• Nenhum resultado encontrado

AVISOS AOS NAVEGANTES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AVISOS AOS NAVEGANTES"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

DH22 ISSN 1679-4281

1

2008

NENHUM AVISO

DIRETORIA DE HIDROGRAFIA E NAVEGAÇÃO

CENTRO DE HIDROGRAFIA DA MARINHA Rua Barão de Jaceguay s/nº - Ponta da Armação

24048-900 - Niterói, RJ, Brasil Tel/Fax: 0XX21-2189-3210 / 2620-0073

Internet: http://www.mar.mil.br/dhn 31 DE JANEIRO

AVISOS AOS NAVEGANTES

HIDROVIA PARAGUAI-PARANÁ

DE ASSUNÇÃO A CÁCERES

E

CANAL TAMENGO

PUBLICAÇÃO MENSAL ELABORADA PELO

CENTRO DE HIDROGRAFIA DA MARINHA

(VENDA PROIBIDA)

S U M Á R I O

I - INFORMAÇÕES GERAIS II - AVISOS-RÁDIO NÁUTICOS

III - CORREÇÕES ÀS CARTAS NÁUTICAS IV - CORREÇÕES ÀS PUBLICAÇÕES NÁUTICAS IV.1 - LISTA DE SINAIS

IV.2 - ROTEIRO

IV.3 - OUTRAS PUBLICAÇÕES

V - AVISOS PERMANENTES ESPECIAIS VI - NOTÍCIAS DIVERSAS

(2)

da Marinha (CHM), sob delegação da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), com o propósito principal de fornecer aos navegantes e usuários em geral, informações destinadas à atualização das cartas e publicações náuticas brasileiras da hidrovia, em cumprimento à Regra V/9 da SOLAS. Adicionalmente, são apresentados alguns dos Avisos-rádio Náuticos em vigor, bem como outras informações gerais importantes aos navegantes. O Folheto compreende as seguintes seções:

1 – ESTRUTURA DO FOLHETO

Seção I – Informações Gerais: descreve a estrutura do Folheto, apresenta informações sobre a classificação, definição, numeração dos Avisos, a divulgação do Folheto de Avisos aos Navegantes e das Informações de Segurança Marítima, bem como recomendações e advertências relevantes aos navegantes.

Seção II – Avisos-Rádio Náuticos: apresenta os Avisos-Rádio Náuticos que, na data de edição do Folheto, estão em vigor.

Não constam do Folheto, os Avisos-rádio Náuticos relativos a interdição de área fluvial, realização de reboques, ocorrência de derrelitos, regatas, movimentação de navios engajados em levantamentos fluviais e outros eventos de curta duração e Avisos SAR (busca e salvamento). Tais avisos-rádios são divulgados via rádio e podem ser solicitados ao Serviço de Sinalização Náutica do Oeste, situado à rua 14 de Março S/Nº - Centro - Ladário - Mato Grosso do Sul - 79370-000 Telefone: (67) 3234-1061.

Seção III – Correções às Cartas Náuticas: apresenta os Avisos Temporários, Preliminares e Permanentes, com vistas à atualização das cartas náuticas.

Os Avisos Temporários, Preliminares e Permanentes são sempre apresentados em inteiro teor.

Seção IV – Correções às Publicações Náuticas: apresenta as informações destinadas à correção da Lista de Sinais, Roteiro da Hidrovia e outras publicações náuticas, por meio das subseções IV.1, IV.2 e IV.3, respectivamente.

Seção V – Avisos Permanentes Especiais: apresenta os Avisos Permanentes Especiais que entraram em vigor no mês. Anualmente no Folheto nº 1 são publicados todos os Avisos Permanentes Especiais em vigor.

Seção VI – Notícias Diversas : apresenta informações sobre a produção de cartas e publicações náuticas, notas aos usuários e a relação dos agentes e postos de vendas de cartas e publicações.

2 – CLASSIFICAÇÕES E DEFINIÇÕES DOS AVISOS

Em função do propósito a que se destinam, os Avisos são classificados como Avisos-rádio Náuticos, Avisos Temporários (T), Avisos Preliminares (P), Avisos Permanentes e Avisos Permanentes Especiais (APE).

a - Avisos-rádio Náuticos – os Avisos-rádio da hidrovia enquadram-se no conceito de “Avisos Locais”, posto que fornecem informações de interesse restrito à navegação praticada na hidrovia. Destinam-se a prover informações urgentes de interesse à navegação segura. Devido à urgência que se deseja com que cheguem aos navegantes, têm como método de disseminação principal as transmissões via rádio.

b - Avisos Temporários, Preliminares e Permanentes - destinam-se a prover informações de correções para as cartas náuticas. b.1 - Avisos Temporários – provêem informações de correções de caráter transitório. As correções decorrentes destes avisos devem ser feitas a lápis.

b.2 - Avisos Preliminares – antecipam informações de correções, que, posteriormente, serão objeto de Avisos Permanentes. As correções decorrentes destes avisos devem ser feitas a lápis.

b.3 - Avisos Permanentes – provêem informações de correções definitivas. As correções decorrentes destes avisos devem ser feitas a caneta ou por inserção de reproduções de trechos, notas e quadros, conforme o caso. Após a realização da correção, o campo de "Pequenas Correções" (canto inferior esquerdo da carta) deve ser preenchido com o número do Aviso Permanente correspondente. c - Avisos Permanentes Especiais – embora não impliquem em correções às cartas náuticas, destinam-se a prover informações gerais de caráter permanente, importantes aos navegantes.

3 – NUMERAÇÃO DOS AVISOS DA HIDROVIA

Os Avisos-rádio Náuticos são identificados pela sigla HI seguida de numeração seqüencial única de quatro dígitos.

Os Avisos Temporários, Preliminares e Permanentes são identificados pela sigla HI seguida de numeração seqüencial anual única (a partir de 1), da letra indicativa do tipo de aviso (no caso dos avisos Temporários e Preliminares), e do ano de entrada em vigor. Exemplos: HI 2 (T)/01(Aviso Temporário, do ano de 2001)

HI 3(P)/02 (Aviso Preliminar, do ano de 2002 )

Os Avisos Permanentes Especiais são identificados pela sigla “APE-HI” seguida de numeração seqüencial anual (a partir de 1) e do ano de entrada em vigor do aviso.

(3)

SEÇÃO I (Cont.)

4 – DIVULGAÇÃO DO FOLHETO DE AVISOS AOS NAVEGANTES

As informações sobre a Hidrovia Paraguai-Paraná são, exclusivamente, divulgadas por meio do Folheto de “Avisos aos Navegantes (Hidrovia Paraguai-Paraná)”, de periodicidade mensal, disponível para distribuição gratuita na Capitania Fluvial do Pantanal, rua Delamare nº 806 - Corumbá - MS; na Agência Fluvial de Cáceres, rua Professor Rizzo nº 1, Centro, Cáceres, MT; na Agência Fluvial de Porto Murtinho, rua Cel. Pedro Celestino nº 1011, Porto Murtinho, MS, no Serviço de Sinalização Náutica do Oeste -SSN-6, rua 14 de Março s/nº, Ladário, MS e na INTERNET, no endereço “http://www.ssn-6.mar.mil.br”.

5 – DIVULGAÇÃO DE AVISOS-RÁDIO NÁUTICOS E SAR

Os Avisos-rádio Náuticos e SAR são, normalmente, divulgados em apenas 3 transmissões consecutivas via rádio (HF), mesmo que permaneçam em vigor após isto (alguns avisos, contudo, por tratarem de eventos que representem grande risco à navegação, como novos perigos e alterações críticas de balizamento, são divulgados diariamente até serem cancelados). Caso ainda continuem em vigor após decorridas 6 semanas, passam a constar apenas do Folheto de Avisos aos Navegantes da Hidrovia, deixando, definitivamente, de serem divulgados via rádio.

Os navegantes que necessitarem receber quaisquer Avisos-rádio Náuticos ou SAR fora dos horários normais de transmissão devem solicitar suas irradiações à Estação Rádio da Marinha do Rio de Janeiro, constante do Apêndice V-2 da publicação “Lista de Auxílios-Rádio”. As freqüências de chamada serão as mesmas utilizadas para recepção dos Avisos-rádio Náuticos, conforme a tabela abaixo:

TRANSMISSÕES VIA RÁDIO (FAIXA DE HF) – ESTAÇÃO RÁDIO MARINHA DO RIO DE JANEIRO SERVIÇO HORÁRIOS (DIÁRIO) CANAIS (*) FREQÜÊNCIAS CONTEÚDO 0400-0445Z RI 1430-1530Z RD AVISOS-RÁDIO NÁUTICOS E SAR 2130-2215Z RI 4.266,0 Khz (a pedido do navegante) 6.448,0 KHz 8.580,0 KHz 12.709,0 KHz 16.974,0 KHz Avisos-rádio Locais (Português), exceto aqueles que já constam nos Folhetos de Avisos aos Navegantes

6 – RECOMENDAÇÕES E ADVERTÊNCIAS

a) Alguns Avisos-rádio Náuticos podem decorrer de informações incompletas, imprecisas, ou mesmo não confirmadas, devendo os navegantes levar isto em conta quando decidirem o grau de confiança que atribuirão à informação divulgada.

b) Os Avisos Temporários serão automaticamente cancelados a partir da data de término especificada em seus textos. c) Publicações Náuticas

Para navegação nas águas da hidrovia sob jurisdição brasileira, recomenda-se o uso exclusivo das publicações náuticas editadas pela Marinha do Brasil, ou por ela homologadas, a serem mantidas atualizadas e disponíveis para uso a bordo.

Para a atualização das publicações, os navegantes devem acompanhar, sistematicamente, as correções e informações disponibilizadas nas Seções IV e VI do Folheto de Avisos aos Navegantes da Hidrovia Paraguai-Paraná. As seguintes publicações devem ser utilizadas em complemento às cartas náuticas:

Lista de Sinais (Hidrovia Paraguai-Paraná – Parte II) – destinam-se a fornecer informações detalhadas sobre os sinais luminosos (faróis, faroletes e bóias luminosas) e cegos (bóias cegas e balizas).

Roteiro (Hidrovia Paraguai-Paraná – Parte II) – destinam-se a fornecer informações gerais de interesse à navegação, tais como descrições da costa, informações sobre demanda dos portos e fundeadouros, perigos, profundidades em barras e canais, informações meteorológicas, recursos de portos, estações de sinais visuais de toda natureza. É enfaticamente recomendada a leitura do Capítulo 1 (INFORMAÇÕES GERAIS) do Roteiro.

Carta 12000 (INT 1) (editada pela DHN) – destina-se a descrever os símbolos e as abreviaturas utilizadas nas cartas náuticas.

Regulamento Internacional para Evitar Abalroamentos no Mar – RIPEAM 72 (Editada pela DPC) – destina-se a normatizar os sinais sonoros e visuais, a serem exibidos pelas embarcações, bem como as diversas regras de governo a serem adotadas pelos navegantes.

d) Cartas Náuticas

Para navegação nas águas da hidrovia sob jurisdição brasileira, recomenda-se o uso exclusivo das cartas náuticas e croquis de navegação editados pela DHN ou por ela homologados, a serem mantidas atualizadas e disponíveis para uso a bordo.

Para a atualização das cartas náuticas e croquis de navegação, os navegantes devem acompanhar, sistematicamente, as correções e informações disponibilizadas nas Seções III e VI do Folheto de Avisos aos Navegantes (Hidrovia Paraguai-Paraná).

As coordenadas para inserção de “Notas” e “Quadros” referem-se ao canto inferior esquerdo da nota ou do quadro, conforme o exemplo gráfico abaixo.

Posição de inserção

NOTA DE PRECAUÇÃO

(4)

face disto, quando da mudança de carta, recomenda-se que a plotagem da posição a ser transferida seja feita com base em referência (marcação/distância) a pontos notáveis em terra. A informação sobre o "datum" das cartas, quando disponível, consta abaixo do título das mesmas.

e) Referência das Informações

As marcações referentes a setores de visibilidade de faróis, direções de luzes de alinhamento, de objetos conspícuos e de direções indicadoras de perigos são verdadeiras, de 000º a 360º, tomadas ao largo, no sentido do movimento dos ponteiros do relógio. Quando, nas descrições de perigos, suas posições forem informadas por uma distância e uma marcação, estas serão dadas a partir do ponto estabelecido como referência.

As posições geográficas são expressas em graus, minutos e centésimos de minutos e referem-se, salvo indicação em contrário, à carta de maior escala.

Os horários referem-se, salvo indicação em contrário, à Hora Média de Greenwich (HMG). As profundidades são referidas ao nível de redução da carta.

As altitudes são dadas em metros e referidas ao nível médio do rio. f) Canalizações e cabos submarinos

Recomenda-se evitar fundear e pescar nas áreas onde haja indicação nas cartas náuticas de existência de canalizações e cabos submarinos.

g) Os navegantes não devem utilizar as bóias como referências confiáveis para a determinação da posição de suas embarcações. h) Os navegantes devem ter atenção à existência de navios e embarcações envolvidos em levantamentos hidroceanográficos, sinalizados conforme estabelecido no RIPEAM. Tais embarcações possuem restrições de manobra.

7 - COLABORAÇÃO DOS NAVEGANTES OU USUÁRIOS

A Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) solicita aos navegantes:

a) Que, ao constatarem quaisquer irregularidades que possam afetar a segurança da navegação, informem à Capitania dos Portos, Delegacia ou Agência e ao Serviço de Sinalização Náutica do Oeste e encaminhem, posteriormente, a “Folha de Informações de Irregularidades” (conforme modelo existente na parte final deste Folheto) ao Centro de Hidrografia da Marinha por FAX (21)-2189-3210, e-mail: segnav@chm.mar.mil.br ou pelo correio (CHM - Divisão de Informações de Segurança da Navegação, Rua Barão do Jaceguay, S/N, Ponta da Areia, CEP 24.048-900, Niterói RJ) ou às Capitanias dos Portos (ou suas Delegacias e Agências) mais próximas;

b) Que, ao constatarem quaisquer omissões ou inexatidões nas cartas ou publicações náuticas da DHN, encaminhem a “Folha de Correções a Cartas e Publicações Náuticas” (conforme modelo existente na parte final deste Folheto) ao Centro de Hidrografia da Marinha por FAX (21)-2189-3210, e-mail: segnav@chm.mar.mil.br ou pelo correio (CHM - Divisão de Informações de Segurança da Navegação, Rua Barão do Jaceguay, S/N, Ponta da Areia, CEP 24.048-900, Niterói RJ) ou às Capitanias dos Portos (ou suas Delegacias e Agências) mais próximas.

(5)

SEÇÃO II - AVISOS-RÁDIO

Atualizados até o dia 31 de janeiro de 2008

HI 0029/99 CARTA 3230 MARGEM ESQUERDA PROXIMIDADES DA EMPRESA DE NAVEGAÇÃO CINCO/BACIA S/A -EXISTÊNCIA DE BÓIAS PARA AMARRAÇÃO NA POSIÇÃO 18º 59’.83 S 57º 36’.85 W, ENTRE OS KMS 1516,0 E 1516,5 - OS NAVEGANTES DEVEM TER ATENÇÃO E CAUTELA AO DEMANDAREM O LOCAL.

HI 0017/00 CROQUI Nº 108 CORUMBÁ A CÁCERES PROXIMIDADES DO TERMINAL PORTUÁRIO DE CÁCERES (KM 2200) -MANOBRAS COM EMPURRADORES E CHATAS NA ÁREA DO TERMINAL E EXISTÊNCIA DE CHATAS ABARRANCADAS A JUSANTE DA PONTE MARECHAL RONDON.

RECOMENDA-SE CAUTELA AOS NAVEGANTES QUE DEMANDAREM O LOCAL.

HI 0043/01 CROQUI 098 CORUMBÁ A CÁCERES PROXIMIDADES DO PASSO JAURU KM 2110,6 MARGEM ESQUERDA -EXISTÊNCIA DE CASCO SOÇOBRADO, FORA DO CANAL DE NAVEGAÇÃO, OFERECENDO PERIGO AS EMBARCAÇÕES DE PEQUENO PORTE. RECOMENDA-SE ATENÇÃO E CAUTELA AOS NAVEGANTES QUE DEMANDAREM O LOCAL.

HI 0009/04 PRÓXIMO A MORRINHOS - CARTA 3232B - PONTE RODOVIÁRIA - DIMENSÃO MÁXIMA DE COMBOIO NA ÁREA DE MORRINHOS, KM 1405 DO RIO PARAGUAI, OS COMBOIOS DEVERÃO SER DESMEMBRADOS E SÓ PODERÃO TRAFEGAR SOB A PONTE RODOVIÁRIA COM NO MÁXIMO 4 BARCAÇAS. TAIS COMBOIOS DEVERÃO TER AS SEGUINTES DIMENSÕES MÁXIMAS, 160 METROS DE COMPRIMENTO (INCLUINDO O EMPURRADOR) E 25 METROS DE BOCA.

HI 0002/06 CORUMBÁ A CÁCERES E CANAL TAMENGO CARTA 3230 E CROQUI 01 DIMENSÕES MÁXIMAS DE COMBOIO -DIMENSÕES MÁXIMAS NOS TRECHOS COMPREENDIDOS ENTRE O FAROLETE BALDUINO/KM 1521 DO RIO PARAGUAI E ENTRE O SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CIDADE DE CORUMBÁ/PARQUE MARINA GATTAS NO CANAL DO TAMENGO, QUANDO A RÉGUA DE LADÁRIO INDICAR NÍVEL DE ÁGUA IGUAL OU SUPERIOR A 1,50 METROS:

A) COMBOIO COM DIMENSÃO MÁXIMA DE 25 METROS DE LARGURA E 170 METROS DE COMPRIMENTO (INCLUINDO O EMPURRADOR PRINCIPAL E O EMPURRADOR AUXILIAR NA PROA DO COMBOIO), QUE EQUIVALE A UM COMBOIO COM QUATRO BARCAÇAS NA COMPOSIÇÃO 2X2+1, DESDE QUE O EMPURRADOR PRINCIPAL TENHA NO MÍNIMO DOIS EIXOS COM POTÊNCIA TOTAL INSTALADA IGUAL OU SUPERIOR A 900HP, E O EMPURRADOR AUXILIAR TENHA NO MÍNIMO 200HP DE POTÊNCIA, O EMPURRADOR AUXILIAR DEVERÁ TER SEU SISTEMA DE CONTROLE DA PROPULSÃO DIRETAMENTE ACIONADO E CONTROLADO DO PASSADIÇO DO EMPURRADOR PRINCIPAL, ESTA FORMAÇÃO DE COMBOIO NÃO ESTÁ AUTORIZADA A TRAFEGAR NO PERÍODO NOTURNO E SOB BAIXA VISIBILIDADE;

B) COMBOIO COM DIMENSÃO MÁXIMA DE 25 METROS DE LARGURA E 100 METROS DE COMPRIMENTO (INCLUINDO O EMPURRADOR), QUE EQUIVALE A UM COMBOIO COM DUAS BARCAÇAS (LADO A LADO) NA COMPOSIÇÃO 2X1+1, PARA OS COMBOIOS QUE ATENDEM OS REQUISITOS ESTABELECIDOS (ITEM A) OS EMPURRADORES DESSES COMBOIOS TÊM QUE POSSUIR, NO MÍNIMO, DOIS EIXOS COM POTÊNCIA TOTAL INSTALADA IGUAL OU SUPERIOR A 500 HP; E

C) COMBOIO COM DIMENSÃO DE 12 METROS DE LARGURA E 90 METROS DE COMPRIMENTO (INCLUINDO EMPURRADOR) QUE EQUIVALE A UM COMBOIO COM SOMENTE UMA BARCAÇA PARA OS COMBOIOS QUE NÃO ATENDAM OS REQUISITOS ACIMA ESTABELECIDOS (ITENS A E B). NESSE CASO OS EMPURRADORES SÓ POSSUEM UM EIXO.

HI 0099/06 ILHA DE SANTANA AO SALADEIRO OTÍLIA - CARTA Nº 3231B - PRECAUÇÃO DE SEGURANÇA - DESDE O DIA 13ABR2006, NAS PROXIMIDADES DO KM 1470, MARGEM DIREITA DO RIO PARAGUAI, NAS PROXIMIDADES DA VOLTA MIGUEL HENRIQUE, ENCONTRA-SE A BARCAÇA SILO 28, BANDEIRA PARAGUAIA, COMPLETAMENTE AFUNDADA; PROFUNDIDADE DO LOCAL 42 PÉS, (REFERENCIADA AS RÉGUAS FLUVIOMÉTRICAS NO REFERIDO DIA; LADÁRIO 3.28M, FORTE DE COIMBRA 2,28M). COORDENADAS GEOGRÁFICAS: LAT 19º 07` 17"S E LONG 057º 19`16" W, NÃO APRESENTANDO COMPROMETIMENTO DO ESPAÇO AQUAVIÁRIO PARA NAVEGAÇÃO, E A EMBARCAÇÃO POSSUI AS SEGUINTES CARACTERÍSTICAS: COMPRIMENTO: 59,44 METROS, LARGURA: 10,67 METROS, PONTAL: 3,26 METROS.

RECOMENDA-SE AOS NAVEGANTE ATENÇÃO REDOBRADA, NO REFERIDO TRECHO DO RIO, EM ESPECIAL ÀS EMBARCAÇÕES, QUE COSTUMAM NAVEGAR PRÓXIMO ÀS MARGENS, COMO VOADEIRAS E EMBARCAÇÕES DE PASSAGEIROS, PARA ADOTAR TODAS AS PRECAUÇÕES NECESSÁRIAS À GARANTIA DA SEGURANÇA DA NAVEGAÇÃO.

HI 0013/07 PRECAUÇÃO DE SEGURANÇA – CARTAS – 3230, 3231, 3232B E CROQUI 01.

RECOMENDA-SE ATENÇÃO AOS NAVEGANTES AO PASSAREM COM SUAS EMBARCAÇÕES E, EM ESPECIAL AOS COMANDANTES DE COMBOIO, NO QUE SE REFERE À OBRIGATORIEDADE DO REBATIMENTO DOS MASTROS DAS EMBARCAÇÕES QUE POSSUÍREM MAIS DE 15 METROS DE ALTURA, DURANTE A PASSAGEM NOS SEGUINTES TRECHOS DO RIO PARAGUAI:

A) SOB A PONTE FERROVIÁRIA EURICO GASPAR DUTRA, KM 1390,1; B) SOB A PONTE RODOVIÁRIO, NA LOCALIDADE DE MORRINHO KM 1404,9;

C) SOB A LINHA DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NA ÁREA DO RABICHO KM 1500,0; E D) SOB A PONTE DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DE CORUMBÁ.

HI 0078/07 RELAÇÃO ATUALIZADA DOS SINAIS EXISTENTES NO TRECHO CORUMBÁ A FOZ DO RIO APÁ:

NOME DO SINAL NRORD MAR KM

(novo) KM (velho) CARTA SIMB LAT LONG

BZ APA INF. BR 0001 D 932,4 932,4 3239B X/O 22°05'16.77758"S 057°59'43.70470"W BZ APA SUP. BR 0005 E 933,4 933,5 3239-B O/X 22°04'52.60377"S 057°59'09.12109"W FTE ILHA DA REPUBLICA BR 0010 E 935,3 0935,2 3239-B H/O 22°03’49.41832” S 057°58’54.76218” W

(6)

(novo)

BZ ILH A DA REPUBLICA INF ASD 28 D 937,1 937,0 3239-B H/H 22°03'11.10103" S 057°59'44.66344" W BZ ILHA DA REPUBLICA SUP ASD 27 D 939,4 940,0 3239-B H/H 22°02'02.38542" S 058°00'09.78623" W BZ SASTRE SUP. BR 0025 E 941,1 941,5 3239-A/B O/O 22°01'31.67303" S 057°59'25.35228" W BZ PANTANAL INF. BR 0030 E 944,4 945,4 3239-A/B X/O 22°00'25.28977"S 057°57'52.16941"W BZ PANTANAL SUP. BR 0035 D 946,6 947,0 3239A H/H 21°59’11.63714” S 057°58’00.58686” W BZ BAIA GRANDE SUP. BR 0040 D 948,3 950,2 3239A O/H 21°58’21.45236” S 057°57’39.79800” W BZ CANCHA ESTRELA BR 0045 D 950,5 953,2 3239A X/O 21°57'19.29170"S 057°57'07.47072"W BZ ESTRELA BR 0050 E 952,3 953,9 3239A O/X 21°56'28.23542"S 057°56'27.87823"W BZ RIACHO GUAICURUS BR 0055 E 955,0 956,0 3239A X/O 21°55'04.58417"S 057°56'03.14489"W BZ ESTIRÃO SAN ALBERTO BR 0060 D 955,6 956,3 3239A O/X 21°54’53.82232” S 057°56’33.21990” W BZ PORTO SAN ALBERTO BR 0065 D 957,1 957,6 3239A H/O 21°54’17.74152” S 057°57’04.83431” W BZ LIBERAL INF. BR 0070 D 959,4 960,3 3239A X/H 21°53’20.97313” S 057°56’13.97411” W BZ LIBERAL SUP. BR 0075 E 960,1 961,0 3239A H/O 21°53’27.89189” S 057°55’49.96569” W BZ VOLTA GUAICURUS BR 0080 E 962,6 962,8 3239A X/O 21°52’54.25898” S 057°54’42.00696” W BZ RIACHO SAN ALBERTO

INF. BR 0085 D 963,2 964,0 3239A X/X 21°52’39.39982” S 057°55’04.73180” W BZ RIACHO SAN ALBERTO

SUP. BR 0090 E 964,7 965,5 3239A O/X 21°52’03.81957” S 057°55’40.10260” W BZ SIRENITA INF. BR 0095 E 967,3 967,8 3239A H/O 21°51’20.41041” S 057°56’59.90145” W BZ SIRENITA SUP. BR 0100 D 969,3 969,8 3239A H/H 21°50’58.69094” S 057°58’01.54921” W BZ VOLTA CERRITO BR 0105 E 969,8 970,2 3239A O/H 21°50’46.49525” S 057°57’46.69909” W BZ TERTULIANO BR 0110 E 974,3 975,3 3239A H/O 21°49’26.05579” S 057°55’42.78943” W BZ SANTA MARIA BR 0115 D 976,8 978,2 3238B H/H 21°48’10.26204” S 057°55’22.06206” W BZ FLÔRES BR 0120 E 980,8 981,9 3238B X/H 21°46’14.18680” S 057°54’26.86148” W BZ VOLTA FLÔRES BR 0125 D 981,2 982,3 3238B H/O 21°46'19.52480"S 057°54'47.95800"W BZ PALMA CHICA INF. BR 0130 D 985,6 986,9 3238B X/O 21°44'59.86385"S 057°56'54.17062"W BZ PALMA CHICA SUP. BR 0135 E 986,6 987,4 3238B O/H 21°44’33.20565” S 057°56'36.15676" W BZ SALADEIRO CUE ASD-18 E 992,1 994,0 3238-B H/O 21°42'41.66696" S 057°54'13.55583" W BZ MURTINHO BR 0140 E 994,1 995,0 3238B H/H 21°41'55.77722"S 057°53'24.95905"W BZ CAPTAÇÃO DE ÁGUA

PORTO MURTINHO ASD 26 ==== 995,0 995,4 3238-B PI 21°41'36.08835" S 057°53'06.48398" W BZ MARGARITA INF. BR 0145 BIRF. 995,7 995,1 3238B Y 21°41'46.31682"S 057°53'28.64139"W BZ MARGARITA PONTA INF ASD-17 E 995,9 995,3 3238-B O/H 21°41'42.32960" S 057°53'32.76946" W BZ BAIA DA CRIMINOSA BR 0155 D 997,9 998,1 3238B H/H 21°40'52.04490" S 057°53'33.99046" W BZ MARGARITA PONTA SUP ASD-16 E 997,9 998,1 3238-B H/O 21°40'52.65916" S 057°53'40.17270" W BZ ILHA MARGARITA ASD-21 BIRF. 998,2 998,2 3238-B Y 21°40'50.89907" S 057°53'40.94798" W BZ PORTO PERA LTA BR 0165 D 999,7 999,9 3238B O/H 21°40'14.74251" S 057°54'55.47136" W BZ BARRANCA PERALTA BR 0170 D 1001,9 1002,5 3238-B H/O 21°39'33.62356" S 057°55'55.60963" W BZ MARIA INF. BR 0175 E 1003,6 1004,4 3238B H/H 21°38'40.34985" S 057°56'05.26146" W BZ ILHA MARIA BR 0185 E 1007,1 1008,0 3238A H/H 21°37'01.13449" S 057°56'06.75967" W BZ TARUMÃ BR 0190 D 1009,7 1010,2 3238A/B X/H 21°35'53.76155" S 057°55'14.52054" W FTE TARUMÃ BR 0195 E 1010,8 1011,2 3238-A O/X 21º35’36.61192” S 057º 54 40.20500” W BZ TIGRE INF. BR 0200 E 1013,5 1014,0 3238A/B X/O 21°34'27.13337"S 057°55'44.06973"W BZ TIGRE SUP. BR 0205 D 1015,1 1015,4 3238A/B H/X 21°34'19.18454"S 057°56'37.43634"W BZ CUNATAY BR 0210 D 1018,6 1019,0 3238A O/H 21°33'01.70023"S 057°58'03.74276"W BZ YATAIBA BR 0215 D 1022,7 1022,9 3238A X/O 21°30'51.35225"S 057°58'00.97970"W BZ ILHA FLORINDA BR 0220 E 1024,6 1024,4 3238A O/X 21°30'17.78547"S 057°57'00.08058"W FTE ILHA FLORINDA BR 0225 E 1026,0 1026,6 3238-A H/O 21°29'43.81854"S 057°56'15.09863"W FTE FECHO DOS MORROS BR 0230 E 1030,7 1028,8 3238-A H/H 21°27'27.85154"S 057°55'25.31300"W BZ ARROIO SALADO BR 0235 D 1032,7 1033,1 3238A H/H 21°26'21.75109"S 057°55'26.64291"W BZ PÃO DE AÇUCAR INF. BR 0240 E 1034,4 1034,7 3238A X/H 21°25'36.2083511"S 57°54'44.8582509"W BZ PÃO DE AÇUCAR SUP. BR 0245 D 1035,7 1035,9 3238A O/H 21°25'00.15042"S 057°54'43.50434"W BZ PASSO CAMBA NUPÁ BR 0255 D 1042,0 1041,8 3237B X/O 21°22'07.73280"S 057°53'05.16886"W BZ TERERÉ BR 0260 E 1042,8 1043,1 3237B3238A H/X 21°21'57.63828"S 057°52'27.60325"W BZ SÃO FRANCISCO INF. BR 0265 E 1048,8 1048,8 3237B X/H 21°19'02.42869" S 057°51'07.17453" W BZ ILHA JOSÉ KIRA ASD 11 D 1050,3 1051,0 3237 B X/H 21°18'57.85950"S 057°52'02.54712"W BZ JOSÉ KIRA BR 0275 E 1052,6 1052,9 3237B X/X 21°18'22.14597"S 057°53'15.71074"W BZ SAN ERNESTO BR 0280 D 1054,9 1054,8 3237B H/X 21°18'02.65994"S 057°54'31.15389"W BZ PORTO GUARANI BR 0285 D 1057,7 1057,5 3237B X/H 21°16'49.74766"S 057°55'23.79767"W BZ ILHA JACARÉ INF. BR 0290 E 1058,1 1057,9 3237B O/X 21°16'42.82353" S 057°55'06.04468" W BZ ILHA JACARÉ SUP. BR 0295 E 1059,8 1059,6 3237B X/O 21°16'07.35680" S 057°54'21.06145" W BZ PASSO DO CABRITO INF. BR 0300 D 1061,4 1061,1 3237B O/X 21°15'26.50556" S 057°53'49.29847" W BZ PASSO DO CABRITO SUP. BR 0305 D 1062,5 1062,5 3237B X/O 21°15'06.64636" S 057°53'16.84704" W BZ PORTO DIAMA NTE BR 0310 E 1064,7 1064,6 3237B H/X 21°14'35.56206" S 057°52'10.27695" W BZ PONTA PARATUDO BR 0315 D 1074,9 1074,2 3237-A O/H 21°09'38.81034" S 057°51'40.05599" W FTE SUCURI BR 0320 D 1077,3 1076,8 3237-A O/O 21°08'18.80790" S 057°52'00.25420" W BZ ILHA SUCURI ASD-19 D 1078,1 1077,0 3237-A O/O 21°07'58.22697" S 057°51'57.31704" W BZ SUCURI BR 0325 D 1080,0 1079,2 3237-A H/O 21°07'04.46444" S 057°51'31.05709" W BZ BARRANCO BRA NCO BR 0330 E 1083,1 1082,2 3237-A O/H 21°05'32.31146" S 057°50'48.80142" W BZ PASSO OLIMPO INF. BR 0335 E 1085,6 1084,7 3237-A H/O 21°04'22.49464" S 057°51'30.06495" W BZ PASSO OLIMPO SUP. BR 0340 D 1087,6 1086,7 3237-A O/X 21°03'27.56712" S 057°52'11.07068" W

(7)

SEÇÃO II (Cont.)

NOME DO SINAL NRORD MAR KM

(novo) KM (velho) CARTA SIMB LAT LONG

BZ FUERTE OLIMPO BR 0345 D 1089,5 1088,7 3237-A X/O 21°02'28.91642" S 057°52'10.12064" W BZ BARRERO INF. BR 0350 E 1090,4 1090,2 3237-A X/X 21°02'11.41361" S 057°51'35.14333" W BZ BARRERO SUP. BR 0355 D 1092,2 1091,8 3237-A X/X 21°01'22.33120" S 057°51'11.27657" W BZ PORTO RIO BRA NCO BR 0360 E 1094,9 1094,1 3237-A H/X 21°00'12.50588" S 057°50'10.26347" W BZ BATATINHA INF. BR 0365 E 1098,1 1097,5 3237-A X/H 20°58'54.33718" S 057°48'58.09933" W BZ BATATINHA SUP. BR 0370 D 1098,7 1097,8 3237-A H/X 20°58'40.45639" S 057°49'11.23848" W BZ NABILEQUE INF. ASD 10 E 1101,4 1100,4 3236B O/H 20°57'17.74119" S 057°49'38.31840" W BZ NABILEQUE BR 0385 E 1103,0 1102,3 3236-B X/O 20°56'50.16597" S 057°50'19.73763" W BZ RIACHO BARRERO ASD 09 D 1106,0 1104,0 3236B X/O 20º56’59,74213”S 057º51’52.22370”W BZ PASSO CURUÇU

CANCHA INF ASD 25 E 1106,3 1108,0 3236-B O/X 20°56'37.52607" S 057°52'06.70896" W BZ PASSO CURUÇU

CANCHA BR 0405 E 1107,5 1109,0 3236-B O/O 20°56'04.40068" S 057°52'23.97529" W FTE CURUÇU CA NCHA BR 0407 E 1109,0 1111,1 3236-A O/O 20°55'21.72203" S 057°52'35.07422" W BZ BOGARIM INF. BR 0410 E 1112,3 1114,5 3236-B X/O 20°54'01.96002" S 057°53'50.48856" W BZ BOGARIM SUP. BR 0415 D 1113,8 1115,5 3236-B O/X 20°54'18.11541" S 057°54'41.09609" W BZ LIDIA INF. BR 0420 D 1115,9 1117,7 3236-B X/O 20°53'48.04186" S 057°55'50.80217" W BZ LIDIA SUP. BR 0425 E 1117,6 1118,8 3236-B X/H 20°53'13.44668" S 057°55'04.27658" W BZ ILHA DO BRAGA BR 0430 D 1118,7 1120,4 3236-B O/X 20°52'40.95851" S 057°54'47.69725" W BZ PORTO BRAGA INF. BR 0435 D 1122,8 1124,2 3236-B X/O 20°51'26.92120" S 057°52'52.82912" W BZ PORTO BRAGA SUP. BR 0440 E 1123,8 1125,6 3236-B O/X 20°51'17.27152" S 057°52'16.52216" W BZ SÃO IZIDRO INF. BR 0445 E 1128,9 1130,4 3236-A X/O 20°49'19.48801" S 057°51'33.20075" W BZ SÃO IZIDRO SUP. BR 0450 D 1129,8 1130,9 3236-A X/X 20°49'03.41476" S 057°51'59.72955" W BZ RIACHO DO BRAGA BR 0455 E 1131,3 1131,8 3236-B O/X 20°48'15.75542" S 057°52'27.78949" W FTE RABO DE EMA BR 0460 E 1136,3 1137,5 3236-A X/O 20°47'21.07786" S 057°54'56.44914" W BZ EMA SUP. BR 0465 D 1138,4 1139,0 3236-B O/X 20°48'01.19759" S 057°55'56.95414" W BZ MIHANOVICH INF. BR 0470 D 1141,5 1142,8 3236-B X/O 20°47'51.81202" S 057°57'42.51533" W BZ MIHANOVICH SUP. BR 0475 E 1142,0 1143,4 3236-B O/X 20°47'30.79702"S 057°57'36.65170"W FTE ALEGRETE INFERIOR BR 0480 E 1144,0 1145,3 3236-B O/O 20°46'37.94633"S 057°57'02.60748"W BZ ALEGRETE INF. ASD 08 E 1145,0 1146,0 3236B O/O 20°46'05.89866"S 057°56'54.06705"W BZ ALEGRETE BR-0485 E 1146,0 1147,0 3236-B X/O 20°45'36.89763"S 057°56'40.82285"W BZ YAGUARETE BR 0490 D 1146,9 1147,3 3236-A O/X 20°45'05.60583"S 057°56'33.70280"W BZ COVA DA ONÇA INF. BR 0495 D 1151,6 1152,5 3236-A X/O 20°44'42.15859"S 057°54'03.61691"W BZ COVA DA ONÇA SUP. BR 0500 E 1153,3 1153,9 3236-A O/X 20°45'01.08972"S 057°53'08.49426"W BZ PIRANHA BR 0505 E 1155,7 1156,3 3236-A X/O 20°44'46.42931"S 057°51'46.76545"W BZ PIRAI INF. BR 0510 D 1156,6 1157,5 3236-A X/X 20°44'25.18339"S 057°52'02.53364"W BZ PASSO ALGODOAL BR 0515 E 1158,5 1159,6 3236-A X/X 20°43'17.70726"S 057°52'13.83288"W BZ ILHA ALGODOAL INF. BR 0520 D 1160,8 1161,5 3236-A O/X 20°42'31.47338"S 057°53'09.08464"W BZ ILHA ALGODOAL SUP. BR 0525 D 1162,7 1163,4 3236-A H/O 20°41'48.60798"S 057°53'54.80094"W BZ TUNAL INF. BR 0530 E 1167,4 1168,0 3236-A O/H 20°39'45.15534"S 057°55'33.71368"W BZ TUNAL SUP. BR 0535 E 1169,2 1171,3 3236-A H/O 20°40'19.94854"S 057°56'23.99917"W BZ VOLUNTAD INF. BR 0540 D 1172,9 1173,4 3236-A X/H 20°42'12.58907" S 057°57'07.99209" W BZ VOLUNTAD SUP. BR 0545 E 1173,9 1173,9 3236-A X/H 20°42'10.89919"S 057°57'41.48367"W BZ ILHA VOLUNTAD SUP. BR 0552 D 1175,4 1176,2 3236-A O/H 20°42'26.89825"S 057°58'30.93076"W FTE PERIQUITOS BR 0555 D 1176,3 1176,7 3236-A H/O 20°42'18.38034"S 057°59'05.26722"W BZ RIACHO MIRANDA SUP. BR 0565 E 1179,1 1179,7 3236-A H/H 20°40'55.18194"S 057°59'01.70665"W BZ VOLTA RÁPIDA BR 0570 E 1183,7 1184,7 3235B X/H 20°38'31.94016" S 057°58'10.12478" W BZ ILHA DE LEDA INF. BR 0575 D 1185,2 1185,3 3235B

3236A H/H 20°38'19.06324" S 057°58'58.72025" W BZ ILHA DE LEDA SUP. BR 0580 D 1187,6 1187,7 3235B O/H 20°37'37.83104" S 058°00'11.10284" W BZ BAIA DE LEDA BR 0585 D 1190,1 1190,0 3235B O/O 20°36'23.21545" S 058°00'58.28162" W BZ LEDA INF. BR 0590 D 1191,8 1191,3 3235B H/O 20°35'28.99284" S 058°00'38.58316" W BZ SOMBREIRO INF. BR 0595 E 1194,3 1194,3 3235B X/H 20°34'29.13865" S 057°59'44.84423" W BZ SOMBREIRO SUP. BR 0600 D 1195,1 1194,9 3235B O/X 20°34'08.78068" S 058°00'02.00705" W BZ PASSO PORTO NOVO

INF. BR 0605 D 1200,4 1201,5 3235-B H/O 20°31'26.98544" S 058°01'10.79974" W BZ PASSO PORTO NOVO

SUP. BR 0610 E 1204,4 1204,2 3235-B H/H 20°29'22.61333" S 058°00'52.02090" W BZ CAPÃO QUEIMADO INF. BR 0615 E 1215,3 1214,7 3235-B X/H 20°24'09.82811" S 058°01'12.00561" W BZ CAPÃO QUEIMADO SUP. BR 0620 D 1216,4 1215,7 3235-B H/H 20°24'06.52716" S 058°01'45.05174" W BZ PUERTO ESPERANZA BR 0625 D 1219,5 1218,7 3235-B O/H 20°23'41.80335" S 058°03'28.71909" W BZ ESPERANZA INF. BR 0630 D 1222,7 1222,4 3235-A X/O 20°22'43.20981" S 058°04'59.98243" W BZ ESPERANZA SUP. BR 0635 E 1224,6 1223,1 3235-A X/X 20°21'40.05147" S 058°05'15.59500" W BZ FAZENDA 14 DE MAIO BR 0640 D 1227,6 1227,2 3235-A X/X 20°20'12.71064" S 058°05'55.69909" W FTE CURURU BR 0645 E 1229,6 1229,4 3235-A O/X 20°19'13.18070" S 058°06'03.01800" W BZ TRAVESSIA CURURU BR 0650 E 1232,5 1232,0 3235-A O/O 20°17'44.47897" S 058°05'27.93544" W BZ CANCHA SEPUTA INF. BR 0655 E 1241,1 1240,8 3235-A X/O 20°15'11.53651" S 058°07'45.27708" W BZ CANCHA SEPUTA SUP. BR 0660 D 1242,0 1241,7 3235-A O/X 20°15'38.95616" S 058°07'58.87751" W BZ ILHA YUQUERY BR 0665 D 1250,0 1250,2 3235-A X/O 20°13'31.40077" S 058°09'52.94284" W BZ PIUVAL INF. BR 0670 E 1251,6 1251,7 3234-B O/X 20°13'01.22239" S 058°09'10.37790" W BZ PIUVAL SUP. BR 0675 E 1256,9 1257,6 3234-B X/O 20°11'11.71699" S 058°07'21.48347" W BZ CANCHA DONA JULIA BR 0680 D 1258,5 1259,7 3234-B O/X 20°10'59.16007" S 058°08'12.00509" W

(8)

(novo)

BZ ILHA RIO NEGRO INF ASD-20 D 1263,3 1264,2 3234-B O/O 20°09'47.24317" S 058°10'09.71040" W BZ ILHA DO RIO NEGRO BR 0685 D 1264,8 1265,3 3234-B X/O 20°09'15.22615" S 058°09'29.94626" W BZ SÃO SALV ADOR BR 0690 E 1266,1 1266,5 3234-B O/X 20°09'12.27332" S 058°08'46.13929" W BZ CANCHA DA ILHA DE STª

ROSA INF. BR 0695 E 1271,3 1271,8 3234-B X/O 20°07'56.53160" S 058°06'22.70906" W BZ CANCHA DA ILHA DE STª

ROSA SUP. BR 0700 D 1272,8 1273,4 3234-B O/X 20°07'10.52963" S 058°06'06.84683" W BZ SANTA FÉ BR 0705 D 1276,8 1277,0 3234-B H/O 20°06'15.47743" S 058°04'10.94733" W BZ ILHA PATATIVA SUP. BR 0715 D 1279,3 1279,5 3234-B O/H 20°06'13.76807" S 058°02'57.46454" W BZ ESTIRÃO PATATIVA ASD 24 D 1282,1 1282,8 3234-B X/O 20°04'55.36003" S 058°02'23.70092" W BZ PASSO SANTA FÉ INF ASD 23 E 1282,8 1283,3 3234-B H/H 20°04'48.53313" S 058°02'02.39503" W BZ PASSO SANTA FÉ BR 0725 D 1285,9 1286,5 3234-B H/H 20°03'40.22859" S 058°00'44.67902" W BZ CANCHA SANTA FÉ BR 0730 E 1287,3 1288,9 3234-B O/H 20°03'29.54579"S 058°00'02.40785"W BZ MBIGUÁ BR 0735 E 1289,7 1291,3 3234-B O/O 20°03' 24.28793" S 057°58' 33.94135" W BZ MBIGUA SUPERIOR ASD 7 E 1291,2 1292,8 3234B H/O 20°02'44.21175" S 057°58'09.34907" W BZ PASSO REBOJO GRANDE BR 0740 D 1296,5 1298,6 3234-A X/H 20°01'02.81232" S 057°56'08.03150" W BZ REBOJO GRANDE BR 0745 E 1298,8 1300,5 3234-A H/X 20°01'56.97775" S 057°55'11.86066" W BZ VOLTA DO REBOJO BR 0750 D 1301,1 1302,8 3234-A O/H 20°02' 23.55598" S 57°54' 15.14759" W BZ PASSO DA BAIA VERDE

INF. BR 0755 D 1303,3 1305,5 3234-A X/O 20°01'21.45859" S 057°53'43.41688" W BZ PASSO DA BAIA VERDE

SUP. BR 0760 E 1305,0 1306,5 3234-A O/X 20°00'48.82247" S 057°52'51.55387" W BZ ESTIRÃO DA BAIA VERDE BR 0765 E 1307,0 1309,0 3234-A X/O 19°59'54.68633" S 057°52'14.79285" W FTE PASSO COIMBRA BR 0770 D 1310,4 1314,0 3234-A X/X 19°58' 08.91464" S 57°51' 36.10462" W BZ PASSO COIMBRA BR 0775 E 1311,6 1314,2 3234-A O/X 19°57'43.98558" S 057°50'59.23170" W BZ FERNANDES BRAGA BR 0780 E 1316,5 1318,7 3234-A X/O 19° 56' 13.92987" S 57° 48' 51.25173" W FTE ILHA FERNANDES

BRAGA BR 0785 D 1317,9 1319,6 3234A O/X 19°55'34.15370" S 057°48'33.43828" W BZ FORTE COIMBRA ASD 1 D 1321,0 1322,3 3234A X/O 19°55'07.64816" S 057°46'42.40186" W BZ MORRO DA MARINHA

SUP. ASD 6 E 1321,9 1323,7 3234A O/X 19°55'15.40376" S 057°46'09.77826" W BZ VOLTA DA RITA INF. BR 0790 E 1323,2 1325,9 3234-A3233-B H/O 19°54'32.36876" S 057°45'47.61739" W FTE MORRO DA COSTA BR 0795 D 1325,3 1327,0 3233B

3234A H/H 19°53'53.76788" S 057°46'46.34957" W FTE PARATUDAL BR 0805 D 1327,2 1329,7 3233B

3234A O/H 19° 52' 46.04980" S 57° 46' 44.89386" W BZ MORRO DA ONÇA BR 0800 D 1328,0 1330,2 3233-B X/O 19°52'25.03576" S 057°46'31.23326" W BZ ILHA PARATUDAL INF. BR 0808 E 1328,1 1330,9 3233-B O/X 19°52'31.21325" S 057°46'12.84510" W BZ ILHA PARATUDAL SUP. BR 0810 E 1330,0 1332,5 3233-B X/O 19° 52' 03.61271" S 57° 45' 21.84113" W BZ PIUVAS INF. BR 0815 D 1331,4 1333,7 3233-B O/X 19°51'24.28036" S 057°45'04.93814" W FTE PIUVAS SUP. BR 0820 D 1333,7 1335,0 3233B X/O 19° 50' 38.52741" S 57° 43' 59.03650" W FTE ILHAS PIÚVAS BR 0825 E 1335,2 1337,8 3233B X/X 19°50'32.75404" S 057°43'05.52714" W BZ PIUVAS SUP. ASD 5 D 1336,8 1339,5 3233B X/X 19°50'01.12464" S 057°42'12.70749" W BZ ILHA PIUVAS SUP. ASD 4 E 1338,7 1341,3 3233B O/X 19°49'55.09707" S 057°41'10.15800" W BZ SAPUCAIA BR 0830 E 1349,5 1351,7 3233-B X/O 19°45' 15.58802" S 57° 38' 20.13718" W BZ PASSAGEM DOS BUGRES BR 0835 D 1350,5 1352,8 3233-B O/X 19°45'09.72941" S 057°38'53.79907" W BZ FERRADURA INF. BR 0840 D 1352,1 1354,6 3233-A/B O/O 19°44' 43.11360" S 57° 39' 42.55327" W BZ FERRADURA SUPERIOR BR 0845 D 1354,0 1356,7 3233-B X/O 19°44'09.22427" S 057°38'36.47424" W BZ VOLTA DA FERRADURA BR 0850 E 1355,0 1357,5 3233-A O/X 19°44' 30.49165" S 57° 38' 07.24280" W BZ VOLTA DO CAMACHO

INF. BR 0855 E 1356,4 1358,7 3233-A H/O 19°44'40.87049" S 057°37'20.43700" W BZ CAMACHO BR 0860 D 1358,8 1361,0 3233-A H/H 19°43'59.03343" S 057°36'23.32955" W FTE GAIVOTAS BR 0865 D 1360,3 1362,7 3233A H/H 19° 43' 44.21526" S 57° 35' 23.00881" W BZ GAIVOTAS BR 0870 E 1361,7 1364,1 3233-A O/H 19°43' 49.06061" S 57° 34' 35.59717" W BZ PASSO DO CONSELHO

INF ASD 30 E 1364,3 1366,0 3233A O/O 19°43'12.65169" S 057°33'12.05286" W FTE PASSO DO CONS ELHO BR 0875 E 1365,2 1367,5 3233A X/0 19°42'49.39768" S 057°32'52.74758" W BZ PASSO DO CONS ELHO BR 0880 D 1367,1 1369,3 3233-A O/X 19°41'42.17713" S 057°32'58.88831" W FTE MORRO DO CONS ELHO BR 0885 D 1369,1 1371,5 3233A H/O 19°40'36.03772" S 057°32'43.92712" W BZ VOLTA DO CONS ELHO

INF. BR 0890 D 1370,2 1372,7 3233-A H/H 19°40' 20.14875" S 057°32' 02.81575" W BZ ESTIRÃO DO BUGIO BR 0895 E 1375,1 1377,8 3233-A O/H 19°40'58.12581" S 057°29'37.80383" W FTE ILHA DO BUGIO BR 0900 E 1376,8 1379,2 3233A X/O 19°40'07.29608" S 057°29'20.89681" W BZ SANTA BLANCA INF. ASD 3 D 1378,5 1380,1 3233A O/X 19°39'09.43000" S 057°29'45.46414" W FTE SANTA BLANCA BR 0905 D 1379,7 1381,6 3233A X/O 19° 38' 31.21576" S 57° 29' 54.57513" W BZ PULGA INF. ASD 2 E 1380,7 1383,1 3232A X/X 19°38'04.77132" S 057°29'35.27365" W BZ PULGA SUP. BR 0910 D 1382,4 1384,5 3233-A O/X 19°37'16.22687" S 057°29'09.16609" W BZ ESTIRÃO DO PULGA BR 0912 D 1383,8 1386,7 3233-A H/O 19°36'50.36058" S 057°28'24.78904" W FTE RIO BRANCO BR 0915 VP 1387,8 1390,1 3232B

3233A VP 19°36'01.66568" S 057°26'19.89718" W BZ PILAR DO VÃO CENTRAL ASD 12 VP 1387,8 1390,2 3232B X/H 19°36'02.45532" S 057°26'19.14041" W

(9)

SEÇÃO II (Cont.)

NOME DO SINAL NRORD MAR KM

(novo) KM (velho) CARTA SIMB LAT LONG

BZ PASSO JACARÉ INF. BR 0920 D 1388,4 1390,8 3232B O/X 19°35' 36.22458" S 57° 26' 23.75533" W BZ PASSO JACARÉ SUP. BR 0925 D 1390,0 1392,4 3232-B O/O 19º 34' 52.70040 S 057º 25' 49.01700" W BZ PASSO DA FIGUEIRINHA BR 0930 D 1392,3 1395,0 3232-B H/O 19°34'06.77235" S 057°24'49.58090" W BZ VOLTA DA FIGUEIRINHA

INF. BR 0935 E 1394,7 1397,0 3232-B X/H 19°32'58.41917" S 057°24'10.40128" W BZ VOLTA DA FIGUEIRINHA

SUP. BR 0940 D 1395,1 1397,7 3232-B O/H 19° 33' 03.66704" S 57° 24' 28.37460" W BZ BAIA DE SÃO JOSÉ BR 0945 D 1398,3 1400,8 3232-B O/O 19°32'50.00916" S 057°26'15.55496" W BZ SÃO JOSÉ INF. BR 0950 D 1399,3 1402,4 3232-B H/O 19°31'51.90566" S 057°26'20.15793" W FTE MORRINHOS BR 0946 XXX 1402,1 1404,9 XXX XXX 19°31'02.78389" S 057°25'23.86375" W BZ ABRIGO SUP ASD-22 E 1404,6 1406,3 3232-B X/O 19°29'58.54450" S 057°24'36.72500" W BZ PASSO DO ABRIGO BR 0965 D 1406,0 1408,2 3232-B O/X 19°29'08.82286" S 057°24'57.35218" W FTE ABRIGO BR 0960 E 1403,5 1406,2 3232B O/H 19°30'32.60624" S 057°24'46.84812" W BZ MORRINHO BR 0970 D 1409,0 1411,8 3232-B X/O 19°27'31.24768" S 057°24'42.21291" W BZ RIACHO CARAGUATÁ INF. BR 0975 E 1410,6 1413,4 3232-B X/H 19°26'53.50039" S 057°24'03.66412" W BZ RIACHO CARAGUATÁ

SUP. BR 0980 D 1411,9 1414,4 3232-B O/X 19°26'16.91953" S 057°23'46.39144" W FTE ALBUQUERQUE BR 0985 D 1414,4 1416,4 3232B O/O 19° 25' 11.46030" S 57° 22' 58.46839" W BZ RIO PIRIQUITO INF. BR 0990 D 1415,0 1417,8 3232-B X/O 19°25'03.14979" S 057°22'29.38070" W BZ RIO PIRIQUITO SUP. BR 0995 E 1416,2 1419,0 3232-B O/X 19°25'17.91130" S 057°21'56.29923" W FTE ILHA CARAGUATÁ BR 1000 E 1417,5 1419,8 3232A/B X/O 19° 25' 17.13235" S 57° 21' 12.47769" W BZ CARAGUATÁ BR 1005 D 1418,9 1421,0 3232-A/B O/X 19°24'50.39383" S 057°20'36.56518" W BZ ESTIRÃO MIRANDA INF. BR 1010 D 1422,9 1425,0 3232-A X/O 19°23'59.57998" S 057°18'26.56980" W BZ ESTIRÃO MIRANDA SUP. BR 1015 E 1423,9 1426,0 3232-A O/X 19° 23' 58.00361" S 57° 17' 52.16468" W BZ CAMBARA FERRADO ASD-29 E 1425,8 1427,5 3232-A O/O 19°23'33.06249" S 057°16'53.79531" W FTE CAMBARÁ FERRADO BR 1020 E 1427,6 1429,5 3232A X/O 19°22'36.06175" S 057°16'34.06379" W BZ PASSO CAMBARÁ

FERRADO BR 1025 D 1429,3 1431,3 3232-A O/X 19° 21' 56.92866" S 57° 17' 12.05586" W BZ CAMBARÁ FERRADO INF. BR 1030 D 1431,0 1433,2 3232-A X/O 19°21'08.33313" S 057°17'43.07494" W BZ CAMBARÁ FERRADO

SUP. BR 1035 E 1431,7 1433,5 3232-A H/X 19°20'46.15975" S 057°17'29.95642" W BZ RIO ABOBRAL BR 1040 E 1436,0 1438,3 3232-A O/H 19°19'21.75952" S 057°15'38.70303" W BZ PASSO ABOBRAL BR 1050 D 1437,8 1440,4 3232-A H/X 19°17'51.51019" S 057°15'34.10368" W FTE ABOBRAL BR 1045 E 1437,8 1439,9 3232A X/0 19° 18' 23.89312" S 57° 15' 23.19682" W BZ ILHA DA MANGA INF. BR 1051 E 1438,0 1442,0 3232-A H/H 19°17'05.86466" S 057°15'15.03682" W BZ ILHA DA MANGA SUP. BR 1052 E 1442,3 1444,2 3232-A X/H 19°16'17.63363" S 057°14'40.20034" W BZ PORTO DA MANGA BR 1057 D 1443,4 1445,0 3232-A H/X 19°15'44.02225" S 057°14'29.21176" W BZ OTILIA BR 1055 D 1447,6 1449,3 3232-A H/H 19°14'06.72793" S 057°14'10.45332" W BZ MUCUNÃ BR 1060 D 1450,0 1451,5 3231-B 3232A O/H 19°13'00.01853" S 057°14'50.04231" W FTE MUCUNÃ BR 1065 D 1452,5 1454,0 3231B 3232A H/O 19°11'49.16810" S 057°15'07.04232" W BZ PIRAPUTANGA INF. BR 1070 D 1454,9 1456,2 3231-B X/H 19°10'43.30419" S 057°15'38.42314" W FTE PIRAPUTANGA BR 1075 E 1454,9 1456,2 3231B 19° 10' 32.63688" S 57° 15' 26.55281" W BZ PIRAPUTANGA SUP. BR 1080 E 1456,8 1458,3 3231-B O/X 19°09'41.78673" S 057°16'06.89265" W FTE TIRA-CATINGA BR 1085 E 1458,4 1459,8 3231B X/O 19°09'02.56320" S 057°16'44.04310" W BZ TIRA-CATINGA BR 1090 D 1459,8 1461,1 3231-B 0/X 19°08'38.07658" S 057°17'22.20183" W BZ TIRA-GATINGA SUP ASD-15 D 1462,0 1464,0 3231-B X/O 19°07'27.70687" S 057°17'53.92854" W BZ RIO NEGRINHO ASD-14 E 1463,2 1465,0 3131-B O/X 19°06'56.66118" S 057°17'34.29310" W BZ VOLTA GRA NDE ASD-13 E 1467,2 1468,0 3231-B H/O 19°06'21.58715" S 057°18'43.45885" W BZ MIGUEL HENRIQUE

PONTA BR 1095 D 1471,9 1473,0 3231-B O/H 19°06'30.10837" S 057°19'53.05554" W BZ MIGUEL HENRIQUE BR 1100 D 1473,3 1474,2 3231-B H/O 19°05'51.41765" S 057°19'47.13789" W FTE FORMIGUEIRO BR 1110 D 1473,4 1483,3 3231B X/H 19°03'04.63585" S 057°20'18.63300" W BZ PASSO MIGUEL

HENRIQUE BR 1105 E 1473,8 1474,7 3231-B H/H 19°05'31.74068" S 057°19'45.76395" W BZ FORMIGUEIRO INF. ASD-31 E 1481,5 1482,8 3231B H/H 19°03'22.25660" S 057°19'46.32523" W BZ FORMIGUEIRO BR 1115 E 1483,6 1484,3 3231-B H/X 19°02'35.48133"S 057°20'36.27330"W BZ BIGUAZAL BR 1120 E 1486,3 1486,9 3231-A O/H 19°01'31.17861" S 057°21'33.60564" W FTE SANTANA BR 1125 E 1488,9 1489,4 3231A/B X/O 19° 01' 40.10548" S 57° 23' 06.91201" W BZ JATOBÁ INF. BR 1130 D 1490,8 1490,9 3231-A H/X 19°02'15.44204" S 057°23'53.78505" W BZ JATOBÁ SUP. BR 1135 E 1493,2 1493,4 3231-A O/H 19°01'32.08363" S 057°24'37.73001" W BZ PARAGUAI MIRIM BR 1140 E 1494,9 1495,4 3231-A X/O 19º00’37.90646S” 057°25'08.53891" W BZ VOLTA DO PARAGUAI

MIRIM ASD-34 D 1496,7 1497,0 3231-A H/H 19º00’57.03922 S” 057°26'08.36967"W BZ BELÉM BR 1145 D 1498,3 1498,5 3231-A H/H 19°01'16.82686" S 057°27'02.31780" W FTE RABICHO BR 1150 D 1500,5 1500,9 3231A H/H 19° 01' 39.05143" S 57° 28' 18.16129" W BZ PASSO RABICHO BR 1155 D 1502,7 1502,7 3231-A O/H 19º01’18.21787”S 057º29’18.34362”W BZ ARROZAL BR 1160 D 1504,8 1504,3 3231-A H/O 19º01’15.46502”S 057º30’26.46149”W BZ BRACINHO BR 1165 D 1506,2 1506,7 3231-A O/H 19º00’50.40885”S 057º31’08.60568”W BZ BARROTE INF. BR 1170 D 1509,3 1509,0 3231-A X/O 19°01'02.44761" S 057°32'42.21684" W BZ BARROTE SUP. BR 1175 E 1510,3 1509,8 3231-A O/H 19°00'48.85544" S 057°33'10.79496" W

(10)

(novo)

BZ PARAGUASSU BR 1180 E 1514,7 1514,9 3230 X/O 18º59’56.56526”s 057º35’37.65860”w BZ BOMBA D´AGUA BR 1185 D 1516,1 1516,1 3230 H/X 19º00’01.45808”S 057º36’16,81071”W BZ ITAU INF. ASD 33 D 1517,9 1518,0 3230 O/H 18º59’57.31505”S 057º37’19.18232”W BZ ITAÚ BR 1190 D 1518,5 1518,4 3230 H/O 18°59'55.94489" S 057°37'38.13936" W BZ ILHA DO LIMOEIRO ASD 32 E 1519,7 1519,9 3230 H/H 18º59’37.15409”S 057º38’16.08142”w BZ DONA EMILIA BR 1195 D 1520,3 1520,3 3230 X/H 18°59'40.70343" S 057°38'34.38990" W FTE BALDUINO INF. ASD 30 E 1521,2 1521,2 3230 H/X 18º59’29.46027”S 057º39’ 07.33184W FTE BALDUINO BR 1200 D 1521,3 1521,3 3230 -X- 18°59'34.85031" S 057°39'07.69416" W BZ CAIS DO PORTO ASD 35 D 1521,8 1521,6 3230 H/X 18º59’46.77562”S 057º39’20.88250”W BZ IATE CLUBE BR 1210 E 1521,8 1522,0 3230 H/O 18°59'37.83061" S 057°39'21.39317" W FTE AQUEDUTO BR 1225 VP 1522,1 1522,4 3230 -X- 18º59’40.40079”S 057º39’35.84146”W BZ TAMENGO BR 1230 D 1522,7 1522,6 3230 H/X 18°59'22.87279" S 057°39'40.11197" W BZ OLARIA BR 1235 E 1523,7 1523,6 3230 H/H 18°59'04.80361" S 057°39'09.59224" W BZ VOLTA DO ARACUÃ BR 1240 E 1525,6 1525,6 3230 H/H 18º58’37.63354”S 057º38’06.29380”W BZ CARANDÁ BR 1245 D 0,51 0,6 Nº 1 H/H 18°59'39.20305" S 057°39'51.43711" W BZ SANTA BR 1250 E 2,43 2,6 Nº 2 H/H 19°00'15.82411" S 057°40'40.61594" W BZ AURORA BR 1255 E 2,77 3,7 Nº 2 E 3 H/H 19°00'23.27072" S 057°40'45.27266" W BZ FLORESTAL ASD36 D 3,5 4,0 Nº2 X/H 19º00’39.46389”S 057º41’07.40567”W BZ CONCEIÇÃO BR 1260 D 4,63 4,4 Nº 3 O/H 19°00'33.52776" S 057°41'38.81627" W BZ QUIJARO INF. BR 1265 D 5,41 5,2 Nº 3 H/O 19º00’19.94152”S 057º42’02.17867”W BZ QUIJARO SUP. BR 1270 E 6,32 6,2 Nº 4 X/H 18º59’52.02173”S 057º41’45.41321”W BZ AGUIRRE INF. BR 1275 D 6,86 7,1 Nº 4 H/O 18º59’41.01521”S 057º42’05.51406”W BZ AGUIRRE SUP. BR 1280 E 7,81 7,7 Nº 4 H/H 18º59’12.11091”S 057º42’08.05110”W BZ TAMARINEIRO BR 1285 E 9,22 9,1 Nº 5 H/H 18º58’36.98041”S 057º42’43.04445”W

HI 0118/07 DE CORUMBÁ A CACERES - ALTERAÇÃO NO BALIZAMENTO:

NOME DO SINAL MAR KM CROQUI SIMB. ALTERAÇÃO

BZ FURADO DO MORRINHO SUP. E 1683,2 030 H/H CAÍDA

BZ ILHA RUFINO E 1688,6 031 X/O CAIDA

HI 0126/07 DE CORUMBÁ A CACERES - ALTERAÇÃO NO BALIZAMENTO:

NOME DO SINAL MAR KM CROQUI SIMB. ALTERAÇÃO

BZ BAIA DAS ÉGUAS INF. E 2080.1 091 X/X MUDANÇA KM DE 2080.2 PARA 2080.1 BZ PASSOS DAS ÉGUAS D 2081.1 091 O/X MUDANÇA KM DE 2081.5 PARA 2081.1 BZ CORIXÃO INF. D 2082.7 091 X/O MUDANÇA KM DE 2082.8 PARA 2082.7 BZ PASSO CORIXÃO INF. E 2082.6 091 O/X MUDANÇA KM DE 2083.0 PARA 2082.6 BZ CORIXÃO SUP. D 2086.5 092 O/X MUDANÇA KM DE 2086.7 PARA 2086.5 BZ BAIAZINHA SUP. E 2092.0 093 O/X MUDANÇA KM DE 2092.1 PARA 2092.0 BZ PASSO BEIÇUDO SUP. D 2093.6 093 X/O MUDANÇA KM DE 2093.8 PARA 2093.6 BZ VITALINA INF. E 2094.5 094 H/X MUDANÇA KM DE 2094.7 PARA 2094.5 HI 0185/07 DE CORUMBÁ A CÁCERES - ALTERAÇÃO NO BALIZAMENTO:

NOME DO SINAL MAR KM CROQUI SIMB. ALTERAÇÃO

BZ SOVACO SUP D 2169,2 106 O/H CAÍDA

HI 0195/07 DE CORUMBÁ A CÁCERES - ALTERAÇÃO NO BALIZAMENTO - FOI IMPLANTADA BZ PORTO ÍNDIO LAT : 17º 43' 55” S LONG: 057º 42' 43” – MARGEM DIREITA – KM 05 – CROQUI Nº049” - SIMBOLOGIA “PI”.

NOME DO SINAL MAR KM CROQUI SIMB. ALTERAÇÃO

BZ PORTO INDIO D 05 049 PI IMPLANTADA

HI 001/08 DE CORUMBÁ A CÁCERES - ALTERAÇÃO NO BALIZAMENTO

NOME DO SINAL MAR KM CROQUI SIMB. ALTERAÇÃO

ILHA CASTELO SUP. D 1613.3 016 H/O DESAPARECIDA

PATRÍCIA D 1656.8 023 H/O CAÍDA

ILHA SANTA FÉ D 1676.2 027 H/X CAÍDA

BZ ILHA NOVA INF. E 1711,4 036 O/H DESAPARECIDA

PLACA GAIVA Nº 7 D 1783,4 049 H/H CAIDA

FTE BOCA BRAVA D 1784,1 049 H/H APAGADO

BZ PASSO PIUVA INF. D 2039,5 082 X/O CAIDA

BZ PORTO PIUVA SUP. D 2041,1 083 O/X CAIDA

BZ ILHA DO SOSSEGO SUP. D 2062,6 087 O/X DESAPARECIDA

(11)

SEÇÃO II (Cont.)

BZ BAIA DAS EGUAS INF. E 2080,1 091 X/X DESAPARECIDA

BZ PASSO CORIXÃO 1 D 2084,4 091 O/X DESAPARECIDA

BZ ILHA BAIAZINHA E 2090,5 093 O/X CAIDA

BZ BAIAZINHA 1 D 2091,4 093 O/X DESAPARECIDA

BZ BAIAZINHA 2 D 2091,5 093 X/O DESAPARECIDA

BZ VOLTA DO CATITU SUP. D 52,0 SAR O/X CAIDA

BZ PASSO DA ONÇA INF. E 55,2 SAR X/O CAIDA

BZ PASSO DA ONÇA SUP. D 55,4 SAR H/X DESAPARECIDA

BZ BARRANCO VERMELHO SUP. E 2099,8 095 O/H DESAPARECIDA

BZ PASSO SOLDADO SUP. D 2100,9 095 O/X INVERTIDA

BZ SOLDADO E 2102,0 096 X/X CAIDA

BOIA TUCUM Nº 1 PI 2106,0 096 BE FORA DE POSIÇÃO

BZ SOLDADO E 2102,0 096 X/X CAIDA

BOIA TUCUM Nº 1 PI 2106,0 096 BE FORA DE POSIÇÃO

BZ SIMÃO NUNES INF. D 2122,4 099 O/X DESAPARECIDA

BZ SIMÃO NUNES 1 E 2125,4 100 X/O CAIDA

BZ FURADO DO TUIUIU INF. D 2131,9 101 O/H DESAPARECIDA

BZ PADRE INACIO SUP. E 2145,2 102 O/X DESAPARECIDA

BZ PANTANALZINHO INF. E 2147,8 103 O/H CAIDA

BZ ILHA VELHA INF. D 2148,9 103 O/X DESAPARECIDA

BZ FURADO DO RIO VELHO SUP. E 2155,6 104 X/H DESAPARECIDA

BZ FURADO ALFERES INF. E 2164,2 105 H/H DESAPARECIDA

BZ CAMPINA D 2165,9 105 H/H DESAPARECIDA

HI 010/08 DE CORUMBÁ A FOZ DO RIO APA - ALTERAÇÃO NO BALIZAMENTO

NOME DO SINAL MAR NRORD KM CARTA SIMB. ALTERAÇÃO

FTE. MORRO DA COSTA D BR 0795 1325,3 3233B H/H RETIRADO DEFINITIVAMENTE BZ ESPERANZA SUP. E BR 0635 1224,6 3235A H/X MUDANÇA DE SIMBOLOGIA DEX/X PARA H/X

FTE ABRIGO E BR 0960 1403,5 3232B O/H

SUBSTITUIDA A ESTRUTURA DE TRELIÇA POR TUBULÃO DE

5 POLEGADAS BZ ALEGRETE INF. E BR ASD 1145,0 3236B O/O RETIRADA DEFINITIVAMENTE FTE ALEGRETE INF. E BR 0480 1144,0 3236B O/O MUDANÇA DE KM DO KM

1144,0 PARA O KM 1145,0

FTE CURURU E BR 0645 1229,6 3235A O/X

SUBSTITUIDO DEFINITIVAMENTE POR BALIZA COM SIMBOLOGIA O/O

NA MESMA POSIÇÃO

FTE PARATUDAL D BR 0805 1327,2 3233B O/H

REPOSICIONADO NA MARGEM ESQUERDA NO KM 1330,0 COM

SIMBOLOGIA X/O BZ ILHA PARATUDAL SUP. E BR 0810 1330,0 3233B X/O RETIRADA DEFINITIVAMENTE

(12)

NESTE FOLHETO

Croqui e Carta DESIGNAÇÃO E NÚMERO DOS AVISOS AOS NAVEGANTES

Temporários Preliminares Permanentes

Nenhum.

AVISOS TEMPORÁRIOS (T) E AVISOS PRELIMINARES (P) EM VIGOR, E AVISOS PERMANENTES E AVISOS PERMANENTES ESPECIAIS DO MÊS

AVISOS TEMPORÁRIOS (T) Nenhum.

AVISOS PRELIMINARES (P)

HI 2(P)/01 BRASIL - HIDROVIA PARAGUAI-PARANÁ Corumbá a Cáceres - Existência de balizas a) Nome - Gaiva nº 1

Posição aprox. - Km 1781,8 - Margem esquerda

Simbologia gráfica - H/H

Descrição - Haste de tubo galvanizado cilíndrico na cor branca; b) Nome - Gaiva nº 2

Posição aprox. - Km 1782,1 - Margem direita

Simbologia gráfica - H/H

Descrição - Haste de tubo galvanizado cilíndrico na cor branca; c) Nome - Gaiva nº 4

Posição aprox. - Km 1782,3 - Margem direita

Simbologia gráfica - H/H

Descrição - Haste de tubo galvanizado cilíndrico na cor branca; d) Nome - Gaiva nº 6

Posição aprox. - Km 1782,5 - Margem direita

Simbologia gráfica - H/H

Descrição - Haste de tubo galvanizado cilíndrico na cor branca; e) Nome - Gaiva nº 8

Posição aprox. - Km 1782,9 - Margem direita

Simbologia gráfica - H/H

Descrição - Haste de tubo galvanizado cilíndrico na cor branca; f ) Nome - Gaiva nº 10

Posição aprox. - Km 1783,0 - Margem direita

Simbologia gráfica - H/H

Descrição - Haste de tubo galvanizado cilíndrico na cor branca; g) Nome - Gaiva nº 12

Posição aprox. - Km 1783,2 - Margem direita

Simbologia gráfica - H/H

Descrição - Haste de tubo galvanizado cilíndrico na cor branca; h) Nome - Bela Vista do Norte

Posição aprox. - Km 1796,5 - Margem direita

Simbologia gráfica - H/H

Descrição - Haste de tubo galvanizado cilíndrico na cor branca; i) Nome - Passo Suzano

Posição aprox. - Km 2096,7 - Margem direita

Simbologia gráfica – X/O

Descrição - Haste de tubo galvanizado cilíndrico na cor branca; e j) Nome - Barranco Vermelho

Posição aprox. - Km 2106,8 - Margem esquerda

Simbologia gráfica – O/H

Descrição - Haste de tubo galvanizado cilíndrico na cor branca. Detalhes - Serão inseridos nas posições aproximadas um símbolo de “baliza”, a numeração e denominação.

Nota - Este Aviso substitui o Aviso Preliminar nº HI 1(P) de 2001. Croquis que serão afetados - Nºs 049 - 051 - 092 - 094. HI 3(P)/01 BRASIL - HIDROVIA PARAGUAI-PARANÁ Corumbá a Cáceres - Existência de farolete Nome - Lagoa Gaiva

Posição - 17º 42’.88 S 57º 41’.15 W (Km 1781,4) (margem direita) Característica da luz: R.V

Fase detalhada: V 0,3 - Ecl. 0,7 Período: 1 segundo

Alcance luminoso: 6 milhas náuticas Alcance geográfico: 8 milhas náuticas Altitude: 10 metros

Altura: 2 metros

(13)

SEÇÃO III (Cont.)

Simbologia gráfica: H/H

Detalhes - Serão inseridos na posição um símbolo de “farolete” e as anotações “Fte. Lagoa Gaiva” e “R.V.10m 6M”. Nota - Este Aviso substitui o Aviso Preliminar nº HI 6(P) de 1998.

Croqui que será afetado - Nº 049.

HI 4(P)/01 BRASIL - HIDROVIA PARAGUAI-PARANÁ Corumbá a Cáceres - Existência de farolete Nome - Boca Braba

Posição - 17º 44’.06 S 57º 40’.41 W (Km 1784,3) (margem direita) Característica da luz: R.V

Fase detalhada: V 0,3 - Ecl. 0,7 Período: 1 segundo

Alcance luminoso: 6 milhas náuticas Alcance geográfico: 8 milhas náuticas Altitude: 10 metros

Altura: 2 metros

Descrição: torre triangular de ferro na cor branca Simbologia gráfica: H/H

Detalhes - Serão inseridos na posição um símbolo de “farolete” e as anotações “Fte. Boca Braba” e “R.V.10m 6M”. Nota - Este Aviso substitui o Aviso Preliminar nº HI 7(P) de 1998.

Croqui que será afetado - Nº 049.

HI 5(P)/01 BRASIL - HIDROVIA PARAGUAI-PARANÁ Corumbá a Cáceres - Existência de balizas

a) Nome - Boca Braba Inferior

Posição aprox. - Km 1785,1- Margem esquerda Simbologia gráfica - O/H;

i) Nome - Barranco Vermelho Superior

Posição aprox. - Km 2099,9 - Margem esquerda Simbologia gráfica - O/H;

b) Nome - Boca Braba Superior

Posição aprox. - Km 1785,8 - Margem esquerda Simbologia gráfica - H/O;

j) Nome - Furado do Totico

Posição aprox. - Km 2129,3 - Margem esquerda Simbologia gráfica - O/H;

c) Nome - Estirão Gaiva Inferior

Posição aprox. - Km 1786,1 - Margem esquerda Simbologia gráfica - H/H;

k) Nome - Rebolo

Posição aprox. - Km 2159,0 - Margem esquerda Simbologia gráfica - O/H;

d) Nome - Estirão Gaiva

Posição aprox. - Km 1786,3 - Margem esquerda Simbologia gráfica - H/H;

l) Nome - São Pedro

Posição aprox. - Km 2159,3 - Margem esquerda Simbologia gráfica - X/O;

e) Nome - Estirão Gaiva Superior

Posição aprox. - Km 1786,6 - Margem esquerda Simbologia gráfica - H/H;

m) Nome - Inharosa

Posição aprox. - Km 2159,7 - Margem direita Simbologia gráfica - H/X;

f) Nome - Volta do Cachorro Inferior

Posição aprox. - Km 1787,6 - Margem direita Simbologia gráfica - H/H;

n) Nome - Baía do Barreiro

Posição aprox. - Km 2161,9 - Margem direita Simbologia gráfica - X/X; e

g) Nome - Ilha Negra Inferior

Posição aprox. - Km 2052,7 - Margem direita Simbologia gráfica - O/H;

o) Nome - Baía do Barreiro Superior

Posição aprox. - Km 2162,3 - Margem esquerda Simbologia gráfica - H/X.

h) Nome - Corichão

Posição aprox. - Km 2095,1 - Margem esquerda Simbologia gráfica - H/X;

Detalhes - Serão inseridos nas posições aproximadas um símbolo de “baliza”, a denominação e numeração. Nota - Este Aviso substitui o Aviso Preliminar nº HI 8 (P) de 2000.

(14)

Próximo ao Refúgio das (3) Três Bocas - Existência de farolete Nome - Três Bocas

Posição - 17º 51’.66 S 57º 28’.71 W (Km 1743,8) (margem direita) Característica da luz: Lp (3) V

Fase detalhada: V 0,3 - Ecl. 0,7 - V 0,3 - Ecl. 0,7 - V 0,3 - Ecl. 7,7 Período: 10 segundos

Alcance luminoso: 6 milhas náuticas Altitude: 6 metros

Descrição: Armação triangular metálica branca Simbologia gráfica: H/H

Detalhes - Serão inseridos na posição um símbolo de “farolete” e a anotação “Lp (3) V. 6m 6M”. Nota - Este Aviso substitui o Aviso Preliminar n.º HI 9(P) de 2000.

Croqui que será afetado - N.º 042. AVISOS PERMANENTES Nenhum.

SEÇÃO IV - CORREÇÕES ÀS PUBLICAÇÕES NÁUTICAS

SEÇÃO IV.1 – LISTA DE SINAIS

Nenhuma.

SEÇÃO IV.2 - ROTEIRO

Nenhuma.

SEÇÃO IV.3 - OUTRAS PUBLICAÇÕES

Nenhuma.

SEÇÃO V - AVISOS PERMANENTES ESPECIAIS

APE 1/99 NORMAS DE TRÁFEGO E PERMANÊNCIA PARA O PORTO DE CORUMBÁ/LADÁRIO, CÁCERES, E PORTO MURTINHO

A) GENERALIDADES 1 - CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS

O Porto de Corumbá/Ladário, situado na cidade de Corumbá/Ladário é especializado em Granéis, turismo e pesca. A área portuária é limitada pelos KM 1532 e KM 1514 do rio Paraguai.

O Porto de Cáceres situado no município de Cáceres é especializado em turismo e pesca. A área portuária é limitada pelos KM 2202 e 2250 do rio Paraguai.

O Porto de Porto Murtinho, situado no município de Porto Murtinho, é especializado em turismo e pesca. Sua área portuária tem como limites a foz do rio Amonguijá, KM 996,4 do rio Paraguai e o antigo saladeiro, KM 994 do rio Paraguai.

2 - ADMINISTRAÇÃO

O Porto de Corumbá é administrado pela AHIPAR-CODESP, com sede à rua 13 de junho, 960 Corumbá-MS.

A autoridade Marítima é representada pelo Capitão dos Portos da CFPN, situada na rua Delamare 806, Corumbá-MS telefone (067) 231-6444, Fax 231-5640.

O Porto de Cáceres é administrado pela Companhia DOCAS do Estado de São Paulo (CODESP), com sede à rua Dom Bosco nº 173-C, Cáceres -MT telefone (065) 221-1728.

(15)

SEÇÃO V (Cont.)

A Autoridade Marítima é representada pelo Agente da Agência Fluvial de Cáceres, situada na rua Professor Rizzo nº 01 Cáceres-MT telefone (065) 223-1416 ou Fax (065) 223-2765.

O Porto de Porto Murtinho não possui Administração Portuária.

A Autoridade Marítima de Porto Murtinho é representada pelo Agente da Agência Fluvial de Porto Murtinho, situada na rua Coronel Pedro Celestino nº 1207 - Porto Murtinho-MS. Telefone (067) 287-1151.

B) RESTRIÇÕES OPERACIONAIS 1 - CALADO MÁXIMO RECOMENDADO

0 calado máximo na hidrovia da jurisdição da Capitania Fluvial do Pantanal é definido em função da variação dos níveis dos rios.

2 - RESTRIÇÕES DE VELOCIDADE, CRUZAMENTO E ULTRAPASSAGEM

Deverão ser observadas as regras previstas no capítulo 25 da Portaria 011/95 da DPC para todo o trecho da hidrovia da jurisdição desta CP.

3 - RESTRIÇÕES DE HORÁRIO

A proibição de navegação no período entre o pôr e nascer do sol aplica-se às embarcações miúdas e desprovidas de luzes de navegação.

4 - RESTRIÇÕES DE FUNDEIO - FUNDEADOUROS a) PORTO DE CORUMBÁ/LADÁRIO

As embarcações de quarentena deverão fundear em frente ao cais do Porto de Corumbá/Ladário, o mais próximo possível da margem esquerda do rio Paraguai.

Para os demais casos não existem locais específicos para o fundeio, havendo entretanto as seguintes restrições: a) é proibido o fundeio de qualquer tipo de embarcação, no canal do rio Paraguai; e

b) é proibido o fundeio nas áreas de manobra. b) PORTO DE CÁCERES

As embarcações de quarentena deverão fundear próximo a margem direita do rio Paraguai, entre o Km 2200,8 e 2200. Para os demais casos não existem locais específicos para o fundeio, havendo entretanto as seguintes restrições: a) é proibido o fundeio sobre o canal de navegação, que deverá estar permanente desimpedido; e

b) é proibido o fundeio nas áreas de manobra. c) PORTO MURTINHO

Não existem locais específicos para o fundeio de embarcações. Alerta-se aos navegantes para que evitem fundear no canal navegável.

5 - OUTRAS RESTRIÇÕES

a) ATRACAÇÃO NO PORTO GERAL DE CORUMBÁ/LADÁRIO

Para atracação no Porto Geral de Corumbá, as seguintes restrições deverão ser observadas:

1 - a atracação das embarcações no Porto Geral de Corumbá deverá ser no sentido perpendicular à margem do rio; 2 - é proibido a amarração das embarcações nas árvores, nos postes de energia elétrica e nas amuradas dos jardins construídos pela Prefeitura; e

3 - é proibido a atracação ou encalhe de embarcações na pequena praia existente em frente à Ladeira Cunha e Cruz, na margem direita do rio Paraguai;

b) PERMANÊNCIA NO PORTO DE CORUMBÁ/LADÁRIO

Deverá ser observado o disposto na NORMAM-02, e mais a seguinte restrição:

É proibido utilizar-se dos portos de Corumbá/Ladário para efetuar grandes reparos ou reformas em embarcações, sem a prévia anuência da Capitania Fluvial.

c) PERMANÊNCIA NO PORTO DE CÁCERES

1) as embarcações com mais de 50 AB que estiverem aguardando carregamento, ou que já tenham sido carregadas e que não disponham de espaço para atracar ao longo do cais, ou a contrabordo de outra embarcação, deverão atracar à jusante da Ponte Marechal, na margem direita do rio, entre os Km 2200,8 e 2200;

2) é proibido a amarração de embarcações com mais de 50 AB em árvores ou poste de energia elétrica, na área delimitada do porto (entre os KM 2202 e 2200 do rio Paraguai);

3) é proibido utilizar-se do porto para efetuar grandes reparos ou reformas em embarcações , sem a prévia anuência da Agência de Cáceres; e

4) nenhuma embarcação de Turismo e Diversão, Esporte e Recreio ou pequeno comércio poderá pernoitar na área do porto.

d) PERMANÊNCIA NO PORTO DE PORTO MURTINHO Não há regras especiais. Deverá ser observado a NORMAM-02.

(16)

observar o disposto na NORMAM-02e mais as seguintes restrições:

- a passagem, no trecho do rio Paraguai compreendido entre o Farolete Balduíno e a Baliza Balduino, é limitada a apenas a uma (1) embarcação rebocada; e

- o comprimento, máximo do cabo de reboque nessa passagem é de cinco (5) metros. No porto de Ladário, a navegação deverá ter a máxima atenção às manobras e ao giro provocado pelo vento, na grua ali existente.

f) TRÁFEGO NO PORTO DE CÁCERES

Não há regras especiais. Deverá ser observado a NORMAM-02.

C) RECOMENDAÇÕES 1 - MANOBRAS RECOMENDADAS

- ÁREAS DE MANOBRAS a) para formação de comboios

1) 0 trecho do rio Paraguai compreendido entre o canal do Tamengo (Km 1522 do rio Paraguai), em sua porção sob jurisdição do Brasil, e o porto de gregório Curvo (Porto Esperança) Km 1.390 do rio Paraguai foi estabelecido como Área de Manobras Portuárias para desmembramento e formação de comboios.

2) Fica estabelecido como área para abarrancamento de barcaças, o trecho de 40 Km da margem esquerda do Rio Paraguai, sendo 20 Km à jusante e 20KM à montante do farolete Balduíno. Deverão ser evitados os trechos próximos de curvas e saídas de riscos.

3) As empresas de navegação tem liberdade para implantarem as estruturas mínimas e necessárias para garantir uma amarração conveniente. As empresas deverão manter a Capitania Fluvial informada da intenção de executar tal estrutura.

4) As barcaças atracadas a contrabordo com uma largura total superior a de duas barcaças ou com uma largura máxima maior do que 25 metros, deverão exibir duas luzes brancas sem obstrução, com intensidade tal que permitam serem vistas a pelos menos uma milha, e estando atracadas em grupos, as luzes serão colocadas nas extremidades do conjunto que estiverem a favor e contra a corrente, nas posições mais afastadas da costa ou margem.

5) Deverá ser cumprido o que estabelece o artigo 64 do Acordo de Transporte Fluvial pela Hidrovia Paraguai-Paraná referente às normas de segurança referentes ao regime de estadia no porto, a saber:

"Estadia em Portos ou lugares de atracação. Para embarcação ou comboio, independentemente de sua carga, deverá ter de forma permanente uma pessoa responsável por sua segurança designada pelo armador".

6) Recomenda-se aos comandantes dos comboios que as amarrações sejam feitas de forma a suportar as possíveis variações de tempo.

7) Recomenda-se ao proprietário ou Armador que comunique a Capitania Fluvial qualquer irregularidade com a amarração das barcaças, principalmente quando possa colocar em risco a segurança da navegação.

b) do porto de Corumbá/Ladário

A faixa de 160 m de largura, a partir do cais acostável até o meio do rio, em toda a extenção do cais, destina-se às manobras dos navios para atração ou desatracação.

A profundidade mínima nas vazantes excepcionais é de 2 metros. c) do Porto de Ladário

Em faixa que vai da barranca, onde estão instalados os dolfins até a ilha de São Sebastião, destinada a manobras dos navios para atracação e desatracação.

A profundidade mínima nas vazantes excepcionais é de 1,3 metros. d) do Porto de Cáceres

Todo trecho do rio Paraguai em frente ao porto, em uma faixa de 80 metros da largura, medida a partir do cais até o meio do rio, com 250 metros de extensão, sendo 100 metros à montante e 150 à jusante de esteira destinadas às manobras dos navios para atracação e desatracação. A profundidade mínima nas vazantes excepcionais é de 1,3 metros, próximo à margem oposta ao porto. e) do Porto de Porto Murtinho

não há

2 - OUTRAS RECOMENDAÇÕES a) atracação

PORTOS ORGANIZADOS DE CORUMBÁ/LADÁRIO observar o NORMAM-02 e mais as seguintes restrições e recomendações:

(17)

SEÇÃO V (Cont.)

- nos Portos Organizados de Corumbá/Ladário

Não há regras especiais. Prevalece o sistema de atracação ao longo do cais (em Corumbá) ou dos Dolfins (em Ladário). Recomenda-se cuidado com a amarração, uma vez que ventos fortes ocasionais podem rompê-las.

No porto de Ladário, a navegação deverá ter a máxima atenção às manobras e ao giro provocado pelos ventos, na grua ali existente. - porto organizado de Cáceres

prevalece o sistema de atracação ao longo do cais, com no máximo uma (1) embarcação a contrabordo. Recomenda-se cuidado com as amarrações, uma vez que ventos ocasionais podem comprometer as amarrações singelas.

SEÇÃO VI - NOTÍCIAS DIVERSAS

CARTAS REIMPRESSAS NO 1º SEMESTRE DE 2001

Nº DA CARTA TÍTULO DATA

3233 A De Porto Esperança ao Passo Gaivota 02/01

3233 B Do Passo Gaivota à Ilha Paratudal 02/01

3234 A Da Ilha Paratudal ao Estirão Rebojo Grande 01/01 3234 B Do Estirão Rebojo Grande à Cancha Piuval 01/01

PUBLICAÇÃO PRODUZIDA NO 1º SEMESTRE DE 2001

TÍTULO EDIÇÃO

DH9-1 Lista de Sinais. Hidrovia ParaguaiParaná (Porto de Cáceres Porto de Nova Palmira) -Parte II. De Assunção a Cáceres. Canal Tamengo

NOTAS AOS USUÁRIOS

1 - PREÇOS DAS CARTAS E PUBLICAÇÕES NÁUTICAS

Desde 1º de janeiro de 2005, os preços dos documentos náuticos editados pela DHN foram reajustados. A tabela com os preços em vigor está disponível no Anexo ao Catálogo de Cartas e Publicações.

2 - SERVIÇO DE SINALIZAÇÃO NÁUTICA DO OESTE

Página na Internet - Encontra-se disponível na Internet, desde 5 de setembro do corrente ano, no endereço www.ssn-6.mar.mil.br, informações sobre a Segurança da Navegação de interesse do navegante da bacia do Rio Paraguai, no trecho brasileiro.

3 - UTILIZAÇÃO DE CARTAS NÁUTICAS PARA A NAVEGAÇÃO

O Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) não recomenda o uso de cartas náuticas e croquis de navegação das áreas sob jurisdição brasileira, elaboradas por quaisquer entidades nacionais ou estrangeiras, cujos dados de origem não tenham sido analisados por este Centro e cujo produto final não tenha sido homologado, pela DHN, para uso na navegação.

4 - NO INTUITO DE FACILITAR A ATUALIZAÇÃO DO BANCO DE DADOS DOS MEIOS DA MB QUE NAVEGAM NA HIDROVIA PARAGUAI-PARANÁ, ESTE SSN DISPONIBILIZA NOS ENDEREÇOS ABAIXO, RELEVANTES INFORMAÇÕES QUANTO A FOLHA DE BORDO - FB E A RELAÇÃO DE SINAIS IMPLANTADOS:

ALFA - http://www.ssn-6.mb/croquis.html - Onde moram os croquis provisórios de navegação originários das FBs geradas durante os Levantamentos Hidrográficos, sendo que nestes estão lançados os sinais náuticos implantados e informações de quilometragem. Relembra-se que estas FBs encontram-se em processo de análise no CHM; e

BRAVO - http://www.ssn-6.mb/relsinais/relsinal.pdf - Onde mora uma relação atualizada dos sinais implantados já com os registros de quilometragem definitivos.

Este SSN encontra-se à disposição para avaliar/implementar sugestões quanto ao enriquecimento das informações a serem lançadas nestes "protótipos" de croquis, sugestões estas que deverão ser encaminhadas para as caixas postais 10@SINOET, e 30@SINOET.

OBS 1 : Os croquis estão construídos no DATUM WGS 84 e possuem informações de coordenadas geográficas;

OBS 2 : No período de 02 a 14JUL foi concluída a coleta de dados batimétricos no trecho do Rio Cuiabá compreendido entre Porto Cercado (KM 344) e sua Foz, e tão logo esteja concluído o pré-processamento, é intenção deste SSN também los;

(18)

MÉDIO PARAGUAI

KM CARTA NOME

430 3248A Volta Arecutacuá

504 3247A Passo Laguna Verá

516 3246B Passo Yvira-Yu

525 3246B Passo Oculto Inferior

536 a 537 3246B Passo Luisito

540 a 541 3246B Passo Santa Catalina

548 a 550 3246B Passo Colorado

609,9 a 612,0 3245A Travessia Curuzu Brasilero

643 a 645 3245A Passo Pedernal

698 a 700 3244A Passo Guggiari/Concepción 706 a 715 3244A Passos Saladillo e Itacurubi

723 a 724 3243B Passo Zapatero-Cué

726 a 729 3243B Passo Romero-Cué

731 a 734 3243B Passo Toldo-Cué

756 a 757 3243B Passo Alegre

774 a 776 3243A Passo Leonor

782 a 783 3243A Passo La Novia

807 a 810 3242B Passo Arrecifes

811 a 813 3242B Passo Piquete-Cambá

814 a 815 3242B Passo Tobas

826 a 828 3242A Passo Stanley (Yacaré)

829 a 830 3242A Passo Itá-Pucú-Mí

847 a 849 3242A Passos Max

850 a 851 3242A Passo Ilha Rafaela

855 a 859 3241B Passo Palácio-Cué

861 a 869 3241B Riacho Carayacito

928 a 929 3239B Passo Confluência Inferior ALTO PARAGUAI

KM CARTA NOME

940 a 942 3239B Passo Sastre

1011 a 1012,5 3238B Passo Tarumã

1039 a 1042 3238A Passo Cambá Nupá

1100 a 1104 3237A Volta do Abotoado ou Nabileque 1109 a 1111 3236B Passo Curuçu Cancha

1146 a 1147 3236B Passo Alegre Inferior 1173 a 1178 3236A Passo Periquitos 1333 a 1334 3233B Passo Piúvas Inferior

1367 a 1369 3233A Passo do Conselho

1391 a 1392 3232B Passo Jacaré

1419 a 1421 3232B Passo Caraguatá

1452 a 1456 3231B Passo Mucunã

1472 a 1475 3231B Passo Miguel Henrique 1489 a 1491 3231A Passo de Santana e Jatobá

DO PORTO DE CORUMBÁ AO PORTO DE CÁCERES

KM CROQUIS NOME

2163 a 2166 De Corumbá a Cáceres Passo Passagem Velha

SEÇÃO VII – REPRODUÇÕES DE TRECHOS, NOTAS E QUADROS

Referências

Documentos relacionados

8) como negativos, a deficiência do acervo da biblioteca, os equipamentos dos laboratórios, a infraestrutura deficiente, as reformas intermináveis, o desinteresse de

Para corridas de até 200 metros, é cobrada somente a bandeirada, e para corridas superiores a 200 metros é cobrado o valor de R$ 0,02 para cada metro adicional percorrido..

2º - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação, retroagindo seus efeitos à data de 28 de dezembro de 2016, revogando-se as disposições

Este trabalho propôs um método para combinar modelos obtidos por regressão no domínio wavelet, empregando diferentes configurações de bancos de filtros.. Tal abordagem é uma

Os principais achados do presente estudo são: 1) 50% dos pacientes apresentaram sangramento gastrointestinal com necessidade de transfusão de hemáceas na admissão, demonstrando que

Para quem será entrevistada, mesmo se não te derem a oportunidade perguntando di- retamente se há algo mais que queira falar, peça a última palavra assim mesmo - seja para

Dentro deste contexto, o presente trabalho tem por objetivos avaliar a influência da incorporação do rejeito da indústria de celulose e papel nas etapas de conformação

1º O presente Regulamento do Colegiado do Curso de Bacharelado em Enfermagem tem por finalidade disciplinar as atribuições, competências e o funcionamento do Colegiado do