• Nenhum resultado encontrado

A ANSIEDADE NO PROCESSO PRODUTIVO/CRIATIVO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A ANSIEDADE NO PROCESSO PRODUTIVO/CRIATIVO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Tema:

ANSIEDADE

Subtema:

A ANSIEDADE NO PROCESSO

PRODUTIVO/CRIATIVO

Distrito Federal, 2021.

(2)

A ANSIEDADE NO PROCESSO PRODUTIVO

1- A ANSIEDADE

É uma reação natural do corpo, uma inquietação emocional, sentida a partir de uma determinada situação. Está relacionada à expectativa que temos sobre um acontecimento.

Trata-se de um conjunto de sensações que funciona como mecanismo de defesa para que possamos lidar com as situações de perigo.

Já, quando está ligada à expectativa de um acontecimento bom, ela surge no contexto de antecipar algum sinal de risco e você passa a sentir pressa ou o desejo de que tudo ocorra logo para que se tenha a certeza de que tudo deu certo.

2- A ANSIEDADE É UM PROBLEMA?

Embora muitas pessoas compreendam a ansiedade como um adoecimento, o seu desequilíbrio é, na verdade, um sintoma que, junto a outros fatores, compõem transtornos emocionais.

Tudo depende do quanto você sente de ansiedade, com qual frequência e quais são os sofrimentos que você acessa quando em uma crise ansiosa.

3- NÍVEIS DE ANSIEDADE - ATÉ ONDE É SAUDÁVEL SENTIR-SE ANSIOSA(O)?

É saudável quando você sente a ansiedade, mas não cai no domínio dela. Você sabe que o incômodo existe e você vai lá e resolve o que causa o incômodo sem muita dificuldade.

(3)

1- Você está com muitos problemas em diferentes aspectos da vida e com a sensação de estagnação, nada parece se resolver. Então tem momentos de frustração;

2- Você tem muitas coisas para fazer, mas os dias passam e você não avançou em nada. As sensações de frustração, medos, preocupações intensas começam a se repetir;

3- Você procrastina rotineiramente, chega ao fim do dia com a sensação intensa de frustração e entra na insônia por não ter conseguido ter um dia produtivo. Sente pânico e quando consegue dormir, acorda com oscilações de humor; 4- Você se percebe entrando em sofrimentos físicos como dores por tensões

musculares, taquicardias, desequilíbrios respiratórios e digestivos. Também são comuns os medos irracionais e comportamentos que se repetem com alta frequência, além da falta de perspectiva.

4- OS DESEQUILÍBRIOS A PARTIR DA ANSIEDADE

Os desequilíbrios a partir da ansiedade podem começar pelo trauma de ter passado por essa experiência de forma mais intensa, onde houve a perda de controle sobre algo. A pessoa que tem uma crise fica com medo de passar por isso outra vez e, sem saber quando acontecerá novamente, de maneira involuntária dá comandos ao cérebro fazendo com que se desencadeiem novas crises.

O tipo de transtorno do qual a pessoa se torna refém depende do conjunto de reações e sintomas que ela vivencia no momento da crise e passa a repercutir dali em diante. Este, podendo se agravar ou não.

Os mais comuns são o Transtorno de Ansiedade Generalizada, a Fobia Social, o Transtorno do Pânico, o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) e o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT).

5- A CRENÇAS LIMITANTES POR TRÁS DA ANSIEDADE

Crença limitante é toda emoção ou sentimento que te impede de fazer algo plenamente ou qeu te gere sofrimento por algo que precisa fazer. Não

(4)

necessariamente está ligada a traumas, mas também ao modo como você aprendeu a ser, além de outros fatores.

Por exemplo, se você cresceu compreendendo que “todo trabalho é sinônimo de desgaste”, dificilmente se sentirá feliz em qualquer que seja o emprego. Terá

sempre a sensação de insatisfação e de ansiedade relacionados ao trabalho. Algumas crenças limitantes por trás da ansiedade podem ser:

 Sensação antecipada de que não vai dar certo;  Tensão por antecipação de um conflito;

 Pânico pelo que as outras vão pensar de você.

6- COMO RESOLVER AS CRENÇAS LIMITANTES

Assim como aprendemos as coisas de determinadas maneiras, podemos ressignificá-las quando abertos a isso.

Enquanto crescemos fomos ensinados e influenciados sobre tudo o que somos hoje. E com tantas demandas ao longo da vida, não tivemos muito tempo para questionar os ensinamentos mais antigos que recebemos.

Agora, podemos admitir e rever certos pontos da vida, trabalhando o nosso emocional para que ele seja mais condizente com o que somos ou procuramos ser, substituindo o que não serve mais por registros de vibração mais elevada. Isso se chama autoconhecimento.

Ressignificando conceitos:

Todo trabalho é sinônimo de desgaste Todo trabalho é prazeroso quando feito com amor!

Sensação antecipada de que não vai dar certo

Estou fazendo da melhor maneira, não tem como dar errado!

Tensão por antecipação de um conflito Eu ofereço o meu melhor, eles recebem com gratidão!

Pânico pelo que as outras vão pensar de você

O que penso sobre mim reverbera sobre o que pensarão a meu respeito!

(5)

7- O QUE ACONTECE NO CORPO DURANTE UMA CRISE DE ANSIEDADE

O nosso organismo produz um hormônio chamado cortisol. Este hormônio é produzido nas supra-renais e em quantidades equilibradas tem efeitos essenciais à regulação do corpo. Quando em excesso promovem efeitos como o aumento de peso, a pressão alta, diabetes e osteoporose, entre outras disfunções.

Quando você entra em ansiedade o seu organismo libera quantidades excessivas deste hormônio e, diante disso, o corpo aumenta a glicose sanguínea que é o combustível para que possamos atuar em situações que exijam maior agilidade e força, por exemplo em uma luta ou uma ação de fuga.

8- ENTÃO, COMO TRANSFORMAR A ANSIEDADE EM ENERGIA PRODUTIVA?

Vou colocar para você a minha teoria:

ANSIEDADE = Energia defensiva

CORTISOL + GLICOSE SANGUÍNEA = ENERGIA EXTRA

Potencial: FORÇA, AGILIDADE E PENSAMENTO ESTRATÉGICO

Diante dessa informação, vamos refletir:

1- Em ansiedade, em quantas coisas você pensa ao mesmo tempo? 2- Qual a velocidade dos seus pensamentos?

3- Quantas vezes você volta ao mesmo pensamento? 4- Quantas voltas você dá pela casa?

5- Quantas vezes toma água, vai ao banheiro, quantas unhas roídas? 6- Quantas vezes muda de humor?

7- Isso tudo acontece em quanto tempo?

Com tanta energia extra, o que você faria para mudar a sua vida? E, porque não faz?

(6)

9- PORQUÊ?

1- Porque quando em ansiedade, é impossível parar para se organizar;

2- É na ansiedade que você pensa em tudo ao mesmo tempo, especialmente nos problemas;

3- Você não foca em um único problema a resolver porque todos os problemas parecem estar interligados e, emocionalmente, estão;

4- De tanto tentar mudar algo você entra na necessidade de fuga da realidade (cortisol) e por não conseguir fugir cai na crise ou no trauma, nos vícios e nos casos mais graves, nas tentativas de suicídio.

10- MAS, E SE VOCÊ USASSE ESSA ENERGIA PARA GERAR RESULTADOS?

Com o cortisol e a glicose sanguínea em alta você está no auge do potencial para a produção criativa: FORÇA, AGILIDADE E PENSAMENTO ESTRATÉGICO

Já reparou que em meio a tantos pensamentos durante o processo ansioso, algumas respostas vêm de forma explosiva? Porém, depois que a ansiedade passa, quem disse que você lembra uma vírgula daquilo tudo?

Às vezes até lembra, mas quando se está no ciclo da PROCRASTINAÇÃO X ANSIEDADE nada do que aparece no auge parece fazer sentido depois.

Então, mas lembra que a ansiedade é uma energia defensiva, que você usaria para enfrentar um dinossauro, fosse o caso?

Potencial: FORÇA, AGILIDADE E PENSAMENTO ESTRATÉGICO

11- E SE VOCÊ JÁ TIVESSE UM PLANO, UMA ORGANIZAÇÃO, ALGO QUE VOCÊ QUER REALIZAR E GERALMENTE NÃO CONSEGUE?

1- Faça uma lista de todos os problemas que você tem para resolver; 2- Distribua essa lista em prazos para que sejam resolvidos;

(7)

3- Perceba que você não precisa resolver tudo de uma vez e que fazer uma lista vai aliviar a sua mente de ter que pensar em tudo a todo instante;

4- Observe qual problema é a prioridade e se dedique à cada dia a fazer o que é possível para que a questão avance positivamente;

5- Trabalhe sobre cada questão com foco (atenção e tempo de qualidade); 6- Respeite os limites físicos, emocionais e espirituais a cada dia. Será

importante para que você mantenha o equilíbrio;

7- Discipline os horários do seu dia, inclusive o de deitar, e siga à risca para assim garantir a sua qualidade de vida.

Com a mente descansada e com potencial produtivo nos momentos certos os seus resultados serão inquestionáveis!

Antes de trabalhar o material que você precisa – agenda e lista de contratempos – vamos ressignificar algumas questões:

PROBLEMA CONTRATEMPO

PRODUTIVIDADE NÃO É SÓ TRABALHO

COBRANÇA DEMANDA

DIFÍCIL FOCO

(8)

12- O COMPROMISSO

Deixe a sua lista ou a sua agenda pronta e vá seguindo à risca a sua disciplina com o comprometimento que você teria como sendo sócia(o) de um grande negócio. Nos momentos ansiosos corra para a lista, pois a sua intuição vai te conduzir para o tópico onde você será mais produtivo naquele momento.

Se você não conseguir fazer algo da sua lista em algum momento, não se culpe. Tenha em mente que fez o possível levando em consideração que cumpriu os demais tópicos com qualidade e aproveite o tempo para descansar.

→ Nada de adiantar trabalhos do dia seguinte. Cada dia tem as suas preocupações próprias!

Respeite o significado do termo “ser humano”.

13- A RESPOSTA ESPERADA POR QUEM LUTA

VITÓRIA

Sempre que cumprir algo da sua lista, rique o tópico e curta o prazer de superar as questões com tranquilidade, qualidade e tempo para ser você!

14- TENDO UMA ORGANIZAÇÃO VOCÊ TERÁ MENOS CRISES ANSIOSAS E VAI ALCANÇAR RESULTADOS PRECIOSOS

1- Problemas solucionados; 2- Dias produtivos;

3- Controle das situações; 4- Mente descansada; 5- Saúde física e mental; 6- Emoções equilibradas; 7- Qualidade de vida.

(9)

“Nada na vida é tão urgente

que exija a presença constante

de um obstreta!

Leandro Karnal

FAÇA TUDO COM AMOR.

O AMOR É A CHAVE DE TUDO!

Referências

Documentos relacionados

  Quaisquer   referências  a  pessoas  específicas,  organizações  não  são

Afinal, os honorários sucumbenciais podem ser cobrados em qualquer tipo de causa e servem para remunerar os serviços do advogado do cliente vencedor?. Quando você pode

Se não consegue mesmo sobreviver sem aqueles cremes para o rosto especial, tente levar só a quantidade necessária para a viagem, nem mais nem menos.. Assim pode deixar

Disponibilização de um banco de imagens para nossos clientes, com imagens em alta qualidade dos produtos prontas para serem usadas para divulgação.

Nossos sistemas de câmeras corporais são distribuídos e integrados por meio de uma ampla rede de parceiros Axis, o que significa que o suporte necessário para construir um

Para os interessados em participar do con- curso o período para retirada das fichas de inscrições segue até o dia 10 de junho, dire- tamente na Secretaria de Meio Ambiente que

Algum desgaste (metal polido) nas bordas é considerado normal, produzido pelo movimento entre o braço e a suporte da suspensão. Se houver perda de metal e as bordas do mancal

Se não tiver o Medicare Parte B ou outro seguro, você será imunizado gratuitamente Preencha o questionário de triagem no verso do formulário de administração da vacina Se