• Nenhum resultado encontrado

O marketing de conteúdo pode ser dividido em etapas:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O marketing de conteúdo pode ser dividido em etapas:"

Copied!
34
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)
(4)
(5)

O Marketing de Conteúdo vai muito além do que apenas produzir conteúdo para blogs, sites e redes sociais.

É preciso pensar na maneira de distribuir este conteúdo, como aumentar a audiência e como mensurar resultados. Tendo tanto a se considerar na hora de construir sua estratégia de Marketing de Conteúdo, separei a seguir alguns pontos importantes para lhe ajudar na hora de colocar a estratégia da sua marca ou empresa em prática. Você também pode usar como check list ou como fonte de insight para sua estratégia!

O marketing de conteúdo pode ser dividido em etapas: - Planejamento

- Elaboração da Persona - Criação de conteúdo - Distribuição

- Mensuração de resultados

Leia a seguir o que cada etapa envolve e veja se a sua estratégia de conteúdo online contempla todos os passos necessários!

(6)

Antes de criar seu blog e escrever seu primeiro blog post é importante criar um planejamento que deixe claro qual é o objetivo dessa estratégia e como ele será alcançado. Nesse momento, é importante estabelecer o cronograma das suas ações, em que momento elas serão executadas e se existe alguma data em especial para se atentar devido a alguma oportunidade sazonal que possa, eventualmente, aparecer.

Ferramentas como um calendário compartilhado podem ajudar você e sua equipe a identificar com mais facilidade quando cada ação será planejada, executada e analisada.

Também é nesta etapa são definidos os responsáveis por cada tipo de tarefa, sejam definições internas de equipe ou pessoas ou definições para as agências ou prestadoras de serviços externas.

Para te auxiliar nessa tarefa, existem ótimas ferramentas de gestão de projetos para fazer a manutenção de serviços que passam por muitas mãos diferentes,

como é o caso em algumas empresas.

(7)

Uma etapa fundamental da elaboração da sua estratégia de Marketing de Conteúdo é a elaboração da sua persona.

Mais do que uma delimitação demográfica de seu público-alvo, você deve realmente pensar em um perfil detalhado da pessoa que você gostaria que consumisse os seus conteúdos.

Dessa forma, ao contrário de pensar em: mulheres casadas, de 25 a 50 anos, residentes na região sudeste do país,

você deve visualizar a Maria Clara, 29 anos, recém-casada, está pensando em ter seu primeiro filho, trabalha fora, é muito ativa, mas tem medo de não conseguir conciliar sua rotina com o sonho de aumentar sua família.

Isso é muito importante para guiar todos aqueles que

trabalharão na sua estratégia, de forma a deixar a mensagem unificada e personalizada, um dos maiores triunfos que

o Marketing de Conteúdo pode te proporcionar.

Persona

(8)

Essa é a parte que muitas pessoas já conhecem. Ela envolve a produção de imagens, textos, e-books, emails, infográficos e o que mais for relevante para seu público.

Em alguns casos, o conteúdo pode não ser criado por você, isso é chamado de curadoria de conteúdo. Especialmente importantes na atração de novos consumidores.

Os posts do seu blog vão posicionar sua marca nos

mecanismos de busca e começar o trabalho de relacionamento com seus potenciais clientes.

O conteúdo do seu blog deve ser interessante, relevante e deve ter um design atrativo. Não é necessário falar sobre a revisão do texto de acordo com as normas ortográficas

e a importância de não copiar conteúdo de outras fontes, correto? Além disso, você deve investir na definição das palavras-chave e incentivar sempre o compartilhamento nas redes sociais para aumentar ainda mais o tráfego e o engajamento.

Conteúdo

(9)

Uma das formas mais comuns de Marketing de Conteúdo, uma maneira barata e eficiente de promover seu contato e manter o relacionamento com seus clientes.

Na criação do e-mail marketing, você deve deixar a mensagem com um tom pessoal, assinando, de preferência, com o seu nome ao invés do nome da sua empresa.

Além disso, trabalhe com dados variáveis para o e-mail sempre ser personalizado para o nome da pessoa que irá recebê-lo. É importante também evitar práticas não recomendadas, como a compra de listas de e-mails, o spam e a não

possibilidade de descadastramento do mailing.

E-mail

(10)

O conteúdo em vídeo tem sido uma grande tendência de marketing nos últimos tempos, e por isso sugiro que aposte nela o máximo possível.

Existem diversos tipos de conteúdo em vídeo que podem atrair seu consumidor, informá-lo e gerar muito mais

engajamento do que conteúdos apenas em texto, por exemplo. Os vídeos devem ser dinâmicos, de boa qualidade de áudio e vídeo e com uma boa produção, para demonstrar

profissionalismo e autoridade.

Além disso, transmissões ao vivo, como os webinars e lives também estão ganhando muito espaço e geram muito engajamento entre seus públicos.

(11)

Os e-books serão a sua máquina geradora de leads. Através da entrega de materiais ricos em informações, você consegue trocar o conteúdo pelo contato de pessoas interessadas em seu negócio.

E o que isso significa? Basicamente que será possível que você estreite essa relação e aproxime-a cada vez mais de um

momento de decisão de compra.

Esses materiais devem ter títulos atrativos e um conteúdo que realmente corresponda à expectativa do seu público, lembrando que eles devem ser mais longos e completos. É muito importante também se atentar à criação de uma

Landing Page (página de captura) eficaz, a qual não deve exigir muitos dados de seu público, pois isso pode desestimulá-lo a fazer o download.

(12)

Essa é uma das partes mais essenciais e que, mesmo assim, muitas pessoas nem imaginam em considerar. No Marketing de Conteúdo é preciso planejar como distribuir o conteúdo e em como tudo o que sua marca produz deve alcançar seu público.

O planejamento de quais canais e ferramentas serão utilizadas para divulgar o conteúdo produzido é fundamental para

esta etapa. É muito importante ter conhecimento da sua persona, para que você escolha os canais adequados a ela, de acordo com seus hábitos e comportamentos.

Além disso, é importante pensar no tipo de conteúdo que você produz e na sua disponibilidade para realizar a manutenção destes canais.

De nada adianta sair criando contas em todas as redes sociais para divulgar seu conteúdo e não dar conta de fazer um bom trabalho depois em todas elas. É bem melhor escolher as que mais engajam sua audiência e fazer um bom trabalho

em menos espaços.

(13)

1. Tráfego

Acompanhe os números de acesso em seu blog ou site,

principalmente dos links que você postar junto dos conteúdos da rede social. Este valor é um ótimo indicativo de sucesso da sua estratégia de marketing de conteúdo.

2. Interações sociais

Analise o engajamento do seu público nas redes sociais. Likes, comentários, retuítes e compartilhamentos são os principais pontos a serem analisados.

3. Geração de leads

Gerar leads é um dos maiores objetivos de uma estratégia de Marketing de Conteúdo, pois é aqui que você está mais próximo de fazer seu público realizar uma compra. Uma das formas mais comuns de gerar leads é coletando e-mails em troca de algum conteúdo relevante.

(14)

4. Networking digital

Se envolver com parceiros ou com outros conteúdos que são do interesse do seu público também é uma ótima estratégia. Você pode fazer isso escrevendo como convidado em outros blogs ou realizando ações online conjuntas com outros parceiros. 5. SEO

Você sabia que 93% de todas as ações online começam com uma pesquisa em ferramentas de busca? Estar bem posicionado

é fundamental, pois 75% das pessoas sequer saem da primeira página de resultados. Existem diversas formas de trabalhar para que seu conteúdo esteja entre os primeiros resultados no Google, e é a este trabalho que se dá o nome de

SEO (Search Engine Optimization). 6. Palavras-chave

Monitorar as palavras-chave que mais se relacionam aos conteúdos que você aborda é fundamental na sua estratégia. Esse é um trabalho que deve ser feito tanto no início de suas ações quanto ao longo delas, para acompanhar, inclusive, o seu progresso no rankeamento de cada uma delas.

Resultados

(15)
(16)
(17)

Se você quer aprender como construir autoridade online, influenciar opiniões e comportamentos na internet, precisa se tornar alguém que os outros citem na web.

Para isso, a primeira coisa de que você precisa é um site ou blog rico em conteúdo, que comprove a sua autoridade. Atenção: há uma diferença entre um conteúdo que demonstra sua experiência e um site que apenas alega que você a tem. É justamente essa distinção que lhe permitirá ganhar

(18)

Esse conceito surgiu antes mesmo da internet e já recebeu diferentes nomes. Basicamente, é o diferencial que faz a sua história ser lembrada pelo público.

Você pode se diferenciar de várias maneiras, mas ter um site de autoridade é indispensável. Na maioria das vezes, o que vai distingui-lo é justamente o quão único é o seu conteúdo.

É por isso que essa é a regra principal, e todas as outras são como um suporte para ela.

(19)

Ao contrário do que muita gente pensa, um dos maiores obstáculos para o sucesso no marketing digital não é falta de tráfego, e sim de confiança.

Isso significa que, apesar de o maior objetivo do seu site ser o crescimento do negócio, seu esforço maior deve ser em entregar um valor que construa sua autoridade.

Uma boa maneira de fazer isso é produzindo conteúdos educativos, do tipo “como fazer”. Esses conteúdos atraem links, aumentam seu tráfego e ainda ranqueiam o seu site para palavras-chave relevantes.

(20)

O conteúdo base é aquele que mostra às pessoas o que elas precisam saber para aproveitar o seu site e fazer negócio com você.

Além disso, esse conteúdo precisa ranquear para a sua palavra-chave mais importante. E, para atrair mais links, ele precisa não apenas ser estratégico, mas também entregar valor.

(21)

Quem quer saber como construir autoridade online deve

entender que ela envolve, basicamente, uma luta por atenção. Mesmo os mais experientes precisam estar constantemente se esforçando para não perder a competição.

O título do seu conteúdo é o primeiro indicativo se você terá ou não uma chance. Muitas pessoas lêem o título, mas

poucas lêem o conteúdo. Como resolver esse problema? Com títulos matadores e irresistíveis.

(22)

Essa regra tem relação direta com outra regra já citada aqui: o que os outros falam de você é mais importante do que aquilo que você fala de si mesmo.

Então, qual é o segredo? Fazer amizade com pessoas influentes no seu nicho e dispostas a ajudar a comprovar sua autoridade.

Também vale a pena se aproximar de pessoas influentes nas redes sociais e que possam divulgar seu conteúdo no Facebook, Instagram e onde mais for pertinente.

(23)

Quando se trata de conteúdo e lista de e-mails, trabalhar apenas uma das estratégias não faz tanta diferença assim. Não vale a pena criar uma lista e não ter algo de valor

para enviar, assim como não vale a pena ter um site apenas para contabilizar as visualizações.

O melhor é fazer com que os visitantes do seu site queiram se inscrever para receber suas atualizações. Aos poucos, a atenção se transforma em autoridade e será mais fácil vender seu produto no futuro.

(24)

Assim como nossas roupas influenciam a percepção que os outros têm de nós, o design do seu site também é

fundamental para prender a atenção dos visitantes.

Não basta apenas fazer um excelente conteúdo: a maneira como esse conteúdo é apresentado faz toda a diferença. Além disso, também é essencial analisar a hierarquia visual das suas páginas.

(25)
(26)

Quando você ganha autoridade, acaba se tornando um líder. Isso significa que você terá grande poder, mas também

grande responsabilidade.

As pessoas gostam de pertencer a um grupo e sentem

necessidade de seguir um líder. Então, a pergunta que resta é: que tipo de líder você quer ser? Lembre-se: a autoridade

pode (e deve) ser utilizada para construir admiração, confiança e respeito entre você e o público.

Com todas essas dicas de como construir autoridade online está na hora de colocar em prática. Comece agora mesmo e transforme o seu site ou blog em uma poderosa ferramenta de marketing!

(27)

COMO CRIAR CONTEÚDOS

INCRÍVEIS PARA ATRAIR

(28)

Independentemente do tipo de texto, todos nós temos como objetivo prender a atenção do leitor. Para isso, precisamos escrever de maneira única, interessante e convincente, ou seja, temos que ter textos “magnéticos”.

Muitas pessoas pensam que escrever textos assim é uma questão de talento. Claro, talento ajuda, mas existem algumas técnicas que podem facilitar o seu trabalho.

(29)

1. Não seja vago

Vejamos a seguinte frase: “Hoje em dia, a maioria dos

profissionais de marketing digital têm alguma dificuldade com SEO”. Palavras e expressões como “maioria” e “alguma” podem ser verdadeiras, mas não passam segurança. Sempre que possível, procure retirar essas palavras e deixar a frase o mais direta possível: “Hoje em dia, o SEO vem se mostrando uma das maiores dificuldades dos profissionais de marketing digital”.

2. Use repetições

Repetições dão estrutura e ritmo e falam diretamente à parte do nosso cérebro que adora rimas e métricas. Elas também inserem o leitor no fluxo da sua escrita e podem ser

facilmente usadas. No entanto, fique atento repetições, vale lembrar, podem ser extremamente irritantes quando usadas em excesso. Use-as apenas para enfatizar o assunto que quer destacar no artigo.

3. Nada de voz passiva

A voz passiva faz com que você diga uma mesma frase

com mais palavras, mas sem adicionar informações relevantes. Seu uso não é sempre incorreto; entretanto, dê preferência à voz ativa, que deixa a leitura mais clara e direta.

(30)
(31)

4. Seja breve

Não importa o quão maravilhoso seja a sua escrita, a maioria

das pessoas não irá ler atentamente mais do que algumas sentenças. Depois disso, eles irão apenas “escanear” o conteúdo.

O famoso, dar uma olhada geral! Uma maneira de evitar isso é fazer um texto mais leve e divertido. Mas o melhor é sempre escrever menos.

5. Use frases curtas

Frases curtas são fáceis de ler e digerir. Além disso, fica mais fácil entender cada ponto de um argumento. Em alguns momentos, frases longas também funcionam bem,

principalmente quando intercaladas com as frases mais curtas. Isso ajuda a dar mais ritmo ao texto!

6. Não resolva – provoque

Essa dica só funciona se você estiver tentando criar

um conteúdo persuasivo: não entregue todas as respostas de uma vez. Seu objetivo deve ser fazer o leitor perguntar

sobre um aspecto do seu produto, questionar seus pressupostos sobre os concorrentes, etc. Não resolva todos os problemas; deixe-os sempre querendo mais!

(32)

7. Elimine adjetivos desnecessários

Boa parte dos adjetivos e advérbios não acrescentam nenhuma informação. Eles apenas ocupam espaço e deixam o texto maçante. Experimente fazer esse exercício: retire os adjetivos e advérbios (a menos que sejam realmente necessários) e deixe suas frases mais objetivas.

8. Seja direto

Não enrole nem encha o seu texto de palavras ou frases desnecessárias. Quanto mais rápido você chegar

ao ponto, melhor. 9. Conte uma história

Tente mudar sua estratégia e contar, por exemplo, a história de alguém que resolveu seus problemas usando seu produto ou serviço. Não tenha dúvidas: isso facilitará e aumentará muito suas vendas.

10. Seja informal

A princípio, escrever informalmente não parece profissional. Mas escrever da maneira como você fala passa a ideia de que o conteúdo foi escrito por uma pessoa real e não um robô. Se o seu público for mais formal, opte por humanizar o que escreve, trazendo problemas da persona para o seu conteúdo!

(33)
(34)

Referências

Documentos relacionados

Segundo Cheng (2007) a casa da qualidade (planejamento do produto) é utilizada para traduzir a qualidade demandada pelos clientes em requisitos técnicos do produto

Diante dos discursos levantados por tais instituições, sejam elas, os Museus, os Institutos, ou as Faculdades, a obra de Schwarz 1993, fornece amplo conhecimento sobre a formação

Na primeira, pesquisa teórica, apresentamos de modo sistematizado a teoria e normas sobre os meios não adversarias de solução de conflitos enfocados pela pesquisa, as características

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

[r]

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

A estabilidade do corpo docente permanente permite atribuir o conceito muito bom, segundo os parâmetros da área, para o item 2.2 (pelo menos 75% dos docentes permanentes foram

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-