• Nenhum resultado encontrado

gti PREFEITURA MUNICIPAL DE ARUJÁ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "gti PREFEITURA MUNICIPAL DE ARUJÁ"

Copied!
39
0
0

Texto

(1)

LEI N.®1.539. - DE 31 DE JULHO DE 2001.

1

Dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercido financeiro de 2002 e dá outras providências.

ABEL JOSÊ LARINI, PREFEITO MUNICIPAL OE ARUJÁ, USANDO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS,

FAZ SABER QUE a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei:

Capítulo I

Das Diretrizes Gerais

ARTIGO 1° - Ficam estabelecidas, para a elaboração dos Orçamentos do Municipio, relativo ao exercido de 2002, as Diretrizes Gerais de que trata este Capitulo, os principies estabelecidos na Constituição Federal, na Constituição Estadual no que couber, na Lei Federal n.® 4.320, de 17 de março de 1964, e a Lei Complementar n.® 101, de 04/05/2000 e no Artigo 62, inciso III da Lei Orgânica do Municipio.

ARTIGO 2° - A estrutura orçamentária que servirá de base para a elaboração dos orçamentos-programa para os próximos exercidos deverá obedecer à disposição constante do Anexo I, que faz parte integrante desta Lei, cuja atualização somente poderá ser efetuada mediante autorização Legislativa.

ARTIGO 3° - As unidades orçamentárias, quando da elaboração de suas propostas parciais, deverão atender a estrutura orçamentária e as determinações emanadas pelos setores competentes da área.

ARTIGO 4® - A proposta orçamentária, que não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, face à Constituição Federal e a Lei de Responsabilidade Fiscal, atenderá a um processo de planejamento permanente, á descentralização, á participação comunitária, conterá reserva de contingência equivalente a 1®/o (um por cento) da Receita Corrente Liquida, compreenderá:

Executivo e Legislativo Municipal e seus fundos.

PARÁGRAFO PRIMEIRO - O orçamento fi refèíente aos Poderes

PARÁGRAFO SEGUNDO - O Poder líegislativo en■ --- --- _ . — --- ,_jr Executivo sua proposta parcial até o dia 15 de julho do corrente anckde coqídrfradáde com a Emenca

_____AU___!_____

Constitucional n.® 25/00.

ARTIGO 5® - A Lei Orça estimativa da receita, atenção aos principies de:

tária dispen nl

P.M.A.

I - prioridade de investimentos nas áreas sociais; II - austeridade na gestão dos recursos públicos; III - modernização na ação governamental;

IV - observância ao principio do equilíbrio orçamentário, tanto

execução. '

A’

»

(2)

PREFEITURA

MUNICIPAL

DE

ARUJÁ

ESTADO

DE

SÃO

PAULO

LEI N.°1.539. - DE 31 DE JULHO DE 2001.

2

Capítulo II

Das Metas Fiscais

ARTIGO 6° - A proposta orçamentária anual atenderá às diretrizes gerais e aos princípios de unidade, universalidade e anualidade, não podendo o montante das despesas fixadas exceder a previsão da receita para o exercício.

ARTIGO 7° - As receitas e as despesas serão estimadas tomando por base o índice de inflação apurado nos últimos doze meses, a tendência e o comportamento da arrecadação municipal mês a mês, tendo em vista principalmente os reflexos dos planos de estabilização econômica editados pelo governo federal, na conformidade do Anexo II, que dispõe sobre as Metas Fiscais.

PARÁGRAFO PRIMEIRO - Os valores das Metas Fiscais do respectivo Anexo, em se tratando de estimativa, são passíveis de variação em torno de 10% (dez por cento).

PARAGRAFO SEGUNDO - Na estimativa das receitas deverão ser consideradas, ainda, as modificações da legislação tributária, incumbindo à Administração o seguinte;

I - a atualização dos elementos físicos das unidades imobiliárias

II -a edição de uma planta genérica de valores de forma a minimizar a diferença entre as alíquotas nominais e as efetivas;

III - a expansão do número de contribuintes IV - a atualização do cadastro imobiliário fiscal.

PARÁGRAFO TERCEIRO - As taxas de polícia administrativa Xde sen/iços públicos deverão remunerar a atividade municipal de maneira a equilibrar as respectivas despeas.

PARÁGRAFO QUARTO - Os tributos, cujo recolhimento pod/rá ser efiétuadò em parcelas, serão corrigidos monetariamente segundo a variação estabelecida na legislação rnunicip vigente.

PARÁGRAFO QUINTO - Nenhum compromisso será exista dotação orçamentária, e recursos financeiros previstos na programação de desembol Restos à Pagar estará limitada ao montante das disponibilidades de caixa.

Federal, a:

umidp sen/que e a.inscrição de< / /

ARTIGO 8° - O Poder Executivo é autorizado, nos termo^^Constituiçâi

I- realizar operações de Crédito por antecipação da receita, nos termos da \/ legislação em vigor;

II - realizar operações de crédito até o limite estabelecido pela legislação em vigor;

III - abrir créditos adicionais suplementares até o limite de 10% (dez po cento) do orçamento das despesas, nos termos d^Jegislação vigente;

M00 09 02e0 P M A. LA

(3)

*■5^^

PREFEITURA

MUNICIPAL

DE

ARUJA

ESTADO

DE SÃO

PAULO

LEI N.°1.539. - DE 31 DE JULHO DE 2001.

s reais em

3

Ida das necessidad IV - transpor, remanejar ou transferir recursos, dentro de uma mesma categoria

de programação, sem prévia autorização legislativa, nos termos do inciso VI do artigo 167 da Constituição Federal.

ARTIGO 9° - Não sendo devolvido o autógrafo de lei orçamentária até o inicio do exercício de 2002 ao Poder Executivo, fica este autorizado a realizar a proposta orçamentária, até a sua aprovação e remessa pelo Poder Legislativo, na base de 1/12 (um doze avos) em cada mês.

PARAGRAFO PRIMEIRO - Para atender o disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal, o Poder Executivo incumbir-se-á do seguinte:

de desembolso;

I - estabelecer Programação Financeira e o Cronograma de execução mensal II - publicar, até 30 dias após o encerramento do bimestre, relatório resumido da execução orçamentária, verificando o alcance das metas, e se não atingidas deverá realizar cortes de dotações da Prefeitura e da Câmara;

III - a cada quatro meses, o Poder Executivo emitirá ao final de cada quadrimestre. Relatório da gestão Fiscal, avaliando o cumprimento das Metas Fiscais, em audiência pública, perante a Câmara de Vereadores;

IV - os Planos, Lei de Diretrizes Orçamentárias, Orçamentos, Prestação de Contas, Parecer do Tribunal de Contas do Estado serão amplamente divulgados, inclusive na Internet, e ficarão à disposição da comunidade.

Capítulo III

Do Orçamento Fiscal

V

ARTIG010 - O orçamento fiscal abrangerá os Podere/^ecufivo e Legislativo

ARTIGO 11 - As despesas com pessoal e encargos não poderão ter yácrésci relação aos créditos correspondentes, e os aumentos para o próximo exercício fi

existência de recursos, a às disposições constantes no art. 169 da Constituição Feder Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, não podendo exceder o limite de 54% (cinq(ienta ^quqtró por cento) para o Poder Executivo e 6% (seis por cento) para o Legislativo da Receita Corrente Líquida Mjjriícipal.

dos à

/\RTIGO 12 - Na elaboração da proposta orçamentária serão atendiçids preferencia programas constantes do Anexo III que faz parte integrante desta Lei, podendo na

ser elencados novos programas, desde que financiados com recursos próprios/6u de outras esferas governo.

ARTIGO 13 - A concessão de auxílios e subvenções dependerá de autorização legislativa, através de lei especifica.

/\RTIG014 - O Poder Executivo, mediante proposta legislativ^e atendimento à ordem fiscal, proverá a atualização da remuneração dos sen/idores, bem como disporá sobre( planos de carreira.

%

(4)

PREFEITURA

MUNICIPAL

DE

ARUJA

9

ESTADO

DE

SÃO PAULO

LEI N?1.539. - DE 31 DE JULHO DE 2001.

4

ARTIGO 15 - O Municipio aplicará, no mínimo 25% (vinte e cinco por cento) das receitas resultantes de impostos na manutenção e desenvolvimento do ensino, nos termos do art. 212 da Constituição .Federal.

ARTIGO 16 - A proposta orçamentária, que o Poder Legislativo até o dia 30 de setembro, compor-se-á de:

Executivo encaminhar ao Poder

em contrário.

MOD 09.0280 P M.A. LASER

I - mensagem;

II - projeto de lei orçamentária;

III - tabelas explicativas das receitas e desp

ARTIG017 - Integrarão a lei orçamentária anual:

os exercícios;

ategorias economicas; I - sumário geral da receita por fontes e da

II - sumário geral da receita e despesa, por

ill - sumário da receita por fontes e respectiva legislação;

IV - quadro das dotações por órgãos de governo e da administração. V - a cobrança dos devedores junto à Divida Ativa do Municipio.

spesa por funções de gjoverno;

ARTIGO 18 - Esta Lei entrará em vigor em 1“ de janeiro de 2002, revogadas as disposições

Prefeitura Municipal de Arujá, 31 de julho de 2001.

/ /

DIOMARACI^EL FILHO -

ssuntos Internos e Jurídicos

X--nto e Meio Ambiente DRIGUES DOS SANTOS cipal de Administração e panças

TO Secretário Municipal de Planej

(5)

LEI N.°1.539. - DE 31 DE JULHO DE 2001.

Prefeitura Municipal rfe Miá, deJ

JOSÉ MA

Secretário icipal/de Educação

A

POLI-Secretária MunicipaíHe^C^ra, Esportes e T/iris

- COUTO- ■

Secretária Municipal da Assistência Social

Registrada e publicada neste Departamento da Administração, naxJata acima?

- NEIDE PARRÍ

NEIDE PApteto^^U

-Diretora do Dep< rtamento da Administração.

(6)

09-0280 P.M.A. laser

PREFEITURA

MUNICIPAL

DE

ARUJÁ

*

ESTADO

DE

SÃO PAULO

LEI N.°1.539. - DE 31 DE JULHO DE 2001.

ANEXO i-ESTRUTURA ORÇAMENTÁRIA

A

UNIDADEORÇAMENTARIA _______________ESPECIFICAÇÃO CÂMARA MUNICIPAL ÓRGÃO 01.01 Secretaria da Câmara 02 02.01 02.02 02.03 02.08 02.09 CHEFIADO EXECUTIVO Gabinete do Prefeito Guarda Municipal Corpo deBombeiros

Fundoca Criança eAdolescente

Fundo Social de Solidariedade

03

03.01

03.02

SECRETARIAMUNICIPAL DE ASSUNTOS INTERNOSE

JURÍDICOS

Gabinete do Secretário Departamento Jurídico

04 SECRETARIAMUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E

FINANÇAS 04.01 04.02 04.03 04.04 04.05 04.06 05.01 05.02 05.02.01 05.02.02 05.02.03 05.03 05.03.01 05.03.02 05.03.03 05.03.04 05.03.05 Gabinete do Secretário Departamento Adninistrativo Departamento de Compras Departamento Financeiro Departamentode Recursos/lumanos Departamento de Contabilj

SECRETARIAMUNICIPALDE EDUÇAÇÃO

Gabinete do Secretário

Departamento de Educação

Pró-Menor

Centro de Triagem Merenda Escolar

Divisão de Ensino Muni

Creche Emeia Emefa Supletivo Educação Especial '1

Fundo do ensino Fundamental 05.09

06

06.01 06.02 06.03

SECRETARIA MUNICIPALD&CULTURA, ESPORTES E

TURISMO '

Gabinete do Secretário

Departamento deCultura e Turismo Departamento de Esportes

07 SECRETARIAMUNICIPALDESAÚDE EHIGIENE

07.01 Gedsinete do Secretário

07.02 Departamento de Assistência Hospitalar e Atendimento Urgência

07.03 Departamento de Saúde

(7)

LEI N.”1.539. - DE 31 DE JULHO DE 2001.

08

08.01

08.02

08.09

SECRETARIAMUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Gabinete do Secretário Departamento de Assistência Fundo de Assistência 09 09.01 09.02 09.03

SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTOE MEIO AMBIENTE

Gabinetedo Secretário

Departamento de Planejamento e Meio Ambiente

Departamento de Informática 10

10.01

SECRETARIA MUNICIPAL DE OBR

Gabinetedo Secretário / AS\E SERVIÇOS 10.02 Departamento de Obras /

/ f

10.03 10.03.01 10.03.02 DivisãoViária j Serviço Rodoviário 1 Vias Públicas \. / 10.04 10.04.01 10.04.02 10.04.03 Serviços Públicos Limpeza Pública Cemitério eVelório /

Praças, ParqueseJardins /

10.05 Divisão deTrânsito / 11 11.01 11.02 ENCARGOSGERAIS Órgãos Governamentais Encargos

Prefeitura Municipal de Arujá, 31 de julho de 2001.

.0280 P.M.A. LASER

a

2!

ío

/PTO

INI-- ^lOMARACKELFILHpINI--

Secretário htóicipal de^^untos Int^nos e Jurídicos

I

- INÊl Secretária Mi

iDRIGUÉSDOSSANTO^ lièipal deAdministração e panças

- FL^ AUGUSTO FEF Secretário Municipal de Planejai

^TOÊSENÇO- ito e Meio Ambiente

(8)

>0

PREFEITURA MUNICIPAL DE

ARUJA

S l<»

(9)

LEI N."1.539. - DE 31 DE JULHO DE 2001.

9

ANEXO II - DAS METAS FISCAIS

Compatibilizar as despesas ao efetivo comportamento das receitas, atendendo ao principio do equilíbrio orçamentário. Só gastar o que arrecadar. O valor demonstrado como reserva de

contingência será destinado ao pagamento da Divida Flutuante - Restos a Pagar. A) DAS RECEITAS POR FONTES

Valorés em R$ 1.000 DISCRIMINAÇÃO 2002 2003 / / 2004 Receitas Tributárias 14.130.000,00 16.212.000,00 / 18.456.000,00 Receitas deContribuição 0,00 / 0,00 / / 0,00 Receitas Patrimonial 464.000,00 533.000,00 / /611.000,00 Receita Agropecuária 0,00 < 0,00 / / 0,00 Receita Industrial 0,00 0,007 ‘---0,00 Receita de Serviços 0,00 0,00 / ^,00 Transf. Correntes 22.346.500,00 25.187.000/10 26.687.000100

OutrasReceitas Conentes 6.659.000,00 7.620.500,00 8.714.000l00

Total das Receitas Correntes 43.599.500,00 49.552.5Ú0J30 56.468.000,00

Operações de Crécito 0,00 // 0,00 / 0,00

Alienaçãode Bens 1.000,00 "1.000,00 1.000,00

Transferência de Capital 6.500.000,00 6.500.000,00 6.500.000,00

OutrasReceitasde Capital 0,00 0,00 0,00

Total das Receitas de C^t^ 6.501.000,00 6.501.000,00 6.501.000,00

Total das Receitas 50.100.500,00 56.053.500,00 62.969.000,00

B) Das Despesas por Elemento.

Discriminação 2002 2003 I / 2004

Despesas Conentes /

3111 -Pessoal Civil 13.224.000,00 13.689.000,00 14.260.000,00

3111 - Obrigações Patronais 3.424.000,00 3.593.000,00 3.760.000,00

3120-Material de Consumo 3.370.500,00 4.686.500,00 5.817.770,00

3131 - Remuneração de Serviços Pessoais 70.000,00 75.000,00 86.000,00

3132 -Outros Serviços e Encargos 6.223.000,00 6.470.000,00 7.840.000,00

3191 -Sentenças Judeias 200.000,00 230.000,00 260.000,00

3192 -Depesas de Exercidos Anteriores 20.000,00 25.000,00 30.000,00

3222-Fundef 2.368.500,00 2.660,000,00 3.075.000,00 3231-Subvenção 300.000,00 330.000,00 360.000,00 3251-Inativos 545.000,00 560.000,00 572.000,00 3252-Pensionista 47.000,00 48.000,00 49.000,00 3253 - Salário Família 1.000,00 1.000,00 1.000,00 3266-Encargos Divida 48.000,00 60.000,00 63.000,00 3280 - Pasep 436.400,00 499.500,00 564.000,00

TotalDespesa Corrente 30.277.400,00 , 32.927.000,00 36.737.770,00

/

(10)

PREFEITURA MUNICIPAL

DE

ARUJÁ

ESTADO

DE

SÃO

PAULO

LEI N?1.539. - DE 31 DE JULHO DE 2001.

Despesas de Capital 4110-Obras 13.800.000,00 16.180.000,00 18.100.000,00 4120 -Equipamentos 4.300.000,00 5.000.000,00 5.750.000,00 4191-SentençasJudciais 300.000,00 300.000,00 500.000,00 4354 - Outra Amoitizações 1.087.000,00 1.297.000,00 1.516.000,00 TotaldasDespesas de Capital 19.487.000,00 22.777.000,00 25.886.000,00

Total da Despesa 49,764.400,00 55.704.000,00 62.603.770,00 Resumo Receita 50.100.500,00 56.053.500,00 62.969.000.00 Despesa 49.764.400,00 55.704.000,00 62.603.770,00 Reserva de Contingência 336.100,00 349.500,00 365.230,00 C) DÍVIDA PÚBLICA DIVIDAPUBLICA 2002 % redução RCL 2003 / %tedd^o RCL '% £004redução RCL l-DMDA FUNDADA —7=-=^

" yr —

Div.Contratada 3,86

T

<

// /

II-DIVIDA FLUTUANTE

/

Restos a Pagar 3,27 3,14 // 1,36 \

TOTAL REDUÇÃO DIVIDA PUBL/RCL 7,13 7,43 / 4,64

7 D) PATRIMÔNIO LIQUIDO

PATRIMÔNIO LIQUIDO 2002 2003 2004

1 - Elevar Res. AL Real Liq. 19.600.000,00 20.720.000,00 20.900.000,00

E) DEMONSTRATIVO DAS METAS ANUAIS - MEMÓRIA E METODOLOGIA !

l-MEMÓRIA DECALCULO 2002 2003 ,1 / 2004 a) Receita 50.100.500,00 56.053.500,00/i / 62.696.000,00 b) Despesa 49.764.400,00 55.704.000,00/ 62.603.770,00 c) Divida Púbrica 6.892.000,00 4.292.000,00 1 2.592.000,00 d) Patrimônio Liquido 19.600.000,00 20.720.000,00 20.900.000,00 II-METODOLOGIA DE CALCULO a) Receita 50.100.500,00 56.053.500,00 62.696.000,00 b) Despesa 49.764.400,00 55.704.000,00 62.603.770,00 c) Divida Publica 6.892.000,00 4.292.000,00 2.592.000,00 d)Patrimônio Liquido 19.600.000,00 2(1X20.000.00 20.900.000,00

(11)

LEI N?1.539. - DE 31 DE JULHO DE 2001.

11

III- COMPARATIVO DOS3 EXERCÍCIOS ANTERIORES 1999 2000 2001

Itens Fixado Executado Fixado Executado Fixado Executado a) receita 33.000.000,00 28.060.611,20 33.000.000,00 27.528.893,60 40.000.000,00 32.287.287,00 b)despesa 33.000.000,00 24.539.834,12 33.000.000,00 27.354.424,44 40.000.000,00 29.214.813,20 c) Div. Pública - 20.028.355,47 - 16.854,^09,96 11.098.572,31 d) Pat. Liq. - 3.348.771,57 - 6.23S.470121 - 16.805.176,31 F-RISCOSnscAis- OCORRENCIAS

/ /

---/

RISCOS FISCAIS - OCORRÊNCIAS 2002 2003

1 / !

2004 Passivo Contingente e outros

riscos

a)Cobrança daDivida Ativa, caso não seconcretize efetuar-se aExecução Fiscal

3.000.000,00

i.oojí.yi,oo

j 1.500.000,00

G- DEMONSTRATIVODA RENÚNCIA DE RECEITASE EXPANSÃODAS DESPESAS OBRIGATÓRIAS DE CARÁTERCONTINUADO

1-RENUNCIA DE RECEITA 2002 2003 2004

Não há proposta de renúncia de

receita

II - EXPANSAODAS DESPESASOBRIGATÓRIAS DE CARATER CONTINUADO

As despesasobrigatórias de caráter continuadoestão suportadas na LeiComplementar Municipal n.° 003/2000.

Prefeitura Municipal de Arujá, 31 de julho de 2001.

Secretáfio

OMARACKE

ÁBEL

JOáÈLARINi-icipal de Assujtfes Internos e Juridicos

'A

MOD090?8nPMA I ARPB

- INÊS RODRIGUES DOS SANTOS- Secretária Municipal de Administração e Finanças

(12)

1^

s s s

PREFEITURA

MUNICIPAL

DE ARUJA

ESTADO

DE

SÃO PAULO

LEI N.°1.539. - DE 31 DE JULHO DE 200K

Prefeitur Secretári y Secretári S SANTOS - e Educação ANA C^TINA POLI

-Secretária Municipahteuultura,^Esportes e Turismi, Esportes e Turism^

- MARIA L^ZIA BORTONE SALLES COUTO - -Secretária Municipal da Assistência Social

Registrada e publicada neste Departamento da Administração, na data acima.

12

NEIDE PARRILLO

ES-Diretora do Depártameníc/da Administração.

ly

(13)

LEI N.**1.539. - DE 31 DE JULHO DE 2001.

13

ANEXO III-PROGRAMASDE GOVERNO

!

ÓRGÃO/PROGRAMAS OBJETIVOS E METAS

01 .CÂMARA MUNICIPAL

01.01 - Reestruturação Adninistrafiva(criação, extinção

de cargos, nomeações e fixação de remuneração de servidores de acordo com as necessidadeslegislativas)

Dotar a Câmara Municipal de uma estrutura extinção modernae eficientepata aperfeiçoamentoe agilização dos

trabalhos legislativos.

01.02 - Manutençãoda Câmara Propiciar todasas condições necessárias ao funcionamento

de todos os departamentos da Câmara com mobiliário, materiais de escritório em geral, equipamentos de informática (Hardware e Software), Internet telefonia e outros equipamentos necessários.

01.03 - Ampliação do Sistema de Informática Dotar a Câmara Municipal de melhoreS/CtJhdções de

trabalhocom uma organização mais moderna eeficiente. 01.04 - Ampliação, manutenção, conserto da frota de

veiculos oficias

Oferecer melhores condições para realização dos serviços

legislativos. / /

01.05 - Cursos, simpósios, congressos, seminários e treinamento especializado para funcionários e

vereadores

Propiciar condições para que os fuhcionárioáe>^réadores

da Câmara possam se atuali^r através técnicas, métodos eprocedimento mais efiçientes/ /

01.06 - Despesas comsessões solenes Ofercer condições pata a rèaimiç^ da3~-sgs^s

regimentalmente previstas. / / 01.07 - Salários,horas extras, encargos e benefícios dos

servidores

Pagamento de salários, horas/exúas, benefícios aos

servidores, taiscomo; cesta básm vale transporte, cesra

de natal, convênio médico odontológico, inclusive reajuste salarial para acorripanhamento as alterações

infladonais. /

01.08 -Contratação de serviços técnicos especializados Oferecer condições para a solução deeventuaisproblemas

que exijam recursos especializados não disponiveis no legislativo.

01.09 - Ampliação ou modernização da central telefônica, aquisiçãode linhas telefônicas, aparelhos e sistemasde ramais

Oferecer melhores condições de trabalho a todos os

departamentos doLegislativo buscando amodernizaçãoe

agilização dos serviços.

01.10 - Reforma e/ou ampliação do prédio da Câmara coma construção de anexo

Dotar 0 prédio do Legislativo de melhores condições de

funcionamento.

01.11 -Concurso Público Realização de concurso público p

necessidades do quadro funcional da Càft

ara prover as lara.

01.12 -Despesas Judiciais Prover a Câmara de suporte neces^á^

despesasjudiciais. /

'para suprir com

01.13 - Despesas com correio, xerox, telefone,

publicação dos atos oficiais em jornais diversos,

assinaturas de Diário Oficial, lOB, CLT, NDJ, livros e

outros de interessa da Câmara

Manutenção das despesas com Jorreig/ de equipamentos,assinaturasdejornais, atendimento ásnecessidadesda Câmara

telefone, locação

entreoutros para

Municipal.

01.14- Aquisição de materiais de escritório em geral Dar condições de realização de serviços, mantendo o

Legislativo equipadas com impressos, livros, papéis em

geral e demais matérias necessários deescritório.

01.15 -Aquisiçãode equipamentos e mobiliários Dotar aaunidadesda Câmara demóveis e equipamentos, no sentid^ de melhorar as condções detrabalho.

(14)

PREFEITURA

MUNICIPAL

DE ARUJA

ESTADO

DE

SÃO

PAULO

-0280 PMA LASER

LEi N.°1.539. - DE 31 DE JULHO DE 2001.

14

ÓRGÃO/PROGRAMAS OBJETIVOSE METAS

01.16 - Adantamentode numerários para despesas de

pequeno porte e que não possam subordinar-se ao processo normal de aquisição e serviços

Dar concSções aos servidores autorizados em lei de obter adiantamento de numerário para pequenas despesas do prontopagamento.

01.17 - Celebração de convênios com entidades

governamentais

Manter recursos destinados à contra partida, quando

houver, na celebração de convênios com entidades

governamentais. 01.18 - Celebração de convênios com entidades

governamentais

Manter recursosdestinados á contrapartida, quando houver,

na celebração de convênios com entidades governamentais.

02-CHEFIADO EXECUTIVO

01 - Equipamentose Mobiliários. Dotar 0 Gabinete do Prefeito, Vice-Prefeito e Chefia de

Gabinete de mobiliário e equipamentos necessários, tais como;equipamentos de informática,máquina^^escrever, calculadoras, fax, telefones e outro^equip0nentos indispensáveis pata o perfeito andamento^ssermos

02 - Manutenção deequipamentos e mobiliários. Manter em perfeitas condiçõesde i^so os equi^jame^^ e

mobiliários da Unidade. / /

03 - Construção de abrigo para crianças e

adolescentes, com unidade masculina e unidade feminina.

Assistir á criança e aoadolesc^te em transitoFtá cidade, para triagem eacompanhamentiLdoConselh/Tutelar, nos

tennos do ECA. /

04 - Aquisição de móveis e equipamentos para os

abrigosinfarítis.

Dotar os abrigosdemóveis e equiparneritos para man^ suasatividades. /

05- Construção de salas para os Conselhos; Tutelare

de Direitos da Criança e do Adolescente.

Possibilitar ao Conselho dos Dinaftos da Criança e do

Adolescente e Tutelar de máhor condções para

atendimento desua clientela. /

06 - Programas emergenciais parameninos (as) de rua. Criar e manter programas pata ocupar crianças .-é adolescentes, tirando os mesmosdama.

07 - Manutenção do Corpo de Bombeiros. Darcondições patao perfeito desenvolvimento da Unidade

local do Corpo de Bornbeiro e manutenção de seuefetivo.

08 - Aquisição e manutenção de equipamentos e

mobiliários pata o Corpo de Bombeiros.

Dotar a Unidade local do mobiliário necessário, assim como

de equipamentos tais como: fax, máquinas de escrever, telefone, equipamentos e informática e outros

equipamentos, em especial aqueles específicos para a

manutençãoe desenvolvimento de suasatividades.

09 - Aquisição deveículopata o Coipo de Bombeiros.. Equipar a Unidade locai deveículos para suas a de acordo com o convênio firmado com a

Segurança Pública. /

ividades, itaria da

-GUARDA MUNICIPAL 1

1

10- Aquisição e manutençãode veículos e cobertura porseguro e equipamentos.

Manter o efetivo da Guarda Municipal de Vt equipamentos necessários ao perfeitodesempenf/c funções, mantendo osmesmossempre conservac

seguro

lículos e

)de.suas

lose sob

11 - Manutenção das instalaçõesdaGuarda Municipal Manter as dependências da Guarda Municipal em

condições de limpeza e higienização

12 - Aquisição deUniformespata oefetivoda Guarda Municipal

Possibilítàrque o efetivo mantenha sempre em ordem e condçõespe utilização eapresentação

(15)

LEI N.°1.539. - DE 31 DE JULHO DE 2001.

15

09.0280 P M A. LASER

ORGÃO/PROGRAMAS OBJETIVOSE METAS

13 -Equipamentos emobiliário Dotar as dependência da Guarda Municipal mobiliário e equipamentos para o desempenho perfeito de suas atribuições

14 - Material deLimpeza eHigiene Manter a unidade com materiais indispensáveis para a

manutenção da limpeza e higienização de suas dependências

15- Aquisição de material de escritório em geral. Dar condições de realização do serviço, mantendo as unidades equipamentos com impressos, livros, papéisem

geral e demaismateriais necessáriosde escritório. CONSELHO DA CRIANÇA

16 - Realização de Conferência Municipal do

C.M.D.C.A.

Possibilitar a integração do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Municipio com Conselho de

outraslocalidades edepopulação. 17 - Participação dos Conselhos na Conferência

EstaduaiZFederal

Possibilitar aos conselheiros tutelares e da^xtiSfíte e do

adolescente a integração com outrosconséfhos, 5^ndo a obtenção de maioresconhecimentos. / /

18 - Capacitação de Conseiheiros Tutelares sobre o

ECAeLOAS

Possibilitar ao conselheiros a parWpação en/cursos de

aperfeiçoamento e treinamento, proporcionando melhiéffes condições de atuação. / / / 19- Aquisição deequipamentos e mobiliários para os

Conselhos Tutelar e de Direitos da Criança e Adolescente

Dotaros Conselhos da Criança e Adolescente estelar de equipamentos e mobiliários (indispensáveis para a

realização de suas atividades, v— /

20 - Aquisição, manutenção e cobertura deseguro de

veículos

Atender as necessidades dos Conselhos4:om aaquisição* de veículos, manutenção dos mesmos e cobertura por

seguro. /

21 - Programas de saúde preventivas, suplementação

alimentar,pré-natal,vacinação, gravides precoce.

Criar e manter programas em rror^unto comas Unidades

afins, assegurando ácriançacêao adolescente os direitos e prerrogativas constitucionais.

22 -Elaboração de cartilha Criara cartilha de divulgação do ECA - Estatuto da Criançm e do Adolescente, possibilitando a integração /da comunidadeàs atividades dos Conselhos. / 23 - Capacitação a Entidades deAtendmento Capacitar funcionários de entidades assistenciais ás

crianças e ao adolescente, adequando á Lei n.° 8.069- ECA.

24 - Implantação do SIPIA (Sistema de Integração Nacional de Informação entre Conselhos Tutelares)

Informatização do sistema com objetivo de troca .de

informações e conhecimentos.

25 - Quadro Funcional Contratação de funcionários paraatendimentoao/>ublira e

programas. ///

26 - Salários, horas extras, encargos e beneficio dos sen/idores

Pagamento de salários, horas extras, benefícios "'aos

servidores tais como:cesta básica, vale transporte, cestas

de natal, convênio médico e odontológico, inclusive reajustes salarial para acompanhamento as alterações infladonarias.

21-Implantação do Banco do Povo Proporcionar com espaços físicos, funcionários e recursos,

a implantação do programa Banco do Povo, através de

convênio com o Estado.

03 - SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSUNTOS INTERNOS Ejurídicos

03.01 - Equipamentos cSversos e equipamentos de

informática

Proxer a Secretaria e suas unidades dos equipamentos

nece^rios para o perfeito andamento dos trabalhos, assim

como equipamento de informática, máquinas de escrever,

cj^ulaporas, telefones,fax, dentre outros

1 \

(16)

PREFEITURA

MUNICIPAL

DE

ARUJÁ

ESTADO

DE

SAO PAULO

LEI N?1.539. - DE 31 DE JULHO DE 2001.

ORGAO/PROGRAMAS OBJETIVOSE METAS

03.02 -Despesas Judiciais

03.03 - Quadro Funcional

03.04 - Salários, horas extras, encargos e benefícios dos servidores

Prover a Secretaria de suporte necessário para as

diligêndas de oficiaisde justiça e distribuição de cartas precatórias em execuçõesfiscais_____________________ Dispor de pessoal para suprir as necessidades dos senriços daSecretariae suas Unidades e se necessário, a criação de novosempregos________________________

Pagamento de salários, horas extras, beneficios aos

servidores, tais como: cesta básica<val« nsporte, cestas de natal, convênio mé e tdógico, nto a&

03.05 - Manutenção dos equipamentos dversos,

máquinase equipamentosde infonnática

inclusive reajustes salarial pai/ acompanh alterações infladonais______

Manter emperfeitascondiçc

04- SECRETARIA MUMCIPAL OE ADMINISTRAÇÃO ERNANÇAS ______________________________

01 - Aquisição de equipamento deMicrofilmagem

02 -Reformae manutenção do Arquivo Morto

03 - Aquisição de equipamentos, softwares emobiliários especiais para informática

04 - Manutenção de ec|uipamentos e mobiliários de

infonnática.

05 -Reforma e manutenção do PaçoMunicipal.

06 - Desapropriação do imóvel lindeiro ao Paço Municipal._____________________________________ 07 - An^iaçãodo Paço Municipal.

08 -Ampliação do quadroFuncional

09 - Despesascom correio, xerox,telefone, publicação

dos atos oficiais em jornais diversos, assinaturas de DiárioOficial, lOB, C.LT., livros e outros de interesse das Unidades.___________________________________

10 - Aquisição de material de escritório em geral.

11 -Aquisição, manutençãoe cobertura de seguro de

veiculos

09.0280 P MA lARFR

de uso os ^ipan^tos diversos ede informática, aSmáquinas de.escreygq etc., para o bom desenvolvimentqdos serviços.

Atualizar a forma dearquivamentoda documentação dé

todas as unidades municipais, /proporcionando a

modernização do arquivo desses documentos.

Dar atendimento a real necessidade de reforma doprédio

queabriga o arquivo morto, p^melhor acomodação dos

documentos de todas as unidades municipais.__________

Dotar as Unidades da Secretaria de equipamentos atualizados, programasde infonnáticae mobiliários, para

melhor desempenho das atividades.__________________

Manter os equipamentos de informática, máquinas e mobiliários, em perfeitas condições para o bom desenvolvimento dos serviços nas Unidades.___________ Dada a ampliaçãodos serviçosprestados há necessidade

de adequar as dependências do Paço Municipal, e na

manutenção do prédio patamelhor atender ás unidade

municipais._______________________________________

Dotar 0 Paço Municipal de estacionamento próprio edas condições de ampliação do prédio.

Dotar as dependências do paçomunicipal de um f^feitório

pata os servidores, transferindo a copa para li amplo e melhorlocalizado.______________ Dispor de pessoal pata suprir as necessida

serviços das unidades da Secretaria e se

criação de novosempregos._______________

Manutençãodasdespesas comcorreio, telefone, locação de equipamentos, assinatura dejornais, entre outros para

atendmento ás necessidades das Unidades Municipais.

Dar condições de realização do serviço, mantendo as unidades ec^ipadas com impressos, livros, papéis em

geral e demaismateriais necessários de escritório. At asnecessidades das Unidades da Secretarianos

seu4 diyersos segmentos, com aquisição, manutenção e cobertuiV de seguros de veiculos..

(17)

LEI N?1.539. - DE 31 DE JULHO DE 2001.

ÓRGÃO/PROGRAMAS OBJETIVOS E METAS

12 - Aquisição de equipamentos emobiliários Dotar as unidades da Secretaria de móveis e equipamentos, nosentido de melhorar as condições de

trabalho.

13 - Manutenção de máquinas, equipamentos e dependências.

Manter em condições de uso as máquinas e equipamentos, tais como máquina de escrever, calculadoras, telefone, fax, equipamentos deinfonnática,

etc, assim como aquisição de material deJim|5S'jpara

manutenção dasdependências. / /

14 - Cursos de aperfeiçoamento e capacitação de

funcionários eoutros eventos

Proporcionara participação de servidprés em cursos de capacitação eaperfeiçoamento, úeamóo a possibilitara aperfeiçoamento dos serviçose rryahorar aqualidade^ atendimento ao público em gerai./ / /

15 -Concurso Público Realização de concurso púDlico para ' pro^ as necessidades do quadrofunciorja da Secretaria./

16 - Salários, horas extras, encargose beneficios dos

servidores da Secretaria

Pagamento de salários, horas extras; bepéficios aos servidores, tais como; cesta Dásica, transporte.

cestas de natal, convênio medco/é ódontológicò?

inclusive reajustes salarial para/acdmpanhamento as alterações infladonais / /

17 - Adantamento de numerário para despesas de pequeno porte e que não possam suborefinar-se ao processo normal de aquisição eserviços.

Dar condções aos servidores auiórizados em leideobter

adiantamento de numerário para pequenas despesas de pronto pagamento.

18 -Programas desegurança e saúde no trabalho Realização de Programa de Controle de Saúde Ocupacional e Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, em atendimento á Portaria n.° 3.214, de 08.06.78 - Nomrras Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, assim como outros programas e atividades

relacionadas ásegurança e saúde no trabalho. 19 - Aquisição e manutenção de equipamentos de

segurança esaúdeno trabalho euniformes, para todas as Secretarias Municipais, conforme legislação

especifica.

Dotar os servidores de todas as Secretarias de

equipamentos de segurança do trabalho e uniformes, dando maior e melhor condições aos servidores.

20 - Plano de Carreira dosservidores. Elaboração do Plano de Carreira dos Sen/idores em

atendimento ás necessidades dos servidores e em

cumprimento á Lei Orgânica do Municipio. /

21 -Realização da Semana Interna dePrevenção de

Acidentes - SIPAT

Campanha preventiva destinada a melhora esclarecei/ o trabalhador sobre como evitar acidentes de trabalho.xA 22 - Serviços de Terceiros Possibilitar a contratação de serviços ou mão depm

especializada em reforma de móveis, encadernação e outros senriços necessários para a o bem desenvolvimento das atividadesem geral.

23 - Precatórios Previsão de pagamento dos precatórios, conforme

EmendaComplementar n.” 30.

05 - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GABINETE DO SECRETARIO E DEMAIS UNIDADES

ADMINISTRATIVAS

01- Construçãodo prédio da Secretaria da Educação Dota^ Secretaria da Educação de prédo próprio,

equiramento inclusive zeladoria de instalações apropriadas, paramelhoratendmentoa sua clientela de

(18)

í

PREFEITURA

MUNICIPAL

DE

ARUJÁ

ESTADO

DE

SÃO

PAULO

LEI N?1.539. - DE 31 DE JULHO DE 2001.

ÓRGÃO/PROGRAMAS OBJETIVOSE METAS

02 - Equipamentos e mobiliáriospara a Secretaria da

Educação

Equipar adequadamente as instalações da Secretaria Municip^ de Educação e suas unidades de todos os equipamentos e mobiliários indispensáveis para o perfeitodesenvolvimentode suasatividades.

03 -Aquisição e manutençãode veiculos ecobertura por seguro

Equipar a Secretariadeveiculospara melhor atender seus objetivos e sua clientela.

04 - Celebração de convênios com entidades

governamentais

Manter recursos destinados à contra-partidazqíân^ houver, na celebração de convênios corjfentidac^

governamentais. / /

05 - Serviços de Terceiros Possibilitar acontrataçãodeserviços/u mão de/6bra

especializada em reformademóve^encadernado e outros serviços necessários / para o/ bom

desenvolvimento das atividades erngeral. ' / 06 -Concurso Público Possibilitar a realização de concul^ público destinado a dar condições para contratação do pèssoal necessárioá realização dasatividadescEr Syuielui ifc»-,-

em geral. /

07 - Quadro Funcional Adequar a estrutura funcional da Sécretaria da Educação com modificação e criaç^ de empregos públicos, para o perfeito / desenvolvimento, modernização e eficáciadas atividáoes.

08- Contratação de serviços educacionais, culturais e sociais

Possibilitar a Secretaria de manter serviços voltados

paraa Educação, cultura, e social, atravésde terceiros, para atendimento ás creches, pré-escolas, ensino fundamental eoutros segmentos da educação.

09 - Aquisição de materiaisdiversos Dar concfições de realização do serviço mantendo as unidades equipadas com impressos, livros, papéis em geral, material ddático e pedagógicoedemaismateriais

necessários para escritório. 10 - Adiantamento de numerário para despesas de

pequeno porte e que não possam subordinar-se ao processo normal de aquisição e serviços.

Possibilitar os servidores autorizados em lei de obter

adiantamento denumeráriopara pequenas despess de pronto pagamento.

11- Supervisão aoTeiecurso 2000 Proporcionar condições paramanutençãoao Teiecurso

2000.

12 - Cursos de aperfeiçoamento e capacitação de

funcionários e outros eventos.

Proporcionara participação de servidores em cursosde

capacitação eaperfeiçoamento,de modo apossibilitar o aperfeiçoamento dos serviços e melhorar a qualidade de atendimentoao público em geral.

PRÉ-ESCOLAS < / //

13 - Construção de pré-escolascom desapropriação de

terrenos

Oferecer condições de atendimento a demanda de

crianças em idade pré-escolar, com a construção de novas escolas nos bairros que ainda não possuem

prédiopróprio para pré-escolas.

14 - Ampliação,reforma e manutenção depré-escolas Possibilitar a ampliação, reforma e manutenção de

prédios escolares, possibilitando a adequação

necessárias às suas necessidades, mantendo esses

prédios em perfeitas condções de higiene eutilização 15 - Aquisição demobiliárioe equipamento para

pré-escola

Dotar^-qs unidades das pré-escolas de móveis e

equimmwtos no sentidode melhorara qualidade de trabalfio. \

(19)

LEI N.°1.539. - DE 31 DE JULHO DE 2001.

ORGÃO/PROGRAMAS OBJETIVOS E METAS

16 - Construção de zeladoiias nos prédios destinados

ás pré-escolas.

Dotar os prédos escolares da zeladoria de modo a

coibir asações de vândalos e desocupados. 17 - Manutenção de máquinas, equipamentos e

dependências daspré-escolas.

Manter em perfeitas condições deuso asmáquinas e

equipamentos, máquina de escrever, calculadoras,

telefone, fax, equipamentos de informática, etc, assim

como material de limpeza para manutenção das

dependências das pré-escolas.

18 -Locação de ônibusparaaspré-escolas. Proporcionaro cumprimento do calendário escolar, com

passeios e excursões,etc. 19- Aquisição, manutenção ecobertura de segurosde

veiculos para pré-escolas,

Dotar as pré-escolas de veiculos apropnados, proporcionando a devida manutenção dosn^smos,

assim comocobertura por seguro. / !

20 - Cursos de aperfeiçoamento e capacitação de

funcionários e outros eventos

Proporcionara participação de seryicbres em cursos de capacitação eaperfeiçoamentod^odo a possibilitar^

aperfeiçoamento dos serviços e’melhorar aqualkJéro

de atendimento públicoem qerál. //

21- Quadro Funcional das Pré-Escolas Adequar a estrutura funcional ^das pré-escola^com a

modificação e criação de emprpws públiceís para o

perfeito desenvolvimento, modernitíÇâo-^ficáciâjas

atividades. /

22 - Estagiários Contratação de estagiários nos te^s da legislação vigente, proporcionando colabopá^o mútua entre Prefeitura e estagiários. / /

23 - Salários, horas extras,encargos e benefícios aos servidores da pré-escola

Pagamento de salários, hétás extras, encargos e

benefícios aos servidores, tais como:cesta básica,vale' transporte, cestas de natal, convênio médico/e

odontoiógico, inclusive reajustes salarial para acompanhamento as alteraçõesinflacionais.

24 - Passes Escolares Aquisição de passes escolares, oferecendo maior

conforto para os alunosdas pré-escola.

25- Contrataçãode serviços educacionais, cdturaise sociais

Possibilitar a Secretaria de manter serviços voltados para a Educação, cultura,e social, atravésdeterceiros, para atendimento ás creches, pré-escolas, ensino

fundamentale outrossegmentos daEducação.

26- Gêneros alimentidos Dotar as escolas de gêneros alimentícios destina^ ao fornecimento de merenda escolar, enriquecend) ou

suprindo a dietaalimentardos alunos. 1

27 - Material de limpeza Manter a unidade escolar com os materiaisnece^rios e indispensáveis para a manutenção da Krpf^ e

higienização de suasdependências. /

28 - Recursos para celebração de Convênios em

parceira

Possibilitar a celebração de convênios, com ou sem contra-partida, com entidades governamentais ou particulares.

CRECHES

29 - Construção de creches com desapropriação d^

terrenos \

'Oferecer condições de atendimento a demanda de

crianças, com a construção de novas unidades nos balpos que ainda nãopossuem prédioparacreches.

(20)

PREFEITURA

MUNICIPAL

DE

ARUJÁ

ESTADO

DE SÃO PAULO

LEI N?1.539. - DE 31 DE JULHO DE 2001.

20

ÓRGÃO/PROGRAMAS OBJETIVOS E METAS

30 - Ampliação, refonna e manutenção de creches Possiblitar a ampliação, reforma e manutenção dos prédios das creches existentes, possibilitando a

adequação necessária ás suas necessidades,

mantencio esses prédios em perfeitas condições de

higienee utilização 31 - Aquisição de mobiliário e equipamentos para

creches

Dotarasunidades decrechesmunicipais demóveis e equipamentos no sentido de oferecer melhores

condções de tralho.

32 - Construçãode zeladorias. Dotar os prédios das crechesexistentesdezeladorias, de modo a coibir as ações de vândalos edesocupados. 33 - Manutenção de máquinas, equipamentos e

dependências dascreches municipais

Manter em condções de uso as máquinas e

equipamentos, tais como máquina de escrever,

calculadoras, telefone, fax, equipamentos de

informática, etc, assim como aquisição de material de

limpeza para manutenção das dependências^dás

unidades. /

34 ' Material didático, permanentee de consumo para

as creches

Proveras unidades de creches municipaismaterial '

didático, permanente, bem como de /material de consumo indispensável paraobom funcionamentodas creches e qualidade de atendimento. /

35 -Aquisição, manutençãode veiculos com cobertura

porseguro

Atender às necessidades da Unidade das creches

municipais, com a aquisição de nçyos veiculos/'

manutenção dos mesmos e coberturaporsèqtro;—7^ 36 - Cursos de aperfeiçoamento e capacitação dos

profissionais dascreches

Proporcionar aparticipação deservidoresem. éur^de capacitação e aperfeiçoamento,de modoa pos^litar0 aperfeiçoamento dos serviços e melhorar a/^alidade de atendimento aopúblico em geral. /

37 -Contratação de serviços educacionais, culturais e sociaispara as creches

Proporcionar eventos culturais, educadebais e sociais

áscreches municipais, cumprindo 0calendário escolar. 38 -Estagiários Contratação de estagiários nos ^linos da legislação

vigente, proporcionando colaboração mútua entre Prefeitura e estagiários.

39 - Quadro Funcional Dispor de pessoal para suprir as necessidades dos serviços das creches municipais e se necessário a criação de novos empregos.

40 -Salários, horas extras, encargose benefíciosaos

servidoresdascreches

Pagamento de salários, horas extras, benefícios aos servidores, tais como; cesta básica, vale transrorte,

cestas de natal, convênio médico e odpnteimico,

inclusive reajustes salarial para acompanlfarrierao as alterações infladonais / // 41 - Passes Escolares Aquisição de passes escolares, oferecendo/ maior

conforto para as crianças das crechesmunicipais.

42 - Recursos para celebração de Convênios Possibilitar a celebração de convênios, com ou sem

contra-partida, com entidades governamentais ou

particulares. 43 - Concessão desubvençãoá Associação Fraterna

deArujá -AFA

Apoiar e incentivar a iniciativa da associação

comunitárianesse trabalho.

44 -Locação de ônibus Proporcionar 0cumprimento docalendáriodas creches

munioi^s, com passeios e excursões, etc. ENSINO FUNDAMENTAL

\ \

(21)

LEi N?1.539. - DE 31 DE JULHO DE 2001.

21

ÓRGÃO/PROGRAMAS OBJETIVOS E METAS

45 - Constiução de escolasde ensino lundamental com desapropriação de terrenos

Oferecer condições de atendimento a demanda de

crianças, com a construção de novas escolas nos

bainos que ainda não possuem prédio próprio pata

escolasdeensino fundamental. 46 - Ampliação , reforma e manutenção de escolas

municipais de ensino fundamental

Possibilitar a ampliação, reforma e manutenção de prédios escolares, possibilitando a adequação necessárias às suas necessidades, mantendo esses prédos em perfeitascondições de higiene e utilização 47 - Construção e manutençãodequadras esportivas

em prédios do ensino fundarríental. Dotaresportivas as paraescolas atendimento a Leido ensino fundamental de Diretrizes e Bases de quadras da Educação.

48 - Aquisição de mobiliário e equipamentos pata as escolas de ensino krndanental

Dotar as unidadesde ensino fundamental deínóvei^e equipamentos,nosentido de melhoraras/éondiçõestie

trabalho. / /

49 - Construçãode zeladorias nos prédios destinados ao ensino fundamental..

Dotar os prédios escolares de zelaria, de modb a

coibir as ações devândalosedesocupados. /

50 - Locação de ônibus para as escolas de ensino

fundamental.

Proporcionaro cumprimento do cálendàrio escolar,com passeios e excursões, etc. j / /

51 - Material didático, permanente e de consumo para

as escolas municipais deensino fundamental

Prover as unidades de escolas municipais/de en^o fundamental de material didáticoK^rrnanente/bem como de materialde consumo indispensável u bum funcionamentoe qualidade deatendimento./ 52 - Aquisição,manutençãodeveiculos comcobertura

porseguro

Atender àsnecessidadesdaUnidade e^lares com a

aquisição de novosveiculos, manutenção dos mesmos e cobertura por seguro. /

53 - Cursos de aperfeiçoamento e capacitação dos

profissionais das escolas municipais de ensino fundamental

Proporcionar aparticipaçãodesep/ídores em cursos de capacitação e aperfeiçoamento, de modoa possibilitaro

aperfeiçoamento dos serviços emelhorar a qualidade de atendimento.

54 - Contratação de serviços educacionais, culturais e saciais para as escolas munidpais de ensino

fundamental

Proporcionar eventos culturais, educacionais e sociais ás unidades municipais de ensino fundamental, cumprindo ocalendário escolar.

55 -Estagiários Contratação de estagiários nos termos da legislação

vigente, proporcionando colaboração mútua entre Prefeitura e estagiários.

56 -Quadro Funcional Dispor de pessoal para suprir as necessidades dos

serviços das escolas de ensino fundamental. e se necessário a criação de novosempregos. j 57 - Salários, horas extras, encargose benefíciosaos

servidoresdas creches

Pagamento de salários, horas extras, beneficio^ aos servidores, tais como; cesta básica, vale transrorte,

cestas de natal, convênio médico e odonjaâgico, inclusive reajustes salarial para acompanhamento as alteraçõesinflacionais

56 -PassesEscolares Aquisição de passes escolares, oferecendo m^ior confortopara os alunos doensino fundamental.

59- Implantação do curso delínguainglesano ensino fundamental

A implantaçãoda línguainglesa no ensino fundamental visa atender a Lei de Diretrizese Basesda Educação.

60 -Gêneros alimentícios Supriraa escolas degênerosalimentícios destinado ao

fomecimênto de merenda escolar, enriquecendo ou suprindo ã dieta alimentar dos alunos.

(22)

PREFEITURA

MUNICIPAL

DE

ARUJÁ

ESTADO

DE

SÃO

PAULO

LEI N?1.539. - DE 31 DE JULHO DE 2001.

22

ÓRGÂO/PROGRAMAS OBJETIVOSE METAS

61 - Material delimpeza Manter a unidadeescolar comos matérias necessários

e indispensáveis para a manutenção da limpeza e

higienização desuas dependências. 62 - Recursos para celebração de Convênios em

parceria

Possiblitar a celebração de convênios, com ou sem

contra-partida, com entidades governamentais ou

particulares. 63 - Implantação do ensino fundamental em prados

municipais

Ampliar as vagas existentes possibilitando ao atendimento da demanda escolar, notadamente nos

bairros periféricos.

PRÓ-MENOR

64 - Construção de unidadesdo pró-menor nos bairros

com desapropriação de tenanos

Oferecer condições de atendimento a demapdarTrorri.a

constnição de novasunidades nos arnpliar^

esse serviço. z /

65 - Ampliação, reformae manutenção do Pró-Menor Possibilitar a ampliação, reform^e manutenção' do prédio do Pró-Menor, possibiNrando a adequação necessária às suas necessidades, mantendo" esses'

précSos emperfeitas condições de higiene e utilizai^

66 - Aquisiçãode mobiliárioe equipamentos para o Pió-Menor

Dotar as unidades doPTÓ-Menor ensino fundar^tal de móveis e equipamentos, no sfentido de melrorar as condições de trabalho. / ~~ ’

67 - Constnição de zeladorias no Ptó-Menor Dotar 0piédodoPró-Menorde zelad^, de modo a

coibir as ações de vândalos e desocupados.

68 - Locaçãodeônibus Proporcionar o cumprimento calendário das unidades do Pró-Menor, com pasdaos eexcursões, etc. 69 -Gênerosalimentidos Suprir0 Pró-Menorcomgêneros alimentidosdestinado

ao fornecimento de merenda, enriquecendo ou suprindo adieta alimentar dos alunos, assim como dar o suporte

necessário aos cursosque envolvem alimentação. 70 * Aquisição, manutenção deveiculos comcobertura

por seguro

Atender ásnecessidadesda Unidade Escolares coma

aquisição de novos veiculos,manutenção dosmesmos ecoberturaporseguro.

71 - Material de limpeza Manter aunidade escolarcom os matérias necessários e indispensáveis para a manutenção da limpeza e higienização de suas dependências.

72 - Recursos para celebração de Convêrvos em

parceira

Possiblitar a celebração de convênios, com ou sem contra-partida, com entidades governamentais ou particulares.

73 - Programapata concessão de bolsa auxilio Implantação de concessão de bolsa auxifii

alunos de cursos semi-profissionalk

profissionalizantes dopró-menor, oferecenw aos menores,especidmente aos carente& \

1 para os

>ist6§> e incentivos

74 - Implantação de novos cursos Aumentar a oferta de vagas nos ciosos semi profissionalizantes e profissionalizantes do/ Pró-Menor

aosmenores do Municipio.

75 - Quadro Funcional Dispor de pessoal para suprir as necessidádes dos áâwiçosdas escolas municipaisdeensino fundamentá

e necessário a criação de novosempregos.

(23)

LEI N.”1.539. - DE 31 DE JULHO DE 2001.

23

ÔRGÃO/PROGRAMAS OBJETIVOS E METAS

76 -Salários, horasextras, encargos e benefícios aos servidoresdas creches

Pagamento de salários, horas extras, benefícios aos

servidores, tais como; cesta básica, vale transporte, cestas de natal, convênio médco e odontológico, inclusive reajustes salarial para acompanhamento as

alterações inflacionais

77 - Passes Escolares Aquisição de passes escolares, oferecendí>'-TTIaior

conforto para os alunos do pró-menor. / )

78 - Contrataçãode serviços educacionais, culturaise

sociais

Possibilitar a Secretaria de manter s^ços volta^ paraaEducação,cultura, esocial, atrávésdeterceiros, para atendimento às unidade do/pró-menor e obtros segmentos da educação / /

79 - Cursos de aperfeiçoamento e capacitação dos profissionais das escolas municipais de ensino

fundamental

Proporcionar a participação do0)rofissionais cursos de capacitação e aperfei^mento, de/modo a possibilitar oaperfeiçoamento dos sen/iços e melhoria

na qualidadede atendimento.l 80- Materialdidático, permanente edeconsumo para

as creches

Prover asunidadesdo pró-m^or de material didático, permanente, bem como de matgjal de/consumo

indspensável para o bom funcionamento dás crecfiSre-qualidadede atendimento. /

ENSINO ESPECIAL

/

81- Ampliação, reforma e manutenção da Escola de Ensino Especial, inclusive dotar o prédio com sistema

de drenagem

Possibilitar a ampliação, retorrnZ e manutenção do

prédio daescola de ^ucaçãOzdspecial, adequando ás suas necessidades, mantendo o prédio em perfátas condições de higienee utili^ção.

82 - Aquisição de materialdidático, equipamentosede consumo para a Escola de Educação Especial

Prover a Escola de Educação Especial de material

didático e permanente, bem como de material de consumo indispensável para o bom funcionamento e

qualidade de atendimento

83 - Construção de zeladoria Dotar 0 prédio da Escola de Educação Especial de

zeladoria, de modo a coibir as ações de vândalos e desocupados.

84 -Aquisição demobiliário e equipamentos Dotar a Escola de Educação Especial de móveis e equipamentos, no sentidode melhoraras condições de

trabalho.

85 - Manutenção de máquinas, equipamentos e dependências da Escola de Educação Especial

Manter em condições de uso

equipamentos, tais como máquir

calculadoras, telefone, fax, er infonnática, bem como aquisição de^ para manutenção das dependência^

as máquinas e la de escrever,

:|uipamentos de

lateriai delimpeza Ias, unidades.

86 - Quadro Funcional Dispor de pessoal para supras

serviços das escolas de ^nd f necessário a criação de novosempre

leoessidades dos

jndamental e se |OS.

87 - Salários, horas extras, encargos ebenefícios aos

senzidores das creches

C\

Pagamento de salários, horas euktfr servidores, tais como: cesta básicá cestas de natal, convênio médcc

inclusive reajustes salarial para acc alterações inflacionais

IS, benefícios aos

, vale transporte, ^e odontológico, impanhamento as

(24)

PREFEITURA

MUNICIPAL

DE

ARUJÁ

ESTADO

DE SÃO PAULO

LEI N?1.539. - DE 31 DE JULHO DE 2001.

24

ÓRGÃO/PROGRAMAS OBJETIVOS E METAS

88 - Contratação de serviços educacionais, culturais e . sociais

Possibilitar aSecretaria de manter senriçosvoltadospara

a Educação, cultura, e social, atravésdeterceiros, para atendmento a educação espedal e outrossegmentosda

educação

89 - Cursos de aperfeiçoamento e capadtação dos profissionais das escolas municipais de ensino fundamentai

Proporcionara participação de servidores em cursos de

capacitaçãoeaperfeiçoamento, de modoapossibilitar o

aperfeiçoamento dos serviços e melhorar aqualidadede

atendimento ao público em geral.

90 - Aquisição, manutençãode veiculos comcobertura

por seguro

Atenderàsnecessidades da Educação E^péciai c^ a

aquisição denovos veículos, manutençã/wsmesri^se

ccbertura por seguro. / /

91 - Locaçãode ônibus Proporcionar o cumprimento do caléndàrio das creches municipais, compasseiose excurs^s,etc. / / 92 - Passes Escolares Proporcionar maiorconforto e coijiodidade para>ós alunòs

da Escola de Ensino Especial. 1 / /

93 - Construção e manutenção de quadra poliesportiva Possibilitar a prática esportiva entre/os^lunos, incfintivanrio «wa prática am.«airtó^íiizersas mocidade.*? beneficiando os alunos da escola deensino jaápecial '

94 -Gêneros alimentidos Dotar as escolas de gêneros alimentir^ destinado ao

fornecimento de merenda escolar,^enriquecendo ou suprindo a cfietaalimentar dosalunox

95 - Material de limpeza Manter a unidadeescolar com osa^eriásnecessáriose indispensáveis para a mariutenção da limpeza e higienização de suasdependênáas.

96 - Recursos para celebração de Convênios em

parceria

Possibilitar a celebração de convênios, com ou sem contra-partida, com entidades governamentais ou

particulares.

97 - Concessão desubvenção áApae Propiciarcondções paraque a instituiçãopossaoferecer

melhores condições , am^iando as vagaspara aqueles

quenecessitam deeprendizado especializado. ASSISTÊNCIA A EDUCANDOS

98 - Concessão de subvenção ao Centro P.L - Prõ-

CulturadeAnrjá

Destinar recursos pata atendimento aos jovens carentes que desejam frequentar a faculdade, concluindo seus estudos até o nivel superior,através de bolsa de estudos

99 - instalação da Faculdade de Tecnologia no Municipio.

A instalaçãoda Faculdade deTecnologia no Municipio, através de convênio com o Governo do Estado,

possibilitará un grande avenço para Arujá, oferecendo

condições aos jovens defrequentaruma faculdade sem a

necessidade delocomoção paraoutras cidades.

100-Auxílio de Transporte a Estudantes Universitários Concessão de ajuda no transporte de / ^stuJantes

universitários residentes no Muricipio. à

/

101 -Passes Escolares a estudantes do Ensino Médio Concessão dee^udade transporte a estudÉttte ensino

médioresidentesembanesafastados. 'íz

CENTRO DE PSICOLOGIA E FONOAUDIOLOGIA

102 - Aquisição de equipamentos e materià de consumo e mobiliário para o Centro de Psicologia e Fonoaudologia

EquiparoCentro de móveis, equipamentos e materiais de consumo,nosentido deoferecer melhores condições de

tc^ho. /

103 -Aquisição de materiaisespediicos para psicologia

efonoaudiologia j

boter 0 Centro de todo material especifico, demodo a Ros^bilitar operfeito atendimento a suaclientela.

(25)

LEI N.°1.539. - DE 31 DE JULHO DE 2001.

25

ÓRGÃO/PROGRAMAS OBJETIVOS E METAS

104 - Construção de zeladoriano prédio do Centro de Psicologia e Fonoaudologia.

Dotar 0prédo de zeladoria demodo a coibir a ação de

vândalose desocupados.

105 - Passes Escolares. Possibilitar a aquisição de passes escolares aos

frequentadores do centro, oferecendo máor conforto e facilidade de locomoção.

106 = Locação de ônibus. Proporcionar à clientela do Centro a possibilidade de

participar deeventos passeios e excursões. 107 - Cursos de aperfeiçoamento e capacitação de

profissionais do Centro e participaçãoem simpósiose seminários.

Proporcionar a participação dos profissionaiseprfúr^

de capacitação e aperfeiçoamento, demodosr^ssibil^r

0 aperfeiçoamento dosserviços e melhoria^ qualidade

de atendimento. / /

108 - Contratação de serviços de manutenção. Possibilitar acontratação deserviços démanutenção do

prédio, equipamentos, mobiliários e ,outros necessários

para 0 perfeito funcionamentoda unidade. /

109- Recursos para celebração de convênios em parceria.

Possibilitar a celebração de convébíos, corrí/ou s^ contrajaartida. com entidades gçvemamentais/ e particulares.

110 - Quadro Fundonal. Dispor de pessoalparasuprir as necessidadesdó Centro

ese necessários, criação de novos empregos./ 111- Salários,horas extras, encargose benefícios dos

servidores do Centro.

Pagamento de salários, horas extras; teheficios dos

servidores tais como; cesta básica, valetransporte, cesta de natal, convênio médico e odór^lógico, inclusive

reajuste salarial para acompafíhar as alterações

infladonarias. //

ENSINO SUPLETIVO

112.- Aquisição de mobiliário eequipamentospara o Ensino Supletivo.

Dotaras unidades escolares demóveise equipamentos

no sentido de melhorara qualidade do trabalho.

113.- Locação de ônibus. Proporcionar o cumprimento do calendário escolar, com

passeios e excursões, etc.

114 - Materialdidático-pedagógico, permanente ede consumo para oensino supletivo.

Prover as unidades de creches munidpais de material didático, permanente,bemcomo dematerialde consumo

indispensável para o bom fundonamento do ensino supletivo.

115. - Cursos de ^lerfeiçoamento e capacitação de profissionaisdo ensino supletivo.

Proporcionara participação dos prolissionais em cursos

de capacitação e aperfeiçoamento, demodo a possibilitar 0 aperfeiçoamento dosserviçose melhorianaqualidade de atendimento.

116 - Contratação de sennços educacionais, culturais e sociais para o ensino supletivo.

Proporcionar eventosculturais,educacionais e sociais ao

ensinosupletivo.

117 - Quadro Funcional. Dispor de pessoal para suprir asnecessidadesdoCentro

esenecessários, criação de novos empregos. 118 - Salários, horas extras, encargos ebenefícios dos

servidoresEnsino Supletivo.

r

Pagamento de salários, horas extra: servidores tais como; cesta básica, vaie

de natal, convênio médico e od^l

reajuste salarial para acompanóar

infladonarias.

>, benefícios dos

transporte, cesta ^ico, inclusive

ps alterações

119 - Passes Escolares. Possibilitar a aquisição de passe: l^uentadores do ensino supletivo, '

cçnfortoe facilidade de locomoção.

/escolares aos

oferecendo maior

\

(26)

PREFEITURA

MUNICIPAL

DE

ARUJÁ

ESTADO

DE

SÀO PAULO

LEI N.”1.539. - DE 31 DE JULHO DE 2001.

26

ÓRGÃO/PROGRAMAS OBJETIVOS E METAS

120.-Recursospara celebração de convênios. Possibilitar a celebração de convênios, com ou sem contra-partida, com entidades governamentais e

particulares.

121 -Implantaçãode cursos de suplênda emunidades

escolaresmunicipais.

Ampliar o númerode vagasnas escolas municipais onde

já funcionam os cursos de suplência e dotar novas

escolascomos cursos.

122 - Concessão deauxilio aoTeiecurso 2000. Dotar 0 Municipiode melhorescondiçõesao atendimento

do curso. 123 - Concessão de recursos financeiros para o

Conselho Comunitário de Educação, Cultura e Ação Social de Arujá.

Oferecer condções ao Conselho dedesenvdvimeriío doB

trabalhos destinados à comunidade carente dprínunicipip, voltadas á alfabetização de jovens e adulto^ /

ENSINO PROFISSIONAUZANTE / /

124 - Criação de Escola Técnica Municipal A criação da Escola Técnica Muni^l abrirá novos

horizontes pata o mercado de /trabalho, com a

capacitação de jovens e outras pes^s interessadas/ que necessitam de especializaçãol para obtenção/de

novaschances. \ /

MERENDAESCOLAR

125 - Construção de prédio para a Central de

Abastecimento

Com 0 crescimento da rede escolar, a Central de Abastecimento necessita de acomodaçõ^adequadas para o estoque de gêneros aiimeritít^ destinados a suprir as escolas, oferecendo uma/ roérenda equilibrada

aos alunos. /

126 - Aquisição de equipamentosemobiliários Dotar a Central de Abastecimento dos equipamentos e mobiliários necessários para o seu perfeito

funcionamento.

127 - Gêneros Alimenticios Estocar adequadamente os gêneros alimenticios que serão repassados ás escolas, suprindo as necessidades

damerenda escolar.

128 -Material de Limpeza e Higiene Possibilitar a manutenção adequada das suas instalações, mantendo-as em perfeitas condições de higiene e utilização.

129 - Aquisição materialde consumo e utensilios Oferecer condições de atendimento ás necessidades da

Central de Abastecimento, órgão responsável pela distribuiçãode gêneros destinadosá merenda escolar do

Municipio.

130 - Aquisição, manutenção e cobertura por seguro, de veiculospara a Central de Abastecimento.

Atender as necessidadesda Unidade com aquisição de

novos veiculos, zelando pela sua perfeita manutenção,

assim como mantê-los cobertos por seguro. 131 - Aquisição de equipamentos, sementes e mudas

para a horta municipal, bem como previsão para sua

ampliação

A

Equipar a Horta Municipal comequipamentos modernose adequados, mantendo seus estoques de sementes e mudas de modoa suprir, comqualidade, de legumes e hortaliças destinados à elaboração |la merenda nas escolas do Municipio. Aprevisãode arnpliação da horta é indispensável, com a desapropriação de terreno ou

mudança para um local mais amplo. 1 j

132-Recursospara celebração de convênios 1 \ Possibilitar a celebração de convênm, com ou sem contra-partida, com entidades governamentais e

particulares. r

Referências

Documentos relacionados

Para Souza (2004, p 65), os micros e pequenos empresários negligenciam as atividades de planejamento e controle dos seus negócios, considerando-as como uma

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

É importante destacar também que, a formação que se propõem deve ir além da capacitação dos professores para o uso dos LIs (ainda que essa etapa.. seja necessária),

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

As mudanças ambientais que ocorreram no decorrer dos anos na região foram observadas pelos pescadores que pontuaram: (i) crescimento do número