• Nenhum resultado encontrado

SATISFAÇÃO E MOTIVAÇÃO DOS COLABORADORES DA EMPRESA PRIMAVERA TRANSPORTE DE PASSAGEIROS LTDA: UM ESTUDO DE CASO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SATISFAÇÃO E MOTIVAÇÃO DOS COLABORADORES DA EMPRESA PRIMAVERA TRANSPORTE DE PASSAGEIROS LTDA: UM ESTUDO DE CASO"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

SATISFAÇÃO E MOTIVAÇÃO DOS COLABORADORES DA EMPRESA PRIMAVERA TRANSPORTE DE PASSAGEIROS LTDA:

UM ESTUDO DE CASO

Daiani Inês de Oliveira 1

Priscila Garcia 2

RESUMO

Esta pesquisa tem como objetivo elencar estratégias que possam contribuir para a melhoria da satisfação e da motivação dos colaboradores da Primavera Transporte de Passageiros Ltda., uma empresa vera-cruzense que atua no ramo de transporte. Esta Monografia III tem como propósito identificar possíveis insatisfações dos colaboradores perante a empresa, verificar a existência de cooperação entre os departamentos, e por fim apontar maneiras para melhorar o clima organizacional da empresa. A metodologia foi elaborada a partir de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, em nível analítico, baseado em pesquisas bibliográficas, acompanhamento às funções rotineiras, realização de entrevistas, com o intuito de buscar informações a fim de verificar o que acontece entre a equipe de trabalho.

Palavras–chaves: Colaboradores, Satisfação, Motivação, Transporte. ABSTRACT

This research aims to list strategies that can contribute to improving the satisfaction and motivation of employees of Passenger Transport spring Ltda., One-vera cruzense company engaged in the business of transportation. This Monograph III aims to identify possible dissatisfaction of employees to the company, check for cooperation between departments, and finally pointing ways to improve the organizational climate of the company. The methodology was developed from a quantitative and qualitative research, analytic level, based on literature searches, monitoring the routine functions, conducting interviews, in order to seek information in order to verify what happens between the work team. Keywords: Employees, Satisfaction, Motivation, Transportation.

1 INTRODUÇÃO

Atualmente as organizações necessitam de uma equipe de trabalho eficiente, trabalhando em conjunto para alcançar os objetivos da empresa. Atender as necessidades das pessoas não é uma tarefa simples, cada indivíduo tem exigências e expectativas diferentes.

Para conquistar e manter clientes, as organizações devem além de prestar o serviço aos seus consumidores, treinar seus colaboradores para que

(2)

os resultados almejados sejam alcançados. Com a globalização e a grande competitividade no mercado, tornou-se necessário as empresas adotarem uma nova percepção em relação aos funcionários, visto que através destes a mesma almeja alcançar seus objetivos lucrativos.

Partindo deste contexto, esta pesquisa visa estudar estratégias para a melhoria na área de recursos humanos. Apresentando como problema de pesquisa a questão que segue: Será que a equipe de trabalho está satisfeita e motivada em relação ao ambiente de trabalho?

A empresa em estudo é a Primavera Transporte de Passageiros LTDA., situada na Rua Intendente Koelzer, nº 1220, no município de Vera Cruz, Rio Grande do Sul e a sua área de atuação é o transporte rodoviário coletivo, intermunicipal e turismo.

Atende a população de Vera Cruz e Santa Cruz do Sul com o transporte intermunicipal entre as duas cidades, e disponibiliza para a região os fretamentos, viagens e turismos. A empresa tem destacado respaldo no âmbito dos transportes e tem grande referencial no transporte intermunicipal há mais de vinte anos, entretanto na atualidade é gerida por novos administradores. Essa transição ocorreu em 25 de março de 2011, e a partir desta data a empresa reiniciou suas atividades constituídas de uma nova equipe de gestores.

Diante do exposto, esta pesquisa tem como objetivo geral, efetuar uma análise de clima organizacional.

Nos objetivos específicos pretende-se identificar possíveis insatisfações dos empregados perante a empresa, verificar se existe colaboração e parceria entre os departamentos da empresa e propor maneiras para melhorar as relações entre a equipe de trabalho.

Este estudo sobre a satisfação no trabalho torna-se de extrema importância para a gestão de empresas, sendo de grande valia acompanhar e identificar as necessidades reais dos funcionários em relação ao local onde desempenham suas funções. Com isso, o presente trabalho justifica-se com a proposta voltada a sugerir melhorias no gerenciamento do ambiente organizacional, principalmente aos fatores que apresentam maior percentual de insatisfação e descontentamento.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2.1 Cultura organizacional:

(3)

A cultura organizacional é uma expressão muito comum no cenário empresarial que se refere ao conjunto de valores, crenças, rituais e normas praticadas por uma determinada organização.

O autor Chiavenato (2004, p. 434)define a cultura organizacional como:

Cultura organizacional significa um modo de vida, um sistema de crenças, expectativas e valores, uma forma de interação e relacionamento típicos de determinada organização.

A cultura tem grande influência no andamento das empresas, pois afeta tanto no seu interior e sua formação, como no relacionamento com os demais, afetando as vendas e compras. Todos os costumes e tradições que as empresas conservam podem se tornar pontos positivos ou negativos, depende da forma como é conduzida. Portanto, é importante que a cultura de uma empresa seja bem administrada.

Os autores, Hunt, Osborn ; Schermerhorn (1999, p.202) relatam a respeito:

A cultura deve ser considerada tão fundamental quanto a estrutura e a estratégia na definição das bases da organização para um alto desempenho. Os bons gerentes devem conseguir apoiar e reforçar uma boa cultura e ajudar a criar culturas novas se não existirem. 2.2 Clima organizacional

O clima organizacional é de certa forma, o reflexo da cultura da organização, ou melhor, o reflexo dos efeitos dessa cultura, na organização como um todo.

Conforme o autor Srour: “Por ser subjetivo, o clima não representa as regularidades simbólicas da coletividade, indica apenas uma “pulsação” da cultura organizacional, um flash de sua conjuntura. ”(SROUR, 2005, p. 213)

O clima organizacional é um importante apoio para o crescimento de uma empresa, por uma razão evidente: se o clima é bom os colaboradores permanecem engajados e valorizam o trabalho, o que proporciona um clima inovador gerando vantagens competitivas para o negócio.

Chiavenato (2006, p. 70) conceitua o clima organizacional como sendo: O clima representa o ambiente psicológico e social que existe na organização e que condiciona o comportamento dos seus membros. O

(4)

moral elevado conduz a um clima receptivo, amigável, quente e agradável, enquanto o moral baixo quase sempre provoca um clima negativo, adverso, frio e desagradável.

2.2.1 Pesquisa de clima

É preciso ir a fundo para compreender o que está acontecendo dentro do clima organizacional. Pesquisando o seu clima, as organizações vão identificar as adversidades que ocorrem dentro da mesma. Identificando possíveis problemas no relacionamento interno de seus colaboradores, a empresa poderá aperfeiçoar melhorias internas, que também irá beneficiar diretamente a relação com os clientes.

Para Luz (2003, p. 29)

As empresas investem pesado na melhoria dos seus produtos, mas não são tão cuidadosos com relação aos serviços, tanto os prestados indiretamente quanto os prestados diretamente aos seus consumidores finais. Investir na gestão do clima é uma estratégia que contribui para a melhoria da qualidade dos serviços.

Além de ouvir seus funcionários sobre o que pensam em relação a essas variações internas, as empresas deveriam conhecer a realidade familiar, social e econômica em que os mesmos vivem. Só assim poderão encontrar respostas que justifique a qualidade dos serviços prestados por eles.

A pesquisa de clima verifica tanto problemas reais no convívio de trabalho como problemas potenciais, permitindo sua precaução através do desenvolvimento de determinadas politicas de pessoal.

3 METODOLOGIA

Para o desenvolvimento do projeto de pesquisa tornou-se importante seguir alguns parâmetros durante o trabalho que auxiliaram no levantamento das informações. Estes métodos facilitaram a coleta de dados e tornaram possível ter um apanhado de conteúdo suficiente para a realização das análises dos elementos da empresa pesquisada e que favoreceram na elaboração de sugestões a empresa.

O método científico segundo os autores Cervo e Bervian (2002, p. 28) se define como:

(5)

serem descobertos devem, por sua vez, guiar o uso do método. Entretanto, como já foi dito, o método é apenas um meio de acesso; só a inteligência e a reflexão descobrem o que os fatos e os fenômenos realmente são.

Para este estudo realizou-se uma pesquisa qualitativa e quantitativa, de cunho descritivo, utilizando estudo de caso visando um maior aprofundamento e análise do tema.

Segundo Lakatos e Marconi (2007, p.274),

O Estudo de Caso refere-se ao levantamento com mais profundidade de determinado caso ou grupo humano sob todos os seus aspectos. Entretanto, é limitado, pois se restringe ao caso que estuda, ou seja, um único caso, podendo ser generalizado.

Com o intuito de conhecer a natureza, composição e os processos que constitui a empresa pesquisada, aplicou-se a pesquisa descritiva. A pesquisa descritiva conforme o autor Rudio (2003), “Descrever é narrar o que acontece. Explicar é dizer por que acontece. Assim, a pesquisa descritiva está interessada em descobrir e observar fenômenos, procurando descrevê-los, classificá-los e interpretá-los.” (2003, p.71)

Para o enriquecimento teórico e prático da análise embasou-se na pesquisa aplicada. Segundo Zanella (2009, p.72): “Pesquisa aplicada: tem como motivação básica a solução de problemas concretos, práticos e operacionais.” O autor ainda complementa: “Esta pesquisa é também chamada de pesquisa empírica, pois o pesquisador precisa ir a campo, conversar com pessoas, presenciar relações sociais.”

Para chegar ao resultado do estudo, é importante seguir alguns passos, o autor Malheiros (2011, p.33) sustenta que “uma pesquisa é feita seguindo etapas. Dentre elas, destacam-se a coleta e a análise dos dados. Para que a análise seja feita é preciso que se estabeleça um modelo específico de raciocínio.”.

Para a fundamentação utilizou-se uma vasta pesquisa bibliográfica em livros, revistas, artigos científicos e o auxílio de sites da internet. De acordo com Malheiros (2011, p.73), “A bibliografia é a lista de livros, artigos teses e demais fontes de informação que foram utilizadas para se construir o projeto.”

(6)

4.1 Pesquisa de clima organizacional Gráfico 1-Tempo de empresa

Quanto ao tempo de trabalho na empresa 33,3% dos entrevistados responderam que trabalham a menos de um ano, 63,0% estão na empresa entre um a cinco anos, e acima de onze anos 3,7% dos entrevistados. Através do gráfico pode-se observar que a maioria dos respondentes está trabalhando na empresa entre 1 a 5 anos. Isso significa que a rotatividade na empresa pode ser considerada elevada, com isso gerando gastos com treinamento e recontratações.

Gráfico 2-Escala de horários

No gráfico é avaliado se os funcionários estão satisfeitos com a escala de horários organizada pela empresa. Dos vinte e sete entrevistados 66,7% respondeu que está satisfeito com a escala de horários, 7,4% responderam que não estão satisfeitos com a escala, para esses entrevistados os horários não estão bem organizados, já 25,9% responderam que nem sempre estão satisfeitos com a escala de trabalho marcando mais ou menos como resposta. Gráfico 3-Satisfação com o cargo

Nesta pergunta maior parte, 85,2% dos colaboradores indica estar satisfeito com o cargo exercido, 3,7% não está contente e 11,1% responderam mais ou menos.

Gráfico 4-Realização profissional

Referente à realização profissional das vinte e sete pessoas 59,3% respondeu que se sente realizado profissionalmente. Já 33,3% não estão totalmente felizes em relação à vida profissional, uma pequena parcela com 7,4% raramente sentem-se realizados e nenhum entrevistado relatou que nunca se sente realizado com seu trabalho.

Gráfico 5-Comunicação da direção da empresa

Nesta pergunta a maior parte 70,4% respondeu que a direção da empresa se comunica de maneira adequada, 29,6% acreditam que a direção da empresa tem uma comunicação razoável e não estão completamente satisfeitos.

(7)

O gráfico procura analisar a aceitação da empresa a sugestões. Das vinte e sete pessoas entrevistadas 74,1% respondeu que a empresa está sempre aberta a receber opiniões, 14,8% consideram quase sempre e 11,1% apontam que raramente a empresa aceita opiniões.

Gráfico 7-Orientações recebidas da empresa

Referente às orientações recebidas pela empresa para o desempenho das atividades, 63,0% respondeu que as orientações sempre são claras e objetivas, 33,3% considera quase sempre, 3,7% diz que raramente são claras e objetivas e nenhum entrevistado marcou a opção nunca.

Gráfico 8-Salário

Em relação ao salário 29,6% estão satisfeitos, 25,9% não estão felizes com o salario recebido e 44,4% estão mais ou menos satisfeitos. Os resultados obtidos apresentam que a maioria dos entrevistados não está satisfeito com o salário atual pago pela empresa.

Gráfico 9-Remuneração adequada ao trabalho realizado

Relativo à remuneração 29,6% acreditam que está adequada ao trabalho desempenhado, 37,0% não considera o salário compatível com a função e 33,3% apontam mais ou menos como resposta, percebe-se que não estão contentes com a remuneração.

Gráfico 10-Crescimento profissional

No quadro acima procura-se analisar as oportunidades de crescimento profissional dentro da empresa. A maior porcentagem com 55,6% acredita no crescimento interno. As opções não e mais ou menos empataram em 22,2% das respostas somando 44,4% de pessoas que tem duvidas quanto ao crescimento profissional, efeito que pode barrar a motivação dos colaboradores.

Gráfico 11-Capacidade em assumir maiores responsabilidades

Observa-se que neste gráfico 81,5% considera estar preparado para assumir maiores responsabilidades, 7,4% não estão prontos para aceitar mais

(8)

responsabilidades e 11,1% admitem ter dificuldades quanto à questão, pois marcaram como resposta mais ou menos. Para que as pessoas se sintam motivadas a assumir maiores responsabilidades, é importante que a empresa os estimule.

Gráfico 12-Oportunidades oferecidas pela empresa

Dos entrevistados 40,7% respondeu que a empresa sempre oferece oportunidades de crescimento, 29,6% relatam que quase sempre são oferecidas oportunidades. E 25,9% responderam raramente, 3,7% ou seja, uma pessoa apontou que nunca são oferecidas chances de crescimento.

Gráfico 13-Competência do gerente

O gráfico acima analisa se o gerente é um bom profissional. Das vinte e sete pessoas entrevistadas 88,9% respondeu que o gerente é capacitado profissionalmente e 11,3% marcou mais ou menos como resposta, estas pessoas não consideram que o gerente é completamente um bom profissional.

Gráfico 14-Exemplo do gestor

Nesta pergunta 77,8% respondeu que o gestor da empresa sempre dá bons exemplos, 14,8% diz que quase sempre, 3,7% acreditam que raramente os exemplos são bons e 3,7% que nunca são bons. Conforme as respostas, a maioria dos respondentes acredita que a conduta do gestor é correta.

Gráfico 15-Colaboração entre os departamentos da empresa

Em relação à colaboração entre os departamentos da empresa, 77,8% dos respondentes afirmam que sim, que há colaboração e 22,2% respondeu que não há cooperação entre os departamentos.

Gráfico 16-Relacionamento entre funcionários

Referente ao relacionamento entre os funcionários da empresa, 37,0% dos respondentes indica que está adequado, 51,9% acredita ser razoável, que poderia melhorar o relacionamento entre os colegas e 11,1% considera inadequado.

Gráfico 17-Estabilidade no emprego

O gráfico apresenta que 48,1% estão confiantes em relação à estabilidade de seu emprego, 25,9% não sentem segurança em relação ao emprego e 25,9% estão mais ou menos seguros. Mais da metade dos entrevistados estão preocupados quanto à estabilidade do seu emprego.

(9)

parceiros

Esta analise apresenta que 70,4% dos entrevistados afirmam que a empresa sempre é honesta com seus funcionários e parceiros, 25,9% das pessoas responderam que quase sempre e 3,7% aponta que nunca existe honestidade da organização com seus parceiros.

Gráfico 19-Estimulação do trabalho em equipe

Conforme o gráfico, 44,4% diz que a empresa estimula o trabalho em equipe, 29,6% afirma que quase sempre isso ocorre, enquanto que os demais com 18,5% responderam que raramente o trabalho em equipe acontece e 7,4% declaram que nunca acontece o estimulo ao trabalho em grupo.

Gráfico 20-Insatisfação no trabalho

Os três principais fatores que causam insatisfações aos funcionários em relação ao trabalho apresentam os seguintes percentuais: Falta de

reconhecimento: 20,8%; Sobrecarga de trabalho: 17,0% e Salário: 18,9%

Gráfico 21-Razões para se trabalhar na empresa

As duas principais razões pelas quais os funcionários trabalham na empresa apresentam os seguintes percentuais: Salário: 13,0%; e o trabalho que realizo: 30,4%;

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

A empresa Primavera atua em uma área importante para a sobrevivência do ser humano, o transporte, e seu crescimento é notável, pelo bom trabalho prestado aos seus usuários e cliente.

O presente estudo reporta-se efetivamente ao cumprimento do propósito, na qual analisou-se todos os objetivos específicos. Para a conclusão dessa análise é preciso prosseguir e retomar os assuntos apresentados ao longo do trabalho, que são importantes para obter um entendimento mais significativo perante a satisfação dos colaboradores da empresa.

O primeiro objetivo consiste em identificar possíveis insatisfações dos empregados perante a empresa. A satisfação e motivação dos colaboradores são elementos importantes que contribuem com o crescimento da organização, assim sendo, se o funcionário está motivado e satisfeito como a empresa onde trabalha consequentemente ele irá atender bem aos clientes e parceiros do empregador.

(10)

Durante o período de pesquisa, foram realizadas pesquisas, avaliações e análises, sendo possível explorar como os funcionários se sentem perante a empresa. Dentre as apurações feitas constata-se que a insatisfação em relação à realização profissional, uma parcela considerável dos entrevistados apresentou descontentamento quanto a esse tema. O salário também é elemento que não está atendendo as expectativas dos funcionários, assim como o trabalho em equipe e a falta de reconhecimento. Estes elementos estão diretamente ligados, pois a insatisfação com a realização profissional e a falta de reconhecimento faz com que o individuo fique descontente com o salário recebido, deixando-o desmotivado quanto ao seu emprego.

Diante do exposto, percebe-se que a escala de horários está satisfatoriamente sendo bem organizada pela empresa deixando os empregados mais satisfeitos como o cargo exercido. Porém observou-se o desinteresse da equipe em aceitar novos desafios.

O segundo objetivo tem a finalidade de verificar a existência de colaboração e parceria entre os departamentos da empresa. Esse tema apresentou que o relacionamento entre a equipe de trabalho pode melhorar, segundo os dados expostos no gráfico 16 a maioria dos respondentes manifestou que o convívio com os colegas é razoável.

A empresa demonstrou que possui um bom relacionamento como seus clientes e parceiros, significativamente, o resultado apresenta a existência de padrões éticos. Porém precisa aperfeiçoar o contato como seus funcionários para manter um convívio melhor que os deixe mais satisfeitos com o ambiente organizacional.

Com o último objetivo pretende-se sugerir melhorias que possam contribuir com o relacionamento entre a equipe de trabalho. É importante que haja cooperação entre os departamentos da empresa e que a equipe de trabalho consiga manter um clima amigável.

A sugestão que se propõe e que se torna viável à empresa, é a elaboração de reuniões e palestras. Indica-se que esse tipo de contato aconteça com mais frequência com a presença de todos os setores, na qual a empresa deve propor uma política de colaboração, apresentando a importância da cooperação e do trabalho em conjunto.

Sugere-se treinamento interno na qual os próprios colaboradores poderiam formatar o conteúdo, visando assim a realização profissional bem como seu reconhecimento perante os colegas. Como forma de incentivo a

(11)

empresa poderia enfatizar o funcionário destaque do mês, além de oferecer brindes para o mesmo.

6 REFERENCIAS

CERVO, Amado Luiz, Bervian Pedro Alcino. Metodologia Científica. 5.ed. São Paulo: Pearson prentice Hall, 2002.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

CHIAVENATO, Idalberto. Princípios da Administração: O essencial em teoria geral da administração. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia

Científica. 5. ed. rev. ampl., il. São Paulo: Atlas, 2007

LUZ, Ricardo. Gestão do clima organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.

MALHEIROS, Bruno Taranto. Metodologia da Pesquisa em Educação. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

ROBBINS, STEPHEN P. Comportamento organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

SROUR, Robert Henry. Poder, Cultura e Ética nas Organizações: o desafio das formas de gestão. 2. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

RUDIO, Franz Victor. Introdução ao Projeto de Pesquisa Científica. 31. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.

ZANELLA, Liane Carly Hermes. Metodologia de estudo e de pesquisa em

administração. Florianópolis. Departamento de Ciências da Administração/UFSC;[Brasília] CAPES;UAB, 2009.

Referências

Documentos relacionados

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Sendo assim, o presente estudo visa quantificar a atividade das proteases alcalinas totais do trato digestório do neon gobi Elacatinus figaro em diferentes idades e dietas que compõem

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Portanto, podemos afirmar que alcançamos o nosso objetivo, pois o resultado do estudo realizado nos forneceu dados importantes para a compreensão daquilo que nos

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

xii) número de alunos matriculados classificados de acordo com a renda per capita familiar. b) encaminhem à Setec/MEC, até o dia 31 de janeiro de cada exercício, para a alimentação de

A regulação da assistência, voltada para a disponibilização da alternativa assistencial mais adequada à necessidade do cidadão, de forma equânime, ordenada, oportuna e