• Nenhum resultado encontrado

Uma mente para os negócios, um coração para o mundo.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Uma mente para os negócios, um coração para o mundo."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)
(2)

1 - O que é empreendedorismo?

Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os

recursos para transformá-las em negócio

lucrativo. Esse é o papel do empreendedor

Frequentemente, esse profissional tem formação em áreas técnicas, como engenharia, ou ser da área de ciências sociais aplicadas, tais como Administração, Economia, Contabilidade etc. No entanto, não é a qualificação técnica que realmente importa. Ser empreendedor é um estado de espírito e mais do que isso, uma necessidade na sociedade atual. Cabe ao empreendedor ser o agente de mudança e ainda fazer do seu autodesenvolvimento a mola mestra do seu sucesso, do sucesso da sua empresa (como funcionário ou dono) e, consequentemente, do seu país.

Um empreendedor de sucesso é criativo e pesquisador, ele visa criar algo diferente e com valor, focando sempre na busca de novos caminhos e soluções.

2- Características que transformam um

empreendedor em vencedor:

Iniciativa: O empreendedor não fica esperando que os outros venham resolver seus problemas.

Autoconfiança: O empreendedor tem

autoconfiança, isto é, acredita em si mesmo. Aceitação do risco: O empreendedor aceita riscos, ainda que muitas vezes seja cauteloso e precavido contra o risco.

Sem temor do fracasso e da rejeição: O empreendedor fará tudo o que for necessário para

não fracassar, mas não é atormentado pelo medo paralisante do fracasso.

Decisão e responsabilidade: O empreendedor não fica esperando que os outros decidam por ele. Energia: É necessária uma dose de energia para se lançar em novas realizações, que usualmente exigem intensos esforços iniciais.

Auto-motivação e entusiasmo: O empreendedor é capaz de uma auto-motivação relacionada com desafios e tarefas em que acredita.

Controle: O empreendedor acredita que sua realização depende de si mesmo e não de forças externas sobre as quais não tem controle.

Voltado para equipe: O empreendedor em geral não é somente um fazedor, no sentido obreiro da palavra. Ele cria equipe, delega e acredita na mesma.

Otimismo: O empreendedor é otimista, o que não quer dizer sonhador ou iludido. Acredita nas possibilidades que o mundo oferece, na possibilidade de solução de problemas e no potencial de desenvolvimento.

Persistência: O empreendedor, por estar motivado, convicto, é capaz de persistir até que as coisas comecem a funcionar.

2.1 Um mau empreendimento na mão de um bom empreendedor pode até ser melhorado e sobreviver, mas na mão de um mau empreendedor, nem mesmo um ótimo negócio sobrevive. É por isso que o estudo, a pesquisa, o planejamento do negócio são fundamentais no empreendedorismo. Outro aspecto fundamental, só que mais difícil de ser trabalhado são as características pessoais do

(3)

empreendedor que podem alavancar ou inviabilizar um projeto.

2.2 O empreendedor é o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano. Também é utilizado – no cenário econômico – para designar o fundador de uma empresa ou entidade, aquele que construiu tudo a duras custas, criando o que ainda não existia.

3 - Habilidades necessárias para ser um

empreendedor:

Técnicas: Envolve saber ouvir as pessoas e captar informações; ser organizado; saber liderar e trabalhar em equipe.

Gerenciais: Inclui conhecimentos sobre marketing, administração, finanças, operacional, produção, tomada de decisão, planejamento e controle.

4 - Por que ser um empreendedor?

Por meio das coisas novas feitas pelo empreendedor, o país cresce tanto em ralação ao dinheiro quanto ao desenvolvimento das pessoas, principalmente no campo profissional, pois é a melhor arma contra o desemprego e causa bem-estar das pessoas envolvidas, além de transformar o mercado de negócios. Pesquisas recentes realizadas nos Estados Unidos mostram que o sucesso nos negócios depende principalmente de nossos próprios comportamentos, características e atitudes, e não apenas de conhecimento técnico de gestão quanto se imagina. No Brasil, 14% dos empreendedores têm formação superior e 30% sequer concluíram o ensino fundamental.

4.1- Empreendedorismo na internet:

O surgimento da Internet representa uma nova onda de oportunidades para os empreendedores. O empreendedorismo na Internet é mais viável ao

pequeno empreendedor, na medida em se pode montar um negócio com pequeno nível de investimento.

4.2- Empreendedorismo e Incubadoras de Empresas:

Uma novidade positiva no Brasil são as Incubadoras de Empresas. Organizações geralmente sem fins lucrativos que tem por objetivo apoiar a nova empresa e disseminar o empreendedorismo oferecendo infra-estrutura de apoio e assessoria ao empreendedor na gestão do empreendimento. 4.3- Empreendedorismo e Capital de Risco: É provável que em determinados momentos da existência da empresa seja interessante por razões mercadológicas ou estratégicas, uma injeção de capital de terceiros. Nesse momento é bem provável que o empreendedor tope com as chamadas empresas de capital de risco que vão trocar um percentual minoritário da empresa por algum valor em dinheiro, esperando vendê-lo alguns anos depois por um valor muitas vezes maior.

5- Exemplos de Empreendedores de

Sucesso:

Abaixo estão alguns exemplos de sucesso mais conhecidos no Brasil. São pessoas que nem sabiam o que era empreendedorismo, nem tinham se preparado para isso, mas que viram no problema, uma oportunidade para o sucesso, investindo em suas idéias aparentemente “sem pé nem cabeça” e acreditando principalmente nos seus sonhos, sem desistir jamais.

Samuel Klein (dono das Casas Bahia)

Samuel Klein nasceu em 1923 na Polônia, onde começou a trabalhar com o pai como marceneiro

(4)

até a invasão dos nazistas. Foi mandado para campos de concentração, e sobreviveu ao Holocausto com a ajudada de poloneses cristãos. Após a guerra, reencontrou sua família e decidiram reconstruir a vida em outro lugar. Samuel queria ir para os EUA, mas não conseguiu. Decidiu ir para a América do Sul, onde tinha amigos. Conseguiu visto para a Bolívia, para onde foi com a esposa e o filho. Em 1952 a Bolívia vivia uma situação social muito complicada, Klein, então, recordou-se de uma tia que vivia no Rio de Janeiro. Em menos de dois meses conseguiu autorização para viver no Brasil. Estabeleceu-se em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo com a família. Foi quando começou a trabalhar como comerciante. Tornou-se mascate, vendendo roupas de cama, mesa e banho de porta em porta, com uma charrete. Em cinco anos de dedicado trabalho, conseguiu capital para comprar uma loja chamada Casa Bahia. Era a sua homenagem aos seus fregueses, na maioria retirantes baianos vindo tentar a sorte na região. A loja se expandiu devido à ideia de vender seus produtos em 12 vezes sem juros, no carnê, fazendo com que seus clientes não precisassem de cartão de crédito ou cheque, o que na época era impossível. Hoje são mais de 560 lojas espalhados por 8 estados brasileiros mais o distrito federal, emprega mais de 20 mil funcionários diretos e tem o maior depósito de distribuição da América Latina. As Casas Bahia tornaram-se uma das maiores redes de varejo do País.

Ricardo Eletro

Sua primeira loja foi em Divinópolis, com 20 anos, maioria de estoques de brinquedo. Conseguiu abrir mais 3 lojas no interior de Minas, agora totalmente de eletrodomésticos, e em 96 conseguiu abrir a primeira filial em BH. A maior parte dos lucros investia em publicidade. Com isso aumentou sua imagem consideravelmente na capital mineira. O plano de negócios de Ricardo é baseado numa política de venda agressiva, sua equipe inteira é orientada a negociar com o cliente e cobrir as

ofertas dos concorrentes e eles são justamente treinados pra isso. Para manter os preços abaixo dos concorrentes a maneira foi ter um custo mais baixo que eles, ou seja, ter uma infra-estrutura menor, cortar qualquer tipo de gasto que não seja prioridade. Ex (cafezinho, vôos barateados de madrugada etc.). Só não economizou em publicidade porque de acordo com ele “Não adianta ter preços baratos se ninguém sabe que você tem os menores preços.” Mesmo com a crise no mercado de eletrodoméstico em 2001 por causa do racionamento de energia, Ricardo se aproveitou da situação e com seu plano de ação estipulado e bem sustentado resistiu aos tempos sombrios e ainda conseguiu comprar nada menos que 24 lojas a custos barateados de empresas que quebraram com a crise, justamente por não terem estipulados um plano de negócios. Até o fim de 2007, menos de 20 anos após a abertura da primeira loja, Ricardo fechou o ano com 240 lojas, um faturamento de 2 bilhões de reais e

com um crescimento médio de 50% ao ano, graças ao apoio de uma consultoria que ajudou a formar um plano de negócios consistente.

Heloísa Helena, conhecida como Zica

(dona do salão Beleza Natural)

Zica nasceu em uma família humilde e numerosa, com 13 irmãos. Começou a trabalhar cedo, aos 15 anos, como babá, faxineira, domestica e vendedora. Sempre vaidosa, como toda mulher, passou anos procurando uma solução para deixar os próprios cabelos menos crespos e rebeldes. Zica resolveu misturar os produtos e testar várias combinações em seus cabelos, tornando-se cobaia de seus experimentos, os fios caíram e ela quase desistiu.

Sem recursos, começou a trabalhar como cabeleireira, quando descobriu uma paixão. A partir daí, junto com seu marido, seu irmão e sua

(5)

cunhada, batalhou para desenvolver uma técnica própria e fez muitos testes, tendo como objetivo um produto que proporcionasse beleza e naturalidade aos cabelos crespos. Após anos de pesquisa, em 1993, abriu o primeiro salão do Beleza Natural na Tijuca, RJ, num espaço pequeno e simples. Não demorou muito para as filas começarem a se formar e a equipe trabalhar até de madrugada para tentar atender toda a demanda. A expansão foi inevitável.

Hoje, o salão Beleza natural tem oito filiais no Rio de Janeiro e uma no Espírito Santo e o produto para relaxar cabelos crespos foi patenteado e só pode ser usado em seus salões.

6 – Exercícios

1)Para você o que é ser um empreendedor? Você se acha um empreendedor? __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ 2) Das 11 características que transformam um empreendedor em vencedor, cite com quais você se identifica e em quais você acha que deve melhorar. Dê exemplos. __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________

3) Que tipos de oportunidades vem sendo oferecidas aos empreendedores hoje em dia? __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________

7 - Bibliografia:

http://www.endeavor.org.br/empreendedores/bel eza-natural; http://pt.wikipedia.org/wiki/Samuel_Klein; http://www.administradores.com.br; http://www.e-commerce.org.br SIFE CEFET-RJ

Av. General Canabarro N° 552 Tel.: 2566-3007

Referências

Documentos relacionados

Embora cresça no país o número de pesquisas sobre educação ambiental em escolas e comunidades, patrocinadas por secretarias municipais ou estaduais e

a) determina quem deve executar cada tarefa e escolhe os companheiros de trabalho. c) exerce papel consultivo (só participa quando o grupo solicita). Questão 45 - As alternativas

O trabalho relatado neste paper apresenta a criação do roteiro do filme ficção “O que os olhos não veem, o coração sente”, elaborado na disciplina optativa

O que Jesus queria ensinar é que o tempo da oportunidade de Deus está passando, por isso enquanto a luz de Jesus o convida ao compromisso, aproveite a oportunidade, pois se

A inscrição do imóvel rural após este prazo implica na perda do direito de manter atividades agropecuárias em áreas rurais consolidadas em APP e Reserva Legal, obrigando

The process of implementation of the Forest Code is inherently a redefinition of the bundle of property rights to land, in which there is currently a mismatch between de facto and

Na imagem abai- xo, por exemplo, as dimensões e o posicionamento dos personagens (Tio Sam e Cardoso) traduzem, em linguagem simples, o desnível geopolítico existente entre Brasil

O curta-metragem “O que os olhos não veem, o coração sente” (ficção, 2013, 8 minutos) foi produzido na disciplina Comunicação Cinematográfica, do curso de Comunicação