• Nenhum resultado encontrado

A estratégia completa de marketing na Internet.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "A estratégia completa de marketing na Internet."

Copied!
66
0
0

Texto

(1)

A estratégia completa de marketing na Internet

https://solvendas.com.br

(2)

2

Conteúdo

Capítulo 1: O Poder da Web ... ... ... 4 Este livro ... ...

... 6 Capítulo 2: A Economia da Web ... ... ... 8 O Equilíbrio de Poder ... ... ... 11

Capítulo 3: Uma Introdução ao SEO ... ...

... 13 Uma Breve História do SEO ... ...

... 14 Capítulo 4: Um pinguim, um panda, um pombo e um pirata entram em um bar ...

... ... 16 Todas as atualizações do Google e o que elas significam para uma boa estratégia de SEO

... ... 17 Capítulo 5: O novo SEO e tudo o que você precisa saber para ter sucesso ...

... 22 Capítulo 6: Marketing de conteúdo ... ... ...

... 26 Como escrever um ótimo conteúdo ... ...

... 27 Capítulo 7: O poder do vídeo para influência e envolvimento maciços ... ...

32 . Capítulo 8: Marketing de mídia social feito corretamente ...

... 35 Vender o Sonho ... ... ...

36 . Mídias sociais para comunicação ... ... ...

37 . Capítulo 9: Criação de marca e criação de um site brilhante ...

...

40 . Como você cria uma marca? ... ... ...

41 . Design de Web e logotipo ... ...

... 43 Capítulo 10: Sua Estratégia ... ... ...

...

46 .

(3)
(4)

4

Capítulo 1: O poder da Web

A internet pode ajudá-lo a viver seus sonhos e a criar o estilo de vida perfeito que o fará

realmente feliz. Se você tem uma pequena empresa que deseja transformar em uma grande empresa ou se deseja ganhar dinheiro escrevendo um blog sobre um tópico,

amor - o marketing na internet pode fazer isso por você.

Como um comerciante do Internet, você pode fazer uma verdadeira 'renda

passiva'. Isso significa ganhar a vida escrevendo um site incrível uma vez ou criando um produto uma vez e deixando a renda rolar para sempre. Você pode até fazer isso como comerciante afiliado, vendendo o produto de outra pessoa.

(5)

5

Como profissional de marketing na Internet, você pode ganhar um pouco de dinheiro escrevendo artigos para outras pessoas.

O único problema? A maioria das pessoas não tem idéia por onde começar com isso.

Quando digo a muitas pessoas que ganho dinheiro online, a resposta delas geralmente é me olhar perplexo.

"O que você vende?"

"Bem…. Nada…"

"De onde vem o dinheiro?"

Na verdade, tive que prometer à minha avó que o que estava fazendo não era ilegal, porque ela achou tão difícil de entender que eu poderia ganhar dinheiro sem sair de casa!

Minha irmã decidiu recentemente que não queria mais fazer seu trabalho atual e que gostaria de começar on-line como eu. Ela me perguntou como poderia começar, o que precisava aprender e que bom recurso seria para ela começar.

E eu estava meio que perdido por palavras. Verdade seja dita, não há realmente um ótimo recurso para as pessoas que estão começando. Verdade seja dita, há uma enorme quantidade de mal-entendidos sobre o que é marketing na internet, do que é capaz e como você deve começar a usá-lo.

É por isso que você vê tantas empresas errando totalmente. Você já visitou um site de negócios, apenas para ver que ele parece completamente pouco profissional e desorganizado? Você já visitou a página de mídia social de uma marca para ver que ela não é atualizada há meses? Ou que o que existe é apenas pouco inspirado e improvável de convencer alguém a comprar deles?

Muitas empresas de pequeno porte reconhecerão o poder da Web de gerar dinheiro e clientes, mas não terão idéia de como começar. Assim, muitas vezes acabam contratando a primeira empresa de SEO (Search Engine Optimization) que podem encontrar e

(6)

6

esperando cegamente que a empresa mantenha seu lado de barganha e realmente os ajude a chegar ao topo do Google.

Às vezes isso acontece. Outras vezes, a empresa usa técnicas antiquadas e com spam e os negócios falem.

Ou isso, ou a empresa não faz muito e a pequena empresa desperdiça muito dinheiro.

Mas como a empresa deve saber se a agência de SEO está fazendo um bom trabalho quando realmente não entende como o SEO funciona?

Este livro

Este livro é esse recurso. Este é o livro que pode levá-lo do zero conhecimento sobre a economia da web, SEO, marketing na internet ...

todas essas coisas ... e atualizá-lo.

Você aprenderá as habilidades técnicas para criar uma marca,

promovê-lo online e criar uma campanha de marketing. Você também aprenderá habilidades adicionais que podem levá-lo ao próximo nível - habilidades como design, desenvolvimento de sites e videografia.

E você aprenderá como aproveitar todas essas habilidades, como aproveitá-las e como usá-las para realizar todos os tipos de coisas incríveis.

Sim, os proprietários de pequenas empresas obterão as habilidades necessárias para desenvolver seus negócios online. Da mesma forma, você também pode usar essas habilidades e trabalhar como freelancer. Você poderá ganhar dinheiro ao lado, ou como uma carreira em período integral, vendendo suas habilidades de marketing na Internet recém-descobertas.

(7)

7

Ou, se preferir, você pode usar essas habilidades para criar seu próprio blog ou canal do YouTube. Depois, você pode promover uma causa que importa para você, tornar-se famoso na Internet como comediante / músico ou ganhar a vida escrevendo sobre algo que o fascina.

De qualquer maneira, você aprenderá as habilidades básicas e poderá criar uma estratégia de marketing que leve todas elas em consideração com perfeita sinergia.

A web pode fazer coisas incríveis para você, você só precisa saber como trabalhar.

Então, vamos descobrir isso juntos, sim?

Afiliado Digital SOL / https://solvendas.com.br

(8)

8

Capítulo 2: A Economia da Web

Então, supondo que você seja um completo chifre neste momento, você deve estar se perguntando com que precisão o dinheiro é gerado online. De onde vem tudo isso

de? Por que é lucrativo administrar um site gratuito para qualquer um ler?

A resposta é publicidade. Se você criar um site e colocar anúncios nele, será pago pelos anunciantes, dependendo de quantas pessoas veem seu site em um

determinado dia. A maneira mais simples de explicar isso a alguém não familiarizado com marketing na Internet é dizer que é exatamente o mesmo

modelo de negócios usado pelas revistas gratuitas distribuídas na estação de metrô local.

Essas revistas não custam nada para serem lidas, mas, como há muitos olhares, os editores podem cobrar dos anunciantes grandes quantias para exibir seus anúncios.

(9)

Você pode fazer exatamente a mesma coisa com um site com uma grande quantidade de tráfego.

Afiliado Digital SOL / https://solvendas.com.br

(10)

9

Existem várias maneiras pelas quais a publicidade pode ganhar dinheiro como editor da Web:

• PPC - Este é o 'Pay Per Click' e exemplos populares incluem o Google

AdSense. Você também recebe 'CPM', que significa custo por impressão. O PPC é pago quando alguém clica em um de seus anúncios e o CPM é pago sempre que um anúncio é carregado no site. Você se inscreve na 'rede de anúncios', recebe um código, coloca-o no seu site e começa a ganhar.

• Anúncios em banner - os anúncios em banner são muito mais diretos. Eles são acordados com o anunciante mensalmente e você simplesmente recebe uma taxa desse anunciante todos os meses em que os anúncios são exibidos.

• Marketing de afiliados - O marketing de afiliados é um grande aspecto do marketing na internet e, na verdade, é uma das principais maneiras de ganhar dinheiro online. Aqui, você recebe comissão paga se alguém comprar um produto que você recomenda.

Então, digamos que você seja um grande blogueiro que escreve sobre fitness. Você pode recomendar um certo shake de proteína e, sempre que alguém comprar esse shake usando o link fornecido (que é como eles sabem que você os enviou), você ganhará 30% dessa venda. Quanto mais

persuasivo você for e mais visitantes tiver em seu site, mais poderá ganhar.

o Existem várias outras variações sobre esse tema. No 'dropshipping com etiqueta branca', por exemplo, você vende um produto com a sua marca, mas cada vez que uma venda é feita, um fabricante faz o trabalho e envia o item enquanto gasta uma parte do dinheiro.

• Patrocínio - Atualmente, o patrocínio é cada vez mais importante na web. Se você pode criar um site com milhares de espectadores ou um canal do YouTube com um milhão de inscritos, isso fará de você um "líder de pensamento".

Agora, as marcas desejam associar-se à sua marca e, portanto, podem pagar por você gritar ou até mesmo usar suas roupas.

(11)

10

É assim que seu blog geral ganha dinheiro online, mas é claro que existem muitos tipos diferentes de negócios que funcionam e prosperam online. Isso porque hoje em dia você pode vender praticamente qualquer coisa online.

Frequentemente, sua empresa simplesmente vende um produto ou serviço. Se você é um escritório de advocacia, ganha dinheiro com seu site sempre que alguém liga e protege seus serviços. Se você tem uma loja de comércio eletrônico vendendo CDs, ganha dinheiro sempre que alguém compra um CD.

E hoje em dia, mais e mais criadores também vendem 'produtos digitais'. Portanto, um produto digital é simplesmente um produto que não é físico. Portanto, este não é um carro ou um ornamento, mas sim um ebook ou um curso on-line. A vantagem aqui é que qualquer pessoa pode criar um produto digital - geralmente é apenas um PDF. O que você realmente está vendendo neste caso é o conhecimento.

Da mesma forma, uma empresa pode vender serviços digitais, o que significa que estará vendendo artigos, web design, otimização de mecanismos de pesquisa ...

em outras palavras, estará vendendo coisas que os outros sites podem usar para ter mais sucesso na venda de seus produtos. produtos.

Qualquer que seja o modelo de negócios do site, canal de mídia social ou canal do YouTube, a verdade constante é que mais tráfego = mais dinheiro. Quanto mais pessoas visualizarem seu site, mais anunciantes quererão trabalhar com você, mais você poderá vender produtos por comissão e mais poderá vender seus próprios produtos e serviços.

Dito isto, há uma coisa que é realmente mais importante que o tráfego, e isso é engajamento. Em outras palavras, as pessoas que acessam seu site vão para lá porque você tem publicidade em todos os lugares ou elas vão para lá porque amam sua marca e estão curiosas para saber sobre o que você escreverá a seguir? São os VERDADEIROS fãs que provavelmente compram seus produtos e seguem suas recomendações. Eles são os que você deseja no seu site.

(12)

11

O Balanço do Poder

Em cada um desses diferentes modelos de negócios, o equilíbrio de poder é um pouco diferente. Seu objetivo é garantir que o equilíbrio esteja a seu favor o mais rápido possível. Então, por exemplo, se você está ganhando dinheiro com o PPC, onde pensa que está

na escada? Você está bem no fundo!

Em algum lugar no final dessa longa cadeia, alguém está fazendo uma compra. O AdSense significa que um anunciante está pagando ao Google por cada visitante e o Google está dando a você uma porcentagem desse dinheiro. Portanto, você não só tem o Google como intermediário, mas também está perdendo um cliente -

normalmente por apenas alguns centavos. Esse cliente está indo para outro site, onde está ganhando mais dinheiro com a outra empresa. Você sabe que, em média, cada cliente vale mais para o anunciante do que para você; caso contrário, o

anunciante não teria dinheiro para pagar por seus anúncios - não seria lucrativo!

Portanto, você deve pensar muito antes de cobrir seu site em anúncios e chamá- lo de um dia.

Se você for direto a um anunciante e for pago por mês por um anúncio gráfico, estará um pouco mais alto, porque estará ganhando dinheiro diretamente com o anunciante, sem que ninguém faça um corte no meio.

Melhor ainda é ser um comerciante afiliado. Os profissionais de marketing de

afiliados costumam fazer cortes muito grandes no lucro geral e, no caso de produtos digitais, isso pode chegar a 70% ou 90%. Os proprietários do produto não se

importam em dar tanto lucro, porque de qualquer maneira não teriam ganho dinheiro. Isso é adicional ao que eles já estão fazendo com suas próprias vendas e

(13)

quanto mais comissão distribuir, mais vendedores eles atraem para ajudá-los a mudar de unidade.

(14)

12

Mas você ainda está dando parte do lucro e ainda não está no controle da marca.

Além disso, você ainda está enviando alguém para fora do seu site para ganhar dinheiro. E é por isso que é melhor ainda ter seu próprio produto sempre que possível. E se você é um negócio que vende um produto físico real ou um serviço útil, ainda estará na posição mais forte possível.

Por outro lado, não há nada para impedir que você tenha vários fluxos de receita diferentes em um único site. Você pode executar um blog que lucra com o

AdSense, também possui um banner pago na parte superior da página, também recomenda produtos afiliados no corpo das postagens do blog e também analisa um ebook. E por que não oferecer um programa de consultoria além disso?

De qualquer maneira, é isso que faz a web girar. Bem, isso, Google e conteúdo.

(15)

13

Capítulo 3: Uma Introdução ao SEO

Então agora você sabe como é feito dinheiro online e como pode ficar rico em um site que 'não vende nada'.

Mais exatamente, agora você sabe por que precisa de tráfego e olhos na sua marca para poder gerar esse dinheiro.

E como você vê sua marca? A opção número um para a maioria dos sites e

empresas é usar o Google. O Google é de longe o maior mecanismo de pesquisa e a maioria de nós usa o Google para procurar qualquer coisa que deseje saber ou usar.

Quer comprar um chapéu? Então você provavelmente procurará 'comprar chapéus online'.

Deseja descobrir os melhores exercícios para obter ótimos abdominais? Então você provavelmente procurará a 'melhor maneira de obter ótimos abdominais'.

(16)

14

A otimização do mecanismo de pesquisa tem como objetivo garantir que seu site seja o primeiro a aparecer, ou próximo ao topo, quando alguém realizar uma pesquisa relevante como essa. Dessa forma, as pessoas que estiverem

procurando seus produtos ou seu conteúdo encontrarão seu site.

Essa ainda é provavelmente a maneira mais eficaz de atrair novos visitantes ao seu site e aumentar a visibilidade da sua marca. Mas como você chega a esse ponto?

Uma Breve História do SEO

Para colocar seu site no topo do Google, você precisa entrar na mente do Google. Isso significa quebrar o 'algoritmo' do Google e entender como ele indexa e classifica os sites. Houve um tempo em que tudo era muito simples.

Essencialmente, o Google mantém um enorme banco de dados de sites e mantém informações sobre o assunto, a qualidade etc. Quando você pesquisa no Google, ele consulta esse banco de dados para apresentar as respostas mais relevantes.

O Google constrói esse banco de dados usando 'spiders' ou 'bots'. Estes são os programas que vasculham a web para raspar o conteúdo e adicioná-lo ao índice.

Para encontrar novas páginas, esses bots seguirão links em páginas que já estão no índice.

O Google decide qual conteúdo é uma boa correspondência ou não, pelo menos em parte, procurando correspondências exatas das frases. Portanto, se você pesquisar o termo 'comprar chapéus on-line' e houver um site em seu banco de dados que use essa frase várias vezes, ele será considerado uma correspondência.

Considera também a qualidade e um dos maiores indicadores dessa qualidade é o link vinculado. O raciocínio por trás disso é que, se um site tiver um link para ele,

(17)

então ele deve aprovar seu site. Parece um tipo de testemunho e, portanto, o quanto mais links apontarem para o seu site, mais importante e de alta qualidade será considerado.

(18)

15

E quando o Google foi lançado, essa era praticamente a única coisa que você precisava saber sobre SEO. Para chegar ao topo do Google, você só precisava de muito conteúdo que usasse as mesmas palavras-chave repetidas vezes, além de muitos e muitos links apontando para o seu site, de preferência a partir de fontes relevantes.

Portanto, se você deseja criar um site sobre como ganhar dinheiro online, comece pesquisando 'palavras-chave'. Isso significaria usar a ferramenta de palavras-chave do Google para ver quais consultas relacionadas ao seu tópico eram as mais

populares entre os usuários. Em outras palavras, quais frases são mais pesquisadas.

Digamos que você escolha 'ganhar dinheiro online'. A partir daí, você começaria a adicionar novos artigos ao seu site, cada um contendo a frase 'ganhar dinheiro online' algumas vezes por parapgrafo.

Além disso, você escreveria o conteúdo para enviar a outros sites - talvez alguns 'farms de conteúdo', como Ezine Articles, na época. Os farms de conteúdo são sites que permitem a qualquer pessoa adicionar novo conteúdo a suas páginas. Isso significa que você poderia escrever 100 artigos por mês sobre como ganhar dinheiro online e garantir que cada um incluísse um link para seu site, usando o texto âncora 'ganhar dinheiro online'.

E com o tempo, essas práticas seriam suficientes para garantir que você chegasse ao topo do Google

Mas isso foi então.

O SEO agora é muito mais complexo e, de várias maneiras, evoluiu a ponto de ser algo completamente diferente.

Então, vamos examinar o que isso envolve agora, não é?

(19)

16

Capítulo 4: Um pinguim, um panda, um pombo e um pirata entram em um bar ...

O Google já foi simples e a Web era como o Velho Oeste. Quem desenhou mais rápido sairia vitorioso.

Mas havia um problema óbvio com isso.

Porque isso significava que qualquer um poderia chegar ao topo do Google, sem a necessidade real de criar um site de alta qualidade!

Você pode escrever o conteúdo da mais baixa qualidade em inglês incorreto e com erros ortográficos e pode cobri-lo em anúncios com spam. Mas, desde que você tenha muitas palavras-chave e muitos links, você continuará no topo dos resultados.

(20)

17

Isso significava que as pessoas que usavam o Google acabariam se queimando porque clicariam em resultados de baixa qualidade. E se isso continuasse, o Google correria o risco de perder seus clientes. Se toda vez que você pesquisava no Google, encontrava sites que tentavam roubar as informações do seu cartão de crédito, provavelmente deixaria de confiar no Google!

Ficou tão ruim que as pessoas começaram a usar 'spinners de artigos'. Essas foram as ferramentas criadas para copiar o conteúdo de outras pessoas, substituir todas as palavras por sinônimos e depois publicá-lo. O resultado foi uma confusão confusa e ilegível, mas foi o suficiente para quebrar o sistema.

Lembre-se: o Google é como qualquer outro proprietário de site. O "cliente" deles é o anunciante e, portanto, o visitante. Eles não têm lealdade aos proprietários do site e não têm obrigação de garantir que você continue recebendo tráfego.

Então, o Google evoluiu.

O Google mudou seus algoritmos para se tornar mais sensível e inteligente.

Agora, o Google podia detectar tentativas de 'enganar o sistema' - poderia penalizar o conteúdo projetado para enganar o Google e que não oferecia qualidade em troca, além de garantir que apenas a melhor qualidade chegasse ao topo.

Os algoritmos do Google foram lançados, cada um com um nome diferente e cada um dos quais abalaria o mercado de uma maneira enorme. Por

exemplo…

Todas as atualizações do Google e o que elas significam para uma boa estratégia de SEO

Panda

O Panda foi a primeira atualização do algoritmo BIG a ser lançada e foi

(21)

projetada para penalizar todos os sites que plagiaram seu conteúdo,

(22)

18

que usaram spam ou que usaram "preenchimento de palavras-chave".

O preenchimento de palavras-chave é quando você tenta fazer com que o Google classifique seu site para uma determinada palavra-chave e você exagera na inserção da palavra-chave no seu texto até o ponto em que se torna ilegível…

“Bem-vindo a este site on-line de chapéus de compra! Olhando para comprar chapéus online? Compre chapéus online aqui! ”

Parece engraçado, mas as pessoas estavam realmente fazendo isso!

Todos os sites culpados de manipular tão descaradamente os algoritmos do Google foram punidos - enviados diretamente para o final das SERPs (páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa). Isso realmente destruiu algumas empresas e, como resultado, muitas pessoas ficaram com muita raiva do Google.

Mas, na defesa do Google, ele sempre dizia aos proprietários do site que 'escrevessem para o usuário' e não 'escrevessem para o Google'.

Pinguim

As técnicas de spam direcionadas ao Penguin se concentraram nos links. Todos os sites que criaram centenas de milhares de links em sites de baixa qualidade foram penalizados. Felizmente, o Google também apresentou uma 'ferramenta de

rejeição de links' que os proprietários de sites poderiam usar para se desassociar com links de baixa qualidade.

O Google enfatizou a importância dos links de qualidade, em detrimento da quantidade de links.

Em outras palavras, se você receber um link da BBC, valerá infinitamente mais de 1.000 links de artigos do Ezine. Simplesmente porque qualquer pessoa pode obter links de artigos do Ezine e um link da BBC é um testemunho genuinamente impressionante.

(23)

A melhor maneira de pensar nisso agora é como um jogo de 'graus de

separação'. Certos sites têm muito mais influência do que outros. Um site com um domínio .edu ou .gov terá muita autoridade e confiança para começar. Da mesma forma, os sites que aparecem na seção de notícias do Google também devem exercer muita influência.

(24)

19

Se você pode obter um link de um desses sites, isso pode mudar sua sorte da noite para o dia. Mas, na sua falta, você pode tentar obter um link de um site que possui um link de um desses sites.

Falhando naquilo? Obtenha um link de um site que possui um link de um site que possui um link de um site que possui muita autoridade e confiança.

Em outras palavras: fique o mais próximo possível das marcas mais influentes em seu nicho para colher as principais recompensas.

Pirata

Pirata focado em conteúdo roubado e violações de direitos autorais. Sobre o tempo também!

Em 2017, outra atualização chamada 'Fred' reforçou isso penalizando sites que violavam as diretrizes do webmater do Google. Os sites afetados eram

normalmente sites de baixa qualidade, projetados exclusivamente para gerar receita com anúncios.

Pombo

O Pigeon tem tudo a ver com pesquisa local e basicamente torna o local em que a pesquisa está sendo realizada ainda mais importante.

É por isso que uma das melhores estratégias para uma nova campanha de SEO hoje é começar localmente. Comece segmentando 'compre chapéus online Santa Monica' e só depois se ramifique em outras áreas e em mais pesquisas globais.

Outra atualização em 2016, chamada 'Possum', dobrou em relação a isso, com consultas realizadas perto de uma empresa, sendo mais provável que ela seja apresentada como resultado.

Móvel

(25)

A atualização de compatibilidade com dispositivos móveis foi projetada para fazer com que os webmasters criem sites que seriam otimizados para

dispositivos móveis. Isso significava que eles deveriam:

• Carregue rapidamente

(26)

20

• Use um design responsivo que mudará de forma dependendo do tamanho da tela

• Use elementos de navegação fáceis de tocar

As otimizações de velocidade tornaram-se especialmente importantes na verdade, e isso é algo que o Google realmente está buscando no momento: deseja garantir que os usuários tenham a melhor experiência possível do início ao fim. Portanto, se o seu site estiver cheio de plug-ins desnecessários que atrasam as coisas, você deve removê-los.

O Google realmente oferece um teste de velocidade do site e um teste de

compatibilidade com dispositivos móveis, que podem ser executados com muita facilidade pelo navegador. Teste esses dois no seu site para garantir que sua página atenda aos novos requisitos e você pode evitar ser penalizado por não atender ao que agora é uma parcela significativamente grande do público em geral.

AMP

Outra coisa a considerar se você REALMENTE quiser entrar nos bons livros do Google é o AMP. Significa Accelerated Mobile Pages e é uma nova iniciativa do Google projetada para incentivar os criadores a criar uma segunda versão, altamente mobilizada e super rápida de seu site.

Isso é possível através de um único plug-in, se você usar o WordPress e, uma vez instalado, o site poderá aparecer no topo dos outros resultados de pesquisa com uma imagem do site e um logotipo 'AMP' para incentivar mais usuários para clicar nele.

Rank Brain

O Ran k Brain foi introduzido em 2015 para ajudar o Google a corresponder melhor à "intenção" de uma consulta, em vez de procurar correspondências precisas de palavras-chave. Não se trata tanto de uma mudança de algoritmo, mas de uma ferramenta específica que o Google usa e que se baseia no

(27)

aprendizado de máquina para entender adequadamente o conteúdo dos sites e o significado preciso dos termos de pesquisa.

(28)

21

Entre isso e o Panda, as palavras-chave se tornaram muito menos diretas. Eles ainda são importantes, sim, mas agora também o usam sinônimos para essas palavras-chave, o idioma natural ao redor da palavra-chave e as frases-chave exatas sutilmente.

Hoje, o conselho mais comum é usar palavras-chave com uma densidade de cerca de 1-2%. Isso significa uma ou duas palavras-chave para cada 1-200 palavras. Eu, pessoalmente, recomendo ir ainda menos.

Enquanto isso, o uso de sinônimos e idioma relacionado é conhecido como 'indexação semântica latente'.

Também é importante pensar no posicionamento das suas palavras-chave. Uma palavra-chave usada nas primeiras frases, no cabeçalho, no rodapé etc. carrega mais peso do que uma palavra-chave típica usada em qualquer outro lugar da cópia.

O Rank Brain está em constante evolução, usando enormes quantidades de dados para entender melhor a que os usuários respondem bem. E isso não significa apenas o uso de palavras-chave, mas também significa que você precisa oferecer um conteúdo mais profundo e significativo. A recomendação entre muitos criadores de conteúdo é apontar para um conteúdo de 800 a 2.000 palavras. Isso deve incluir links para outros sites úteis para servir de referência (eu recomendo que você faça pesquisas e estudos se estiver escrevendo uma peça científica) e deve incluir imagens, gráficos e

marcadores.

O Rank Brain também traz um foco ainda maior ao UX (experiência do usuário).

Usando suas habilidades de aprendizado de máquina, o Rank Brain pode olhar ao redor do seu site como se fosse uma pessoa real e decidir o que faz uma boa experiência e o que faz uma má.

Portanto, mesmo se você tiver um ótimo conteúdo, o Rank Brain o penalizará se seu site estiver mal organizado ou se esse conteúdo não usar uma fonte legível e agradável com cabeçalhos grandes.

(29)

22

Capítulo 5: O novo SEO e tudo o que você precisa saber para ter sucesso

Com todas essas mudanças, o rosto do Google foi completamente reescrito e alterado. A 'versão' mais recente do algoritmo do Google é chamada 'Hummingbird', mas de fato incorpora todas as atualizações de algoritmo acima,

aprendizado de máquina

ferramentas e muito mais para formar um todo coeso.

Além disso, o Hummingbird é diferente das atualizações anteriores do algoritmo do Google, pois tem a capacidade de crescer, adaptar e evoluir em tempo real. Isso

(30)

significa que o Google pode atualizar seu índice todos os dias e alterar a aparência dos nossos sites.

(31)

23

E isso significa que sempre que 'decifrarmos o código', ele poderá mudar novamente. Isso significa que não podemos entrar em um ritmo pensando que descobrimos como 'fazer SEO', porque isso mudará novamente.

Portanto, tudo o que podemos fazer é entender o que o Google quer e garantir que nossos objetivos estejam alinhados com os do Google.

E o que o Google quer? Como eu disse anteriormente neste livro, ele quer servir o usuário. Ele quer que as pessoas encontrem o conteúdo que estão procurando. Ele deseja que esse conteúdo seja de alta qualidade. E quer que eles tenham uma boa experiência com isso. Por esse motivo, eles terão uma boa experiência com o Google.

E assim, eles terão muito mais chances de voltar para mais no futuro.

Portanto, seu objetivo - por mais difícil que seja - é tentar esquecer o Google como um todo. Você deve manter as palavras-chave no fundo da sua mente. De vez em quando, tente direcionar um tópico que está sendo pesquisado, mas não é

altamente competitivo. Dê ocasionalmente aos seus títulos nomes cativantes.

Mas NÃO escreva seu conteúdo com o objetivo principal de impressionar o Google. Procure oferecer a melhor experiência possível para o seu público.

Associe-se apenas às marcas da mais alta qualidade que tenham um espírito e uma mensagem semelhantes a você. Escreva um conteúdo abrangente,

original e interessante.

Crie links em sites de alta qualidade e não em massa. De fato, esta é a dica mais importante para um bom SEO. Participe da postagem de convidados (escreva uma postagem para um site de alta qualidade e ofereça-a para trocá-la por um link para sua página). Use o marketing de influenciadores (colabore com outros criadores de conteúdo em seu nicho). E pesquise os backlinks de seus sites favoritos para que você possa ver como eles chegaram aonde estão.

Tente tornar seu conteúdo natural e tente tornar seus links naturais. Escreva conteúdo tão bom que as pessoas queiram vincular a ele, que o façam

(32)

Otimize, acelere e melhore seu site a cada oportunidade.

(33)

24

Contanto que seu site seja genuinamente bom. Se é o melhor a fazer o que faz.

Em seguida, seus objetivos estão alinhados com o Google. E isso significa que toda atualização futura de algoritmo deve ter mais chances de beneficiar sua marca do que de penalizá-la. Deve ajudá-lo a classificar mais alto, não mais baixo.

Visão de futuro do Google

A outra coisa a se pensar é a visão do Google para o futuro. Dessa forma, podemos evitar a natureza de futuras atualizações e garantir que nossos sites permaneçam fortes.

Então, como é o futuro do Google?

Bem, sabemos que o Google agora se considera uma 'Primeira empresa de IA'.

Podemos ver isso quando analisamos os tipos de produtos e serviços que ele prioriza. A Pesquisa do Google no celular evoluiu para se tornar o Assistente do Google. O Google agora deseja que você possa conversar naturalmente com seu assistente de voz e responder com informações relevantes que ele retirou da web.

Isso explica a importância do cérebro ranqueado. As pessoas não pesquisam no Google Assistant dizendo "Compre chapéus on-line". Eles pesquisam no assistente do Google dizendo 'Ei, Google, onde posso comprar alguns chapéus?'. Isso significa que o Google agora precisa entender não apenas as palavras que você diz, mas também o significado por trás dessas palavras.

Portanto, evite a tentação de se concentrar em palavras-chave distintas e avance mais no sentido de responder perguntas, fornecer serviços e preencher nichos que você vê no mercado.

Lembre-se: o Google ficará mais inteligente. Portanto, se coisas como belas imagens bem compostas ainda não importam, elas serão em breve. E se o Google apenas verificar a gramática no momento, ficará melhor. Lidere as diretrizes da Associated Press. Aprenda a escrever usando o estilo de pirâmide invertida.

(34)

E, visto que o Google Assistant ocasionalmente exibe um site para mostrar ao usuário em seu telefone, verifique se o site é adequado para ser carregado rapidamente em um dispositivo móvel. Você definitivamente deve usar a formatação AMP para o seu

(35)

25

sites, se você deseja obter mais tráfego para a versão móvel do seu site.

Como mencionado, isso pode ser feito facilmente através de um único plug-in.

No mínimo, verifique se o site está otimizado para velocidade e se é responsivo a dispositivos móveis e se possui uma interface fácil para uma entrada por toque.

Evite menus suspensos e afins.

Você também deve usar a linguagem de marcação do Google para rich snippets. Vou levá-lo a pesquisar as especificidades de como isso funciona, mas basicamente significa que você está adicionando algum código HTML adicional ao seu site para informar aos robôs e aranhas quais são alguns dos recursos do seu conteúdo.

Por exemplo, se você fornecer uma receita com ingredientes, poderá usar a linguagem de marcação para realçar esses ingredientes. É isso que permite ao Google destacar esse tipo de informação, juntamente com as pontuações da revisão e os horários dos shows e eventos. Você verá tudo isso destacado nas SERPs (páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa) sempre que fizer uma pesquisa.

E, é claro, isso é muito importante para a capacidade do Google Assistant de responder em inglês natural quando você diz 'que horas é o dia de amanhã?'.

(36)

26

Capítulo 6: Marketing de Conteúdo

O SEO é apenas uma ferramenta que você pode usar para se

promover; o outro é 'marketing de conteúdo', e os dois andam de mãos dadas perfeitamente.

Portanto, marketing de conteúdo significa que você está

adicionando conteúdo ao seu site para gerar mais tráfego, mas desta vez o objetivo é trazer repetição

tráfego de visitantes. Você está mais interessado em engajamento e lealdade do que picos de números de curto prazo.

Pense nas razões pelas quais você volta a qualquer site. A resposta é porque ela fornece informações consistentemente de alta qualidade para você regularmente.

(37)

E, portanto, você deseja voltar para ver quais serão as informações mais recentes. E se você confia e respeita o autor, irá para lá sempre que tiver uma pergunta

(38)

27

sobre um tópico específico. É ótimo quando você encontra alguém em quem confia ou um site que considera divertido.

Em outras palavras, é o conteúdo que o leva de volta ao site. E isso significa que deve ser bem escrito e único.

O marketing de conteúdo funciona da seguinte maneira:

• Você descobre uma postagem nas mídias sociais ou no Google, lê e sai

• Você descobre outra postagem em outra hora da mesma maneira

• Você percebe a marca e pensa 'hmm', eu gosto bastante deste site

• Aparece novamente

• Você decide dar uma olhada na próxima vez que tiver uma pergunta relacionada

• Em seguida, adicione-o aos favoritos e decida voltar regularmente

• Agora você é um fã

Portanto, marketing de conteúdo significa escrever conteúdo consistente e de alta qualidade e, em seguida, compartilhá-lo. Significa usar esse processo para criar confiança, autoridade e relacionamento com seu público. E é exatamente isso que você também precisa fazer para obter um SEO eficaz. Então, tudo está começando a se unir.

Como escrever um ótimo conteúdo

É aqui que muitas pessoas vão errar, pois elas simplesmente não sabem o que torna o conteúdo ótimo.

Muitas pessoas decidem entrar no marketing na internet observando quais nichos são mais populares ou mais lucrativos. Talvez eles

(39)

escolher fitness, ou escolher namoro, ou escolher 'ganhar dinheiro online'.

(40)

28.

Não importa que eles não tenham conhecimento ou interesse nesse tópico.

Em seguida, eles decidiram escrever ou comissionar as postagens mais genéricas possíveis sobre esses tópicos.

• Como obter barriga tanquinho

• Dez melhores exercícios de flexão

• Como conseguir um baú grande

Ou:

• 10 erros de SEO que você está cometendo

• Como obter mais visitantes

Eles compartilham esse conteúdo com as mídias sociais e se perguntam por que as pessoas não aparecem. O simples fato da questão? Esses artigos são maçantes. As pessoas estão com pressa. Você não está oferecendo nenhum valor.

Esses posts custam uma dúzia. Já vimos centenas deles antes em nossas viagens.

Você pararia para ler um título assim?

E é por isso que vou dizer algo desagradável de ouvir: se você não tem um interesse genuíno no nicho em que está, então não há nenhum ponto nesse nicho. Porque, para oferecer qualquer valor, você precisa dizer coisas novas e emocionantes. E para fazer isso, você precisa entender o tópico completamente.

Em vez de dizer 'como obter barriga tanquinho', você pode dizer:

• Como a aceleração cardio pode ajudá-lo a queimar 900% mais gordura

Na verdade, isso é uma coisa real e uma estatística real. É 100 vezes mais interessante do que 'como fazer abdominais'. Mas se você mesmo escrever uma postagem e não estiver interessado / qualificado em fitness, não terá conhecimento ou previsão para escrever artigos como esse. E se você contratar um escritor para escrever o tópico,

(41)

29

eles encontrarão uma postagem genérica on-line e a reescreverão. Eles não são especialistas e realmente não se importam com a sua marca - eles estão apenas tentando ser pagos!

Aqui estão mais algumas dicas para ajudar você a escrever um conteúdo melhor:

Contar histórias é SEO para o cérebro humano

Naturalmente, somos inclinados a gostar de 'histórias'. Gostamos de histórias porque ouvimos histórias em torno de fogueiras desde o início de nossa evolução.

Nós evoluímos ouvindo-os.

Também gostamos de histórias, porque podemos nos imaginar no lugar da pessoa nessa história e isso nos investe emocionalmente.

Se você estiver prestes a escrever um post sem graça, pense em como poderia reestruturá-lo para contar como uma história.

Queremos informações rapidamente

Se sua página é um bloco de texto denso, você imediatamente vai embora e perde seus visitantes. É altamente importante que você evite isso espaçando seu conteúdo com muitos parágrafos e espaçamento e com grandes títulos em negrito. Seus títulos devem contar tecnicamente a 'história toda'

Fontes grandes são igualmente importantes aqui, especialmente no celular.

Se suas postagens forem apenas paredes de texto, as pessoas sairão assim que

chegarem à sua página. E isso será devastador porque o Google agora pode monitorar as 'taxas de rejeição' e identificar quando um visitante chega ao seu site e depois sai rapidamente.

Imagens

As imagens que você usa para decorar seu conteúdo são incrivelmente importantes e podem fazer uma enorme diferença nas taxas de rejeição, no prazer do seu conteúdo

(42)

pelo público e muito mais. Uma imagem comunicará imediatamente o tópico da sua postagem e, se for bem tirada, ajudará a aumentar a produção aparente

(43)

30

valores do seu site também. Uma imagem grande e bonita pode transmitir uma emoção e deixar as pessoas realmente empolgadas para ler seu conteúdo. Além disso, você pode otimizar suas imagens para as imagens do Google usando as dimensões corretas (16: 9), as tags corretas e os nomes de arquivos corretos.

É possível obter ótimas imagens gratuitamente em sites de imagens, mas você sabe o que? De longe, a melhor estratégia de todas é tirar as fotos sozinho. Dessa forma, você pode não apenas criar as imagens mais impressionantes e bonitas, mas

também garantir que elas se encaixem perfeitamente no tópico da sua postagem e fazer backup dos seus pontos. Em vez de ser genérica e "um tanto relevante", a imagem pode se tornar o parceiro perfeito para o que quer que seja o seu post.

Isso significa investir em uma ótima câmera e aprender as noções básicas de

composição, enquadramento, uso de configurações manuais em sua câmera, etc ...

Mas definitivamente vale a pena. Se nada mais, vale a pena, porque você poderá vender este serviço como uma seqüência adicional para o seu arco e como parte de um serviço abrangente de marketing na web.

Desenvolvimento de conteúdo deve significar desenvolvimento de conteúdo multimídia.

Use os títulos certos

Outra dica é garantir que você sempre use os títulos corretos. Isso significa que você deve garantir que seus artigos sejam os mais interessantes e emocionantes possíveis.

É interessante ver a clickbait como uma fonte de inspiração aqui. Os títulos da Clickbait são os que você vê em sites de mídia social que usam estratégias baratas para você clicar. Eles usarão antecipação e mistério falsos, por exemplo, para interessá-lo:

"O que acontece a seguir vai surpreender sua mente"

“5 truques estranhos para perder gordura da barriga: o número 3 vai explodir sua mente”

(44)

A informação-chave omitida desperta curiosidade no visualizador e eles clicam no link.

(45)

31

A infeliz realidade é que nove em cada dez vezes, a clickbait não oferece nada de valor

- é apenas conteúdo de baixa qualidade, spam ou até um monte de anúncios.

Daí a reputação terrível que essa abordagem agora tem.

Mas você pode aprender com isso. Coloque o gancho emocional do seu conteúdo diretamente no título, mantenha a USP na frente e no centro. E então, certifique- se de cumprir essa promessa quando seus leitores clicarem e encontrarem seu conteúdo.

(46)

32.

Capítulo 7: O poder do vídeo para influência e envolvimento maciços

Meu objetivo é ensiná-lo a se tornar um profissional de marketing na Internet, para que você possa promover seu próprio site ou para

promover o de outra pessoa.

Assim, você pode administrar uma empresa ou criar um serviço de SEO.

Mas não quero apenas que você seja um profissional de marketing na Internet:

quero que você seja um pouco acima do resto.

E isso significa 'ficar real'.

O que quero dizer com isso?

(47)

33

Quero dizer que você precisa parar de fazer todos os bits que são fáceis de fazer em casa em um computador e começar a se envolver em 'negócios reais'. Isso significa que você precisa ir aos eventos de rede que mencionei anteriormente.

Da mesma forma, você precisa fazer vídeos. Fique na frente da câmera, aprenda a editar, invista em músicas de apoio de boa qualidade.

Sim, pode ser estressante e é algo que pode não vir naturalmente para você, mas se você pode criar vídeo de alta qualidade, conteúdo e SEO de alta qualidade, estará nas ligas acima da maioria dos 'gurus de marketing na Internet' existentes.

O vídeo pode fazer toda a diferença na sua campanha de marketing. Primeiro, é porque é algo que muitas pessoas não conseguem fazer facilmente. Se você tem uma boa câmera, se sabe editar, se se apresenta bem na câmera, imediatamente se destaca como profissional. Agora você é alguém para ser ouvido e confiável.

Por outro lado, se você está apenas executando um site e preenchendo-o com artigos e imagens, do ponto de vista do seu público, poderia muito bem ser uma criança no porão da mãe deles. Não há nada de errado nisso, mas se você estiver tentando estabelecer confiança e autoridade, um vídeo irá percorrer um longo caminho.

Da mesma forma, um ótimo vídeo também é uma ferramenta perfeita para aumentar a quantidade de envolvimento com seu público e criar um

relacionamento mais forte. Confie em mim neste caso: se você tiver um canal do YouTube com sucesso moderado, criará seguidores muito mais leais e engajados do que faria em um site sozinho. Para muitos criadores, essa é a grande mudança de que precisam e pode causar um grande impacto no crescimento deles.

Isso porque falar em filme significa que eles conhecem você. É mais provável que eles assistam o tempo todo porque o vídeo é naturalmente mais envolvente. E você pode transmitir mais emoção com músicas, clipes, animação e muito mais.

(48)

Portanto, não tenha medo dessa etapa: pode ser A diferença crucial que define seu sucesso daqui para frente. Invista em uma boa câmera e fique na frente dela.

(49)

34

E, à parte, se você estiver vendendo um produto em uma página de destino ou promovendo um negócio por meio de uma página inicial, adicionar um 'vídeo explicativo' ou um vídeo de vendas persuasivo pode fazer uma enorme diferença.

Muitas empresas lutam com o trabalho mais básico e importante de qualquer página inicial: explicar exatamente o que os negócios fazem. Eu realmente odeio aterrissar em um site de negócios e me disseram que ele usa 'soluções baseadas em nuvem' para fornecer 'correções sinergísticas de processo' por meio de 'sistemas de software VAS e POS'.

Exibindo com palavras inteligentes não faz vendas.

Mas ter um vídeo que seja reproduzido automaticamente e explique de forma clara e concisa o que a empresa realmente fará.

(50)

35

Capítulo 8: Marketing de mídia social feito corretamente

O marketing de mídia social é um dos aspectos mais difíceis do

marketing na Internet para um novo negócio, mas também é o que faz a maior diferença em muitos casos, quando finalmente 'clica'.

O objetivo do marketing de mídia social é não apenas para obter seus artigos vistos por

muitas pessoas, mas também para criar uma comunidade em torno da sua marca. É falar diretamente com seu público e fazê-lo confiar e gostar de você. Você precisa fazê-los pensar em você como um amigo ou como uma empresa confiável na qual eles possam apoiar e confiar.

Seu objetivo é usar a mídia social como foi projetada para ser usada: como uma ferramenta de comunicação.

(51)

O problema é que muitos profissionais de marketing na Internet e pequenas empresas o veem como nada além de um pódio para o marketing. Eles publicam coisas como "Experimente nosso novo produto hoje!" e "Descubra por que somos os melhores do mercado!" e me pergunto por que

(52)

36.

o engajamento é baixo. Você se incomodaria em seguir uma conta no Twitter se isso fosse tudo o que já foi publicado?

Em vez disso, você precisa fornecer valor ao público, o que significa fornecer a eles mais do que eles obtiveram do seu site. Você faz isso compartilhando links e postagens, mas também compartilhando imagens e dicas.

Você precisa demonstrar rapidamente ao seu público que está fornecendo esse valor por meio da mídia social e a melhor maneira que sei fazer isso é incluir um widget em seu site que mostre um feed do seu Twitter e Instagram. Dessa forma, assim que alguém chegar ao seu site, eles verão as postagens que você fez e terão acesso fácil a um botão para que possam começar a segui-lo instantaneamente.

Vendendo o sonho

Compartilhar dicas,

conselhos e entretenimento dessa maneira geralmente funciona e é uma maneira muito boa de atrair mais pessoas para o seu site.

Mas o que também pode funcionar muito bem é compartilhar o sonho.

Porque uma das coisas mais importantes a reconhecer sobre marketing e vendas é que as pessoas não compram com base na lógica. As pessoas compram com base na emoção. As pessoas compram coisas que desejam e compram coisas que acham desejáveis - que acham que outras pessoas querem.

As pessoas compram às pressas porque têm a sensação de que, se não agirem rapidamente, perderão a oportunidade. Isso é algo que um bom escritor persuasivo pode usar bem.

(53)

37.

E as pessoas geralmente seguem uma marca ou um indivíduo nas mídias sociais por razões semelhantes.

Para escapismo. Para uma vida vicária. Para perseguir um 'sentimento' que eles gostam.

É por isso que as mulheres no Instagram ficam ricas e famosas postando imagens de si mesmas vestindo roupas bonitas e saindo em festas. As pessoas podem seguir esses criadores nas mídias sociais e sentir que estão participando desse estilo de vida. Eles podem apreciar a maneira como os faz sentir. E eles podem ser inspirados. Claro, isso também torna essa pessoa muito boa em vender roupas!

Da mesma forma, se você tem uma marca de fitness, provavelmente desejará promover essa marca usando a mídia social, mostrando imagens que 'gelam' com a mensagem que você deseja transmitir. Você não publicará imagens suas

deitadas na frente da TV com um pacote de seis cervejas descansando em seu estômago! Você postará imagens de você correndo na praia enquanto o sol nasce ou batendo com força às 6 da manhã.

E se você tiver um blog sobre como ganhar dinheiro online, publicará imagens suas em um terno, sentado em um computador ou olhando para o código. Você venderá o sonho e a 'proposta de valor'.

A proposição de valor é o gancho emocional. Este é o 'porquê' que impulsiona o seu negócio. Por que as pessoas seguem você. Como eles querem que você melhore a vida deles? E como você pode se comunicar melhor?

Mídias sociais para comunicação

E como eu disse, as mídias sociais também são uma ferramenta de comunicação. É assim que você envolve as pessoas com sua marca.

É assim que você atrai as pessoas para o que você tem a oferecer e

(54)

as faz sentir como se estivesse ouvindo. Como se eles tivessem um problema com o que quer que tenham

(55)

38.

comprados, eles podem entrar em contato com você e você responderá.

Isso significa que você precisa ser interativo. Portanto, poste regularmente em seus canais de mídia social e faça perguntas, faça competições e o melhor de tudo - experimente o Facebook Live. Ser capaz de conversar diretamente com seus seguidores é uma coisa imensamente poderosa e pode aumentar enormemente o engajamento e a confiança.

Além disso, agora, Facebook, Instagram e YouTube estão tentando promover seus recursos ao vivo. Portanto, se você for ao vivo agora, seu público será notificado e muitas pessoas provavelmente se envolverão.

Agora você pode perguntar a eles que tipo de conteúdo eles gostariam de ver e que tipo de produtos. Você pode fazer perguntas. Você pode compartilhar sua genuína gratidão por seu apoio até agora.

Outra estratégia imensamente poderosa é encontrar outras comunidades online para participar. Bons exemplos incluem fóruns, é claro, mas também subreddits e muito mais.

Esses são lugares muito poderosos para encontrar novas pessoas para divulgar seu conteúdo. Mas se você pular em um deles e postar um link em seu site, é provável que o link seja removido e você poderá ser banido. Na melhor das hipóteses, você receberá muitas críticas negativas!

Mas, por outro lado, se você passa algum tempo nessa comunidade e responde perguntas, conversa com pessoas, constrói confiança e conhece todos ... então, se você mencionar que tem um site, essa é uma história totalmente diferente. Agora você tem uma legião de pessoas que confiam em você - algumas das quais podem até considerar seus amigos - e elas estarão lá para apoiar sua marca a cada passo do caminho e para promovê-la nas mídias sociais e em outros lugares.

(Observação: essas comunidades sociais também são exemplos de 'rotas para os mercados'. Esses são lugares na web onde as pessoas que compõem seu público-alvo se reúnem. Qualquer plataforma que você encontrar que permita a comunicação

(56)

direta com o público correto é uma outros exemplos incluem revistas como a indústria

(57)

39.

ou clubes. Procure rotas para o mercado, pois sempre oferecem grandes oportunidades de marketing.)

Finalmente, certifique-se de responder sempre a mensagens diretas, comentários no YouTube, comentários em suas postagens no Facebook, etc. Tudo isso gera mais confiança, mais lealdade e mais interesse pela sua marca. Leia o livro 1.000 True Fans e você verá por que vale a pena cultivar esses relacionamentos.

(58)

40.

Capítulo 9: Branding e criação de um site brilhante

Absolutamente central para tudo isso é a marca.

No ambiente atual, ter uma marca para seu site ou empresa é a coisa mais valiosa que você pode fazer para garantir o engajamento e obter sucesso.

E está ligado a quase tudo o que dissemos até agora.

Sua marca é o que deve unir toda a sua mensagem e o que deve ajudar a atingir perfeitamente seu público-alvo ideal. É o que elevará seu site a ser apenas mais um site com spam, projetado para obter anúncios e transformá-lo em algo que as pessoas - e o Google - adoram.

O Google saiu há vários anos e disse que apoiaria mais as marcas no futuro. Muitas pessoas reagiram mal a essa notícia, vendo-a como um ataque aos '

(59)

41.

Pequeno cara'. A suposição era que o Google agora seria um grande fã de sites como o CocaCola e não se importaria com criadores menores e

desconhecidos.

Esse não é o ponto. Pequenas marcas estão bem. Marcas pessoais são boas (marcas que usam seu nome).

O que não é bom é chamar o site como algo como:

“WaysToLoseAbs.com”

Isso não é uma marca, é uma palavra-chave. É você que deixa bem claro para o Google e seus possíveis visitantes que não se importa com a qualidade do seu trabalho. Você não tem orgulho profissional: você tem uma ferramenta para ganhar dinheiro.

Uma marca acompanha o orgulho profissional, porque mostra que você deseja criar algo que as pessoas lembrem e que deseja associar-se ao trabalho que realiza. Se você constrói uma marca, tem uma mensagem e é responsável.

Pense bem: todos os principais sites que você visita atualmente têm uma marca forte. Eles provavelmente têm um ótimo logotipo, seu próprio estilo, uma linguagem de design forte em todo o site. Eles sabem o que são e sabem para quem são.

E isso se reflete na qualidade de seu layout, na coesão em suas mídias sociais (todas com o mesmo nome de usuário, o mesmo logotipo e o mesmo ethos) e nos

pequenos detalhes, como a música de apoio de seus vídeos e seus terços inferiores.

É isso que torna algo memorável e profissional e é isso que você também precisa fazer.

Como você cria uma marca?

(60)

42.

Criar uma marca não significa criar um logotipo. Um logotipo é

apenas um aspecto de uma marca e não é o que vem primeiro.

O que vem primeiro é uma declaração de missão. Uma declaração de missão é uma frase pertencente a uma empresa que diz o que se trata. Isso deve explicar: o que, como e por quê.

o que você faz / vende / faz?

Quão você faz diferente?

Por quê você faz isto?

Eu recomendo assistir a excelente palestra TED de Simon Sinek no Círculo Dourado neste momento. Chama-se Como Grandes Líderes Inspiram Ação.

A maioria das empresas pensa sobre o quê (fazemos chapéus, criamos sites, prestamos consultoria jurídica). Muitos pensam sobre como (usamos os melhores materiais, terceirizamos para a China, revendemos, mas com valor agregado).

Mas o porquê é o que mais importa. Essa é a motivação que o estimulou a se envolver nos negócios em primeiro lugar. É o que faz você sair da cama de manhã.

E é mais uma vez que você NÃO PODE ter um site / negócio de sucesso em um nicho ou setor em que realmente não se importa.

Portanto, se você tem um restaurante, talvez o seu 'porquê' seja porque deseja apresentar ao mundo alimentos mais saudáveis, limpos e com maior

responsabilidade.

Se você tem um site sobre fitness, talvez o seu 'porquê' seja porque deseja inspirar a sensação de realização em seu público.

(61)

43

Seja qual for o caso, você precisa entender isso porque é o que lhe dará sua proposta de valor, é o que lhe dará sua linguagem de design e é o que criará suas oportunidades de marketing para você.

Isso também permitirá que você encontre sua 'persona do comprador'. Este é o seu cliente ideal e, por meio de uma combinação de pesquisa e pensamento sobre sua marca, você será capaz de elaborá-lo.

Agora você precisa garantir que sua estratégia seja direcionada a essa pessoa. É um grande erro criar um site que você deseja ser 'para todos'. Se você fizer isso, não será particularmente interessante ou inspirador para ninguém!

A chave é lembrar que as pessoas são fãs de verdade. Lembre-se, marketing de conteúdo e 'novo SEO' são sobre a qualidade de seus seguidores, não a

quantidade. Você quer engajamento.

Pergunte a si mesmo: o seu é o tipo de marca da qual alguém pode ser fã? As pessoas não conhecem apenas a Apple, são fãs da Apple. As pessoas são fãs de Tim Ferriss. Eles gostam do que essas marcas representam, sentem que os conhecem. Eles querem se associar a eles.

Para chegar a esse ponto - onde seu site é inspirador para as pessoas -, você precisa defender algo que não seja o clique no AdSense.

Design de Web e Logotipo

Com tudo isso decidido, agora você pode criar seu logotipo e seu site.

O logotipo deve ser simples, mínimo e versátil. Este logotipo será usado em todas as suas mídias sociais, em

(62)

44

seu site etc. Você precisa evitar clichês e, ao mesmo tempo, deixar claro sobre o que é seu site e para quem ele é. Em um mundo ideal, a combinação de seu logotipo e nome da empresa deve ser suficiente por si só, para que as pessoas certas saibam que sua marca é "para elas".

Se você está lutando por idéias, tente criar um quadro de humor. Esta é uma colagem composta de imagens, logotipos, designs de sites e muito mais que você gosta na aparência. Olhar para elas pode ajudar muito a dar a você uma espécie de

"direção" para sua marca. Se você reuni-los todos na página, poderá começar a ter idéias de maneiras únicas de combiná-los e isso fornecerá idéias para seu próprio design.

Na verdade, crie o logotipo usando o Adobe Illustrator. Isso cria 'arquivos vetoriais', arquivos que podem ser redimensionados em qualquer grau, sem perder qualidade e que também podem ser editados. JPGs, PNGs e GIFs não são portáteis ou flexíveis o suficiente para seus usos.

Então, isso é outra coisa que quero que você aprenda: quero que você aprenda a usar o Illustrator e a criar bons desenhos. Assim como a videografia e a fotografia, essa é uma habilidade que o elevará acima de 'spammer' e se tornará

'desenvolvedor de conteúdo'. É quando você começa a se tornar altamente procurado.

WordPress

Finalmente, o próprio site deve ser construído usando o WordPress. Esta é uma ferramenta gratuita usada por mais de um quarto dos sites da Internet - incluindo muitas das maiores marcas. É altamente personalizável, existe um grande apoio da comunidade e é totalmente gratuito.

Você pode instalar novos plugins com um único clique para adicionar mais

funcionalidades e também pode instalar novos temas da mesma maneira. E, ao fazer tudo isso, você poderá garantir que seu site atenda a todos os requisitos que

(63)

aprendemos ao longo deste livro. Isso significa poder implementar o AMP (páginas móveis aceleradas) com um único plug-in, por exemplo, instalar um tema e

(64)

45

saiba que seu site terá um layout responsivo e compatível com dispositivos móveis ou poderá aplicar adicionar marcações semânticas.

Usar o WordPress significa usar uma ferramenta testada e comprovada que ajudou inúmeras outras a se tornarem bem-sucedidas. Não há um bom motivo para introduzir mais elementos de confusão na mistura ou para tornar a vida mais difícil para você, usando uma ferramenta com menos suporte que requer a implementação desses recursos.

(65)

46.

Capítulo 10: Sua Estratégia

Cobrimos muito aqui, mas ainda não cobrimos tudo. Não por um tiro longo!

Nem sequer tocamos no email marketing, por exemplo.

Também não discutimos como conquistar o YouTube.

Nós realmente não mergulhamos na boa gramática etc. para as postagens do seu blog.

Mas isso é sobre o quadro geral. Isso é sobre estratégia. Espero que você tenha aprendido o suficiente para entender agora como o marketing na Internet funciona e o que você precisa fazer. É sobre ter uma marca sólida: uma que as pessoas possam deixar para trás e se sentirem empolgadas.

Trata-se de ter um ótimo logotipo, um design e conteúdo da web modernos, únicos e empolgantes. Se você puder fazer tudo isso, poderá criar uma marca que inspirará e criará verdadeiros fãs e que o Google também gostará.

(66)

47

Trata-se de expandir suas próprias habilidades para criar conteúdo e marca de multimídia maravilhosos. Trata-se de poder fazer vídeos, entender a psicologia da escrita persuasiva, vender o sonho por meio da mídia social.

Desenvolva suas habilidades, não tenha medo de ficar na frente da câmera ou fazer uma rede pessoalmente para encontrar essas oportunidades de colaboração.

Seja um profissional de verdade, orgulhoso do seu trabalho. E o resto está apenas implementando um fluxo regular e constante de conteúdo de alta qualidade com uso sutil de palavras-chave e LSI, é uma questão de obter postagens de convidados nos sites da mais alta qualidade, é uma questão de compartilhar seu conteúdo nas mídias sociais.

Referências

Documentos relacionados

Muita gente ainda não sabe como ganhar dinheiro no YouTube, e com isso pode estar perdendo uma ótima chance de ganhar dinheiro monetizando seus vídeos e com isso criar uma ótima

Para aqueles que querem realmente saber como ganhar dinheiro na Internet e ganhar dinheiro de fato, o Fórmula Negócio Online é tudo o que você precisa. Para alcançar o sucesso é

O que vemos na grande maioria das pessoas que procuram por uma forma de ganhar dinheiro trabalhando com Internet é que não querem investir, tanto financeiramente falando como

Seus filhos devem usá-la para banhos, borí, limpezas de casa e ebó, mas não podem nunca comê-la.. Não podem também comer

Se o seu objetivo é começar um blog que faça você ganhar dinheiro na internet, aqui vão algumas dicas para ter em mente:2. Escolha um tópico ou assunto factual (que não acaba em

Nesse contexto, as informações ficam disponíveis em tempo real ou podem ser enviadas para a nuvem, isso permite acesso remoto dos dados, portanto determinações são realizadas mesmo

Com o objetivo apoiar as equipes de formadores no planejamento e acompanhamento das ações de implementação do Currículo do Novo Ensino Médio, bem como promover

MATEUS VALÉRIO DA COSTA JOÃO PAULO SOUZA MADEIROS DANIEL DE SOUZA MEDEIROS RITA DE CÁSSIA SILVA OLIVEIRA DANIELA YASMIM MORAIS COSTA DALIELMA VANESSA DA SILVA JOÃO VITOR