantes debatidos. Cada resposta correta valerá um ponto para a nota final, totalizando o máximo de 3 pontos por aula. Dúvidas sobre a aula ou sobre os debates/cenários do fórum poderão ser feitas no Cenário de Discussão (descrito no último parágrafo do tópico anterior).

3.3 – Aulas Extras:

Em cada módulo do curso haverá duas aulas extras. Estas aulas duram entre 20 e 30 minutos e abordam assuntos não diretamente ligados à Cirurgia Torácica, ou mesmo, temas menos centrais na prática clínica. Ao final de cada aula também haverá três questões para ajudar na fixação dos pontos principais. Cada resposta certa acrescenta um ponto extra para o aluno.

3.4 – Avaliação:

Avaliação do desempenho do curso será realizada a partir dos seguintes parâmetros:

a) Fórum de discussão: 60 pontos (5 pontos por fórum)

b) Questões após as aulas expositivas: 36 pontos (3 pontos por aula) c) Prova escrita no final dos módulos: 30 pontos (10 pontos cada)

Serão considerados aprovados e receberão o certificado de conclusão aqueles que atingirem um aproveitamento igual ou superior a 70%, ou seja, fizerem 88 pontos do total dos 126 pontos das atividades obrigatórias.

Além disso, ainda haverá os pontos extras concedidos aos alunos que acertarem as questões apresentadas ao final de cada aula extra. Desse modo, mais 18 pontos (3 por aula extra) estarão disponíveis. O objetivo é ajudar alunos que não puderam participar de algum fórum específico ao longo dos 7 meses do curso (por férias, congressos,...). Assim sendo, o aluno para ser aprovado necessita obter 88 (61%) dos 144 pontos possíveis do CACTO 2014.

4) Cronograma:

O início do CACTO 2014 será em 02/04/2014 e o término em 29/10/2014, totalizando 7 meses de duração. Esse periodo será dividido em três módulos:

Módulo I:

• 16/04 – Epidemiologia, Fatores de Risco e Rastreamento: Ricardo Terra • 30/04 – Anatomia-Patológica e Mutações: Cristina Shiang

• 14/05 – Estadiamento Não-Invasivo: Alessandro Mariani • 28/05 – Estadiamento Invasivo: Benoit Bibas

• 11/06 – Prova

(5)

• Aula Extra: Tratamento Endoscópico: Benoit Bibas

Módulo II:

• 25/06 – Cirurgia no CPNPC inicial: Ricardo Terra • 09/07 – Tratamentos no CPNPC N2: Ricardo Terra

• 23/07 – T3/T4, Pancoast e Segundo Primário x Metástases: Pedro Nabuco • 06/08 – Metastasectomia Pulmonar: Pedro Nabuco

• 20/08 – Prova

• Aula Extra: Cirurgia no CPPC: Alberto Dela Vega

• Aula Extra: Cirurgia no M1b (SNC e Adrenal) e Seguimento: Alessandro Wariani

Módulo III:

• 03/09 – Tumores de Mediastino: Alberto Dela Vega • 17/09 – Tumores de Parede Torácica: Letícia Lauricella

• 01/10 – Derrame Pleural Neoplásico e Quilotórax: Letícia Lauricella • 15/10 – Derrame Pericárdico Neoplásico e Mesotelioma: Pedro Nabuco • 29/10 – Prova

• Aula Extra: Radioterapia no CPNPC: Roger Guimarães

• Aula Extra: Quimioterapia no CPNPC: Gilberto de Castro Júnior

5) Considerações finais:

Toda e qualquer dúvida sobre o funcionamento do curso, sugestão e crítica, deverá ser enviada para a comissão organizadora: phnabuco@icloud.com

Esperamos que tal oportunidade de aprendizado seja aproveitada por todos e que essa experiência seja divulgada e propagada a outras instituições no intuito de aperfeiçoamento, complementação e continuidade deste curso.

6) Corpo docente

Prof. Paulo Manuel Pego-Fernandes – supervisão Dr. Ricardo M. Terra - coordenador geral

Dr. Pedro H. X. Nabuco de Araújo - coordenador pedagógico Dr. Alessandro W. Mariani – coordenador do site

Dr. Alberto Dela Vega – coordenador do site Dra. Letícia L. Lauricella – colaboradora Dr. Benoit J. Bibas - colaborador

Referências

Documentos relacionados

(2013 B) avaliaram a microbiota bucal de oito pacientes submetidos à radioterapia na região de cabeça e pescoço através de pirosequenciamento e observaram alterações na

Entre os bairros avaliados o Santa Rita apresentou as condições mais precárias de saneamento básico no ano de 2007 em função da ausência de fornecimento de

As políticas de acesso da UFFS e as ações afirmativas são o núcleo da problemática a ser investigada. Ao assumi-la como tema de pesquisa está-se reconhecendo a importância e a

A combinação dessas dimensões resulta em quatro classes de abordagem comunicativa, que podem ser exemplificadas da seguinte forma: interativo/dialógico: professor e

A partir da ampliação do conceito de PPP, propomos a seguinte tipificação para discussão: três tipos de PPP estrito senso (a) PPPs para construção de infra-estrutura;

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Fonte: Distrito Sanitário Bandeira.. Sífilis Doenças Transmissíveis: Sífilis Congênita Sífilis Congênita 2018 2019 1º sem 2020. Nº de casos notificados

O método propriamente dito de um trabalho científico só pode ser estabelecido depois que o objetivo tiver sido definido. Por esse motivo, no caso da Computação, normalmente a revisão