• Nenhum resultado encontrado

Baseado no formato de prova aplicado pela banca FGV

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Baseado no formato de prova aplicado pela banca FGV"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

Ordem dos Advogados do Brasil

XXXII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

SUA PROVA

TEMPO

NÃO SERÁ PERMITIDO

INFORMAÇÕES GERAIS

• uma folha destinada às respostas das questões objetivas formuladas na prova de

tipo 1.

5 horas é o tempo disponível para a realização

da prova, já incluindo o tempo para a marca-ção da folha de respostas da prova objetiva.

2 horas após o início da prova será

possí-vel retirar-se da sala, sem levar o caderno de prova.

1 hora antes do término do período de prova

será possível retirar-se da sala levando o caderno de prova.

• Qualquer tipo de comunicação entre os

exa-minandos.

• Levantar da cadeira sem a devida

autoriza-ção do fiscal de sala.

• Portar aparelhos eletrônicos, tais como bipe, walkman, agenda eletrônica, notebook, net-book, palmtop, receptor, gravador, telefone celular, máquina fotográfica, protetor auricu-lar, MP3, MP4, controle de alarme de carro, pendrive, fones de ouvido, Ipad, Ipod, Iphone etc., bem como relógio de qualquer espécie, óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc., e ainda lápis, lapiseira, borracha e/ou corretivo de qualquer espécie.

• Usar o sanitário ao término da prova, após

• Verifique se o número deste caderno de provas coin-cide com o registrado no rodapé de cada página. Caso contrário, notifique imediatamente o fiscal da sala, para que sejam tomadas as devidas providências.

• Confira seus dados pessoais, especialmente nome, número de inscrição e documento de identidade e leia atentamente as instruções para preencher a folha de respostas.

• Assine seu nome, no espaço reservado, com caneta esferográfica transparente de cor azul ou preta.

• Confira se seu tipo/cor de prova corresponde ao registrado em sua folha de respostas. Caso receba prova de tipo/cor diverso do predeterminado, informe obrigatoriamente a situação ao fiscal, para o devido registro na ata de aplicação.

• A ausência de registro deste fato acarretará na cor-reção da prova conforme o tipo/cor constante na folha de respostas, não cabendo reclamações pos-teriores neste sentido.

• Em nenhuma hipótese haverá substituição da folha de respostas por erro do examinando.

• Reserve tempo suficiente para o preenchimento de sua folha de respostas. Para fins de avaliação, serão levadas em consideração apenas as marcações rea-lizadas na folha de respostas.

• A FGV realizará identificação datiloscópica de todos os examinandos. A identificação datiloscópica com-preenderá a coleta das impressões digitais dos exa-minandos em formulário próprio.

• Ao terminar a prova, você deverá, OBRIGATORIA-MENTE, entregar a folha de respostas devidamente preenchida e assinada ao fiscal da sala. O exami-nando que descumprir a regra de entrega de tal documento será ELIMINADO.

• Os 3 (três) últimos examinandos de cada sala só poderão sair juntos, após entregarem ao fiscal de aplicação os documentos que serão utilizados na correção das provas. Esses examinandos pode-rão acompanhar, caso queiram, o procedimento de conferência da documentação da sala de aplicação, que será realizada pelo Coordenador da unidade, na Coordenação do local de provas. Caso algum desses examinandos insista em sair do local de apli-cação antes de autorizado pelo fiscal de apliapli-cação, deverá assinar termo desistindo do Exame e, caso se negue, será lavrado Termo de Ocorrência, teste-munhado pelos 2 (dois) outros examinandos, pelo

Além deste caderno de prova do tipo 1, contendo oitenta questões e um questionário de percep-ção sobre a prova com dez questões objetivas, você receberá do fiscal de sala:

SIMULADO PREPARATÓRIO

ORDEM DO GRANCURSOS

ONLINE

 Baseado no formato de pro

va

(2)

ÉTICA PROFISSIONAL E EOAB

(MARIA CHRISTINA)

1

O advogado João, inscrito na seccional do estado do Maranhão, protocolou um requerimento junto a sua seccional solicitando a licença para o exercício da profissão pelo prazo de quatro anos. A seccional expediu ofício solicitando ao advogado que motivasse o seu pedido. Diante dos fatos narrados, assinale a opção correta:

A) O advogado João deveria ter requerido o cance-lamento de sua inscrição.

B) O advogado João, para requerer a licença, deve necessariamente motivar o seu pedido.

C) O advogado João, para requerer a licença, está dispensado da apresentação dos motivos que a ensejaram.

D) O advogado João, ao retornar aos quadros da OAB, deverá requerer um novo número de inscrição.

2

Marta é uma renomada advogada, mas se encontra em processo de divórcio litigioso com Mário, seu ex marido. Em dado momento, Marta acaba esquarte-jando seu próprio filho de apenas dois anos de ida-de. Por tais motivos, foi instaurado processo admi-nistrativo disciplinar contra Marta. Diante dos fatos, assinale a alternativa correta:

A) Marta sofrerá penalidade de exclusão, desde que se obtenha o quórum de 2/3 dos membros do Tribunal, por ter cometido crime infame. B) Marta sofrerá penalidade de exclusão, desde

que se obtenha o quórum de maioria absolu-ta dos membros do Tribunal, por ter cometido crime infame.

C) Marta sofrerá penalidade de exclusão, desde que se obtenha o quórum de 2/3 dos membros do Tribunal, por ter sido declarada inidônea. D) Marta sofrerá penalidade de exclusão, desde

que se obtenha o quórum de maioria absoluta dos membros do Tribunal, por ter sido declara-da inidônea.

3

Carlos foi aprovado em primeiro lugar para o Con-curso de Motorista do Tribunal de Justiça do estado do Acre. Após a posse, retornou aos estudos e in-gressou na faculdade de Direito até atingir o perío-do de estágio obrigatório. Diante perío-dos fatos apresen-tados, assinale a opção correta:

A) Carlos não poderá requerer a inscrição nos qua-dros de estagiário da OAB por exercer atividade com incompatibilidade definitiva com o exercício da advocacia.

B) Carlos poderá requerer a inscrição nos quadros de estagiário da OAB, tendo em vista que o car-go de motorista gera apenas um impedimento para o exercício da advocacia contra o ente que o remunera.

C) Carlos poderá requerer a inscrição nos quadros de estagiário da OAB, tendo em vista que o car-go de motorista gera apenas um impedimento para o exercício da advocacia com relação a toda a Administração Pública, direta ou indireta. D) Carlos não poderá requerer a inscrição nos

qua-dros de estagiário da OAB por exercer atividade com incompatibilidade provisória com o exercí-cio da advocacia.

4

Rubens e Marcelo são amigos de infância e fizeram faculdade de Direito. Depois de longos anos de es-tudos, Rubens foi aprovado como servidor e Marce-lo como Promotor, ambos para o Ministério Público do estado de Goiás. Diante dos fatos apresentados, assinale a alternativa correta.

A) Rubens e Marcelo possuem uma incompatibili-dade para o exercício da advocacia.

B) Rubens e Marcelo possuem um impedimento em advogar contra o estado de Goiás por ser este o ente que os remunera.

C) Rubens é impedido para o exercício da advo-cacia contra o ente que o remunera, e Marcelo possui uma incompatibilidade para o exercício da advocacia.

D) Rubens possui uma incompatibilidade para o exercício da advocacia, e Marcelo é impedido para o exercício da advocacia contra o ente que o remunera.

5

Mirtes é advogada e tomou posse como Deputada Distrital. Resolveu se candidatar ao cargo de Vice--Presidente da Câmara Legislativa do DF, tendo to-mado posse no cargo. Diante dos fatos apresenta-dos, assinale a opção correta:

A) Mirtes possui uma incompatibilidade provisória para o exercício da advocacia por ter assumi-do cargo da mesa assumi-do Poder Legislativo, deven-do requerer a sua licença para o exercício da profissão.

B) Mirtes possui uma incompatibilidade provisória para o exercício da advocacia por ter assumido cargo da mesa do Poder Legislativo, devendo re-querer o cancelamento de sua inscrição.

C) Mirtes possui uma incompatibilidade definitiva para o exercício da advocacia por ter assumido cargo da mesa do Poder Legislativo, devendo re-querer o cancelamento de sua inscrição.

D) Mirtes possui um impedimento para o exercício da advocacia com relação a Administração

(3)

Pú-blica, a entidades paraestatais, a concessioná-rias e a permissionáconcessioná-rias de serviços públicos.

6

João, advogado, com dificuldades em se estabilizar na carreira da advocacia e com inúmeras dívidas, inclusive com relação às anuidades da OAB, aca-bou sofrendo processo administrativo disciplinar. Diante dos fatos narrados, assinale a opção correta: A) João sofrerá penalidade de suspensão de 30

dias a 12 meses por estar inadimplente com suas obrigações perante a OAB, devendo ser inscrito em dívida ativa.

B) João sofrerá penalidade de suspensão até que satisfaça integralmente a dívida por estar inadimplente com suas obrigações perante a OAB, devendo ser inscrito em dívida ativa. C) João sofrerá penalidade de exclusão por estar

inadimplente com suas obrigações perante a OAB, devendo ser inscrito em dívida ativa. D) João não poderá ser suspenso do exercício

pro-fissional por estar inadimplente com suas obri-gações perante a OAB, mas poderá ser inscrito em dívida ativa.

7

Levando em consideração os órgãos da Ordem dos Advogados do Brasil, assinale a opção incorreta. A) O Conselho Federal é o órgão supremo da OAB

dotado de personalidade jurídica própria e com sede na capital da República.

B) Os Conselhos Seccionais são órgãos dotados de personalidade jurídica própria e com jurisdi-ção sobre os respectivos territórios dos estados--membros, do Distrito Federal e dos territórios. C) As Subseções são órgãos dotados de

personali-dade jurídica própria, mas vinculados ao Conse-lho Seccional do qual fazem parte.

D) As Caixas de Assistência dos Advogados são ór-gãos da OAB dotadas de personalidade jurídica própria, criados pelos Conselhos Seccionais que contarem com mais de 1.500 inscritos.

8

A seccional do estado da Bahia convocou eleições a serem realizadas na primeira semana de novem-bro no ano eleitoral com inscrição de três chapas. Sobre o processo eleitoral para Ordem dos Advoga-dos do Brasil, assinale a opção correta:

A) A eleição viola o EOAB, pois somente poderá ser realizada na segunda quinzena do mês de novembro, do último ano do mandato, mediante cédula única e votação direta dos advogados re-gularmente inscritos.

B) A eleição é de comparecimento facultativo aos advogados inscritos na OAB.

C) Para concorrer a qualquer cargo perante a OAB,

o candidato deve comprovar situação regular perante a OAB, não ocupar cargo exonerável

ad nutum, não ter sido condenado por infração

disciplinar, salvo reabilitação, e exercer efetiva-mente a profissão há mais de cinco anos.

D) O mandato em qualquer órgão da OAB é de quatro anos, iniciando-se em 1º de janeiro do ano seguinte ao da eleição, salvo o Conse-lho Federal.

FILOSOFIA DO DIREITO

(ODAIR JOSÉ)

9

“Cada pessoa deve ter um direito igual ao mais ex-tenso sistema de liberdades básicas que seja com-patível com um sistema de liberdades idêntico para as outras. As desigualdades econômicas e sociais devem ser distribuídas por forma a que, simultane-amente: (a) se possa razoavelmente esperar que elas sejam em benefício de todos; (b) decorram de posições e funções às quais todos têm acesso”

(RALWS, Jonh. Uma Teoria da Justiça. São Paulo: Martins Fontes, 2000, p. 72).

O que se extrai do pensamento de Jonh Rawls acerca da sua concepção de justiça é que:

A) as desigualdades são inaceitáveis porque são resultantes de injustiças, e, por esse motivo, de-vem ser eliminadas.

B) não é possível conciliar liberdade e igualdade, daí a razão pela qual o Estado deverá optar por uma delas.

C) a justiça se fundamenta na igualdade equitativa de oportunidades e no princípio da diferença. D) a justiça está fundamentada na desigualdade,

porque gera o estímulo necessário à busca de melhores condições.

10

“Nos últimos anos, a tentativa mais ambiciosa e tal-vez mais influente de elaborar um conceito abran-gente de justiça, que poderá tanto explicar a toma-da de decisões judiciais quanto situá-la em bases objetivas, é aquela dos pesquisadores que atuam no campo interdisciplinar de ‘Direito e Economia’ (Law and Economics), como se costuma chamar a Análise Econômica do Direito (Economic

Analy-sis of Law)”.

(POSNER, Richard A. Problemas de Filosofia do Direito. São Paulo: Martins Fontes, 2007, p. 473).

Uma decisão judicial, sob a perspectiva da Análise Econômica do Direito, deve:

(4)

ga--estar social possível.

B) garantir a realização da justiça independen-temente do custo financeiro que a decisão possa gerar.

C) conciliar a decisão aos valores morais pretendi-dos pelo legislador quando da elaboração da lei que embasou a decisão judicial.

D) realizar previamente a análise de custo e bene-fício a fim de alcançar o valor moral de justiça, ainda que a despeito da lei.

DIREITO CONSTITUCIONAL

(ANA PAULA BLAZUTE)

11

Mais de 100 mulheres foram torturadas e assassi-nadas no estado Y por um grupo de criminosos ar-mados. Alguns meses após o fato, restou demons-trada a incapacidade de as autoridades locais em oferecer respostas aos acontecimentos, não restan-do dúvidas da grave violação aos direitos humanos, sendo evidente o descumprimento das obrigações internacionais assumidas pela República Federa-tiva do Brasil. Responda a alternaFedera-tiva correta de acordo com o caso em análise:

A) Nas hipóteses de grave violação de direitos hu-manos, o Procurador-Geral da República, com a finalidade de assegurar o cumprimento de obri-gações decorrentes de tratados internacionais de direitos humanos dos quais o Brasil seja par-te, poderá suscitar, perante o Supremo Tribunal Federal, em qualquer fase do inquérito ou pro-cesso, incidente de deslocamento de competên-cia para a Justiça Federal.

B) Nas hipóteses de grave violação de direitos hu-manos, o Procurador-Geral da República, com a finalidade de assegurar o cumprimento de obri-gações decorrentes de tratados internacionais de direitos humanos dos quais o Brasil seja par-te, poderá suscitar, apenas na fase processual, após a denúncia, incidente de deslocamento de competência para a Justiça Federal.

C) Nas hipóteses de grave violação de direitos hu-manos, o Advogado-Geral da União, com a fina-lidade de assegurar o cumprimento de obriga-ções decorrentes de tratados internacionais de direitos humanos dos quais o Brasil seja parte, poderá suscitar, em qualquer fase do inquérito ou processo, após a denúncia, incidente de deslo-camento de competência para a Justiça Federal. D) Nas hipóteses de grave violação de direitos hu-manos, o Procurador-Geral da República, com a finalidade de assegurar o cumprimento de obrigações decorrentes de tratados internacio-nais de direitos humanos dos quais o Brasil seja parte, poderá suscitar, perante o Superior

Tribu-nal de Justiça, em qualquer fase do inquérito ou processo, incidente de deslocamento de compe-tência para a Justiça Federal.

12

Roberta, Rogério, Alice e Patrícia estudam para concursos de carreiras jurídicas. Certo dia, resol-veram estudar juntos Direito Constitucional, e es-colheram como tema Poder Legislativo. Cada um escolheu um artigo da Constituição para ler, sendo que um deles alterou na sua leitura o que estava escrito na Constituição de 1988. Considerando que, dentre os quatro, três leram ipsis litteris, e um modi-ficou a redação do que está escrito na Constituição, assinale a alternativa correta:

A) Quem modificou o que está escrito na Constitui-ção foi Roberta, pois afirmou que compete pri-vativamente à Câmara dos Deputados autorizar, por dois terços de seus membros, a instauração de processo contra o Presidente e o Vice-Pre-sidente da República e os Ministros de Estado. B) Quem modificou o que está escrito na

Constitui-ção foi Rogério, pois afirmou ser da competên-cia exclusiva do Congresso Nacional autorizar o Presidente e o Vice-Presidente da República a se ausentarem do País, quando a ausência ex-ceder a 15 dias.

C) Quem modificou o que está escrito na Constitui-ção foi Alice, pois afirmou ser da competência do Senado Federal sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regula-mentar ou dos limites de delegação legislativa. D) Quem modificou o que está escrito na

Consti-tuição foi Patrícia, pois afirmou ser da compe-tência da Câmara dos Deputados proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacio-nal dentro de 60 dias após a abertura da sessão legislativa.

13

O Presidente da República editou a Medida Pro-visória XXX em 2019; um dos temas disciplinados era a competência para demarcação das terras in-dígenas. O art. 21 da MP XXX transferia da FUNAI para o Ministério da Agricultura a competência para demarcação das terras indígenas. Essa MP foi par-cialmente aprovada pelo Congresso Nacional e se tornou a Lei n. 1.234, publicada no dia 18/06/2019. Ocorre que o Congresso Nacional rejeitou a trans-ferência da competência da FUNAI para o Minis-tério da Agricultura para a demarcação das terras indígenas, portanto, esse dispositivo (art. 21 da MP XXX) não virou lei. Após a publicação da Lei n. 1.234/2019, o Presidente da República editou uma nova Medida Provisória, ainda em 2019, tra-zendo novamente um dispositivo transferindo para

(5)

o Ministério da Agricultura a competência para a demarcação das terras indígenas. Alguns partidos políticos ajuizaram ADI no STF afirmando que esse dispositivo da MP que transfere a competência se-ria inconstitucional. De acordo com o caso concreto, marque a alternativa correta:

A) Os partidos políticos têm razão em ajuizar a ADI, pois é vedada a reedição, na mesma sessão le-gislativa, de medida provisória que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficácia por decurso de prazo.

B) Os partidos políticos têm razão em ajuizar a ADI, pois a matéria constante de medida provisória rejeitada somente poderá constituir objeto de novo projeto, na mesma sessão legislativa, me-diante proposta da maioria absoluta dos mem-bros de qualquer das Casas do Congresso Na-cional, o que não ocorreu no caso.

C) Os partidos políticos não têm razão em ajuizar a ADI, pois é permitida a reedição, na mesma ses-são legislativa, de medida provisória que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficácia por decurso de prazo.

D) Os partidos políticos não podem propor a ação direta de inconstitucionalidade, pois não são legitimados.

14

Paula, brasileira naturalizada, 28 anos, quer se can-didatar ao cargo de Prefeita do município A. Por sua vez, José, brasileiro nato, 30 anos, está querendo se candidatar ao cargo de Presidente da Repúbli-ca. Já Felipe, brasileiro naturalizado, 30 anos, quer se candidatar ao cargo de Deputado Federal. Con-siderando o caso em análise, marque a alternati-va correta:

A) Paula pode se candidatar ao cargo de Prefeita, tendo em vista que atendeu às condições de ida-de mínima para o cargo, não sendo este privati-vo de brasileiro nato.

B) José pode se candidatar ao cargo de Presiden-te da República, por ser privativo de brasileiro nato, e por atender às condições de idade míni-ma para o cargo.

C) Felipe não poderia se candidatar ao cargo de Deputado Federal, pois, embora tenha atendi-do às condições de idade mínima para o cargo, este é privativo de brasileiro nato.

D) Paula, José e Felipe atenderam às condições de idade mínima para os cargos.

15

Em matéria de organização político-administrativa dos entes federativos, compete privativamente à União legislar sobre:

A) florestas, caça, pesca, fauna, conservação da natureza, defesa do solo e dos recursos

na-turais, proteção do meio ambiente e controle da poluição.

B) custas dos serviços forenses.

C) direito tributário, financeiro, penitenciário, econô-mico e urbanístico.

D) águas, energia, informática, telecomunicações e radiodifusão.

16

Maria, João, Pedro e Marcos estavam discutindo sobre o processo legislativo. Maria afirmou aos seus colegas que “a proposta de emenda à constituição é discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprova-da se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros”. João afirmou que “não será objeto de deliberação a proposta de emenda ten-dente a abolir o voto direto, secreto, universal, obri-gatório e periódico”; por sua vez, Pedro afirmou que “a emenda à Constituição será promulgada pelo Presidente da República”; por fim, Marcos afirmou que “a Constituição poderá ser emendada median-te proposta de mais de um median-terço das Assembleias Legislativas das unidades da Federação, manifes-tando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros”. Considerando o caso concreto, marque a alternativa correta:

A) Maria e Pedro estão corretos em suas afirmações.

B) João e Marcos estão corretos em suas afirmações.

C) Apenas Pedro está correto em sua afirmação. D) Apenas Maria está correta em sua afirmação.

17

A Constituição da República Federativa do Brasil dedicou uma seção específica à saúde, tendo es-tabelecido, em seu art. 196, que esta “é direito de todos e dever do Estado”. Considerando a funcio-nalidade da Constituição e a natureza das normas constitucionais afetas a essa temática, assinale a afirmativa incorreta.

A) As instituições privadas poderão participar de forma complementar do Sistema Único de Saú-de, segundo diretrizes deste, mediante contra-to de direicontra-to público ou convênio, tendo prefe-rência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.

B) É permitida a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistên-cia à saúde no País, salvo nos casos previs-tos em lei.

C) A lei disporá sobre as condições e os requisitos que facilitem a remoção de órgãos, de tecidos e de substâncias humanas para fins de transplan-te, pesquisa e tratamento, bem como a coleta, o processamento e a transfusão de sangue e

(6)

seus derivados, sendo vedado todo tipo de co-mercialização.

D) É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições pri-vadas com fins lucrativos.

DIREITOS HUMANOS

(ALICE ROCHA)

18

Durante os cinco anos de faculdade, Carolina se dedicou bastante ao estudo do Direito Penal e fi-nalmente logrou êxito no exame da OAB. Atende-rá aos familiares de seu primeiro cliente, Rogério, preso por homicídio doloso contra seu professor de Educação Física durante uma aula de natação, pois Rogério se recusava a entrar na piscina de água fria. Rogério está cumprindo pena em unidade pe-nitenciária que não dispõe de chuveiros elétricos e portanto, todos os banhos são feitos com água fria. Desde o início de um rigoroso inverno com média de 5 ºC, Rogério se recusa a tomar banho de água fria e isso tem preocupado seus familiares, visto que ele fica nervoso e pode inclusive agredir os de-mais presos e agentes. Como advogada da família, Carolina deve aconselhá-los a:

A) nada fazer, visto que o Estado não é obrigado a oferecer banhos quentes.

B) reivindicar o direito ao banho quente para os de-tentos da unidade prisional, sendo este um pre-ceito básico de dignidade humana.

C) conversar com Rogério e tentar convencê-lo de que esta pode ser uma excelente oportunidade para mudar seus hábitos.

D) levar um chuveiro elétrico até o presídio e soli-citar a instalação deste para o bem de Rogério e dos demais que podem ser vítimas da agres-sividade dele.

19

O Brasil tem se destacado na defesa e promoção dos direitos humanos estabelecidos em tratados e atos internacionais como a Convenção Americana sobre Direitos Humanos, promulgada pelo Decreto Executivo n. 678 de 1992. Dentre os direitos enun-ciados por essa Convenção, está o direito à vida, sendo estabelecido que:

A) o direito à vida deve ser protegido pela lei desde o momento do nascimento.

B) mesmo que tenha abolido a pena de morte, o Estado pode retomá-la desde que seja aplicada somente a delitos mais graves, em cumprimento de sentença final de tribunal competente.

C) a pena de morte não pode ser aplicada a maior de 70 anos.

D) Em nenhum caso pode a pena de morte ser

apli-cada por delitos políticos, nem por delidos co-muns conexos com delitos políticos.

DIREITO INTERNACIONAL

(ALICE ROCHA)

20

A cooperação internacional tem adquirido importân-cia crescente, permitindo a tutela jurisdicional em relação a casos envolvendo elementos presentes em jurisdição estrangeira. Em relação à prática bra-sileira de cooperação jurídica internacional, assina-le a alternativa correta:

A) O procedimento da carta rogatória perante o Su-premo Tribunal Federal é de jurisdição conten-ciosa e deve assegurar às partes as garantias do devido processo legal.

B) Em algumas hipóteses, é possível a revisão do mérito do pronunciamento judicial estrangeiro pela autoridade judiciária brasileira.

C) A cooperação jurídica internacional prestada a Estados estrangeiros poderá ser executada atra-vés de procedimentos administrativos ou judiciais. D) A solicitação de auxílio direto será encaminhada

pelo órgão estrangeiro interessado à autoridade central, cabendo ao Estado requerido assegurar a autenticidade e a clareza do pedido.

21

Rafael, um jovem advogado recém contratado pela Voe Livre Advogados Associados, recebe uma im-portante causa envolvendo a Embaixada de Butão. O Embaixador de Butão gosta muito do Brasil e tem como propósito investir nesse país tão maravilhoso. Dentre as ações que o governo de Butão gostaria de implementar, está a compra de uma bela pro-priedade para o estabelecimento da sede de sua Embaixada e, para isso, busca a assessoria da Voe Livre Advogados Associados. Rafael deverá informar que:

A) não será possível a compra da propriedade, vis-to que governos estrangeiros não podem adqui-rir bens no Brasil.

B) poderá comprar a propriedade, visto que gover-nos estrangeiros podem adquirir propriedades necessárias à sede dos representantes diplomá-ticos ou dos agentes consulares.

C) poderá comprar a propriedade para instalar exclusivamente a Embaixada, sendo vedada a compra de propriedade para estabelecer o consulado.

D) não deverá comprar a propriedade para instalar a sede da Embaixada, tendo em vista a possi-bilidade de perda do investimento em caso de desapropriação.

(7)

DIREITO TRIBUTÁRIO

(MARIA CHRISTINA)

22

Rogério tem uma dívida de R$ 500.000,00 de Im-posto de Renda de Pessoa Física e requereu, em sede de liminar, um mandado de segurança visan-do a compensação visan-dos créditos com a União. Ca-rol, por sua vez, impetrou mandado de segurança requerendo a compensação de créditos na ação. Diante do caso, assinale a opção correta:

A) Os pedidos de Rogério e de Carol não podem ser deferidos, pois é incabível o pedido de com-pensação em sede de mandado de segurança. B) Os pedidos de Rogério e de Carol não podem

ser deferidos, pois é incabível o pedido de com-pensação em sede de liminar em mandado de segurança.

C) O pedido de compensação de Rogério poderá ser deferido, mas o de Carol deverá ser julgado improcedente.

D) O pedido de compensação de Rogério não po-derá ser deferido em sede de mandado de segu-rança, apenas o de Carol.

23

Roberta possui um imóvel, localizado em área de expansão urbana no estado de Pernambuco, que tem como finalidade principal o cultivo de hortaliças. Raquel também possui um imóvel na área, mas o utiliza para moradia de sua família. A área possui iluminação pública, mas não conta com qualquer outra benfeitoria. Diante do caso, assinale a alter-nativa correta.

A) Roberta e Raquel deverão pagar IPTU sobre as respectivas áreas por estas estarem localizadas em área de expansão urbana.

B) Roberta e Raquel deverão pagar ITR sobre as respectivas áreas por estas estarem localizadas em área de expansão urbana.

C) Roberta deverá pagar ITR, e Raquel, IPTU, so-bre as respectivas áreas em face da destinação dada aos imóveis, independentemente das ben-feitorias realizadas na área.

D) Roberta deverá pagar ITR, e Raquel, IPTU, so-bre as respectivas áreas em face da destinação dada aos imóveis que, no caso do IPTU, estará condicionada às benfeitorias realizadas pelo Po-der Público na área.

24

O Presidente da República, diante da pandemia do Covid-19, editou decreto reduzindo a alíquota do IPI a zero para os produtos destinados ao combate do vírus, tais como máscaras e toucas. Diante do caso, assinale a alternativa correta:

A) O ato é inconstitucional, por violar o princípio da legalidade.

B) O ato é inconstitucional, por violar o princípio da uniformidade geográfica.

C) O ato é constitucional, em atendimento ao princí-pio da seletividade.

D) O ato é constitucional, em atendimento ao princí-pio da progressividade.

25

Diante da pandemia do Covid-19, foi decretado es-tado de calamidade pública no Brasil. Por tal motivo, a União, mediante lei ordinária, instituiu Empréstimo Compulsório com cobrança imediata visando auferir receita extraordinária para os cofres públicos. Dian-te do caso, assinale a alDian-ternativa correta:

A) O tributo é inconstitucional, por violação ao prin-cípio da legalidade.

B) O tributo é inconstitucional, por violação aos princípios da anterioridade anual e nonagesimal. C) O tributo é constitucional, e, quando o fato gera-dor for finalizado, deverá haver a supressão gra-dual do tributo no prazo máximo de cinco anos. D) O tributo é constitucional e poderia ter sido

insti-tuído até mesmo em caso de iminência da cala-midade pública.

26

O município de Serra Talhada editou decreto esti-pulando isenção de IPTU pelo prazo de cinco anos para todos que exerçam função de artesanato na região. Diante da situação apresentada, assinale a alternativa correta:

A) A isenção poderá ser revogada a qualquer mo-mento por ato discricionário do município, mas é inconstitucional por ter sido instituída por decreto. B) A isenção não poderá ser revogada antes do

prazo determinado em lei e é inconstitucional por ter sido instituída por decreto.

C) A isenção não poderá ser revogada antes do prazo determinado em lei, mas poderá ser insti-tuída por decreto.

D) A isenção poderá ser revogada a qualquer mo-mento por ato discricionário do município, po-dendo ser instituída e revogada por decreto.

DIREITO ADMINISTRATIVO

(NILTON COUTINHO)

27

Rogério Dias, policial da tropa de elite do Estado Alpha, foi chamado para atender a uma ocorrência envolvendo perigosos traficantes, iniciando-se um grande tiroteio no local.

Durante o tiroteio, Alice, pacifista e defensora dos direitos humanos, foi atingida por uma bala perdida.

(8)

Nessa situação hipotética, tem-se que: A) O Estado será obrigado a indenizar Alice. B) O Estado não será obrigado a indenizar Alice. C) O Estado somente será responsabilizado caso

a bala que atingiu Alice tenha saído da arma do policial.

D) Rogerio poderá ser responsabilizado diretamen-te pelo ato caso fique comprovada sua culpa no evento danoso.

28

Ana foi eleita prefeita do município Alpha. Preo-cupada com a prestação dos serviços públicos na área de coleta de resíduos sólidos, pretende criar uma pessoa jurídica com as seguintes característi-cas: criação por lei, personalidade jurídica de direito público, capacidade de autoadministração e sujei-ção a controle ou tutela.

Desse modo, tem-se que deverá ser criada: A) Uma autarquia.

B) Uma fundação.

C) Uma associação de catadores de material reciclável.

D) Uma empresa pública.

29

Maria Cristina, servidora aposentada por invali-dez, foi examinada por uma junta médica oficial a qual concluiu que os motivos da aposentadoria eram insubsistentes, devendo, portanto, retornar ao trabalho.

Nessa hipótese, o retorno ao trabalho se dará por meio da:

A) Remoção. B) Reversão. C) Recondução. D) Reintegração.

30

Alice, governadora do estado Alpha, foi informada de que um grupo não identificado havia invadido uma escola estadual e se instalado no local. Em razão da invasão, as aulas não puderam ocorrer. Ciente de tal fato, determina a desocupação da es-cola pela própria Administração Pública.

Considerando a situação acima, assinale a alterna-tiva que contempla o atributo do ato administrativo que permite a imposição do ato aos destinatários: A) Presunção de legitimidade e veracidade. B) Autoexecutoriedade.

C) Tipicidade. D) Imperatividade.

31

Eugênio, prefeito do município Beta, resolve adqui-rir 100 uniformes escolares para crianças de uma creche municipal. De acordo com a Lei n. 8.666,

de 21 de Junho de 1993, assinale a alternativa que contempla o tipo de licitação que pode ser realizada na hipótese. A) Concorrência. B) Tomada de preços. C) Menor preço. D) Convite. 32

Roberta, cansada da advocacia, resolve se dedi-car aos concursos públicos. Assim, matricula-se no Gran Cursos Online e é aprovada para o cargo de Defensora do DF, tendo sido nomeada na data de ontem. Com relação à declaração dos bens e valo-res descrita na lei de improbidade administrativa, é correto afirmar que:

A) Caso Roberta venha a ser nomeada para o car-go, deverá apresentar declaração dos bens e valores que compõem o seu patrimônio privado no prazo máximo de 30 dias, a contar da posse. B) A declaração de bens será atualizada sempre

que Roberta adquirir algum bem.

C) Roberta será punida com a pena de advertência caso se recuse a prestar declaração dos bens dentro do prazo determinado.

D) Roberta será punida com a pena de demissão, a bem do serviço público, caso preste informações falsas em sua declaração dos bens.

DIREITO AMBIENTAL

(NILTON COUTINHO)

33

Raquel é proprietária de um sítio afastado da cida-de. Porém, uma lei federal criou um Parque Nacio-nal na região na qual o sítio de Raquel está inserido. Diante dessa situação, Raquel procura um advoga-do especialista na área, o qual lhe informa que: A) O Parque Nacional é uma unidade de

conserva-ção de uso sustentável, de tal forma que é pos-sível a realização do ecoturismo nele.

B) O Parque Nacional é de posse e domínio públi-cos, de tal forma que o sítio de Raquel será de-sapropriado.

C) O Parque Nacional tem como objetivo a preser-vação integral da biota e demais atributos natu-rais existentes em seus limites, sem interferên-cia humana direta ou modificações ambientais, excetuando-se as medidas de recuperação de seus ecossistemas alterados e as ações de ma-nejo necessárias para recuperar e preservar o equilíbrio natural, a diversidade biológica e os processos ecológicos naturais.

D) A visitação pública é permitida, não estando su-jeita a restrições estabelecidas no Plano de Ma-nejo da unidade.

(9)

34

Carol pretende construir um resort à beira-mar, a fim de auferir mais renda ao seu patrimônio. Ciente do significativo impacto ambiental do empreendimento e da necessidade de realização do procedimento de licenciamento ambiental, procura um advogado es-pecialista na área, o qual lhe informa que:

A) O prazo de validade da Licença Prévia (LP) de-verá ser, no mínimo, o estabelecido pelo crono-grama de elaboração dos planos, procrono-gramas e projetos relativos ao empreendimento ou ativi-dade, não podendo ser superior a 2 (dois) anos. B) O prazo de validade da Licença de Instalação

(LI) deverá ser, no mínimo, o estabelecido pelo cronograma de instalação do empreendimen-to ou atividade, não podendo ser superior a 2 (dois) anos.

C) O prazo de validade da Licença de Operação (LO) deverá considerar os planos de controle ambiental e será de, no mínimo, 2 (dois) anos e, no máximo, 4 (quatro) anos.

D) A Licença Prévia (LP) e a Licença de Instalação

(LI) poderão ter os prazos de validade prorro-gados, desde que não ultrapassem os prazos máximos estabelecidos na resolução CONAMA 237/1997.

DIREITO CIVIL

(ROBERTA QUEIROZ)

35

Alice, servidora pública do Distrito Federal, transi-tava com seu veículo em uma via movimentada de Brasília, voltando de seu trabalho. Ocorre que Caro-lina, transitando em alta velocidade, colidiu de fren-te com o carro de Alice. Esta sofreu graves ferimen-tos, foi levada com vida ao hospital da cidade, mas faleceu em seguida. Carolina, por sua vez, faleceu no local. Tanto Alice quando Carolina deixaram dois filhos maiores, cada uma. Diante da situação nar-rada, os filhos de Alice procuram informações com advogado da área que lhes presta a seguinte infor-mação correta:

A) Diante do falecimento de Alice, não há mais a possibilidade de buscar reparação civil em de-corrência do acidente.

B) Não há possibilidade de buscar reparação, não em virtude da morte de Alice, mas em virtude da morte de Carolina, pois a reparação não pode passar da pessoa ofensora.

C) É possível que os filhos de Alice busquem a re-paração civil em face dos filhos de Carolina. D) É possível que os filhos de Alice busquem a

re-paração civil em face dos filhos de Carolina ape-nas em relação aos danos materiais causados com a batida.

36

Nilton desapareceu de seu domicílio há sete anos, deixando três filhos e a esposa, Raquel, casada até então com Nilton pelo regime da comunhão parcial de bens. Apesar do desaparecimento há tanto tem-po, Raquel nunca deixou de esperar seu esposo. Após incansáveis buscas, verificando a possibilida-de possibilida-de morte possibilida-de Nilton, os filhos e a esposa resolvem contratar advogado, pois muitos são os bens do ca-sal que estão em nome de Nilton. Considerando a situação, marque a alternativa correta:

A) É possível que Raquel requeira diretamente a sucessão definitiva de Nilton.

B) Raquel não poderá ser curadora dos bens deixa-dos com o desaparecimento, por estar separada de fato há mais de dois anos de Nilton.

C) Para que ocorra a declaração de ausência de Nilton, é preciso aguardar 10 anos de seu desa-parecimento.

D) No momento da sucessão provisória de Nilton, os filhos, herdeiros, não precisarão prestar garantia de restituição dos bens cuja posse recebam.

37

Rogério, rapaz muito aplicado nos estudos, com 15 anos de idade, apaixona-se loucamente por Patrí-cia, moça rebelde com 16 anos. O casal vive uma constante união afetiva e Patrícia acaba engravi-dando. Por receio de ficar longe da amada, Rogério pede a seus pais autorização para o casamento, sob a alegação de que Patrícia está gravida. Os pais de Rogério, em conversa com os pais de Patrícia, resolvem autorizar o casamento e buscam separar os papéis para iniciar o processo de habilitação da celebração do casamento. Todos dirigem-se, então, ao cartório mais próximo, para requerer abertura do processo de habilitação do matrimônio. Consi-derando as informações correlacionadas, marque a alternativa correta:

A) Diante da autorização dos genitores, represen-tantes de cada um dos nubentes, será possí-vel a celebração do casamento entre Rogério e Patrícia.

B) Geralmente não se admite casamento de quem não tenha alcançado os 16 anos, mas como Pa-trícia encontra-se em situação de gravidez, por expressa disposição do Código Civil, o matrimô-nio é possível.

C) O referido casamento não poderá ser celebrado, pois não é permitido, em qualquer caso, o casa-mento de quem não atingiu a idade núbil. D) Os pais de Rogério e de Patrícia poderão

revo-gar a autorização concedida para o casamento até a celebração deste.

(10)

38

Roberta, casada com Eugênio por 10 anos, resolve pedir o divórcio em virtude das inúmeras traições de Eugênio com Maria Christina. Após muito trabalho de ambos, o casal consegue reunir um patrimônio de cinco milhões de reais. Considerando que o ca-sal vivia sob o regime da comunhão parcial de bens, marque alternativa correta:

A) O divórcio pode ser concedido sem que haja pré-via partilha de bens.

B) O pedido de divórcio pode ser requerido pelos filhos do casal.

C) Decorrido um ano do trânsito em julgado da sen-tença que houver decretado a separação judi-cial, ou da decisão concessiva da medida caute-lar de separação de corpos, qualquer das partes poderá requerer sua conversão em divórcio. D) Em virtude da culpa pelo fim do casamento,

Eu-gênio perde o direito aos bens.

39

Ana Paula, casada com Eugênio no regime da co-munhão parcial de bens, resolve pedir o divórcio em virtude das inúmeras traições de Eugênio com Maria Christina. No dia da audiência do processo de divórcio, para ofender Ana Paula, Eugênio re-solve gritar descontroladamente que Rogério, filho de Maria Christina, três anos de idade, é seu filho também. Mesmo com a confusão na audiência, o processo de divórcio termina e os bens do casal são partilhados normalmente de acordo com os critérios legais. Eugênio, pensando se dar bem, procura Ma-ria Christina, para então viverem o amor. Ocorre que, três meses depois, após inúmeros desenten-dimentos, o casal termina o relacionamento, mas Maria Christina exige que Eugênio reconheça for-malmente a paternidade de Rogério. Eugênio grita dizendo que não reconhecerá a paternidade. Diante da situação narrada, marque a alternativa correta: A) Neste caso, o reconhecimento do filho Rogério,

gerado fora do casamento, mesmo por manifes-tação perante o Juiz, ainda que o reconhecimen-to não haja sido o objereconhecimen-to único e principal do areconhecimen-to que o contém, é irrevogável.

B) Por ser filho ilegítimo, o reconhecimento deve ser por meio de exame de DNA.

C) A sentença que julgar procedente a ação de in-vestigação produzirá os mesmos efeitos do re-conhecimento e não poderá ordenar que o filho se crie e eduque fora da companhia de Eugênio. D) Havendo o reconhecimento da paternidade,

Rogério, quando completar 18 anos, poderá impugnar a paternidade até dois anos após a maioridade.

40

Dilson agrediu fisicamente Maria Antônia, sua espo-sa, com a qual tem seis filhos, três menores impú-beres, um menor púbere e dois maiores. Conside-rando a situação, marque a alternativa correta: A) Dilson perderá o poder familiar sobre todos

os filhos.

B) Dilson perderá o poder familiar sobre os filhos menores impúberes.

C) Dilson perderá o poder familiar sobre os fi-lhos menores.

D) Eventual agressão entre os cônjuges não pode refletir sobre o relacionamento dos pais para com os filhos.

41

Carolina e Raquel são credoras e devedoras entre si. Carolina deve para Raquel a quantia de 50.000 reais, ao passo que Raquel deve a Carolina um carro no valor de 30.000 reais. Carolina então pro-cura Raquel para promover uma compensação das dívidas. Considerando a situação narrada e as re-gras relacionadas a obrigações, marque a alterna-tiva correta:

A) Carolina poderá exigir a compensação das dí-vidas e repassar à Raquel apenas o valor de 20.000 reais, usando dos meios conducentes ao pagamento, caso Raquel se oponha.

B) Não há possibilidade de compensação de obri-gações nesse caso, em virtude da incompatibi-lidade do objeto.

C) A compensação efetua-se entre dívidas líquidas, vencidas e de coisas fungíveis ou infungíveis. D) Não poderiam as partes estipular, caso fosse a

situação, exclusão da possibilidade de compen-sação das obrigações.

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO

ADOLESCENTE – ECA

(PATRÍCIA DREYER)

42 .

Roberta, adolescente com 16 anos, conhecida na região onde mora pela reiterada prática de delitos, muitos deles praticados com extrema violência, foi apreendida e representada pela prática de ato infra-cional análogo a homicídio, com emprego de vene-no, seguido de tortura praticada contra a vítima, que faleceu após padecer de intenso sofrimento. A sen-tença, proferida pelo Juízo da Infância e Juventude, julgou procedente a representação e determinou que Roberta cumprisse a medida socioeducativa de internação. Ocorre que Roberta estava grávi-da, na 28ª semana, quando foi recolhida à institui-ção. Diante do cenário em que a adolescente deve cumprir a medida, mas, ao mesmo tempo, estando

(11)

grávida, prestes a dar à luz, assinale a alternativa correta, tendo por base o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei do Sistema Nacional de Atendi-mento Socioeducativo (SINASE) e a jurisprudência dos Tribunais Superiores:

A) Roberta, enquanto adolescente, não pode, de modo algum, receber tratamento mais gravoso que pessoas adultas grávidas ou mães de filhos de até 12 anos e, por isso, deve necessariamen-te necessariamen-ter sua medida socioeducativa abrandada. B) A medida de internação só deveria ser aplicada

se o ato infracional análogo a homicídio tivesse sido praticado por Roberta contra sua própria descendência.

C) A medida de internação é absolutamente des-cabida no presente caso, pois determina que, quando a prole de Roberta nascer, também ela sofrerá restrição à liberdade, o que viola o Estatuto da Criança e do Adolescente e ainda ofende o direito à convivência familiar e comuni-tária do bebê.

D) O ato infracional praticado por Roberta, em razão da violência, autoriza a medida de internação, ainda que ela esteja grávida, desde que seja ga-rantida atenção integral à sua saúde, bem como asseguradas condições para que ela permaneça com o seu filho, após o parto inclusive, durante o período de amamentação.

43

O casal Carolina e Maria Christina vive em união estável há, pelo menos, 10 anos. Carolina tem 28 anos de idade e assumiu sua orientação sexual desde a adolescência. Já Maria Christina tem 35 anos de idade e se percebeu apaixonada por Ca-rolina desde quando a conheceu, há 12 anos. Após algumas tentativas frustradas de fertilização hete-róloga, o casal resolveu partir para a via da adoção e conheceram Eugênio, adolescente com 14 anos de idade, que vive num acolhimento desde recém--nascido, visto que lá foi deixado por sua genitora Raquel, cujo paradeiro é desconhecido. O casal se encanta por Eugênio, menino doce, inteligente, meigo e muito educado; e Eugênio, por sua vez, se encanta por Carolina e Maria Christina. Iniciada a convivência ainda na instituição, percebe-se grande sintonia e afetividade entre os três, e o casal deseja ardentemente adotar Eugênio. Entretanto, encon-tram óbice no art. 42, § 3º, do ECA, que determina que o adotante há de ser, pelo menos, 16 anos mais velho do que o adotando. Diante do caso concre-to e da jurisprudência do STJ, assinale a alternati-va correta:

A) O casal não poderá adotar, de modo algum, o menor Eugênio, visto que a lei é taxativa ao exi-gir a diferença mínima de 16 anos entre adotan-te e adotado.

B) Consoante a jurisprudência do STJ, a diferença etária mínima de 16 anos entre adotante e ado-tado pode ser flexibilizada à luz do melhor inte-resse do menor e da socioafetividade.

C) O casal deverá tentar, exclusivamente, a via do apadrinhamento para conviver com Eugênio. D) A instituição de acolhimento sequer deveria ter

permitido que o casal Maria Christina e Carolina conhecessem Eugênio.

DIREITO DO CONSUMIDOR

(PATRÍCIA DREYER)

44

Alice chegou do seu intercâmbio em Amsterdam absolutamente endividada e, por conta disso, foi ao banco pegar dinheiro emprestado e oferecer as suas joias de família em penhor. Sem ler atenta-mente o contrato, não percebeu a cláusula a qual firmava que o banco não tem qualquer responsa-bilidade por danos decorrentes de roubo, furto ou extravio das joias. Rogério e Nilton, funcionários do banco, em conluio com terceiros, assaltaram o ban-co e levaram ban-consigo todas as joias empenhadas. Diante do ocorrido, o banco enviou uma carta a Ali-ce dizendo que esta estava perdoada do restante da dívida, mas que, infelizmente, em razão do caso fortuito, não poderiam devolver as joias de família dadas como garantia por ela. Diante do caso narra-do, assinale a alternativa correta:

A) O banco terá responsabilidade objetiva em res-sarcir Alice do prejuízo por ela sofrido, mesmo com o perdão da dívida, sendo cabível, inclusi-ve, reparação civil por dano moral in re ipsa em razão da perda das joias.

B) Alice não tem qualquer medida jurídica que a ampare, pois o contrato restringia a respon-sabilidade do banco em razão de roubo, furto ou extravio.

C) Alice poderá pedir a devolução das parce-las do empréstimo pagas até a data do roubo, em dobro, visto que o pagamento feito por ela foi indevido.

D) O banco agiu corretamente ao elaborar a cláu-sula supra, bem como em perdoar a dívida de Alice, consoante determinação expressa do Có-digo de Defesa do Consumidor.

45

Raquel começou a namorar um modelo profissional, conhecido internacionalmente, de nome Juliano. Quando das vindas do namorado ao Brasil, o casal se encontrava, mantendo relações sexuais que, se-gundo Raquel, culminaram na gravidez dela. Nasci-da a criança, uma bebê de nome Suze, Raquel ajuí-za a ação de investigação de paternidade cumulada

(12)

com alimentos em face do suposto genitor. Juliano resistia veementemente e não queria reconhecer a paternidade de Suze, afirmando que Raquel era “mulher da vida”, que tinha relações sexuais com várias pessoas diferentes, e que jamais ele poderia ser reconhecido como pai. Feito o exame de DNA, o laboratório apresentou resultado negativo, ates-tando, portanto, que Juliano não era pai da criança. Feita a contraprova, anos depois, constatou-se que o primeiro exame de DNA apresentou falso resul-tado negativo. Diante do caso narrado, assinale a alternativa correta:

A) Raquel deve pedir reparação por dano moral exclusivamente em face de Juliano, que busca-va ofendê-la, chamando-a de “mulher da vida”, não havendo qualquer responsabilidade do laboratório.

B) Trata-se de vício do produto, e Raquel só pode exigir a restituição do valor pago quando da rea-lização do primeiro exame de DNA.

C) Raquel tem direito de ser indenizada pelo labo-ratório em razão da falha na prestação do servi-ço, pois o fato do resultado negativo do exame de DNA ter apresentado um “falso negativo” agri-de a honra e a reputação agri-dela, uma vez que foi questionada em sua moralidade.

D) Suze é a única legitimada a exigir reparação civil em face do laboratório e de seu pai pelo abando-no afetivo e material ocasionados pelo resultado equivocado.

DIREITO EMPRESARIAL

(EUGÊNIO BRUGGER)

46

A sociedade empresária Águas de Pirenópolis LTDA. contratou uma equipe de marketing para elaborar marca do novo produto que seria lançado no mercado, água gaseificada. A equipe elaborou o sinal distintivo, que foi aprovado pela sociedade e, em seguida, levado a registro no INPI.

Acerca do registro de marca no INPI, assinale a al-ternativa incorreta:

A) O registro da marca vigorará pelo prazo de 10 (dez) anos, contados da data da concessão do registro, prorrogável por períodos iguais e sucessivos.

B) O pedido de prorrogação do registro da marca deverá ser formulado durante o último ano de vi-gência do registro, instruído com o comprovante do pagamento da respectiva retribuição.

C) Se o pedido de prorrogação do registro da mar-ca não tiver sido efetuado até o termo final da vigência do registro, o titular poderá fazê-lo nos 06 (seis) meses subsequentes, mediante o pa-gamento de retribuição adicional.

D) A marca de alto renome goza de proteção espe-cial, independentemente de estar previamente depositada ou registrada no Brasil.

47

"O Direito Comercial cuida do exercício dessa ati-vidade econômica organizada de fornecimento de bens ou serviços, denominada empresa. Seu objeto é o estudo dos meios socialmente estruturados de superação dos conflitos de interesses envolvendo empresários ou relacionados às empresas que ex-ploram. As leis e a forma pela qual são interpretadas pela jurisprudência e doutrina, os valores prestigia-dos pela sociedade, bem assim o funcionamento prestigia-dos aparatos estatal e paraestatal, na superação desses conflitos de interesses, formam o objeto da disciplina. A denominação deste ramo do direito ('comercial') explica-se por razões históricas, examinadas na sequência; por tradição, pose dizer. Outras de-signações têm sido empregadas na identificação desta área do saber jurídico (por exemplo: direito empresarial, mercantil, dos negócios etc.), mas ne-nhuma ainda substituiu por completo a tradicional. Assim, embora seu objeto não se limite à disciplina jurídica do comércio, Direito Comercial tem sido o nome que identifica — nos currículos de graduação e pós-graduação em Direito, nos livros e cursos, no Brasil e em muitos outros países — o ramo jurídi-co voltado às questões próprias dos empresários ou das empresas; à maneira como se estrutura a produção e negociação dos bens e serviços de que todos precisamos para viver."

(Fábio Ulhôa Coelho. Manual de Direito Comercial. Editora Saraiva. 2011).

Sobre o Direito Empresarial, assinale a alternati-va correta:

A) O Código Civil de 2002 derrogou o Código Co-mercial de 1850.

B) O Código Civil de 2002 ab-rogou o Código Co-mercial de 1850.

C) O Código Comercial de 1850 foi inspirado no di-reito italiano.

D) Compete aos estados e aos municípios legisla-rem sobre Direito Empresarial (Comercial).

48

Blazute emitiu contra Roberta uma letra de câmbio no valor de R$3.000.000,00, tendo como beneficiá-rio Nilton. A letra de câmbio venceu em 19/06/2020. No dia 25/06/2020, Nilton endossou a cambial para Rogério.

Em relação ao mencionado endosso, assinale a al-ternativa correta:

A) O endosso da letra de câmbio é nulo por ser ve-dado endosso após o vencimento desta.

(13)

B) O endosso da letra de câmbio é válido e tem a mesma eficácia de um endosso anterior ao ven-cimento dela.

C) Nilton, ao endossar a letra de câmbio, não pode inserir cláusula não à ordem.

D) O endosso terá eficácia de uma cessão ci-vil de crédito, pois ocorreu após o prazo para o protesto.

49

No dia 22/03/2020, Maria Christina decidiu comprar de Raquel uma bolsa feminina de renomada marca. O valor negociado era de R$15.000,00. Contudo, as partes acordaram que o negócio seria representado por cártula de cheque que somente poderia ser de-positado em 1/08/2020. Assim, em 22/03/2020, foi emitido o cheque, tendo como data de emissão o dia 01/08/2020.

Em 06/04/2020, Raquel endossou o cheque para Elvira que, em 16/06/2020, depositou-o ao banco, que efetuou o pagamento.

Em relação ao instituto do cheque, assinale a alter-nativa correta:

A) Em ação monitória fundada em cheque prescri-to ajuizada contra o emitente, é indispensável a menção ao negócio jurídico subjacente à emis-são da cártula.

B) Não é admissível a ação monitória fundada em cheque prescrito.

C) O cheque apresentado para pagamento antes do dia indicado como data de emissão é pagável no dia da apresentação.

D) Tratando-se de cheque, poderá o protesto ser la-vrado no lugar do pagamento ou do domicílio do emitente, devendo do referido cheque constar a prova de apresentação ao banco sacado, ainda que o protesto tenha por fim instruir medidas pleiteadas contra o estabelecimento de crédito.

50

Carol, microempreendedora, diante de uma pan-demia provocada pelo Skolvírus, vem sofrendo com um baixo fluxo de caixa, fato que acarretou o inadimplemento de diversas obrigações relativas a vários fornecedores.

Preocupada com a situação, Carol procurou você, advogado(a), que respondeu corretamente sobre o plano especial de recuperação judicial para micro e pequenas empresas:

A) O plano especial de recuperação judicial abran-gerá todos os créditos existentes na data do pedi-do, ainda que não vencidos, inclusive os fiscais. B) O plano especial de recuperação judicial pode-rá prever o parcelamento em 24 (vinte e quatro) parcelas mensais, iguais e sucessivas, acres-cidas de juros equivalentes à taxa do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia – SELIC,

podendo conter ainda a proposta de abatimento do valor das dívidas.

C) O plano especial de recuperação judicial pre-verá o pagamento da 1ª (primeira) parcela no prazo máximo de 220 (duzentos e vinte) dias, contados da distribuição do pedido de recupe-ração judicial.

D) É despicienda autorização do Juiz para o devedor aumentar despesas ou contratar empregados.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

(RAQUEL BUENO)

51

Paty casou-se com Eugênio no regime da comu-nhão universal de bens. Ocorre que, após cinco anos de casados, sem filhos, resolveram seguir ru-mos profissionais distintos, e desejam alterar o regi-me patrimonial de seu casaregi-mento. Neste contexto, procuram a advogada da família, Roberta, a fim de que ela apontasse o caminho a ser seguido. A partir dessa realidade, assinale a alternativa correta: A) Roberta pode formular o pedido de modificação

do regime de bens diretamente em cartório ex-trajudicial.

B) O pedido deve ser formulado judicialmente na Vara de Registros Públicos.

C) O pedido deve ser formulado judicialmente na Vara de Família, com necessidade de intimação do fiscal da ordem jurídica.

D) O pedido deve ser formulado judicialmente na Vara de Família, sem a necessidade de intima-ção do MP, por não haver interesse de incapazes.

52

Nilton promoveu a execução de um contrato em face do devedor Odair, execução esta que tramita em vara especializada de execução de título exe-cutivo extrajudicial. Após prazo para pagamento voluntário, que não ocorreu, foi determinada a pe-nhora de um veículo de Odair, avaliado pela tabela Fipe em R$ 30.000,00 (trinta mil reais). O valor total da dívida, com atualização, custas e honorários ad-vocatícios, é de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais). Nesse contexto, assinale a alternativa correta: A) O exequente pode adjudicar o bem por valor

di-verso da avaliação, desde que não configurado preço vil.

B) Para a apuração do valor do bem em questão, é necessária a avaliação do Oficial de Justiça avaliador.

C) O Juiz não pode fixar um preço mínimo para o bem penhorado, diferente da avaliação, para fins de alienação judicial.

D) Nesse caso, o Juiz pode autorizar a venda ante-cipada do bem penhorado.

(14)

53

Rogério foi condenado a pagar alimentos para sua filha Alice, desde que esta tinha três anos de idade. Todavia, Alice agora tem 21 anos de idade e está em efetivo exercício de cargo público, tendo sido aprovada em um concurso da Secretaria de Saúde, com salário de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), con-forme documento do Portal da Transparência. Além disso, ganhou carro novo da mãe Carol e não paga aluguel, posto que mora com a genitora. Quanto à faculdade de Relações Internacionais, Alice promo-veu seu trancamento há um ano e meio. Rogério quer promover demanda exoneratória a fim de ces-sar imediatamente o pagamento da pensão alimen-tícia, até porque perdeu um de seus empregos de maior renda e encontra-se em sério tratamento de saúde. Logo, a alternativa correta é:

A) Requerer uma tutela provisória de urgência antecipada.

B) Requerer uma tutela provisória de urgên-cia cautelar.

C) Nesse tipo de ação, não cabe pedido de tutela provisória.

D) Requerer uma tutela provisória de evidência.

54

Paty adquiriu um imóvel de Ana e lá construiu sua moradia. Dois anos depois, ela foi citada em virtude de uma ação reivindicatória promovida por Nilton, o qual demonstrou que Ana não era a real titular da coisa. Nesse caso, Paty deseja ser restituída do valor gasto na aquisição do imóvel, além de per-das e danos contra Ana, sendo o melhor caminho processual:

A) O incidente de desconsideração da personalida-de jurídica.

B) Aguardar o desfecho da ação e só posteriormen-te promover ação regressiva contra Ana.

C) Promover a denunciação da lide. D) Promover o chamamento ao processo.

55

Alice contratou os serviços de arquitetura de Nilton e Marcus, profissionais renomados na área, para um projeto ousado de uma área de lazer em sua nova casa. Por inexperiência, ela assumiu uma contraprestação desproporcional, cuja descoberta se deu após o adimplemento contratual, razão pela qual ela deseja invalidar o contrato. Nesse caso: A) Há a configuração de litisconsórcio passivo

ne-cessário e simples.

B) Há a configuração de litisconsórcio passivo ne-cessário e unitário.

C) Há a configuração de litisconsórcio passivo fa-cultativo e simples.

D) Há a configuração de litisconsórcio passivo fa-cultativo e unitário.

56

Carol promove ação monitória no dia 13 de junho de 2020 contra Guilherme, a fim de cobrar uma nota promissória rasurada, envolvendo obrigação pecuniária de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), cujo pagamento estava definido para 13 de junho de 2016. Após distribuição e recebimento da peti-ção inicial, o Juiz determinou a citapeti-ção do réu para pagamento no prazo de 15 dias. A partir desses da-dos, assinale a alternativa correta:

A) Guilherme pode requerer o parcelamento do dé-bito conforme autorização normativa.

B) Guilherme pode apresentar embargos à monitó-ria, desde que garantido o juízo.

C) Caso Guilherme efetue o pagamento integral em 15 dias, terá a redução da verba honorária pela metade.

D) Guilherme não poderá apresentar reconvenção, uma vez que esta é incompatível com esse pro-cedimento especial.

57

Roberta promove demanda indenizatória a título de danos morais contra sua vizinha Nazaré, em virtude de esta ter exposto a vida íntima de Roberta em as-sembleia virtual do condomínio, realizada por meio eletrônico, em virtude do isolamento social provoca-do pela pandemia provoca-do Covid-19, sob o procedimento sumaríssimo. Após o devido processo legal, o Juiz condenou Nazaré a pagar R$ 1.000,00 (mil reais) para a autora, tendo esta pleiteado uma indeniza-ção de R$ 10.000,00 (dez mil reais). Considerando essa realidade fática, assinale a alternativa certa, na condição de advogado(a) de Nazaré:

A) Contra essa decisão infra petita, é cabível o re-curso de embargos de declaração.

B) Contra a decisão, cabe recurso no prazo de 10 dias.

C) Contra a decisão, cabe apelação no prazo de 15 dias.

D) Caso Nazaré apresente recurso dessa decisão, Roberta poderá se utilizar da modalidade recur-sal adesiva.

DIREITO PENAL

(CAROLINA CARVALHAL)

58

Eugênio, servidor público federal, exigiu de um par-ticular, Nilton, que batia às portas da Administração Pública Federal, quantia pecuniária para realizar com rapidez ato destinado ao seu ofício. Ocorre que Nilton, bastante revoltado, negou-se a entregar a pecúnia e imediatamente dirigiu-se à Delegacia de Polícia para noticiar o ocorrido. O Delegado de Po-lícia, Odair, entendeu por instaurar o IP, pois havia

(15)

indícios mínimos para a persecução penal. Eugênio preocupado com a situação, procura você, advoga-do, para elucidar qual crime ele em tese teria co-metido e, caso viesse a ter alguma condenação, se poderia considerar a ganância como circunstância judicial que agravasse a pena. Diante desse quadro, você, como advogado(a), deverá esclarecer que A) Eugênio cometeu o crime de concussão (art. 316

do CP). Quanto à dosimetria da pena, você es-clareceu que a obtenção de lucro fácil e a cobiça constituem elementares dos tipos de concussão, sendo indevido utilizá-las, para exasperação da pena-base, no momento em que analisados os motivos do crime – circunstância judicial prevista no art. 59 do CP.

B) Eugênio cometeu o crime de concussão (art. 316 do CP). Quanto à dosimetria da pena, você es-clareceu que a obtenção de lucro fácil e a cobiça não constituem elementares dos tipos de con-cussão, sendo devido utilizá-las, para exaspera-ção da pena-base, no momento em que analisa-dos os motivos do crime – circunstância judicial prevista no art. 59 do CP.

C) Eugênio cometeu o crime de corrupção passiva (art. 317 do CP). Quanto à dosimetria da pena, você esclareceu que a obtenção de lucro fácil e a cobiça constituem elementares dos tipos de concussão, sendo indevido utilizá-las, para exasperação da pena-base, no momento em que analisados os motivos do crime – circuns-tância judicial prevista no art. 59 do CP.

D) Eugênio cometeu o crime de corrupção passiva (art. 317 do CP). Quanto à dosimetria da pena, você esclareceu que a obtenção de lucro fácil e a cobiça constituem elementares dos tipos de concussão, sendo devido utilizá-las, para exas-peração da pena-base, no momento em que analisados os motivos do crime – circunstância judicial prevista no art. 59 do CP.

59

Roberta, empresária de sucesso do ramo da beleza, possui 10 lojas espalhadas nas maiores capitais do Brasil e uma grande loja no centro de Paris. Ocorre que Roberta não declara o IRPF nem o IRPJ há três anos. Acreditando que apenas economizaria dinhei-ro, ela deixou de observar que a sua conduta ca-racterizaria crime contra ordem tributária. Desespe-rada porque se viu acionada pelo Poder Judiciário, Roberta procura você, advogado, para esclarecer até que momento o pagamento do débito tributário pode ensejar a extinção da punibilidade nos crimes tributários materiais. E se ele se der após o trânsito em julgado da condenação?

A) O pagamento do débito tributário, até a publica-ção da sentença condenatória, é causa de extin-ção da punibilidade do acusado.

B) O pagamento do débito tributário, a qualquer tempo, até mesmo após o advento do trânsito em julgado da sentença penal condenatória, é causa de extinção da punibilidade do acusado. C) O pagamento do débito tributário, a qualquer

tempo, desde que antes do advento do trânsito em julgado da sentença penal condenatória, é causa de extinção da punibilidade do acusado. D) O pagamento do débito tributário, até o

recebi-mento da denúncia, é causa de extinção da pu-nibilidade do acusado.

60

Alice, delinquente contumaz, condenada pelos cri-mes de furtos praticados na capital federal a uma pena de 15 (quinze) anos de reclusão e multa, cum-pre seu decreto prisional no estabelecimento carce-rário feminino de Brasília há três anos. Ocorre que Alice, com extrema vocação musical, debruçou-se à atividade musical. É sabido que a Lei de Execução Penal (Lei n. 7.210/1984) disciplina o instituto da re-mição da pena para os apenados que trabalham e/ ou estudam (art. 126). No caso de Alice, admitir-se--ia a remição da pena em razão de atividade mu-sical realizada pela reeducanda? A jurisprudência admite interpretação analógica na execução penal? A) Não, pois o rol trazido pela LEP é taxativo, não

podendo o Poder Legislativo aumentá-lo por au-sência de competência.

B) Não, pois a interpretação analógica in bonam

partem é proibido no Direito Penal.

C) Não, pois o legislador atribuiu expressamente que música não é atividade idônea para induzir à remição da pena.

D) Sim. Como resultado de uma interpretação ana-lógica in bonam partem da norma prevista no art. 126 da LEP, a jurisprudência firmou o entendi-mento de que é possível remir a pena com base em atividades que não estejam expressas no texto legal.

61

Raquel, maior de 18 anos, sequestradora “profissio-nal”, tem o hábito de praticar seu delito em concur-so com adolescentes. No dia 23 de maio de 2018, Raquel, com vontade livre e consciente, convence Patrícia (16 anos) e Chris (17 anos) a praticarem com ela o sequestro do famoso advogado trabalhis-ta do Brasil, Dr. Rogério. A empreitrabalhis-tada foi levada a cabo com sucesso. A vítima foi mantida no cár-cere durante dois meses. O Ministério Público es-tava em vias de oferecer a inicial acusatória em face de Raquel. Dessa forma, Raquel procura você, advogado(a), para analisar tecnicamente sobre as condutas que, em tese, ela poderia ser imputada com base no ECA:

Referências

Documentos relacionados

modelo de trabalho; delineamento; planejamento; alívio ou bloqueio dos ângulos mortos; duplicação do modelo de trabalho em modelo de revestimento; tratamento da

Carol Carvalhal contratou Eugênio Brugger, como ad- vogado, para realizar a dissolução extrajudicial de sua empresa. Foi pactuada, para tanto, a quantia de R$

Todavia, se na sua localidade não há órgão operacional com envolvimento com tráfego aéreo internacional, pode haver a necessidade de o candidato deslocar-se para

Logo no início do primeiro volume Meili apresenta, em ordem cronológica, uma relação dos principais eventos relativos ao meio circulante da Colônia do Brasil, de grande interesse

53 Quanto à aplicação da lei penal militar no tempo e no espaço, assinale a alternativa correta:.. (A) No tocante ao lugar do crime, o CPM aplica a teoria da ubiquidade para os

(C) Permitirá transferências e pagamentos somente entre empresas e governo, a qualquer hora do dia, inclusive no fim de semana e em feriados, com recebimento em poucos

coloque o leite condensado, o creme de leite, o cream cheese e a Cobertura Branca, leve ao fogo, mexendo sempre até ficar cremoso. Retire do fogo, acrescente o Pó de Limão, misture

Para o cálculo da velocidade dos elos de um manipulador robótico será sempre usado o sistema de coordenadas zero como referência, ou seja, a velocidade sempre será calculada