• Nenhum resultado encontrado

VOCÊ TEM PROBLEMAS PARA DORMIR?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VOCÊ TEM PROBLEMAS PARA DORMIR?"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

VOCÊ TEM

PROBLEMAS

(2)

Você tem dificuldades para dormir? É aquela pessoa que se revira na cama até chegar o sono? E não so-mente em uma ou outra noite, mas frequenteso-mente? Saiba que você é propenso a sofrer de insônia, uma das doenças com maior índice de pacientes acome-tidos no Brasil e no mundo. Segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS), a doença atinge 73 milhões de brasileiros, e, como consequência, prejudica a ali-mentação, o humor, a rotina diária e a saúde de modo geral.

Para alertar você sobre a doença, criamos este ebook repleto de dicas fundamentais, desde a descoberta da insônia até os tratamentos mais recomendados por especialistas. Espero que você goste!

Boa leitura!

Equipe CUIDADOS PELA VIDA

//INTRODUÇÃO

Contatos

SITE // www.cuidadospelavida.com.br FACEBOOK // www.fb.com/cuidadospelavida

Este livro é uma publicação de distribuição gratuita, destinada aos participantes do CUIDADOS PELA VIDA, o programa de benefícios do Aché Laboratórios. Os artigos aqui assinados são de total responsabilidade dos autores, da icons4u, do programa CUIDADOS PELA VIDA ou do Aché Laboratórios. Não é permitida a reprodução total ou parcial sem prévia

Sobre o programa O que é insônia?

O ronco pode ser um sinal de alerta para problemas do sono? Dormir muito é sinal

de dormir bem? Como é feito o diagnóstico? Tratamento Conclusão Causas e fatores de risco

Sintomas Falta de sono x Alimentação

O que é preciso fazer para dormir melhor?

18

20

22

24

09

04

16

07

05

11

13

SUMÁRIO

(3)

O CUIDADOS PELA VIDA é um

programa de benefícios que faz parte

do compromisso Aché Laboratórios

Farmacêuticos em assegurar bem-estar

e acesso a soluções inovadoras para

uma vida com mais saúde.

O Programa também possui mais de mil

conteúdos validados por profissionais de

saúde e escritos com carinho para você

ficar em dia com a sua saúde.

CAPÍTULO 1

O QUE

É INSÔNIA?

4

SOBRE O

PROGRAMA

(4)

A insônia é o transtorno do sono mais frequente na população mundial. É definido como um distúrbio que se caracteriza pela dificuldade de começar a dormir, manter-se dormindo ou acordar antes do horário desejado.

Por não recuperar as funções dos neurônios e de suas ligações, e não revigorar as associações realizadas durante o dia, conhecido como sono não reparador, prejudica o funcionamento social, psicológico, cognitivo e ocupacional. É justamente aquela sensação de “zumbi”, ou seja, você está acordado, embora não pareça, e suas atitudes ficam muito mais lentas do que o habitual. IMAGEM: GETTYIMAGES

CAPÍTULO 2

CAUSAS E

FATORES DE

RISCO

Quando os sintomas

ocorrem de três vezes

ou mais na semana e

persistem por mais de

um mês é considerado

(5)

Existem dezenas de causas responsáveis pela insônia. Por isso, familiares ou a própria pessoa precisa estar em alerta para detectar os motivos. Veja os principais fatores:

• Tabagismo, uso abusivo de bebidas alcoólicas, café e outras drogas;

• Presença de comorbidades (obesidade, hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, doença cardíaca coronária, entre outras);

• Características do trabalho (plantão noturno);

• Situações estressantes como desem-prego, perda de um parente, etc.;

• Uso de certos medicamentos;

8

IMAGEM: GETTYIMAGES

• Síndrome de Burnout (ponto máximo do estresse profissional);

• Doenças psicológicas (ansiedade, depressão, entre outras)

• Uso abusivo de televisão,

computadores ou telefones celulares;

• Tabagismo;

• Inatividade física;

• Alimentação inadequada.

CAPÍTULO 3

(6)

É possível identificar quando uma pessoa está com insônia por meio do aparecimen-to destes principais sinaparecimen-tomas. Fique de olho!

- Sonolência e fadiga persistente; - Mal-estar;

- Alterações no humor; - Irritabilidade;

- Comprometimento cognitivo; - Déficit no desempenho de tarefas; - Erros e maior chance de cometer acidentes; - Problemas sexuais (redução da libido); - Cefaleia (dor de cabeça);

- Palpitação; - Tensão muscular.

E suas complicações podem ser:

- Disfunção diurna;

- Irregularidade ou falta ao trabalho; - Depressão e transtorno da ansiedade; - Distúrbios metabólicos;

- Infarto agudo do miocárdio (IAM); - Acidente vascular cerebral (AVC); - Morte súbita durante o sono;

OBS: Se você sofre com alguma ou grande parte dessas características, procure um médico o quanto antes.

Os transtornos do sono podem facilitar in-farto agudo do miocárdio (IAM), hipertensão arterial sistólica (HAS), obesidade, intolerância à glicose, resistência à insulina, diabetes mel-litus (DM), acidente vascular cerebral (AVC), doenças cardiovasculares, depressão e an-siedade. IMAGEM: GETTYIMAGES

Distúrbios do sono

podem ocasionar

outras doenças?

CAPÍTULO 4

FALTA DE SONO

X ALIMENTAÇÃO

(7)

A diminuição do sono altera o ciclo so-no-vigília e o comportamento alimentar, ou seja, quanto maior o tempo acordado, maior a disponibilidade para ingerir alimen-tos. Resultado: consumo de lanches rápi-dos, fast-foods e comidas gordurosas. Em consequência, a alta densidade calórica.

LEPTINA E GRELINA:

O QUE SÃO?

O metabolismo humano é uma caixinha de surpresas e está sempre em movimen-to. Não é diferente com a nossa alimen-tação. Nós sabemos quando estamos com fome e também identificamos quando estamos saciados do que ingerimos. Esses dois hormônios se chamam leptina e grelina.

A leptina desempenha papel-chave na regulação, ingestão e no gasto energético. Ela informa o equilíbrio energético para o centro regulatório do cérebro e sua liberação promove a saciedade. Para pessoas com problemas de sono, o nível diminui, isto é, não respeita a saciedade e consequentemente ingere mais alimentos até acabar com a fome. Seria aquela conhecida vontade de atacar a geladeira de madrugada, embora não esteja mais

ALIMENTOS ESTIMULANTES

FAZEM MAL

Outra associação com a insônia é a ingestão de alimentos como o café, chá mate ou chá preto, leite com achocolatado, cacau e re-frigerantes com cafeína, incluindo guaraná e cola. É importante evitar o consumo em excesso desses alimentos, principalmente poucas horas antes de dormir.

IMAGEM: GETTYIMAGES

com fome. Já a grelina é quem manda ao nosso cérebro o aviso de “estou com fome”. Quando estamos com insônia, a grelina aumenta em períodos de jejum e acentua a vontade de comer.

Entenda que, por serem hormônios naturais produzidos pelo próprio corpo humano, a leptina e grelina visam ao emagrecimento saudável. Com estímulo consciente, eles serão aliados na luta da perda de peso.

CAPÍTULO 5

O QUE É PRECISO

FAZER PARA DORMIR

MELHOR?

(8)

NÃO SE DISTRAIA COM

TELE-VISÃO, CELULAR OU

NOTE-BOOK

A iluminação desses aparelhos diminui a produção de melatonina (hormônio regulador do sono).

BANHO QUENTE AJUDA

Tome banho morno até duas horas antes de dormir, pois auxilia no relaxamento do corpo e facilita o início do sono.

QUANDO O SONO NÃO VEM...

Não deite na cama esperando o sono chegar, caso não consiga dormir, dê uma volta e depois tente novamente. E claro, mantenha o quarto escuro, calmo e bem ventilado com temperatura agradável. Faz uma grande diferença!

NÃO DEIXE DE PRATICAR

ATIVI-DADE FÍSICA

A atividade física melhora a saúde, a autoestima e auxilia na consolidação de horários adequados de sono. No entanto, praticar quatro horas antes de dormir dificulta a sua sonolência.

Fica a dica! Procure orientação médica antes de praticar qualquer exercício.

Um dos principais sinais de alerta relacionados aos problemas durante o sono é a sonolência persistente durante o dia, pois afeta a realização das atividades no trabalho, escola ou faculdade e aumenta as chances de erros e acidentes.

IMAGEM: GETTYIMAGES

As suas noites de sono têm tudo para ser bem melhores. Por isso, trazemos dicas es-senciais que farão toda a diferença para o seu organismo.

EVITE OU PARE DE FUMAR

O cigarro estimula a liberação de neuro-transmissores que regulam o sono resultan-do em perturbação e menor eficiência.

EVITE INGERIR BEBIDA

ALCOÓLICA

Não beba por pelo menos seis horas antes de dormir, pois na primeira metade do sono ocorre o efeito sedativo do álcool, porém, na segunda metade haverá a interrupção devido à irritação gástrica, além de náuseas, dor de cabeça, taquicardia, sudorese, pesadelos e despertares noturnos.

COCHILAR NÃO É SAUDÁVEL

Aquela famosa sesta no período da tarde tem o seu valor, mas entenda o quanto torna-se prejudicial. O cochilo desregula o sono durante a noite, então se você já sofre para dormir, evite!

NÃO MUDE A HORA DE DORMIR

Crie o hábito de deitar e levantar nos mesmos horários, mesmo nos finais de semana.

Por que a sonolência

durante o dia pode ser

um sinal de problemas

(9)

CAPÍTULO 6

O RONCO PODE

SER UM SINAL DE

ALERTA PARA

PROBLEMAS DO

SONO?

IMAGEM: THINKSTOCK

O ronco é o ruído caracterizado pela vi-bração da faringe quando estamos dor-mindo. Este ruído acontece devido à difi-culdade que o ar encontra ao passar pela garganta ou nariz resultando na limitação e no aumento dos esforços respiratórios. Os fatores que ocasionam o ronco são: ta-bagismo, uso de bebidas alcoólicas e obe-sidade. O ronco pode ser isolado (ronco primário) ou associado a apneia obstrutiva do sono (ronco secundário), ao aumento do risco de hipertensão arterial sistêmica (HAS), doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral (AVC). Portanto, o ronco pode sim ser um sinal de alerta para problemas do sono.

(10)

CAPÍTULO 7

DORMIR MUITO

É SINAL DE

DORMIR BEM?

Recém-nascidos (0 a 03 meses) --- Crianças de 4 a 11 meses ---Crianças de 01 a 02 anos ---Pré-escolar (03 a 05 anos) ---Escolar (06 a 13 anos) ---Adolescente (14 a 17 anos)

---Adultos jovens (18 a 25 anos)

---Adultos (26 a 64 anos)

---Idosos (65 anos ou mais)

---14 a 17 horas 12 a 15 horas 11 a 14 horas 10 a 13 horas 09 a 11 horas 08 a 10 horas 07 a 09 horas 07 a 09 horas 07 a 08 horas

IDADE

RECOMENDAÇÃO

Depende do caso. Isto é, a cada período da nossa faixa etária existe um controle mais apropriado para dormir. Por exemplo, crianças pequenas dormem mais do que adolescentes e adultos. A Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos preconizou o período ideal de sono por faixa etária, conforme imagem abaixo.

Observação! Mesmo com as horas recomendadas, existem

variações para cada pessoa. É importante que cada um

conheça o próprio corpo e respeite suas necessidades.

(11)

CAPÍTULO 8

COMO É FEITO

O DIAGNÓSTICO?

IMAGEM: THINKSTOCK

Uma série de fatores é imprescindível para diagnosticar alguém com insônia. É baseado no histórico clínico do paciente, avaliação dos sinais e sintomas apresentados, avaliação dos parâmetros subjetivos do sono e exames como tomografia com-putadorizada, ressonância magnética, eletroencefalograma, polissonografia e actigrafia.

A polissonografia é um exame não invasivo que mede a atividade respiratória, muscular e cerebral. As informações são coletadas por sensores espalhados pelo corpo e analisadas por computadores detalhando como é o descanso do indivíduo. A actigrafia é comple-mentar e serve para detectar alterações do sono e do ritmo cardíaco (período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico).

(12)

CAPÍTULO 9

TRATAMENTO

O tratamento da insônia pode ser dividido em duas formas:

TRATAMENTO NÃO

FARMACOLÓGICO

O tratamento não farmacológico consiste em cuidados realizados na rotina e na hora de dormir para tratar a insônia como terapia cognitivo-comportamental (mudança de comportamento na hora do sono), higiene do sono, acupuntura entre outros, com o objetivo de melhorar a qualidade e a quantidade de sono e melhorar os sintomas diurnos apresentados.

TRATAMENTO

FARMACOLÓGICO

O tratamento farmacológico é utilizado de acordo com a necessidade de cada caso e com o objetivo de reduzir de forma imedi-ata os sintomas. Para o médico selecionar o medicamento ideal, deve-se levar em consideração os sintomas, resposta aos tratamentos anteriores, preferências do paciente e suas comorbidades, contrain-dicações dos medicamentos, idade, entre outros fatores.

O QUE AUXILIA O

TRATAMENTO?

Além do tratamento tradicional, alguns métodos complementares podem trazer resultados benéficos. Técnicas de relaxamento, yoga, tai chi chuan, massagens, aromoterapia, cromoterapia e algumas ervas medicinais.

(13)

Você percebeu como insônia tem solução? Aliás, tudo está in-terligado. O nosso material mostrou que, para uma boa noite de sono, é necessário ter alimentação regrada, atividade física, bom relacionamento, descanso mental, e muito mais.

Esperamos que o nosso material seja útil, servindo de inspi-ração para uma vida muito mais saudável. Além disso, se você deseja saber mais sobre o assunto, o programa CUIDADOS PELA VIDA possui diversas matérias relacionados à insônia. Acompanhe!

Confira mais em:

www.cuidadospelavida.com.br

CONCLUSÃO

IMA GEM: THINKST OCK

1- Ribeiro NF. Tratamento da insônia em atenção primária à saúde. Rev Bras Med Fam Comunidade. [Internet]. 2016 jan / dez [acesso 10 out 2018];11(38):1-14. Disponível em: https://www.rbmfc.org.br/rbmfc/article/ view/1271/820

2- Neves GSML, Giorelli AS, Florido P, Gomes MM. Transtornos do sono: visão geral. Revista Brasileira de Neurologia [Internet]. 2013 abr / jun [acesso 10 out 2018];49(2). Disponível em: http://files.bvs.br/ upload/S/0101-8469/2013/v49n2/a3749.pdf

3- Gonçalves A, Cabral L, Silva D, Chaves C, Duarte J. Insónia nos estudantes de enfermagem em ensino clínico. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental [Internet]. 2016 abr [acesso 10 out 2018];(spe3):73-78. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602016000200013&lng=pt&n-rm=iso&tlng=pt

4- Macêdo PJOM, Neves GSML, Poyares DLR, Gomes MM. Insomnia current diagnosis: na appraisal. Revista Brasileira de Neurologia [Internet]. 2015 jul / set [acesso 11 out 2018];51(3). Disponível em: http://files.bvs.br/ upload/S/0101-8469/2015/v51n3/a5129.pdf

5- Associação Brasileira do Sono (Absono). Cawrtilha do Sono [Internet]. São Paulo (SP): Absono; 2018 [acesso 11 out 2018]. Disponível em: http:// semanadosono.com.br/assets/cartilha_do_sono_2018.pdf 6- Araújo MFM, Freitas RWJF, Lima ACS, Pereira DCR, Zanetti ML, Damasceno MMC. Indicadores de saúde associados com a má qualidade do sono de universitários. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2014 [acesso 11 out 2018];48(6):1085-92. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/ v48n6/pt_0080-6234-reeusp-48-06-1085.pdf

7- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFECT). Higiene do sono: recomendações para uma boa qualidade do sono [Internet]. Rio de Janeiro (RJ): IFECT; 2017 [acesso 11 out 2018]. Disponível em: https:// portal.ifrj.edu.br/sites/default/files/IFRJ/CST/informativo_extra_jul_2017_-_ higiene_do_sono.pdf

8- Mores R, Delgado SE, Martins NF, Anderle P, Longaray CS, Pasqualeto VM, Berbert MCB. Caracterização dos distúrbios de sono, ronco e alterações do sistema estomatognático de obesos candidatos à cirurgia bariátrica. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento [Internet]. 2017 mar / abr [acesso 15 out 2018];11(62):64-74. Disponível

LINKS PARA CONSULTAS:

AGENDE LEMBRETES

PARA TOMAR SEUS

MEDICAMENTOS

COM O APLICATIVO

TÁ NA HORA!

Agora lembrar a hora de

tomar seu medicamento

fi cou mais fácil.

Para cadastrar os lembretes de tomada, basta informar o nome do medicamento, a quantidade prescrita, data de início e por quanto tempo irá tomar.

O aplicativo te lembrará na hora exata!

BAIXE JÁ!

DISPONÍVEL NAS LOJAS: Google Play e Apple Store

O conteúdo deste material e a metodologia apresentada são de autoria do Programa Cuidados pela Vida. Este material é meramente ilustrativo. Não é permitido o compartilhamento, reprodução total ou parcial. O Programa Cuidados Pela Vida reserva-se ao direito de alterar ou retirar o material do ar a qualquer momento, sem aviso prévio. O conteúdo apresentado não tem como objetivo substituir as orientações médicas prescritas. Para manter-se em dia com seu tratamento, visite regularmente o seu médico.

em: http://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/447/418 9- Ieto V. Efeitos da terapia miofuncional orofacial sobre o ronco e a qualidade de sono em pacientes com ronco primário e apneia obstrutiva do sono leve a moderada [tese de doutorado]. São Paulo (SP): Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; 2014 [acesso 15 out 2018]. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/ disponiveis/5/5150/tde-01122014-112917/pt-br.php

10- Silveira FJM, Duarte RLM. Consequências do ronco não-tratado. J. bras. pneumol.[Internet]. 2010 jun [acesso 15 out 2018];36(supl.2). Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttex-t&pid=S1806-37132010001400009

11- Monteiro JTS, Santana FRT, Munaro CF, Lopes PR, Prescinotto R, Junior MFS, Rapoport PB. Como Diagnosticar e tratar: insônia em idosos. RBM [Internet]. 2012 nov [acesso 16 out 2018];69(11). Dis-ponível em: http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_ materia=5256

12- Hirshkowitz M, Whiton K, Albert SM, Alessi C, Bruni O, Don-Carlos L, Hazen N, et. al.National Sleep Foundation’s sleep time duration recommendations: methodology and results summary. Sleep Health [Internet]. 2015 mar [acesso 16 out 2018];1(1):40-43. Disponível em: https://www.sleephealthjournal.org/article/S2352-7218%2815%2900015-7/fulltext

13- Coelho MP, Pinto OO, Mota MC, Crispim CA. Prejuízos nutricionais e distúrbios no padrão de sono de trabalhadores da En-fermagem. Rev Bras Enferm. [Internet]. 2014 set / out [acesso 17 out 2018];67(5):832-42. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/ v67n5/0034-7167-reben-67-05-0832.pdf

14- Ruotolo F, Prado LBF, Ferreira VR, Prado GF, Carvalho LBC. Intake of stimulant foods is associated with development of parasomnias in children. Arq. Neuro-Psiquiatr. [Internet]. 2016 jan [acesso 17 out 2018];74(1). Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S0004-282X2016000100062&lng=pt&tlng=em 15- Geovana, Nicole. Qual o tratamento para insônia? Médico responde. [Internet]. Acesso em: 25 out 2018. Disponível em: https:// medicoresponde.com.br/qual-o-tratamento-para-insonia/

Referências

Documentos relacionados

Aquisição de Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar ao atendimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar/PNAE, no Município

CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT GUEST COMMUNICATION PREFERENCES AT THE PESTANA HOTEL GROUP.. PAOLA ANDREA LEGUIZAMÓN

ABNT NBR 14725-4: Produtos químicos: Informações sobre segurança, saúde e meio ambiente: Parte 4: Ficha de informações de segurança de produtos químicos. INTERNATIONAL AIR

Nessa vivência durante a graduação, pude conhecer alguns estudos sobre eletricidade, destacando o surgimento de teorias na tentativa de compreender os fenômenos elétricos;

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

--- DOMINGOS MARTINS (Grupo do PS) »» É de nos congratularmos com a proposta da possibilidade de se desenvolver esta área, que se situa entre a Zona Industrial

Modelo / Dimensão nominal / Faixa de medição / Conexão ao processo (tipo de conexão de processo, espessura do tubo, diâmetro)

Box-plot dos valores de nitrogênio orgânico, íon amônio, nitrito e nitrato obtidos para os pontos P1(cinquenta metros a montante do ponto de descarga), P2 (descarga do