• Nenhum resultado encontrado

Associação Amigos de Belém Relatório de atividades realizadas 2016/17. Apresenta: RELATÓRIO DE ATIVIDADES REALIZADAS 2016/2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Associação Amigos de Belém Relatório de atividades realizadas 2016/17. Apresenta: RELATÓRIO DE ATIVIDADES REALIZADAS 2016/2017"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Apresenta:

RELATÓRIO DE

ATIVIDADES REALIZADAS

2016/2017

(2)

Apresentação

No ano de 2017 a Associação Amigos de Belém completou quatro anos de existência, com muitos sonhos, dentre eles o de ter uma sede na qual as pessoas se sentissem acolhidas e os voluntários conseguissem se reunir junto a parceiros a fim de idealizar ações voltadas ao bem estar de nossa querida Belém. E não é que este sonho tornou-se uma realidade?! Temos nossa sede localizada na Travessa Doutor Moraes, bairro de Nazaré, prédio do SINDUSCON, o qual é nosso parceiro, acredita em nosso trabalho, sonha conosco e com entusiasmo disponibilizou-nos uma excelente estrutura para que pudéssemos desenvolver disponibilizou-nossos projetos e estar aqui hoje, relatando a sociedade nossas realizações, que graças a Deus, nossos parceiros, patrocinadores e voluntários não foram poucas. Fomentamos este relatório para que você saiba como desenvolvemos nosso trabalho. Entendemos que ainda há muito a fazer, por esta razão estamos de mãos dadas na frente desta batalha e jamais iremos desistir. Contem conosco, enquanto houver fôlego iremos às ruas, lutaremos por todos e por nossa cidade. Nossa causa também é sua. Boa leitura!

Paulo Mauricio Pinho Presidente da Associação Amigos de Belém

(3)

____________________________________

2016

______________________________________

JANEIRO

Para comemorar os 400 de anos de Belém, a Associação Amigos de Belém elaborou em uma ação surpreendente: um balão (Figura 01) instalado em pleno Portal da Amazônia, realizando voos cativos para a população. A temporada do balão será entre os dias 12 de janeiro, aniversário da cidade, e 18 de janeiro, quando ocorreu o evento de encerramento com poesia e música, com a presença dos poetas João de Jesus Paes Loureiro, Maria Rezende, e do músico Salomão Habib. Além do portão da Amazônia, realizamos vôos no estádios Curuzu e Baenão, visando futuras parcerias com os clubes Remo e Paysandu. O objetivo geral do projeto fora promover um acontecimento que melhorasse a autoestima do povo belenense e permitisse uma reflexão poética sobre à história de Belém.

(4)

JUNHO

Em Junho de 2016 realizamos o sonho de apresentar oficialmente o Projeto “CATAMOR-Separar para doar” para o Ministério Público, Prefeitura Municipal de Belém, catadores de materiais recicláveis e a sociedade em geral, que recebeu o projeto com entusiasmo e tem nos apoiado nesta empreitada rumo à sustentabilidade. O evento realizou-se na Estação das Docas do Pará (Figura 02).

Figura 02: Apresentação do projeto “CATAMOR- Separar para doar”. Fonte: Acervo do Autor, 2016.

Após este evento, o ano de 2016 foi de planejamento interno, concepção de projetos, busca de parceiros e patrocinadores para os anos seguintes.

(5)

2017

ABRIL

No final de abril, dia 29, a Amigos de Belém em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho – 8ª Região (TRT8) e apoio da Universidade da Amazônia (UNAMA), Belém Photos e Transportes Barata. iniciaram a sequência de ações mensais do projeto Conhecer Belém (Figura 03). O intuito é levar crianças e jovens da periferia de Belém para conhecer pontos turísticos e locais de importância cultural e histórica da cidade. Nessa 1ª edição, os jovens conheceram o Teatro Waldemar Henrique, Praça da República e outros pontos.

Figura 03: 1ª edição do projeto Conhecer Belém. Fonte: Acervo do Autor, 2017.

MAIO

No dia 9 de maio de 2017 a Associação Amigos de Belém realizou sua primeira ação em um estádio de futebol, divulgando o Re-Pa Solidário relativo ao Projeto Rede Voluntariado que ainda seria lançado em Junho (Figura 04). Os torcedores ficaram eufóricos com mais um confronto de Remo e Paysandu, dessa vez em prol de sete instituições filantrópicas:

-Associação Amigos de Belém -Rancho

-Casa do Autista -Abrigo João de Deus -Junte-se a nós

(6)

-ORVAM -Casa de Davi

Figura 04: Divulgação do projeto “Rede Voluntariado”. Fonte: Acervo do Autor, 2017.

Dia 25, foi realizada a 2ª Ação do projeto Conhecer Belém com a presença de 45 jovens da região metropolitana periférica de Belém no tour orientado por pontos importantes da cidade como Forte do Castelo e Casa das Onze Janelas (Figura 05).

(7)

JUNHO

O dia 07 de junho de 2017 significou um marco na história da Associação Amigos de Belém. Concretizamos o sonho de lançar o Projeto “Rede Voluntariado” com a 1º plataforma digital de voluntariado na região Amazônica. A apresentação do projeto se deu no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), contando com a presença da imprensa local, sociedade civil, representantes dos clubes Remo e Paysandu, os quais cederam suas marcas para a coleção de camisas personalizadas Re-Pa Solidário; em que todo o rendimento será direcionado à sete instituições filantrópicas beneficiadas com a inserção de voluntários e com o lucro das vendas das camisas. A sociedade recebeu o projeto com alegria e a repercussão tem ajudado as instituições a angariar fundos e acolher novos voluntários (Figura 06).

Figura 06: Evento de lançamento do projeto “Rede Voluntariado”. Fonte: Acervo do Autor, 2017.

No dia 11 de junho de 2017, a Associação Amigos de Belém fez-se presente na II caminhada pela vida e pela paz, organizada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Apoiando a iniciativa para pedir maior segurança e paz à toda a população (Figura 07).

(8)

Figura 07: II Caminhada pela vida e pela paz. Fonte: Acervo do Autor, 2017.

No mês de junho de 2017, aconteceu a semana de aprendizagem, promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8). A Associação Amigos de Belém fez-se presente ao realizar três palestras de educação ambiental em escolas públicas, apresentando o projeto “CATAMOR- Separar para doar” nos dias 12 a 13. A receptividade e interação dos alunos contribuíram de forma proveitosa para o êxito da ação (Figura 08).

Figura 08: Palestra de educação ambiental, projeto “CATAMOR-Separar para doar”. Fonte: Acervo do Autor, 2017.

No dia 15 de junho, a Associação Amigos de Belém promoveu uma palestra de capacitação em parceria com a Universidade da Amazônia (UNAMA), cujo público alvo abrangeu os voluntários da associação e a sociedade civil. O palestrante, Sr. Reginaldo Lima explanou o tema “Liderança e mediação”, relatando suas experiências como mediador no estado do Rio de Janeiro. A interação entre o público e o palestrante colaborou de forma positiva para êxito da palestra (Figura 09).

(9)

Figura 09: Palestra “Liderança e Mediação”. Fonte: Acervo do Autor, 2017.

JULHO

No dia 4 de julho de 2017 a Associação Amigos de Belém realizou a divulgação do Re-Pa Solidário relativo ao Projeto Rede Voluntariado. Estivemos no estádio Leônidas Sodré de Castro, popularmente conhecido como “Curuzu”. A divulgação do projeto tornou-se um sucesso e contou com o apoio da diretoria de responsabilidade social do Paysandu Sport Clube (Figura 10).

Figura 10: Primeira Ação de Divulgação do Re-Pa Solidário. Fonte: Acervo do Autor, 2017.

No dia 9 de julho de 2017 realizamos mais uma ação de divulgação do Re-Pa Solidário, dessa vez no Estádio Estadual Jornalista Edgar Augusto Proença, popularmente conhecido como “Mangueirão”. Prestigiamos o jogo do Clube do Remo e realizamos nossa primeira ação de vendas de camisas do projeto fora da plataforma digital. Os torcedores demonstraram entusiasmo ao conhecer a Associação Amigos de Belém e claro, muito orgulhosos com a iniciativa do clube em apoiar o projeto. O êxito da ação não seria possível sem o apoio da diretoria do Clube do Remo (Figura 11).

(10)

Figura 11: Ação de venda de camisas Re-Pa Solidário. Fonte: Acervo do Autor, 2017.

Realizamos ainda outras ações de vendas de camisas e divulgação do projeto em jogos nos estádios “Mangueirão” e “Curuzu”. Sempre conscientizamos os torcedores sobre a virtude do voluntariado e os impactos positivos que ele agrega ao ser humano e à sociedade (Figura 12).

Figura 12: Ação de venda de camisas Re-Pa Solidário. Fonte: Acervo do Autor, 2017.

AGOSTO

No dia 19 de agosto de 2017 o Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (SINDUSCON) realizou o dia nacional da construção social no SESI de Ananindeua e a Associação Amigos de Belém se fez presente enquanto convidada, contribuindo por meio de ações de educação ambiental com de uma dupla de palhaços voluntários do Projeto CatAmor,

(11)

que de forma lúdica sensibilizou e conscientizou a população sobre a problemática dos resíduos sólidos na região metropolitana de Belém. Além do mais, tivemos um stand no qual divulgamos nossos demais projetos como “Rede Voluntariado”, “Sombrinhas”, “Pipas” e “Conhecer Belém” (Figura 13).

Figura 13: Ação de sensibilização no “Dia Nacional da Construção Social”. Fonte: Acervo do Autor, 2017.

A 3ª edição do projeto Conhecer Belém aconteceu no dia 26 de junho e contou com o apoio do Paysandu S.C. e levou 41 jovens para o Teatro da Paz, Teatro Waldemar Henrique, Ver-O-Peso e outros, com orientação histórica durante todo o trajeto, desde os locais até os nomes das ruas que homenageiam figuras marcantes da nossa história (Figura 14). “O melhor passeio da minha vida” – segundo um dos jovens participantes.

Figura 14: 3ª Edição do Conhecer Belém. Fonte: Acervo do Autor, 2017.

SETEMBRO

No dia 02 de setembro de 2017, a Associação Amigos de Belém, através do projeto CATAMOR realizou a primeira ação de educação ambiental e ativismo social, que contou com a

(12)

participação de voluntários do projeto juntamente com a sociedade civil. O evento contou com a participação de emissoras de televisão, secretário de meio ambiente do município de Belém, poetas, diretoria de responsabilidade social do Paysandu Sport Clube e a população, que por sua vez, interagiu com os voluntários acolhendo o projeto (Figura 15).

Figura 15: Ação de educação ambiental e ativismo social referente ao projeto “CATAMOR-Separar para doar”. Fonte: Acervo do Autor, 2017.

O museu paraense Emílio Goeldi reconhecido mundialmente como celeiro de pesquisa científica na Amazônia corre sérios riscos de fechar devido às faltas de verbas do Governo Federal. As ONGs, Associações, artistas, cientistas, estudantes e a sociedade civil, inconformados, uniram esforços promovendo um abraço no entorno do museu, no dia 17 de setembro de 2017 (Figura 16). A Associação Amigos de Belém mobilizou seus voluntários juntando-se a ação de solidariedade e protesto contra o fechamento do museu.

Referências

Documentos relacionados

•  UML: 5 visões independentes –  Visão de CU: descreve o sistema sob a perspecUva externa de interações entre o sistema e agentes externos ao sistema –  Visão

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Esta dissertação teve como objetivo analisar a formação docente a distância do Projeto Jovem Cientista, parte integrante do Projeto Jovem de Futuro (realizado

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior