• Nenhum resultado encontrado

Ele é maior que ELA: Uma lição de vida

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ele é maior que ELA: Uma lição de vida"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

ELE é maior que ELA Página 1

Ele é maior que ELA: Uma lição de vida

(Por José Claudionor Pereira)

Passando por uma grande tribulação eu descobrir que precisamos buscar a Deus como quem busca a água e o alimento. A nossa alma tem sede de Deus. E quando temos sede (e isto acontece com todos os animais), nós fazemos o possível e o impossível para obter água. Não vivemos sem água. Da mesma forma, precisamos buscar a Deus como quem busca a água e o alimento. A presença dEle em nossas vidas é iluminadora, porque diante da face dEle não temos como ficar parados. Nossa alma se entristece até encontrá-Lo. Depois que O encontra, o cântico nela brota, mesmo na densa noite das dificuldades e das dores.

DOS ACONTECIMENTOS:

Em fevereiro de 2000, durante um treinamento militar do CFOE (Curso de Formação de Oficiais Especialistas), minha perna direita começou a apresentar tremores e fraqueza muscular; consultei um clínico geral, que me orientou a procurar um neurologista. Foi-me indicado o Dr. Joviano, do HALS-MG (Hospital de Aeronáutica de Lagoa Santa - MG), que aventou algumas hipóteses possíveis. Realizei alguns exames para um diagnóstico por exclusão. Resultado – Esclerose Lateral Amiotrófica (E.L.A.). Foi a pior notícia da minha vida; senti-me como se o mundo estivesse acabando e perdi até o jeito de andar. Após um breve estado de angústia, procurei refazer-me e perguntei ao médico se havia algum tratamento, mesmo em caráter experimental; ao que respondeu-me negativarespondeu-mente; a partir daí, minha vida transformou-se numa busca pela vida.

Informado de que o mal não tinha cura, resolvi procurar assistência no Hospital Sara Kubitschek, em Belo Horizonte-MG, que é especializado em doenças neuromotora. No fundo, tanto eu quanto minha esposa tínhamos esperança de que minha enfermidade pudesse ser outra, de cura conhecida. Após realizados alguns exames, o diagnóstico – problema nos neurônios motores, embora com pequena probabilidade de não ser E.L.A.. No entanto, disseram-me: “Existem atualmente vários experimentos em andamento, é possível que haja alguma novidade sobre o assunto, em breve.”

(2)

ELE é maior que ELA Página 2

DA ENFERMIDADE:

Durante este período, procurei pesquisar e conhecer por conta própria esta enfermidade, consultei literaturas, sites médicos e portadores de E.L.A..

A Esclerose Lateral Amiotrófica – E.L.A – é uma doença muito rara, foi descoberta pelo neurologista francês chamado Charcot, em 1860. É uma doença terrível que, com a morte dos neurônios motores, leva à paralisia total. Não existe tratamento porque não se conhece ao certo a causa.

Atualmente, existem várias teses sobre a enfermidade que se

convencionou chamar de Esclerose Lateral Amiotrófica. Alguns especialistas associam a doença com a elevação dos níveis do neurotransmissor glutamato e com a presença dos radicais livres; outros consideram a possibilidade de um excesso de cálcio e um desequilíbrio entre o sódio e o potássio. Considera-se também a possibilidade da causa estar relacionada com uma toxina produzida por microorganismo (bactérias, vírus, fungos e outros). Esta tese é baseada nas observações de um médico alemão que detectou uma toxina no fígado de 12 pacientes que faleceram, vítimas da doença. Em resumo, a Ciência, na atualidade, entende que a atrofia dos nervos e dos músculos se deve à morte dos neurônios motores, de causa desconhecida.

DO ENCONTRO:

Atualmente estou com 47 anos, sou casado com Marlene a 23 anos; tenho dois filhos: Isis de 21 anos e Ivan de 20

anos. Estou aposentado desde 2001, mas trabalhei por 12 anos no ministério da aeronáutica. Sou formado em

telecomunicações, engenharia civil e cheguei ao oficialato. Hoje eu agradeço a Deus por tudo que Ele fez por mim. Mas nem sempre foi assim. Até os 34 anos eu fui uma pessoa

materialista, não acreditava em Deus, achava que tudo o que eu tinha conquistado na vida

era fruto unicamente da minha capacidade e

conhecimento humano. Só acreditava no que a ciência pudesse provar. Talvez isso tenha sido consequência de uma formação

puramente

tecnológica. Porém em junho de 1999, seis meses antes de ir para Belo Horizonte, aconteceu um fato que eu não conseguir explicar

logicamente. Todo meu conhecimento não pôde esclarecer o que havia acontecido. Isso se deu durante uma viagem a serviço, que eu fiz para ilha de Fernando de Noronha.

(3)

ELE é maior que ELA Página 3 Estava eu sozinho, olhando para o mar, de cima de um penhasco, e por impulso, sem

pensar, falei: “Obrigado Deus por ter o privilégio de ver este lugar.”

Então meus olhos se encheram de lágrimas, sentir um arrepio no corpo e chorei. A impressão que eu tive é que jamais voltaria ali. Eu guardei isso por um ano, e revelei a minha esposa quando já estava em Minas Gerais.

A partir daquele dia minha vida mudou. Foi como se eu tivesse perdido o controle, que eu achava que tinha, sobre a minha vida. Eu só passei a entender o que havia acontecido, um ano mais tarde, quando eu passei a ler a Palavra de Deus, e me deparei com o seguinte versículo: “Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas.“ (Romanos 1.20). Falando sobre esse assunto lembrei-me de um texto que li recentemente sobre Friedrich Nietzsche, chamado "o grande filósofo do ateísmo". Aos 16 anos, ele escreveu a um amigo sobre a pessoa de Jesus Cristo: "Eu sei que, se não O encontrar, não terei repostas para minha vida.". E no final de sua vida, durante a qual rejeitou a Cristo, ele escreveu: "Ai daquele que não tem lar!"

DO DIRECIONAMENTO:

Durante o curso do CFOE eu tive momentos marcantes. O pior deles foi quando recebi das mãos de uma tenente médica um envelope com carimbo de reservado . Nele havia um comunicado da junta regular de saúde : “ Informo-vos que a Junta Regular de

Saúde proferiu o seguinte parecer da sua Inspeção: Incapaz definitivamente. Está total e

permanentemente inválido para qualquer trabalho. Não pode prover meios de subsistência, não pode exercer atividades civis. Não necessita de hospitalização permanente, não necessita de cuidados permanentes de enfermagem.. Diagnóstico:

Esclerose Lateral Amiotrófica (E.L.A.).”

Creio que vocês podem imaginar o que eu senti. Aquilo significava o desligamento do curso. Eu não conseguia entender porque tudo aquilo estava acontecendo. Foi nesse momento de sofrimento, angústia e dúvidas que o Senhor Jesus começou a direcionar os meus caminhos.

No dia seguinte, quando descia a rampa que dá acesso ao pátio da capela, ao olhar para igreja, tive a ideia de falar minha situação ao capelão, o meu

“professor de filosofia”. Eu precisava desabafar com alguém, e sabia que por força do sacerdócio ele guardaria segredo. Após ter ouvido minha história, ele não teve muito que dizer, mas deu um conselho que mudou minha vida para sempre. Disse ele: “Procure respostas na bíblia”. E assim eu fiz.

(4)

ELE é maior que ELA Página 4 Nos primeiros dias de leitura, eu encontrei um salmo que dizia: “Não confieis em príncipes nem em filhos de homens, em quem não há salvação. Sai-lhes o espírito, e eles tornam para sua terra; naquele mesmo dia, perecem os seus pensamentos. Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio e cuja esperança está posta no SENHOR, seu Deus, que fez os céus e a terra, o mar e tudo quanto há neles e que guarda a verdade para sempre” (Salmos 146). Esse salmo tocou-me profundamente, tive a impressão que Deus estava falando comigo, e dizendo que eu confiasse somente nEle porque os médicos nada podiam fazer por mim.

DA PROCURA:

Desde que comecei ler a bíblia, logo nas primeiras semanas, eu sentir que algo estava mudando em mim. Lá eu encontrei respostas para toda minha vida. Existem pessoas, e eu fui uma delas, que passam a vida inteira procurando pelo sentido da vida. Certa vez, eu conseguir exprimir este sentimento de procura, numa redação que fiz. Vou transcrevê-la abaixo.

“Minha Alma Exterior”

A alma é a parte imaterial do ser humano, cujo objetivo é transmitir a vida. A vida humana, por sua vez, é motivada por objetivos e ideais que podem ser definidos como uma alma exterior. Esses objetivos muitas vezes tornam-se a razão de viver de muitas pessoas. A alma exterior pode ser qualquer coisa: um objeto, uma pessoa, um sentimento. Ela é tudo que nos apegamos ou buscamos achando fundamental para nossa vida. Por isso quando a perdemos é como se perdêssemos parte de nossa existência.

Em minha vida ela se apresentou de várias formas, pois sempre foi mutável. Houve uma época que foram coisas materiais: como carro, casa e etc. Porém, à medida que as conseguia, percebi que tais coisas não traziam a satisfação imaginada. Em outro momento, surgiu em forma de objetivos bem definidos, que me fizeram crescer culturalmente. Nesta fase, considero que minha alma exterior tomou um caráter enérgico, que me impulsionava a cada momento de fraqueza. Graças a isso concluir um curso técnico, um curso superior de engenharia e cresci profissionalmente. Conquistei o respeito e reconhecimento dentro do ambiente de trabalho e dei um salto na minha carreira ao ingressar no curso de formação de oficiais.

Mais uma vez minha alma exterior sofre uma mutação, renasce. Talvez para me impulsionar e me ajudar a vencer a maior prova da minha vida. Hoje, eu sei que a alma exterior que eu sempre procurei esteve bem próxima. Ela se confunde com a alma interior. Essa que andava esquecida. A mesma que me aproxima de DEUS e das pessoas que amo. Agora, o objetivo é outro: ser feliz.

Belo Horizonte, Abril de 2000. José C. Pereira.

(5)

ELE é maior que ELA Página 5 Nos tempos bíblicos, o grande rei Salomão, também exprimiu essa procura, buscou realização pessoal separado de Deus. Tinha todas as condições de experimentar tudo que este mundo pode oferecer. Tentou descobrir qual o significado verdadeiro para o homem sem Deus. Procurou no álcool, nas farras e no trabalho, nos projetos sociais, na riqueza, no sexo, no entretenimento, na popularidade e fama, no estudo e no poder, mas chegou à seguinte conclusão: "Tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol"

No capítulo 2 de Eclesiaste, livro bíblico, Salomão relata como ele experimentou o prazer, as riquezas, e as recreações culturais na busca da satisfação e do prazer. Porém, nada disso lhe proporcionou real felicidade, a insatisfação em seu viver continuou. Somente em Deus e na sua vontade pode o ser humano encontrar paz, satisfação e alegria permanentes.

Hoje, eu sei que o verdadeiro sentido da vida consiste em reconhecer a Deus e a Seu Filho Jesus Cristo, e viver em plena comunhão com Ele. Isso é ser feliz.

DA FÉ:

Faltando três semanas para a formatura do CFOE, fui chamado pelo coordenador do curso, ele tentou preparar-me psicologicamente para a possibilidade de eu não formar. Na verdade eu já estava prevendo isso, mas deixei claro que aquela formatura representava a última vitória da minha vida profissional, por isso era muito importante para mim.

Foi então que pela primeira vez em minha vida clamei ao Senhor, e disse: “Meu Deus, se tu me ouves, permita que eu tenha essa última vitória, para que não saia daqui como um derrotado”. Entreguei toda minha vida nas mãos de Deus, e esperei.

Alguns dias depois, o comandante do CIAAR (Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica), me chamou em sua sala para comunicar que por determinação do comandante da aeronáutica, seria feita uma junta especial de saúde, na qual eu seria considerado apto por noventa dias, invalidando assim a junta anterior. Determinou ainda que, após o término do curso, eu fosse transferido para localidade de origem. Restando apenas oito dias para formatura, foi publicado em boletim: “Em sessão n 81, de 06 DEZ 2000, a junta Superior de Saúde da aeronáutica inspecionou o referido militar proferindo o seguinte parecer: Apto com restrição temporária por noventa dias, para educação

física, formatura e escala de serviço, a contar da data deste julgamento.

Minha fé nasceu naquele momento, eu confirmei na prática que existe um Deus que olha por nós e responde aqueles que o buscam. A partir daí eu busquei, através de sua palavra, cada dia mais conhece-lo. Muitas outras coisas aconteceram que confirmaram a presença do Senhor em minha vida, e fortaleceram-me a fé. Esta fé não é uma crença na fé como uma força ou poder, mas fé em Deus. Esta fé é uma obra de Deus que tem lugar no nosso coração. É a plena certeza que Deus transmite ao coração, de que nossa oração é respondida. Esta fé é criada interiormente em nós, pelo Espírito Santo. Não podemos produzi-la em nós mesmos por meio da nossa mente. Uma vez que esta fé em Deus é um dom que Cristo comunica ao nosso coração, importa-nos estar unidos a Jesus e à sua Palavra e ser mais consagrados a Ele. Dependemos dEle em tudo: “Sem mim nada

(6)

ELE é maior que ELA Página 6 podereis fazer” (João 15.5). Noutras palavras, devemos buscar a Cristo que é o autor e o consumador da nossa fé. A real presença de Cristo conosco e nossa obediência à sua Palavra são a origem e segredo da fé.

DA PAZ:

Mergulhei então de cabeça na bíblia que é a palavra de Deus e já não sentia mais medo, angústia ou depressões, uma paz jamais experimentada antes passou a dominar os meus sentimentos.

Eu abri o meu coração para Deus e deixei Jesus entrar e houve uma mudança radical em minha vida. Uma tremenda paz me envolveu a ponto de ser notório a todos. Dessa paz Jesus falou: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize" (João 14.27).

Depois de ter experimentado essa paz, eu cheguei a conclusão que paz não é somente a ausência de conflito ou de guerra, mas é um dom de Deus. Estou falando daquela paz que ultrapassa todo o entendimento humano. “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos

corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.(Filipenses 4:7). Essa paz não pode ser obtida depositando nossa fé em um sistema. Essa não é uma paz coletiva, ela é individual. Não está baseada em um tratado, negociação ou acordo, tampouco foi escrita com tinta no papel. Ela foi selada com o sangue do Filho de Deus. É essa paz que, apesar da

minha condição física, me dá a convicção de afirmar: Eu sou feliz, porque tenho a Jesus. Hoje eu entendo com clareza o porquê de tudo isso. O SENHOR tem me preparado para vê-lo face a face. Essa enfermidade me foi útil, pois ela me aproximou de DEUS. Eu provei o novo nascimento. Nasci de novo espiritualmente pela fé pessoal em Jesus Cristo, e assim me tornei um filho de Deus: "Mas, a todos quantos o receberam (a Jesus), deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus (renascerem espiritualmente), a saber, aos que crêem no seu nome" (João 1.12).

DA PESSOA CERTA:

O que realmente importa é nos dirigirmos à Pessoa certa. Houve um profeta chamado Agur que disse: “Quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas na sua roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o seu nome, e qual é o nome de seu filho, se é que o sabes? Toda palavra de Deus é pura; ele é escudo para os que nele confiam” (Pv 30.4-5). Sem dúvida, Agur está falando do Deus Todo-Poderoso. Mas como ele também podia falar do Filho de Deus, se viveu mil anos antes de Cristo? Isso mostra que as palavras de Agur foram inspiradas pelo Espírito Santo, que na Bíblia inteira sempre fala ou se refere ao

(7)

ELE é maior que ELA Página 7 Salvador Jesus Cristo. Jesus é a satisfação de todos os anseios. Ele é o único alvo certo. Ele é Aquele a quem podemos chegar para receber perdão. Com Ele nossa vida adquire sentido. Por meio dEle obtemos verdadeira qualidade de vida. Em Jesus nossa alma alcança paz. Com Ele nossos anseios são satisfeitos. Através dEle nosso interior se aquieta. Pedro (apóstolo), dirigindo-se a Jesus, disse certa vez: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna” (Jo 6.68).

O Espírito Santo de DEUS tirou a venda dos meus olhos e me ensinou todas essas coisas. Eu aprendi não de homens, mas de DEUS, como falou Jesus:

“Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim.” (João 6.45).

“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” (João 14.26).

“E a unção que vós recebestes dele fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis” (1João 2.27).

Bem! Essa é minha história. Ela ainda não terminou, mas eu oro para que Jesus faça de mim um espelho de sua glória, e pela cura eu possa refletir sua luz para muitos. Minha fé está firmada na obra redentora de Cristo que nos garante salvação para alma e cura para o corpo, conforme revelado na bíblia: "Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si;" (Isaías 53 - 4). "Ele é quem perdoa todas as tuas iniqüidades; quem sara todas as tuas enfermidades;" (Salmos 103 - 3).

Imagino que vocês, a essa altura, estejam se perguntando onde eu quero chegar com tudo isso. Para responder essa pergunta eu vou usar um versículo bíblico, muito importante para mim, que diz: “Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome” (João 20:31).

Um abraço a todos, e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, esteja com todos.

José Claudionor Pereira

Referências

Documentos relacionados

- Se desenvolver uma erupção na pele ou estes sintomas da pele, pare de tomar Meloxicam Sandoz, procure conselho médico urgente e diga que está a tomar este medicamento.. Crianças

FIGURA 02 – Características Pessoais de Líderes.... Há liderança nas famílias, escola, igrejas, comunidades, equipe esportiva e são neles que estão as pessoas capazes de comandar e

Fale com o seu médico, com o médico que trata a sua criança ou farmacêutico antes de tomar Latanoprost Aurovitas ou antes de aplicar este medicamento à sua criança, se pensa

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS e doutor em Engenharia Biomédica

- Se tiver quaisquer efeitos indesejáveis, incluindo possíveis efeitos indesejáveis não indicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico.. O que precisa de saber antes

A pesquisa “Estratégias para o varejo brasileiro – Reflexões sobre os anseios do consumidor” realizada pela Deloitte em 2010 apresentou de forma muito objetiva o que

medicamentos tais como Junifen 60 mg supositórios podem estar associados a um pequeno aumento do risco de ataque cardíaco (enfarte do miocárdio) ou Acidente Vascular Cerebral

- for idoso, pois a sua dose de Zonisamida Pentafarma pode precisar de ser ajustada e pode ter uma maior probabilidade de vir a desenvolver uma reação alérgica, uma erupção