• Nenhum resultado encontrado

OPD24 ORIENTADOR PEDAGÓGICO CADERNO: 2 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES AGENDA INSTRUÇÕES - PROVA OBJETIVA INFORMAÇÕES:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OPD24 ORIENTADOR PEDAGÓGICO CADERNO: 2 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES AGENDA INSTRUÇÕES - PROVA OBJETIVA INFORMAÇÕES:"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

CADERNO:

2

OPD24

LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES

1 - A duração das provas será de 4 (quatro) horas, já incluído o tempo de preenchimento do Cartão de Respostas.

2 - O candidato que, na primeira hora de prova, se ausentar da sala e a ela não retornar, será eliminado.

3 - Os 3 (três) últimos candidatos a terminar a prova deverão permanecer na sala até que todos tenham finalizado suas provas e somente poderão sair juntos do recinto, após aposição em ata de suas respectivas assinaturas. 4 – O candidato NÃO poderá levar o seu Caderno de Questões (Provas

Objetivas) e NÃO poderá copiar o gabarito (assinalamentos). A imagem

do seu Cartão de Respostas será disponibilizada na página do concurso em http://concursos.biorio.org.br na data prevista no cronograma.

INSTRUÇÕES - PROVA OBJETIVA

1 - Confira atentamente se este Caderno de Questões (Provas), que contém

40 (Quarenta) questões objetivas, está completo.

2 - Cada questão da Prova Objetiva conterá 5 (cinco) opções e somente uma correta.

3 - Confira se os seus dados pessoais, o cargo/emprego escolhido, indicados no cartão de respostas, estão corretos. Se notar qualquer divergência, notifique imediatamente ao Fiscal de Sala ou ao Chefe de Local. Terminada a conferência, você deve assinar o cartão de respostas no espaço apropriado. 4 - Confira atentamente se o cargo/emprego e o número do caderno que

estão no caderno de questões é o mesmo do que consta em seu cartão de respostas e na etiqueta com seus dados colada na mesa/cadeira onde foi designado para sentar. Se notar qualquer divergência, notifique imediatamente ao Fiscal de Sala ou ao Chefe de Local.

5 - Cuide de seu cartão de respostas. Ele não pode ser rasurado, amassado, dobrado nem manchado.

6 - Se você marcar mais de uma alternativa, sua resposta será considerada errada mesmo que uma das alternativas indicadas seja a correta.

7 – No decorrer da prova objetiva o fiscal de sala irá colher a sua digital no selo que está no seu cartão de respostas.

AGENDA

l 27/04/2014, Provas Objetivas. l 28/04/2014, Divulgação dos

Exemplares dos Cadernos de Questões (Provas) das Provas Objetivas.

l 28/04/2014, Divulgação dos Gabaritos Preliminares das Provas Objetivas.

l 29/04/2014, Disponibilização das Imagens dos Cartões Respostas das Provas Objetivas.

l 30/04 e 02/05/2014, Interposição de Recursos contra as questões das Provas Objetivas.

l 08/05/2014, Divulgação dos Gabaritos Definitivos das Provas Objetivas.

l 09/05/2014, Relação Final de Notas das Provas Objetivas.

INFORMAÇÕES:

l Tel: 21 3525-2480 das 9 às 18h

l Internet: http://concursos.biorio.org.br

(2)

LÍNGUA PORTUGUESA

TEXTO

O PREOCUPANTE AVANÇO DA CENSURA JUDICIAL

O Globo, 11/4/2014 O fim da censura, ainda no regime militar, e a garantia de liberdade de expressão explicitamente inscrita na Constituição de 1988 são marcos fundamentais da redemocratização do país. Foram conquistas árduas, que custaram sacrifícios à sociedade. No caso específico do direito à livre manifestação, trata-se de fruto de longo processo, que só se completou bem depois da volta dos militares aos quartéis e da promulgação da Carta: como entulho herdado da ditadura, perdurou como espasmo do autoritarismo na legislação brasileira a Lei de Imprensa, permanente ameaça a jornalistas e veículos de comunicação, até ser enviada ao lixo pelo Supremo Tribunal Federal, em 2009.

O país consagra, portanto, esse princípio inerente ao estado democrático de direito. E, em comparação com outras nações do continente, onde agravos à liberdade de expressão têm sido praticados sistematicamente, o Brasil é um exemplo positivo. Mas essa confrontação, se nos coloca em patamar diverso de Estados com governos autoritários, como Argentina, Venezuela e outros, por outro mitiga uma realidade na qual o exercício do jornalismo profissional e responsável está sujeito a inaceitáveis trancos. Caso explícito da chamada censura judicial, em geral requerida por agentes públicos contra veículos de imprensa e jornalistas em todo o país.

(....) Neste sentido, é positiva a iniciativa de instituições como ONU, OEA, STF e CNJ de realizar, no Rio, importante debate sob o tema Liberdade de Expressão e Judiciário. É iniciativa bem-vinda para aparar arestas, devolver ao país a plena acepção do direito amplo e irrestrito à informação e restabelecer, em definitivo, o princípio constitucional segundo o qual a liberdade de expressão prescinde de regulamentação.

QUESTÃO 1

“O país consagra, portanto, esse princípio inerente ao estado democrático de direito. E, em comparação com outras nações do continente, onde agravos à liberdade de expressão têm sido praticados sistematicamente, o Brasil é um exemplo positivo. Mas essa confrontação, se nos coloca em patamar diverso de Estados com governos autoritários, como Argentina, Venezuela e outros, por outro mitiga uma

Sobre os valores dos conectivos desse segmento do texto, a afirmação correta é:

(A) portanto indica explicação (B) onde indica tempo

(C) mas indica adição (D) se indica condição (E) como indica comparação

QUESTÃO 2

Todo texto é fruto de um momento que o provoca; nesse sentido, o acontecimento que motivou o aparecimento deste texto foi:

(A) a realização de um debate no Rio de Janeiro. (B) o fim da censura, ainda no regime militar. (C) o desaparecimento da Lei de Imprensa. (D) a existência da censura judicial no país.

(E) o aspecto positivo do país em relação a outros Estados.

QUESTÃO 3

O objetivo básico do texto é:

(A) elogiar a preocupação da ONU com a liberdade de expressão.

(B) debater o fim da censura e seu papel histórico. (C) defender a extinção da chamada censura judicial. (D) fazer um breve histórico da censura no país.

(E) destacar o país como mais democrático que seus vizinhos na América.

QUESTÃO 4

A expressão abaixo que NÃO mostra conotação negativa é: (A) “como entulho herdado da ditadura”

(B) “até ser enviada ao lixo pelo Supremo Tribunal Federal, em 2009”.

(C) “Foram conquistas árduas que custaram sacrifícios...” (D) “perdurou como espasmo do autoritarismo”

(E) “permanente ameaça a jornalistas e veículos de comunicação”.

QUESTÃO 5

“O fim da censura, ainda no regime militar...”; o emprego do vocábulo sublinhado tem a função de:

(A) indicar um tempo visto como distante. (B) criticar a demora na extinção da censura.

(C) mostrar a proximidade temporal do fim da censura. (D) lembrar um período de opressão.

(3)

QUESTÃO 6

“O fim da censura, ainda no regime militar, e a garantia de liberdade de expressão explicitamente inscrita na Constituição de 1988 são marcos fundamentais da redemocratização do país”. Nesse segmento do texto, o adjetivo “inscrita” se refere a:

(A) censura (B) garantia (C) censura e garantia (D) liberdade (E) expressão

QUESTÃO 7

A palavra cujo prefixo tem seu valor semântico indicado de forma inadequada é:

(A) redemocratização / de novo (B) perdurou / através de (C) inaceitáveis / negação (D) bem-vinda / aspecto positivo (E) irrestrito / movimento para dentro

QUESTÃO 8

Segmento do texto em que há o mau emprego de um vocábulo é:

(A) “Neste sentido, é positiva a iniciativa de instituições como ONU, OEA, STF e CNJ de realizar, no Rio, importante debate sob o tema Liberdade de Expressão e Judiciário”.

(B) “É iniciativa bem-vinda para aparar arestas, devolver ao país a plena acepção do direito amplo e irrestrito à informação...”

(C) “... e restabelecer, em definitivo, o princípio constitucional segundo o qual a liberdade de expressão prescinde de regulamentação”.

(D) “O país consagra, portanto, esse princípio inerente ao estado democrático de direito”.

(E) “E, em comparação com outras nações do continente, onde agravos à liberdade de expressão têm sido praticados sistematicamente, o Brasil é um exemplo positivo”.

QUESTÃO 9

Observe o uso do acento grave indicativo da crase nos seguintes segmentos do texto:

I – “custaram sacrifícios à sociedade” II – “direito à livre manifestação” III – “agravos à liberdade de expressão” IV – “direito amplo e irrestrito à informação”

Os casos em que o emprego do acento grave indicam a mesma função sintática são:

(A) I-II-III-IV. (B) I-IV. (C) I-II. (D) II-III-IV. (E) I-III.

QUESTÃO 10

Observe o início do texto:

“O fim da censura, ainda no regime militar, e a garantia de liberdade de expressão explicitamente inscrita na Constituição de 1988 são marcos fundamentais da redemocratização do país. Foram conquistas árduas, que custaram sacrifícios à sociedade. No caso específico do direito à livre manifestação, trata-se de fruto de longo processo, que só se completou bem depois da volta dos militares aos quartéis e da promulgação da Carta...”. O elemento sublinhado é:

(A) um elemento ainda não citado anteriormente. (B) uma retomada de “liberdade de expressão”. (C) uma retomada de “fim da censura”.

(D) uma retomada de “marco de redemocratização do país”. (E) um exemplo de um “sacrifício da sociedade”.

RACIOCÍNIO LÓGICO

QUESTÃO 11

Um campeonato de futebol foi disputado por 16 equipes em turno e returno, de modo que cada time jogou duas vezes com cada um dos demais. Lembrando que, numa partida, o vencedor ganha 3 pontos e o perdedor não ganha ponto e que se a partida termina empatada, cada time ganha um ponto, então se a quantidade total de pontos acumulados por todos os times ao final do campeonato foi igual a 664 então a quantidade de jogos que tiveram um vencedor foi:

(A) menor do que 100. (B) entre 100 e 120. (C) entre 120 e 140. (D) entre 140 e 160. (E) maior do que 160.

(4)

QUESTÃO 12

Numa sala estão reunidas vinte e duas pessoas. Há apenas brasileiros, americanos e franceses na sala. Há mais brasileiros que americanos, menos americanos que franceses e mais brasileiros que franceses. Assim, o número de franceses pode ser no máximo igual a __ e, nesse caso, o número de brasileiros será igual a____. As lacunas ficam corretamente preenchidas respectivamente por: (A) 5 /12 (B) 5 / 9 (C) 6 / 9 (D) 6 / 8 (E) 7 / 9

QUESTÃO 13

No quadro abaixo, em cada linha, o terceiro número foi obtido a partir dos dois primeiros de acordo com uma mesma regra.

8

4

6

25

33

29

23

21

22

16

30

23

19

??

32

Assim, o valor de ?? é: (A) 33 (B) 45 (C) 51 (D) 38 (E) 27

QUESTÃO 14

Avalie se as seguintes afirmativas a respeito de cinco números consecutivos a < b < c < d < e:

I – A média aritmética é igual a c.

II – Se a é um número par, então a soma dos cinco é um número impar.

III – Se c é um número impar, a soma dos cinco é um número impar.

As afirmativas I, II e III são respectivamente: (A) F, V e F.

(B) V, V e V.

QUESTÃO 15

Maurício digitou numa planilha todos os números inteiros desde o 889 até o 1.024. Assim, Maurício digitou a seguinte quantidade de algarismos:

(A) 424 (B) 427 (C) 430 (D) 433 (E) 436

QUESTÃO 16

A negação de “Se o Flamengo perder, então o Vasco é campeão” é:

(A) O Flamengo perde e o Vasco não é campeão. (B) O Flamengo perde e o Vasco é campeão. (C) O Flamengo não perde e o Vasco é campeão. (D) O Flamengo não perde e o Vasco não é campeão. (E) O Vasco não é campeão.

QUESTÃO 17

Observe os dadinhos:

Lembrando que cada face de um dadinho representado um diferente número natural de 1 a 6, então a soma dos números correspondentes às faces NÃO visíveis desses três dadinhos é igual a: (A) 33 (B) 34 (C) 35 (D) 36 (E) 37

(5)

QUESTÃO 18

Numa prova de um certo concurso, um examinador inadvertidamente escreveu as seguintes opções de resposta para uma questão objetiva que pedia ao candidato que avaliasse a veracidade de três afirmativas. (a) a afirmativa i está correta.

(b) a afirmativa II está correta. (c) as afirmativas I e II estão corretas. (d) as afirmativas II e III estão corretas. (e) as afirmativas I, II e III estão corretas.

Se apenas uma das opções está correta então a única resposta possível para a questão é o candidato marcar a letra:

(A) a (B) b (C) c (D) d (E) e

QUESTÃO 19

As negações das frases “Nenhum homem é bom negociante” e “Todos os homens são maus negociantes” são respectivamente:

(A) Pelo menos um homem é bom negociante / Pelo menos um homem é bom negociante.

(B) Todo homem é mau negociante / Todo homem é bom negociante.

(C) Toda mulher é boa negociante / Pelo menos um homem é bom negociante.

(D) Todo homem é mau negociante / Alguma mulher é boa negociante.

(E) Pelo menos um homem é bom negociante / Todo homem é bom negociante.

QUESTÃO 20

João Patriota resolveu fazer uma bandeira com quatro listras horizontais, uma de cada cor, usando verde, amarelo, azul e branco, sem repetir cor. Uma possibilidade é:

O número de possibilidades diferentes de Patriota fazer sua bandeira é igual a:

(A) 12 (B) 16 (C) 20 (D) 24 (E) 36

LEGISLAÇÃO

QUESTÃO 21

A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis. Avalie se o direito à liberdade compreende, entre outros, os seguintes aspectos:

I - ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais.

II - opinião e expressão. III - crença e culto religioso.

IV - brincar, praticar esportes e divertir-se.

V - participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação.

Estão corretos: (A) I, III e V, apenas. (B) II, III, IV e V, apenas. (C) I, II e IV, apenas. (D) I, II, III, IV e V. (E) I, III e IV, apenas.

QUESTÃO 22

Avalie se o ensino deve ser ministrado com base, entre outros, nos seguintes princípios:

I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;

III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.

Estão corretos: (A) I e II, apenas. (B) III e IV, apenas. (C) I, II e IV, apenas. (D) II, III e IV, apenas. (E) I, II, III e IV.

(6)

QUESTÃO 23

Em relação à educação básica, o dever do Estado será efetivado mediante a garantia de educação básica obrigatória e gratuita dos ___ aos ___ anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.

As lacunas ficam corretamente preenchidas respectivamente por:

(A) quatro / dezessete. (B) quatro / dezoito. (C) quatro/ dezesseis. (D) cinco / dezessete. (E) cinco / dezoito.

QUESTÃO 24

Avalie se o dever do Estado com a educação será efetivado ainda mediante a garantia de:

I - progressiva universalização do ensino médio gratuito. II - atendimento educacional especializado aos

portadores de deficiência, preferencialmente na rede particular de ensino.

III - educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até seis anos de idade.

IV - acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um.

Estão corretos: (A) II e III, apenas. (B) I e IV, apenas. (C) I, II e III, apenas. (D) II, III e IV, apenas. (E) I, II, III e IV.

QUESTÃO 25

Avalie se as afirmativas a seguir são falsas(F) ou verdadeiras (V):

I - O acesso ao ensino obrigatório e gratuito não é direito público subjetivo.

II - O não-oferecimento do ensino obrigatório pelo Poder Público, ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente.

III - Compete ao Poder Público recensear os educandos no ensino fundamental, fazer-lhes a chamada e zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola.

As afirmativas I, II e III são respectivamente: (A) V, V e V. (B) V, F e V. (C) F, V e V. (D) F, F e F. (E) V, F e F.

QUESTÃO 26

O ensino será ministrado com base, entre outros, nos seguintes princípios, EXCETO UM, que está ERRADO. Assinale-o.

(A) igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.

(B) liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.

(C) pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. (D) respeito à liberdade e desapreço à tolerância.

(E) coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.

QUESTÃO 27

Em relação à educação básica NÃO é correto afirmar que: (A) é formada pela educação infantil, pelo ensino

fundamental e pelo ensino médio.

(B) tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. (C) pode organizar-se em séries anuais, períodos

semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar. (D) a escola pode reclassificar os alunos, inclusive quando

se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais.

(E) o calendário escolar não deve adequar-se às peculiaridades climáticas e econômicas locais.

(7)

QUESTÃO 28

A carga horária mínima anual nos níveis fundamental e médio, será de ___ horas, distribuídas por um mínimo de ___ dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.

As lacunas ficam corretamente preenchidas respectivamente por:

(A) oitocentas / duzentos. (B) oitocentas / duzentos e vinte. (C) seiscentas / duzentos. (D) seiscentas / cento e oitenta. (E) novecentas / duzentos e vinte.

QUESTÃO 29

Em relação aos currículos, de acordo com a Lei 9394/96, avalie se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V):

I - Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.

II - Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil.

III - O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.

IV - A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica.

As afirmativas I, II, III e IV são respectivamente: (A) F, F, V e V. (B) V, V, V e V. (C) V, F, V e F. (D) F, V, F e F. (E) V, V, F e V.

QUESTÃO 30

O ensino fundamental é obrigatório, tem duração de 9 (nove) anos, é gratuito na escola pública, e inicia-se aos 6 (seis) anos de idade. O ensino fundamental tem por objetivo a formação básica do cidadão mediante os seguintes princípios, EXCETO:

(A) desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.

(B) compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.

(C) desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores. (D) fortalecimento dos vínculos de família e dos laços de

solidariedade humana. (E) estímulo à intolerância.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

QUESTÃO 31

Percebe-se que a prática profissional de Orientador Pedagógico, como intérprete do significado das políticas e práticas pedagógicas, exerce um duplo movimento que deve comprometer-se com os princípios e finalidades da educação. Neste sentido, são conteúdos do trabalho profissional os que concernem à(ao):

(A) avaliação, à gestão, ao planejamento, à política de maneira reflexiva e integrada.

(B) que diz respeito ao âmbito da supervisão que é o planejamento e a avaliação, apenas.

(C) política que norteia a implementação dos recursos econômicos e materiais da escola.

(D) gestão, órgão máximo da escola a quem a Orientação Pedagógica está subordinada e à qual presta contas. (E) política financeira, órgão funcional na qual o

Orientador Pedagógico observa e registra a adimplência e inadimplência.

(8)

QUESTÃO 32

Pela contribuição que o saber tem na formação da consciência crítica dos educandos, as diversas formas de ensinar envolvem:

(A) a consideração de manutenção do gestor como autoridade que determina os caminhos da escola. (B) a perseverança de acreditar que a sociedade deve

ser entendida como classes sociais diferenciadas sem mobilidade.

(C) o reconhecimento de conceitos como ideologia, luta de classes, dominação e cidadania para formar uma sociedade mais igualitária.

(D) o ato e o meio de organizar as atividades para que os educandos apreendam e reproduzam conhecimentos práticos.

(E) a ruptura com os ensinamentos clássicos educativos para aprender a resolver problemas da vida social e contemporânea.

QUESTÃO 33

O Conselho de Classe quando trata de avaliação, deseja dos profissionais um olhar mais detalhado sobre os acontecimentos em sala de aula e no todo da escola. Isso significa indicar que, no caso do Conselho de Classe, cabe ao Orientador Pedagógico levantar a premissa de que: (A) os professores contribuem com a promoção dos

alunos para os anos subsequentes quando há boas notas e comportamento adequado para atingirem as metas do projeto político pedagógico da escola. (B) os alunos são avaliados constantemente de acordo

com o conteúdo que é dado em sala de aula, para que se cumpra a tarefa de terminalidade pré estabelecida para o ano letivo.

(C) a avaliação das notas dos alunos se torne uma preocupação de todos, pois ela é o centro das diretrizes curriculares do processo educacional com fim de mediar a aprovação e reprovação dos discentes.

(D) a avaliação deve ser cotidiana, pois observar, diagnosticar e registrar os saberes contribui no sentido de compreender a partir de um olhar investigativo as metodologias de ensino e as dificuldades para atender aos alunos.

(E) a equipe de professores precisa se articular para dar prioridade para o sistema minucioso de notas parciais e médias finais no processo de avaliação escolar, com vistas a manter os melhores índices das avaliações externas propostas pelo governo estadual.

QUESTÃO 34

Os objetivos traçados nos Parâmetros Curriculares Nacionais indicam que os alunos do Ensino Fundamental devem ser capazes de, EXCETO:

(A) compreender a cidadania como participação, social e política.

(B) posicionar-se de maneira crítica, participativa, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais.

(C) perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente social, político, econômico, ecológico e outros.

(D) saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimento.

(E) questionar a realidade formulando problemas e tratando de resolvê-los de forma utilitária, utilizando somente o pensamento concreto.

QUESTÃO 35

Avalie se são atribuições do Orientador Pedagógico: I. Participar da coordenação, execução e avaliação da

Proposta Pedagógica da escola.

II. Coordenar, acompanhar e avaliar as atividades do processo de ensino e aprendizagem, no âmbito da escola, objetivando a melhoria da prática docente. III. Criar condições de espaço sistemático para estudo

e reflexão das questões inerentes à construção do conhecimento e das teorias da aprendizagem, a fim de subsidiar a prática docente.

IV. Promover a integração do corpo docente entre si, com a equipe diretora e comunidade, em torno dos objetivos da Proposta Pedagógica da escola.

V. Direcionar o corpo docente quanto aos eixos de trabalho e as questões didático pedagógicas, com a finalidade de selecionar e de excluir os profissionais da escola. Estão corretas:

(A) I, II, III e V. (B) II, III, IV e V. (C) I, III, IV e V. (D) II, III, IV e V. (E) I, II, III e IV.

(9)

QUESTÃO 36

Uma das tarefas mais complexas do Orientador Pedagógico é garantir a unidade entre relações: ensino e aprendizagem, ensino e pesquisa, conteúdo e forma, educando e educador, teoria e prática, escola e sociedade, finalidades e objetivos. Dessa forma, pode-se afirmar que o Orientador Pedagógico:

(A) busca a participação e a articulação de todos os alunos, contribuindo para que eles compreendam as relações existentes entre educação e sociedade e assumam crítica e criativamente os problemas a serem enfrentados. (B) procura afiançar que os alunos valorizem a cultura

erudita como verdade absoluta para que ela seja mantida de geração em geração como forma de preservação do saber e do conhecimento escolar. (C) promove experiências educativas para criar possibilidades

concretas de desenvolver a articulação do tempo histórico, das heranças dos sujeitos em um processo sistêmico para manter o status quo da sociedade contemporânea. (D) cumpre um papel social, não apenas buscando a

inserção dos alunos no mercado de trabalho, mas, além disto, formar cidadãos técnicos e obedientes para servir as demandas mercantilistas.

(E) direciona os professores a realizarem os processos educativos como processo de socialização, para que se forme uma rede educativa de transmissão de conhecimento das áreas técnica e humana.

QUESTÃO 37

Avalie se os pilares que sustentam o trabalho de orientar pedagogicamente as ações e operações vinculando-as ao ensino incluem:

I. articular o coletivo da escola, respeitando as especificidades da mesma de modo a possibilitar desenvolvimentos reais de seus processos.

II. formar continuadamente professores de modo que as práticas docentes se coadunam com os objetivos da escola.

III. transformar a realidade, na medida em que questiona as práticas desenvolvidas na escola.

IV. articular normas para organizar a disciplina dos alunos de forma a torná-los capazes de aprender fazendo. V. compor o quadro docente entre as áreas municipais e

estaduais para selecionar profissionais da educação de forma a manter a qualidade do ensino público e privado. Os pilares corretos são:

(A) I, III e IV. (B) I, II e III. (C) II, III e V. (D) III, IV e V. (E) II, III e IV.

QUESTÃO 38

Com a transformação social há um aumento da diversidade das demandas que chegam à escola e exigem encaminhamentos. Essas demandas acabam por atingir o Orientador Pedagógico, visto ser ele um dos responsáveis pela articulação das relações que envolvem os diversos atores escolares. Entre tais demandas encontramos as seguintes, EXCETO:

(A) o aluno que não aprende por diversas razões.

(B) os problemas do entorno, que penetram a escola, tais como, violência e uso de drogas.

(C) as relações professor-aluno permeadas de conflitos. (D) as constantes avaliações externas realizadas pelo

governo para aferir a qualidade do ensino.

(E) a elaboração da Lei de Diretrizes e Bases Nacionais da Educação Nacional.

QUESTÃO 39

À equipe pedagógica, inclusive o Orientador Pedagógico, vale ponderar que as metas educacionais a serem desenvolvidas e avaliadas no processo de aprendizagem dos alunos devem:

(A) constituir uma formação de um coletivo educacional de interesse das classes dominantes.

(B) manter a passividade dos alunos para buscar o conformismo, tendo como perspectiva a disciplina do corpo e da mente.

(C) elaborar estudos que forneçam soluções prontas para que sejam enfrentados os problemas da violência escolar. (D) abranger atitudes de participação, respeito e

responsabilidade; construção de conhecimento e uma formação de cidadania.

(E) caminhar para tornar restrita a liberdade, permitindo a dominação e a exploração dos mais fracos em detrimento dos mais fortes.

QUESTÃO 40

Como prática educativa, o Orientador Pedagógico, independente de formação específica em uma habilitação no curso de Pedagogia, em cursos de pós-graduação, ou como um conjunto de conteúdos desenvolvidos no curso de Pedagogia, constitui-se num trabalho profissional que tem o compromisso de:

(A) acompanhar o papel do gestor escolar em suas instâncias administrativas e de poder.

(B) garantir os princípios de liberdade e solidariedade humana, no pleno desenvolvimento do educando. (C) ser mais um especialista como coordenador dentro

da unidade escolar.

(D) treinar os professores para o preparo da cidadania, levando-os ao cumprimento severo do Projeto Pedagógico da escola.

(E) especificar, predominantemente, quais conteúdos serão desenvolvidos para a educação inclusiva.

(10)

Referências

Documentos relacionados

As calorias queimadas são calculadas com base nos passos registrados e nos dados individuais, como idade, sexo, altura e peso.. Quando o uma atividade de fitness é monitorada com

2º - Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e EJA devem ter base nacional comum, a ser complementada, por uma parte diversificada, exigida pelas

pagamento pela CONTRATADA, à época, de quaisquer encargos incidentes sobre o objeto deste contrato, assistir-lhe-á o direito de reter qualquer pagamento devido

11 - “Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada

JESSIKA DE JESUS ALVES BEJA - No.. JESSIKA DE JESUS ALVES BEJA

( ) Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental, do ensino médio e do ensino superior devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino

( ) Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental, do ensino médio e do ensino superior devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino

• Uma ação política e pública baseada em princípios administrativos e orçamentários voltados para a melhoria da qualidade de vida da população consubstanciada em