• Nenhum resultado encontrado

REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO Nº, DE 2012 (Do Sr. Augusto Coutinho)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO Nº, DE 2012 (Do Sr. Augusto Coutinho)"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

CAMARA DOS DEPUTADOS

REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO Nº , DE 2012 (Do Sr. Augusto Coutinho)

Solicita informações ao Excelentíssimo Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Sr. Marco Antônio Raupp, sobre a implantação de projetos de acesso à internet, por meio de banda larga gratuita, realizados por Estados e Municípios em parceria com este Ministério.

Sr. Presidente,

Com fundamento no art. 50 do § 2º da Constituição Federal de 1988 e no inciso I do artigo 115 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, solicito a Vossa Excelência que seja encaminhado ao Excelentíssimo Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Sr. Marco Antônio Raupp, o seguinte requerimento de informação, sobre implantação de projetos de acesso à internet, por meio de banda larga gratuita, realizados por Estados e Municípios em parceria com este Ministério, especialmente no que toca:

1. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação celebrou convênios com diversos Estados e Municípios com o objetivo de implantar internet banda larga gratuita, possibilitando acesso amplo aos moradores e visitantes das regiões. Sobre esse assunto, pede-se:

a. Quais entes federativos possuem convênios firmados com Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para implantação de internet banda larga gratuita?

b. Nome, Razão Social, CNPJ e quaisquer outros documentos que identifiquem o vencedor dos certames;

(2)

CAMARA DOS DEPUTADOS

c. Cronograma de implantação desses projetos. No caso de o projeto estar em curso solicita-se a data para o seu término.

d. Cópias de documentos, tabelas, dados e relatórios dos recursos públicos federais já repassados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para os entes federativos beneficiados, bem como o montante total a ser repassado a esta espécie de projeto.

2. Nessa esteira, reportagem exibida em 25 de março de 2012, pelo programa “Fantástico” da Rede Globo, noticiou possíveis irregularidades na licitação que tinha como objeto a implantação de internet na cidade de João Pessoa-PB. O programa “Jampa Digital” – que promete acesso à internet sem fio, por meio de banda larga gratuita -, segundo a reportagem, conta com a Parceria do Governo Federal, que por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) repassou para Prefeitura de João Pessoa R$ 4.756.000,00 (quatro milhões setecentos e cinquenta e seis mil reais). Solicita-se, assim, cópia do convênio firmado entre este Ministério e a prefeitura de João Pessoa no tocante ao Projeto “Jampa Digital”.

3. Em relação ao citado convênio pede-se especial ênfase no esclarecimento do seguinte:

a. Qual o montante total que será repassado para Prefeitura de João Pessoa para implantação do programa “Jampa Digital”? Qual o valor já recebido pela Prefeitura de João Pessoa?

b. Como se está procedendo a fiscalização da aplicação dos recursos já transferidos? Solicita-se o envio de cópias de todos os documentos, dados e tabelas que demonstram essa fiscalização.

4. Ainda em relação ao que foi veiculado pela reportagem do programa “Fantástico”, durante trinta dias, em diversos horários, o repórter não

(3)

CAMARA DOS DEPUTADOS

b. O Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação tinha conhecimento desse fato? Caso afirmativo, quais as medidas que foram tomadas para sanar esse problema? Se negativa a resposta, não seria competência desse Ministério acompanhar e exigir o bom funcionamento do programa, vez que há emprego de recursos federais?

5. A Prefeitura de João Pessoa apresentou um Plano de Trabalho ao MCTI? Houve aditamento do referido plano? Se positivo, quais os motivos que levaram a esse aditamento? Pede-se cópias do Plano de Trabalho e de eventuais aditamentos.

6. O certame licitatório que tinha por objeto a implantação do projeto “Jampa Digital” foi vencido pela empresa Ideia Digital Sistemas, Consultoria e Comércio Ltda, com sede no Estado da Bahia. Em relação à referida empresa, pergunta-se:

a. Quais os critérios que levaram a contratação da empresa Ideia Digital? b. Há participação da empresa em outros convênios firmados entre este

Ministério e outros entes federativos? Se afirmativo, pede-se cópia de todos os convênios firmados.

Quaisquer documentos, se houver, que sejam remetidos com a chancela de “sigilosos” terão exibição restrita apenas a este requerente, aplicando-se o disposto no art. 98, § 5º, do RICD.

(4)

CAMARA DOS DEPUTADOS

J U S T I F I C A T I V A

A população brasileira vem se deparando cada vez mais com notícias que denunciam indícios de irregularidades em licitações, como superfaturamento, pagamento de propina e inobservância aos princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Nesse sentido, convênios firmados entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e diversos Governos Estaduais e Prefeituras, que envolvem licitações vencidas por empresas que atuam na implantação de serviços de acesso à internet banda larga, devem ser fiscalizados.

O presente requerimento não pretende acusar as empresas competentes e idôneas, mas objetiva conhecer a real situação das licitações firmadas entre o Poder Público Federal, analisando possíveis ilegalidades e rechaçando, desde já, quaisquer indícios de irregularidades.

Reportagem do programa “Fantástico” da Rede Globo, exibido em 25 de março de 2012, mostrou que o projeto “Jampa Digital” implantado por meio de convênio milionário firmado entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e a Prefeitura de João Pessoa-PB, anunciado no início de 2010 e que tinha como objetivo oferecer internet sem fio gratuita à população desse Estado, não está funcionando.

Além desse fato, a reportagem mostrou o representante da empresa vencedora da licitação, que tinha como objeto a implantação do “Jampa Digital”, explicando ao repórter disfarçado de gestor público de uma prefeitura, como se fraudar uma licitação pública.

Ressalte-se que essa mesma empresa, Ideia Digital Sistemas, Consultoria e Comércio Ltda, venceu outra licitação milionária no Estado de Pernambuco com o objetivo de

(5)

CAMARA DOS DEPUTADOS

Diante da aplicação de recursos públicos federais no projeto “Jampa Digital” e em outros programas que possuem o mesmo objeto, encaminho o presente requerimento de informação aguardando os devidos esclarecimentos dos fatos, vez que o Congresso Nacional, segundo o art. 49, inciso X da Constituição Federal é o órgão responsável por “fiscalizar e controlar, diretamente, ou por qualquer de suas Casas, os atos do Poder Executivo, incluídos os da administração indireta”.

Sala das Sessões, em de março de 2012.

Deputado Augusto Coutinho Democratas/PE

Referências

Documentos relacionados

As questões acima foram a motivação para o desenvolvimento deste artigo, orientar o desenvol- vedor sobre o impacto que as cores podem causar no layout do aplicativo,

Constata - se, portanto, que, tanto o PNBE, quanto o PNLL colocam o desenvolvimento da competência leitora e a formação de leitores em destaque, seja por meio do acesso

Vale ressaltar que, para direcionar os trabalhos da Coordenação Estadual do Projeto, é imprescindível que a mesma elabore seu Planejamento Estratégico, pois para Mintzberg (2006,

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

Art. O currículo nas Escolas Municipais em Tempo Integral, respeitadas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política de Ensino da Rede, compreenderá

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

Para avaliação do estado imunológico da população em estudo, foram colhidas amostras de soro sanguíneo de 133 aves e submetidas a provas sorológicas como a Reação

Janaína Oliveira, que esteve presente em Ouagadougou nas últimas três edições do FESPACO (2011, 2013, 2015) e participou de todos os fóruns de debate promovidos