• Nenhum resultado encontrado

Município de Morro Grande SC Concurso Público 02/2017. Prova objetiva escrita para o cargo de: MOTORISTA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Município de Morro Grande SC Concurso Público 02/2017. Prova objetiva escrita para o cargo de: MOTORISTA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Município de Morro Grande – SC Concurso Público 02/2017

Prova objetiva escrita para o cargo de:

MOTORISTA

ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES

1. A Prova terá duração de 03 (três) horas, com horário previsto para o início as 09h00min e término as 12h00min.

2. O tempo gasto pelo Fiscal para as orientações gerais será descontado, iniciando-se a partir do momento em que o mesmo autorizar o inicio da realização da prova.

3. Esta prova contém 30 (TRINTA) questões objetivas, cada uma com 05 (CINCO) alternativas, sendo apenas uma a correta.

4. Leia atentamente todas as questões assinale a alternativa que achar que esteja correta e passe para o cartão resposta.

5. O caderno de provas é o seu rascunho, pode utilizá-lo para isso.

6. Juntamente com o caderno de prova encontra-se o seu Cartão resposta o qual possui sua identificação e a identificação por código de barras.

7. A marcação no cartão resposta deve-se dar com caneta esferográfica da seguinte maneira: Você deverá assinalar a sua alternativa correta como no exemplo abaixo:

Questão Alternativa Correta

01 A B C D E

02 A C D E

03 A B D E

- preenchimento correto.

Não serão aceitos outros tipos de marcações, pois a correção será realizada por leitura óptica. 8. O cartão resposta é o único documento que comprova as respostas corretas.

9. Se durante a prova necessite ir ao banheiro, chame o fiscal, levantando uma das mãos. Lembre-se que você só poderá sair da sala após 01 (uma) hora do inicio da prova.

10. Qualquer dúvida ou reclamação relativamente a alguma questão, você poderá utilizar o formulário de recurso anexo ao Edital do Concurso Público 02/2017.

11. Boa prova.

12. Com auxilio do fiscal destaque, se desejar, o rascunho do seu cartão resposta.

... Concurso Público Município de Morro Grande – SC

(2)
(3)

Conhecimentos Gerais

Leia a notícia abaixo e responda a questão 01.

Conselho da Caixa pode avaliar todos os vice-presidentes, diz Meirelles Expectativa é que o novo estatuto do banco seja aprovado na sexta; segundo ministro da

Fazenda, conselho analisará situação dos oito diretores que não foram afastados. (Folha de São Paulo, 17 jan. 2018).

01- Há no título da notícia um substantivo composto, no plural. Estão corretos dos plurais dos substantivos abaixo, EXCETO:

a) Amores-perfeitos, quintas-feiras, alto-falantes, beija-flores. b) Bem-te-vis, guarda-roupas, couves-flores, pimentas-do-reino. c) Abaixo-assinados, tiques-taques, primeiras-damas, salva-vidas. d) Guarda-chuvas, más-formações, vira-latas, bel-prazeres. e) Guardas-noturnos, saca-rolhas, surdos-mudos, sempre-vivas.

02- No trecho em destaque “... conselho analisará situação dos oito diretores que não foram afastados” há uma:

a) Oração Subordinada Adverbial Causal.

b) Oração Subordinada Substantiva Predicativa. c) Oração Subordinada Adjetiva Explicativa. d) Oração Subordinada Substantiva Subjetiva. e) Oração Subordinada Adjetiva Restritiva.

03- Palavras homônimas e parônimas apresentam semelhanças na grafia e pronúncia embora sejam diferentes quanto ao significado. A opção que apresenta a sequência que completa corretamente as frases abaixo é:

I- Fui ao banco pagar as ________________ de transferência do dinheiro. (taxas – tachas) II- Ao final da partida o atleta estava ______________. (soando – suando)

III- Sabonetes e desodorantes estão dispostos na _____________ de higiene pessoal. (sessão – seção)

IV- O ______________ do celular custaria muito caro, por isso a moça comprou um aparelho novo. (concerto – conserto)

a) Taxas, suando, sessão, concerto. b) Tachas, soando, seção, conserto. c) Tachas, suando, sessão, concerto. d) Taxas, suando, seção, conserto. e) Taxas, soando, sessão, concerto.

04- Levou para o quarto o livro e o violão. Este para trazer as melodias do sono e aquele para inspirar aventuras a serem vividas em seus sonhos. Os termos em destaque na frase referem-se, respectivamente a: a) Livro, violão. b) Sono, sonhos. c) Quarto, sono. d) Violão, aventuras. e) Livro, sono.

05- Na frase “A multidão aplaudiu os artistas no final do espetáculo” o sujeito da frase é: a) Os artistas.

b) A multidão. c) O espetáculo. d) Aplaudiu. e) Final.

(4)

06- De acordo com o Histórico do Município de Morro grande responda assinalando a alternativa correta.

Hoje a maioria da população vive na zona rural e trabalha na agricultura. A economia é baseada na produção de:

(Fonte: www.morrogrande.sc.gov.br).

a) Arroz, hortaliça, milho, madeira e também se destaca na produção leiteira. b) Arroz, fumo, soja, madeira e também se destaca na produção de gado de corte. c) Arroz, feijão, milho, madeira e também se destaca na produção de gado de corte. d) Arroz, feijão, soja, madeira e também se destaca na produção de frango de corte. e) Arroz, fumo, milho, madeira e também se destaca na produção de frango de corte.

07- De acordo com o Histórico Político do Município, Morro Grande foi elevado à categoria de município em qual data?

a) 30/03/1991. b) 30/03/1992. c) 30/03/1994. d) 30/03/1995. e) 30/03/1996.

08- A Região Sul do Brasil é a menor das cinco regiões do país, com área territorial de 576 774,31 km². Faz parte da Região Centro-Sul do Brasil e divide-se em três unidades federativas. Quais são as capitas dessas unidades federativas que compõem a região sul?

a) Cascavel, Florianópolis, Porto Alegre. b) Cascavel, Florianópolis, Uruguaiana. c) Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre. d) Curitiba, Joinville, Porto Alegre.

e) Maringá, Florianópolis, Passo Fundo.

09- Santa Catarina é uma das 27 unidades federativas do Brasil, que localiza se no centro da região Sul do país. É o vigésimo estado brasileiro mais territorialmente extenso e o décimo-primeiro de maior população. Além disso, é o nono de maior povoamento. Quantos municípios compõem o estado de Santa Catarina?

a) 292 municípios. b) 295 municípios.

c) 296 municípios.

d) 312 municípios. e) 325 municípios.

10-A Proclamação da República Brasileira foi um golpe de estado político-militar, que instaurou a forma republicana presidencialista de governo no Brasil, encerrando a monarquia constitucional parlamentarista do Império e, por conseguinte, destituindo e deportando o então chefe de estado, imperador D. Pedro II. Sendo assim em que data aconteceu a Proclamação da República Brasileira? a) 07 de setembro de 1822. b) 07 de setembro de 1882. c) 15 de novembro de 1889. d) 15 de novembro de 1899. e) 15 de novembro de 1989.

(5)

Conhecimentos Específicos

11- Em relação às normas gerais de circulação e conduta, sobre a ultrapassagem, não se pode afirmar que:

a) Todo condutor deverá, antes de efetuar uma ultrapassagem, certificar-se de que nenhum condutor que venha atrás haja começado uma manobra para ultrapassá-lo. b) Todo condutor ao efetuar a ultrapassagem deverá afastar-se do usuário ou usuários aos

quais ultrapassa, de tal forma que deixe livre uma distância lateral de segurança. c) Nas interseções e suas proximidades, o condutor não poderá efetuar ultrapassagem. d) Todo condutor, ao perceber que outro que o segue tem o propósito de ultrapassá-lo,

deverá se estiver circulando pelas demais faixas, manter-se naquela na qual está circulando, acelerando a marcha.

e) Os veículos mais lentos, quando em fila, deverão manter distância suficiente entre si para permitir que veículos que os ultrapassem possam se intercalar na fila com segurança.

12- O condutor poderá ultrapassar veículos em:

a) Vias com duplo sentido de direção e pista única. b) Aclives com visibilidade suficiente.

c) Nas pontes e viadutos. d) Nas passagens de nível. e) Nas travessias de pedestres.

13- O uso de luzes em veículo obedecerá às seguintes determinações, exceto:

a) O condutor manterá acesos os faróis do veículo, utilizando luz alta, durante a noite e durante o dia nos túneis providos de iluminação pública e nas rodovias.

b) O condutor utilizará o pisca-alerta em imobilizações ou situações de emergência.

c) O condutor manterá acesas pelo menos as luzes de posição do veículo quando sob chuva forte, neblina ou cerração.

d) Nas vias não iluminadas o condutor deve usar luz alta, exceto ao cruzar com outro veículo ou ao segui-lo.

e) Durante a noite, em circulação, o condutor manterá acesa a luz de placa.

14- Nas paradas, operações de carga ou descarga e nos estacionamentos, o veículo deverá ser posicionado no sentido do fluxo, paralelo ao bordo da pista de rolamento e junto à guia da calçada (meio-fio), admitidas as exceções devidamente sinalizadas. Sobre o assunto, não se pode afirmar que:

a) Nas vias providas de acostamento, os veículos parados, estacionados ou em operação de carga ou descarga deverão estar situados fora da pista de rolamento.

b) O estacionamento dos veículos sem abandono do condutor poderá ser feito somente nos locais previstos no Código de Trânsito ou naqueles regulamentados por sinalização específica.

c) A operação de carga ou descarga será regulamentada pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via e não é considerada estacionamento.

d) O condutor e os passageiros não deverão abrir a porta do veículo, deixá-la aberta ou descer do veículo sem antes se certificarem de que isso não constitui perigo para eles e para outros usuários da via.

e) O estacionamento dos veículos motorizados de duas rodas será feito em posição perpendicular à guia da calçada (meio-fio) e junto a ela, salvo quando houver sinalização que determine outra condição.

(6)

15- Não são classificadas como vias urbanas: a) Rodovias.

b) Via de trânsito rápido. c) Via local.

d) Via arterial. e) Via coletora.

16- Nas vias de trânsito rápido, onde não houver sinalização, a velocidade máxima será de: a) Quarenta quilômetros por hora.

b) Sessenta quilômetros por hora. c) Oitenta quilômetros por hora. d) Cento e dez quilômetros por hora. e) Cento e vinte quilômetros por hora.

17- Nas rodovias de pista dupla, onde não houver sinalização, a velocidade máxima para automóveis, camionetas e motocicletas será de:

a) 80 km/h (Oitenta quilômetros por hora). b) 90 km/h (noventa quilômetros por hora). c) 100 km/h (cem quilômetros por hora).

d) 110 km/h (cento e dez quilômetros por hora). e) 120 km/h (cento e vinte quilômetros por hora).

18- É assegurada ao pedestre a utilização dos passeios ou passagens apropriadas das vias urbanas e dos acostamentos das vias rurais para circulação, podendo a autoridade competente permitir a utilização de parte da calçada para outros fins, desde que não seja prejudicial ao fluxo de pedestres. Sobre o assunto, não se pode afirmar que:

a) O ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.

b) Nos trechos urbanos de vias rurais e nas obras de arte a serem construídas, deverá ser previsto passeio destinado à circulação dos pedestres, que deverão, nessas condições, usar o acostamento.

c) Onde houver obstrução da calçada ou da passagem para pedestres, o órgão ou entidade com circunscrição sobre a via deverá assegurar a devida sinalização e proteção para circulação de pedestres.

d) Nas interseções e em suas proximidades, onde não existam faixas de travessia, os pedestres devem atravessar a via na continuação da calçada.

e) O órgão ou entidade com circunscrição sobre a via manterá, obrigatoriamente, as faixas e passagens de pedestres em boas condições de visibilidade, higiene, segurança e sinalização.

19- Sempre que necessário, será colocada ao longo da via, sinalização prevista neste Código e em legislação complementar, destinada a condutores e pedestres, vedada a utilização de qualquer outra. Sobre o assunto, é incorreto afirmar que:

a) A afixação de publicidade ou de quaisquer legendas ou símbolos ao longo das vias condiciona-se à prévia aprovação do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via. b) Nas vias públicas e nos imóveis é permitido colocar luzes, publicidade, inscrições,

vegetação e mobiliário que possam gerar confusão, interferir na visibilidade da sinalização e comprometer a segurança do trânsito.

(7)

c) Os locais destinados pelo órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via à travessia de pedestres deverão ser sinalizados com faixas pintadas ou demarcadas no leito da via.

d) Nas vias ou trechos de vias em obras deverá ser afixada sinalização específica e adequada.

e) O órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via é responsável pela implantação da sinalização, respondendo pela sua falta, insuficiência ou incorreta colocação.

20- Não é veículo classificado como “de passageiro”: a) Caminhão.

b) Bonde. c) Quadriciclo. d) Ônibus. e) Automóvel.

21- Assinale nas alterativas abaixo, àquela que faz parte da avaliação primária de uma vítima em caso de acidente, a fim de verificar os seus sinais vitais?

a) Presença de queimaduras. b) Ocorrência de fraturas.

c) Avaliação da circulação (pulso). d) Ocorrência de objetos encravados.

e) Confusão mental (a vítima não dá respostas adequadas às perguntas).

22- Qual a peça que transmite o movimento proveniente do comando de válvulas até as válvulas, fazendo com que as mesmas abram no momento exato?

a) O virabrequim. b) O pistão.

c) A vareta de válvula. d) A biela.

e) O balancim.

23- Com relação à ética e à cidadania, assinale a alternativa no qual a afirmação não é verdadeira:

a) A ética, apesar de indispensável ao profissional, é relativa. Na ação humana “o fazer” e “o agir” não necessariamente estão interligados, porque não se pode agir sem antes não saber como agir. O fazer diz respeito à competência, à eficiência que todo profissional deve possuir para exercer bem a sua profissão. O agir se refere à conduta do profissional, ao conjunto de atitudes que deve assumir no desempenho de sua profissão. b) No campo do trabalho, a ética tem sido cada vez mais exigida, provavelmente porque a

humanidade evoluiu em tecnologia, mas não conseguiu se desenvolver na mesma proporção naquilo que se refere à elevação de espírito.

c) Há detalhes que parecem insignificantes, mas revelam estágios de cidadania: respeitar o sinal vermelho no transito, não jogar papel na rua, não destruir telefones públicos. d) A importância da ética hoje se dá pela necessidade, por uma questão de sobrevivência;

considerando que a humanidade passa por um momento de anseio por uma vida melhor e acima de tudo digna e feliz.

e) Cidadania é o direito de ter uma ideia e poder expressa-la. É poder votar em quem quiser sem constrangimento. É poder processar um médico que age de negligencia. É devolver um produto estragado e receber o dinheiro de volta. É o direito de ser negro, índio, homossexual, mulher sem ser descriminado. De praticar uma religião sem ser perseguido.

(8)

24- Verifique se as afirmações abaixo são verdadeiras e em seguida assinale a alternativa correta:

I- O condutor deve dirigir evitando ficar com os braços e pernas ligeiramente dobrados, a fim de evitar tensões e lesões.

II- No caso de chuva de granizo (chuva de pedra), evite parar o veículo em local, pois nesses casos as chances de uma colisão no acostamento são maiores.

III- Quando o veículo estiver sobre poças de água, o recomendável é a utilização dos freios gradativamente e juntamente com isso, segure a direção com força para manter o controle de seu veículo.

IV- A luz alta do farol deve ser utilizada obrigatoriamente à noite, mesmo em vias com iluminação pública. A iluminação do veículo à noite, ou em situações de escuridão, sob chuva ou em túneis, permite aos outros condutores e especialmente aos pedestres e aos ciclistas observarem com antecedência o movimento dos veículos e, com isso, se protegerem melhor.

a) As afirmações I, II, III e IV são verdadeiras. b) Somente as afirmações I, II e III são verdadeiras. c) Somente as afirmações I, II e IV são verdadeiras. d) As afirmações I, II, III e IV são falsas.

e) Somente as afirmações II e III são verdadeiras.

25- São medicamentos que podem acarretar em interferência importante no ato da direção, causando risco de acidentes, com exceção de?

a) Antidepressivos. b) Estimulantes. c) Ansiolíticos. d) Tranquilizantes. e) Homeopáticos.

26- Qual das infrações abaixo não constitui um crime de trânsito?

a) Deixar de prestar socorro à vítima de acidente ou deixar de solicitar auxílio de autoridade pública, caso não o possa fazê-lo.

b) Conduzir veículo de categoria diferente da que está habilitado ou permitido.

c) Violar a suspensão ou a proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor, imposta com fundamento no Código de Trânsito.

d) Se o condutor dirigir com a CNH ou permissão para dirigir suspensa, gerando perigo de dano.

e) Não respeitar a velocidade permitida nas proximidades de escolas, hospitais, estações de embarque e desembarque de passageiros, lugares estreitos, ou em locais com grande movimentação ou concentração de pessoas.

27- Quanto à classificação dos veículos é correto afirmar que:

a) Os veículos são classificados de acordo com quatro critérios, previstos Código de Trânsito Brasileiro: quanto à TRAÇÃO, à ESPÉCIE, à FINALIDADE e à CATEGORIA. b) O comprimento total admitido para veículos simples é de 18,5 metros.

c) Os veículos com placa fundo branco e letras e números vermelhos indicam veículos de aprendizagem.

d) Os veículos de tração animal serão conduzidos pela direita da pista, junto à guia da calçada (meio-fio) ou acostamento, sempre que não houver faixa especial a eles destinada.

e) A motoneta, motocicleta, triciclo, quadriciclo não se enquadram na classificação de veículos, como sendo de carga.

(9)

28- De acordo com a legislação de trânsito do Código de Trânsito Brasileiro assinale a afirmação incorreta:

a) O Código de Trânsito Brasileiro prevê que o único caso de se ter a carteira de habilitação suspensa, será sempre que o infrator atingir a contagem de 20 (vinte) pontos, no período de 12 (doze) meses, conforme a pontuação prevista no Código.

b) O condutor que receber três multas por avançar o sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória, em um período de 12 meses, terá a CNH é suspensa.

c) Recusar o teste do bafômetro resulta diretamente na suspensão da CNH. d) A cada infração cometida são computados 07 pontos em faltas gravíssimas.

e) O condutor terá a carteira de habilitação suspensa se forçar passagem entre veículos em manobra de ultrapassagem.

29- Assinale a alternativa abaixo que contém a sigla do órgão que complementa o sentido do enunciado a seguir: O ______________ é o órgão executivo da União que tem por obrigação supervisionar, coordenar, controlar e fiscalizar a política do Programa Nacional de Trânsito.

a) CONTRAN. b) DETRAN. c) DENIT. d) CETRAN. e) DENATRAN.

30- Sobre a habilitação de condutores e suas categorias não podemos afirmar que:

a) A primeira Carteira Nacional de Habilitação só pode ser retirada nas categorias, A, B ou AB.

b) A categoria C refere-se ao condutor de veículo motorizado usado para transporte de carga, com peso bruto superior a 3.500 quilos.

c) Para solicitar a admissão nas categorias C, D ou E, o condutor deve estar habilitado há pelo menos um ano na categoria anterior exigida.

d) Quem possui habilitação na categoria B pode mudá-la para C mas não direto para a categoria D.

e) Estão aptos a solicitar a Carteira Nacional de Habilitação nas categorias A e B os brasileiros maiores de 18 anos, que saibam ler e escrever, possuem documento de identidade e CPF.

Referências

Documentos relacionados

Os parâmetros de tratamento térmico utilizados nas amostras L, X, Z, promoveram refusão no ferro fundido cinzento, sendo que nestas condições foi observado microestrutura

A Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora para a educação infantil se fundamenta na ideia contida nas Diretrizes Educacionais para a Rede

A rede atende a praticamente toda a demanda existente no que se refere às crianças de 4 e 5 anos, sendo o grande desafio oferecer atendimento às crianças de 0 a 3

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,