• Nenhum resultado encontrado

O QUE A INTERNET FEZ COM VOCÊ E O QUE VOCÊ PODE FAZER COM ELA :: Brapci ::

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "O QUE A INTERNET FEZ COM VOCÊ E O QUE VOCÊ PODE FAZER COM ELA :: Brapci ::"

Copied!
1
0
0

Texto

(1)

RESENHA

© Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, Nova Série, São Paulo, v.3, n.2, p.185, jul-dez. 2007 185 SPYER, Juliano. Conectado: o que a Internet fez com você e o que você pode fazer com ela. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

Márcia Rosetto

Juliano Spyer, historiador e especialista no uso da Internet quanto ao desenvolvimento de conteúdo gerado por usuários, e ação "cross mídia interativo", propõe com o seu livro "Conectado: o que a internet fez com você e o que você pode fazer com ela” relatar sua experiência nessa mídia a partir de pesquisa realizada sobre o tema e projetos "Viva São Paulo", em parceria com a Rádio Eldorado, e "Leia Livro" da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Assim, como a Web serve de instrumento de trabalho, pesquisa e entretenimento, o livro, como o autor expõe, tem o intuito de guiar o leitor em aproveitar as vantagens dessa mídia, e pensar a respeito das responsabilidades de viver em um mundo interconectado, em especial à questão da "mídia social - termo que descreve ferramentas, plataformas e práticas usadas para o compartilhamento de opiniões e experiências via Internet".

Temas tais como "software social", "Web 2.0", comunidades virtuais (ou ambientes colaborativos), aplicações tecnológicas e modelos econômicos, são abordados pelo autor de forma objetiva e esclarecedora, propiciando um panorama geral sobre o tema e todas as aplicações existentes até o presente momento.

O autor apóia-se em idéias de outros dois escritores: Kevin Kelly e Yochai Benkler, os quais acreditam que a sociedade pode perder o controle de sua vida para um organismo social emergente. Para Benkler, a internet acena com a possibilidade de a sociedade enfrentar uma liberdade de expressão social e subverter o poder das corporações. Kelly vê uma sociedade fatal, interconectada e presa à máquina. Assim, Juliano lança a questão: “Internet – destino ou desafio?”

O livro está organizado em 3 partes: 1ª. - Teoria e tecnologia; 2ª. Prática e comunidades virtuais e projetos colaborativos; 3ª. Casos e debates, servindo como uma espécie de alerta para o atual período de transição virtual, isto porque o que for desenvolvido agora na sociedade “conectada” e mediada por redes humanas e tecnológicas, certamente repercutirá no futuro: ou viveremos a liberdade de expressão com responsabilidade, ética e legalidade ou vamos nos entregar aos rígidos controles que poderão ser impostos à sociedade.

Além disso, a obra em questão oferece também um glossário, notas explicativas e sugestões de leituras sobre o assunto. Em decorrência da emergência do tema, de sua contextualização e dos cenários discutidos, podemos recomendar sua leitura para todos os bibliotecários e profissionais da informação que atuam como gestores de informação, e, em especial, na organização de veículos de comunicação e divulgação da informação/conhecimento.

Profª MS.Márcia Rosetto

Referências

Documentos relacionados

[r]

Aprova as (IR 60 – 10) Instruções Reguladoras para a Organização e o Funcionamento do Programa de Atualização dos Diplomados pela Escola de Comando e Estado-Maior do

Ver também

1 - Origem Geográfica das Escolas Lisboa Beja Faro Bragança Santarém Castelo Branco Coimbra Évora Leiria Portalegre Setúbal Viseu Estrangeiro... 55 e 56 – Memórias Terrenas de um

[r]

[r]

2 No caso do controlo de grupo, estabeleça as ligações elétricas do controlo remoto com a unidade principal quando ligar ao sistema de operação simultânea (as ligações elétricas

Já um tanque com a torneira meio aberta por 15 minutos pode chegar a gastar 279 litros de água.. Por isso, o melhor é deixar acumular roupa, colocar a água no tanque