• Nenhum resultado encontrado

O papel do marketing na construção do perfil empresarial: um estudo de caso da Clínica Work Med em Guaratinguetá,SP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2023

Share "O papel do marketing na construção do perfil empresarial: um estudo de caso da Clínica Work Med em Guaratinguetá,SP"

Copied!
41
0
0

Texto

(1)

ETEC PROFESSOR ALFREDO DE BARROS SANTOS Técnico em Administração

Giovanna Alves de Arruda Lavínia Chaves Perrenoud

O PAPEL DO MARKETING NA CONSTRUÇÃO DO PERFIL EMPRESARIAL: um estudo de caso da Clínica Work Med em

Guaratinguetá-SP

Guaratinguetá

2022

(2)

Lavínia Chaves Perrenoud

O PAPEL DO MARKETING NA CONSTRUÇÃO DO PERFIL EMPRESARIAL: um estudo de caso da Clínica Work Med em

Guaratinguetá-SP

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso Técnico em Administração da Etec Prof. Alfredo de Barros Santos, orientado pela professora Fabrícia Maria Alberti de Almeida, como requisito parcial para obtenção do título de técnico em Administração.

Guaratinguetá

2022

(3)

“Agradecemos primeiramente a Deus por nos guiar nesta trajetória; aos

nossos professores, e em especial a professora Fabrícia, que nos

orientou no desenvolvimento deste trabalho; os sócios proprietários da

Work Med, Vânia Lopes e Mauro Assis, e aos nossos amigos e familiares

que participaram e contribuíram com a realização do nosso trabalho, para

que o concluíssemos com sucesso.”

(4)

“Dedicamos nossos esforços neste trabalho a nós, aos nossos familiares

que nos apoiaram infinitamente, a Dra. Juliana Galvão e O Téc. em

Segurança do Trabalho Sr. Rogério Baptista, que nos incentivou e

influenciou positivamente nossas vidas ao longo do curso e da vida.”

(5)

Neste trabalho apresentam-se no primeiro capítulo a história da Administração mundial e especificamente no Brasil, seus respectivos conceitos, teorias e suas principais áreas de atuação, tendo como área principal de aprofundamento o marketing, onde está centralizado a situação problema da empresa escolhida para o desenvolvimento deste projeto. No segundo capítulo, são transmitidos a caracterização do município em que a organização reside, e a caracterização da empresa, contendo nesta transmissão seu respectivo ramo, a atividade em que atua, brevemente sua história, seus sócios-proprietários e onde localiza-se. Por meio de ferramentas de pesquisa presente no marketing, são também definidas e apresentadas as principais dificuldades enfrentadas pela empresa, que foram identificadas, sendo elas, a presença de um marketing digital obsoleto, ausência de um planejamento de marketing eficaz, a dificuldade de apresentação e identificação dos colaboradores por conta da ausência de uniformes e a falta de material impresso coerente para a divulgação

.

Já no terceiro capítulo são propostas soluções para a possível reparação das dificuldades enfrentadas, utilizando o planejamento estratégico e de marketing, que por meio deste é realizado o roteiro que define a estrutura interna e externa da empresa e soluciona os problemas referentes a propaganda e identidade da organização. Em relação às demais dificuldades, propõem-se implementação de uniforme, criação de cartão de visita e panfletos atualizados, criação e atualização de redes sociais que estão em alta e utilizar as ferramentas que as mesmas apresentam. Espera-se que após a apresentação da resolução dos problemas, a instituição usufrua da proposta apresentada e busque a melhoria da mesma de maneira eficiente e eficaz, contribuindo para o rendimento social e econômico da mesma.

Palavras-chave:Administração. Planejamento. Marketing.

(6)

In this study it is introduced in the first chapter the history of global administration, specifically in Brazil, it is approached its respective concepts, theories, and main areas of expertise focusing on marketing, where we located the major problem of the company that we choose to develop this analysis. The second chapter addresses the specifics of the municipality where the company is headquartered, the characteristics of the company as its work segment, the activity carried out, and a little of its history, citing its founding partners. Using research tools linked to marketing, it is defined and presented the major difficulties faced by the company, among them, an outdated digital marketing strategy, absence of a planning efficient marketing. The difficulty of visual identity due to the absence of uniforms and coherent printed material for dissemination, was also a difficulty found. Finally, in the third chapter the proposals were made to possibly solve the demands and overcome the difficulties encountered, using a strategic marketing planning it is defined the new internal and external structure of the company in order to solve the identity problems of the organization.In relation to the other difficulties, it is suggested to implement uniform, creation of business card and updated pamphlets, creation and updating social networks which are on the rise and use the tools they present. It is expected that, after the presentation of the resolution of the problems, the institution will take advantage of the proposal presented and seek to improve it efficiently and effectively, contributing to its social and economic income.

Key Words: Administration. Planning. Marketing

(7)

INTRODUÇÃO...7

1 ADMINISTRAÇÃO...9

1.1 História da Administração...9

1.2 História da Administração no Brasil...10

1.3 Conceito de Administração...11

1.4 Teorias da Administração...13

1.4.1 Administração Cientifica...13

1.4.2 Administração Clássica...14

1.4.3 Administração das Relações Humanas...15

1.4.4 Administração Burocrática...15

1.4.5 Administração Estruturalista...16

1.4.6 Administração Neoclássica...17

1.4.7 Administração Comportamental...18

1.4.8 Administração Contingencial...18

1.5 Áreas da Adminitração...19

1.5.1 Recursos Humanos...19

1.5.2 Gestão Financeira...20

1.5.3 logística...20

1.5.4 Gestão Ambiental...21

1.5.5 Empreendedorismo...22

1.5.6 Vendas...23

1.5.7 Marketing...23

2 SITUAÇÃO PROBLEMA...25

2.1 Descrição do Municipio...25

2.2 Descrição da Empresa...25

2.3 Descrição dos Problemas...26

3 PROPOSTA DE SOLUÇÃO...32

CONCLUSÃO...38

REFERÊNCIAS...40

(8)

0

INTRODUÇÃO

O trabalho que vamos apresentar pode-se analisar e observar os vários conceitos da Administração, onde analisaremos vários pontos de vista de alguns autores muito conhecidos como Idalberto Chiavenato, Peter Drucker, Philip Kotler, Roberto Claret Freirias, entre outros, onde estes vários autores apresentam suas ideias e teorias da administração. Baseado -se nas teorias das Administração e algumas de suas vertentes, serão demostradas as ideias em cima dos estudos com base nos autores citados ao decorrer do trabalho, sendo ligados as áreas principalmente do Marketing, onde a empresa que foi estudada deixa a desejar no aspecto gestão.

Os aspectos que serão apresentados no primeiro capítulo são de suma importância para que este trabalho seja desenvolvido, pois nesse capítulo terá como principal assunto a Administração e suas teorias, onde será avaliada a história da mesma tanto da sua criação e também desenvolvimento no Brasil, e os seus conceitos bases. Nesse capítulo será colocado suas teorias cientificas de maneira resumida, que abordam, Teoria Clássica, Teoria Cientifica, Teoria das Relações Humanas, Teoria da Burocracia, Teoria Estruturalista, Teoria Comportamental, Teoria Neoclássica e a Teoria do Desenvolvimento Organizacional, e por fim será demostrado no primeiro capítulo algumas áreas da administração que tratarão da Gestão ambiental, Recursos Humanos, Marketing e a Logística.

Ao analisar a empresa Work Med destacou-se problemas em grande parte relacionadas ao Marketing e a falta de conhecimento acadêmico na área, e suas ramificações, pois a empresa não possui um profissional especialista nessa área, com conhecimentos técnicos adequados que explore as tecnologias atuais. Essa inadequação gera mais problemas, como falta de estratégias voltada ao marketing como também afetando aspectos que seriam vantajosos para eles. Há também uma má utilização do Marketing, que é algo que vem afetando a imagem da empresa. Em geral a maneira que se vem sendo trabalhado o marketing é algo que impede a empresa de se melhor desenvolver.

Ao decorrer do trabalho, com a pesquisa realizada juntamente com a produção textual da empresa escolhida e entrevista feita pessoalmente com os proprietários, será apresentado soluções sobre os quesitos de marketing da organização numa

(9)

0

visão geral, onde se encontra o principal problema atual da empresa, mostrando os pontos negativos que a empresa precisa focar e investir para melhorar, ressaltando a importância do motivo do foco em marketing e seus benefícios a longo prazo. Sendo assim, no desenvolvimento desse capítulo também será apresentado tantos métodos simples como os que possuem maior complexidade, junto com determinados investimentos a serem feitos nesse assunto beneficiando os proprietários, mas consequentemente evoluindo a própria empresa para realizar aprimoramento num futuro próximo das soluções apresentadas nesta pesquisa.

Em geral este trabalho terá como apresentação e desenvolvimento o conteúdo e aprendizado adquirido durante o curso e as pesquisas realizadas nos estudos dos autores já mencionados, para a criação e citação de técnicas e problemas relacionados as técnicas de Marketing da empresa Work Med.

(10)

0

1. ADMINISTRAÇÃO

1.1 História da Administração

De acordo com diversos estudiosos a história da Administração iniciou-se no ano 5.000 a.C, na Suméria, com o intuito de melhorar a maneira da resolução dos problemas práticos. Desde então, ela veio sendo estudada, praticada e aperfeiçoada conforme o passar dos anos.

Segundo Vieira (2012, p. 107), administração existe desde o surgimento dos primeiros grupamentos humanos. Há pouco consenso sobre o período histórico exato em que essas práticas tiveram início, porém, é quase unânime entre os pesquisadores que as práticas administrativas são anteriores à Era Cristã. Essa constatação se dá pelo fato de que mesmo que implicitamente toda sociedade necessite da aplicabilidade da Administração para existir, observa-se também, a presença dela dentro das mais antigas organizações, tais como no império romano, a igreja e o exército.

No Império Romano os princípios e as técnicas da Administração, auxiliaram na construção e na preservação da civilização durante séculos. Na época do governo de Otavio, foi feita uma reforma funcional, onde se separou a política da administração e dando a esta última sistematização e controle, então Roma inspirou-se em três princípios na administração do império: dividir para governar, fundar colônias e construir estradas. A construção do Império Romano apresenta o primeiro caso no mundo de organização e Administração de um império multinacional.

Com a queda do Império Romano em 476 d.C., a Igreja Católica passou a ser a maior organização da época. As normas administrativas e os princípios de organização pública foram se transferindo das instituições dos Estados, da Igreja Católica e da organização militar (CHIAVENATO, 2013, p. 24).

A organização militar é uma organização milenar, ela é baseada no sistema linear, o comando era responsável pela liderança, planejamento e controle das organizações para os centros de operações, o princípio de unidade de comando em que o subordinado tem apenas um superior. No início do século XIX, Clausewitz (1780 – 1831), general prussiano, escreveu um Tratado sobre a Guerra e os Princípios de Guerra, sugerindo como administrar os exércitos em períodos de guerra. Este general

(11)

0

foi o grande inspirador de muitos teóricos da Administração que posteriormente se basearam na organização e estratégia industriais.

Clausewitz (2014, p.18) considerava a disciplina como um requisito básico para uma boa organização. Para ele, toda organização requer um cuidadoso planejamento, no qual as decisões devem ser científicas e não simplesmente intuitivas. O administrador deve aceitar a incerteza e planejar de que maneira pode minimizar essa incerteza.

Os filósofos e a revolução industrial influenciaram diretamente na história da administração. Os filósofos procuram constantemente soluções para os problemas que ocorrem em seu meio podendo ser externo ou até mesmo interno. Eles buscaram em sua época o que as organizações buscam constantemente: planejamento, organização das tarefas, direção e controle. A influência dos filósofos gregos, como Platão (429 a.C. 347 a.C.) discípulo de Sócrates, e Aristóteles (384 a.C. 322 a.C.), discípulo de Platão. Ambos deixaram contribuições para o pensamento administrativo do Século XX.

A invenção das máquinas a vapor por James Watt (1736-1819) e a sua aplicação à produção, surgiu uma nova concepção de trabalho que modificou completamente a estrutura social e comercial da época, provocando profundas e rápidas mudanças de ordem econômica, política e social. Num lapso de um século, as mudanças ocorridas foram maiores que em todo o milênio anterior. (NETO, 2017, p. 33)

A Revolução Industrial teve suas consequências, dentre elas a transferência da habilidade do artesão para a máquina, com o intuito de acelerar o processo de fabricação, melhorar a qualidade e reduzir os custos de produção. O uso das novas tecnologias acrescentou grande quantidade de matéria-prima e de trabalhadores nas indústrias, contudo, os recursos estavam sendo mal utilizados e organizados, causando conflitos e desorganização dentro das empresas, sendo assim, veio a necessidade de aumento da eficiência.

1.2 História da Administração no Brasil

Após o desenvolvimento do EUA, e o processo de implantações de filiais das empresas norte-americana no país, a Administração finalmente chega ao Brasil.

Assim começa a existir a profissão de administrador e dada a importância para tal

(12)

0

profissão perante nossa sociedade, o que fica evidenciado a partir da inserção da disciplina de administração em cursos universitários.

No Brasil é a partir da década de 30 que o estudo da administração ganha importância. Este desenvolvimento principia no setor público acompanhando a proposição de Vargas de que "governar é administração" e posteriormente, estende-se ao setor privado procurando responder às demandas colocadas pela nascente processo de industrialização. (SANTIAGO,1995, p.4)

Na década de 1930, o Brasil se preparava para implementar um projeto de industrialização que abandonava sua economia baseada na agricultura, seguindo os preceitos do atual presidente da época. O mercado interno e o apoio do Estado deram condições para a realização do projeto. Como o café era a principal renda financeira do governo, com a crise de 1929 que os bancos quebraram e houve um grande problema econômico, muitos países não conseguiram comprar muitas safras, e com isso foi enfraquecendo o estoque. A partir do momento em que a revolução de 1930 enfraqueceu a elite agrícola para dar lugar aos países industrializados, foi possível ver governos modernos e sólidos na sociedade.

Com a chegada da Administração ao Brasil, surgiram diversos aspectos positivos, sendo o primeiro uma evidência de atendimento às demandas dos gestores brasileiros dos setores público e privado. O país conseguiu formar um grupo de liderança, o que permitiu o estabelecimento de empresas nacionais. No entanto, devido ao aumento dos salários, há uma escassez de administradores no setor público. Muitas mudanças ocorreram nos estudos e empresas após a administração do governo brasileiro, mas elas aumentaram tanto em qualidade quanto em quantidade, proporcionando melhores oportunidades de trabalho, remuneração e outros benefícios.

1.3Conceitos de Administração

Diversos autores reconhecidos contextualizam o conceito de administração a uma constante evolução da sociedade e levando também em consideração os diferentes pontos de vista de cada autor e a aplicabilidade em que cada um deles estuda, mas todos na busca do mesmo resultado que consiste em conceitualizar a

(13)

0

administração de forma clara e consciente, evidenciando suas principais características e suas diversas opções de aplicabilidade existentes, desde na vida pessoal de cada individuo quanto nas maiores organizações já existentes.

A administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização seja ela lucrativa ou não-lucrativa. A administração trata do planejamento, da organização (estruturação), da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão de trabalho que ocorram dentro de uma organização.

(CHIAVENATO,2003, p.2)

Vale ressaltar que a Administração também pode e deve ser reconhecida como uma ciência social aplicada, levando em consideração que a definição de toda e qualquer ciência é o estudo baseado em fatos e pesquisas que comprovam e precedem tal existência, dando a credibilidade necessária para a aplicabilidade dela em diversas áreas. Outro aspecto que contribui para tal afirmação é devido sua base ser fundamentada e segmentada por inúmeras normas e funções, tendo nessa ciência a ponte entre seus princípios básicos e tais aplicabilidades, o administrador.

Segundo Maximiano (2000, p.26), a administração significa primeiramente ação, e se baseia no processo de tomada de decisões e, posteriormente, a aplicação delas, levando em consideração quatro importantes processos interligados, sendo eles: planejamento, organização, execução e controle. Ainda ao tratar da conceitualização da Administração, não se pode deixar de lado que as principais características se baseiam na eficiência e eficácia da aplicabilidade dá Administração, independente da área designada.

Outra característica de suma importância que deve ser destacada é a possibilidade de flexibilidade de aplicação que a administração apresenta. Isso é algo que envolve alguns aspectos, como a análise dos recursos necessários e ofertados pela organização em questão e o resultado esperado por ela, o que são considerados variáveis entre as organizações, pois cada uma possui uma disposição monetária e aspectos sociais diferente da outra, o que torna cada empresa e sua respectiva necessidade única.

Administração é, portanto, um conjunto de práticas e funções elaboradas para disciplinar elementos de produção, que têm como objetivo alcançar, de maneira eficiente, um resultado eficaz e

(14)

0

sustentável, por meio da elaboração de planos, relatórios, projetos etc.

(CARVALHO, 2014, p.12)

As teorias pesquisadas e lidas no objetivo de buscar um conceito adequado para administração evidenciaram que este se baseia em diversas práticas que possuem como pré-requisito um conhecimento básico das normas e funções que antecedem tal aplicabilidade, e pode se evidenciar que a principal semelhança encontrada entre os diversos conceitos é que todos levam em consideração que a administração tem como principal intuito o sucesso das organizações e o cumprimento dos objetivos traçados, por meio de processos, recursos, e outros aspectos, levando em consideração os estudos pré-existentes.

1.4Teorias da Administração

1.4.1 Administração Científica

Com o advento desenfreado da indústria, tornou-se necessário a criação de novos métodos, técnicas e estudos com o intuito de alavancar a produção, para assim a mesma conseguir atender a demanda que estava aumentando consideravelmente na época em questão. A partir de tal necessidade, foram surgindo diversas teorias administrativas, e a teoria da administração cientifica em questão é aquela reconhecida pelo seu pioneiro Frederick Winslow Taylor. Taylor foi um engenheiro mecânico, e seu estudo, teve como enfoque a sua área, os operários, e a racionalidade como principal diferencial. A partir disso, o mesmo tornou grande contribuinte para a evolução da administração.

Segundo Chiavenato (2003, p.69), os princípios da administração científica para Taylor, baseiam-se em quatro vertentes:

1. Planejamento: Substituir no trabalho o critério individual do operário, a improvisação e a atuação empírico-prática, por métodos baseados em procedimentos científicos.

Substituir a improvisação pela ciência através do planejamento do método de trabalho.

2. Preparo: Selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptidões e prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado. Preparar máquinas e equipamentos em um arranjo físico e disposição racional.

(15)

0

3. Controle: Controlar o trabalho para se certificar de que está sendo executado de acordo com os métodos estabelecidos e segundo o plano previsto. A gerência deve cooperar com os trabalhadores para que a execução seja a melhor possível.

4. Execução: Distribuir atribuições e responsabilidades para que a execução do trabalho seja disciplinada.

Ainda dentro da administração cientifica, podemos definir que a mesma estudava a forma que os operários exerciam sua função, levando em consideração o tempo que cada indivíduo utilizava para a realização e como poderia aumentar o nível produtivo do mesmo naquele determinado tempo, ou até mesmo a diminuição do tempo, criando assim um padrão e racionalizando o trabalho dos mesmos, buscando sempre atender a necessidade da demanda específica que estava em constante evolução.

1.4.2 Administração Clássica

Já a teoria da administração clássica ocorreu na segunda década do século XX, e tem como seu pioneiro Henry Fayol que se baseia na estrutura da organização em si. A teoria clássica possibilita uma visualização simples e ordenada não só para a empresa em si como também para com as atividades exercidas pela mesma, ao falarmos de estrutura, é levado não só em consideração a organização, mas também os funcionários em si.

O ponto de partida dos autores da Teoria Clássica é o estudo científico da Administração, substituindo o empirismo e a improvisação por técnicas científicas. Pretendia-se elaborar uma Ciência da Administração. Fayol defendia a necessidade de um ensino organizado e metódico da Administração, de caráter geral para formar administradores. Em sua época, essa ideia era uma novidade.

(CHIAVENATO, 2003, p.84)

Diversos estudiosos afirmam que a teoria clássica é a de fato mais utilizada e estudada até os dias de hoje por conta da sua visualização, e aplicabilidade. Fayol visou a organização e sua estrutura como um todo de forma em que a mesma deixa de lado improvisos e achismos e sendo substituído por técnicas cientificas e embasadas, buscando a eficiência, e que toda organização deve apresentar seis funções, e são elas: as técnicas, comerciais, financeiras, de segurança, contábeis e administrativas.

(16)

0

1.4.3 Administração das Relações Humanas

A teoria da administração das relações humanas é conhecida como a oposição da teoria que a antecede (teoria clássica), pois a teoria das relações humanas visava a humanização nas organizações, enquanto as teorias que a antecederam focavam no método de trabalho independentemente de como o mesmo afetaria o trabalhador de fato. Conhecida como escola humanística da administração, essa teoria tem como seu pioneiro Elton Mayo que reforçou a importância da criação e aplicação de métodos que visassem melhorar a interação social e humanizar as organizações.

Segundo Maximiano (2000, p.66), a partir da experiência de Hawthorne, experiência essa que consistia na aplicação de métodos da psicologia experimental, e a partir da aplicação desses testes e entrevistas, Mayo e seus colaboradores apresentaram os resultados e criaram uma nova filosofia de administração, onde dizia que o desempenho dos colaboradores não era somente determinado pelos métodos de trabalho e sim pelo comportamento dos mesmos, e como eram tratados dentro da organização, mostrando se assim a necessidade de visualizar os funcionários não só como recursos, e sim como pessoas que possuem necessidades básicas.

É importante salientar que nas teorias que antecedem, as pessoas não eram negligenciadas, mas sim tratadas como recursos, deixando de lado a necessidade do enfoque comportamental, enfoque esse que é levado em consideração dentro da teoria dos recursos humanos, podendo-se assim definir a importância de um bom processo interpessoal e do comportamento coletivo para com a eficiência da organização.

1.4.4 Administração Burocrática

A teoria da administração burocrática é aquela que tem como seu pioneiro Max Weber, e o mesmo visou criar uma teoria que fosse sólida e buscasse acompanhar o trabalho do gestor visando alcançar seus objetivos. Vale ressaltar que segundo diversos autores, burocracia está ligado a autoridade, e autoridade se diversifica em tradicional, carismática e legal. Tradicional é aquela que rege as regras de hierarquia da organização, enquanto a carismática é regida pela personalidade do gestor, já a autoridade legal, dita que os funcionários serão sempre influenciados pelas normas.

A burocracia é a organização eficiente por excelência. Para conseguir eficiência, a burocracia detalha nos mínimos detalhes como as coisas

(17)

0

deverão ser feitas. Segundo Max Weber, a burocracia tem as seguintes características:

1. Caráter legal das normas e regulamentos.

2. Caráter formal das comunicações.

3. Caráter racional e divisão do trabalho.

4. Impessoalidade nas relações.

5. Hierarquia de autoridade.

6. Rotinas e procedimentos estandardizados.

7. Competência técnica e meritocracia.

8. Especialização da administração que é separada da propriedade.

9. Profissionalização dos participantes.

10. Completa e previsibilidade do funcionamento.

(CHIAVENATO, 2003, p. 246).

Weber defende e reforça que a aplicabilidade correta da teoria burocrática apresenta diversas vantagens para a organização, sendo elas a racionalidade, a precisão da definição de cargos, a rapidez nas decisões, uniformidade de interpretação, de rotinas e procedimentos, a redução do atrito entre as pessoas, constância, confiabilidade e benefícios para as pessoas na organização, defendendo- se assim tal teoria por meio de suas consequências positivas para a empresa em que ela for aplicada.

1.4.5 Administração Estruturalista

A teoria da administração estruturalista se assemelha a um consenso dentre a teoria dos recursos humanos em diversos aspectos e a sua crítica para com a teoria clássica, levando em consideração diversos fatores, dentre eles, a época que ela foi estruturada que se dá pela década de 1950 e também a ela ter sido criada em meio à crise, e a mesma realiza uma análise geral da estrutura e não somente ao método de trabalho.

Segundo Chiavenato (2000, p. 24), a teoria estruturalista é aquela que se baseia na sociologia organizacional de uma empresa e visa consolidar e expandir os horizontes da administração, seguindo uma grande influência das ciências sociais, e a mesma visualiza a empresa como um todo social e complexo, onde existem diversas interações de grupos sociais.

Podemos dizer que a partir da teoria estruturalista, o conceito de estrutura tomou outro rumo, onde a teoria diz que a mesma consegue se manter independente da alteração dos elementos, recursos, métodos e até mesmo das relações que a

(18)

0

regem, e que a mesma estrutura pode se variar e ser encontrada em diversas áreas da organização, sendo assim, pode-se dizer que a administração estruturalista lida com a totalidade da organização.

1.4.6 Administração Neoclássica

A teoria administrativa neoclássica é aquela que buscava um upgrade da teoria clássica, direcionada aos obstáculos que a administração da época enfrentava, essa teoria também conhecida como escola operacional, possui como pioneiro Peter Drycker, e diversos outros autores como, Ernest Dale, George Terry, e outros. Com o auxílio e absorção das teorias que a antecederam, a neoclássica era mais flexível do que a teoria clássica em si, mas possui como suas características primordiais as mesmas da teoria de Fayol, sendo elas a ênfase em chegar nos objetivos traçados pela organização.

A abordagem neoclássica baseia-se nos seguintes fundamentos:

1. A Administração é um processo operacional composto por funções, como: planejamento, organização, direção e controle. 2. Como a Administração envolve uma variedade de situações organizacionais, ela precisa fundamentar-se em princípios básicos que tenham valor preditivo. 3. A Administração é uma arte que, como a Medicina ou a Engenharia, deve se apoiar em princípios universais 4. Os princípios de administração, a exemplo dos princípios das ciências lógicas e físicas, são verdadeiros. 5. A cultura e o universo físico e biológico afetam o meio ambiente do administrador. Como ciência ou arte, a teoria da Administração não precisa abarcar todo o conhecimento para poder servir de fundamentação científica aos princípios de Administração. (CHIAVENATO, 2003, p. 148).

A partir da apresentação dos fundamentos da teoria neoclássica, pode-se dizer que a teoria consiste em identificar as obrigações do gestor e destilá-las, a partir dos princípios administrativos, visando alcançar a eficiência dos processos que envolvem a organização, buscando sempre o sucesso e a entrega solicitada pela demanda, levando em consideração a boa execução dos métodos de trabalho e a aplicabilidade correta das ferramentas administrativas.

1.4.7 Administração Comportamental

A teoria da administração comportamental teve seu início em 1947 e também representava uma crítica a teoria clássica e sua desumanização e inflexibilidade.

(19)

0

Segundo a teoria Behaviorista, como também é conhecida a teoria comportamental, o gestor primeiramente deve estar ciente de todas as necessidades de seus subordinados, e a partir desse conhecimento, entender o seu respectivo comportamento e motivá-los.

Segundo Chiavenato (2000, p.328), a teoria comportamental representa um desdobramento da teoria das relações humanas, rejeitando todas as concepções ingênuas dela, e também criticando a teoria clássica e suas ferramentas. Vale ressaltar, que a teoria comportamental surgiu no final da década de 1940, marcado pelo livro: o comportamento administrativo de Hebert A. Simon, onde o mesmo apresenta fortes críticas a teoria clássica, constituindo-se assim o início da teoria das decisões.

Ao tratar da teoria comportamental, não se pode deixar de lado Maslow e sua teoria de motivação, onde o mesmo apresentou a hierarquia das necessidades humanas, hierarquia essa utilizada até os dias de hoje e que é representada a partir de sua base, como: necessidades fisiológicas, seguida das necessidades de segurança, necessidades sociais, necessidades de estima, e por fim, a de autor realização.

1.4.8 Administração Contingencial

A teoria contingencial se originou a partir de pesquisas para verificar a aplicabilidade das teorias pré-existentes, e por meio de tais pesquisas, originou-se uma nova concepção de organização, onde diz que a estrutura e o seu funcionamento são dependentes de aspectos que envolvem o ambiente externo, e que não há um único modo correto de organizar, e que tudo é relativo.

A Teoria da Contingência apresenta os seguintes aspectos básicos: a.

A organização é de natureza sistêmica, isto é, ela é um sistema aberto.

b. As características organizacionais apresentam uma interação entre si e com o ambiente. Isso explica a íntima relação entre as variáveis externas (como certeza e a estabilidade do ambiente) e as características da organização (diferenciação e integração organizacionais).

c. As características ambientais funcionam como variáveis independentes, enquanto as características organizacionais são variáveis dependentes. (CHIAVENATO, 2003, p.509)

(20)

0

Como dito anteriormente, a teoria de contingencial visa explicar que não existe uma verdade absoluta, ou seja, que todas as teorias são válidas, que a integração entre elas deve ser estudada, e que a aplicabilidade da teoria deve ser baseada individualmente, levando em consideração os aspectos, normas e métodos, fatores esses que variam de organização para organização, por conta de seu ambiente, tecnologia e recursos ofertados, e que a administração deve sempre realizar ajustes constantes para alcançar a eficiência e eficácia esperada, buscando sempre integrar os aspectos internos e externos de forma que apresentem consequências positivas.

1.5 Áreas da Administração

1.5.1 Recursos Humanos

A área de Recursos humanos tem como prioridade a integração, formação, bem-estar e aperfeiçoamento do grupo de pessoas que irão prestar serviços a qualquer empresa como equipe, com o objetivo de que haja sintonia entre todos os componentes para que cada um saiba qual papel cumprir e que ajude cooperando com os demais. Antes de esta área existir o grande foco era voltado apenas nas tecnologias, maquinários e produtos ao em vez dada equipe que prestava os serviços.

É apropriado a consideração da administração de pessoas, pois não pode ser esquecido que são seres humanos e precisam ter a qualidade de vida e bem-estar e vínculos com aqueles que matem com as suas organizações.

Não havendo essa gestão de pessoas podem acarretar conflitos dentro da equipe, que pode gerar o mal executa mento da mão de obra, em local com clima pesado para trabalho, gerando desmotivação, pessoas sem empenho bom, que mesmo que sejam competentes para o serviço serão ineficientes para equipe e empresa.

Várias empresas não investem em recursos humanos por medo e insegurança que há em não conseguir reter o pessoal e usam seus recursos para investir em outras partes, mas se usarem metade de seu recurso para esta área irá perceber quanto e de grande eficiência esta área.

O objetivo é gerar uma área de trabalho leve, incentivo e motivações para equipe, gerar fortalecimentos nas relações de funcionários, gerentes e chefes,

(21)

0

acompanhamento psicológico para cada funcionário para que haja um bem-estar com todos, aumentando empenho, motivação e produtividade para empresa.

1.5.2 Gestão Financeira

A segunda causa de insucesso dessas empresas é a falta de recurso financeiro, pois não possuem uma boa gestão financeira. A gestão é a sistematização dos processos administrativos, a sistematização facilita a gestão do dia-a-dia e a tomada de decisões. Já o controle financeiro é a coordenação das atividades e a análise das condições financeiras da empresa, documentando todas essas ações, tendo em vista essas informações, é preciso fazer o orçamento do negócio, que é o planejamento, execução e controle das operações organizacionais.

Gestão financeira é o conjunto de todas essas ações, procedimentos administrativos e tudo que se refere a despesas variáveis e fixa, investimento, lucro, financiamento, empréstimos e valor patrimonial das empresas. Neste cenário conturbado a gestão financeira se mostra como uma das áreas empresariais mais importantes para se ter prosperidade, competitividade e sustentabilidade, pois para muitos empresários, a rentabilidade das empresas é basicamente sinônimo de excelência. Esses procedimentos são essenciais para alcançar metas, estipular prazos e analisar se os resultados estão de acordo com o planejamento, assim gerando bons resultados.

1.5.3 Logística

A logística é vista como um processo de planejamento, implementação e execução de controle efetivo na armazenagem de bens e serviços, levando, assim, informações relevantes desses bens e serviços às pessoas interessadas.

Ela visa reduzir custos levando assim ao aumento da lucratividade de um negócio ou coisa pessoal que funciona. A logística busca trazer os processos mais eficazes e eficientes possíveis, porém, a grande separação física entre produção e consumo tem feito com que as ações exijam mais eficiência e eficácia na gestão de estoques, armazenagem de mercadorias, movimentação de mercadorias e transporte de mercadorias, tudo para tornar o trabalho realmente valioso para o negócio obter os melhores resultados no processamento.

(22)

0

“É o processo de planejar, executar e controlar o fluxo de armazenagem de forma eficaz e eficiente em termos de tempo, qualidade e custo de matérias-primas, matérias em elaboração, produtos acabados e serviços, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto do consumo, com objetivo de atender às exigências do consumidor.” (Concil of supply chain management professionais- cscmp)

A logística é considerada como um processo de planejamento, e implementação de um controle efetivo da armazenagem de bens e serviços, levando, assim, informações relevantes desses bens e serviços às pessoas interessadas.

A logística destina-se a reduzir custos, levando assim a um aumento nos lucros de uma empresa ou de uma coisa individual que está operando. A logística se esforça para tornar os processos mais eficientes e eficazes possível. Realmente valioso para a empresa alcançar os melhores resultados no trabalho de tratamento.

1.5.4 Gestão Ambiental

Nos anos atuais, surgiu um novo campo de Gestão Ambiental, que visa gerir diferentes setores diretamente relacionados com o campo ecológico, valoriza a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, visa a otimização do seu serviço ou produto, e está sempre sensível aos problemas. No entanto, os problemas ambientais, essas primeiras ações de defesa da natureza não foram fruto de uma preocupação com o meio ambiente, mas sim de um interesse em conservar os recursos para sua comercialização.

Ao invés da presente escalada de produção, poluição e antipoluição, dever-se- ia dar ênfase às tecnologias de baixo desperdício. Diante dessa nova proposta de esclarecimento, se configura a educação ambiental de um indivíduo capaz de compreender o mundo e agir nele de forma consciente, ou seja, uma sociedade socialmente responsável. E os empreendedores, como essa nova proposta de mercado, estão cada vez mais abertos a entender e participar das mudanças estruturais nas relações ambientais, econômicas e sociais, pois a demanda por produtos cultivados ou produzidos de forma ambientalmente compatível cresce gradativamente em todas as partes. Em todo o mundo, os consumidores tendem a abandonar produtos e serviços que prejudicam o meio ambiente e não atendem aos

(23)

0

requisitos descritos nas leis, regulamentos e portarias ambientais em todos os países do mundo.

Uma das principais funções da Área de Gestão Ambiental é desenvolver programas de conscientização para a conservação ambiental, desde o planejamento e desenvolvimento de programas até a coordenação e implementação em escolas, empresas, comunidades, cidades, etc. parte das normas e regras criadas pela ISO. A ISO é um conjunto de códigos administrativos e técnicos que definem diretrizes e parâmetros para a Gestão Ambiental ao contar com um especialista em Gestão Ambiental em sua equipe, uma empresa pode atingir a ISO 14.000 e ampliar sua reputação no mercado.

1.5.5 Empreendedorismo

O empreendedorismo pode ser entendido como a capacidade ou a vontade de idealizar, de realizar projetos e de coordenar. Perante este atraso, podemos dizer que não afetou a sua evolução, o empreendedorismo vive um aumento crescente, estando cada vez mais presente. O empreendedorismo não está diretamente ligado aos negócios, existem várias formas de praticá-lo, desde as mais simples até as mais complexas.

“O empreendedor é a pessoa que inicia e/ou opera um negócio para realizar uma ideia ou projeto pessoal assumindo riscos e responsabilidades e inovando continuamente”

(CHIAVENATO, 2007 p. 5).

O empreendedor deve estar sempre disposto a correr riscos, estar ciente do desafio que enfrentará em seu caminho e estar ciente de todos os riscos a serem assumidos e das consequências caso esse empreendimento não saia como o esperado e se deparar com divergências quando se trata de empreendedorismo, pois é notável a diferença entre as pessoas e suas ideias, mas isso não interfere em seus sucessos, pelo contrário, é isso com que faz com que o mercado seja cada vez mais atraente.

Alguns traços marcantes associados aos empreendedores podem ser destacados como positividade, perseverança, visão de longo prazo, flexibilidade, criatividade, pro atividade, entre outros. No entanto, vale ressaltar que para um negócio funcionar e atingir seus objetivos, suas equipes de colaboradores devem trabalhar para atingir as metas estabelecidas.

(24)

0

1.5.6 Vendas

A gestão de vendas é uma área importante nas empresas, pois é onde os custos dos produtos e serviços são gerenciados e determinam o faturamento da empresa, garantindo assim a rentabilidade e longevidade da empresa. A construção desta área permite visualizar os principais problemas na falta de produtos que atendam às necessidades dos clientes. No entanto, após a liquidação, você terá novos produtos à venda.

A administração da aérea de vendas tem por finalidade o mapeamento e a organização de todo o processo, visando buscar a satisfação do cliente e empresa. A gestão do processo de vendas está interligada com os diversos departamentos da empresa e não pode ser isolada como silos. Inclui o processo de seleção de vendedores e sua formação, momento em que está vinculado à área de recursos humanos; atuação junto ao departamento de marketing para divulgação do produto ou serviço oferecido; pertencente à área de finanças; entre muitos outros.

1.5.7 Marketing

O próprio conceito, de Marketing existe desde que as pessoas trocavam mercadorias entre si. Mas foi no final da Idade Média e início do Renascimento Urbano e Comercial que as cidades começaram a desenvolver e consolidar as atividades comerciais. A alta demanda por novos produtos e o crescimento das cidades aumentou a importância do estabelecimento de relacionamentos entre produtores e compradores, o que estimula a demanda pelos produtos da empresa. Segundo Kotler (2006, p.306) “Envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais. Para defini-lo de uma maneira mais simples, podemos dizer que ele ‘supre necessidades de lucratividade”

Para cada objetivo desejado, existe uma direção ideal para executar suas campanhas e isso acontece por conta da segmentação de mercado. O que mais chama a atenção neste momento é o marketing digital, pois cada vez mais pessoas estão ativas e presentes nesse ambiente.

Os 4Ps do marketing são os quatro elementos fundamentais para se montar qualquer estratégia de marketing em sua empresa, sendo eles; Preço que é o valor e de que forma será cobrado, dependendo do público alvo; Praça, local onde o produto

(25)

0

estará disponível, como um ponto de venda, porém, deve se pensar em uma distribuição que alcance o seu público-alvo, da maneira mais eficiente possível;

Produto, imagem que o produto transmite contando com a qualidade e promoção que é a estratégia de divulgação. Para se desenvolver um plano de marketing com esses 4 elementos, é necessário ter um alguém que tenha conhecimento das necessidades do público alvo, para que consiga ajustar cada “P” de acordo com esse perfil.

Para desenvolver um plano de marketing com estes 4 elementos, é necessário ter alguém que entenda as necessidades do público-alvo, para que possa adequar.

As ferramentas de marketing digital estão em constante evolução, por isso, ao longo dos anos, elas foram aprimoradas e criadas. Através destas ferramentas é possível conhecer, analisar, divulgar e comercializar os produtos/serviços da empresa, tendo em conta os objetivos definidos pelo negócio. Essas ferramentas ajudam os profissionais de marketing a otimizar mais seu trabalho, trazer mais eficiência, reduzir falhas e criar mais inteligência para a área de marketing.

O marketing dessa forma envolve muito mais do que apenas publicidade. No entanto, vale ressaltar que organizações sem fins lucrativos, como instituições públicas e organizações não governamentais, também podem adotar o marketing.

Esta é uma atividade empresarial focada na otimização do lucro e na satisfação do cliente com o produto ofertado, o Marketing em bom funcionamento tem a capacidade de vender o próprio produto.

(26)

0

2. SITUAÇÃO PROBLEMA

2.1 Descrição do Município

O município de Guaratinguetá se localiza no interior do estado de São Paulo, na região do Vale do Paraíba, às margens da Rodovia Presidente Dutra, a 163 km da Capital de São Paulo e a 237 km da Capital do Rio de Janeiro. O município é servido ainda por uma malha de modernas estradas que dão opções de acesso à capital paulista e também levam a portos, aeroportos, à Serra da Mantiqueira e às praias do Litoral Norte. A cidade disponibiliza um ramal da linha férrea no Distrito Industrial, no bairro Engenheiro Neiva, para atender as empresas instaladas no município.

Possuindo ainda um aeroporto próprio, o Edu Chaves, administrado pela Escola de Especialistas de Aeronáutica.

Segundo dados do IBGE, a população estimada de Guaratinguetá atingiu 123.192 habitantes em 2021 com um PIB per capita de aproximadamente R$ 53.273,58 em 2019. A cidade conta com 3.185 unidades de empresas atuantes e 33.536 pessoas ocupadas, sendo 28.910 pessoas ocupadas assalariadas em atividade.

A cidade conta com um extenso acervo turístico, ainda mais por ser a terra natal do primeiro santo católico brasileiro, Frei Galvão, fazendo com que o turismo religioso seja o destaque da mesma. O turismo ecológico também é forte, graças à sua vasta mata situada entre as serras do Mar e da Mantiqueira, possuindo trilhas, cachoeiras, nascentes, picos e montanhas que proporcionam agradáveis passeios ao ar livre e também a prática de diversos esportes.

Marcada por construções da época cafeeira do Brasil, a cidade exibe um belo cenário histórico com antigos casarões, Mercado Municipal, Estação Ferroviária de Guaratinguetá e igrejas. O calendário comemorativo da cidade é bem agitado, contando com festejos como o Carnaval, Semana Santa, exposições, shows e diversas outras atrações.

2.2 Descrição Da Empresa

A Clínica Work Med foi fundada há 20 anos, e foi pioneira na região do vale do paraíba no que concerne a medicina e segurança do trabalho. Em 01 abril de 2020, os sócios Mauro Fernando Mota de Assis e Vânia Maria de Oliveira Lopes assumiram

(27)

0

a nova direção da empresa e agora se encontra registrada como Policlínica Work Med Medicina e Segurança do Trabalho. A empresa realiza treinamentos com as diversas normas regulamentadoras, documentações SST e atendimento nas diversas áreas da saúde.

O público alvo são as empresas de pequeno, médio e grande porte nos mais diversos setores. Localiza-se na Rua Coronel Pires Barbosa, 475, no Bairro Campo do Galvão em Guaratinguetá-SP. Atualmente, conta com 3 colaboradores registrados, com a função Assistente Administrativo, e com prestadores de serviços nas áreas laboratoriais, segurança do trabalho e engenharia.

2.3 Descrição Dos Problemas

Essa pesquisa se deu por meio de reuniões e visitas com a missão de conhecer as atividades de marketing realizadas pela empresa Work Med. Entre as entrevistas concedidas pelos proprietários e colaboradores, foi possível observar que o principal problema relatado é na área de planejamento estratégico de marketing. As estratégias de Marketing exigem a existência de um amplo conhecimento para permitir que seja criado um plano de desenvolvimento capaz de executar a melhoria em aspectos introduzidos na divulgação presente dentro da empresa. Os planos de marketing atuais são executados de maneira que não se atinge o público-alvo e, consequentemente, os resultados esperados para a lucratividade da mesma.

Constatou-se que um planejamento de marketing inadequado, ocasiona a perda de diversos benefícios para a empresa, pois sem ele não é possível identificar as potencialidades e desafios, bem como suas oportunidades e ameaças no ambiente, interno ou externo.

A empresa também faz uso de redes sociais para divulgar seus serviços, porém, o profissional responsável pelo marketing poderia avançar mais com as técnicas disponibilizadas pelas redes, ocasionando um alcance menor de suas postagens. O profissional não procura se informar sobre os serviços que a empresa oferece, desencadeando o compartilhamento de informações desconexas e desatualizadas, afetando consequentemente o reconhecimento da empresa no mercado onde ela está inserida. Ao avaliar o material publicitário, verificamos a ausência de uma apresentação estética através de: cores que não valorizam o design

(28)

0

e que se harmonizam com a logo da empresa; falta de alinhamento das imagens e textos; informações essenciais em planos secundários e, imagens que não refletem a essência da informação contida no texto. O marketing participa ativamente do estabelecimento de padrões de vida de uma sociedade. Apenas criar e desenvolver um bom produto não significa necessariamente que haverá sucesso dessa empresa no mercado (CLARET, 2002, p.36).

Outro item avaliado foi quanto a satisfação do cliente. A empresa não realiza a pesquisa de satisfação do cliente, ou seja, não possui um feedback adequado para a melhor adequação de seus serviços, estabelecimento, comportamento dos profissionais, valores e afins, o que acaba desencadeando uma grande dificuldade de estabelecer os pontos negativos e positivos, além de não conhecer seu cliente, não conseguir identificar os pontos que devem ser melhorados, prejudicando na fidelização de clientes e na estabilidade financeira da organização.

Chiavenato (2004) afirma que toda pessoa necessita receber um feedback em relação ao seu desempenho para saber como está desempenhando suas funções. Da mesma maneira, as organizações precisam saber como seus colaboradores executam o trabalho a eles designados para se ter uma ideia das suas potencialidades.

Como a clínica não possui um planejamento de divulgação eficaz na internet deixa de atingir o público necessário, público esse que consequentemente se torna limitado, e que poderia não somente atingir as pessoas das cidades vizinhas, mas de todo o país, limitando-se a uma localidade específica, afetando diretamente na cartela de clientes. Além disso, os produtos ou serviços ficam à disposição vinte e quatro horas por dia e a possibilidade de otimização, correção e melhorias é muito forte. Na internet, o público não precisa se locomover até a empresa para ficar interessado no serviço ou produto oferecido por ela, por isso essa estratégia é uma das melhores utilizadas atualmente, visto que, com o avanço da tecnologia o mundo está cada vez mais digital.

O planejamento estratégico de marketing é o processo administrativo de desenvolver e manter um ajuste estratégico entre os recursos e objetivos da empresa e suas oportunidades variáveis de mercado (SANDHUSEN, 2010, p. 54).

A partir da falta do planejamento estratégico, torna-se impossível a formação

(29)

0

base correta para outros tipos de planejamento, como o planejamento tático e operacional, relacionados à criação de objetivos e estratégias destinadas a alcançar metas em um determinado intervalo de tempo que tragam benefícios as organizações.

Sua implementação pode levar a mudanças consideráveis no ambiente, influenciando diretamente as vantagens a serem obtidas sobre as estratégias dos concorrentes, trazendo um diferencial a organização elevando o índice competitivo. O processo de planejamento consiste em definir planos para os serviços a serem oferecidos, a partir deste planejamento surgem os objetivos, e os resultados desses objetivos, sendo os planos alcançados, o qual não é utilizado pela Work Med, fazendo com que a instituição não tenha um cronograma a ser seguido, dificultando o planejamento e gerando uma falha dentro da vertente estratégica.

Dentro do planejamento estratégico de uma empresa, a divulgação é um dos segmentos mais importantes para atingir seu objetivo. A inexistência de uma campanha de divulgação eficiente gera resultados irrelevantes, como não ser compreendida pelo público-alvo, desestimulando os interesses dos consumidores em utilizar seus serviços. Uma campanha mal elaborada restringe o conhecimento do ambiente interno e externo, público-alvo, público-consumidor e seus concorrentes para atingir uma boa demanda para a empresa. Com a presença de uma fraca divulgação, a Work Med encontra dificuldades em posicionar-se no mercado e atrair consumidores que se interessem pelos seus serviços. Ela possui uma campanha concreta de divulgação, porém seus meios de divulgação possuem informações desatualizadas e incorretas. Sendo assim seu público-alvo não tem conhecimento sobre seus serviços. “Os planos de marketing são influenciados por expectativas da demanda futura pelos bens e serviços da organização” (SANDHUSEN, 2012, p. 104).

A empresa não utiliza as estratégias de divulgação na internet de maneira adequada, pois sua divulgação é insuficiente e errônea para atingir o interesse de um público que futuramente poderia fazer parte de seus consumidores, pois sem uma boa campanha de divulgação na internet não é possível atingir a meta de uma demanda esperada. Se uma divulgação na internet não é atualizada acaba refletindo na imagem da empresa, deixando seus consumidores confusos sobre serviços oferecidos antigamente, e que hoje se atualizou ou deixou de existir.

O marketing na internet pode melhorar dramaticamente todos os aspectos do processo de planejamento estratégico de marketing,

(30)

0

incluindo a identificação e definição de segmentos do mercado-alvo, a elaboração de compostos de marketing, a fixação de objetivos de marketing, a implementação de programas de marketing e a medição do desempenho. Para um marketing eficaz na internet são chaves os sites da Web que atingem os objetivos de lucro ao se comunicar de forma interativa com o público de uma empresa por meio da WorldWide Web (SANDHUSEN, 2010, p. 482).

Vale ressaltar que além dos problemas envolvidos no planejamento de marketing, divulgação, feedback, por se tratar do marketing de uma clínica médica deve seguir diversas normas especificas para tal estabelecimento, o que dificulta na realização de promoções e afins, tornando se assim necessário o estudo completo das normas e quesitos éticos estabelecidos pelo conselho federal de medicina para tal planejamento estratégico.

Questões do âmbito ético podem conflitar com suas ações de marketing. É importante prever essas consequências no período de planejamento e validação das ideias antes que elas sejam implantadas. (RODRIGUES, 2014, p.69).

A rede social da empresa apresenta falhas de informação de seus serviços prestados, utilizando também linguagem informal para tratar diversos assuntos, com isso, não puxa a atenção de possíveis clientes, pois na atualidade a maioria das pessoas solicitam um serviço desse tipo, por apresentar experiência na área e passar credibilidade para o cliente. Por se tratar de um público-alvo muito específico e técnico, a não utilização de uma linguagem apropriada afasta potenciais clientes e passa uma imagem amadora da empresa. O ideal é a veiculação de mensagens publicitárias utilizando-se termologias técnicas e condizentes com a realidade dos clientes. É importante que a empresa possua um portal de informações precisas sobre os serviços oferecidos por ela atrelados com o perfil do público-alvo. Além dos fatos, a organização não possui esse website, que consequentemente afeta na hora de transmitir informações assertivas e credibilidade. Se um consumidor buscar detalhamento dos serviços que a Work Med possui no seu catálogo, em endereços de conhecimento público, a empresa não terá seus préstimos arrolados para consulta, resultando em potencial perda econômica.

Ao pesquisar Work Med, no buscador, o próprio Google apresenta uma pequena descrição da empresa, uma foto de sua faixada, algumas informações, várias outras clínicas com o mesmo nome e um site (que era gerenciado pelo antigo dono, por esse motivo, o site se encontra desativado). Porém são informações

(31)

0

desatualizadas, como horários de funcionamento antigos, e fotos de sua faixada antiga, e podemos apresentar diversos problemas que a empresa enfrenta com a falta de informações e informações desatualizadas em meios de comunicação, como por exemplo, cerca de 80% dos consumidores ou possíveis consumidores, perdem a confiança na prestação de serviços da organização, mais de 35% descartam a empresa imediatamente, em torno de 90% dos clientes sentem-se frustrados e quase 70% das pessoas desistem totalmente da empresa.

É claro, no entanto, que o marketing não deve ser entendido como algo imutável. O mundo mudou muito, modernizou-se, agilizou a comunicação e informatizou as indústrias, abrindo espaço para um dinamismo nunca visto nos mercados. Estamos vivendo a transformação de uma sociedade industrial de massa em uma sociedade fundamentada na informação e na prestação de serviços (MEIR, 2000, p.22)

A Work Med não possui diversidade de canais de comunicação e de publicidade com seus clientes ou potenciais clientes. Utiliza da visibilidade do Instagram, apenas. Rede essa, difundida principalmente pela população jovem, fugindo do perfil do público-alvo. Usando apenas esse canal diminui as chances consideravelmente de contatar clientes e difundir sua marca e serviços.

É sabido que a facilidade de identificação dos colaboradores no interior da empresa ajuda no acolhimento do cliente e transmite organização e profissionalismo.

A empresa não faz uso de uniformes ou outra forma de identificação nos seus funcionários, dificultando assim a comunicação não-verbal com o cliente. Além disso, abre a oportunidade de o funcionário vestir-se de forma voluntária, incorrendo na possibilidade do uso de vestimentas inadequadas para o ambiente de trabalho. Ainda observando a identificação do funcionário, a empresa não oferece crachás que identifica nome e função do colaborador, o que ocasiona perda de credibilidade e passa ideia de amadorismo. Torna-se então necessário ao empregador tomar iniciativas no sentido de proporcionar bem-estar e proteção aos trabalhadores, através de uniformes de trabalho o mais apropriado possível,Oliveira, Adissi e Araújo (2004, p.2) citam: Segundo o Regulamento Municipal de Fardamentos e Equipamentos de Proteção da Câmara Municipal de Odivelas – Portugal (CÂMARA..., 2004), fardamento deve ser conceituado como o dispositivo que oferecer bem estar e proteção aos trabalhadores, através de um desenho e confecção adequados.

Observa-se ainda que o material impresso destinado à divulgação dos serviços

(32)

0

contém informações obsoletas e imprecisas. Os cartões de visita ainda apresentam os nomes de antigos sócios e não possuem layout profissional, como também não contém o logo da empresa. Essas falhas podem dar impressão de descuido com a imagem do empreendimento, perda de credibilidade e divulgação de informações não condizentes com a situação da empresa.

Segundo Godri (1994, p. 17) "Propaganda é apenas 1% do processo de Marketing, o contato do dia-a-dia é o que realmente importa". Dessa forma, os clientes devem ser identificados, compreendidos e trabalhados, buscando a satisfação e a fidelização como instrumentos de fortalecimento no mercado. Ressalta-se que um consumidor fica satisfeito quando as ofertas (produtos, serviços e atendimento) oferecidas a eles ultrapassam as suas expectativas.

Constata- a realização de ações sociais e de utilidade pública. Ponto positivo para a imagem da Work Med. Porém, essas ações não são de conhecimento público.

A empresa poderia se beneficiar muito com a divulgação destes criando uma identidade de responsabilidade com a sociedade onde se encontra inserida.

(33)

0

3. PROPOSTAS DE SOLUÇÃO

Através da identificação das dificuldades relatadas anteriormente serão propostas determinadas soluções dispondo do intuito de auxiliar na redução e eliminação dos problemas, dificuldades e aspectos negativos enfrentados pela empresa, permitindo assim o crescimento e desenvolvimento da mesma. Com base nesta definição, conclui-se que o melhor método para a correção destas dificuldades é a utilização do planejamento estratégico, envolvendo diversos aspectos presentes nesta vertente do marketing que abordam de diferentes formas todos os problemas apresentados, demonstrando as ferramentas indicadas para a solução de cada um em particular.

É necessário realizar um planejamento estratégico, que auxilie a empresa a desenvolver um projeto para que possa colocá-lo em prática de forma adequada, utilizando de ferramentas que levem a organização a alcançar seus objetivos. A maioria dos negócios que não realizam um planejamento antes de iniciar suas divulgações acaba se perdendo por não possuir um cronograma que estabeleça um padrão a ser seguido, os levando a tomar decisões errôneas que possa prejudicar diretamente na credibilidade da empresa, como no caso da Work Med.

A realização de um planejamento estratégico de marketing dentro da Work Med é a primeira solução a ser tomada por ser a base para a utilização de outras ferramentas que a auxilie, direcionando a organização a estabelecer um roteiro onde determine os componentes que a constituirão. Com o estabelecimento de um planejamento estratégico de marketing eficiente, é possível diminuir as chances da instituição de cometer erros nas divulgações, e se cometê-los, obter maior facilidade para solucioná-los.

O Marketing “é um processo social por meio do qual, pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com os outros” (KOTLER, 2000, p.

30). Em relação a empresa Work Med, o planejamento estratégico estará relacionado a organização de seus serviços fornecidos, identificando seu público-alvo, para melhorar a maneira que é realizada a divulgação.

O mercado é muito competitivo, os consumidores estão mais exigentes e procuram empresas que melhor atendam às suas necessidades de consumo, desde

(34)

0

a oferta de produtos de qualidade até preços mais acessíveis. Desta forma, as empresas têm que se adaptar ao mercado e atender às demandas de seus públicos- alvo, por isso têm a obrigação de criar estratégias como marketing que possam se diferenciar no mercado e competir com empresas de outros portes.

O marketing digital é composto pelo conjunto de estratégias de marketing e publicidade, que são aplicadas na Internet, sendo assim adequado ao novo comportamento do consumidor que passou a apresentar um grande número de acessos nas páginas virtuais, tornando se assim, essencial para qualquer empresa.

Não se trata apenas de uma ação, mas de um conjunto estudado, coerente e eficaz de ações para que assim, a empresa possa criar um contato permanente para com seus clientes.

A partir da aplicação correta do marketing digital, é possível possibilitar que os prováveis futuros consumidores conheçam seu negócio, seus serviços prestados, confiem nele, e tomem a decisão de compra a seu favor, criando assim, um vínculo para com seus clientes e integração dos mesmos para com os acontecimentos envolventes da empresa, agregando valor a imagem da empresa, por se manter constantemente atualizada.

Baseado nos problemas envolvendo os aspectos externos que afetam a empresa, tais como a crise econômica, sugere-se a criação de promoção de vendas, que segundo Kotler & Armstrong (2003, p. 313), podem ter o seguinte comportamento:

partindo da empresa, os mesmos podem estar interessados em aumentar o número de clientes em curto prazo ou conseguir uma participação de mercado em longo prazo, como também estarem interessados em incentivar os clientes a adequarem suas empresas ao eSocial, a elaboração dos documentos necessários e a realização de exames nos colaboradores, deixá-los longe dos concorrentes, dentre outros, considerando-se o uso de descontos com o intuito de fazer com que os mesmos contratem os seus serviços.

Foi proposto para a empresa Work Med utilizar sua divulgação com maior foco na rede social Instagram, pois ajuda a divulgar os seus serviços prestados, por meio de postagens e interações com o público, além disso, ele oferece a ferramenta de turbinar sua postagem, este recurso serve para potencializar os resultados de alcance da sua publicação. É uma ajuda além dos mecanismos já conhecidos, como hashtags,

Referências

Documentos relacionados

Em 2001, outro documento significativo tomou força, com diretrizes e metas, quando aprovado, o Plano Nacional de Educação (PNE) que teria sua vigência de 2001 a 2010,

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

[r]

O Fórum de Integração Estadual: Repensando o Ensino Médio se efetiva como ação inovadora para o debate entre os atores internos e externos da escola quanto às

O presente trabalho objetiva investigar como uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino de Limeira – SP apropriou-se e utilizou o tempo da Hora de

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar