• Nenhum resultado encontrado

Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto."

Copied!
53
0
0

Texto

(1)
(2)

Gimmy Everton Mourarias Ramos Prefeito

Míria Maristela da Cruz Lima de Souza Secretária de Educação

Ágna Aparecida Pereira dos Santos

Coordenadora Geral da Educação Infantil e 1° e 2° Ano do Ensino Fundamental I.

Carla Daiane Souza Silva Costa

Coordenadora Geral do 3º Ensino Fundamental I ao 9º Ano do Ensino Fundamental II.

Josiane Farias dos Santos Lima

Coordenadora Geral da Educação para Jovens, Adultos e Idosos.

Diretores/ Diretoras reesposáveis pela aplicação do Plano de Ação. Ademivaldo Martins Leão

Alekson dos Santos Nascimento Carlinda Conceição Nogueira

Elivalda Martins dos Santos Fabio Querino Souza Fernando Magalhães Miranda

Fernando Pessoa José Maria Souza

Marcela Farias Silva dos Santos Marcileide Francisca de Oliveira Ricarda Mendes Paz do Nascimento

Sebastião Ribeiro Santana Selma Maria Farias Lima

Coordenadores/ coordenadoras responsáveis pela aplicação do Plano de Ação junto aos professores.

Arlene Ferreira Adriana Mouraria dos Santos

Ancelma Mendes Paes Dalva Nogueira de Souza Divina Maria Farias dos Santos Lima

Efigênia Ramos Magalhães Jildete do Nascimento Santos

(3)

(77) 3691–2145 / (77) 3691–2174

Maria dos Anjos da Silva Santos Márcia Carmem Nogueira Miraneide Lina dos Santos Neide Nilsa Martins Leão Solange Costa Ferreira Lima

Valdice Santos Souza Valdenice dos Santos Batista

(4)

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ...5

2. BASES LEGAIS ...7

2.1 O que eles irão aprender? ...10

3. PLANO DE AÇÃO ...13

4. OBJETIVO GERAL ...14

4.1.1 Objetivos Específicos ...14

5. AÇÕES DAS UNIDADES ESCOLARES MUNICIPAIS ...14

6. FORMATO DOS COMPONENTES CURRICULARES...15

7. AVALIAÇÃO ...16

8. PROPOSIÇÃO E REESTRUTURAÇÃO DO CALENDÁRIO ...17

9. OBJETO DO CONHECIMENTO DO ENSINO REMOTO ...18

10. AÇÕES DE COMBATE A EVASÃO ESCOLAR ...19

11. PLANO DE AÇÃO PARA AS UNIDADES ESCOLARES ...19

12. CONCLUSÃO ...19

13. FONTE DE REFERÊNCIAS ...22

(5)

(77) 3691–2145 / (77) 3691–2174

EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: ATIVIDADES DOMICILIARES E REMOTAS NO ENFRENTAMENTO DA COVID 19

1. INTRODUÇÃO:

Desde 18 de março de 2020 o cenário educacional do município de Malhada mudou. Visto que não foi um problema local, o vírus chamado Covid-19 levou todas as redes de ensino da Educação Básica do país a se adaptarem ao contexto da pandemia do novo corona vírus. Vale destacar que a Educação Básica compreende a Educação Infantil, o Ensino Fundamental obrigatório de nove anos e o Ensino Médio.

A Secretaria Municipal de Educação de Malhada, através do decreto, Nº 013 de 18 de março de 2020 – que dispõe sobre as medidas temporárias de prevenção e controle para enfrentamento do covid-19 no âmbito municipal, toma as seguintes providências:

Art. 2º. Ficam suspensas as atividades escolares, bem como os cursos de capacitação na rede pública e privada, nos ensinos fundamental, médio e universitário, pelo período de 19/03/2020 a 03/04/2020, podendo ser estendido de acordo com os agravos epidemiológicos do município.

A sugestão dada pelo CNE (Conselho Nacional de Educação) é que as escolas mantenham o fluxo de atividades escolares não presenciais enquanto durar a situação de emergência para o cumprimento da carga horária; o texto autoriza ainda os sistemas de ensino a computarem atividades não presenciais para o cumprimento da carga horária.

O Ministério da Educação (MEC) através do CNE orienta no sentido de que sejam adotadas as providências necessárias e suficientes para assegurar o cumprimento dos dispositivos da Lei 14.040 de 18 de agosto de 2020,

II – no ensino fundamental e no ensino médio, da obrigatoriedade de observância do mínimo de dias de efetivo trabalho escolar, nos termos do inciso I do caput e do § 1º do art. 24 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, desde que cumprida a carga horária mínima anual estabelecida nos referidos dispositivos, sem prejuízo da qualidade do ensino e da garantia dos direitos e objetivos de aprendizagem, observado o disposto no § 3º deste artigo. § 1º A dispensa de que trata o caput deste artigo aplicar-se-á ao ano letivo afetado pelo estado de calamidade pública referido no art. 1º desta Lei. § 2º A reorganização do calendário escolar do ano letivo afetado pelo estado de calamidade pública referido no art. 1º desta Lei obedecerá aos princípios dispostos no art. 206 da Constituição Federal, notadamente a igualdade de condições para o acesso e a permanência nas escolas, e contará com a participação das comunidades escolares para sua definição.

Neste panorama de isolamento social encontramos nossas escolas vazias; pais, professores e alunos apreensivos com o presente e o futuro e que são desafiados às novas adaptações no ensejo ímpar de que o desejo de aprender dos estudantes seja ac66eso a cada dia. Portanto, partindo da realidade atual reforça a escola sua função primária: promover o ensino e a aprendizagem. No entanto, neste momento ela está além dessa atribuição, pois requer de todos os envolvidos no processo educacional novas adaptações.

(6)

Dessa forma, baseado na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) faz-se necessário um trabalho voltado às Competências Gerais: argumentação, autoconhecimento, autocuidado, a empatia e a cooperação. Estas servirão de base no desenvolvimento das demais competências. A legislação brasileira está ancorada em princípios globais de direitos humanos e do direito à educação. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela ONU e assumidos por mais de 190 países, entre eles o Brasil, propõem metas a serem alcançadas por todos esses países até 2030. Sobre educação o ODS de número 4 estabelece: “Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.

A paralização e suspensão das aulas por conta da pandemia trouxe consigo diversos desafios e um deles o documento do Conselho Nacional de Educação:

Dificuldade para reposição de forma presencial da integridade das aulas suspensas ao final de emergência; comprometimento severo do calendário escolar de 2021 e, eventualmente, também 2022; retrocessos do processo educacional e da aprendizagem; danos estruturais e sociais para estudantes e famílias de baixa renda, stress, abandono e aumento da evasão escolar...

Considerando a visibilidade da situação e gravidade do momento mundial da covid-19, bem como em nosso município e as vicissitudes que o presente impõe; torna-se indispensável organizar nosso sistema de ensino e a nossa proposta pedagógica no intuito de amenizar os efeitos dessa pandemia.

Entendemos ser imprescindível a necessidade das crianças e jovens continuarem seus vínculos com a instituição escolar, os colegas de classe, assim como os professores, garantindo a aprendizagem de modo eficaz. Assim, torna-se importante que a educação chegue a todos, ainda que por diferentes mecanismos e estratégias: aulas remotas (síncronas e assíncronas), plataforma digital, correio viajante, atividades complementares / domiciliares, etc., sobretudo com a reorganização do nosso calendário.

Assim, reconhecendo o papel do Conselho Municipal de Educação, como órgão normativo do sistema, com atribuições de orientação sobre as matérias que regem a educação, apresente proposta será enviada ao órgão, para apreciação e adoção das medidas necessárias para sua regulamentação.

(7)

(77) 3691–2145 / (77) 3691–2174

2. BASES LEGAIS

Precisamos discutir e nos posicionarmos em relação às consequências do fechamento das escolas em nosso município e como nosso sistema de ensino pode promover aprendizagem e tempo pedagógico com as escolas fechadas.

Fechar as escolas, além de proteger crianças e jovens, reduz as chances de que eles se tornem vetores do vírus para suas famílias e comunidades, sobretudo para os idosos e demais indivíduos que compõem os grupos de risco. Porém, essa medida gera muitos efeitos negativos na aprendizagem, na probabilidade de muitos alunos não retornarem para as escolas e termos os índices de evasão elevados, na falta da rede de proteção social para crianças e jovens em condição de vulnerabilidade, o que aumenta os riscos de fome e violência etc.

Com o fechamento das escolas, rapidamente surgem as especulações a respeito do uso das tecnologias neste momento para auxiliar neste cenário que, inicialmente, se mostrou sem previsões para ser modificado. Pensar nos usos das tecnologias obriga-nos a refletir nos impactos que estas propostas nas atividades remotas, mesmo que adaptadas, podem gerar. Dentre elas, destacamos:

• As dificuldades de acesso à internet que muitos alunos podem ter; • A diversidade da faixa etária atendida;

• A falta da cultura do hábito de estudo em casa, que poderia comprometer o ensino à distância; a falta de condições das famílias em orientar os estudos dos filhos/estudantes;

• Alunos com mais dificuldades no processo de aprendizagem, terem reforçadas tais dificuldades pela distância do ambiente escolar;

• O aumento das diferenças que se acentuarão entre as diversas classes de alunos que possuímos.

Quanto a carga horária a Lei 14.040 ressalva:

II – no ensino fundamental e no ensino médio, da obrigatoriedade de observância do mínimo de dias de efetivo trabalho escolar, nos termos do inciso I do caput e do § 1º do art. 24 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, desde que cumprida a carga horária mínima anual estabelecida nos referidos dispositivos, sem prejuízo da qualidade do ensino e da garantia dos direitos e objetivos de aprendizagem, observado o disposto no § 3º deste artigo. (...)

§ 2º A reorganização do calendário escolar do ano letivo afetado pelo estado de calamidade pública referido no art. 1º desta Lei obedecerá aos princípios dispostos no art. 206 da Constituição Federal, notadamente a igualdade de condições para o acesso e a permanência nas escolas, e contará com a participação das comunidades escolares para sua definição.

§ 3º Para o cumprimento dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, a integralização da carga horária mínima do ano letivo afetado pelo estado de calamidade pública referido no art. 1º desta Lei poderá ser feita no ano subsequente, inclusive por meio da adoção de um continuum de 2 (duas) séries ou anos escolares, observadas as diretrizes nacionais editadas pelo CNE, a BNCC e as normas dos respectivos sistemas de ensino.

(8)

É pensando em assegurar o cumprimento destas horas, bem como promover meios de recuperação dos alunos, que foi discutido a elaboração de um Plano de Ação que contemple além das tecnologias (Plataforma digital / BRAVO) as atividades domiciliares àqueles que não possuem acesso.

Quanto ao público da Educação Infantil, não existe nenhum arcabouço legal que ampare a adoção de atividades remotas, sobre a questão corroboramos com a nota emitida pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação-UNDIME. A posição da entidade é de que é preciso respeitar a atual Lei de Diretrizes e Bases, que não autoriza o uso da modalidade (Plataforma Digital) nessa etapa educativa, tendo em vista que não há imposição de desempenho acadêmico para as crianças nesta faixa etária. Contudo, faz-se necessário que sejam ofertadas atividades complementares ou remotas na rede pública, observando-se as peculiaridades próprias da faixa etária desse público alvo.

Um marco importante que contempla e apoia o uso das tecnologias na ajuda à comunidade escolar esta, justamente quando, baseado na BNCC, temos que desenvolver estratégias para os alunos adquirirem as 10 competências gerais, dentre elas a competência 5 (cinco), que aborda acultura digital da seguinte forma:

“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”. PG. 9.

Por outro lado, devemos pensar naqueles alunos que não têm acesso a internet. Quanto a isso a UNDIME, em seu posicionamento público, cita o que já reiteramos acima:

(...) quanto à análise da possibilidade de oferta da EAD a toda a educação básica, é sempre necessário lembrar que:

a. Nem todos os municípios possuem estrutura de tecnologia para tal oferta; b. Se os municípios tiverem a estrutura, nem sempre as famílias possuem recursos para garantir a participação de seus filhos nessa modalidade de ensino; c. Os alunos da educação infantil e do ensino fundamental, principalmente anos iniciais, necessitam de um outro tipo de abordagem para garantir o ensino-aprendizagem;

d. Nem todos os profissionais da educação possuem formação adequada para o uso da EAD;

e. Nem todos os estudantes possuem a autonomia de estudo exigida para ouso da EAD, principalmente as crianças mais novas. As atividades, em um primeiro momento, devem ser complementares e não substitutivas às aulas. Essa primeira fase necessita ser monitorada e avaliada, por meio de indicadores de acesso e eficácia, para aí então ser analisada a possibilidade de implementar aulas por EAD em caráter de substituição às aulas presenciais;

Diante da urgência imposta pelos desafios da disseminação do COVID-19, é importante observar as soluções e estratégias para alguns cenários que serão descritos a seguir:

Cenário 1:

● Suspensão das aulas por 15 dias: foi possível alterar o calendário. Aconteceu no primeiro decreto já exposto no presente documento.

(9)

(77) 3691–2145 / (77) 3691–2174

Cenário 2:

● Suspensão de aulas por mais 15 dias que se somam30 dias: foram necessárias atividades pedagógicas complementares para que os alunos mantivessem a rotina de estudos para enfrentar a quarentena e minimizar as perdas na aprendizagem e ainda se organizar com ações para o período pós-pandemia. Como dito no decreto: DECRETO Nº 018 DE 02 DE ABRIL DE 2020 - DISPÕE SOBRE A PRORROGAÇÃO DE PRAZO DA SUSPENSÃO DAS AULAS, POR OCASIÃO DE MEDIDAS DE PREVENÇÃO DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID 19), PREVISTAS NO DECRETO Nº 013, DE 18 DE MARÇO DE 2020 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Art. 2º. Fica prorrogada a SUSPENSÃO das atividades escolares, bem como os cursos de capacitação na rede pública e privada, nos ensinos fundamental, médio e universitário, pelo período 06/04/2020 a 17/04/2020, prazo este que poderá ser reavaliado, conforme comportamento da propagação da pandemia do Novo Corona vírus - COVID 19.

Cenário 3:

• Suspensão de aulas por mais de 30 dias: Foram necessárias normatizações para reorganização do calendário escolar no tocante a reposição de aulas. O que se refere à atualidade do município de Malhada - BA.

Considerando esta realidade a qual o município vem enfrentando e baseado no §3° do Art. 2º da Lei N.º 14.040/2020 e:

Para cumprimento dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, a integralização da carga horária mínima do ano letivo afetado pelo estado de calamidade pública referido no artigo 1° desta Lei poderá ser feita no ano subsequente inclusive por meio da adoção de um continuum de 2 (duas) séries ou anos escolares, observadas as diretrizes nacionais editadas pelo Conselho Nacional de Educação CNE, a BNCC e as normas dos respectivos sistemas de ensino.

Assim, pensando na conclusão do ano letivo de 2020 os estudantes da rede pública de ensino cursarão as horas restantes de 2020 (400 horas) em 2021. E em seguida será iniciado o ano letivo 2021 para cumprimento das 800 horas no ano civil 2021. Totalizando então 1200 horas contínuas. Para isso, algumas sugestões foram traçadas, dentre elas destacaremos:

• Uso de Plataforma digital do sistema BRAVO que foi contratada pela SME( para utilização com aulas síncronas e/ou assíncronas obrigatórias, por meio de vídeo aulas gravadas pelo professor, cujo acesso será restrito somente a quem o mesmo disponibilizar), além da utilização vídeos, links, livro didático e atividades que contemplem o conteúdo abordado , obedecendo aos critérios correspondentes à idade/série.

• Para diminuir a distância entre professores e família, usar a função do Whatsapp de chamada em grupo.

• Pacote de atividades/ materiais impressos que deverão ser planejados pelos professores semanalmente. A Unidade Escolar será a responsável pela entrega e pelo recolhimento dessas

(10)

atividades complementares/domiciliares. Sendo que essas atividades deverão ser devolvidas para o professor também semanalmente.

Sabemos que qualquer caminho proposto não atenderá de forma qualitativa aos nossos objetivos, especialmente porque nada pode substituir a escola e a atuação do professor em sala de aula. Nem mesmo as melhores ferramentas remotas, ou as que hoje precisam ser adaptadas, são capazes de oportunizar os movimentos, debates, conflitos e aprendizagens que somente a escola pode oferecer, especialmente aos alunos por nós atendidos.

Esclarecemos que não pretendemos nenhuma indicação improvisada de substituição de aulas presenciais nesse momento, o que estamos propondo aqui é que possamos focar na situação de isolamento dos alunos, levando em conta a realidade de cada comunidade.

Essas ações precisam ser bastante flexíveis, passíveis a ajustes e redirecionamentos, pois ainda não há um prazo específico para a reabertura das escolas.

Sabemos que o apoio dado à criança para manter seus estudos fora da escola varia de acordo com o contexto familiar. Uma grande porcentagem do discente, principalmente da rede pública, não vai encontrar esse apoio em casa.

2.1. O QUE OS ALUNOS IRÃO APRENDER

A rede municipal de ensino atende alunos desde a Educação Infantil (4 e 5 anos) , Ensino Fundamental I e II e a Educação para Jovens, Adultos e Idosos.

Educação Infantil

A Educação Infantil compreende que tanto o cuidar como o educar, são propostas elaboradas pelos professores das crianças na faixa etária de 4 e 5 anos visando instrumentalizar os pais para que no cuidado do dia a dia utilizem práticas intencionais propostas pelos professores das crianças. Além disso, as mesmas são pensadas tomando por base a proposto na BNCC, respeitando assim o período de desenvolvimento em que cada criança se encontra. Para as crianças e 04 e 05anos planejamos atividades lúdicas e que envolvam o faz de conta, utilizando sempre o que as crianças têm em casa, brincadeiras cantadas, jogos rítmicos, leituras e reprodução de imagens, contação de histórias, jogos e brincadeiras envolvendo nome, cores, coordenação motora, entre outros.

Na Educação Infantil os eixos estruturantes, definidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009) são interações e brincadeiras. Considerando o momento de isolamento social que vivemos a interação direta da criança será com seus familiares, já a interação com seu (a) professor (a) acontecerá remotamente por meio de vídeos e áudios gravados pelos mesmos, que por sua vez trarão sugestões de atividades que tenham por base a brincadeira. Assim, ao propor brincadeiras e atividades que envolvam músicas, histórias e desenhos o (a) professor (a) pode apresentar meios culturais fáceis de encontrar dentro do próprio contexto concreto, porém com qualidade, dessa forma o (a)

(11)

(77) 3691–2145 / (77) 3691–2174

professor auxiliará os pais e responsáveis a qualificar a brincadeira e a deixar os momentos corriqueiros do dia a dia, repletos de intencionalidade, aprendizados e interações com a família. Assim, propomos que nossas ações não podem perder de vista a identidade única que a Educação Infantil tem, desenvolver atividades a partir dos dois eixos estruturantes apontados pelos referencias curriculares nacionais para a EI que são interações e brincadeiras, as atividades devem manter ligação com os cinco campos de experiências propostos pela Base Nacional Comum Curricular e promover o convívio entre a criança, os pais e os objetos de conhecimento.

Assim, buscamos oferecer orientações e acreditar que irá favorecer as aprendizagens das crianças. Então reafirmamos que enviem possibilidades de vivências em que possam ser explorada a oralidade, a criatividade, o movimento, por meio de brincadeiras, jogos interativos, exploração de cores, texturas, contação de histórias, leitura diversas, danças em busca de ampliar a qualidade da convivência delas com seus familiares, bem como contribuir com o seu pleno desenvolvimento. As crianças da educação infantil receberão atividades no início da semana. Essas atividades devem manter ligação com os campos de experiência e promover o convívio entre a criança, os pais e os objetos de conhecimento.

Ensino Fundamental I e II

Nos primeiros anos do Ensino Fundamental as crianças encontram-se ainda em fase de alfabetização, momento em que precisam da ajuda de um adulto para se organizar e realizar atividades, sejam essas pela Plataforma digital ou por atividades complementares domiciliares, estas sem a presença do professor. Diante da necessidade de adotar o estudo não presencial, neste momento de isolamento social ocasionado pela Pandemia da COVID19, é fundamental que as famílias sejam orientadas por meio de roteiros práticos e estruturados, para que saibam acompanhar as atividades com as crianças e estabeleçam uma rotina de estudos diária em casa, visto que as habilidades básicas da alfabetização precisam ser alcançadas.

Estamos em um momento ímpar de implantação da Plataforma digital como meio de auxiliar e complementar o ensino e aprendizagem dos alunos, e esta perfaz o ensino educacional. Para determinada ação é importante considerar os familiares como parceiros da escola. Neste sentido, a escola precisa passar as orientações detalhadas de como eles poderão ajudar os alunos a realizar as atividades propostas. A Plataforma digital no contexto educacional foi pensada como uma ferramenta didática e de fácil acesso tanto para professores e pais quanto para os alunos.

Cada instante é importante, desde o acesso ao Ambiente de Aprendizagem Virtual tanto quanto ao recebimento das atividades domiciliares (àqueles que não têm acesso à internet). Os objetos de conhecimento a serem disponibilizados para os estudantes neste período serão organizados pelos coordenadores de cada unidade de ensino juntamente com o corpo docente, seguindo um planejamento que havia sido estabelecido para o ano letivo 2020/2021 e o plano de curso de cada disciplina.

(12)

Toda abordagem a ser utilizada precisa estar integrada aos objetivos de aprendizagem de cada ano/série de maneira que os componentes curriculares dialoguem entre si, oportunizando a consolidação da aprendizagem.

Será promovido o uso da plataforma Digital entre os alunos de cada turma e os professores, desenvolvendo os componentes curriculares: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Ensino Religioso, Redação, Educação Ambiental, Língua Inglesa, Matemática, Ciências, Geografia e História com aulas síncronas e assíncronas.

Por fim, poderão ser disponibilizados na Plataforma Digital gravações das aulas às famílias que eventualmente não consigam acompanhar a aula em tempo real, para que possam acessar os conteúdo das aulas e exercícios.

Educação Para Jovens, Adultos e Idosos (EPJAI)

A Educação para Jovens, Adultos e Idosos (EPJAI) é uma modalidade da Educação Básica inserida nas políticas públicas nacionais, que busca atender uma parcela significativa da população que por diversos fatores, foram privados da vida escolar na idade própria.

No Município de Malhada a EPJAI se constitui um dos maiores desafios, por se tratar de um público diverso, onde a maioria tem uma dura jornada de trabalho. Com a Pandemia do novo Corona vírus, essas dificuldades se tornaram ainda maiores, tendo em vista que grande parte dos sujeitos que compõem essa modalidade não tem acesso à internet ou sentem dificuldades em manusear os equipamentos.

Diante dessa realidade faz-se necessário planejar e efetivar estratégias que garantam os direitos fundamentais, sobretudo o cuidado com as vidas, motivo pelo qual foram suspensas as aulas presenciais. Com o intuito de minimizar os impactos na aprendizagem dos educandos da EPJAI, serão planejadas atividades complementares, considerando as especificidades desse público.

Assim como nas outras modalidades a EPJAI também terá o suporte do novo ambiente virtual da aprendizagem através da plataforma BRAVO àqueles que têm acesso à internet. Serão realizados exercícios domiciliares, apoiados nos livros didáticos, alcançando todos os segmentos contemplados na referida modalidade de ensino.

Educação Especial

Dentre os vários desafios que as redes de Educação enfrentam para manter os estudantes próximos à escola e em algum contexto de aprendizagem, destaca-se a necessidade de também garantir a inclusão das crianças e adolescentes com deficiência em todo esse processo. Pessoas com necessidades especiais têm todo o merecimento a estes direitos e adaptações, pois também querem e devem viver com dignidade e respeito, sentindo-se bem e à vontade onde quer que estejam sendo incluídas na comunidade em que vivem.

Pensando nisso, cada Unidade de Ensino é convidada a pensar em quais as atividades utilizar, sejam por plataformas ou não, mídias, estratégias e materiais digitais ou impressos podem ser ofertados para eliminar as barreiras que impeçam os trabalhos pedagógicos remotos.

(13)

(77) 3691–2145 / (77) 3691–2174

São necessárias neste momento, a colaboração, união e dedicação de todos os responsáveis para que estas pessoas portadoras de necessidades especiais sejam assistidas da melhor maneira possível. E pelo que se vê, todos estão se empenhando para que as barreiras sejam transponíveis. Portanto, para este público de estudantes, outros métodos são encontrados, como retirar material impresso na própria escola. As atividades devem estar adequadas e serem prazerosas não somente para alunos, mas também para familiares, que auxiliam seus filhos nas tarefas, levando em conta que também podem apresentar alguma deficiência, ou serem analfabetos, por exemplo. Assim as atividades devem conter desenhos, jogos, brincadeiras, sendo criativas, desenvolvendo habilidades, coordenação, raciocínio lógico matemático, atenção, concentração e habilidades de vida diária. É preciso fazer o monitoramento do atendimento às pessoas com deficiência (física, mental, intelectual ou sensorial) para que elas tenham acesso aos conteúdos.

3. PLANO DE AÇÃO

Educação em tempos de pandemia: Atividades domiciliares e remotas no enfrentamento da CoviD 19.

“A crise nos revelou o quanto somos frágeis, mas na cooperação nos fortalecemos. ’’ (Antônio Novoa)

A Secretaria Municipal de Educação situada na Avenida Gercino Coelho S/N, Centro, Malhada-Ba, perante o cenário epidemiológico atual e a sua responsabilidade junto à comunidade escolar elaborou seu Plano de Ações Pedagógicas para o enfrentamento ao Covid - 19, de acordo com as orientações nacionais, com o Parecer do Conselho Nacional de Educação aprovado em 28/04/2020, e do Conselho Estadual de Educação de acordo a Resolução do CEE Nº 37 DE 18/05/2020, bem como do Conselho Municipal de Educação de Malhada, N° 18 aprovado em 24-04-2020. Considerando suas concepções pedagógicas e realidade local, a aplicação do referido Plano é dinâmico e flexível, podendo ser atualizado conforme o surgimento de novas informações e orientações.

Diante da necessidade real e contextual a implantação da plataforma digital vai auxiliar, bem como contribuir para o desempenho docente e discente. Àqueles estudantes que não têm acesso à internet serão realizadas as atividades impressas e entregues em domicilio. A realização de atividades não presenciais visa, em primeiro lugar, que se evite o retrocesso de aprendizagem por parte dos estudantes e a perda do vínculo com a escola, o que pode levar à evasão e o abandono.

A educação deve garantira qualidade e o compromisso com o desenvolvimento de todos e de cada um, ainda que tenham que esperar um longo período para reiniciar esta caminhada. As atividades propostas durante o período de isolamento devem respeitar as condições tecnológicas, estruturais, emocionais, a ausência física do professor, as necessidades especiais dos alunos e as condições precárias de muitas famílias. Pensar possibilidades de momentos de

(14)

contato ainda que virtual, dos professores com seus alunos, para diálogos, trocas e revisão de atividades propostas, orientar as famílias da Educação Infantil, cuja ação pedagógica está centrada nas vivências e na socialização.

4. OBJETIVO:

O objetivo do presente documento é nortear as atividades não presenciais das escolas da rede do município de Malhada – BA durante a pandemia. Sendo que o citado município deverá cumprir 400 horas referentes ao ano letivo de 2020, mesmo estando em 2021. Após esse feito iniciaremos as 800 horas do ano vigente.

Este é um documento sujeito à avaliação do Conselho Municipal de Educação que emitirá um parecer quanto a sua aplicação e o retorno não presencial das aulas síncronas e/ou assíncronas com atividades avaliativas bimestrais e atividades complementares domiciliares.

4.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Mobilizar os professores, pais e alunos, para iniciar as atividades remotas; • Viabilizar a continuidade dos estudos dos discentes da rede de ensino.

• Orientar quanto aos planos de estudos, acesso a plataforma digital e atividades domiciliares a serem realizadas pelos professores e alunos durante o período deste plano e do momento pandêmico;

• Fortalecer os vínculos afetivos entre a comunidade escolar, aluno e família;

• Adaptar às novas formas de ensino e aprendizagem: atividades em plataforma digital, atividades domiciliares, atividades audiovisuais;

• Elaborar dentre as atividades algumas a motivar consequências negativas da pandemia, tais como: evasão, desmotivação, desistência, mantendo o vínculo, mesmo à distância, entre estudantes e professores.

5. ACÕES DAS UNIDADES ESCOLARES MUNICIPAIS

1- Reuniões com a Equipe de Gestão para discutir e propor estratégias para iniciar as aulas

remotas.

2- Planejamento com os coordenadores das escolas, para elaborar um Plano de Ação da

Escola, um cronograma de atividades e cronograma de atendimento aos pais.

3- Fazer reuniões com os professores para traçarem estratégias sobre a utilização das

metodologias com mediações tecnológicas ou não, a serem empregadas nas atividades remotas. (seguindo o protocolo da OMS).

(15)

(77) 3691–2145 / (77) 3691–2174

4- Elaborar Plano Interdisciplinar semanal por turma para o desenvolvimento das

atividades remotas (ainda que persista em um mesmo conteúdo as atividades e aulas deverão ser inseridas na Plataforma Digital, bem como as atividades domiciliares a serem entregues).

5- Buscar formas de garantia de atendimento dos objetivos de aprendizagem para os

estudantes que tenham dificuldades de realização das atividades pedagógicas não presenciais.

6- Elaborar uma Sequência Didática por turma voltada para as disciplinas Língua

Portuguesa e Matemática retomando ao método de alfabetização.

7- Elaborar uma ficha catálogo para Controle de entrega das atividades e do livro didático

com assinatura dos Pais. (Em anexo)

8- Explicar aos pais dos alunos o que são Atividades Remotas e fazer um levantamento

sobre os recursos tecnológicos que eles possuem.

9- Envio de comunicado às famílias, possibilitando por meios de divulgação a comunidade

escolar para o início das aulas remotas e entrega das atividades: (rádio, redes sociais, cartazes, carro de som, grupos de whatsapp).

10- Alinhamento entre Escola X Alunos X Família para estreitar laços de confiança e tranquilidade para todos envolvidos.

11- Criaçãodeumtextoinformativoorientandoaospaisealunossobreoscuidados de higiene para a prevenção do Covid 19, bem como uma cartilha informando a importância da execução das atividades diária e quanto ao sistema avaliativo e desenvolvimento do continuum 2020/2021.

12- Elaborar o cronograma de horário de entregas das atividades remotas.

13- Divulgar na comunidade escolar os dias de entregas dessas atividades através de rádio e rede social, etc.

14- Envio das atividades remotas aos alunos da rede municipal, com início dia 22 de fevereiro 2021.

6. FORMATO DAS AULAS E CÔMPUTO DA CARGA HORÁRIA:

A simples execução de atividades pedagógicas não presenciais não induz ao cômputo da carga horária. Ao deliberar sobre a possibilidade de realização de atividades pedagógicas não presenciais, para fins de cumprimento de carga horária mínima exigida por lei e reduzir a necessidade de realização de reposição presencial, o CNE determina que o sistema de ensino deva observar critérios empregados na adoção das atividades remotas.

Assim sendo, os componentes Curriculares deverão alternar entre aulas (síncronas e/ou assíncronas) e atividades. Cumprir-se-ão:

Matutino: 4 horas regulares mais duas horas no contraturno. Vespertino: 4 horas regulares mais duas horas no contraturno. Noturno: 4 horas regulares mais duas horas no contraturno.

Vale ressaltar que as 2 (duas) horas do contraturno serão de cumprimento específico dos alunos a partir do encaminhamento das atividades propostas pelo professor em suas horas aulas regulares.

(16)

Já para o professor do Ensino Fundamental I e II a carga horária será computada além da aula realizadas em horário específico elaborado pela escola, o mesmo efetuará plantão de 6 (seis) horas. Estas podendo ser distribuídas em dias alternados.

7. AVALIAÇÃO

Para efeito de acompanhamento da ação avaliativa serão utilizados instrumentos que primem pelos critérios quantitativos e qualitativos já adotados pela rede de ensino.

Na Educação Infantil e 1°/ 2° Ano do Ensino Fundamental I, tendo em vista que as atividades não presenciais têm como principal objetivo evitar retrocessos cognitivos, físicos e socio emocionais, orienta-se que as atividades respeitem as peculiaridades da infância e também os Objetivos de Aprendizagem e Objetos de Conhecimento dispostos na BNCC. Ao final do processo, recomenda-se que os professores elaborem um portfólio de registros de atividades por turma trabalhada.

Quanto a avaliação no ensino fundamental (3° ao 9°) e EPJAI, considerando a situação de excepcionalidade orienta-se que ao longo de cada bimestre deva-se aplicar critérios que valorizem a participação e cumprimento pelos alunos das atividades propostas pelo professor, bem como a utilização de fóruns temáticos, pesquisas, seminários, experiências e avaliações escritas.

Como sugestão segue abaixo um modelo:

Sistema de avaliação Valor-pontuação

• Fórum avaliativo ( EM ANEXO) 2,0

• Avaliação qualitativa online/presencial (realização e entrega das atividades ao longo do bimestre)

3,0

• Avaliação escrita (Com questões objetivas e subjetivas)

5,0

• TOTAL 10,0

ESTA TABELA CONSTA EM UMA FICHA AVALIATIVA EM ANEXOS.

Quanto as avaliações e suas respectivas médias da I e II unidade no ano letivo 2020, serão aplicadas as médias obtidas em cada disciplina pelo aluno nas referidas unidades III e IV do continuum letivo 2020/2021.

(17)

(77) 3691–2145 / (77) 3691–2174

Para a circunstância específica dos estudantes concluintes do 9° ano do ensino fundamental, o mesmo poderá matricular-se no Ensino Médio, no entanto ciente que cursará concomitantemente o 9° ano do Ensino Fundamental e o 1° Ano do Ensino Médio.

8. PROPOSIÇÃO E REESTRUTURAÇÃO DO CALENDÁRIO.

Já cumpridas 400 horas de forma remota em 2020 faltam 400 horas a serem trabalhadas no continnum 2020/2021. Obedecendo as estratégias para o cumprimento de carga horária sugerida pelo CNE, adotaremos a seguinte proporção:

• 52 Horas: Antes da suspensão das aulas já havia trabalhado.

• 348 Horas: trabalhadas com atividades pedagógicas não presenciais no período de maio a novembro de 2020.

• 400 horas a serem cumpridas no contínuo 2020/2021 no período

MODALIDADE HORAS

Horas aulas antes da suspensão das aulas. 52 HORAS

Atividades pedagógicas não presenciais durante a suspenção das aulas 348 HORAS Atividades pedagógicas não presenciais a serem trabalhadas de 22 de

fevereiro a 22 de maio.

400 HORAS

TOTAL 800 HORAS

Distribuição do ano letivo 2020/2021 em unidades: Ano letivo 2020:

Unidade III – 22 de fevereiro até 06 de abril. Unidade IV – 07 de abril a 22 de maio. Ano Letivo 2021:

Unidade I – Início dia 14 de junho a 30 de julho. Unidade II – Início dia 02 de agosto a 15 de setembro. Unidade III – 16 de setembro a 30 de outubro de 2021. Unidade IV – Início dia 01 de novembro a 16 de dezembro.

Considerando que o presente documento é continuação de um Plano de Ação “Educação mediada com atividades domiciliares. Medidas emergenciais em tempos de Covid 19”, já iniciado em 2020, visto que a elaboração deste partiu de uma prática já existente e que o município não apresenta condições de um retorno seguro das aulas presenciais. Desse modo, é importante salientar que daremos sequência ao ano supracitado no período de 22 de fevereiro a 31 de maio seguindo o calendário continuum, dando sequência ainda no vigente ano com o calendário letivo emergencial 2021 (14 de junho a 28 de dezembro) para o término das atividades.

(18)

9. OBJETOS DO CONHECIMENTO DO ENSINO REMOTO:

Das atividades não presenciais ocupou-se o parecer CNE /CP nº 5, de 28 de abril de 2020. Quanto a carga horária foi desobrigado o cumprimento das 800 horas para a educação infantil, no entanto a partir do Ensino Fundamental será obrigado o cumprimento da carga horária acima citada.

A comunicação é essencial neste processo, assim como a elaboração de guias de orientação das rotinas de atividades educacionais não presenciais para orientar famílias e estudantes, sob a supervisão de professores e dirigentes escolares.

Parecer do CNE, em 28/04/2020.

Ainda segundo o CNE/ CP as atividades podem ser ofertadas por meios digitais, ou não. Podendo ser ministradas, por exemplo:

Elementos textuais:

Livro didático, apostilas didáticas elaboradas ou não pelo professor (textos retirados de livros ou internet); apresentações explicativas e esquemáticas, ilustrações, resumos, entre outros.

Elementos audiovisuais:

Vídeos, áudios e outras tecnologias de comunicação que podem ser dos docentes ou não (no entanto este meio deve contemplar o conteúdo apresentado).

OBS: para cada áudio ou vídeo é essencial que se tenha um texto de apoio. Já que existem aqueles alunos que não tem acesso à internet.

Atividades:

As atividades podem ser avaliativas ou de fixação de conteúdo e essencialmente, devem ser assíncronas para promover amplo acesso e igualdade na aplicação para estudantes sem acesso à internet. Podendo ser: exercícios de interpretação, resumo, problemas, questionários, leituras orientadas, dentre outras.

OBS: Os trabalhos e exercícios podem ser interdisciplinares para reduzir a quantidade e sobrecarga aos estudantes.

Neste sentindo é de suma importância se atentar para os seguintes critérios na hora de planejamento das atividades pedagógicas remotas no intuito de computar horas para o ano letivo 2020/2021. No propósito de observação e realização de atividades pedagógicas não presenciais, para fins de cumprimento de carga horária mínima exigida por lei e reduzir a necessidade de reposição presencial, baseado no CNE o sistema de ensino deve sempre observar e primar os seguintes tópicos:

• Os objetivos de aprendizagem da BNCC relacionados e/ou proposta pedagógica que se pretende assumir;

• As formas de interação com o aluno para atingir tais objetivos;

• A estimativa de carga horária equivalente para o atingimento deste objetivo de aprendizagem considerando as formas de interação previstas;

(19)

(77) 3691–2145 / (77) 3691–2174

• A forma de registro de participação dos estudantes, inferidas a partir da realização das atividades entregues (por meio digital ou impressas) relacionadas aos planejamentos de estudo encaminhados pela escola.

• O prazo mínimo de entrega das atividades assíncronas será de sete dias.

10. AÇÕES DE COMBATE A EVASÃO ESCOLAR.

A escola tem um papel social essencial quando se trata de potencializar vínculos sociais, desenvolver habilidades físicas e cognitivas e de tornar o aluno um agente social, atuante em sua comunidade. No entanto, existem percalços e negações diárias do direito à educação que aumentam a probabilidade dos jovens não darem continuidade aos estudos. Em tempos de pandemia essa preocupação ganha uma proporção maior.

Para execução deste Plano de Ação e combate a evasão escolar contar-se-á com a ação contínua dos professores, equipe da gestão escolar (secretários, coordenadores) em uma parceria no objetivo de não deixar nenhum aluno para trás no processo de ensino.

Para isso, utilizaremos:

• Cada professor terá consigo uma ficha denominada (Ficha de acompanhamento professor/aluno). Em anexo.

• Cada gestor terá acesso a uma ficha denominada (ficha de acompanhamento gestão/aluno).

• A equipe gestora e professores observarão se os estudantes estão participando ou não do processo de ensino e aprendizagem.

• Com posse das informações o gestor com a coordenação deverá entrar em contato com a família para possível resolução do problema. Não resolvendo a infrequência do aluno o Conselho Tutelar deverá ser acionado.

11. PLANO DE AÇÃO PARA AS UNIDADES ESCOLARES.

Após conclusão e homologação deste plano, o mesmo será apresentado à equipe gestora e equipe de coordenação das Unidades escolares locais; Estes por sua vez de posse ao regimento, BNCC, Lei 14.040/2020, currículo municipal entre outros documentos condizentes a realidade momentânea do país, elaborarão um segundo plano contemplando a necessidade e realidade contextual da Unidade a qual se encontra.

12. CONCLUSÃO:

Esse documento não esgota as discussões, pelo contrário, numa situação de excepcionalidade nunca antes vista, o diálogo, a troca de informações e experiências se tornara

(20)

o nosso caminho para enfrentar essa situação.

Pelos levantamentos que nos chegam, as medidas encontradas pelas Secretarias de Educação em âmbito federal, estadual ou municipal, para enfrentar essa crise seguem para a mesma direção no que se refere a: uso de tecnologias digitais, de informação e comunicação, uso de plataformas remotas e uso de materiais impressos.

Com esse plano de ação, vamos iniciar as ações, mas nada impede de mudarmos de direção, de acordo com as novas propostas, discussões e normativas.

O cenário de pandemia gera instabilidade, mas também oportunidades para aprendizado. Por isso, mesmo quando o foco está em medidas emergenciais, é importante iniciar o cenário de ações pós-pandemia, para diminuir as possíveis desigualdades sociais e de aprendizagem, geradas pelo confinamento.

Com esse plano de ação é necessário atentar para alguns fatores:

✓ É necessário convocar, com urgência, o Conselho Municipal de Educação (CME), para que o mesmo possa em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, apreciar, avaliar e aprovar o presente Plano de Ação para torna-se vigente em nosso município.

✓ A privacidade de alunos e professores precisa ser respeitada. As atividades sugeridas não devem promover a exposição do aluno;

✓ As atividades extraídas de outras fontes deverão constar suas referências bibliográficas respeitando os direitos autorais;

✓ Será feita a divulgação pelo site da prefeitura, por meio de outras ferramentas digitais e/ou de comunicação de materiais educativos e formativos para professores, pais e alunos;

✓ A SME promoverá o estabelecimento de parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria Municipal de Assistência Social com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação e outras instituições que possam vir a ampliar as medidas a serem tomadas nesta crise de pandemia devido ao Corona vírus;

✓ A Equipe de Coordenação Geral reunirá mensalmente com os coordenadores de cada Unidade Escolar para receber respectivos relatórios com o desempenho escolar dos discentes e trocas de experiências entre as unidades de ensino.

✓ As reuniões dos coordenadores com a Coordenação Geral acontecerão sempre na última sexta-feira de cada mês.

✓ Disseminar chamadas de mobilização em rádio e redes sociais, reforçando a importância do apoio dos pais na aprendizagem dos filhos.

Dessa forma, entendendo o quanto se deve cuidar da vida para termos vidas presentes em um futuro próximo, na sala de aula, bem como considerando a importância das deliberações a serem tomadas, que vão além dos objetivos educacionais e pedagógicos, envolve questões de segurança sanitária dos professores, equipe de gestão, pais e familiares, assim contaremos com o apoio e a autorização dos seguintes órgãos:

• Homologação do Plano de Ação pelo Conselho Municipal de Educação; • Homologação do Plano Sanitário pelo Conselho Municipal de Saúde.

(21)

(77) 3691–2145 / (77) 3691–2174

Após homologação pelos citados órgãos o documento será encaminhado a cada Unidade de Ensino, a qual fará as precisas adaptações de acordo ao contexto local que se encontra. E de tal modo, acontecer a retomada às aulas remotas.

(22)

13. FONTE DE REFERÊNCIA:

____BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010.

____BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e

bases da educação nacional. Disponível em: <

http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf>. Acesso em: 16 abril de 2020. ____LEI Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996

____Lei 14.040 de agosto de 2020.

____NOTA PÚBLICA 002/2020 da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME – 30/03/2020

____RESOLUÇÃO CEE N.º 50, DE 09 DE NOVEMBRO DE 2020.

____ https://www.gov.br/pt-br/noticias/educacao-e-pesquisa/2020/06/mec-orienta-instituicoes-sobre-ensino-durante-pandemia acesso em 07 de Janeiro de 2021.

____http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/L14040.htm acesso em 29 de janeiro de 2021. ____http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdfacesso em 29 de janeiro 2021.

(23)

(77) 3691–2145 / (77) 3691–2174 14. ANEXO 1 CRONOGRAMAINICIAL 08-02-2021 Formação com Coordenadores e Diretores. 15-02-2021 Formação com Coordenadores e professores da Educação Infantil.

09 e 10 de FEVEREIRO Formação com os professores e equipe pedagógica: Equipe Bravo – Plataforma Virtual.

22/02/2021 Início das

atividades remotas.

26/02/2021 Início das atividades

impressas.

Observação: A formação contará com a presença de Daiane Hoffmann - Especialista no diagnóstico dos

Transtornos do neurodesenvolvimento e Identificação de crianças e Adolescentes com AH/SD- Altas Habilidades/Superdotação. SCREENER DA SÍNDROME DE IRLEN, Doutoranda em Psicologia Clínica e criadora do primeiro programa de Identificação e acompanhamento de Crianças e adolescentes com AH/SD - Altas Habilidades/Super dotação do Brasil para e Escola Pública. Especialista em Neurociência, Especialista em diagnóstico das Funções Executivas, Psicanalista.

(24)

ANEXO 2:

PLANO DE AÇÃO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Instrumento a ser

utilizado Ação Estratégia Agentes Período estimado

Grupos no

WHATSAPP por turma, tendo o professor como

Administrador.

Organizar a melhor forma de contato com as famílias para formação

dos grupos no WHATSAPP, podendo cada Unidade

Escolar divulgar um número para que os responsáveis façam contato e sejam incluídos no grupo da turma. Levantar, junto à documentação dos alunos, os números de telefones dos responsáveis. As equipes diretivas. SME Se houver dificuldades para utilizar essa ferramenta, deve-se entrar em contato com a SME para

suporte. 01-02 a 26-02-2021 planejamento das atividades. O início do atendimento aos alunos deverá iniciar em. 22-02-2021 Participar dos grupos

para acompanhar o trabalho. Fazer as intervenções necessárias junto ao professor. Orientação Pedagógica. Grupos no WHATSAP,

por turma, tendo o professor como

Administrador.

Mobilização da comunidade em geral sobre o retorno das aulas

remotas explanando sobre o seu significado.

Bem como orientar a comunidade escolar

sobre os cuidados necessários à prevenção

da doença, além de permitir que as crianças

tenham a oportunidade de expressar como tem sido este tempo em

família.

Acolher os discentes com as boas vindas utilizando

diferentes estratégias, como: vídeos, desenhos,

contação de histórias, músicas e brincadeiras. Sugerimos que sejam propostas duas atividades

diárias lúdicas e que despertem o interesse e a

criatividade dos nossos alunos. Professor 01-02 a 26-02 planejamento das atividades. O início do atendimento aos alunos deverá iniciar em22-02. Rastrear àquelas famílias que não têm

acompanhado os grupos. Comunicação com as famílias para oferecimento dos materiais impressos. A equipe da Gestão Escolar.

(25)

(77) 3691–2145 / (77) 3691–2174

Atividades impressas.

Impressão das mesmas brincadeiras e atividades disponibilizadas no grupo de WHATSAPP e PLATAFORMA, para atender, exclusivamente, às famílias que não têm

acesso à internet.

Impressão das atividades propostas, semanalmente, para evitar que as famílias tenham que se dirigir à escola com frequência.

Equipe de Gestão Escolar. 22/02 a 03/04 planejamento das atividades. O início do atendimento aos alunos deverá iniciar em 01-03. Entrega de material impresso. Organizar a entrega do material com as medidas

de higienização necessárias e de forma a evitar aglomerações, onde

as atividades serão entregues pelo Correio

Viajante, seguindo as orientações da Secretaria Municipal de Saúde. Bem

como, um cronograma a ser elaborado por cada

Unidade Escolar. Equipe de Gestão Escolar. SME Aplicativo Google Meet Estação de Rádio Local Realização de videoconferência. Realização de uma entrevista na rádio. Apresentação da proposta e esclarecimento de dúvidas. SME 08 de FEVEREIRO DE 2021. Equipe de Gestão Escolar.

(26)

Grupos no WHATSAPP E PLATAFORMA DIGITAL Avaliar o desenvolvimento do trabalho a distância.

Fazer os ajustes necessários. Equipe de Gestão Escolar.

26-06

05-03-2021

E-mail Relatório de como

tem se desenvolvido o trabalho (dificuldades e acertos). Registro do trabalho desenvolvido. Orientação Pedagógica. Grupos no WHATSAPP, GOOGLE MEET. Direcionar os campos de experiências que serão trabalhados a distância, destacando também os objetivos que podem ser trabalhados neste tempo. Leitura e discussão da matriz curricular. SME OrientaçãoP edagógica. Durante o processo. Grupos no WHATSAPP, GOOGLE MEET . Direcionar os objetivos de aprendizagem que devem ser trabalhados, exclusivamente, em aulas presenciais.

Leitura e discussão da matriz curricular. SME Orientação Pedagógico. Durante o processo. WHATSAPP GOOGLE MEET. Estimular as trocas de experiências no grupo de WHATSAPP das Orientadoras (Grupo já existente).

Manter o contato entre a SME e a Orientação Pedagógica. SME Orientação Pedagógica. Durante o processo. FORMAÇÃO TECNOLÓ- GICA.

Oferecer suporte para adequação das novas

ferramentas.

Propiciar momentos de formação inicial a distância, focando no desenvolvimento

do trabalho.

Oferecer suporte e formação sobre a adequada utilização desses novos canais

e ferramentas.

Durante o processo.

(27)

(77) 3691–2145 / (77) 3691–2174

PLANO DE AÇÃO PARA ENSINO FUNDAMENTAL I e II

Instrumento a ser utilizado

Ação Estratégia Agentes Período estimado

Aplicativos

E-mails

Telefone

Consulta à comunidade escolar sobre os recursos digitais mais disponíveis

entre o grupo.

Levantar, junto à documentação dos alunos, os

números de telefones dos responsáveis. Equipe de Gestão Escolar. 01-02 a 26-02-2021. Plano de ação na elaboração de atividades remotas. Organizar a melhor forma de contato com as famílias. Equipe de Gestão Escolar. SME Se houver dificuldades para utilizar essa ferramenta, deve-se entrar em contato com a SME para

suporte. 09-02 e 10-02-2021 planeja- mento das atividades. O início do atendi- mento aos alunos deverá iniciarem01-03-2021.

(28)

Plano de ação na elaboração de atividades on-line e impressas. Planejar atividades a partir do diagnóstico inicial, respeitando a realidade de cada turma, a identidade e a matriz curricular da rede. Confeccionar um cabeçalho específico para as atividades propostas, com formato

autoexplicativo, que priorizem habilidades

que favoreçam o seu desenvolvimento e a autonomia por parte dos

alunos.

As atividades on-line não devem ser enviadas

para que os alunos as imprimam e sim que utilizem seu material de

estudos como: livros e cadernos.

Sugerimos que não tentemos atender a carga horária diária dos alunos.

Recomendamos que as propostas observem a

idade dos alunos, garantindo a ludicidade.

Destacamos ainda, que as propostas busquem garantir

a manutenção do vínculo afetivo dos alunos com a escola e que possam, de alguma forma, orientar às famílias, neste momento de confinamento, em busca da

manutenção da saúde. Dentre elas, destaques para a epidemia vivenciada, com

sugestão de rotinas que

Professores como protagonistas na construção destas propostas que tomam o estudante como o centro do processo de ensino e de aprendizagem.

(29)

(77) 3691–2145 / (77) 3691–2174

incluem jogos e brincadeiras que possam

ser desenvolvidos em casa.

Construção de propostas de uma cultura de estudos em

casa.

Estudos para contemplar situações de: observações,

registro, anotações, organizações de ideias, elaboração de perguntas; experimentos a serem realizados em casa. Equipe de Gestão Escolar. Professores

Participar dos grupos para acompanhar o trabalho. Fazer as intervenções necessárias junto ao professor. Orientação Pedagógica. Plano de ação na elaboração de atividades impressas.

Rastrear àquelas famílias que não têm acompanhado os grupos.

Comunicação com as famílias para oferecimento dos

materiais impressos. Equipe de

Gestão Escolar. 01-02 a 26-02 planejamento das atividades. Entrega de material impresso, exclusivamente,

para as famílias que não tenham acesso à internet.

Impressão das atividades propostas, para no mínimo uma semana, afim de evitar que as famílias tenham que

se dirigir à escola com frequência.

Equipe de Gestão Escolar.

Organizar a entrega do material com as medidas de higienização necessárias e de forma a evitar aglomerações,

onde as atividades serão entregues pelo Correio

Viajante, seguindo as orientações da Secretaria Municipal de Saúde. Bem como, um cronograma a ser elaborado por cada Unidade

Escolar. Equipe de Gestão Escolar. SME O início do atendi- mento aos alunos deverá Iniciarem 01-03-2021.

(30)

Plano de ação na elaboração de atividades impressas.

Impressão de material. Em caso de dificuldades na produção, a U.E. deverá solicitar a reprodução na SME, respeitando os prazos para impressão. SME 01-03 a 31-02 planejamento das atividades. Grupo pedagógico do aplicativo do Whatsapp. Apresentação da proposta e esclarecimento de dúvidas. Estimular as trocas de experiências no grupo. SME Equipe de Gestão 29-01-2021 Aplicativo Whatsapp. Avaliar o desenvolvimento do trabalho.

Fazer os ajustes necessários. Equipe de Gestão

Durante o processo.

E-mail Confeccionar relatório de como tem se desenvolvido o

trabalho (dificuldades e acertos). Registro do trabalho desenvolvido. Orientação Pedagógica. 01-03-2021 Formação tecnológica a distância.

Possibilitar suporte on-line. Oferecer suporte para adequação das novas

ferramentas.

SME Durante o

processo.

Material escrito.

Registro das Atividades feitas. Utilização de diversas formas de registro para organização, avaliação e a para ampliação das propostas, considerando as demandas que surgirão

após o retorno às aulas.

Orientação Pedagógica. Durante o processo. Plano de ação na elaboração de atividades on-line e impressas. Direcionar os objetos de conhecimento que serão trabalhados a distância,

destacando também as habilidades que podem ser

trabalhadas neste tempo.

Leitura e discussão da matriz curricular. SME Orientação Pedagógica. Durante o processo.

(31)

(77) 3691–2145 / (77) 3691–2174

PLANO DE AÇÃO PARA A EJA Instrumento a

ser utilizado

Ação Estratégia Agentes Período estimado Plano de ação na elaboração de atividades remotas. Plataforma Digital Consulta à comunidade escolar sobre os recursos digitais mais disponíveis entre

o grupo.

Levantar, junto à documentação dos alunos,

os números de telefones dos responsáveis. Equipe de Gestão 01-02 a 26-02 planejamento das atividades. E-mails Telefone Whatsapp Criação de grupo de Whatsapp por etapa/ turma.

Organizar a melhor forma de contato com o estudante.

SME Se houver dificuldades para utilizar essa ferramenta, deve-se entrar em contato com a SME para suporte. O início do atendimento aos alunos deverá iniciar em 01-03. Plano de ação na elaboração de atividades remotas. Grupo de Whatsapp. E Plataforma Digital.

Enviar atividades planejadas.

Fazer contato direto com os alunos.

Caso o grupo de Whatsapp seja criado, configure-o de

modo que só o administrador envie mensagens. Deverá ser informado aos alunos, que

dúvidas serão explicadas por meio de mensagens privadas e no Ambiente Virtual. (Plataforma Digital)

Professores como protagonistas na construção destas propostas, que tomam o estudante como o centro do processo de ensino e de aprendizagem. 28 e 29-01-2021 planejamento das atividades. O início do atendimento aos alunos deverá iniciar em 22-02. Plano de ação na elaboração de atividades on-line. Confecção de caderno de estudo digital.

Caderno de estudo enviado para que os alunos reproduzam as propostas

(32)

Sugerimos que não tentemos atender a carga horária diária dos alunos.

Plano de Ação na elaboração

de atividades remotas.

Gravação de aulas em vídeo. Enviar através do Whatsapp ou Plataforma Digital. Professores como protagonistas na construção destas propostas, que tomam o estudante como o centro do processo de ensino e de aprendizagem. 01-02 a 26-02 planejamento das atividades. O início do atendi- mento aos alunos deverá iniciar em 01-02. Plano de ação na elaboração de atividades impressas. Cadernos de estudo impressos, exclusivamente ,para àqueles que possuem dificuldade de manuseio nas

redes sociais.

Confeccionar um cabeçalho específico para as atividades

propostas, com formato autoexplicativo, que priorizem

habilidades que favoreçam o seu desenvolvimento, de forma autônoma, por parte dos

alunos. Dentre elas destaques para a epidemia vivenciada, com sugestão de rotinas que incluem jogos e

atividades que possam ser desenvolvidos em casa. 01-02 a 26-02 planejamento das atividades. O início do atendi- mento aos alunos deverá iniciar em 01-02. Construção de propostas de uma cultura de estudos em

casa.

Estudos para contemplar situações de: observações,

registro, anotações, organizações de ideias e elaboração de perguntas.

Equipe de Gestão Professores

(33)

(77) 3691–2145 / (77) 3691–2174 Plano de ação na elaboração de atividades remotas assíncronas impressas.

Participar dos grupos para acompanhar o trabalho. Fazer as intervenções necessárias junto ao professor. Orientação Pedagógica. Plano de ação na elaboração de atividades remotas assíncronas e impressas.

Rastrear àqueles alunos que não têm acompanhado os

grupos.

Comunicação com as famílias para oferecimento

dos materiais impressos.

Equipe de Gestão

01-02-2021

Entrega de material impresso pelo Correio Viajante..

Impressão das atividades propostas, para no mínimo

uma semana, para evitar que os estudantes tenham que se dirigir à escola com

frequência. Equipe de Gestão Plano de ação na elaboração de atividades remotas assíncronas e impressas.

Impressão de material. Em caso de dificuldades na produção, a U.E. deverá solicitar a reprodução na SME, respeitando os prazos para impressão. SME 01-02 a 26-02 planejar as atividades. Grupo pedagógico do aplicativo Whatsapp. Apresentação da proposta e esclarecimento de dúvidas. Estimular as trocas de experiências no grupo. SME Equipe de Gestão 25-01-2021 Aplicativo Whatsapp. Avaliar o desenvolvimento do trabalho. Fazer os ajustes necessários. Equipe de Gestão Durante o processo.

E-mail Confeccionar relatório de como tem se desenvolvido

o trabalho (dificuldades e acertos). Registro do trabalho desenvolvido. Orientação Pedagógica. 01-03-2021 Formação tecnológica a distância.

Possibilitar suporte on-line. Oferecer suporte para adequação das novas

ferramentas.

SME Durante o

(34)

Material escrito. Registro das atividades feitas. Utilização de diversas formas de registro para organização, avaliação e a para ampliação das propostas, considerando as demandas que surgirão após o retorno às aulas. Orientação Pedagógica. Durante o processo. Plano de ação na elaboração de atividades remotas assíncronas e impressas. Direcionar os objetos de conhecimento que serão trabalhados a distância, destacando também as habilidades que podem ser trabalhadas neste

tempo. Leitura e discussão da matriz curricular. SME Orientação Pedagógica. Durante o processo.

(35)

(77) 3691–2145 / (77) 3691–2174

PLANO DE AÇÃO PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL Instrumento a

ser utilizado

Ação Estratégia Agentes Período estimado

Aplicativos E-mails Telefone

Consulta à comunidade escolar sobre os recursos digitais mais disponíveis entre o grupo e sobre outras

sugestões de atuação.

Levantar, junto à documentação dos alunos,

os números de telefones dos responsáveis. SME Equipe da Educação Especial. Equipe de Gestão 01-02 a 26- 02 Plano de ação na elaboração de atividades on- line. Encaminhamento de material on-line, via Wattsapp, para os responsáveis dos alunos e

alunas. Professores especialistas das Salas de Recursos. A partir de 01-02 Plano de ação na elaboração de atividades on- line. Propor atividades, individualizadas, com oferta

de links de sites didáticos, com atividades voltadas para:

alfabetização, pintura, raciocínio lógico; vídeos com

contação de histórias/YouTube: palavra

cantada; Magia das mãos: coordenação e motricidade.

Os responsáveis serão consultados sempre que uma tarefa for solicitada, para que indiquem o nível

de dificuldade em assessorar a execução da mesma com seus filhos e

filhas. Professores especialistas das Salas de Recursos. 01-02 a 26-02 planejamento das atividades. O início do atendimento aos alunos deverá iniciar em 01-02.

Produzir vídeos com sugestão de tarefas práticas

ou direcionadas a algum conteúdo que o aluno ou aluna já desenvolve nos

AEEs, com temas relacionados à higiene,

Coronavírus, animais domésticos, e às atividades práticas da vida diária como: abrir potes, selecionar grãos,

(36)

Plano de ação na elaboração de atividades remontas.

Participar dos grupos para acompanhar o trabalho.

Orientar as Unidades Escolares no atendimento individualizado

dos alunos e alunas que apresentem necessidade educativa

especial e/ou deficiência.

SME Equipe da Educação Especial. Orientação Pedagógica. Plano de ação na elaboração de atividades remotas para alunos e alunas com cadastro na DEE e matrícula regular em sala de aula comum. Viabilizar as mesmas estratégias, de acordo com a mídia ou mídias escolhidas

para o atendimento on-line dos alunos

comuns.

Atentar para individualizar as propostas e tarefas para os alunos

e alunas que encontram- se sob adequação ou adaptação curricular, baseando-se no Plano

de Ensino Individualizado – PEI, visando a contemplação

de todos. SME Equipe da Educação Especial. Orientação Pedagógica. Professore s regentes das salas de aula comum. 01-02 a 26-02 planeja- mento das atividades. O início do atendi- mento aos alunos deverá iniciar em 01-02. Plano de ação na elaboração de atividades remotas para alunos e alunas com AEE, matriculados nas SRMs. Disponibilizar mídia para o atendimento on-line dos alunos e

alunas, de acordo com a orientação da Unidade Escolar que

abriga a Sala de Recursos Multifuncional

(SRM).

Adequar os materiais e atividades que serão disponibilizados, de

acordo com o plano de atendimento individual que o aluno ou aluna já recebe em seu

AEE. SME Equipe da Educação Especial. Orientação Pedagógica. Professores especialista s das Salas de Recursos Multifuncio nais. Plano de ação na elaboração de atividades remotas para alunos e Ofertar o mesmo material ofertado aos

demais alunos e alunas sem deficiência

ou necessidade educativa especial.

Os responsáveis serão consultados sempre que uma

tarefa é solicitada, para que indiquem o nível de dificuldade

em assessorar a execução da mesma com seus filhos e filhas.

SME Equipe da Educação Especial. Orientação Pedagógica.

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

O gráfico nº11 relativo às agências e à escola representa qual a percentagem que as agências tiveram no envio de alunos para a escola Camino Barcelona e ainda, qual a percentagem de

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Diante das consequências provocadas pelas intempé- ries climáticas sobre a oferta de cana-de-açúcar para a indústria, a tendência natural é que a produção seja inferior

xii) número de alunos matriculados classificados de acordo com a renda per capita familiar. b) encaminhem à Setec/MEC, até o dia 31 de janeiro de cada exercício, para a alimentação de