• Nenhum resultado encontrado

AURORA ESPAÇO ARTÍSTICO DE APRENDIZAGEM ATIVIDADES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AURORA ESPAÇO ARTÍSTICO DE APRENDIZAGEM ATIVIDADES"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

AURORA – ESPAÇO ARTÍSTICO DE APRENDIZAGEM

O Espaço Aurora apresenta um conjunto de atividades regulares (durante a semana) e programadas (durante os fins de semana e em datas temáticas) para crianças e famílias. Pretende dar resposta às tendências humanas que naturalmente nos impelem a explorar, conhecer e desenvolver. Sentirmo-nos bem enquanto aprendemos, naturalmente vai-nos fazer querer aprender e saber sempre cada vez mais. Assim, crescemos de forma integral, autêntica e, acima de tudo, felizes e em família.

ATIVIDADES

DESPERTAR do PENSAMENTO - 3 a 6 anos (1x semana)

A partir dos 3 anos de idade as crianças começam a mostrar que têm opinião e vontade próprias. Nesta faixa etária têm uma enorme vontade de conhecer e saber a explicação sobre tudo o que as rodeia.

Com base nas abordagens pedagógicas de Maria Montessori e Célestin Freinet (MEM), o Espaço Aurora proporciona um ambiente preparado e materiais pedagógicos que dão suporte a esta etapa de desenvolvimento cognitivo e a uma aprendizagem significativa. O foco será trabalhar a linguagem, a matemática e o conhecimento do mundo através de trabalho individual e de grupo, de forma lúdica e a partir de práticas vivenciais que colocam a criança no centro do processo de ensino/aprendizagem. Desta forma, pretende-se preparar os pequenos pensadores para o 1º ciclo de escolaridade de forma prazerosa, respeitando as suas motivações, salvaguardando a sua inata vontade de aprender e usando metodologias com base em princípios de respeito, responsabilidade e participação.

DESPERTAR da ARTE - 3 a 6 anos (1x semana)

A partir dos 3 anos de idade as crianças estão sensíveis ao jogo simbólico e ao “brincar” através dos quais podem pôr em prática a sua imaginação e criatividade. Atualmente a criatividade é considerada indispensável para a resolução de problemas e deixou de se situar apenas no domínio das artes. Porém, as artes são sem dúvida essenciais para estimular essa competência que todos possuímos, mas que nem sempre desenvolvemos. Durante a infância a capacidade criativa é imensa, as crianças estão constantemente a ter ideias originais e a imaginar mundos que precisam de um lugar para existir.

Com base em diversas abordagens artísticas e criadores, desde as artes plásticas às artes performativas, o Espaço Aurora proporciona o ambiente e os materiais necessários para que os pequenos artistas possam dar asas a toda a sua criatividade através de diversas formas de expressão. Lembramos as mães/pais e cuidadores que não devem esperar um produto final, pois o importante é o processo.

(2)

DESPERTAR do TEATRO - 6 a 12 anos (1x semana)

A partir dos 6 anos de idade as crianças entram numa nova fase do seu desenvolvimento, cheia de desafios e essencial na construção da identidade. Já com a sua independência física conquistada, a saberem cuidar de si, dos outros e dos ambientes, com conhecimento do que lhes é mais próximo, as crianças desta etapa querem alcançar outros mundos distantes e inatingíveis, aos quais só se consegue chegar com a imaginação.

Com base no poder transformador do teatro e das suas técnicas, o Espaço Aurora possibilita a experiência da arte dramática como ferramenta para o desenvolvimento pessoal e social e como forma de vivenciar situações na pele de personagens. Através de exercícios individuais e dinâmicas de grupo que focam a criatividade, a consciência corporal, a expressão oral, as emoções e as relações, as crianças envolvem o corpo, a voz e a mente numa atividade extremamente completa que favorece a formação do carácter e da personalidade, facilita o autoconhecimento, aumenta a autoestima, combate a timidez e a vergonha, ajuda a gestão emocional, ensina as crianças a relacionar-se e promove o trabalho em equipa, estimula a memória, a atenção e a concentração, motiva o exercício do pensamento, melhora a oralidade, promove o interesse pela leitura e literatura e amplifica o conhecimento cultural.

BABY FUSION - mães e bebés a partir dos 2 meses (1x ou 2x semana)

A partir do prazer da dança e da atividade física, o método Baby Fusion é uma forma afetuosa, enriquecedora e terapêutica de fortalecer a conexão afetiva entre o bebé e os seus cuidadores.

As aulas consistem em danças com movimentos a partir do jazz e do ballet clássico, movimentos localizados a partir de técnicas de Pilates e métodos de educação somática, assim como momentos de vínculo com o bebé, como a massagem Shantala, entre outros.

O Espaço Aurora é o único espaço com professora certificada Baby Fusion na cidade do Porto.

DESPERTAR do NINHO - 2 a 12 meses (1x ou 2x semana)

No primeiro ano de vida o crescimento é muito rápido e de grande evolução em vários aspetos. Durante esta etapa o bebé vai começar a sorrir, a reagir a estímulos, a sentar-se, a gatinhar, a manter-se de pé, a balbuciar sons e, quem sabe, até palavras.

Com base nas abordagens pedagógicas de Maria Montessori e Emmi Pikler, o Espaço Aurora proporciona um ambiente preparado e materiais para que o seu bebé se sinta estimulado a um processo de desenvolvimento normal e integral nas áreas do movimento, sensorial e de linguagem.

DESPERTAR dos SENTIDOS - 1 a 3 anos (1x, 2x, 3x ou 4x semana)

A partir do primeiro ano de vida, o despertar da criança faz-se através do corpo e dos sentidos, para que se conheça a si própria e ao que a rodeia.

Com base nas abordagens pedagógicas de Maria Montessori, Emmi Pikler e Loris Malaguzzi, o Espaço Aurora proporciona um ambiente preparado e materiais para os pequenos exploradores fazerem muitas descobertas, sejam de movimento, sensoriais, de linguagem ou artísticas. Além disso, possibilita uma aproximação ao contexto escolar em creche através de algumas atividades de grupo que encorajam a interação de pares, promovem a cooperação, curiosidade e comunicação, mas também ajudam a criança a desenvolver capacidades para seguir indicações, aguardar a sua vez e desenvolver autoconfiança para aprender.

A partir dos 3 anos de idade as crianças começam a mostrar que têm opinião e vontade próprias. Nesta faixa etária têm uma enorme vontade de conhecer e saber a explicação sobre tudo o que as rodeia. Além disso, estão sensíveis ao jogo simbólico e ao “brincar” através dos quais podem pôr em prática a sua imaginação e criatividade.

(3)

CLUBE DAS MÃES (IM)PERFEITAS (encontro semanal)

Um clube para mães (im)perfeitas que acima de tudo pretendem viver a maternidade como ela é: o milagre que nos proporciona um amor incondicional, mas que também exige muito de nós! As sessões são encontros, trocas e partilhas, entre nós mães, e pontualmente com profissionais convidados de acordo com as necessidades e dúvidas.

Um convite à reflexão sobre o papel de mãe (gravidez, autocuidado, recuperação pós-parto, inseguranças), sobre parentalidade consciente e sobre educação positiva num ambiente acolhedor e descontraído.

ATELIERS AURORA (fins de semana e dias temáticos)

Os Ateliers Aurora são ambientes de pesquisa onde as crianças têm oportunidade para explorar, construir e aprender com base nas artes. Não se trata do ensinamento de técnicas artísticas, mas sim de um espaço-laboratório rico em estímulos diversificados que acolhem e amplificam os espíritos curiosos das crianças e jovens e incentivam ao diálogo, à pesquisa e à experimentação.

APRESENTAÇÕES PERFORMATIVAS (fins de semana e dias temáticos)

O Espaço Aurora tem uma programação regular de apresentações performativas para crianças e jovens com foco no teatro e na música.

A programação selecionada para o Espaço Aurora pretende incidir sobre tópicos relevantes do nosso tempo e promover uma receção esclarecida, atenta e participante, desde a primeira infância, formando públicos críticos e criativos para as artes e para cultura, ampliando diferentes leituras sobre o mundo.

EVENTOS À MEDIDA (por marcação)

O Espaço Aurora está preparado para receber eventos de pequena dimensão (máximo de 30 pessoas), assim como planeá-los à medida da vossa imaginação: festas de aniversário para crianças (1-6 anos), baby shower (menina, menino, não quero saber), brunch comemorativo (os mesiversários do bebé, a visita dos avós, dos tios, dos amigos que moram longe), sessão fotográfica (grávida, bebé, família)...

FORMAÇÃO

O Espaço Aurora está preparado para receber formações para pequenos grupos (máximo de 20 pessoas) na área das artes, da parentalidade consciente e da educação positiva. Pontualmente organizamos formações de acordo com as necessidades das famílias que recebemos. Cedemos o espaço para formadores nas áreas acima referidas, desde que as temáticas abordadas se encaixem na filosofia do Espaço Aurora.

NOTAS GERAIS: Durante as sessões das atividades DESPERTAR dos SENTIDOS, do PENSAMENTO e da

ARTE é possível a mãe/pai ou outro cuidador permanecerem no espaço mediante reserva prévia. Temos à disposição uma zona de teletrabalho e uma zona de leitura (com livros sobre a criança e sobre educação).

(4)

PREÇÁRIO

(sobre o qual deve ser aplicado o desconto de 10% para famílias associadas APFN)

Todos os valores incluem material das atividades.

Inscrição para as modalidades mensais exceto babyfusion* (inclui seguro) – 15 euros, válidos durante 1 ano. Inscrição para as modalidades pack (inclui seguro) – 10 euros, válidos durante um ano.

DESPERTAR do PENSAMENTO e ARTE – 90min

Unitário Mensal

1x semana – pensamento ou arte 15 42 2x semana – pensamento e arte 26 66

DESPERTAR do TEATRO –

90min Unitário Mensal

1x semana – teatro 15 42

BABY FUSION – 90min Unitário Mensal

1x semana 18 49

* Inscrição para as modalidades mensais – 30 euros (inclui seguro e consulta baby wearing) ou 45 euros (inclui seguro, sling For Kids e consulta babywearing), sem validade.

DESPERTAR do NINHO – 45min Unitário Mensal

1x semana 13 35

2x semana 21 55

DESPERTAR dos SENTIDOS –

90min pack Unitário Mensal

pack 1x 22 98

pack 4x 75 154

pack 8x 120 221

pack 12x 160 280

CLUBE MIP (isento de inscrição) Unitário Mensal

1x semana 20 60

O preço inclui snack para mães e filhos.

ATELIERS AURORA E APRESENTAÇÕES PERFORMATIVAS

Os valores são anunciados na programação mensal.

EVENTOS À MEDIDA E FORMAÇÃO

(5)

AURORA – Projeto, Filosofia, Valores e Missão

O Aurora – Espaço Artístico de Aprendizagem – nasce de uma relação entre as artes e a educação, em resposta às preocupações de uma mãe.

É um projeto que pretende acompanhar as primeiras manifestações de interesse, artísticas, de pensamento, de personalidade... seja no momento do nascimento, ou num dos seguintes do nosso desenvolvimento, é durante estas revelações primordiais que despertamos para algo novo que nos traz aprendizagem. Aprender bem e de forma significativa vai sempre refletir-se positivamente em quem somos e quem vamos ser, o que faz toda a diferença, seja individualmente ou em grupo, dentro das nossas casas ou no Mundo.

INSPIRAÇÕES

O Espaço Aurora tem muitas inspirações, as quais estão patentes nas atividades.

Numa vertente pedagógica, baseia-se no conceito de educação construtivista e participativa em que a aprendizagem parte da criança num contexto preparado com condições, estímulos e materiais que lhe permitem construir o conhecimento. Neste processo o professor é um mediador e um motivador das interações entre as crianças, e das crianças com o ambiente. Além disso, entende-se que cada criança tem o seu próprio processo de aquisição de saberes e parte do professor propor/possibilitar várias formas de aprender. A família tem um papel preponderante nesta perspetiva educativa pois é responsável por lhe dar continuidade em casa, dotando as crianças de autonomia e sentido crítico. Há várias abordagens pedagógicas que seguem os princípios construtivistas e participativos. Na sua maioria estão ancoradas na obra de Jean Piaget (1896-1980), que se dedicou a pesquisas relacionadas com a aquisição de conhecimento e cujos estudos defendem a ideia de que o mesmo é construído a partir das interações entre os sujeitos e o meio.

O ambiente do Espaço Aurora baseia-se em princípios de pedagogos e artistas, tais como Maria Montessori, Emmi Pikler, Loris Malaguzzi, entre outros, cujas abordagens colocam a criança no centro da aprendizagem e a reconhecem como um ser potente, ativo e capaz de construir o conhecimento a partir das suas vivências e experiências, atribuindo assim significado às suas aprendizagens.

SUSANA BRANDÃO – Fundadora, Professora e Artista

Susana Brandão é licenciada em Arquitetura, mestre em Ensino e mestre em Artes Cénicas. Além disso tem formação certificada na área da motricidade, da expressão corporal e da educação infantil. Para ela as artes sempre foram impulsionadoras de descobertas e por isso o seu caminho fez-se com elas, através delas e por elas. Posteriormente, descobriu a sua vocação na educação, mais concretamente na educação artística. Lecionou e leciona em várias escolas, em diferentes disciplinas e níveis; dinamiza e orienta projetos e atividades artísticas. Considera-se professora e artista, mas às vezes não é fácil definir onde acaba uma e começa a outra. Acima de tudo, procura transportar para as suas criações e projetos toda a abrangência da sua formação e experiência, sempre com o objetivo de acrescentar algo significativo e construtivo para si, para o outro e para o mundo.

Além disso, é mãe! Ser mãe permitiu-lhe refletir sobre a família, sem dúvida o primeiro ambiente que nos acolhe enquanto seres humanos, primeiro fisicamente enquanto nos formamos no ventre, depois emocionalmente e intelectualmente enquanto crescemos, principalmente na primeira infância. A importância do vínculo familiar para o desenvolvimento e aprendizagem é obvia e comprovada, mas pouco tempo após o nascimento, as mães/pais vêm-se na necessidade de se afastarem dos seus filhos durante muitas horas e passam a ser poucas as possibilidades de interação e envolvimento, o que afeta substancialmente um crescimento seguro e favorável. A escola, que deveria privilegiar este contacto, raramente cumpre esse papel, já para não falar no seu estado paralisado e retrógrado face aos desafios educativos contemporâneos. Além disso, é difícil encontrar condições para estarmos com os nossos filhos pequenos em partilha e convivência social, o que faz muitas vezes da parentalidade um lugar solitário e cheio de dúvidas.

Assim, o Aurora – Espaço Artístico de Aprendizagem – surge como o projeto que une duas paixões, as artes e a educação. É a concretização de um percurso (pessoal e profissional) aliado a uma necessidade urgente da sociedade atual (aprender com significado e com alegria), num ambiente propício à exploração e à experimentação em que as crianças e as famílias podem (realmente) estar juntas.

Referências

Documentos relacionados

Com relação à germinação das sementes armazenadas em câmara fria, aos três meses de armazenamento (Tabela 10), observou-se em sementes tratadas ou não com fungicidas e

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma

Note on the occurrence of the crebeater seal, Lobodon carcinophagus (Hombron & Jacquinot, 1842) (Mammalia: Pinnipedia), in Rio de Janeiro State, Brazil.. On May 12, 2003,

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

xii) número de alunos matriculados classificados de acordo com a renda per capita familiar. b) encaminhem à Setec/MEC, até o dia 31 de janeiro de cada exercício, para a alimentação de

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá