• Nenhum resultado encontrado

EXPERIÊNCIA ARGENTINA EM EXPLORAÇÃO E USO DE GLP E OUTROS ENERGÉTICOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EXPERIÊNCIA ARGENTINA EM EXPLORAÇÃO E USO DE GLP E OUTROS ENERGÉTICOS"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

EXPERIÊNCIA ARGENTINA EM

EXPLORAÇÃO E USO DE GLP E

OUTROS ENERGÉTICOS

ENG. RAUL DELLATORRE

PRESIDENTE DA AXLE S.A

AUDITORIA E PROJETOS EM GLP E COMBUSTIVEIS LIQUIDOS

(2)

• A ARGENTINA ESTA ATRAVESSANDO UM SERIO PROBLEMA ENERGÉTICO QUE OBRIGA A IMPORTAR COMBUSTÍVEIS LÍQUIDO (FUEL OIL , GAS OIL E GAS NATURAL LIQUEFEITO - GNL) PARA GERAÇÃO DE ENERGIA.

• A PRODUÇÃO DE TODO TIPO DE ENERGIA É PRIORITÁRIA E O GOVERNO NACIONAL ESTA FAZENDO ESFORÇOS PARA CORRIGIR ESTA DISTORÇÃO QUE CAUSA UM GRAVE PREJUÍZO À ECONOMIA NACIONAL.

(3)

CIENTES DESTA REALIDADE VARIAS EMPRESAS PETROLEIRAS DE PEQUENO PORTE, UNA DE ELAS ASSOCIADA COM UNA DISTRIBUIDORA DE GLP, TAIS COMO ROCH S.A. Y MEDANITOS

S.A. ESTÃO REALIZANDO ESTUDOS E INVESTIMENTOS FOCADOS NA PRODUÇÃO DE GLP E GASOLINA A PARTIR DO GÁS NATURAL PRODUZIDO EM ALGUMAS JAZIDAS EM ZONAS ISOLADAS E AFASTADAS DAS CIDADES.

(4)

O OBJETIVO É A PRODUÇÃO DE GLP , DE GASOLINA E DE GÁS NATURAL, ESTE ULTIMO UTILIZADO PARA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA CONECTADA AO SISTEMA NACIONAL, PARA ABASTECIMENTO DE UNA POPULAÇÃO PRÓXIMA À JAZIDA, OU INJETADO EM GASODUTOS PRÓXIMOS, PERMITAM VIABILIZAR O EMPREENDIMENTO.

(5)

• NA PLANTA DE ROCH DE SAN LUIS, CUJA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA APRESENTAMOS EM VISÃO VIA SATÉLITE , A 21 Km. AO SUL DE RIO GRANDE, NA PROVÍNCIA DE TERRA DO FOGO, EXTREMO SUL DA ARGENTINA, ONDE ENCONTRA-SE UMA PLANTA DE EXTRAÇÃO DE GLP (UPGN) , COMO VEREMOS A SEGUIR:

(6)
(7)

TRATA-SE DE UNA INSTALAÇÃO DE

TRATAMENTO DE GÁS NATURAL POR TURBO EXPANSÃO ,COM UNA CAPACIDADE DE

420.000 M3/DIA , QUE PRODUZ PROPANO Y

BUTANO TRATANDO O GÁS PROVENIENTE DA

PLANTA DE DESHUMIDIFICADO DE RIO CHICO, ONDE SE RETIRA A GASOLINA Y SE ABAIXA O PONTO DE ROCIO DO GÁS.

(8)

AS INSTALAÇÕES ESTÃO COMPOSTAS

POR:

• SEPARADORES DE ENTRADA

• SKID DE TRATAMENTO A (SECADO DEL GAS Y SEPARAÇÃO DO GLP POR TURBO EXPANSÃO) • SKID DE TRATAMENTO B (SEPARAÇÃO DO

PROPANO E BUTANO E POSTERIOR ARMAZENAMENTO)

• SKID DE AEROENFRIADORES (CONDENSAÇÃO DE PROPANO E BUTANO)

(9)

FORNOS DE PROCESSO (GERAÇÃO DE CALOR PARA PROCESSO)

SALA DE COMPRESSÃO (TOMA O GÁS RESIDUAL COMPRIME-O E INJETA AO GASODUTO)

ARMAZENAGEM PARA GLP (2 TANQUES CILÍNDRICOS DE 200 M3 E 1 TANQUE CILÍNDRICO DE 297 M3)

BAIAS PARA CARREGAMENTO DE CAMINHÕES DE GLP COM SISTEMA DE ODORIZAÇÃO DA CARGA

(10)

GERAÇÃO ELÉTRICA AUTÔNOMA

ESCRITÓRIOS; LABORATÓRIO E DEPOSITO TOCHA DE SEGURANÇA (FLAIR)

(11)

A PRODUÇÃO SE DISTRIBUI EM CARRETAS DESDE UM SISTEMA DE CARGA DE VEICULOS QUE POSSUI UM SISTEMA DE ODORIZAÇÃO PARA COLOCAR O PRODUTO DENTRO DAS ESPECIFICAÇÕES LOCAIS E UM MEDIDOR MÁSSICO PARA CONTROLE DO PESO.

(12)
(13)
(14)
(15)
(16)

A PLANTA POSSUI UM LABORATÓRIO DEVIDAMENTE EQUIPADO PARA REALIZAR O CONTROLE DE QUALIDADE DA PRODUÇÃO E CUMPRE COM EL PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DE QUALIDADE DO GLP (RES.07/2006) EMITINDO CERTIFICADOS DE QUALIDADE

SEGUNDO A NORMATIVA VIGENTE.

A INSTALAÇÃO ELÉTRICA EM ÁREAS CLASSIFICADAS É APTA PARA ATMOSFERAS POTENCIALMENTE EXPLOSIVAS.

(17)

• A REDE DE INCÊNDIO COBRE A ÁREA DE TANQUES , INCLUI UM RESERVATÓRIO DE 1000 M3 DE ÁGUA E MOTOBOMBAS DE 180 M3/H, DE ACORDO COM LA LEI 13660 Y SUE REGULAMENTOS PERTINENTES.

(18)

• DESTACAMOS QUE TODOS OS CASOS SE DEVE SER REALIZADO UM ESTUDO DETALHADO DO PROJETO, CONSIDERANDO OS FATORES RELEVANTES, TAIS COMO:

RESERVA DE GÁS, COMPOSIÇÃO , QUANTIDADE, LOCALIZAÇÃO DA PLANTA, CAPACIDADE DA MESMA, GERAÇÃO DE ENERGIA, INTERCONEXÃO AO SISTEMA, A POPULAÇÃO PRÓXIMA AO PROJETO, A INJEÇÃO A UM GASODUTO.

(19)

NA PLANTA DE GÁS MEDANITO CATRIEL, NA PROVÍNCIA DE NEUQUEN, SUDOESTE DA ARGENTINA, 3 GASODUTO OPERADOS POR

APACHE, PETROBRAS E YPF, SE INTERCONECTAM

À PLANTA A QUE TEM UMA CAPACIDADE DE PROCESSAMENTO DE 1.000.000 M3/DIA.

O GÁS TRANSPORTADO POR CADA UM DELES É SUBMETIDO A PROCESSOS DISTINTOS SEGUNDO O SEU NÍVEL DE QUALIDADE.

(20)

• GASODUTO SUL : RECEBE EM PLANTA DE COMPRESSÃO.

• GASODUTO NOROESTE: RECEBE EM PLANTA DE “ENDULZADO” PARA ELIMINAÇÃO DE SH2 (SULFETO DE HIDROGENO)

• GASODUTO NORTE: RECEBE EM PLANTA DE “ENDULZADO” ONDE O SH2 E O CO2 SÃO ELIMINADOS

(21)

“ENDULZADO”: O PROCESSO CONSISTE NA PASSAGEM DO GÁS A TRAVES DE COLUNAS EMPACADAS COM UM SOLIDO, CUJO NOME

COMERCIAL É SULFATREAT. COM O SH2 FORMA UNA PIRITA DE FERRO-SODA CAUSTICA

PARA ELIMINAR O CO2 REALIZA-SE UM LAVADO DA CORRENTE COM SODA CAUSTICA. FIXANDOSE COMO CARBONATO.

(22)

O GÁS PURIFICADO INGRESSA À PLANTA DE COMPRESSÃO, QUE POSSUI 9 COMPRESSORES DE 1000 HP CADA UNO.

A CONTINUAÇÃO REALIZA-SE A DESIDRATAÇÃO E O TRATAMENTO DO GÁS QUE CHEGA À PLANTA DE TURBO EXPANDER. ESTA É A UNIDADE PRINCIPAL DA PLANTA. UNA PLANTA DE GÁS CRIOGÊNICA DO TIPO TURBO EXPANDER, EQUIPADA COM UM SISTEMA DE DESIDRATAÇÃO POR FILTROS MOLECULARES E UM SISTEMA DE FRACIONAMENTO DOS CONDENSAVEIS.

(23)

OS LÍQUIDOS RECUPERADOS DO GÁS SÃO DESMETANIZADOS Y LOGO FRACIONADOS PARA PRODUZIR GLP Y GASOLINA QUE SE ENCAMINHAM PARA ARMAZENAGEM.

NESTE CASO O GÁS RESIDUAL SE INJETA NO GASODUTO

(24)

RENDIMENTO DE RECUPERAÇÃO DE LIQUIDOS PROPANO : 95,80%

BUTANO: 99,49%

N-BUTANO: 99,80 %

PENTANO Y SUPERIORES: 99,98 %

AS QUANTIDADES EXTRAÍDAS DIARIAMENTE SOMAM 80 T. DE GASOLINA Y 100 T. DE GLP.

O INVERSIONTIMENTO ESTIMADO PARA UMA PLANTA DE 500.000 M3/DIA É DE U$S 8.000.000.

(25)

CONCLUSION

A OBTENÇÃO DE GLP E GASOLINA RESULTANTES DA EXPLORAÇÃO DE JAZIDAS COM GÁS NATURAL

É UM FATOR IMPORTANTE DE

DESENVOLVIMENTO E VALORIZAÇÃO DOS RECURSOS ENERGÉTICOS QUE POSSUEM NOSSOS PAÍSES E QUE DEVEM SER EMPREGADOS VISANDO AMPLIAR O MERCADO DE COMBUSTÍVEIS E FORTALECER O FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA QUE CONTRIBUI PARA CONSOLIDAR A SOBERANIA DE NOSSOS PAÍSES.

(26)

DESTA FORMA, NO POSSO DEIXAR DE MENCIONAR QUE, DE ACORDO AO MANIFESTADO PELO DOUTOR PEDRO JORGE BEM COMO O ENGENHEIRO JAMES ROCKALL EM SUAS BRILHANTES EXPOSIÇÕES COM REFERENCIA A ESTENDER O USO DO GLP, A ARGENTINA TEM INICIADO O CHAMADO AUTOGAS OU GLP AUTOMOTIVO, COM A HABILITAÇÃO DE 3 (TRÊS) ESTAÇÕES DE GLP AUTOMOTOR.

COLOCO A DISPOSIÇÃO DO “PROJETO QUALIDADE COMPARTILHADA” A NORMATIVA ARGENTINA BEM COMO A PARTICIPAÇÃO DO ENGEHEIRO ALBERTO OSSO DA SECRETARIA ENERGIA DA NAÇÃO, CASO SEJA DE UTILIDADE PARA A INDUSTRIA BRASILEIRA DO GLP.

(27)

DESEJO PARABENIZAR A TODOS PELO SUCESSO DO ENCONTRO E AGRADECER AO ENGENHEIRO JOÃO NERY PELO CONVITE A TÃO SIGNIFICATIVO EVENTO.

Referências

Documentos relacionados

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

Pinturas, depilatórios, unguentos mamilares, colorantes para o cabelo e até pomadas à base de vidro em pó (que, aparentemente, permitiam simular a virgindade) (Braunstein, 1990),

v) por conseguinte, desenvolveu-se uma aproximação semi-paramétrica decompondo o problema de estimação em três partes: (1) a transformação das vazões anuais em cada lo-

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Silva e Márquez Romero, no prelo), seleccionei apenas os contextos com datas provenientes de amostras recolhidas no interior de fossos (dado que frequentemente não há garantia

A assistência da equipe de enfermagem para a pessoa portadora de Diabetes Mellitus deve ser desenvolvida para um processo de educação em saúde que contribua para que a

Embora acreditemos não ser esse o critério mais adequado para a seleção dos professores de Sociologia (ou de qualquer outra disciplina), cabe ressaltar que o Conselho