• Nenhum resultado encontrado

TÉCNICAS DE SEO PARA REDATORES: UM GUIA BÁSICO PARA COMEÇAR!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TÉCNICAS DE SEO PARA REDATORES: UM GUIA BÁSICO PARA COMEÇAR!"

Copied!
39
0
0

Texto

(1)

TÉCNICAS DE SEO PARA

REDATORES: UM GUIA BÁSICO

(2)

AUTORA

DESIGN

LUIZA DRUBSCKY

Gerente de Comunidade luiza@rockcontent.com

MARCELO TORRES

Designer Gráfico marcelo.torres@rockcontent.com

(3)

INTRODUÇÃO

04

O QUE É SEO?

07

SEARCH ENGINE OPTIMIZATION

NO COPYWRITING

11

AS MELHORES PRÁTICAS

DE SEO PARA TEXTOS

14

A IMPORTÂNCIA DO CONTEÚDO

ORIGINAL E DE QUALIDADE

29

SOBRE O ESCREVA PARA WEB

39

6 BLOGS DE COPYWRITING

PARA VOCÊ SEGUIR

32

E ESTE É SÓ O COMEÇO!

36

SUMÁRIO

(4)
(5)

INTRODUÇÃO

5

INTRODUÇÃO

Olá redator! Tudo bem?

Nos últimos tempos reparamos que tem um termo que vem tirando o sono de muitos

copywritters: o SEO.

As técnicas de search engine optimization mudaram muito ao longo dos anos. Na verdade, elas evoluíram de um amontoado de ações que só queriam conseguir tráfego, para técnicas que procuram fornecer o conteúdo certo para o usuário certo através dos buscadores.

(6)

INTRODUÇÃO

6

As maiores dúvidas aparecem na hora de começar. O que é palavra-chave? Qual a diferença entre cauda longa e cauda curta? Intertítulos? Meta description? Tag?

Para muitos redatores esses termos não estão claros e fica difícil entender como aplicar as técnicas de otimização de conteúdo em seus textos.

Você vai perceber que uma ideia que sempre vai aparecer ao longo desse material é a de que as técnicas de search engine optimization não devem limitar ou modificar o seu conteúdo!

Foque sempre em criar conteúdo de qualidade, e depois em aplicar técnicas de otimização para os buscadores.

Não se preocupe, tudo isso pode soar como latim agora, mas muito em breve você vai aprender tudo o que precisa para dominar o SEO e escrever textos matadores!

(7)
(8)

O QUE É SEO?

8

O QUE É SEO?

Para entender o que é a otimização de conteúdo para buscadores é preciso ter em mente que SEO não é mágica.

Um conteúdo ruim continuará sendo ruim e algumas técnicas de search engine

optimization não vão mudar isso. Então,

lembre-se que conteúdo de qualidade é indispensável!

(9)

O QUE É SEO?

9

MAS, AFINAL, O QUE É SEO?

São técnicas de otimização de conteúdo que procuram tornar mais fácil a indexação desse conteúdo em buscadores (como o Google) e melhorar o ranqueamento orgânico.

A origem do SEO é a origem das buscas na internet. Google, Bing, Yahoo e diversos outros engines surgiram e passaram a exibir as milhares de páginas da internet para usuários que faziam buscas por assuntos específicos.

Logo, quando o mundo digital passou a ser uma fonte de negócios para as empresas (ou para pessoas, também), qual foi o pensamento que reinou entre eles?

“ Vou atrair o máximo de visitantes para o meu site.” .

Ok, é totalmente compreensível. Já que estou gerando dinheiro com visitantes vindos das SERP’s — search engine results page - por que não fazer com que mais pessoas cheguem até o meu site?

Porém, as primeiras técnicas de SEO não eram exatamente corretas.

Envolvia muito spam, flood (comentários em massa em blogs e redes sociais), centenas de links fantasmas, e você já consegue imaginar o resto.

Atualmente, elas são chamadas de black hats, ou seja, ações negativas que são punidas pelos buscadores e prejudicam o ranqueamento dos conteúdos.

(10)

O QUE É SEO?

10 As técnicas atuais de search engine optimization são focadas em ajudar o buscador a mostrar o melhor resultado para o usuário. Por isso é importante criar um conteúdo de qualidade que tenha todas as informações necessárias para que os crawlers (robôs que vasculham a internet em busca de conteúdo) encontrem aquilo que melhor atende as necessidades do usuário, de acordo com a palavra-chave da sua pesquisa.

(11)

SEARCH ENGINE OPTIMIZATION

NO COPYWRITING

(12)

SEARCH ENGINE OPTIMIZATION NO COPYWRITING

12

SEARCH ENGINE

OPTIMIZATION

NO COPYWRITING

A redação na web se tornou ainda mais importante com as técnicas modernas de SEO e a importância de conteúdo de qualidade.

Sim, redator, você é uma parte indispensável da produção de material relevante para o público!

(13)

SEARCH ENGINE OPTIMIZATION NO COPYWRITING

13

Os códigos de atualizações do Google — Penguin, Hummingbird, etc — são os responsáveis por determinar o que os crawlers procuram nos conteúdos. São eles que determinam qual material é relevante, o que é spam, se são cópias, se estão de acordo com as melhores práticas do Google e, o mais importante, se ele vai responder as perguntas do usuário que está fazendo a pesquisa.

Dentro da redação para a web, as técnicas de search engine

optimization têm o objetivo de ajudar os buscadores a achar o seu

conteúdo, mostrando que ele tem qualidade, é informativo e pode fornecer todas as respostas que o usuário busca em sua pesquisa!

Por isso é tão importante utilizar as palavras-chave, organizar o texto com intertítulos, linkar artigos internos e externos, e otimizar o conteúdo para que os buscadores encontrem esse conteúdo.

Porém, a otimização de textos não pode guiar e limitar a sua escrita, isso é muito importante! São técnicas criadas para apresentar conteúdos para os crawlers, não para tirar a qualidade dos textos e impedir que eles sejam úteis para os leitores.

(14)

AS MELHORES PRÁTICAS

DE SEO PARA TEXTOS

(15)

AS MELHORES PRÁTICAS DE SEO PARA TEXTOS

15

AS MELHORES PRÁTICAS

DE SEO PARA TEXTOS

Agora que você já sabe o que é SEO de verdade, é hora de conhecer o lado prático!

O segredo para aplicar as técnicas de otimização é treino. Mas isso vem com o

tempo! Agora, é hora de tirar todas as suas dúvidas e aprender com o search engine

optimization funciona nos textos, quais são as

técnicas e porque elas são tão importantes na hora de escrever bons conteúdos.

(16)

AS MELHORES PRÁTICAS DE SEO PARA TEXTOS

16

Vamos lá!

CONHEÇA A AUDIÊNCIA DO CLIENTE

Essa pode não parecer uma técnica de SEO, mas acredite, é uma técnica de todo o marketing digital!

Conhecer o público que vai ler o conteúdo que você está escrevendo é indispensável para criar material de qualidade.

Mas, calma! Não é preciso fazer uma pesquisa extensa sobre a

persona do seu cliente. A persona é o perfil semificcional do cliente perfeito daquele negócio, o comprador que a empresa sempre gostaria que comprasse deles.

Ela determina a linguagem a ser adotada, quais os principais conteúdos que devem ser abordados, quais palavras-chave são importantes. Basicamente todos os aspectos básicos da estratégia de marketing de conteúdo e de marketing digital do cliente.

Ao entender quais são as dúvidas, dores e anseios da persona, fica bem mais fácil de escrever o conteúdo que eles desejam ler. Mas, afinal, como conhecer a audiência influência no SEO?

Quando o visitante chega à página e encontra um conteúdo de qualidade, com a linguagem adequada e que ele sente que foi escrito para ele, a probabilidade de ele replicar aquele conteúdo nas redes sociais, continuar acompanhando o blog e se tornar uma lead daquele negócio é muito alta.

(17)

AS MELHORES PRÁTICAS DE SEO PARA TEXTOS

17

Se considerarmos o Google, novamente, shares sociais importam muito na hora de analisar os conteúdos que se adequam às

necessidades dos leitores, bem como quais sites são acompanhados por mais leitores e possuem mais conteúdo de qualidade.

PALAVRA-CHAVE

Sim, você já ouviu falar muito sobre palavras-chave, não é mesmo?

Elas não estão presentes apenas no marketing de conteúdo, você pode encontrá-las no Google Adwords, Youtube, nas pesquisas do Google, em URL’s de sites e textos.

As keywords são a base das buscas do Google. Ao procurar por um assunto os usuários usam termos específicos para direcionar a busca, ou seja, para que o buscador mostre os resultados que estejam relacionados com o que ele busca.

(18)

AS MELHORES PRÁTICAS DE SEO PARA TEXTOS

18

Existem dois tipos básicos de palavras-chave: as de cauda curta (head tail) e as de cauda longa (long tail). Basicamente, as curtas são temos mais abrangentes como “marketing digital” ou “marketing de conteúdo”. As longas são específicas, como “marketing digital para pequenos negócios” ou “como escolher a roupa certa para festas de formatura”. Entendeu a ideia?

As palavras-chave de cauda curta costumam ser muito disputadas, elas são termos concorridos porque fazem parte de muitos outros assuntos que podem ser do interesse do usuário.

É muito comum os usuários procurarem por um termo por não saberem exatamente qual é o seu problema, o que precisa ser resolvido. Logo, ao invés de procurarem por “como fazer marketing de conteúdo em pequenos negócios”, procuram apenas por marketing de conteúdo.

Agora que você já entendeu como as palavras-chave são importantes para praticamente todos os meios do marketing digital, é hora de contextualizá-las dentro dos textos.

Uma das técnicas mais comuns de black-hat era o keyword stuffing.

Ou seja, aumentar a densidade de palavras-chave no texto para os

buscadores ranquearem melhor aquele conteúdo.

Bom, isso não funciona mais!

Agora, é importante dar contexto para a palavra-chave dentro do

(19)

AS MELHORES PRÁTICAS DE SEO PARA TEXTOS

19

o conteúdo! Mas existem algumas dicas interessantes para trabalhar palavras-chave dentro das técnicas de SEO e dentro dos textos.

Primeiro, tenha em mente que o Google é extremamente

inteligente. As constantes atualizações dos códigos da interface de

buscas são provas disso. Logo, é preciso investir em um conteúdo matador para os textos.

Para inserir a palavra-chave nos textos, é importante pensar em variações, sinônimos e palavras de cauda longa. Assim, é possível contextualizar o tema principal em todo o conteúdo de suporte que é importante para o leitor entender o seu texto.

Se você está escrevendo um texto sobre “organização financeira”, não é preciso ficar preso a apenas esse termo. Crie variações como “organizar suas finanças” e “organização pessoal de finanças”. Insira a palavra-chave quando o contexto permitir e o sentido não for prejudicado.

INTERTÍTULOS (H2, H3, H4, ...)

Já que falamos um pouco sobre intertítulos dentro das palavras-chave, vamos aproveitar a deixa.

As heading tags são muito importantes para o marketing de

conteúdo. Basicamente, elas são uma forma de organização do texto. Ajudam na escaneabilidade do conteúdo, já que você consegue saber sobre o que cada tópico trata.

(20)

AS MELHORES PRÁTICAS DE SEO PARA TEXTOS

20

Intertítulos servem como uma “amostra do conteúdo” para os

crawlers. É uma excelente forma de organizar o seu texto, mas

também de mostrar sobre o que você está falando.

As headlines são itens de hierarquia. Conforme você constrói o texto, separa o conteúdo de acordo com sua importância através de intertítulos.

O título é conhecido com H1, ou heading 1. Mas agora, vamos focar nos demais intertítulos. Por ordem de importância, o H2 vem logo depois do título, ou seja, ele mostra que o conteúdo a seguir é importante para o leitor, e assim sucessivamente.

Como você já deve imaginar, é importante que a palavra-chave principal esteja presente no título, mas também nas heading tags.

Lembre-se, insira-a apenas se o contexto permitir, certo? É uma boa prática criar pelo menos um intertítulo com a keyword principal, mas não se limite a isso!

(21)

AS MELHORES PRÁTICAS DE SEO PARA TEXTOS

21

ESCANEABILIDADE DOS TEXTOS

Quando falamos que as técnicas de SEO mudaram ao longo dos anos, isso quer dizer que nem todas elas se parecem com ações simples, diretas e lineares. Muito do que os buscadores consideram para ranquear páginas tem a ver com qualidade do conteúdo, relevância para o leitor, compartilhamentos sociais e muito mais.

Uma técnica que se adequa a essa definição é a escaneabilidade dos textos. A escaneabilidade é composta por várias partes (falaremos sobre elas em instantes) e o conjunto delas garante que o leitor tire o máximo dos textos.

Devemos concordar que muitas pessoas não leem mais os conteúdos com a atenção devida. É muito comum o uso da leitura dinâmica, onde o leitor foca nas palavras-chave do texto e não consome todo o material de suporte, que é importante para o entendimento geral do assunto.

Mas, considerando que escrevemos para esses leitores, vamos criar o melhor conteúdo possível para eles!

Logo acima, falamos sobre os intertítulos. Parte importante da

organização dos textos, eles são indispensáveis para a organização do conteúdo e também para a escaneabilidade. Mas eles não estão sozinhos.

É importante destacar palavras-chave principais, suas variações (cauda longa), seus sinônimos e também qualquer informação que seja altamente relevante para aquele tema.

(22)

AS MELHORES PRÁTICAS DE SEO PARA TEXTOS

22

É nessa hora que o negrito e o itálico entram em ação. Eles ajudam

a destacar esses termos e essas ideias do resto do texto, além de criarem uma separação natural com o resto do conteúdo.

É muito comum vermos o uso deles em palavras estrangeiras (como

keywords ou heading), mas podemos torná-los mais efetivos para

destacar ideias importantes no texto.

Uma outra forma interessante de organizar o conteúdo e melhorar a escaneabilidade é através de parágrafos curtos (viu como o negrito

caiu bem agora?).

Se você reparar bem, ao longo de todo o ebook usamos parágrafos que variam entre 3 e 6 linhas, em média. Por que disso? Porque ler um bloco de texto é muito desagradável! Parece que aquele conteúdo não vai terminar nunca e isso desencoraja o leitor.

Parágrafos curtos condensam as ideias em poucas linhas e tornam fácil a passagem de um tema para o outro. Se você está em dúvida sobre como conectar dois assuntos, pule para um novo parágrafo e comece a escrever!

META DESCRIPTION E TAGS

Essa é uma parte que nem sempre é escrita pelo redator, mas é importante que você entenda o que é a meta description e as tags.

Quando os posts e páginas são exibidos nas páginas de resultado do Google, a descrição do texto pode ser mostrada de duas formas: um trecho do artigo ou um resumo do conteúdo à ser visto.

(23)

AS MELHORES PRÁTICAS DE SEO PARA TEXTOS

23

Adivinha qual é o mais adequado?

Se você escolheu a segunda opção, acertou! Esse resumo é conhecido como meta description. Ele mostra para o usuário — e também

para o buscador — qual é o teor básico do conteúdo. É importante que a palavra-chave principal faça parte da descrição e que ela não ultrapasse 156 caracteres (que é o máximo que o Google exibe).

Aproveitando essa parte mais técnica, vamos falar também sobre

tags. Elas são utilizadas para mapear os assuntos que são tratados

dentro do texto. Se pararmos para analisar, títulos e intertítulos são

tags — tanto que em inglês, são chamados de title tag e heading tag. Tags podem ser diversas e várias podem coexistir dentro do mesmo

texto. É muito comum inserirmos várias dentro de um mesmo post para ajudar na busca do usuário. Ao realizar uma pesquisa dentro do blog, ele será direcionado para textos que tenham a tag selecionada.

Se o texto trata sobre direito, e ao longo dele são tratados temas como direito civil, direito de família, propriedade, responsabilidade civil,

essas são as tags do seu texto. Viu como é simples?

META DATA PARA IMAGENS

Imagens são uma grande parte dos textos e da search

engine optimization.

Além de ajudarem a ilustrar o conteúdo e deixar o texto mais rico, imagens também são lidas pelos buscadores. Sim, é verdade. Mas como? Através das informações de meta data.

(24)

AS MELHORES PRÁTICAS DE SEO PARA TEXTOS

24

Ao “ver” uma imagem, o Google não consegue identificar que é um copo, uma pessoa ou um animal, como nós conseguimos. Ele precisa de informações escritas para que os seus crawlers analisem aquele conteúdo.

Para isso, nós temos o title tag e o alt text para imagens.

O title é o título que você dá para aquela imagem. Ele serve exclusivamente para os seus leitores, mostrando qual é a imagem que você deseja mostrar. O título é importante pois, se houver algum problema no carregamento da figura, o usuário consegue identificar do que ela se trata, já que existe a title tag.

Já o alt text é exclusivo para os buscadores. Da mesma forma que as pessoas leem o título, os crawlers leem o “texto alternativo”. Logo, sem o alt, não há a identificação da imagem, além de você perder a oportunidade de inserir a sua palavra-chave em mais um conteúdo dentro do seu texto.

(25)

AS MELHORES PRÁTICAS DE SEO PARA TEXTOS

25

LINK BUILDING

Chegamos a uma parte do SEO que é muito importante.

Link building é o trabalho de conseguir links relevantes para o seu

post, tanto internamente como externamente, e direcionar o seu usuário para outros links relevantes para ele.

Podemos dividir a construção de links em duas categorias: conseguir

links externos apontando para o seu texto e inserir links ao longo do

seu texto apontando para outros endereços.

Conseguir links externos é um desafio. Alguns portais são excelentes para isso, já que eles contam com a colaboração livre dos usuários, como no caso do Buzzfeed, por exemplo. Mas também é possível conseguir esses links através de parcerias com blogs, co-marketing e

guest posts.

Já a linkagem ao longo do texto é o ponto mais importante para nós, redatores! Ao longo do texto, vão existir diversos termos que não podem ser explicados com a complexidade necessária, por não estarem encaixados no contexto ou simplesmente por não termos o espaço suficiente.

(26)

AS MELHORES PRÁTICAS DE SEO PARA TEXTOS

26

Por isso, direcionar o leitor para um outro link que tem as informações relevantes sobre esse assunto é o ideal!

Você pode apontar tanto para páginas do seu próprio site, quanto para páginas externas.

Se o termo é relacionado ao seu negócio (“aluguel” aparecendo em um texto dentro de um blog de uma imobiliária) o mais interessante é direcionar o leitor para outro texto dentro do seu próprio blog.

Isso influencia nas indexação do Google da seguinte forma: quanto mais páginas o usuário visita dentro do seu blog e quanto mais tempo ele passa por lá, em teoria, mais relevante é aquele conteúdo para ele.

Logo, o link building interno dentro dos seus textos é muito importante para manter o visitante interessado.

Ao mesmo tempo, os buscadores querem conteúdo relevante e, infelizmente, não dá para concentrar todo o conteúdo do mundo dentro de um blog!

Usar links externos — de outros sites que não estejam no seu domínio — é excelente para fornecer mais conhecimento para os leitores e mostrar para o Google que conteúdo vem em primeiro lugar.

Por exemplo, o Wikipédia é excelente para personalidades, como artistas, inventores, políticos e etc. Meios de notícia relevantes (como jornais, revistas, etc) e canais conhecidos de um segmento específico são excelentes fontes de links para fazer a linkagem externa dentro do seu texto.

(27)

AS MELHORES PRÁTICAS DE SEO PARA TEXTOS

27

PAGE E DOMAIN AUTHORITY

Como o algoritmo do Google funciona é um mistério para todos. Muitas empresas fazem estudos sobre as tendências ao longo dos anos para tentar descobrir quais são os fatores concretos que os

crawlers usam para ranquear as páginas.

No meio desses estudos apareceram dois fatores novos que se mostraram muito importantes dentro do SEO: page e

domain authority.

A autoridade da página e do domínio refletem o quão relevante um site é para os usuários, de acordo com suas visitas, quantidade de conteúdo consumido, compartilhamentos e muito (muito!) mais.

É importante ressaltar que esses dois termos foram criados pela

Moz, especialista em SEO, como pontos importantes para o ranqueamento do Google.

A page authority é a probabilidade, em uma escala de 0 a 100, de quão bem uma determinada página vai aparecer nas buscas. Essa probabilidade é calculada pela própria Moz através de um algoritmo que correlaciona dezenas de fatores da sua página com outros links que estão ranqueando em boas posições no Google.

A autoridade da página é uma técnica que é influenciada por todas as outras. O que quer dizer que não existe uma ação específica para ter um bom ranking, é preciso trabalhar o SEO como um todo para conquistar uma página que vai ranquear bem.

(28)

AS MELHORES PRÁTICAS DE SEO PARA TEXTOS

28

Já a domain authority é uma medida que envolve todas as suas páginas dentro do site. Assim como a autoridade da página, é medida através de um algoritmo que compara com o Google a “força” de um determinado site.

Para ter um website de qualidade, é preciso ter boas descrições nas páginas, layout responsivo, bom SEO e diversas outras ações.

Por isso, a autoridade do domínio é o resultado de um conjunto de ações. Imagine a domain authority como a soma de todas as page authorities dentro do seu domínio.

(29)

A IMPORTÂNCIA

DO CONTEÚDO ORIGINAL

E DE QUALIDADE

(30)

A IMPORTÂNCIA DO CONTEÚDO ORIGINAL E DE QUALIDADE

30

A IMPORTÂNCIA DO

CONTEÚDO ORIGINAL

E DE QUALIDADE

Agora que já passamos pelas técnicas básicas do SEO — algumas muito técnicas, é verdade — é hora de juntar tudo isso e falarmos sobre com a search engine

optimization influencia no conteúdo.

Por mais que pareçam regras que devem ser sempre seguidas, tudo dentro do SEO funciona para que o usuário final tenha acesso ao melhor conteúdo possível.

(31)

A IMPORTÂNCIA DO CONTEÚDO ORIGINAL E DE QUALIDADE

31

Ou seja, o post deve ser relevante para que o leitor se torne um visitante constante daquele blog (além de uma lead, em um futuro próximo).

Acima de qualquer coisa, o Google procura conteúdo original e de qualidade. Portanto, não adianta copiar textos bons de outros sites, isso vai resultar na punição do seu domínio e o conteúdo não será mostrado nos resultados de busca. Ninguém deseja isso, não é mesmo?

O segredo de usar as técnicas de SEO no copywriting é torná-las uma espécie de segunda natureza na redação. Com o tempo, você vai passar a criar intertítulos matadores com a palavra-chave principal sem nem perceber!

Logo, foque em criar um conteúdo de qualidade, sem cópias, e insira as técnicas de SEO conforme elas vão ficando mais naturais para você.

(32)

6 BLOGS DE COPYWRITING

PARA VOCÊ SEGUIR

(33)

6 BLOGS DE COPYWRITING PARA VOCÊ SEGUIR

33

6 BLOGS DE COPYWRITING

PARA VOCÊ SEGUIR

Se manter atualizado com as mudanças do mercado é muito importante. E não há fonte melhor para redatores do que blogs criados especialmente para quem escreve textos e vive no mundo do marketing digital.

Separamos 6 blogs de copywriting e

marketing digital que você precisa conhecer e seguir. Eles são a melhor forma de ficar atualizado com as mudanças do mercado e dos buscadores. Acompanhe!

(34)

6 BLOGS DE COPYWRITING PARA VOCÊ SEGUIR

34

1. SEO COPYWRITING

SEO Copywriting é uma empresa especialista em otimização de textos

para os buscadores e técnicas de escrita. O blog é uma fonte de muito conhecimento sobre SEO, redação e marketing digital.

2. COPYBLOGGER

O Copyblogger é uma das referências em redação e marketing de conteúdo. Fornece muito conteúdo grátis para os seus leitores e cursos online para aprimorar as técnicas de escrita e content marketing da sua audiência. Esse é um blog que você tem que seguir!

3. NEIL PATEL

Neil Patel é um dos grandes gênios do marketing digital. Ele é o criador da HelloBar e do QuikSprout, ferramentas que ajudam diversos times de marketing todos os dias. O blog dele é uma fonte sem fim de conhecimento para quem trabalha escrevendo para a web. Apesar de não ser focado em copywriting, possui muito conteúdo sobre SEO, sobre como criar material de qualidade para os seus leitores e muito mais!

4. MOZ

A Moz é a referência em SEO no marketing digital. É a empresa que está mais a frente no que diz respeito a entender como o Google funciona. O blog é cheio de dicas de search engine optimization, além de estudos, pesquisas e guias que são muito úteis para todo mundo que trabalha com marketing digital.

(35)

6 BLOGS DE COPYWRITING PARA VOCÊ SEGUIR

35

5. WRITTENT

O Writtent é um blog criado para todos que precisam escrever algo, desde um press release até blog posts que convertem visitantes em leads. Ele possui uma divisão bem interessante de conteúdos, focando em blogging, copywriting, marketing online e SEO.

6. ESCREVA PARA WEB

Além de diversas dicas sobre estratégias de Marketing de Conteúdo, o EPW também produz conteúdos que solucionam as dúvidas de quem produz conteúdo. É um ótimo portal, principalmente para quem está começando agora, então, não deixe de conferir, ok?

(36)

E ESTE É SÓ O COMEÇO!

(37)

E ESTE É SÓ O COMEÇO!

37

E ESTE É SÓ O COMEÇO!

As técnicas de otimização de conteúdo para os buscadores são usadas largamente por diversos profissionais que atuam com marketing digital. Ao longo dos anos, muita coisa mudou e muita coisa ainda vai mudar com o passar dos anos.

É importante lembrar que SEO funciona bem em blog posts, páginas de um e-commerce, páginas de websites, mas ele não substitui a necessidade de bom conteúdo, bem escrito e relevante para o leitor.

(38)

E ESTE É SÓ O COMEÇO!

38

As técnicas de search engine optimization existem para que você mostre para o buscador que o material tem qualidade, é relevante para o usuário e que ele deve ser indexado nos primeiros lugares das páginas de resultados de pesquisa.

Inserir as técnicas de otimização no seu dia a dia como redator é um aprendizado constante. Firme os conceitos e aplique-os em seus textos aos poucos. Com o tempo, você escreverá textos otimizados naturalmente, não se preocupe!

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a entender o básico do SEO, quais são as principais técnicas de otimização, como inseri-las na sua escrita diária e porque são tão importantes!

Continue acompanhando o Escreva para a Web, se inscreva na nossa newsletter e receba os melhores conteúdos do nosso blog direto na sua caixa de e-mails. Até a próxima!

(39)

O Escreva para Web é um reconhecido (e divertidíssimo) site colaborativo mantido pela extensa comunidade de escritores — revisores e redatores freelancers — da Rock Content. Suas dicas descontraídas sobre as melhores práticas sobre como ser um bom redator web já auxiliaram mais de 2000 mil escritores na Fan Page do Facebook a turbinarem posts e ofertas, fazendo da internet um campo a cada dia mais fértil em conhecimento sobre conteúdo de qualidade.

Referências

Documentos relacionados

Em primeiro lugar, faremos uma análise pontuando algumas considerações acerca do marco da Assistência Social dentro do contexto da Constituição Federal de 1988, destacando a

Quanto ao tratamento periodontal em pacientes com coagulopatas hereditárias, é correto afirmar: a Polimentos coronarianos devem ser realizados de maneira esporádica, pois

Com o intuito de aperfeic¸oar a realizac¸˜ao da pesquisa O/D, o objetivo do presente trabalho ´e criar um aplicativo para que os usu´arios do transporte p´ublico informem sua origem

Raichelis 1997 apresenta cinco categorias que na sua concepção devem orientar a análise de uma esfera pública tal como são os conselhos: a visibilidade social, na qual, as ações e

Neste capítulo, será apresentada a Gestão Pública no município de Telêmaco Borba e a Instituição Privada de Ensino, onde será descrito como ocorre à relação entre

Derivaram de ações capazes de interferir no dimensionamento desta unidade, especialmente que atuassem sobre as vazões e qualidades de água a demandar e

O lúdico tem sido utilizado como instrumento educacional desde a pré-história onde o homem primitivo se utilizava de rituais, que muito se assemelham as brincadeiras de

Se pensarmos nesse compromisso de engajamento como fator primordial para o exercício de ativismo pelas narrativas artísticas, a proposta de divisão dos conceitos