• Nenhum resultado encontrado

PORTARIA N 05/2021 COMISSÃO ELEITORAL REGULAMENTO DAS ELEIÇÕES ELEIÇÕES DIRETORIA EXECUTIVA BIÊNIO 2021/2023

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "PORTARIA N 05/2021 COMISSÃO ELEITORAL REGULAMENTO DAS ELEIÇÕES ELEIÇÕES DIRETORIA EXECUTIVA BIÊNIO 2021/2023"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Rua dos Tupinambás, nº 360 - 6º andar – sala 604 - Centro – Belo Horizonte/MG –

1

PORTARIA N° 05/2021 – COMISSÃO ELEITORAL REGULAMENTO DAS ELEIÇÕES

ELEIÇÕES DIRETORIA EXECUTIVA BIÊNIO 2021/2023

A Comissão Eleitoral Estadual, nomeada nos termos do Art. 9º, § 2º do Estatuto do COSEMS/MG, através do Edital de Convocação da Assembleia Geral Extraordinária, publicado no Jornal “O Diário do Comércio” edição do dia 09 de fevereiro de 2021 e site oficial do COSEMS/MG em 09 de fevereiro de 2021, no uso de suas atribuições estatutárias, resolve por deliberação dos seus membros , editar o presente Regulamento, com o objetivo de disciplinar as Eleições Biênio 2021/2023, a realizar-se no dia 15 de março de 2021, às 09:00 hs, através do endereço eletrônico https://eleicoes.cosemsmg.org.br, em Assembleia Geral Extraordinária dos Secretários Municipais de Saúde ou detentores de função ou cargos equivalentes, nos seguintes termos:

DA COMISSÃO ELEITORAL

Art. 1º - De acordo com o disposto no Estatuto Social do COSEMS/MG e de acordo com os termos da Portaria nº 04, de 05 de fevereiro de 2021, publicada no site www.cosemsmg.org.br e https://eleicoes.cosemsmg.org.br., em 08/02/2021, sendo o Sr. EDIVALDO FARIAS DA SILVA FILHO, Secretário Municipal de Saúde de BERIZAL, eleito pelos membros Presidente da Comissão Eleitoral Estadual.

§ 1°. O processo eleitoral será coordenado pela Comissão Eleitoral Estadual a quem compete dirimir sobre todos os assuntos relativos à realização do pleito da eleição para os cargos da Diretoria Executiva, biênio 2021/2023, observados os prazos e horários previstos no cronograma constante no Anexo II, parte integrante deste Regulamento.

§ 2°. Em caso de falta ou impedimento do Presidente da Comissão Eleitoral, este será substituído por qualquer dos membros que integram a referida Comissão Eleitoral.

§ 3º. Os documentos necessários para a participação no pleito eleitoral não necessitam de autenticação em cartório, podendo ser atribuídos aos mesmos fé-pública, desde que referendados por quem de direito integrante da área administrativa da Prefeitura e aposto no mesmo a expressão "confere com o original”.

§ 4º. A Comissão Eleitoral declarará aptos para votação os Secretários Municipais de Saúde ou os detentores de função ou cargos equivalentes que apresentarem todos os documentos descritos no art. 5º, § 3º, I , deste Regulamento e emitirá listagem oficial que será disponibilizada no site https://eleicoes.cosemsmg.org.br, conforme cronograma constante no Anexo II, parte integrante deste Regulamento.

§ 5º A listagem oficial contendo os nomes dos Secretários Municipais de Saúde ou os detentores de função ou cargos equivalentes que solicitaram o alistamento eleitoral extemporâneo será divulgada, através do site https://eleicoes.cosemsmg.org.br, conforme cronograma constante no Anexo II, parte integrante deste Regulamento.

(2)

Rua dos Tupinambás, nº 360 - 6º andar – sala 604 - Centro – Belo Horizonte/MG –

2

§ 6º. Os Secretários Municipais de Saúde ou os detentores de função ou cargos equivalentes aptos a votar receberão no e-mail cadastrado no alistamento eleitoral senha específica, para ser utilizada no dia e horário da votação.

§ 7º. A Comissão Eleitoral poderá designar até cinco pessoas para auxiliar no processo eleitoral, vedada a participação daquelas que integram as chapas participantes do pleito.

Art. 2º. Caberá à Comissão Eleitoral decidir, em primeira e única instância, acerca das impugnações interpostas até a posse da chapa vencedora, em maioria simples.

Art. 3º. Os atos da comissão eleitoral serão publicados no site https://eleicoes.cosemsmg.org.br.

Art. 4º. Os casos omissos serão decididos pela Comissão Eleitoral.

Parágrafo único. Encerrados os trabalhos da eleição para a Diretoria Executiva biênio 2021/2023, a Comissão Eleitoral Estadual será extinta, independentemente de qualquer outro ato normativo.

DA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

Art. 5º. A Assembleia Geral Extraordinária será instalada com a presença dos Secretários Municipais de Saúde ou detentores de função ou cargos equivalentes, através da plataforma zoom, no dia 15 de março de 2021, com o link que será encaminhado aos Secretários Municipais de Saúde ou detentores de função ou cargos equivalentes, declarados aptos a votar, conforme listagem oficial prevista no Art.1 §4ºe

§5º deste regulamento, sob a presidência do Presidente do COSEMS/MG, nos termos Art. 10, §1º, “d” do Estatuto Social do COSEMS/MG.

§ 1º. A eleição realizar-se-á no dia 15 de março de 2021, no horário de 09:00 horas em 1ª chamada e 09:30 horas em 2ª chamada e será conduzida pela Comissão Eleitoral.

§ 2º. A primeira chamada somente será instaurada com a presença de 2/3 dos membros do COSEMS/MG aptos a votar conforme listagem oficial descrita no art.1º§4º e §5º deste regulamento. Não possuindo quórum mínimo para instauração será encerrada a primeira chamada e aguardado o período para o início da segunda chamada, que se dará com tantos quantos membros estiverem presentes.

§ 3º. O acesso virtual à Assembleia Geral Extraordinária será exclusivo aos Secretários Municipais de Saúde ou aos detentores de função ou cargos equivalentes, aptos a votar conforme listagem oficial do art.1º §4º e §5º deste regulamento.

I- A condição de Secretário Municipal de Saúde ou detentor de função ou cargo equivalente deverá ser comprovada para fins de alistamento eleitoral, com a apresentação do termo de posse/ato de nomeação/portaria, acompanhado de cópia de documento oficial de identidade, devendo estes documentos serem anexados no site https://eleicoes.cosemsmg.org.br, IMPRETERIVELMENTE, ATÉ O DIA 02/03/2021 , conforme cronograma constante no Anexo II, parte integrante deste Regulamento, para

(3)

Rua dos Tupinambás, nº 360 - 6º andar – sala 604 - Centro – Belo Horizonte/MG –

3

fins de habilitação para votação, não sendo facultado a nenhum gestor o exercício do direito a voto se não observado o encaminhamento da documentação necessária, conforme previsto neste inciso.

II - O Secretário Municipal de Saúde ou detentor da função, ou cargo equivalente, que for nomeado para o cargo após a data de encerramento do alistamento eleitoral, deverá solicitar o alistamento eleitoral extemporâneo à Comissão Eleitoral, através do site https://eleicoes.cosemsmg.org.br, acompanhado dos documentos descritos no art. 5º,

§ 3º, I, até o dia 12/03/2021, às 12:00hs.

III - É vedada a utilização e distribuição de material promocional por candidato e/ ou por chapa, no período eleitoral, tais como: bottons, adesivos, camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes ou quaisquer outros bens ou materiais que possam proporcionar qualquer tipo de vantagem eleitoral.

Art. 6º. A cada associado corresponde um voto, sendo vedado o voto por procuração.

Art. 7º. O voto será direto e secreto, através do site https://eleicoes.cosemsmg.org.br.

§1ºO COSEMS/MG não se responsabiliza por problemas técnicos no acesso e utilização do site e plataforma pelo Secretário Municipal de Saúde ou detentor da função, ou cargo equivalente, que inviabilize sua participação na votação, sendo sugerido, que teste seus equipamentos eletrônicos e sua rede de internet, antes de iniciada a Assembleia.

§2º Estarão disponíveis no site https://eleicoes.cosemsmg.org.br, tutoriais de utilização da plataforma zoom, e forma de contato para sanar dúvidas até a data da eleição.

§3º Os membros da comissão eleitoral, os assessores jurídicos do COSEMS/MG e os fiscais eleitorais terão acesso à Assembleia Geral Extraordinária e a uma sala específica de reunião virtual restrita para o acompanhamento do pleito.

§4ºNão será aceito o acesso de nenhum Secretário Municipal de Saúde ou detentor da função, ou cargo equivalente à sala virtual de realização da Assembleia, após o início dos trabalhos pela comissão eleitoral, sob nenhuma hipótese.

DAS CHAPAS

Art. 8º. Os candidatos deverão integrar chapas, não podendo haver candidatura avulsa.

Art. 9º. Não poderão fazer parte de qualquer chapa, os Secretários Municipais de Saúde que fazem parte da Comissão Eleitoral.

Art. 10. A inscrição das chapas interessadas se dará pelo site https://eleicoes.cosemsmg.org.br, nos termos deste Regulamento.

Parágrafo único – No caso de renúncia de qualquer integrante, após a inscrição da chapa, será permitida a substituição observado o seguinte:

(4)

Rua dos Tupinambás, nº 360 - 6º andar – sala 604 - Centro – Belo Horizonte/MG –

4

I – Deverá ser apresentado à comissão eleitoral o termo de renúncia expedido pelo próprio renunciante;

II – Deverá ser declarada a aceitação pelo novo integrante ou substituto, até a abertura dos trabalhos em primeira chamada.

III – A comissão eleitoral deverá divulgar na abertura dos trabalhos eleitorais a substituição efetivada.

Art. 11. As chapas deverão ser constituídas e registradas por sua constituição integral, delas constando os membros suplentes, na forma do Estatuto do COSEMS/MG, observando-se o disposto no artigo 9º do referido Estatuto.

§ 1º. Os cargos que devem compor as chapas são os constantes do Anexo I deste Regulamento, nos termos do art. 9º do Estatuto do COSEMS/MG.

§ 2º. Os cargos previstos art. 9º do Estatuto do COSEMS/MG deverão ser ocupados por secretários municipais de saúde, ou detentores de função ou cargos equivalentes.

§ 3º. A inscrição somente será efetivada com a apresentação da chapa completa acompanhada de cópia do termo de posse ou ato de nomeação, cópia do documento oficial de identidade ou documento similar de todos os membros que a compõem, conforme anexos deste Regulamento.

Art. 12. Não será permitido a um mesmo candidato figurar em mais de uma chapa, nem para mais de um cargo da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal.

DA IMPUGNAÇÃO DE CHAPA

Art. 13. O prazo para impugnação das chapas inscritas, será conforme cronograma constante no Anexo II, parte integrante deste Regulamento.

§1º. Os documentos das chapas inscritas serão disponibilizados no site http://eleicoes.cosemsmg.org.br, para fins de impugnação, caso assim entenda, conforme cronograma constante no anexo II.

§ 2º. Havendo impugnação de chapa a análise do recurso será efetuada conforme cronograma constante no anexo II.

§3º. A Impugnação deverá ser encaminhada para o endereço http://eleicoes.cosemsmg.org.br.

§ 4º A Divulgação do resultado da análise da impugnação será efetuada conforme cronograma constante no anexo II.

DA HOMOLOGAÇÃO DE CHAPA

Art. 14. A homologação final das chapas deferidas será conforme cronograma constante no anexo II.

(5)

Rua dos Tupinambás, nº 360 - 6º andar – sala 604 - Centro – Belo Horizonte/MG –

5

§ 1º. A publicação final das chapas deferidas será efetuada conforme cronograma constante no anexo II, divulgada no site http://eleicoes.cosemsmg.org.br.

§ 2º. Todas as decisões concernentes à eleição do COSEMS/MG serão disponibilizadas no site http://eleicoes.cosemsmg.org.br.

§ 3 º. Fica facultada à chapa inscrita a identificação por meio de nome ou expressão, sendo que no caso de inexistir opção por nome ou expressão a identificação far-se-á pela ordem cronológica de inscrição.

§ 4º. Fica estabelecido que o horário de votação será das 09:00hs às 13:00hs, conforme cronograma constante no Anexo II.

§ 5°. Cada Chapa concorrente ao pleito eleitoral disporá de 10 (dez) minutos para apresentar suas propostas à Assembleia Geral, após a segunda chamada da Assembleia, nos termos deste regulamento.

§ 6º. Cada chapa inscrita poderá indicar dois fiscais para acompanhar o processo eleitoral.

§ 7º. Os nomes dos fiscais a serem credenciados, deverão ser indicados e endereçados à Comissão Eleitoral, através de requerimento escrito e assinado pelo candidato a Presidente da respectiva Chapa, pelo site http://eleicoes.cosemsmg.org.br, conforme cronograma constante no Anexo II, parte integrante deste Regulamento.

§ 8º. A votação se dará no site http://eleicoes.cosemsmg.org.br, com a senha específica enviada para o e-mail cadastrado do gestor declarado apto a votar.

Art. 15. A apuração pela Comissão Eleitoral se iniciará imediatamente após o encerramento da votação.

§ 1º será disponibilizado acesso às informações do pleito extraídas do sistema Gerenciador BACKOFFICE, aos fiscais eleitorais os seguintes relatórios:

a) Lista de presença (que realizaram login);

b) Lista com nome dos votantes;

c) Lista com nome dos NÃO votantes;

d) Votos computados em tempo real, tabela apresentando por especialidade;

e) Zerésima – comprovação que não houve votos antes do início da eleição;

f) Apuração – Individual de cada pauta votada;

g) Consultas – A comissão ainda poderá consultar a lista de eleitores cadastrados na base;

Art. 16. Será declarada vencedora a chapa que obtiver metade mais um do número de votos, dentre os apurados em Assembleia Geral.

Paragrafo único: Em caso de empate, após a apuração dos votos, será eleito o candidato a presidente mais idoso.

Art. 17. Havendo chapa única devidamente inscrita, esta será eleita por aclamação,

(6)

Rua dos Tupinambás, nº 360 - 6º andar – sala 604 - Centro – Belo Horizonte/MG –

6

nos termos do art. 9º, § 3º do Estatuto do COSEMS/MG.

Art. 18. A chapa eleita será empossada no mês de maio de 2021.

Belo Horizonte, 08 de fevereiro de 2021.

PRESIDENTE DA COMISSÃO ELEITORAL EDIVALDO FARIAS DA

SILVA FILHO:73913618520

Assinado de forma digital por EDIVALDO FARIAS DA SILVA FILHO:73913618520 Dados: 2021.02.09 09:03:16 -03'00'

(7)

Rua dos Tupinambás, nº 360 - 6º andar – sala 604 - Centro – Belo Horizonte/MG –

7

ANEXO I

Composição de Chapa

Cargo Nome Município

Presidente Vice-presidente Secretário Geral 1º Secretário 1º Tesoureiro 2º Tesoureiro

CONARES Presidente

CONARES Secretário de Saúde da Capital CONARES SUPLENTE

CONARES SUPLENTE CES

CES SUPLENTE

CIBE Presidente

CIBE Secretário de Saúde da Capital

CIBE CIBE CIBE CIBE CIBE

CIBE Suplente CIBE Suplente CIBE Suplente CIBE Suplente CIBE Suplente CIBE Suplente CIBE Suplente

(8)

Rua dos Tupinambás, nº 360 - 6º andar – sala 604 - Centro – Belo Horizonte/MG –

8

ANEXO II

PRAZOS ELEIÇÕES ESTADUAIS GESTÃO BIÊNIO 2021/2023 - COSEMS/MG

Data Horário Assunto

08/02/2021 Publicação da Portaria indicação da Comissão Eleitoral Estadual

09/02/2021 Publicação da Convocação da AGE – jornal Diário do Comércio e site https://eleicoes.cosemsmg.org.br 10/02/2021 09:00hs Início do prazo para Inscrição das chapas

10/02/2021 09:00hs Início do prazo de Alistamento Eleitoral 02/03/2021 17:00hs Final do Prazo para Alistamento Eleitoral

02/03/2021 18:00hs Publicação da listagem dos secretários aptos a votar 11/03/2021 17:00hs Término do prazo para Inscrição das chapas

11/03/2021 18:00hs Divulgação dos documentos completos das chapas para impugnação

11/03/2021 19:00hs Início do prazo para Impugnação das chapas

12/03/2021 18:00hs Término do prazo para recebimento da Impugnação das chapas

12/03/2021 18:00hs Publicação da listagem dos secretários aptos a votar - extemporâneos

12/03/2021 18:00hs Indicação de Fiscais de chapa 13/03/2021 Até às

17:00hs

Julgamento da Impugnação das chapas e publicação do resultado

13/03/2021 18:00 hs Homologação das chapas 13/03/2021 Até as

19:00hs Publicação final das chapas no site

15/03/2021

1° chamada – 09:00hs 2° chamada – 09:30hs

Assembleia Geral Extraordinária Horário de Votação: 09hs às 13:00hs

Maio/2021 Posse chapa eleita

Referências

Documentos relacionados

A avaliar a Tabela 17, os resultados demonstram que nos atributos 01 (Quando a empresa promete fazer algo em um dado momento, ela realmente o faz), 2 (Presteza

Este artigo tem por objetivo incorporar ao algoritmo Branch-and-Bound com busca local via técnica da Condensação um método para encontrar pontos iniciais com vistas à obtenção de

A análise da correlação entre a quantidade de desmineralização in situ e o fluxo salivar estimulado, a capacidade tampão da saliva e os níveis salivares de estreptococos mutans

SALDO JUNTO AO BANCO REAL Depósito bancário em conta corrente no País

Nas eleições para os órgãos nacionais a mesa da assembleia geral assume as funções de mesa eleitoral e nas eleições dos órgãos regionais a mesa eleitoral é a mesa da

Os recursos interpostos contra decisões que apreciem denúncia de prática eleitoral ilícita ou violação do Regimento Eleitoral, inclusive pela própria Comissão Eleitoral, serão

A Comissão Eleitoral das Eleições da Coordenação do Curso de Bacharelado em Enfermagem - CCE instituída pela Portaria UNIFAP/PROGRAD nº 0472/2021, de de abril de 2021, no uso de

para concorrer nas eleições para diretoria do Diretório Central de Estudantes Irmão Otão - DICEIO, conforme EDITAL JUNTA ELEITORAL 01/2021.. Nestes termos,