• Nenhum resultado encontrado

Conselho Nacional do Ministério Público Reunião realizada no dia 22 de junho de 2010

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Conselho Nacional do Ministério Público Reunião realizada no dia 22 de junho de 2010"

Copied!
36
0
0

Texto

(1)

Conselho Nacional do Ministério Público

Reunião realizada no dia 22 de junho de 2010

Concurso Público / Atividades Jurídica ou Política / Estágio

Processo: 0.00.000.000390/2010-06 (Procedimento de Controle Administrativo)

Requerente: Gilcilene da Costa de Sousa

Requerido: Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte

Assunto: Requer a desconstituição do ato administrativo que indeferiu inscrição definitiva ao Concurso Público para Ingresso na Carreira de Membro do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte. Pedido de liminar.

Relator(a): Cons. Achiles de Jesus Siquara Filho Origem: Distrito Federal

O relator apresentou seu voto pela improcedência do pedido, acompanhado pelo conselheiro Cláudio. Após, o Conselheiro Feltrim que havia solicitou vista, apresentou seu voto divergindo do relator, pela procedência do pedido, o que foi acompanhado pelos Conselheiros Cláudio, que reviu seu voto, F. Mauricio, Taís, Adilson e Sandra Lia. Após o Conselheiro Almino Afonso solicitou vista, sendo que os demais aguardam.

---

Processo: 0.00.000.000004/2010-78 (Reclamação para Preservação da Competência e da Autoridade das Decisões do Conselho)

Requerente: Alex da Costa Mamed

Requerido: Ministério Público do Estado do Amazonas

Assunto: Alegação de descumprimento de decisão do CNMP referente à convocação dos candidatos aprovados no concurso administrativo de 2007.

Relator(a): Cons. Sandra Lia Simón Origem: Amazonas

Solicitado o adiamento.

---

Processo: 0.00.000.000040/2010-31 (Procedimento de Controle Administrativo) Requerente: Conselho Nacional do Ministério Público

Requerido: Ministério Público do Estado do Acre

Assunto: Visa analisar a adequação, no âmbito do Ministério Público do Estado do Acre, do programa de estágio a estudantes, em conformidade com as disposições gerais da Resolução CNMP nº 42/2009. Relator(a): Cons. Sandra Lia Simón

Origem: Distrito Federal

Solicitado o adiamento.

---

Processo: 0.00.000.000604/2010-36 (Procedimento de Controle Administrativo) Requerente: Tiago Magalhães Lino

Requerido: Ministério Público Federal

Assunto: Requer a nulidade do Edital nº 01/2010 da Procuradoria da República em Rio Verde/GO por ofensa ao Princípio da Isonomia. Pedido de liminar.

Relator(a): Cons. Adilson Gurgel de Castro Origem: Goiás

O relator informou que apresentou a proposta de resolução que altera o art. 18, da Resolução 42, abaixo descrita:

Art. 18 – Acrescente-se um parágrafo – que passa a ser o segundo – renumerando-se o atual parágrafo segundo em terceiro, com a seguinte redação:

(2)

“Neste edital deverá ser concedido o prazo de 15 (quinze) dias para que todas as Instituições de Ensino interessadas possam celebrar convênio previsto no inciso I do art. 7º.”

Nesta sessão não foi deliberado.

---

Processo: 0.00.000.001083/2009-09 (Procedimento de Controle Administrativo) Requerente: Rodrigo Cesar Barbosa

Requerido: Ministério Público do Estado do Paraná

Assunto: Requer a anulação do resultado da segunda fase do concurso para ingresso na carreira do Ministério Público do Estado do Paraná. Edital nº 001/2009. Pedido de liminar.

Relator(a): Cons. Sandra Lia Simón Origem: Paraná

Solicitada a retirada de pauta.

---

Processo: 0.00.000.001385/2009-79 (Procedimento de Controle Administrativo) Requerente: Carlos Henrique Harper Cox

Requerido: Ministério Público do Estado do Maranhão

Assunto: Requer a suspensão do concurso para ingresso na carreira do Ministério Público do Estado do Maranhão (Edital nº 01-2009) em razão da não publicação do gabarito juntamente com as notas das provas subjetivas (Edital nº 10-2009), requerendo, ainda, a publicação do referido gabarito e reabertura do prazo para recurso. Pedido liminar.

Relator(a): Cons. Almino Afonso Fernandes Origem: Pará

O CNMP, por unanimidade, julgou improcedente o pedido.

---

Processo: 0.00.000.000037/2010-18 (Procedimento de Controle Administrativo) Requerente: Conselho Nacional do Ministério Público

Requerido: Ministério Público Federal

Assunto: Visa analisar a adequação, no âmbito do Ministério Público Federal, do programa de estágio a estudantes, em conformidade com as disposições gerais da Resolução CNMP nº 42/2009.

Relator(a): Cons. Achiles de Jesus Siquara Filho Origem: Distrito Federal

Nesta sessão não foi deliberado.

---

Processo: 0.00.000.000378/2010-93 (Procedimento de Controle Administrativo) Requerente: Alberico Luiz Carneiro Barreto

Requerido: Ministério Público do Estado da Bahia

Assunto: Requer a desconstituição de ato administrativo praticado no âmbito do Ministério Público do Estado da Bahia que nomeou candidata depois de expirado o prazo do II Concurso Público para Servidores do Ministério Público do Estado da Bahia. Pedido de liminar.

Relator(a): Cons. Bruno Dantas Nascimento Origem: Pernambuco

Nesta sessão não foi deliberado.

---

Processo: 0.00.000.000593/2010-94 (Procedimento de Controle Administrativo) Requerentes: Fernando Régis Cembranel - Promotor de Justiça

(3)

Requerido: Ministério Público do Estado do Acre

Assunto: Requer revisão de decisão que indeferiu pleito dos aprovados no X Concurso para ingresso na carreira que, em face de nova realização de prova de tribuna daquele certame, não fizeram parte de uma classificação final única com os outros aprovados, tendo seu direito de escolha de lotação e sua participação em concursos de promoções por antiguidade ou merecimento prejudicados pela precedência oferecida aos aprovados no XI Concurso. Pedido de liminar.

Relator(a): Cons. Francisco Maurício Rabelo de Albuquerque Silva Origem: Acre

O relator apresentou seu voto julgando improcedente o presente Procedimento de Controle Administrativo, pois não há como dar efeito retroativo à nomeação, posse e exercício dos Requerentes, tendo em vista que não eram candidatos aprovados quando os candidatos do XI Concurso foram empossados. E, ainda, que a legislação que rege todo o Ministério Público exige o exercício ou efetivo exercício no cargo para participação nos concursos de promoção por antiguidade ou merecimento, o que não se verifica no presente processo. O Conselheiro Cláudio Barros apresentou preliminar questionando a intimação pessoal dos interessados. O CNMP, por maioria, rejeitou a preliminar. Vencidos os conselheiros Cláudio, Maria Esther e Sandro.

Quanto ao mérito, a Conselheira Taís abriu divergência, acolhendo o pedido, entendendo que a reserva de vaga deve ser feita no concurso específico, não transferindo-as para o próximo. Ao final, o CNMP, por 7x6, acompanhou o voto do relator, pela improcedência do pedido. Vencidos os conselheiros Taís, Bruno, Sandro, Sandra Lia, Adilson e Cláudia.

---

Processo: 0.00.000.0001568/2009-94 (Procedimento de Controle Administrativo) Requerente: Henrique José Torquato de Paiva

Assunto: Denúncia de possíveis irregularidades referentes à aprovação do requerente em concurso público do Ministério Público da União realizado no ano de 1996.

Relator(a): Cons. Almino Afonso Fernandes Origem: Amazonas

Não deliberado.

---

Processo: 0.00.000.00028/2010-27 (Procedimento de Controle Administrativo) Requerente: Guilherme Moraes da Silva

Requerido: Ministério Público do Estado de São Paulo

Assunto: Requer a adequação do 87º concurso público para provimento de cargo de Promotor de Justiça ao disposto no art. 1º, § 1º da Resolução CNMP nº 40/2009.

Relator(a): Cons. Sérgio Feltrin Origem: São Paulo

Não deliberado.

---

Processo: 0.00.000.000048/2010-06 (Procedimento de Controle Administrativo) Requerente: Conselho Nacional do Ministério Público

Requerido: Ministério Público do Estado do Maranhão

Assunto: Visa analisar a adequação, no âmbito do Ministério Público do Estado do Maranhão, do programa de estágio a estudantes, em conformidade com as disposições gerais da Resolução CNMP nº 42/2009. Relator(a): Cons. Adilson Gurgel de Castro

Origem: Distrito Federal

O relator apresentou seu voto pelo arquivamento do pedido em virtude de entender já estar tudo em conformidade com a Resolução do CNMP, recomendando, apenas, que o MP do Maranhão, quando da publicação do Edital, notifique as instituições educacionais para que

(4)

possam tomar conhecimento e divulgação, o que foi acompanhado, por unanimidade, pelos demais conselheiros.

---

Processo: 0.00.000.00419/2010-41 (Procedimento de Controle Administrativo) Requerente: Anthero Roma de Oliveira Neto

Requerido: Ministério Público do Estado da Paraíba

Assunto: Alegação de violação do princípio da impessoalidade no edital de concurso para Promotor de Justiça da Paraíba, ao prever que a informação sobre a data da prova objetiva será de, no mínimo, dez dias, prejudicando a participação daqueles que residem em Estados distantes.

Relator(a): Cons. Sérgio Feltrin Origem: Não Informado

Não deliberado.

---

Processo: 0.00.000.000789/2010-89 (Procedimento de Controle Administrativo) Requerente: Alexandre Salgado Dourado Martins

Requerido: Ministério Público do Trabalho

Assunto: Requer a desconstituição de ato administrativo praticado pelo Procurador Geral do Trabalho que indeferiu inscrição definitiva ao concurso para ingresso na carreira de membro do Ministério Público do Trabalho. Pedido de liminar.

Relator(a): Cons. Almino Afonso Fernandes Origem: Rio de Janeiro

O CNMP, por unanimidade, julgou procedente o pedido.

---

Processo: 0.00.000.000996/2010-33 (Procedimento de Controle Administrativo) Requerente: Sigiloso

Requerido: Ministério Público do Trabalho

Assunto: Requer controle de ato administrativo praticado pela Comissão do XVI Concurso Público para provimento de cargos de Procurador do Trabalho, em decorrência de violação frontal aos arts. 37, §1º da Resolução nº 88/2009 do Conselho Superior do Ministério Público do Trabalho e ao art.19 da Resolução nº 14/2006 emanada do Conselho Nacional do Ministério Público. Pedido de liminar.

Relator(a): Cons. Adilson Gurgel de Castro Origem: São Paulo

Não deliberado.

Promoção/Remoção

Processo: 0.00.000.0001554/2009-71 (Procedimento de Controle Administrativo) Requerente: Daniel Favaretto Barbosa

Requerido: Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro

Assunto: Requer a suspensão da decisão do Conselho Superior do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro referente à remoção para a 1ª Promotoria de Justiça junto ao X Juizado Especial Criminal da Capital.

Pedido de liminar.

Relator(a): Cons. Claudia Maria de Freitas Chagas Origem: Rio de Janeiro

A relatora apresentou seu voto pelo não conhecimento dos embargos, alegando que os mesmos não preenchem os requisitos necessários previstos no RI do CNMP, o que foi acompanhado, por maioria, pelos demais conselheiros. Vencido o Conselheiro Sandro que dava provimento aos embargos entendendo que os mesmos critérios adotados na promoção

(5)

(mais votado) deveria ser dado à remoção. A Conselheira Sandra Lia não votou por estar ausente no momento da leitura do voto da relatora.

---

Processo: 0.00.000.000632/2010-53 (Procedimento de Controle Administrativo) Requerente: Konrad Cesar Resende Wimmer - Promotor de Justiça

Requerido: Ministério Público do Estado do Tocantins Interessado: André Varandas

Assunto: Requer revisão da decisão do Conselho Superior do Ministério Público que alterou o quadro geral de antiguidade para promoção na carreira do Ministério Público do Estado do Tocantins, com a suspensão do julgamento dos Editais 282 e 284/2009. Pedido de liminar.

Relator(a): Cons. Sandra Lia Simón Origem: Tocantins

Não deliberado.

Subsídios/Teto Remuneratório

Processo: 0.00.000.001104/2008-05 (Procedimento de Controle Administrativo)

Requerentes: Associação Nacional dos Procuradores da República – ANPR / Associação Nacional do Ministério Público Militar – ANMPM / Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territóros - ANMPDFT

Requerido: Ministério Púbico Federal

Assunto: Requer que seja reconhecido aos membros do Ministério Público Federal o direito de receberem a vantagem pessoal de que trata o inciso V do art. 4º da Resolução CNMP nº 09/2006, sem limitação do teto constitucional.

Relator(a): Cons. Cláudio Barros Silva (Membro da Comissão de Controle Administrativo e Financeiro) Origem: Distrito Federal

Solicitado o adiamento.

---

Processo: 0.00.000.000425/2009-65 (Procedimento de Controle Administrativo) Requerente: Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho - ANPT

Assunto: Requer que seja excluído do teto remuneratório a parcela pessoal referente aos "quintos" e "décimos" a que fazem jus os Procuradores do Trabalho.

Relator(a): Cons. Cláudio Barros Silva (Membro da Comissão de Controle Administrativo e Financeiro) Origem: Distrito Federal

Solicitado o adiamento.

Prática de ato abusivo / Suspeição / Impedimento / Inércia

Processo: 0.00.000.001372/2009-08 (Pedido de Providências)

Requerente: José Francisco de Oliveira Teixeira

Requerido: Jair José de Gouvêa Quintas - Procurador-Geral de Justiça do Estado do Amapá

Assunto: Requer providências na averiguação de decisão do Procurador-Geral de Justiça que determina a não publicação, no Diário Oficial do Estado, de portarias referentes a atos administrativos envolvendo servidores.

Relator(a): Cons. Sérgio Feltrin Origem: Amapá

Nesta sessão não foi deliberado.

---

Processo: 0.00.000.001243/2009-10 (Procedimento de Controle Administrativo) Requerente: Conselho Nacional do Ministério Público

(6)

Requerido: Ministério Público do Estado da Bahia

Assunto: Instauração de diligências para examinar eventual descumprimento das disposições da Resolução CNMP nº 22/2007 no âmbito do Ministério Público do Estado da Bahia.

Relator(a): Cons. Adilson Gurgel de Castro Origem: Distrito Federal

O relator apresentou seu voto pela improcedência do pedido, o que foi acompanhado, por unanimidade, pelos demais conselheiros. Nesta sessão não foi deliberado.

---

Processo: 0.00.000.000616/2009-27 (Representação por Inércia ou por Excesso de Prazo)

Requerente: Corregedoria Nacional do Ministério Público Requerido: Ministério Público do Estado do Amazonas

Assunto: Alegação de inércia por parte do Ministério Público do Estado do Amazonas nos autos do Processo Investigativo Criminal nº 28/2007-CAO-CRIMO/GNCOC.

Relator(a): Cons. Sandra Lia Simón Origem: Distrito Federal

Solicitado o adiamento.

---

Processo: 0.00.000.001438/2009-51 (Representação por Inércia ou por Excesso de Prazo) Requerentes: Pedro Américo da Silveira

Jorge Alves de Souza

Requerido: Ministério Público Federal no Estado do Amazonas

Assunto: Alegação de inércia do Ministério Público Federal no Estado do Amazonas nas representações PR/AM nº 1.13.000.000511/2002-98 e 1.13.000.000.297/2001-99.

Relator(a): Cons. Almino Afonso Fernandes Origem: Amazonas

Nesta sessão não foi deliberado.

--- Processo: 0.00.000.001591/2009-89 (Embargos de Declaração) Requerente: Maurício Vicente Silvério

Requerido: Ministério Público do Estado de São Paulo

Assunto: Alegação de inércia por parte da Procuradoria Geral de Justiça na análise de provas referentes a ilícito penal protocolado sob o nº 23.833/2009-PGJ, bem como na tramitação das declarações prestadas sob o nº 007/07-MP, sem andamento por prazo superior a dois anos.

Relator(a): Cons. Taís Schilling Ferraz Origem: São Paulo

O relator apresentou seu voto rejeitando a representação e determinando o arquivamento, o que foi acompanhado pelos demais conselheiros. Nesta sessão não foi deliberado.

---

Processo: 0.00.000.000229/2010-24 (Representação por Inércia ou por Excesso de Prazo) Requerente: Corregedoria Nacional do Ministério Público

Assunto: Alegação de inércia de membros do Ministério Público Federal referente a processo que tramita em Milão que investiga gastos da Telecom Itália no Brasil.

Relator(a): Cons. Sandra Lia Simón Origem: Distrito Federal

(7)

---

Processo: 0.00.000.000545/2010-04 (Representação por Inércia ou por Excesso de Prazo)

Requerentes: João Vasconcelos - Vereador Municipal / Sebastião Orimar - Vereador Municipal / Francisco Tavares - Vereador Municipal / Câmara Municipal de Barreirinha

Requerido: Ministério Público do Estado do Amazonas

Assunto: Alegação de inércia na apuração de denúncias apresentadas por vereadores do Município de Barreirinha/AM ao Ministério Público Estadual, devida, inclusive, à falta de um promotor para atuar naquela Comarca.

Relator(a): Cons. Achiles de Jesus Siquara Filho Origem: Amazonas

Nesta sessão não foi deliberado.

---

Processo: 0.00.000.000627/2010-41 (Representação por Inércia ou por Excesso de Prazo) Requerente: Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de São Paulo Requerido: Almara Nogueira Mendes - Procuradora do Trabalho

Assunto: Alegação de eventual inércia por parte de membro do Ministério Público do Trabalho em oferecer parecer nos autos do processo de nº 00062.2009.000.02.03-5 (Exceção de Suspeição).

Relator(a): Cons. Achiles de Jesus Siquara Filho Origem: São Paulo

Solicitado o adiamento.

---

Processo: 0.00.000.000667/2010-92 (Representação por Inércia ou por Excesso de Prazo) Requerente: Cláudio da Silva Faleiro

Requerido: Salete Adorno Ferreira - Membro do Ministério Público do Estado de Alagoas

Assunto: Alegação de inércia por parte de membro do Ministério Público do Estado de Alagoas em apurar denúncias sobre irregularidades no Município de Palestina/AL.

Relator(a): Cons. Achiles de Jesus Siquara Filho Origem: Alagoas

Nesta sessão não foi deliberado.

---

Processo: 0.00.000.001093/2009-36 (Representação por Inércia ou por Excesso de Prazo) Requerente: Celina de Jorge Graziano Peres

Requerido: Ministério Público do Estado de São Paulo

Assunto: Alegação de inércia por parte da Promotoria de Justiça da Comarca de Caieiras na averiguação de inúmeras denúncias formalizadas em prol da comunidade local.

Relator(a): Cons. Almino Afonso Fernandes Origem: São Paulo

Nesta sessão não foi deliberado.

---

Processo: 0.00.000.001249/2009-89 (Representação por Inércia ou por Excesso de Prazo) Requerente: SINTHORESP

Advogado: Antônio Carlos Nobre Lacerda OAB/SP 114.565

Requerido: Ana Francisca Moreira de Souza Sanden - Procuradora do Trabalho

Assunto: Alegação de suposta inércia de Procuradora do Trabalho em manifestação nos autos do processo de nº 00679200908802001 em trâmite na Justiça do Trabalho de São Paulo/Capital.

Relator(a): Cons. Almino Afonso Fernandes Origem: São Paulo

(8)

Nesta sessão não foi deliberado.

---

Processo: 0.00.000.001295/2009-88 (Representação por Inércia ou por Excesso de Prazo) Requerente: Marcone Xavier Furtado

Requerido: Paulo César Ramalho de Paiva - Promotor de Justiça

Assunto: Alegação de inércia por parte do Promotor de Justiça da Comarca de Juiz de Fora em fornecer informações ao requerente sobre a instauração e andamento do Expediente nº 123/2009, de seu interesse.

Relator(a): Cons. Almino Afonso Fernandes Origem: Rio de Janeiro

Nesta sessão não foi deliberado.

---

Processo: 0.00.000.001476/2009-12 (Representação por Inércia ou por Excesso de Prazo) Requerente: Luiz Carlos Andrade Neto

Requerido: Ministério Público do Estado do Amazonas

Assunto: Alegação de inércia por parte do Ministério Público do Estado do Amazonas em processos que tramitam contra Governo do Estado do Amazonas.

Relator(a): Cons. Bruno Dantas Nascimento Origem: Amazonas

Nesta sessão não foi deliberado.

---

Processo: 0.00.000.001581/2009-43 (Representação por Inércia ou por Excesso de Prazo) Requerente: Kátia Maria Araújo Oliveira - Promotora de Justiça

Requerido: Ministério Público do Estado do Amazonas

Assunto: Alegação de inércia por parte da Procuradoria-Geral de Justiça na averiguação de denúncias acerca de fundações de direito privado, investigadas pelo Parquet, serem patrocinadoras do II Congresso do Ministério Público.

Relator(a): Cons. Bruno Dantas Nascimento Origem: Amazonas

Nesta sessão não foi deliberado.

---

Processo: 0.00.000.000134/2010-19 (Representação por Inércia ou por Excesso de Prazo) Requerente: Movimento Organizado pela Moralidade Pública e Cidadania-Moral

Requerido: Ministério Público do Estado do Mato Grosso

Assunto: Alegação de inércia por parte do Ministério Público do Estado do Mato Grosso, nos autos do processo sobre possíveis irregularidades na construção do fórum de Cuiabá. Pedido de liminar.

Relator(a): Cons. Claudia Maria de Freitas Chagas Origem: Mato Grosso

O CNMP, por unanimidade, deliberou pela improcedência do pedido. O Conselheiro Almino Afonso se deu por impedido.

---

Processo: 0.00.000.000556/2010-86 (Representação por Inércia ou por excesso de Prazo) Requerente: Antônio Carlos Sepúlveda

Requerido: Ministério Público do Estado de Minas Gerais

Assunto: Alegação de inércia da Promotoria de Justiça de Espinosa/MG na apuração de denúncias protocoladas no ano de 2006 acerca de loteamento clandestino em perímetro urbano.

Relator(a): Cons. Taís Schilling Ferraz Origem: Minas Gerais

(9)

Não deliberado.

---

Processo: 0.00.000.000762/2010-96 (Procedimento de Controle Administrativo) Requerente: Conselho Nacional do Ministério Público

Requerido: Ministério Público do Estado do Maranhão

Assunto: Visa o acompanhamento do cumprimento, junto ao Ministério Público do Estado do Maranhão, da Resolução CNMP nº 38/2009, no que se refere a providências para implementação do Portal da Transparência naquele órgão.

Relator(a): Cons. Claudia Maria de Freitas Chagas Origem: Distrito Federal

O CNMP, por unanimidade, deliberou pelo arquivamento do pedido.

---

Processo: 0.00.000.000858/2010-54 (Representação por Inércia ou por excesso de Prazo) Requerente: Elmar dos Santos Lima Neto

Requerido: Ministério Público do Estado da Paraíba

Assunto: Alegação de inércia por parte do Ministério Público do Estado da Paraíba em apurar irregularidades na Prefeitura Municipal de Solânea- PB.

Relator(a): Cons. Achiles de Jesus Siquara Filho Origem: Paraíba

Não deliberado.

---

Processo: 0.00.000.0001007/2010-29 (Procedimento de Controle Administrativo) Requerente: Corregedoria Nacional do Ministério Público

Requerido: Ministério Público do Distrito Federal e Territórios Interessada: Deborah Giovannetti Macedo Guerner

Advogado: Pedro Paulo Guerra de Medeiros OAB/DF nº 31.036

Assunto: Requer que sejam sustados os efeitos da Portaria nº 580/2010, do Procurador-Geral de Justiça, desconstituindo-se o ato ora impugnado.

Pedido de liminar.

Relator(a): Cons. Francisco Maurício Rabelo de Albuquerque Silva Origem: Distrito Federal

O relator apresentou seu voto determinando a realização de perícia médica e instaurar medida cautelar para suspensão de aposentadoria. Ao final o CNMP deliberou pela conversão em diligência para que se possa juntar os documentos apresentados, bem como o apensamento destes autos ao Processo Administrativo Disciplinar, mantendo a liminar proferida pelo relator para suspender a portaria acima citada.

Processo disciplinar / Correição / Processo administrativo/Inspeção

Processo: 0.00.000.000099/2009-96 (Revisão de Processo Disciplinar)

Requerente: Corregedoria Geral do Ministério Público do Estado do Paraná Requerido: M. L. R.

Assunto: Remessa dos autos do processo nº 130/2007-CGMP. Relator(a): Cons. Achiles de Jesus Siquara Filho

Origem: Paraná

O relator apresentou seu voto no sentido de acolher a prescrição. Solicitou vista o Conselheiro Feltrim sendo que os demais aguardam. Nesta sessão não foi deliberado.

(10)

Processo: 0.00.000.000408/2009-28 (Revisão de Processo Disciplinar) Requerente: Roberto Carlos de Menezes

Requeridos: Membros do Ministério Público do Estado de Minas Gerais Advogado: Luís Carlos Parreiras Abritta – OAB/MG nº 58.400

Assunto: Pedido de revisão de processo disciplinar contra membros do Ministério Público do Estado de Minas Gerais.

Relator(a): Cons. Sérgio Feltrin Origem: Minas Gerais

O relator apresentou seu voto pela rejeição da preliminar de alegação de intempestividade, julgando procedente o pedido para determinar que a Corregedoria de MG instaure procedimento disciplinar adequado. Após o voto do relator a Conselheira Taís solicitou vista, sendo que os demais aguardam. Nesta sessão a Conselheira Taís apresentou seu voto acompanhando o relator. Ao final, o CNMP, por unanimidade, acompanhou o voto do relator.

---

Estes processos foram julgados, na sessão anterior, em conjunto:

Processo: 0.00.000.000857/2009-76 (Embargos de Declaração) Requerente: Dartanhan Vercingetorix de Araújo e Rocha

Requerido: Procuradoria Geral de Justiça do Rio Grande do Norte

Assunto: Requer revisão da decisão exarada pelo Procurador-Geral de Justiça do Rio Grande do Norte nos autos o processo administrativo nº 1.378/2008.

Relator(a): Cons. Sandra Lia Simón Origem: Ceará

Processo: 0.00.000.000860/2009-90 (Embargos de Declaração) Requerente: Dartanhan Vercingetorix de Araújo e Rocha

Requerido: Procuradoria Geral de Justiça do Rio Grande do Norte

Assunto: Requer revisão da decisão exarada pelo Procurador-Geral de Justiça do Rio Grande do Norte nos autos o processo administrativo nº 1.046/2008.

Relator(a): Cons. Sandra Lia Simón Origem: Ceará

A relatora apresentou seu voto pela improcedência dos pedidos por estarem prescritos, o que foi acompanhado pelos demais conselheiros. Nesta sessão foi solicitado o adiamento.

--- Processo: 0.00.000.000546/2009-15 (Pedido de Avocação)

Requerente: Corregedoria Nacional do Ministério Público

Requerido: Membro do Ministério Público do Estado do Amazonas

Assunto: Requer a avocação de Processo Administrativo Disciplinar do Ministério Público do Estado do Amazonas

Relator(a): Cons. Sandra Lia Simón Origem: Distrito Federal

Solicitado o adiamento.

---

Processo: 0.00.000.000127/2010-17 (Representação por Inércia ou por Excesso de Prazo) Requerente: Conselho Nacional do Ministério Público

Requerido: Ministério Público do Estado do Piauí

Assunto: Visa apurar a regularização, junto ao Centro de Apoio Operacional às Promotorias com atuação na Tutela de Fundações e Entidades de Interesse Social, dos processos pendentes de manifestação, assegurada sua tramitação de acordo com as normas da Resolução CNMP nº 23/2007 - ref. fl. 64/65 (pg. 62/63, item "b", do Relatório Conclusivo da Inspeção).

(11)

Relator(a): Cons. Francisco Maurício Rabelo de Albuquerque Silva Origem: Distrito Federal

Após o voto do relator pelo arquivamento do feito, pediu vista o conselheiro Sandro Neis. Aguardam os demais. Nesta sessão o Conselheiro Sandro que havia solicitado vista acompanhou o relator. Ao final, o CNMP, por unanimidade, deliberou pelo arquivamento do feito.

---

Processo: 0.00.000.000349/2010-21 (Procedimento de Controle Administrativo) Requerente: Conselho Nacional do Ministério Público

Requerido: Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul

Assunto: Visa apurar as informações prestadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul nos relatórios de inspeção e nas decisões proferidas acerca das contas da Administração do Ministério Público Estadual, a partir do ano de 2005.

Relator(a): Cons. Cláudio Barros Silva Origem: Distrito Federal

O relator apresentou seu voto pela improcedência do pedido. Após o Conselheiro Almino Afonso solicitou vista sendo que os demais aguardam. Nesta sessão foi solicitado o adiamento.

---

Processo: 0.00.000.000432/2010-02 (Reclamação para Preservação da Competência e da Autoridade das Decisões do Conselho)

Requerente: Ricardo Coelho de Carvalho - Promotor de Justiça Requerido: Ministério Público do Estado do Acre

Assunto: Requer a suspensão dos efeitos de atos da Procuradoria Geral de Justiça e do Conselho Superior do Ministério Público do Estado do Acre para garantir a autoridade das decisões do Conselho Nacional do Ministério Público proferidas nos processos nºs 0.00.000.000094/2008-82 e 0.00.000.000895/2007-67 acerca do direito de licenciamento para exercício de mandato classista de Presidente da Associação do Ministério Público. Pedido de liminar.

Relator(a): Cons. Maria Ester Henriques Tavares Origem: Acre

A relatora apresentou seu voto pela procedência do pedido. Após o Conselheiro Almino Afonso solicitou vista sendo que os demais aguardam. Nesta sessão foi solicitado o adiamento.

---

Processo: 0.00.000.001071/2008-95 (Procedimento de Controle Administrativo) Requerente: Associação do Ministério Público de Pernambuco - AMPPE

Requerido: Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de Pernambuco

Assunto: Requer a suspensão de ato da Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de Pernambuco para impedir a publicação, no Diário Oficial do Estado, de matérias que afrontam os princípios da moralidade e da eficiência consagrados pelo artigo 37, caput e § 1º, da Constituição Federal.

Pedido de Liminar.

Relator(a): Cons. Bruno Dantas Nascimento Origem: Pernambuco

Nesta sessão não foi deliberado.

--- Processo: 0.00.000.0015/2009-14 (Processo Disciplinar)

(12)

Requerido: Membro do Ministério Público do Estado do Maranhão

Assunto: Processo disciplinar contra membro do Ministério Público do Estado do Maranhão, visando apurar supostas condutas infracionais.

Relator(a): Cons. Adilson Gurgel de Castro Origem: Distrito Federal

Nesta sessão não foi deliberado.

--- Processo: 0.00.000.000854/2009-32 (Embargos de Declaração) Embargante: Dartanhan Vercingetorix de Araújo e Rocha

Assunto: Embargos de Declaração opostos contra decisão plenária que julgou improcedente Procedimento de Controle Administrativo.

Relator(a): Cons. Sandra Lia Simón Origem: Ceará

Nesta sessão foi solicitado o adiamento.

--- Processo: 0.00.000.001109/2009-19 (Embargos de Declaração) Embargante: Dartanhan Vercingetórix de Araújo e Rocha

Assunto: Embargos de Declaração opostos contra a decisão plenária que julgou improcedente Procedimento de Controle Administrativo.

Relator(a): Cons. Sandra Lia Simón Origem: Ceará

Nesta sessão foi solicitado o adiamento.

---

Processo: 0.00.000.001201/2009-71 (Procedimento de Controle Administrativo) Requerente: Benon Linhares Neto

Requerido: Ministério Público do Estado do Ceará

Assunto: Requer a revogação do Provimento nº 001/2004, da Procuradoria-Geral de Justiça do Estado do Ceará, com suspensão dos seus efeitos. Pedido de liminar.

Relator(a): Cons. Almino Afonso Fernandes Origem: Ceará

Nesta sessão não foi deliberado.

--- Processo: 0.00.000.001376/2009-88 (Pedido de Providências)

Requerente: Comissão Disciplinar de Controle Externo da Atividade Policial e de Controle do Sistema Carcerário

Assunto: Trata-se de ofício relatando irregularidades constadas em unidades de internação provisória de adolescentes e das providências adotadas pela 28º Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude – Ministério Público do Estado do Mato Grosso do Sul.

Relator(a): Cons. Francisco Maurício Rabelo de Albuquerque Silva Origem: Mato Grosso do Sul

O relator apresentou seu voto pelo arquivamento dos autos, o que foi acompanhado, por unanimidade, pelos demais conselheiros.

--- Processo: 0.00.000.001391/2009-26 (Pedido de Providências) Requerente: Comissão Disciplinar e de Controle do Sistema Carcerário

(13)

Assunto: Trata-se de relatório sobre inspeção realizada no Sistema Prisional do Estado do Rio Grande do Sul.

Relator(a): Cons. Adilson Gurgel de Castro (Membro da Comissão Disciplinar e de Controle do Sistema Carcerário)

Origem: Distrito Federal

Nesta sessão não foi deliberado.

--- Processo: 0.00.000.001469/2009-11 (Recurso Interno)

Recorrente: Arlindo Jorge Cabral Júnior – OAB/PB nº 10.817 Recorrido: Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte

Assunto: Recurso Interno interposto contra decisão que determinou o arquivamento do feito. Relator(a): Cons. Sérgio Feltrin

Origem: Paraíba

Nesta sessão não foi deliberado.

--- Processo: 0.00.000.001486/2009-40 (Recurso Interno)

Recorrente: Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de São Paulo e Região

Advogado: Antonio Carlos Nobre Lacerda - OAB/SP nº 114.565 Recorrido: Membro do Ministério Público do Trabalho

Assunto: Recurso Interno interposto contra decisão da Corregedoria Nacional que determinou o arquivamento de Reclamação Disciplinar contra membro do Ministério Público do Trabalho.

Relator(a): Cons. Francisco Maurício Rabelo de Albuquerque Silva Origem: São Paulo

O relator apresentou seu voto negando provimento ao recurso, o que foi acompanhado pelos demais conselheiros, registrado o impedimento do Conselheiro Sandro Neis.

---

Processo: 0.00.000.000102/2010-13 (Procedimento de Controle Administrativo) Requerente: Conselho Nacional do Ministério Público

Requerido: Ministério Público do Estado do Piauí

Assunto: Visa apurar possível descumprimento de decisão administrativa por membro do Parquet - ref. fl. 24 (pg. 22, item "g", do Relatório Conclusivo da Inspeção).

Relator(a): Cons. Mario Luiz Bonsaglia Origem: Distrito Federal

Nesta sessão foi solicitado o adiamento.

---

Processo: 0.00.000.000371/2010-71 (Procedimento de Controle Administrativo) Requerente: Sigiloso

Requerido: Ministério Público do Estado do Ceará

Assunto: Requer a suspensão da decisão prolatada pelo Colégio de Procuradores de Justiça do Estado do Ceará, por ofensa ao Estatuto dos Servidores do Estado do Ceará. Pedido de liminar.

Relator(a): Cons. Almino Afonso Fernandes Origem: Ceará

Nesta sessão não foi deliberado.

(14)

Processo: 0.00.000.000486/2009-22 (Embargos de Declaração) Embargante: Ademilton Ferreira

Assunto: Embargos de Declaração opostos contra decisão plenária que julgou o pedido procedente, para decretar a anulação da pena de demissão imposta ao servidor, restituindo-se à autoridade administrativa a competência para a fixação de nova sanção.

Relator(a): Cons. Taís Schilling Ferraz Origem: São Paulo

Nesta sessão não foi deliberado.

--- Processo: 0.00.000.000046/2007-11 (Embargos de Declaração) Embargante: José Mario Pinheiro Pinto

Advogada: Natália Maria da Costa Pinto – OAB/RJ nº 153625

Assunto: Embargos de Declaração opostos contra a decisão plenária que julgou improcedente Procedimento de Controle Administrativo.

Relator(a): Cons. Francisco Maurício Rabelo de Albuquerque Silva Origem: Rio de Janeiro

O relator apresentou seu voto pelo provimento dos embargos para anular a votação e proceder a reinclusão do processo em pauta constando o nome do advogado, o que foi acompanhado, por unanimidade, pelos demais conselheiros.

--- Processo: 0.00.000.000533/2008-57 (Sindicância)

Reclamante: Luís Fernando Cabral Barreto Júnior Sindicado: Membro do Ministério Público Público Federal Advogado: Thiago Andrade Silva - OAB/RJ nº 128.676

Assunto: Sindicância que visa apurar suposto exercício ilícito da advocacia praticado por membro do Ministério Público Federal.

Relator(a): Cons. Sandro José Neis Origem: Maranhão

Não deliberado.

--- Processo: 0.00.000.001086/2008-53 (Embargos de Declaração) Embargante: Wilson Issao Koressawa

Assunto: Embargos de Declaração opostos contra a decisão plenária que julgou improcedente pedido de revisão e determinou a instauração de procedimento de controle administrativo para a análise da legalidade do conteúdo do art. 44 do Regimento Interno do Conselho Superior do MPDFT.

Relator(a): Cons. Almino Afonso Fernandes Origem: Distrito Federal

Não deliberado.

--- Processo: 0.00.000.000831/2009-28 (Sindicância)

Reclamante: Yeda Rorato Crusius

Advogado: Fábio Melina Osório – OAB/DF nº 29.786 Sindicados: Membros do Ministério Público Federal

Assunto: Sindicância que visa apurar suposto abuso e exposição indevida da honra da Reclamante durante a concessão de entrevista coletiva.

Relator(a): Cons. Sandro José Neis Origem: Rio Grande do Sul

(15)

Não deliberado.

--- Processo: 0.00.000.0001095/2009-25 (Recurso Interno)

Recorrente: Associação dos Delegados de Polícia Civil do Pará Recorrido: Membro do Ministério Público do Estado do Pará

Assunto: Recurso Interno interposto contra decisão da Corregedoria Nacional que determinou o arquivamento de Reclamação disciplinar contra membro do Ministério Público do Estado do Pará.

Relator(a): Cons. Adilson Gurgel de Castro Origem: Pará

Não deliberado.

--- Processo: 0.00.000.0001170/2009-58 (Inspeção)

Requerente: Corregedoria Nacional do Ministério Público Requerido: Ministério Público do Estado do Amazonas

Assunto: Relatório conclusivo do procedimento de inspeção realizado no Ministério Público do Amazonas, no período de 09 a 13 de novembro de 2009.

Relator(a): Cons. Sandro José Neis Origem: Distrito Federal

O Corregedor apresentou o relatório de inspeção no Amazonas fazendo diversas recomendação, dentre elas a informatização, fixação de novo horário de expediente do MP, instauração de procedimento de verificação de inércia ou excesso de prazo, redistribuição dos feitos, instauração de PCAs para verificar irregularidades dos atos, entre outros.

--- Processo: 0.00.000.0001171/2009-01 (Inspeção)

Requerente: Corregedoria Nacional do Ministério Público Requerido: Ministério Público Federal no Amazonas

Assunto: Relatório conclusivo do procedimento de inspeção realizado no Ministério Público Federal no Amazonas, no período de 09 a 13 de novembro de 2009.

Relator(a): Cons. Sandro José Neis Origem: Distrito Federal

Não deliberado.

--- Processo: 0.00.000.0001172/2009-47 (Inspeção)

Requerente: Corregedoria Nacional do Ministério Público Requerido: Ministério Público do Trabalho no Amazonas

Assunto: Relatório conclusivo do procedimento de inspeção realizado no Ministério Público do Trabalho no Amazonas, no período de 09 a 13 de novembro de 2009.

Relator(a): Cons. Sandro José Neis Origem: Distrito Federal

Não deliberado.

--- Processo: 0.00.000.0001173/2009-91 (Inspeção)

Requerente: Corregedoria Nacional do Ministério Público Requerido: Ministério Público Militar no Amazonas

Assunto: Relatório conclusivo do procedimento de inspeção realizado no Ministério Público Militar no Amazonas, no período de 09 a 13 de novembro de 2009.

Relator(a): Cons. Sandro José Neis Origem: Distrito Federal

(16)

Não deliberado.

--- Processo: 0.00.000.000060/2010-11 (Embargos de Declaração) Embargante: Ministério Público do Estado de Santa Catarina

Assunto: Embargos de Declaração opostos contra decisão plenária que julgou procedente Procedimento de Controle Administrativo.

Relator(a): Cons. Adilson Gurgel de Castro Origem: Santa Catarina

Não deliberado.

---

Processo: 0.00.000.000132/2010-11 (Representação por Inércia ou por Excesso de Prazo) Requerente: Conselho Nacional do Ministério Público

Requerido: Ministério Público do Estado do Piauí

Assunto: Visa apurar a regularização de processos pendentes de manifestação nas 1ª e 2ª Promotorias de Justiça da Fazenda Pública, fixando-se prazo para sua comprovação - ref. fl. 114 (pg. 112, item "d", do Relatório Conclusivo da Inspeção).

Relator(a): Cons. Adilson Gurgel de Castro Origem: Distrito Federal

Não deliberado.

--- Processo: 0.00.000.000555/2010-31 (Recurso Interno)

Recorrentes: Maurício André Barros Pitta - Promotor de Justiça George Sarmento Lins Junior - Promotor de Justiça

Denise Guimarães de Oliveira - Promotora de Justiça Recorrido: Ministério Público do Estado de Alagoas

Assunto: Recurso Interno interposto contra decisão que revogou decisão liminar concedida e determinou o arquivamento de Procedimento de Controle Administrativo.

Relator(a): Cons. Francisco Maurício Rabelo de Albuquerque Silva Origem: Alagoas

O relator apresentou seu voto pelo improvimento do recurso. O Conselheiro Almino Afonso solicitou vista. Anteciparam seus votos acompanhando o relator, os conselheiros Cláudio, Sandra Lia, Cláudia, Achiles, Maria Ester e Sérgio, sendo que os demais aguardam.

Cargo Comissionado / Funções

Processo: 0.00.000.000224/2009-68 (Embargos de Declaração)

Requerente: Conselho Nacional do Ministério Público Requerido: Ministério Público do Estado do Paraná

Assunto: Procedimento de controle administrativo que visa apreciar o conteúdo dos atos normativos editados em atenção à Resolução nº 19/2007. Ministério Público do Estado do Paraná.

Relator(a): Cons. Maria Ester Henriques Tavares Origem: Distrito Federal

A relatora iniciou seu voto rejeitando as preliminares de nulidade do PCA em face de não ter havido indicação clara e precisa do objeto do processo e da nulidade frente a falta de intimidação dos eventuais interessados e, por fim, a nulidade pela ausência de oportunidade para apresentar manifestação final. Após o Conselheiro Cláudio Barros solicitou vista, sendo que os demais aguardam. Nesta sessão o Conselheiro Cláudio que havia solicitado vista, apresentou seu voto acolhendo a preliminar de declaração de nulidade do PCA, a partir das informações prestadas pelo interessado, devendo intimá-lo para que indique as provas que pretende produzir, atribuindo efeitos infringentes aos embargos, atendendo-se assim o princípio constitucional do devido processo legal, e quanto a outra preliminar acompanha a

(17)

relatora. Após solicitaram vista os Conselheiros Achiles e Mário, sendo que os demais aguardam. Nesta sessão foi solicitado o adiamento do julgamento.

---

Processo: 0.00.000.000230/2009-15 (Procedimento de Controle Administrativo) Requerente: Conselho Nacional do Ministério Público

Requerido: Ministério Público do Estado do Maranhão

Assunto: Procedimento de Controle Administrativo que visa apreciar o conteúdo dos atos normativos editados em atenção à Resolução CNMP nº 19/2007. Ministério Público do Estado do Maranhão.

Relator(a): Cons. Francisco Maurício Rabelo de Albuquerque Silva Origem: Distrito Federal

Após o voto do Relator, no sentido de determinar ao Ministério Público do Estado do Maranhão que seja dispensado da função de confiança de Assessor-Chefe da Assessoria o membro do MP/MA designado para esta função. E, ainda, que os membros nomeados aos cargos em comissão de Diretor de Secretaria, Chefe de Gabinete e Assessor do Procurador-Geral de Justiça sejam exonerados desses cargos, bem como determinar ao Ministério Público do Estado do Maranhão que regularize seu quadro de servidores, para que seja respeitado o limite de 50% imposto no art. 9º da Lei 8077/2004, pediram vista os Conselheiros Mario Bonsaglia, Achiles Siquara e Claudia Chagas. Na sessão de hoje o Conselheiro Mário que havia solicitado vista apresentou seu voto dividido em partes:

a) a primeira acompanha o relator quanto ao limite de 50% dos cargos de confiança sejam ocupados por servidores concursados, estipulando o prazo de 90 dias para as devidas adequações.

b) Membros do MP ocuparem funções de confiança na administração superior por membros do MP– o Conselheiro Mário é contrário a esta ocupação;

c) Instauração de PCA para que se apure a percepção pelo exercício da função e possível incorporação.

O CNMP, votou da seguinte forma:

Item “a” - por unanimidade, acompanhou o conselheiro Mário.

Item “b” – por maioria acompanharam o relator os conselheiros Sergio, Maria Ester, Sandra, Achiles, Adilson, Cláudia, Sandro, Claudio. Vencidos Mário e Taís.

Item “C” – por maioria deliberou pela não instauração do PCA, o relator, Achiles, Sérgio, Cláudia, Sandro, Bruno e a Presidente do CNMP. E pela instauração do PCA Mário, Cláudio, Maria Ester, Sandra Lia, Adilson e Almino. Assim, por 7 a 6, o CNMP deliberou pela não instauração de PCA.

O conselheiro Achiles apresentou divergência apenas quanto ao “modus operandi” na abertura do PCA, por entender absoluta inadequação regimental. Para tanto sugere o encaminhamento para que se solicitem informações ao MP do Maranhão. Caso nestas informações se verifique irregularidades, então se proceda a abertura de PCA.

---

Processo: 0.00.000.000639/2009-31 (Procedimento de Controle Administrativo) Requerente: Conselho Nacional do Ministério Público

Requerido: Ministério Público Militar

Assunto: Procedimento de Controle Administrativo que visa apreciar o conteúdo dos atos normativos editados em atenção à Resolução CNMP nº 19/2007. Ministério Público Militar.

Relator(a): Cons. Adilson Gurgel de Castro Origem: Distrito Federal

Nesta sessão não foi deliberado.

(18)

Processo: 0.00.000.001523/2009-10 (Reclamação para Preservação da Competência e da Autoridade das Decisões do Conselho)

Requerente: José Luís das Neves

Requerido: Membro do Ministério Público do Estado de São Paulo

Assunto: Alegação de descumprimento da Resolução CNMP nº 37/2009, por parte de membro do Ministério Público do Estado de São Paulo, em Termo de Compromisso de Ajustamento.

Relator(a): Cons. Almino Afonso Fernandes Origem: São Paulo

Nesta sessão não foi deliberado.

--- Processo: 0.00.000.000617/2010-13 (Pedido de Providências) Requerente: Antonio Freires Madeira

Requerido: Ministério Público Federal no Estado de Alagoas

Assunto: Requer providências no sentido de determinar junto à Administração do Ministério Público Federal que seja modificada a denominação do cargo que ocupa atualmente.

Relator(a): Cons. Francisco Maurício Rabelo de Albuquerque Silva Origem: Ceará

O relator não vislumbra no pedido do requerente em modificar a nomenclatura do cargo. Com isso, conhece e julga improcedente, o que foi acompanhado, por unanimidade, pelos demais conselheiros.

---

Processo: 0.00.000.000799/2010-14 (Procedimento de Controle Administrativo) Requerente: Conselho Nacional do Ministério Público

Requerido: Ministério Público do Estado de Goiás

Assunto: Visa o acompanhamento do cumprimento, junto ao Ministério Público do Estado de Goiás, dos parâmetros estabelecidos na Resolução CNMP nº 30/2008 para indicação e designação de membros do Ministério Público em 1º grau para exercer a função eleitoral.

Relator(a): Cons. Taís Schilling Ferraz Origem: Distrito Federal

Nesta sessão não foi deliberado.

--- Processo: 0.00.000.001539/2009-22 (Pedido de Providências)

Requerente: Geraldo Mendonça Rocha - Procurador-Geral de Justiça do Estado do Pará

Assunto: Trata-se de Consulta encaminhada pelo Procurador-Geral de Justiça do Estado do Pará sobre o exercício de Função Comissionada pelo membro do MP, torna incompatível sua atividade perante o órgão de execução (Promotoria e/ou Procuradoria).

Relator(a): Cons. Sérgio Feltrin Origem: Pará

Não deliberado.

---

Processo: 0.00.000.000792/2010-01 (Procedimento de Controle Administrativo) Requerente: Conselho Nacional do Ministério Público

Requerido: Ministério Público do Estado de Santa Catarina

Assunto: Visa o acompanhamento do cumprimento, junto ao Ministério Público do Estado de Santa Catarina, dos parâmetros estabelecidos na Resolução CNMP nº 30/2008 para indicação e designação de membros do Ministério Público em 1º grau para exercer a função eleitoral.

Relator(a): Cons. Claudia Maria de Freitas Chagas Origem: Distrito Federal

(19)

Solicitado o adiamento.

---

Processo: 0.00.000.000796/2010-81 (Procedimento de Controle Administrativo) Requerente: Conselho Nacional do Ministério Público

Requerido: Ministério Público do Estado do Pará

Assunto: Visa o acompanhamento do cumprimento, junto ao Ministério Público do Estado do Pará, dos parâmetros estabelecidos na Resolução CNMP nº 30/2008 para indicação e designação de membros do Ministério Público em 1º grau para exercer a função eleitoral.

Relator(a): Cons. Cláudio Barros Silva Origem: Distrito Federal

Aposentadoria

Processo: 0.00.000.001052/2009-40 (Procedimento de Controle Administrativo)

Requerente: Almino Afonso Fernandes - Presidente da Comissão de Controle Administrativo e Financeiro Requerido: Ministério Público do Estado de São Paulo

Assunto: Requer a fiscalização das aposentadorias concedidas aos membros do Ministério Público do Estado de São Paulo, após a edição da Emenda Constitucional nº 41/2003.

Relator(a): Cons. Sérgio Feltrin Origem: Distrito Federal

Nesta sessão não foi deliberado.

---

Processo: 0.00.000.001057/2009-72 (Procedimento de Controle Administrativo) Requerente: Almino Afonso Fernandes - Presidente da Comissão de Controle Administrativo e Financeiro

Requerido: Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte

Assunto: Requer a fiscalização das aposentadorias concedidas aos membros do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, após a edição da Emenda Constitucional nº 41/2003.

Relator(a): Cons. Sérgio Feltrin Origem: Distrito Federal

Nesta sessão não foi deliberado.

---

Processo: 0.00.000.001062/2009-85 (Procedimento de Controle Administrativo)

Requerente: Almino Afonso Fernandes - Presidente da Comissão de Controle Administrativo e Financeiro Requerido: Ministério Público do Estado da Paraíba

Assunto: Requer a fiscalização das aposentadorias concedidas aos membros do Ministério Público do Estado da Paraíba, após a edição da Emenda Constitucional nº 41/2003.

Relator(a): Cons. Sérgio Feltrin Origem: Distrito Federal

Nesta sessão não foi deliberado.

---

Processo: 0.00.000.0001056/2009-28 (Procedimento de Controle Administrativo)

Requerente: Almino Afonso Fernandes - Presidente da Comissão de Controle Administrativo e Financeiro Requerido: Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul

Assunto: Requer a fiscalização das aposentadorias concedidas aos membros do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, após a edição da Emenda Constitucional nº 41/2003.

Relator(a): Cons. Bruno Dantas Nascimento Origem: Distrito Federal

(20)

---

Processo: 0.00.000.0001069/2009-05 (Procedimento de Controle Administrativo)

Requerente: Almino Afonso Fernandes - Presidente da Comissão de Controle Administrativo e Financeiro Requerido: Ministério Público do Estado do Espírito Santo

Assunto: Requer a fiscalização das aposentadorias concedidas aos membros do Ministério Público do Estado do Espírito Santo, após a edição da Emenda Constitucional nº 41/2003.

Relator(a): Cons. Bruno Dantas Nascimento Origem: Distrito Federal

Não deliberado.

--- Processo: 0.00.000.001264/2009-27 (Embargos de Declaração) Embargante: Edith Marília Maia Crespo

Advogado: Daniel Martins Carneiro – OAB/DF nº 30.559

Assunto: Embargos de Declaração opostos contra decisão plenária que conheceu Procedimento de Controle Administrativo para reafirmar que o marco inicial da contagem do prazo prescricional é o da data da publicação da aposentadoria, da exoneração ou da morte do membro ou servidor do Ministério Público brasileiro, quando encerra o vínculo funcional.

Relator(a): Cons. Cláudio Barros Silva Origem: Pará

Não deliberado.

Nepotismo

Processo: 0.00.000.000449/2010-58 (Pedido de Providências)

Requerente: Manoel Onofre de Souza Neto - Procurador-Geral de Justiça do RN

Assunto: Trata-se de Consulta encaminhada pelo Procurador-Geral de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte acerca da eventual caracterização de nepotismo em casos concretos.

Relator(a): Cons. Adilson Gurgel de Castro Origem: Rio Grande do Norte

Nesta sessão não foi deliberado.

Inquérito Civil

Processo: 0.00.000.000804/2010-99 (Procedimento de Controle Administrativo) Requerente: Conselho Nacional do Ministério Público

Requerido: Ministério Público do Estado do Amapá

Assunto: Visa o acompanhamento do cumprimento, junto ao Ministério Público do Estado do Amapá, dos termos da Resolução CNMP nº 23/2007, que disciplina a instauração e tramitação do inquérito civil no âmbito do Ministério Público.

Relator(a): Cons. Achiles de Jesus Siquara Filho Origem: Distrito Federal

Nesta sessão não foi deliberado.

---

Processo: 0.00.000.000808/2010-77 (Procedimento de Controle Administrativo) Requerente: Conselho Nacional do Ministério Público

Requerido: Ministério Público do Estado do Ceará

Assunto: Visa o acompanhamento do cumprimento, junto ao Ministério Público do Estado do Ceará, dos termos da Resolução CNMP nº 23/2007, que disciplina a instauração e tramitação do inquérito civil no âmbito do Ministério Público.

Relator(a): Cons. Mario Luiz Bonsaglia Origem: Distrito Federal

(21)

Nesta sessão não foi deliberado.

---

Processo: 0.00.000.000815/2010-79 (Procedimento de Controle Administrativo) Requerente: Conselho Nacional do Ministério Público

Requerido: Ministério Público do Estado do Maranhão

Assunto: Visa o acompanhamento do cumprimento, junto ao Ministério Público do Estado do Maranhão, dos termos da Resolução CNMP nº 23/2007, que disciplina a instauração e tramitação do inquérito civil no âmbito do Ministério Público.

Relator(a): Cons. Francisco Maurício Rabelo de Albuquerque Silva Origem: Distrito Federal

O CNMP, por unanimidade, deliberou pelo arquivamento do pedido, entendendo que a Resolução 10 do Maranhão está em consonância com a Resolução do CNMP.

---

Processo: 0.00.000.000818/2010-11 (Procedimento de Controle Administrativo) Requerente: Conselho Nacional do Ministério Público

Requerido: Ministério Público do Estado do Paraná

Assunto: Visa o acompanhamento do cumprimento, junto ao Ministério Público do Estado do Paraná, dos termos da Resolução CNMP nº 23/2007, que disciplina a instauração e tramitação do inquérito civil no âmbito do Ministério Público.

Relator(a): Cons. Taís Schilling Ferraz Origem: Distrito Federal

Nesta sessão não foi deliberado.

---

Processo: 0.00.000.000823/2010-15 (Procedimento de Controle Administrativo) Requerente: Conselho Nacional do Ministério Público

Requerido: Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte

Assunto: Visa o acompanhamento do cumprimento, junto ao Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, dos termos da Resolução CNMP nº 23/2007, que disciplina a instauração e tramitação do inquérito civil no âmbito do Ministério Público.

Relator(a): Cons. Mario Luiz Bonsaglia Origem: Distrito Federal

Nesta sessão não foi deliberado.

---

Processo: 0.00.000.000829/2010-92 (Procedimento de Controle Administrativo) Requerente: Conselho Nacional do Ministério Público

Requerido: Ministério Público do Estado de Santa Catarina

Assunto: Visa o acompanhamento do cumprimento, junto ao Ministério Público do Estado de Santa Catarina, dos termos da Resolução CNMP nº 23/2007, que disciplina a instauração e tramitação do inquérito civil no âmbito do Ministério Público.

Relator(a): Cons. Achiles de Jesus Siquara Filho Origem: Distrito Federal

Nesta sessão não foi deliberado.

---

Processo: 0.00.000.000833/2010-51 (Procedimento de Controle Administrativo) Requerente: Conselho Nacional do Ministério Público

(22)

Assunto: Visa o acompanhamento do cumprimento, junto ao Ministério Público do Estado de Tocantins, dos termos da Resolução CNMP nº 23/2007, que disciplina a instauração e tramitação do inquérito civil no âmbito do Ministério Público.

Relator(a): Cons. Taís Schilling Ferraz Origem: Distrito Federal

Nesta sessão não foi deliberado.

---

Processo: 0.00.000.000178/2009-05 (Representação por Inércia ou por excesso de Prazo) Requerentes: Jesus Antônio Marques e outros

Requerido: Ministério Público do Estado de São Paulo

Assunto: Alegação de inércia por parte de membro do Ministério Público do Estado de São Paulo acerca do Inquérito Civil nº 20/2007.

Relator(a): Cons. Bruno Dantas Nascimento Origem: São Paulo

Não deliberado.

---

Processo: 0.00.000.000802/2010-08 (Procedimento de Controle Administrativo) Requerente: Conselho Nacional do Ministério Público

Requerido: Ministério Público do Estado do Acre

Assunto: Visa o acompanhamento do cumprimento, junto ao Ministério Público do Estado do Acre, dos termos da Resolução CNMP nº 23/2007, que disciplina a instauração e tramitação do inquérito civil no âmbito do Ministério Público.

Relator(a): Cons. Adilson Gurgel de Castro Origem: Distrito Federal

Não deliberado.

---

Processo: 0.00.000.000805/2010-33 (Procedimento de Controle Administrativo) Requerente: Conselho Nacional do Ministério Público

Requerido: Ministério Público do Estado do Amazonas

Assunto: Visa o acompanhamento do cumprimento, junto ao Ministério Público do Estado do Amazonas, dos termos da Resolução CNMP nº 23/2007, que disciplina a instauração e tramitação do inquérito civil no âmbito do Ministério Público.

Relator(a): Cons. Claudia Maria de Freitas Chagas Origem: Distrito Federal

Não deliberado.

---

Processo: 0.00.000.000816/2010-13 (Procedimento de Controle Administrativo) Requerente: Conselho Nacional do Ministério Público

Requerido: Ministério Público do Estado do Pará

Assunto: Visa o acompanhamento do cumprimento, junto ao Ministério Público do Estado do Pará, dos termos da Resolução CNMP nº 23/2007, que disciplina a instauração e tramitação do inquérito civil no âmbito do Ministério Público.

Relator(a): Cons. Achiles de Jesus Siquara Filho Origem: Distrito Federal

Não deliberado.

(23)

Processo: 0.00.000.000817/2010-68 (Procedimento de Controle Administrativo) Requerente: Conselho Nacional do Ministério Público

Requerido: Ministério Público do Estado da Paraíba

Assunto: Visa o acompanhamento do cumprimento, junto ao Ministério Público do Estado da Paraíba, dos termos da Resolução CNMP nº 23/2007, que disciplina a instauração e tramitação do inquérito civil no âmbito do Ministério Público.

Relator(a): Cons. Claudia Maria de Freitas Chagas Origem: Distrito Federal

Não deliberado.

Diversos

Processo: 0.00.000.000398/2009-21 (Embargos de Declaração) Requerente: Diaulas Costa Ribeiro (Ex-Conselheiro)

Requeridos: Márcio Fernando Simões Etienne Arreguy - Promotor de Justiça / Jovianne Vasconcelos Novaes - Promotora de Justiça / Rosimeire Maria Dias - Servidora Pública

Advogados: Maurício Torres Brandão - OAB/MG 75.227 / Ana Márcia S. Etienne Arreguy - OAB/MG 63.898 Luís Carlos Parreiras Abritta - OAB/MG 58.400

Assunto: Revisão de atos administrativos que concederam aposentadoria, com pagamento integral de proventos, a membros e servidores do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, apresentando, em tese, indícios de afronta ao disposto na Emenda Constitucional nº 41/2003.

Relator(a): Cons. Cláudio Barros Silva Origem: Minas Gerais

O relator apresentou seu voto abrindo preliminar pelo não conhecimento do pedido, entendendo aguardar a decisão do STF e mantendo, por ora, a decisão da Câmara de Procuradores de Justiça de Minas Gerais para dar continuidade ao pagamento integral das aposentadorias. O relator acolheu, também, a preliminar levantada pelo advogado quanto a revogação da liminar que suspendia o pagamento integral dos benefícios, aprovada pelo CNMP anteriormente.

Os promotores tiveram suas aposentadorias decretadas por força da incidência de doença grave, que foi apurada em procedimento disciplinar e baseada em pericia médica especializada. A Procuradoria-Geral de Justiça de Minas Gerais decretou a aposentadoria seguindo os ditames do artigo 41, parágrafo primeiro, da Constituição Federal, ou seja, determinando o recebimento de proventos parciais. Os promotores recorreram à Câmara de Procuradores de Justiça, que acatando os recursos, deu provimento concedendo a aposentadoria de forma integral, por entender que as referidas aposentadorias atendiam ao previsto na Constituição Federal. O CMNP na época tomando ciência desta decisão suspendeu liminarmente o pagamento de forma integral e solicitou informações a Procuradoria-Geral Justiça de Minas Gerais. Em sessão anterior, o CNMP, por unanimidade, revogou a liminar concedida anteriormente, que determinava o pagamento proporcional dos proventos, determinando o retorno do pagamento integral nos termos da decisão da Câmara dos Procuradores de Justiça do MPMG.

Nesta sessão o Conselheiro Mário que havia solicitado vista abriu divergência, pelo conhecimento do pedido. Ao final, após empate, o PGR decidiu pelo conhecimento (voto divergente), por entender ser competente o CNMP para deliberar sobre o tema. No mérito, o CNMP, por unanimidade, acompanhou o voto do relator pela procedência do pedido determinando que deva ser revisto o ato da Câmara de Procuradores de Justiça de Minas Gerais por estar em desacordo com os parâmetros constitucionais e legais vigentes, mantendo a decisão do PGJ nas aposentadorias da Promotora de Justiça Jovianne Vasconcellos Novaes e da servidora Rosimeire Maria Diasa, aposentadas por invalidez, nos mesmos moldes da aposentadoria de Márcio Fernando Simões Ettiene Arrenguy.

(24)

---

Processo: 0.00.000.000884/2009-49 (Procedimento de Controle Administrativo)

Requerentes: Ministério Público do Trabalho - 13ª Procuradoria Regional do Trabalho Ministério Público Federal - Procuradoria da República na Paraíba

Requerido: Ministério Público do Estado da Paraíba

Assunto: Requer a adoção de medidas que determinem a devolução dos servidores requisitados pelo Ministério Público do Estado da Paraíba a seus órgãos de origem.

Relator(a): Cons. Cláudio Barros Silva Origem: Paraíba

O relator apresentou seu voto pelo acolhimento da preliminar suscitada (matéria já analisada administrativamente – coisa julgada), e encaminha ao arquivo. Nesta sessão a conselheira Sandra Lia apresentou seu voto para apurar a conduta do dos membros do MPU que conduziram a investigação. No mérito, diverge para que, quando da inspeção da Corregedoria Nacional do MP no Estado, seja atestada a situação dos servidores envolvidos. O Conselheiro Mário apresentou voto determinando:

a) que, no prazo de 60 dias, elabore um cronograma para regularizar o seu quadro funcional; b) encaminhar os autos ao PGR para análise da constitucionalidade;

c) solicitar que o PGJ diligencie para que se obtenha ou se adéqüe a dotação orçamentária para regularização dos funcionários;

d) encaminhar à Corregedoria do MPT para análise da atuação do promotor envolvido.

Após o voto do Conselheiro Mário, o relator informou que foram apresentadas duas preliminares, nos autos:

a) excesso de investigação por quem não tem atribuição – neste caso quem decidirá será o STF;

b) já há coisa julgada administrativamente.

Ao final, a Conselheira Maria Ester solicitou vista, sendo que os demais aguardam. O Corregedor informou que à Corregedoria Nacional deverá estará efetuando inspeção no Estado no início de abril. Para tanto, o corregedor solicita o encaminhamento de peças para apuração dos fatos quando da inspeção. Com isso, o julgamento do processo estará suspenso até o fim da inspeção.

Nesta sessão o CNMP, por unanimidade, concluiu pela procedência do pedido, nos termos do voto do relator, sendo transformado em Procedimento de Controle Administrativo.

Nesta sessão foi solicitado o adiamento da apreciação do PCA.

---

Processo: 0.00.000.001045/2009-48 (Procedimento de Controle Administrativo) Requerente: Associação do Ministério Público do Estado do Acre - AMPAC Requerido: Ministério Público do Estado do Acre

Assunto: Requer que seja assegurado o direito ao assento e uso da palavra pelo representante da Associação do Ministério Público do Estado do Acre - AMPAC, na Sessão Solene do Colégio de Procuradores de Justiça daquele Estado, que ocorrerá no dia 03 de outubro de 2009. Pedido de liminar. Relator(a): Cons. Sérgio Feltrin

Origem: Acre

Nesta sessão não foi deliberado.

--- Processo: 0.00.000.001005/2009-04 (Pedido de Providências)

(25)

Assunto: Encaminha relatório solicitando o exame por parte do CNMP da Recomendação nº 11: "Solicitar aos Ministérios Públicos Estaduais a criação de Promotorias Públicas Estaduais especializadas no combate ao racismo e a discriminação racial".

Relator(a): Cons. Achiles de Jesus Siquara Filho Origem: Distrito Federal

Nesta sessão não foi deliberado.

---

Processo: 0.00.000.000201/2010-97 (Representação por Inércia ou por Excesso de Prazo) Requerentes: Luís Odilo Sousa Reis / Menabarreto Segadilha Franca

Requerido: Ministério Público do Estado do Amazonas

Assunto: Alegação de inércia por parte do Ministério Público do Estado do Amazonas em ajuizar ação civil pública para corrigir distorções na cobrança de fatura de água.

Relator(a): Cons. Sandra Lia Simón Origem: Amazonas

Nesta sessão foi solicitado o adiamento.

--- Processo: 0.00.000.000284/2010-14 (Embargos de Declaração)

(Apensos: Processos CNMP nºs 0.00.000.000285/2010-69 e 0.00.000.000522/2010-91)

Requerente: Almino Afonso Fernandes - Presidente da Comissão de Controle Administrativo e Financeiro Requerido: Ministério Público do Estado do Espírito Santo

Assunto: Requer controle de ato administrativo praticado no âmbito do Ministério Público do Estado do Espírito Santo sobre eventual prática de nepotismo.

Relator(a): Cons. Adilson Gurgel de Castro Origem: Distrito Federal

O relator apresentou seu voto pelo conhecimento parcial para determinar a cassação de três nomes em que se configuram prática de nepotismo, o que foi acompanhado, por unanimidade, pelos demais conselheiros. Nesta sessão não foi deliberado.

---

Processo: 0.00.000.000392/2010-97 (Procedimento de Controle Administrativo) Requerente: Nelson Marchezan Júnior

Requerido: Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul

Assunto: Requer controle referente à legalidade da forma de cálculo sobre novo Projeto de Lei de reajuste do subsídio dos membros do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul.

Relator(a): Cons. Francisco Maurício Rabelo de Albuquerque Silva Origem: Rio Grande do Sul

O relator apresentou seu voto pela improcedência do pedido, o que foi acompanhado, por unanimidade, pelos demais conselheiros.

--- Processo: 0.00.000.000582/2010-12 (Pedido de Providências) Requerente: Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público

Assunto: Requer intercâmbio com o Conselho Nacional do Ministério Público para implementação da normatização de princípios e procedimentos para efetivação da criação das Ouvidorias em todos os Ministérios Públicos.

Relator(a): Cons. Achiles de Jesus Siquara Filho Origem: Minas Gerais

Referências

Documentos relacionados

INFORMAÇÕES: Cadastre seu currículo em www.portalabre.com.br e candidate-se a oportunidade clicando em “Verificar Vagas”.

Com a finalidade de investigar o aumento de desempenho físico e mecânico das misturas argilas e lodo foi adicionado micro esferas de vidro visto que a introdução destas

O objetivo do trabalho foi estudar o avanço da formação de cor pela reação Maillard com misturas de dois açúcares (glicose ou lactose) e dois aminoácidos (glicina e glutamato

Apresenta uma resolução em que revela uma estratégia adequada e completa, mas não mobiliza todos os conceitos ou procedimentos necessários. 11 Apresenta uma resolução em que

Cuida-se de Consulta suscitada pela entidade de classe Associação Nacional dos Membros do Ministério Público – CONAMP, por intermédio de seu presidente, a respeito

Trata-se de Procedimento de Controle Administrativo com pedido liminar, em que a Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro -

do Conselho Superior do Ministério Público de Pernambuco e da Resolução RES-CNMP nº 023/2007, do Conselho Nacional do Ministério Público, que regulamentaram os procedimentos

CONSIDERANDO o teor da Resolução RES-CSMP Nº 001/2012, do Conselho Superior do Ministério Público de Pernambuco e da Resolução RES-CNMP nº 023/2007, do Conselho Nacional