• Nenhum resultado encontrado

Gymsport. Fernando Aníbal Gonçalves Ferreira a23381 Luís Filipe Alves Esteves a Trabalho realizado sob a orientação de Isabel Maria Lopes

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Gymsport. Fernando Aníbal Gonçalves Ferreira a23381 Luís Filipe Alves Esteves a Trabalho realizado sob a orientação de Isabel Maria Lopes"

Copied!
51
0
0

Texto

(1)

Gymsport

Fernando Aníbal Gonçalves Ferreira – a23381 Luís Filipe Alves Esteves – a22565

Trabalho realizado sob a orientação de Isabel Maria Lopes

Informática de Gestão 2015/2016

(2)
(3)

Gymsport

Relatório da UC de Projeto de Informática Licenciatura em Informática de Gestão Escola Superior de Tecnologia e de Gestão

Fernando Ferreira, Luís Esteves

(4)

iv

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão não se responsabiliza pelas opiniões expressas neste relatório.

(5)

Certifico que li este relatório e que na minha opinião, é adequado no seu conteúdo e forma como demonstrador do trabalho desenvolvido no âmbito da UC de Projeto de Informática.

___________________________________________ Isabel Maria Lopes Orientador

Certifico que li este relatório e que na minha opinião, é adequado no seu conteúdo e forma como demonstrador do trabalho desenvolvido no âmbito da UC de Projeto de Informática.

___________________________________________ Arguente

(6)
(7)

Agradecimentos

Agradecemos ao professor João Paulo Ribeiro Pereira, nosso companheiro nesta caminhada ao longo do curso de Informática de Gestão. Podemos afirmar que a nossa formação, inclusive pessoal, não seria a mesma sem a sua pessoa.

Agradecemos também à professora, e nossa orientadora, Isabel Maria Lopes, pela paciência e confiança ao longo das supervisões do nosso progresso durante a realização deste projeto.

Agradecemos também aos professores do curso, que foram importantes na nossa vida académica, e nos forneceram as ferramentas e bases necessárias para o desenvolvimento deste projeto.

Agradecemos também aos nossos pais, por nunca deixarem de acreditar em nós, pelos sacrifícios prestados e muitas vezes angústia por também esperarem pelos nossos sucessos. Valeu a pena.

Obrigado a todos! Fernando e Luís Julho, 2016

(8)
(9)

Resumo

Palavras-chave: Internet, Modernização, Portal Web, Gestão, Competitividade

A Internet, mostra-se como sendo um elemento, não só de comunicação e integração social, mas também de armazenamento e gestão de informações de todos os tipos e globalização de produtos. Como ainda não faz parte de uma história muito longa, está sempre em constante evolução.

O projeto Gymsport, é um site com um design moderno, intuitivo e responsivo, assente numa estrutura simples que possui uma hierarquia de menus, com as diversas opções adequadas ao serviço prestado. Tem como objetivo a modelação de um sistema de gestão de um Ginásio online, incluindo uma loja com venda de produtos e outros serviços. Um portal que, além de tentar adotar as principais recomendações de acessibilidade, é também de fácil navegação.

A competitividade das empresas é uma coisa que é cada vez mais procurada. A busca por uma otimização de recursos e melhorias na apresentação dos seus conteúdos e serviços, faz com que as lojas online sejam um dos recursos mais requeridos nos dias de hoje.

(10)
(11)

Abstract

Keywords: Internet, Modernization, Web Portal, Management, Competitiveness

The Internet, is shown as an element, not only of communication and social integration, but also storage and management of information of all kinds and product globalization. As it is not yet part of a very long history, it is always in a constant evolution.

The project Gymsport, is a website with a modern, intuitive and responsive design, based on a simple structure that has a hierarchy of menus with various options appropriate to the service provided. It aims at modeling an online Gym management system, including a shop with sale of products and other services. A portal that, in addition to trying to adopt the major accessibility recommendations, it is also easy to navigate.

The competitiveness of companies is something that is increasingly sought after. The search for an optimization of resources and improvements in the presentation of their content and services, makes the online stores are one of the resources required nowadays.

(12)
(13)

Conteúdo

1 Introdução ... 1 1.1 Gymsport ... 1 1.2 Objetivos ... 2 1.3 Motivação ... 2 1.4 Estrutura do Relatório ... 3 2 Modelação do Sistema ... 4

2.1 Ferramenta de Modelação Utilizada ... 4

2.2 Linguagem de Modelação Utilizada ... 5

2.3 Processos de Modelação do Sistema ... 5

2.3.1 Diagramas de Casos de Uso ... 6

2.3.2 Diagramas de Atividades ... 7 2.3.3 Diagramas de Colaboração ... 8 2.3.4 Diagramas de Sequência ... 9 2.3.5 Diagramas de Classes ... 10 2.3.6 Diagramas de Objetos ... 10 2.3.7 Diagrama Entidade-Relacionamento ... 10 3 Desenvolvimento e Implementação ... 11 3.1 Linguagens utilizadas ... 11

3.2 Ferramentas e plataformas utilizadas ... 12

4 Descrição do Projeto ... 13

4.1 Estrutura da Aplicação ... 13

4.2 Desenho da Aplicação ... 14

4.3 Áreas Principais da Página ... 15

4.3.1 Área Comum ... 15

4.3.1.1 Área Comum – Acesso à Loja e Produtos Vendidos ... 16

4.3.1.2 Área Comum – Acesso à Página com Informações de Contacto ... 17

4.3.1.3 Área comum – acesso à página de registo para novo cliente... 18

4.3.1.4 Área Comum: Informações Relativas a Produtos e Serviços Prestados ... 18

4.3.2 Área de Cliente ... 19

4.3.2.1 Área de Cliente: Finalização de uma Compra ... 19

4.3.2.2 Área de Cliente: Gestão de Conta ... 20

(14)

14

4.3.4 Área de Administrador ... 21

4.3.4.1 Área de Administrador: Operações Básicas sobre os Produtos da Loja ... 22

4.3.4.2 Área de Administrador: Operações de Permissões para cada Utilizador ... 22

4.3.4.3 Área de Administrador: Operações Básicas sobre Eventos no Calendário ... 24

5 Conclusões ... 25

5.1 Análise Crítica dos Resultados ... 25

5.1.1 Avaliação dos resultados ... 25

5.1.2 Contributo pessoal ... 26

5.2 Trabalho futuro ... 27

5.2.1 Melhoramentos ... 27

A Outros Diagramas... 1

A.1 Diagrama de Classes ... 1

A.2 Diagrama de Objetos ... 2

(15)
(16)

xvi

Lista de Figuras

Figura 1 – Diagrama de Casos de Uso: Gestão de Acesso ... 6

Figura 2 - Diagrama de Casos de Uso: Gestão do Site... 7

Figura 3 - Diagrama de Atividades: Registo de Novo Utilizador ... 8

Figura 4 - Diagrama de Atividades: Compra ... 8

Figura 5 - Diagramas de Colaboração: Registo Cliente/Sócio ... 9

Figura 6 - Diagrama de Sequência - Marcação de Serviços ... 9

Figura 7 - Especificação do Layout do Portal ... 14

Figura 8 - Layout: Área Comum ... 15

Figura 9 - Acesso à Loja e Produtos Vendidos ... 16

Figura 10 - Listagem de Produtos por Desporto ... 16

Figura 11 - Vista de detalhes de um produto... 17

Figura 12 - Página com Informações de Contacto ... 17

Figura 13 - Novo registo ... 18

Figura 14 - Informações de Serviços Prestados ... 19

Figura 15 - Finalização de uma compra ... 20

Figura 16 - Gestão de Conta... 20

Figura 17 - Vista do Calendário de Eventos... 21

Figura 18 - Operações Básicas Sobre os Produtos da Loja ... 22

Figura 19 - Promoção de Cliente a Sócio ... 23

Figura 20 - Adicionar uma Nova Permissão ... 23

Figura 21 - Adição de um Evento no Calendário ... 24

Figura 22 - Diagrama de Classes ... 1

Figura 23 - Diagrama de Objetos ... 2

(17)
(18)
(19)

Capítulo 1

1 Introdução

1.1 Gymsport

Este trabalho enquadra-se na Unidade Curricular de Projeto de Informática do curso de Informática de Gestão, e com ele, pretende-se modelar e implementar um sistema de gestão de um Ginásio com uma loja online. O seu principal objetivo é uma apresentação fácil e clara dos conteúdos e serviços a prestar aos utilizadores que se podem registar no portal.

Começou-se com uma consulta de elementos bibliográficos para revisão de conceitos necessários e pontos essenciais a ser aplicados no desenvolvimento deste projeto.

Seguidamente foram identificadas todas as variáveis a incluir neste projeto: modalidades, serviços, funcionários, produtos, etc. Com isso, procedeu-se à análise e especificação dos requisitos possíveis e necessários.

Desta forma, iniciou-se então a implementação do portal web baseado no modelo criado através de vários diagramas, tendo em conta as necessidades dos vários tipos de utilizadores que usufruiriam do portal.

(20)

2

1.2 Objetivos

O objetivo inicial deste projeto era o de apenas implementar uma página web para uma loja de desporto. Sendo um grupo ambicioso, propôs-se ir mais além.

Com isto, o principal objetivo deste projeto é implementar um sistema de gestão de um Ginásio com uma loja online e que apresente de maneira fácil e clara os conteúdos a que se destina. Esse sistema inclui informações sobre a localização, modalidades desportivas, serviços disponíveis, horários e marcações de serviços, loja para compras online, gestão de clientes e associados, gestão do site e gestão de administrador.

Pretende-se também que tudo isto seja aliado a uma navegação intuitiva, fácil e flexível, que seja capaz de cativar os diversos utilizadores.

Este sistema pretende abranger as diversas atividades e serviços prestados através de um portal web, que apresenta as diversas informações aos clientes online.

1.3 Motivação

O desenvolvimento web é uma das formas de apresentar a informação online, o que permite que a mesma seja acedida em qualquer parte. A nível pessoal e profissional, esta é uma boa competência a adquirir e melhorar pois a própria internet continua em expansão e isso abre portas para o mercado de trabalho.

(21)

1.4 Estrutura do Relatório

Este relatório encontra-se divido em cinco diferentes capítulos:

 Capítulo 1: Introdução do projeto, apresentação dos objetivos propostos e motivações e também a estrutura do relatório;

 Capítulo 2: Análise do sistema e modelação, onde se apresenta a linguagem, ferramenta de modelação e os diagramas;

 Capítulo 3: Breve descrição das ferramentas e linguagens utilizadas na construção do portal web;

 Capítulo 4: Descrição e ilustração do modo de funcionamento da aplicação desenvolvida;

(22)

4

Capítulo 2

2 Modelação do Sistema

2.1 Ferramenta de Modelação Utilizada

Para criar os diagramas deste projeto foi utilizada a seguinte ferramenta de modelação:

Astah Professional, com a aquisição de uma licença de testes para estudantes.

Foram então criados os seguintes diagramas:  Diagramas de Casos de Uso;

 Diagramas de Atividades;  Diagramas de Colaboração;  Diagramas de Sequência;  Diagramas de Classes;  Diagramas de Objetos.

Foi também utilizado um plugin do Visual Studio 2015 para gerar o Diagrama Entidade-Relacionamento (mais conhecido apenas pela sigla “ER”).

(23)

2.2 Linguagem de Modelação Utilizada

Para criar os diagramas deste projeto foi utilizada a seguinte linguagem de modelação:

Unified Modelling Language (mais conhecida pela sigla “UML” e que pode ser traduzido para

“Linguagem de Modelação Unificada”).

A UML é uma linguagem que utiliza uma notação padrão para especificar, construir, visualizar e documentar sistemas de informação orientados por objetos (Nunes & O’Neill, 2004).

Os mesmos autores referem também que a UML facilita o desenvolvimento de um sistema de informação, já que permite integrar os aspetos de natureza organizacional que constituem o negócio e os elementos de natureza tecnológica que constituem o sistema informático.

2.3 Processos de Modelação do Sistema

Os diagramas são conceitos que permitem agrupar, de forma lógica ou estrutural, elementos básicos e as suas relações.

A UML, com a definição de diferentes tipos de diagramas, funciona como um meio de documentar o sistema ao longo de todo o ciclo de desenvolvimento (Nunes & O’Neill, 2004).

O cliente pode registar-se no portal, sendo para isso necessário preencher o formulário com endereço de email e password. Se o endereço for válido, receberá na sua caixa de correio eletrónico uma ligação para confirmar esse endereço. Isso evita que seja utilizado um endereço falso apenas para criar uma conta e explorar todos os conteúdos e operações disponíveis apenas a clientes ou sócios. A promoção de cliente normal a sócio será feita pelo administrador da página. Sendo promovido a sócio, passará a ter acesso ao calendário de eventos do ginásio. Os clientes normais apenas têm acesso completo à loja, pois, apesar de sem qualquer registo poder ver os produtos vendidos e adicionar ao carrinho, para completar a compra é necessário um registo válido.

O administrador da página terá acesso a todo o conteúdo do portal. Poderá ver, alterar, apagar e criar novas modalidades, produtos da loja, funcionários, registos de clientes e as suas

(24)

6

permissões de acesso, promoções a sócio (ou revogação desse estatuto) e eventos no calendário. Terá também acesso à lista de permissões de acesso do portal. Isso define que conteúdos pode aceder cada utilizador que se registe.

Os diagramas que se seguem, apresentam uma explicação mais concreta e detalhada do funcionamento do portal.

2.3.1 Diagramas de Casos de Uso

Este tipo de diagramas representa a visão do sistema na perspetiva do utilizador (Silva & Videira, 2001).

Servem para identificar as fronteiras do sistema e descrever os serviços que devem ser disponibilizados a cada um dos utilizadores (Nunes & O’Neill, 2004).

São apresentados os dois diagramas de Casos de Uso mais importantes efetuados para este projeto na Figura 1 e na Figura 2.

(25)

Figura 2 - Diagrama de Casos de Uso: Gestão do Site

2.3.2 Diagramas de Atividades

Os diagramas de Atividades são utilizados para descrever cada um dos Casos de Uso, realçando o encadeamento das atividades realizadas por cada um dos objetos do sistema.

Serão apresentados dois deles a seguir: registo de um novo utilizador (Figura 3) e uma compra (Figura 4).

(26)

8

Figura 3 - Diagrama de Atividades: Registo de Novo Utilizador

2.3.3 Diagramas de Colaboração

Os diagramas de colaboração, tal como os diagramas de sequência, ilustram interações entre objetos com ênfase para a representação das ligações entre objetos (Silva & Videira, 2001).

Na Figura 5 é apresentado o diagrama com a sequência de registo de um utilizador até à sua promoção a sócio.

(27)

Figura 5 - Diagramas de Colaboração: Registo Cliente/Sócio

2.3.4 Diagramas de Sequência

Os diagramas de Sequência ilustram interações entre objetos num determinado período de tempo. Em particular, os objetos são representados pelas suas “linhas de vida” e interagem por troca de mensagens ao longo de um determinado período de tempo (Silva & Videira, 2001).

Na Figura 6 é apresentado o diagrama de sequência que apresenta o necessário para a marcação de um serviço.

(28)

10

2.3.5 Diagramas de Classes

Os diagramas de Classes são aqueles em que se descreve a estrutura da informação utilizada no sistema, em particular as entidades existentes, as suas estruturas internas e as relações entre si (Silva & Videira, 2001).

O diagrama referente a este projeto pode ser visto na Figura 22 (incluída no Anexo A.1).

2.3.6 Diagramas de Objetos

Os diagramas de Objetos descrevem um conjunto de instâncias compatíveis com determinado diagrama de classes. Permitem ilustrar os detalhes de um sistema em determinado momento ao providenciarem cenários de possíveis configurações (Silva & Videira, 2001).

O diagrama de objetos referente a este projeto pode ser visto na Figura 23 (incluída no Anexo A.2).

2.3.7 Diagrama Entidade-Relacionamento

Estes diagramas descrevem o modelo de dados de um sistema com alto nível de abstração. Mostram as relações entre todas as entidades do problema em que é aplicado (Cardoso, 2013).

Este diagrama é apresentado na Figura 24 (incluída no Anexo A.3). Alguns nomes de entidades estão em inglês. Isso deve-se a algumas implementações automáticas por parte do

(29)

Capítulo 3

3 Desenvolvimento e Implementação

3.1 Linguagens utilizadas

Para o desenvolvimento deste projeto foram utilizadas várias linguagens: HTML5,

CSS, C#, JavaScript (incluindo também jQuery e Ajax) e SQL.

O HTML5 é uma linguagem para estruturação e apresentação de conteúdo para a Internet. Foi originalmente proposta por Opera Software. Traz importantes mudanças quanto ao papel do HTML no mundo da Internet, em relação às versões anteriores.

O CSS é uma linguagem utilizada para definir a apresentação de documentos escritos em HTML. A sua principal vantagem é a separação entre o formato e o conteúdo de um documento, isto é, em vez de colocar a formatação toda dentro do documento, cria-se uma ligação para um ficheiro que contém todos os estilos para todos os elementos de uma página do portal.

O C#, desenvolvida pela Microsoft como parte da sua plataforma .NET, é uma linguagem de programação funcional e orientada a objetos que tem uma sintaxe baseada no

C++ e outras influências, como Pascal e Java.

O JavaScript, inicialmente implementado como parte dos navegadores web para que

scripts pudessem ser executados do lado do cliente e interagissem com o utilizador sem a

necessidade desse script passar pelo servidor. Isso significa que pode alterar facilmente o conteúdo do documento exibido. Foi utilizado também um pouco jQuery, que é uma

(30)

12

biblioteca do JavaScript desenvolvida para simplificar os scripts do lado do cliente que interagem com o código HTML. Foi ainda também utilizado um pouco de Ajax, que inclui metodologias de tecnologias como JavaScript e XML, de forma a tornar as páginas mais interativas para o utilizador.

O SQL é a linguagem de pesquisa utilizada como padrão para bases de dados relacionais. Diferencia-se das outras linguagens de consultas a bases de dados, na forma em que, numa consulta específica é devolvida a forma do resultado e não o seu caminho. Isto torna a linguagem mais simples para pessoas que estejam a aprender a utilizá-la.

3.2 Ferramentas e plataformas utilizadas

Na realização deste trabalho foram utilizadas as seguintes ferramentas: Photoshop CS6 e Visual Studio Enterprise 2015. Foi também usada a plataforma ASP.NET com MVC5.

O Photoshop, considerado como líder no mercado dos editores de imagem, é um editor disponível para os três sistemas operativos líderes no mercado (Windows, Mac OSX e

Linux – neste caso através de programas de emulação, por exemplo o Wine), foi utilizado

neste trabalho para a definição do Layout.

O Visual Studio é um pacote de programas da Microsoft para desenvolvimento de

software, especialmente dedicado ao .NET Framework e linguagens C, C++, C#, entre outras.

Também é um produto de desenvolvimento na área web, usando a plataforma do ASP.NET. A plataforma ASP.NET permite criar páginas dinâmicas. É baseado no .NET

Framework e por isso herda todas as suas características. Por isso, as aplicações para esta

plataforma têm de ser escritas em, por exemplo, C#.

A inclusão do MVC no nosso projeto é uma mais valia no caso da utilização da plataforma ASP.NET, uma vez que o MVC (Model View Controller) permite a separação das tarefas da aplicação e permite a utilização de recursos como autenticação de formulários, gestão do estado da sessão e do perfil, sistema de configuração, entre outras.

(31)

Capítulo 4

4 Descrição do Projeto

4.1 Estrutura da Aplicação

A estrutura foi pensada para ser simples de utilizar, intuitiva e prática na divisão do

site e das suas permissões. Com isto, o portal encontra-se dividido em quatro áreas destinadas

a cada tipo de utilizador (baseado nas suas permissões):

 Área comum: esta área é destinada a qualquer utilizador do site, que pode ver, por exemplo os produtos que a loja tem disponíveis sem a necessidade de ter um login e pode também adicionar produtos ao carrinho de compras. Tem acesso à página de contactos e informações do portal;

 Área de cliente: esta área é destinada a um utilizador que tenha um registo válido. Tem acesso ao mesmo que está disponível na área comum, mas pode finalizar uma compra, editar os seus dados, adicionar autenticação por dois fatores, entre outras coisas de gestão de perfil;

 Área de sócio: esta área é destinada a um cliente que tenha recebido a promoção a sócio. Tem acesso ao mesmo que está disponível na área de cliente, com a adição de poder aceder ao calendário de eventos;

 Área de administrador: esta área é destinada ao administrador da página. Com ela pode editar/remover/adicionar produtos à loja, modalidades disponíveis no ginásio e registos de clientes e funcionários. Pode também editar as permissões para cada utilizador (isto inclui a promoção a sócio de um determinado cliente).

(32)

14

4.2 Desenho da Aplicação

Na construção da estrutura da aplicação (layout especificado na Figura 7), foi utilizada uma junção de HTML e CSS com as características disponibilizadas pelo ASP.NET e

MVC. Isso permite tornar o site responsivo, isto é, fazer com que a página seja apresentada de

forma correta em qualquer dispositivo, seja ele computador, tablet ou smartphone. De uma forma mais simples, significa fazer um redimensionamento correto, automático e dinâmico das diferentes páginas contidas no projeto do portal. Seguiu-se essa implementação para todas as áreas do site.

Essa estrutura foi dividida em quatro áreas principais:

 Cabeçalho: nesta área encontra-se o logotipo da aplicação e os menus disponíveis;

 Login: nesta área são disponibilizadas as ligações para o registo, login e gestão de perfil;

 Corpo: nesta área encontram-se informações relativas aos serviços e produtos oferecidos;

 Rodapé: nesta área encontram-se as informações relativas a direitos de autor do site e informações de contacto.

(33)

4.3 Áreas Principais da Página

4.3.1 Área Comum

A área comum foi criada a pensar no que um utilizador sem registo pode aceder na página de forma a cativar o mesmo. O seu Layout é igual para as áreas de cliente, sócio e administrador com a exceção dos menus que ficam acessíveis conforme as permissões atribuídas.

Esta área, apresentada na Figura 8, é acessível a qualquer visitante da página, mesmo tendo registo, e por isso estas partes serão apenas apresentadas uma vez neste relatório (serão, para as outras áreas, apresentadas as diferenças para cada nível de permissões). Esta área apenas contém os seguintes acessos:

 Acesso à loja e produtos vendidos;

 Acesso à página com informações de contacto;  Acesso à página de registo para novo cliente;

 Acesso a informações relativas a produtos e serviços prestados.

(34)

16

4.3.1.1 Área Comum – Acesso à Loja e Produtos Vendidos

Nesta área é possível o utilizador sem registo aceder à loja e ver a lista de desportos disponíveis a que cada produto está associado, como mostrado na Figura 9.

Figura 9 - Acesso à Loja e Produtos Vendidos

Pode, depois de selecionar o desporto, ver a lista de produtos disponíveis para o desporto selecionado, como apresentado na Figura 10.

(35)

Pode ainda depois disso, selecionar o produto e ver os seus detalhes, nomeadamente imagem e preço (Figura 11).

Figura 11 - Vista de detalhes de um produto

4.3.1.2 Área Comum – Acesso à Página com Informações de Contacto

Nesta área é apenas apresentado o email de contacto para e administração do portal bem como a respetiva morada (Figura 12).

(36)

18

4.3.1.3 Área comum – acesso à página de registo para novo cliente

Nesta área encontram-se as ligações para registo de novo cliente, login e gestão de conta (Figura 13).

Figura 13 - Novo registo

4.3.1.4 Área Comum: Informações Relativas a Produtos e Serviços

Prestados

Nesta área são apresentadas imagens com uma breve descrição como exemplos de serviços prestados pela Gymsport (Figura 14).

(37)

Figura 14 - Informações de Serviços Prestados

4.3.2 Área de Cliente

Nesta área estão contidas as permissões da área comum, com as seguintes adições:  Capacidade de finalizar uma compra na loja;

 Opções de gestão de conta.

4.3.2.1 Área de Cliente: Finalização de uma Compra

Nesta área já se encontra disponível a opção de finalização de compra, com o devido preenchimento do formulário de pagamento e envio (Figura 15).

(38)

20

Figura 15 - Finalização de uma compra

4.3.2.2 Área de Cliente: Gestão de Conta

Nesta área pode redefinir a password, adicionar número de telefone, gerir os logins externos (a página tem a capacidade de fazer login com conta de Facebook, Google e

Twitter), ativar a autenticação por dois fatores e a capacidade de memorizar o navegador

numa lista de “navegadores preferidos (ou seguros)” e que pode manter o login ativo ou não voltar a pedir a autenticação por dois fatores caso inicie sessão num desses navegadores memorizados (Figura 16).

(39)

4.3.3 Área de Sócio

Esta área, que vai conter todas as permissões da área de cliente, tem a diferença de que, como o utilizador recebeu uma promoção a sócio (dada pelo administrador), tem agora acesso ao calendário de eventos (Figura 17).

Figura 17 - Vista do Calendário de Eventos

4.3.4 Área de Administrador

Nesta área estão disponíveis todas as funcionalidades do portal, incluindo:

 Operações básicas sobre os produtos da loja (o mesmo se aplica às modalidades disponíveis no ginásio, clientes e funcionários);

 Operações básicas de permissões para cada utilizador (isto inclui a promoção a sócio de um determinado cliente);

(40)

22

4.3.4.1 Área de Administrador: Operações Básicas sobre os Produtos da

Loja

Nesta área estão apresentadas as operações de edição, remoção e criação de novos produtos (Figura 18). Estas opções também se aplicam às modalidades disponíveis no ginásio, clientes e funcionários.

Figura 18 - Operações Básicas Sobre os Produtos da Loja

4.3.4.2 Área de Administrador: Operações de Permissões para cada

Utilizador

Nesta área, o administrador tem a opção de adicionar outros administradores à página ou mesmo a promoção de um cliente para sócio (Figura 19).

(41)

Figura 19 - Promoção de Cliente a Sócio

Também tem a opção de criar novas permissões tanto para fornecedores ou outros tipos de funcionários (Figura 20).

(42)

24

4.3.4.3 Área de Administrador: Operações Básicas sobre Eventos no

Calendário

Nesta área o administrador tem a opção de fazer operações básicas de leitura, criação, remoção ou edição de eventos no calendário. A Figura 21 apresenta uma adição de um evento ao calendário.

(43)

Capítulo 5

5 Conclusões

5.1 Análise Crítica dos Resultados

De seguida vai ser apresentada uma reflexão e análise crítica dos resultados e conclusões da elaboração deste projeto.

5.1.1 Avaliação dos resultados

Este projeto começou por ser apenas um simples portal para uma loja de desporto. Decidimos ser ambiciosos e querer mais: completar a proposta com mais funcionalidades e recursos. Sabíamos que, tendo em conta o tempo que tínhamos, que iria ser complicado, pois para Informática de Gestão é apenas um semestre. Teríamos que aprender uma linguagem com a qual ainda não tínhamos qualquer contacto (C#), apesar das parecenças com outras que estudámos ao longo do curso.

Numa análise ao trabalho de desenvolvido e o que fomos capazes de fazer, podemos afirmar que, de acordo com o que nos propusemos a fazer, os resultados foram bastante satisfatórios. Apesar dos problemas com que nos deparámos, principalmente na parte final com a implementação do layout final, que se revelou demorado e gerou alguns problemas com as ligações.

(44)

26

Não conseguimos fazer a totalidade do que nos propusemos a fazer, nomeadamente:  Marcação de eventos por parte dos sócios com aprovação ou não da parte do

administrador (conseguimos a parte das marcações, mas sobrepõe as que o administrador já tiver criado);

 Parte do portal dedicada apenas a fornecedores com confirmação de stock dos produtos para encomenda;

 Métodos de pagamento na finalização da compra, como por exemplo PayPal, Cartão de crédito, entre outros meios (como por exemplo paysafecard ou

MBNet);

 Derivado dos problemas com algumas ligações ao implementar o layout final, não conseguimos implementar parte das permissões para os clientes (“esconder” a opção de apagar e editar informações);

 Realizar o vídeo de demonstração, uma vez que o programa fornecido apresentava problemas de compatibilidade com os nossos sistemas e não deixava iniciar nem finalizar a gravação corretamente;

 Publicar a página online no servidor da escola, tanto por limite de espaço (o nosso projeto ocupa mais do que os 100 megas que estão disponíveis) e por tecnologias (o nosso projeto não está em php).

5.1.2 Contributo pessoal

A nível pessoal, este trabalho possibilitou uma aprendizagem de conteúdos novos que servem para o nosso futuro, tendo em conta a grande utilização que têm nos dias de hoje.

Este trabalho demostrou-nos que através de uma modelação mais longa, de modo a fazer todos os diagramas necessários com um nível elevado de especificação torna mais fácil a parte de codificação. Serviu também para entendermos as necessidades dos utilizadores em relação ao nível de permissões que precisam de ter, de modo a acederem apenas ao que lhes é destinado.

(45)

Com a elaboração deste projeto adquirimos novos conhecimentos e melhorámos os que já tínhamos, o que nos dá mais segurança para ultrapassarmos novos desafios.

Conclui-se então que a elaboração deste projeto foi estimulante e produtiva.

5.2 Trabalho futuro

Este projeto pode ser melhorado, com a adição de novas funcionalidades e melhoramento das já existentes. No subcapítulo seguinte apresentamos, na nossa opinião o que pode ser feito no futuro.

5.2.1 Melhoramentos

Futuramente este trabalho pode ter tudo o que nos faltou fazer durante este tempo:  Marcação de eventos e serviços por parte dos sócios;

 Definição completa de níveis de permissões;

 Secção dedicada aos fornecedores para gestão de stock e encomendas;  Adição de meios de pagamento;

 Melhoramento na performance da aplicação através de algumas simplificações no código;

 Melhoramentos no posicionamento dos elementos na interface do portal.

(46)

28

Referências bibliográficas

Cardoso, D. (2013). Diagrama Entidade Relacionamento - Bancos de Dados I. Retrieved from http://pt.slideshare.net/djonathas/diagrama-entidade-relacionamento-bancos-de-dados-i

Nunes, M., & O’Neill, H. (2004). Fundamental de UML (7a ed.). Lisboa: FCA - Editora de Informática.

Retrieved from http://www.fca.pt/cgi-bin/fca_main.cgi/?op=2&isbn=978-972-722-481-4

Silva, A. M. R. da, & Videira, C. A. E. (2001). UML, Metolologias e Ferramentas CASE (1a ed.). V. N.

(47)
(48)
(49)

Anexo A

A Outros Diagramas

A.1 Diagrama de Classes

(50)

2

A.2 Diagrama de Objetos

(51)

A.3 Diagrama de Entidade-Relacionamento

Referências

Documentos relacionados

Ainda durante o período transcorrido para a eliminação do defeito no C2, acima citado, ocorreu um terceiro curto- circuito na região da SE Itaberá, novamente monofásico, envolvendo

O método propriamente dito de um trabalho científico só pode ser estabelecido depois que o objetivo tiver sido definido. Por esse motivo, no caso da Computação, normalmente a revisão

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Os dados experimentais de temperatura na secagem da pêra em estufa a 40 o C estão apresentados na Figura 6, assim como os valores calculados pelo modelo

Atención: el soporte de la palanca de cambios es un accesorio para la Playseat Evolution que permite fi jar la palanca de cambios del volante del Logitech G25.. a la