• Nenhum resultado encontrado

Ações de Saúde e Segurança Junto as Comunidades - Uso Seguro e Eficiente da Energia Elétrica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ações de Saúde e Segurança Junto as Comunidades - Uso Seguro e Eficiente da Energia Elétrica"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Apoio Fidelidade:

Ações de Saúde e Segurança Junto as Comunidades -

Uso Seguro e Eficiente da Energia Elétrica

Autores

Eudes Augusto Lins de Oliveira

Hugo Leonardo Vidal de Souza Araújo Roberto de Vasconcelos Moura Sérgio Melo de Oliveira Moreira

(2)

Apoio Fidelidade:

RESUMO

As ações educacionais em comunidades buscam sensibilizar nos aspectos preventivos e educativos o uso seguro e eficiente da energia elétrica. Para tanto a Celpe vem desenvolvendo ao passar dos anos várias ações com este foco nas comunidades, empresas privadas e órgãos públicos através do Departamento de Saúde e Segurança em parceria com as áreas produtivas da CELPE em todo Estado de Pernambuco, no intuito de garantir a prevenção de acidentes com origem elétrica. Como resultado dessas práticas educativas, foi identificado uma redução nos acidentes com as comunidades no ano de 2012 em relação ao ano de 2011.

(3)

Apoio Fidelidade:

INTRODUÇÃO

Dentro do setor elétrico nacional, a CELPE procura cada vez mais resultados sustentáveis onde, no negócio de distribuição de energia elétrica, a valorização da vida e o cumprimento da legislação associada aos requisitos de saúde, segurança operacional e qualidade de vida, que são fundamentais para a garantia da integridade física da força de trabalho, comunidades e a conseqüente qualidade dos serviços prestados à sociedade.

Segundo Damaceno, (2007) apud ASHLEY, (2002), “a responsabilidade social é o compromisso que uma organização assume com a sociedade, expressado por meio de atos e atitudes que a afetem positivamente, de um amplo modo, ou a uma comunidade, de modo específico, agindo proativamente e coerentemente no que tange verdadeiramente a seu papel específico na sociedade e a sua prestação de contas para com ela”. Nesse sentido a organização assume responsabilidades de caráter moral, além das estabelecidas em lei, mesmo que não diretamente vinculada as suas atividades, mas que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável da população.

Observando dentro do horizonte legal, o contrato concessão da Celpe, regulado pela ANEEL estabelece que a concessionária obriga-se a adotar na prestação do serviço público de distribuição de energia elétrica, tecnologia adequada e a empregar materiais equipamentos, instalações e métodos operativos que, atendidas as normas técnicas brasileiras, garantam níveis de regularidade, continuidade, eficiência, SEGURANÇA, atualidade, generalidade, cortesia no atendimento e modicidade das tarifas. (ANEEL, 2000)

A atuação socialmente responsável é fruto de uma compreensão, por todos da organização, de que as ações da empresa devem necessariamente trazer benefícios para a sociedade, propiciar a realização profissional dos seus empregados e promover

(4)

Apoio Fidelidade:

benefícios para os parceiros e para o meio ambiente, além de trazer retorno aos seus investidores (BUENO; SEO, 2009 apud ALLEDI; QUELHAS, 2003)

Para garantir cumprimento legal e a superação dos desafios, a alta administração da CELPE entende que a Gestão de Saúde, Segurança Operacional (força de trabalho e comunidade) é estratégica para o negócio, estando presente nos seus instrumentos e cadeia produtiva.

No cenário atual, os acidentes com comunidades, envolvendo ativos das Distribuidoras Brasileiras, vêm se tornando um grande paradoxo no Setor Elétrico. Enquanto os acidentes envolvendo toda força de trabalho dessas organizações caem anualmente, fruto de investimentos na área, de um forte gerenciamento de riscos e de procedimentos e ações de controle, além de uma sólida legislação, os acidentes de origem elétrica com comunidades continuam elevados. Segundo a Abradee (Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica), em 2010 foram 817 eventos, sendo 304 fatais, 188 lesões graves e 324 lesões leves. Já em 2011, o Setor Elétrico registrou 856 acidentes com comunidades, com 351 mortes (Fonte: www.abradee.org.br/semanaseguranca).

Tais números são influenciados por uma cultura nacional que ainda permite atos ilegais como: furto de energia, construções irregulares próximas às redes de distribuição e manejo de objetos metálicos próximos aos circuitos elétricos.

A energia elétrica é um produto essencial, quando utilizado corretamente oferece conforto e desenvolvimento da sociedade. No entanto, sem os devidos cuidados pode provocar acidentes com graves conseqüências, inclusive, fatais. Para garantia da prevenção de tais acidentes, a Companhia Energética de Pernambuco (CELPE) promove diversas ações para sensibilizar da população sobre o Uso Seguro da Eficiente da Energia Elétrica.

A cultura da segurança compreende um universo bastante complexo, que tem como base de sustentação a sensibilização do indivíduo através de ações educativas e

(5)

Apoio Fidelidade:

repetitivas. Baseado nisso, busca-se garantir junto às comunidades o uso seguro e eficiente da energia elétrica com práticas que a CELPE vem consolidando nas campanhas sistemáticas, através do Departamento de Saúde e Segurança e em parcerias com as demais áreas da Empresa, além das ações integradas com outras instituições públicas e privadas.

Para que tais práticas se consolidem, as ações têm a participação dos líderes e da força de trabalho operacional, considerando a expertise profissional de cada um ao tema a ser abordado. Todos recebem orientações para atender a essa temática junto às comunidades no intuito de sensibilizar no sentindo mais amplo da importância do uso seguro e eficiente da energia elétrica.

(6)

Apoio Fidelidade:

DESENVOLVIMENTO

Considera-se que as boas práticas no âmbito da saúde se segurança, quando aplicadas de forma lúdica e educativa, produz a internalização de uma cultura homogênea e preventiva junto às comunidades. Trazendo com isso, uma percepção natural no uso seguro e eficiente da energia elétrica. Tais práticas vêm se consagrando na cadeia produtiva da Celpe nos últimos anos através de ações estabelecidas e programadas nas agendas de trabalho das unidades operacionais, de SST e das Comissões Internas de Prevenção a Acidentes (CIPA). Dentro desse contexto descreveremos as principais ações de SST junto às comunidades:

AÇÃO 1: Centro de atendimentos - O processo de sensibilização está internalizado dentro das agências de atendimento da CELPE, onde os agentes de atendimento, orientam cliente/comunidade sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica em seu cotidiano com a disponibilização de material educativo impresso (Energia Segura). Figuras 01 e 02

Figura 01 – Frente - Folder informativo sobre energia segura, utilizado nas ações educativas junto às comunidades. (Fonte: Arquivo CELPE, 2012)

Figura 02 – Verso - Folder informativo sobre energia segura, utilizado nas ações educativas junto às comunidades. (Fonte: Arquivo CELPE, 2012)

(7)

Apoio Fidelidade:

AÇÃO 2: Ações educativas em comunidades que residem no entorno de subestações, através de orientações e entregar folder sobre os riscos elétricos comunidades próximas as SE. A ação traz orientações lúdicas sobre os riscos e a importância do ativo para o desenvolvimento social, figuras 3, 4 e 5.

Figura 05 – Publicação coorporativa sobre ação educativa na comunidade que reside próximo a subestação, através de orientações e entregas de folder. Fonte: Arquivo CELPE, 2012) Figura 03 – Frente - Folder informativo sobre os riscos

elétricos em subestações, utilizado nas ações educativas junto às comunidades. Fonte: Arquivo CELPE, 2012)

Figura 04 – Verso - Folder informativo sobre os riscos elétricos em subestações, utilizado nas ações educativas junto às comunidades. Fonte: Arquivo CELPE, 2012)

(8)

Apoio Fidelidade:

AÇÃO 3: Escolas - Palestras sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica em diversas escolas do Estado, com o envolvimento de alunos, professores e familiares. As orientações são trabalhadas o mais próximo da realidade do cotidiano do público, trazendo com essa sistemática o entendimento e a assimilação do tema a ser estabelecido no dia a dia. Figuras 06 e 07.

AÇÃO 4: Promoção de Seminários sobre instalações elétricas e uso seguro eficiente de energia, através de parcerias com entidades do setor (Ex: Projeto Casa Segura e Encontro de Eletricistas – Projeto Abracopel). Para essa programação utiliza-se uma maquete de uma casa, onde é simulado o consumo de alguns equipamentos domiciliares e os riscos de sobrecargas nas instalações internas. Trazendo com essa abordagem uma maior percepção para o público sobre os aspectos eficiente e seguro do produto energia em seu cotidiano. Figuras 08 e 09.

Figura 06 - Palestra Educativa em escola para uso

seguro e eficiente da energia elétrica (Fonte: Arquivo CELPE, 2012)

Figura 07 - Palestra Educativa em escola para uso seguro e

(9)

Apoio Fidelidade:

AÇÃO 5: Semana Nacional de Segurança com Energia Elétrica. Essa ação é realizada junto às comunidades em parceria com a Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), que tem como intuito atingir centros urbanos (Locais de concentração popular, como praças e parques), chegando a atende aproximadamente 3000 pessoas com orientações para o uso segura e eficiente da energia elétrica. Figuras 10, 11, 12 e 13

Figura 08 - Palestra Educativa com orientações e

demonstração práticas para uso seguro e eficiente energia elétrica (Fonte: Arquivo CELPE, 2012)

Figura 09 - Palestra Educativa com orientações e

demonstração práticas para uso seguro e eficiente energia elétrica (Fonte: Arquivo CELPE, 2012)

Figura 10 – Evento – Semana de Segurança Celpe em comunidade – Centro da

Cidade de Caruaru – Tema: Uso eficiente e seguro da energia elétrica (Fonte: Arquivo CELPE, 2012)

(10)

Apoio Fidelidade:

AÇÃO 6: SIPATMA (Semanas Interna de Prevenção de Acidentes e Meio Ambiente), Dentro do rol das atividades preventiva com a força de trabalho, são estabelecidas programações para comunidades, em comércios, feiras livres,

Figura 12 - Palestra lúdica com apresentação de teatro

em parques para uso eficiente e seguro da energia elétrica (Fonte: Arquivo CELPE, 2012)

Figura 13 - Palestra lúdica com apresentação de teatro

em parques para uso eficiente e seguro da energia elétrica (Fonte: Arquivo CELPE, 2012)

Figura 11 – Material informativo e cartilhas educativas utilizados nas campanhas

(11)

Apoio Fidelidade:

vizinhança de subestações e órgão públicos abordando o tema uso seguro e eficiente da energia elétrica.

AÇÃO 7: Divulgação em meios de comunicação através de vídeo institucional, spots de rádio e publicação de mensagens no site referente ao uso seguro e eficiente da energia elétrica. A veiculação em meios de comunicação ampliar o alcance dos aspectos de sensibilização junto às comunidades sobre temática. As ações vêm chamando a atenção dos veículos de comunicação estadual pela forma e amplitude a quais as ações nas comunidades vêm sendo realizadas em todo estado de Pernambuco. Figura 16.

Figura 14 - Panfletagem educativa em comunidade

para uso seguro da energia elétrica (Fonte: Arquivo CELPE, 2012)

Figura 15 - Panfletagem educativa em evento para uso

seguro da energia elétrica (Fonte: Arquivo CELPE, 2012)

Figura 16 – Publicação das ações de segurança em meios de comunicação de notória circulação no estado. Fonte:

(12)

Apoio Fidelidade:

CONCLUSÕES

Percebe-se que a ações educativas realizadas nas comunidades nas diversas programações e em locas diferentes do estado, com intuito de sensibilizar no cunho preventivo quanto aos aspectos do uso seguro e eficiente da energia elétrica, no ano 2012, refletiu numa importante redução acidentaria. Onde foi verificada uma redução da ordem de 28% do número de evento de origem elétrica nas comunidades em comparado com o ano de 2011. Conforme Figura 17

(13)

Apoio Fidelidade:

Reconhecimento do poder público

Evidenciamos, conforme figura 18, que o Governo do Estado de Pernambuco, através da sua Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, reconhece e destaca a CELPE como empresa parceira do empreendedorismo na educação de jovens de diversas comunidades, através de palestras do Uso Seguro da e eficiente da Energia Elétrica, informação fundamental para a prevenção de acidentes elétricos com a população em geral.

Figura 18 – Carta da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Governo do estado de Pernambuco. (Fonte: arquivo Celpe, 2012)

(14)

Apoio Fidelidade:

Considerações Finais

A CELPE possui processos produtivos que imprimem a presença de riscos ambientais, em especial de natureza elétrica, o que implica na existência de uma forte Gestão de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida. Exigindo que seus principais serviços sejam dotados de qualidade e de ambientes cada vez mais livres de acidentes (força de trabalho e comunidades). Para manter tais resultados se faz necessário uma rigorosa sistemática educativa permanente em toda sua cadeia produtiva, inclusive o cliente final.

Para que as ações implantadas se consolidem e multipliquem é necessário um monitoramento continuo e o desenvolvimento de novas campanhas e ações nas comunidades. Diante dos rápidos avanços econômicos e da necessidade de maior controle nos aspectos preventivo, faz-se necessário, durante o planejamento a elaboração de uma pauta com critérios bem definidos para garantir que os profissionais envolvidos nas ações tenham total eficiência nas ações realizadas.

Todos esses aspectos técnicos são de fundamental importância para que as ações nas comunidades se estabeleçam de forma eficiente. A experiência tida nesse trabalho nos leva a refletir sobre o grande desafio que temos em estabelecer mecanismos de sensibilização de forma sistemática e incorporada dentro de uma rotina natural do processo.

Para garantir a superação desses desafios, a alta administração da CELPE entende que a Gestão de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida é estratégica para o negócio da Empresa. Tal constatação vem ratificar a eficácia e eficiência das ações preventivas no âmbito de saúde e segurança nas práticas preventivas junto as comunidades.

(15)

Apoio Fidelidade:

REFERÊNCIAS

ANEEL, Contrato de Concessão nº 26, 2000

BUENO, Patrícia Gonçalves Bueno; SEO, Emília PSatoshi Miyamaru. Responsabilidade Social Corporativa sua Relação com o Público Interno. INTERFACEHS. Artigo, 2009

DAMASCENO, Damião Jardelson. A Responsabilidade Social Exercida pela Empresa Enerpeixe no Município de Peixe-to com a Construção da Usina Hidrelétrica Peixe Angical. Trabalho de Conclusão de Curso, 2007

Referências

Documentos relacionados

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

Um teste utilizando observa¸c˜ oes de fra¸c˜ ao de massa do g´ as de aglomerados de ga- l´ axias e SNe Ia foi proposto por Gon¸calves, Holanda e Alcaniz (2012)[ 41 ]. Eles

E poderá ter os seguintes benefícios indiretos: obtenção de informações a respeito da aplicabilidade de um instrumento que avalia o nível de felicidade das

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

Cânticos TEMPO COMUM 4 Cântico Salmo: 42 (41) Leitura: Romanos 8,31-39 ou Marcos 2,13-17 Cântico Silêncio Oração de Louvor. - Jesus, manso e humilde de cora- ção, tu visitas todo

Tanto em sua paisagem física como em sua paisagem humana, o Mediterrâneo encruzilhada, o Mediterrâneo heteróclito apresenta-se em nossas lembranças como uma imagem coerente, como

Desta forma, existem benefícios para os clientes que possuem melhores controles internos, como, agilidade na elaboração dos demonstrativos contábeis e até mesmo