• Nenhum resultado encontrado

Uso de tecnologias de informação e comunicação nas práticas escolares para pessoas com deficiência

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Uso de tecnologias de informação e comunicação nas práticas escolares para pessoas com deficiência"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1

Uso de tecnologias de informação e

comunicação nas práticas escolares para

pessoas com deficiência

Ritchelle Teixeira de Souza

Universidade Iguaçu

Jean Carlos Miranda

Universidade Federal Fluminense

O direito à educação encontra-se amparado por normas nacionais e internacionais. Foi consagrado na Constituição Federal (Brasil, 1988) como um direito social, preconizado no artigo 6º, que dispõe sobre a garantia da educação de qualidade e extensiva a todos os brasileiros. Datam da segunda metade da década de 1990 as primeiras iniciativas governamentais de incentivo ao uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas públicas do Brasil. O uso das TIC nas práticas escolares pressupõe a necessidade de reinventar e reafirmar o compromisso subjacente da melhoria da qualidade da educação. Rogalski (2010) define a inclusão como um processo educacional, através do qual todos os alunos devem ser educados juntos, em idade adequada e em escola de ensino regular, com total apoio. Nesse sentido, Lévy (1999) menciona que o uso das TIC potencializa a produção de saberes, construídos de forma interativa, coletiva e colaborativa, priorizando a heterogeneidade e favorecendo a criação e compartilhamento do conhecimento de maneira lúdica.

O discente com qualquer tipo de deficiência deve ser compreendido, respeitado e acolhido no ambiente escolar, com ações concretas que visem ao desenvolvimento de métodos e recursos didáticos adaptados às suas necessidades. Nesse sentido, Mantoan (2004, p. 51) afirma que

embora existam pessoas com deficiências bastante significativas, não podemos esquecer que, como alunos, elas têm o mesmo direito de acesso à educação, em ambiente escolar não segregado, que os seus pares com deficiências menos severas e os alunos sem deficiência da mesma faixa de idade. A participação de alunos severamente prejudicados nas salas de aula de escolas comuns deve ser, portanto, garantida para que eles possam se beneficiar do ambiente regular de ensino e aprender conforme suas possibilidades. Aliás, são esses os alunos que, de fato, provocam mudanças drásticas e necessárias na organização escolar e que fazem com que seus colegas e professores vivam a experiência da diferença, nas salas de aula.

(2)

2 Não há como desconsiderar que a implementação da educação inclusiva demanda ação educativa concreta, que consiste em condições qualificadas de acesso e permanência escolares, organização escolar, de trabalho pedagógico e ação docente, ou estudos e investigações que procurem soluções e alternativas para a prática inclusiva (Bueno, apud Miranda, 2008). Nessa perspectiva, Schneider (2003) afirma que as escolas inclusivas precisam reconhecer e responder às diversas dificuldades de seus educandos, acomodando os estilos e ritmos diversos de aprendizagem e assegurando uma educação de qualidade e equitativa, mediante currículos apropriados, modificações organizacionais, estratégias de ensino, recursos e parcerias com as comunidades. A inclusão, nesse sentido amplo, exige da escola brasileira novos posicionamentos, que implicam esforço de atualização e reestruturação das condições atuais, para a modernização do ensino e o aperfeiçoamento e capacitação docente.

Costa, Romanowski e Freitas (2016) ressaltam a importância da diversidade, uma vez que cada educando possui especificidades. Portanto, a presença, na escola regular, de alunos com deficiência requer uma escola “aberta”, que responda às suas necessidades, motivações, habilidades e interesses, a fim de que ambientes de construção de aprendizagens sejam oportunizados, incitando e possibilitando o pensar (Zulian; Freitas, 2001).

Por previsão da Lei de Inclusão Brasileira, o emprego de tecnologias de informação e comunicação é um instrumento de superação de limitações funcionais e de barreiras à comunicação, à informação, à educação e ao entretenimento da pessoa com deficiência (Brasil, 2015). Na perspectiva inclusiva, os professores precisam compartilhar de um trabalho interdisciplinar e colaborativo. O acesso aos serviços e recursos pedagógicos de acessibilidade contribui para a maximização do desenvolvimento acadêmico e social e impulsiona o desenvolvimento inclusivo da escola.

A Unesco (2010) destaca que é fundamental que se tenha conhecimento do impacto das TIC na aprendizagem, auxiliando na formulação de políticas públicas e na tomada de decisões relacionadas ao compartilhamento em salas de aula. Outro ponto importante a ser considerado é seu uso como uma prática padrão no exercício da docência, destacando a relevância dessa discussão na formação inicial e continuada dos educadores. Coadunando com essa ideia, Zulian e Freitas (2001, p. 4-5) pontuam que

Os ambientes de aprendizagem baseados nas tecnologias da informação e da comunicação, que compreendem o uso da informática, do computador, da Internet, das ferramentas para a Educação a Distância e de outros recursos e linguagens digitais, proporcionam atividades com propósitos educacionais, interessantes e desafiadoras, favorecendo a construção do conhecimento, no qual o aluno busca, explora, questiona, tem curiosidade, procura e propõe soluções. O computador é um meio de atrair o aluno PNEE à escola, pois, à medida que ele tem contato com este equipamento, consegue abstrair e verificar a aplicabilidade do que está sendo estudado, sem medo de errar, construindo o conhecimento pela tentativa de ensaio e erro.

Na prática de inclusão digital e para o desenvolvimento cognitivo das pessoas com deficiência, “o propósito real das TIC é reestruturar as comunicações e as relações humanas” (Warschauer, 2006, p. 279). Para o atendimento dessa urgente questão, fruto da transformação/redefinição da escola, propõe-se a reorganização de programas curriculares, dos paradigmas educacionais e revisão das estratégias e processos de

(3)

3 formação, a fim de preparar o professor para a diversidade, objetivando alcançar que todos os envolvidos no processo inclusivo vivenciem atitudes e valores, tendo um olhar educativo coletivo e criativo. O ponto de partida para a educação inclusiva é a formação humana e técnica dos educadores, sempre ligada à interação com as pessoas com deficiência, pois, assim, a informação, a formação de base e o conhecimento especializado constituiriam uma vertente significativa (Lima, 2006).

Segundo Valente (1991), o uso do computador reflete o questionamento sobre a função da escola na promoção da aprendizagem e do professor nesse processo de ensinar.

A mudança da função do computador como meio educacional acontece justamente com um questionamento da função da escola e do papel do professor. A função do aparato educacional não deve ser a de ensinar mas a de promover o aprendizado. Isto significa que o professor deixa de ser o repassador de conhecimento - o computador pode fazer isto e o faz muito mais eficientemente do que o professor - para ser criador de ambientes de aprendizado e de facilitador do processo pelo qual o aluno adquire conhecimento. E as novas tendências de uso do computador na educação mostram que este pode ser um importante aliado neste processo que estamos começando a entender (Valente, 1991, p. 17).

São sugeridas propostas como a construção de metodologias que use o computador para criar um ambiente construtivista, contextualizado e significativo, um ambiente em que os educandos possam aprender os conceitos de forma lúdica, promovendo contato e vivência coletiva, valorizando as potencialidades e habilidades. Isso posto, gradualmente como a tecnologia avança, mais importante é ter educadores maduros intelectual e emocionalmente, pessoas curiosas, entusiasmadas, abertas, dispostas a motivar e dialogar; assim, a tecnologia entra como apoio, facilitador da aprendizagem humanizadora (Moran, 2005).

O dinamismo, caracterizado também pela crescente evolução da informação e da tecnologia, provoca profundas mudanças no mundo do trabalho e no âmbito da educação. São perplexidades e desafios que exigem a produção de novos conhecimentos e, além disso, uma busca de proposições educacionais que atendem às necessidades dos novos tempos e cenários. Esse processo revela que, ao mesmo tempo em que há um alargamento tecnológico, ele não exige tecnicista; ao contrário, reivindica uma formação abrangente que permita ampliar as diferentes maneiras de interagir com a pluralidade dos diferentes mundos que hoje se entrecruzam, ou lê-la, reconhecê-la e interpretá-la. Dessa forma, o que está em jogo é a criação de novas maneiras de (re)educar as pessoas, para lidar não exatamente com o aparato tecnológico, mas com as informações advindas desse novo tipo de saber ou propiciadas por ele (Oliveira, 2003, p. 33).

Tem-se que o acesso a um sistema educacional inclusivo pressupõe a adoção de medidas de apoio específicas, a fim de possibilitar às pessoas com deficiência viver de forma independente e participativa, em igualdade de oportunidades, à informação e comunicação, inclusive aos sistemas e tecnologias de informação e comunicação, tão necessárias à plena participação e autonomia dos estudantes com deficiência, em ambientes que maximizem seu desenvolvimento acadêmico e social (ONU, 2006). Apesar dos princípios e imperativos de leis que reconhecem a necessidade de uma educação para todos, ainda é necessária a renovação pedagógica, que exige da sociedade

(4)

4 e da escola adaptação ao aluno com deficiência, e não o contrário; capacitação docente; aceitação da inclusão, em um ambiente escolar propício à construção do conhecimento de todos os envolvidos. Infelizmente, persiste a resistência de alguns professores às inovações, bem como à inclusão, ao considerarem que a proposta de uma educação para todos é válida, porém impossível de ser concretizada, levando-se em conta o quantitativo de alunos e as circunstâncias cotidianas nas escolas, sobretudo as da rede pública (Zulian; Freitas, 2001).

Soares-Leite e Nascimento-Ribeiro (2011) também elencam problemas quanto à inserção das TIC na educação brasileira, destacando multifatores como, por exemplo, o pouco investimento do governo em tecnologias na Educação; a oferta mínima das escolas em estrutura tecnológica de apoio pedagógico aos professores e alunos; a falta de preparação em cursos superiores para o profissional trabalhar, utilizando as novas tecnologias; a resistência de muitos professores em utilizá-las, dentre outros problemas. Giroto, Poker e Omote (2012) preceituam que as TIC em tempos de Educação Inclusiva são uma oportunidade para respeitar identidades e para criar ambientes de aprendizagem em cada aluno, possibilitando-o sentir-se participativo. Para os autores, é emergente desenvolver um pensamento proativo sobre as TIC na educação deste século; isto é, “sob uma perspectiva de dignificação e construção de oportunidades de igualdade para todos os alunos”.

Considerações Finais

No processo inclusivo, o docente é elemento essencial, devendo estar, de forma significativa, fundado em conhecimentos inovadores e empenhado em práticas de ensino humanizado, para respeitar, eficazmente, todos os dispositivos legais garantidores do direito à educação das pessoas com deficiência, além de outros, como os consolidados na Constituição Federal do Brasil (Brasil,1988) e no Estatuto da Pessoa com Deficiência (Brasil, 2015).

Na perspectiva de Cunha (2009), a Educação não é uma questão institucional, mas uma questão humana. Para o autor, não aprendemos pelo rigor das regras, mas por uma condição biológica; nascemos para aprender.

As TIC garantem múltiplas formas de comunicação e interação. Confirma-se o que preconiza a Declaração de Salamanca (1994), já que “todos os alunos devem aprender juntos sempre que possível, independentemente das dificuldades e das diferenças que apresentam”. Nesse ponto, ratifica Rodrigues (2007) que o uso adequado e diretivo das TIC propicia um ambiente de coletividade e cooperação, um modelo educacional que visa alterar práticas tradicionais, transpor barreiras à aprendizagem e valorizar as singularidades dos alunos.

A escola, portanto, não pode abster-se do processo de incorporação e implementação das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, principalmente no movimento de valorização da diversidade. É necessário que tenhamos uma escola com estrutura física e imaterial adequada, professores engajados na implementação e inovação das TIC no

(5)

5 processo educacional, currículos escolares voltados para essa prática e mais investimentos governamentais, entre outras medidas.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: 5 de outubro de 1988. BRASIL. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

COSTA, L.C.; ROMAMOWASKI, C.L.; FREITAS, S.N. Altas habilidades/superdotação, talento e educação. Curitiba: Juruá, 2016.

CUNHA, Eugênio. Autismo e Inclusão: psicopedagogia e práticas educativas na escola e na família. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2009.

GIROTO, C.R.M.; POKER, R.B.; OMOTE, S. As tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

LIMA, P. A. Educação inclusiva e igualdade social. São Paulo: Avercamp, 2006.

MANTOAN, M. T. E. O direito de ser, sendo diferente, na escola. Ciências e Letras, n.36, p. 47-62, 2004.

MIRANDA, A. A. B. Educação Especial no Brasil: desenvolvimento histórico. Cadernos de História da Educação, nº 7, p. 29-44, 2008.

MORAN, J.M. As múltiplas formas de aprender. 2005. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/positivo.pdf . Acesso em: 11 abr. 2020.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, 2006.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Convite oficial e contexto da Conferência Internacional o Impacto das TIC na Educação. 2010.

OLIVEIRA, E. G. Educação a distância na transição paradigmática. Campinas: Papirus, 2003.

RODRIGUES, D. Desenvolver a Educação Inclusiva: dimensões do desenvolvimento profissional. In: ___. (Org.). Investigação em Educação Inclusiva, Vol. II. Cruz Quebrada: Faculdade de Motricidade Humana, 2007.

ROGALSKI, S. M. Histórico do surgimento da Educação Especial. Revista de Educação do IDEAU, v. 5, nº 12, p. 2-4, 2010.

SCHNNEIDER, M.B.D. Subsídios para a ação pedagógica no cotidiano escolar inclusivo. 2003. Disponível em: https://educacaoonline.pro.br/index.php. Acesso em: 15 mar. 2019.

(6)

6 SOARES-LEITE, W.S.; NASCIMENTO-RIBEIRO, C.A. A inclusão das TIC na educação brasileira: problemas e desafios. Revista Internacional de Investigación en Educación, v. 5, nº 10, p. 173-187, 2012.

VALENTE, J.A. Liberando a mente: computadores na Educação Especial. Campinas: Gráfica Central da Unicamp, 1991.

WARSCHAUER, M. Tecnologia e inclusão social: exclusão digital em debate. São Paulo: Ed. Senac, 2006.

ZULIAN, M.S.; FREITAS, S.N. Formação de professores na Educação Inclusiva: aprendendo a viver, criar, pensar e ensinar de outro modo. Revista de Educação Especial, nº 18, p. 47-57, 2001.

Referências

Documentos relacionados

a) AHP Priority Calculator: disponível de forma gratuita na web no endereço https://bpmsg.com/ahp/ahp-calc.php. Será utilizado para os cálculos do método AHP

A Figura 17 apresenta os resultados obtidos por meio da análise de DSC para a amostra inicial da blenda PBAT/PHBH-0 e para as amostras PBAT/PHBH-4, PBAT/PHBH-8 e

Para atingir este fim, foram adotados diversos métodos: busca bibliográfica sobre os conceitos envolvidos na relação do desenvolvimento de software com

Partindo de um estudo de caso do setor de cosméticos, o artigo discorre sobre a expectativa inicial das empresas com a criação do grupo exportador, o relacionamento

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

Depois de considerar a confidência, conteúdo, distribuição, e assuntos de oportunidade associadas com a distribuição de um relatório, um controlador pode, então,

Este trabalho se justifica pelo fato de possíveis aportes de mercúrio oriundos desses materiais particulados utilizados no tratamento de água, resultando no lodo

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall