• Nenhum resultado encontrado

cheios de alegria, aquela alegria que só o Senhor Deus nos dá. Alegramo-nos porque o nosso projeto de

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "cheios de alegria, aquela alegria que só o Senhor Deus nos dá. Alegramo-nos porque o nosso projeto de"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Data da gravação: Produtor: Itamir Neves Locutor: Itamir Neves

1

Olá amigo, estamos iniciando mais um programa da série "Através da Bíblia" com nossos corações cheios de alegria, aquela alegria que só o Senhor Deus nos dá. Alegramo-nos porque o nosso projeto de estudarmos a Bíblia toda segue com segurança e estamos estudando novamente mais um trecho importante da carta de Paulo aos efésios, especificamente os versos 11 e 12 do capítulo quatro desta carta. Alegramo-nos também por suas correspondências e, hoje registro o e-mail que a NCC uma irmã da cidade de Upanema, no estado do Rio Grande do Norte que nos enviou a seguinte mensagem:

"Quero dizer que ouço o programa Através da Bíblia sempre à noite quando vou dormir e quero dizer que é o melhor programa que já ouvi em toda a minha vida. Louvo a Deus por isso. Que Deus abençoe o Pr. Itamir Neves, um instrumento usado por Deus. Que ele continue exaltando o nome de Deus e edificando vidas através do estudo da Palavra". Querida irmã, somos gratos por essas palavras tão bondosas. De fato, temos pedido a Deus que use o que aqui é transmitido para moldar o nosso caráter ao caráter de Jesus Cristo. Como gostaríamos de saber qual tem sido o valor do programa nesse propósito necessitamos que você escreva sobre suas experiências para que possamos adequar ainda mais o programa para que ele seja cada vez mais um momento de edificação para sua vida. Por isso, agora, te convido para aquele momento especial em que elevamos os nossos pensamentos para falarmos com Deus. Vamos orar pedindo suas bênçãos para esse projeto e para o programa de hoje: "Pai querido, chegamos à tua presença agradecidos porque a tua misericórdia dura para sempre. Somos gratos porque a tua misericórdia se renova constantemente sobre as nossas vidas. Te louvamos porque pela tua misericórdia o Senhor apaga de nós as nossas transgressões. Senhor, conforme a tua vontade, atende a necessidade de cada um de nós que te buscamos nessa hora. Senhor, conceda-nos também a iluminação do teu Espírito para essa hora de estudo. Nós oramos, em nome de Jesus, Amém!".

Querido amigo hoje o nosso propósito é estudarmos os versículos 11 e 12 do capítulo quatro de Efésios. Esses dois versos são fundamentais no entendimento de como Deus quer que a igreja se desenvolva e cresça equibrada e constantemente de tal maneira que o desenvolvimento individual de

(2)

Data da gravação: Produtor: Itamir Neves Locutor: Itamir Neves

2

cada cristão seja também benéfico na sua relação com Deus, mas também em sua relação com os outros membros do corpo de Cristo.

Se você tiver oportunidade, abra a sua Bíblia e me acompanhe na leitura que farei desses dois versos:

[11 E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, 12 com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo,]

Diante dessa leitura e do que já aprendemos sobre o propósito de Deus para a igreja creio que o melhor título para esse texto é:

OS CAPACITADORES E OS EXECUTORES

Como vimos no programa passado, a partir do início do capítulo 4 verso Paulo diz claramente que o Senhor Jesus, o Senhor da igreja concedeu pessoas-dons para a liderança da igreja (v. 11), portanto, é importante que reconheçamos três importantes verdades: 1) Que a liderança da igreja é plural e, constituída por apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestre. 2) Que os líderes, as pessoas-dons dadas para a igreja são os capacitadores. 3) Que os líderes têm uma responsabilidade específica (v.12);

os líderes equipar, aperfeiçoar os santos para o desempenho do serviço deles visando a edificação do corpo.

Mas também vimos no programa passado que Deus tem propósitos e objetivos bem definidos para todos os cristãos, para todos os santos. Portanto é importante reconhecermos outra três importantes verdades, agora sobre todos os cristãos, sobre os santos que formam a igreja liderada pelas pessoas- dons. É necessário reconhecermos que : 1) Os santos são realizadores. 2) Os santos, todos e cada um deles, possuem dons espirituais, isto é, capacitações espirituais dadas pelo Senhor para que cada cristão desenvolva o ministério que Deus tem designado para cada um. 3) Os dons espirituais devem ser exercidos por todos os cristãos visando o crescimento e a edificação do corpo deCristo.

Quando lemos esses dois versos em outra versão bíblica essas colocações iniciais ficam mais patentes:

(3)

Data da gravação: Produtor: Itamir Neves Locutor: Itamir Neves

3

11 Foi ele quem “deu dons à certas pessoas”. Ele escolheu alguns para serem apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e ainda outros para pastores e mestres da Igreja. 12 Ele fez isso para preparar o povo de Deus para o serviço cristão, a fim de construir o corpo de Cristo.

O objetivo de Deus é uma igreja madura, que seja visível e que seja impactante ao mundo. Por isso, em resumo, podemos dizer que a proposição desse texto, o desafio do texto para nós é o seguinte:

Somente quando cada cristão desenvolve a sua tarefa de acordo com o seu dom espiritual a igreja atingirá os propósitos divinos para ela.

Neste texto verificaremos as responsabilidades de cada cristão no desenvolvimento de uma igreja que alcança os propósitos divinos.

A 1ª responsabilidade é reconhecermos a necessidade da implantação liderança plural

A utilização, no versículo 11, de , verbo, 3a ps. sing. aor. ind. ativo de  "doar",

"conceder", e a utilização de  artigo definido, acusativo. masc. plural "alguns", "uns" nos mostram, neste texto, que Jesus concedeu pessoas à sua igreja e não apenas "dons". Por isso denominamos esses que foram dados à igreja de "pessoas-dons".

A liderança plural dada por Jesus à igreja é um princípio que percorre todo o Novo Testamento. Desde que Jesus enviou os doze (Mc 6.7) e, depois, quando enviou os 70 (Lc 10.1), enviou-os de dois em dois.

Logo depois da ressurreição, na primeira igreja, em Jerusalém, a liderança era coletiva, era plural, como vemos na narrativa de Lucas quando disse que os que vendiam as suas propriedades depositavam as suas contribuições aos pés dos apóstolos (At 4.34-35), ou ainda, quando foram instituídos os auxiliares dos apóstolos, foram instituídos sete homens, para que os apóstolos dessem atenção à palavra e as orações. Além disso, quando Paulo se referiu a liderança da igreja de Jerusalém Paulo se referiu a Pedro, Tiago e João (Gl 2.9), demonstrando assim que a pluralidade de liderança era a maneira de se conduzir a igreja. Nas igrejas fundadas pelos apóstolos, desde o inicio das viagens missionárias, eles estabeleciam liderança coletiva nas novas comunidades (como por exemplo em At 14.21-23). Com

(4)

Data da gravação: Produtor: Itamir Neves Locutor: Itamir Neves

4

base no verso 11, essa liderança plural tem sido chamada de “o ministério quíntuplo”, isto é, as pessoas-dons que Jesus, o Senhor da igreja, deu a ela para liderá-la formam o ministério quíntuplo, pois são eles os apóstolos, os profetas, os evangelistas, os pastores e os mestres.

Quando reconhecermos que a liderança plural, o ministério quintuplo é um recurso que o Senhor deu à sua igreja estaremos tratando a igreja com responsabilidade.

A 2ª responsabilidade é reconhecermos o papel definido e único do ministério quintuplo

É necessário sabermos o que Cristo queria e quer realizar com esses dons, com essas pessoas-dons dadas ao Seu corpo. É necessário sabermos o que Ele quer formar. É necessário sabermos detalhadamente qual é o seu objetivo. A resposta a essas dúvida é sanada quando percebemos a utilização, no versículo 12, de  acusativo, masculino, singular “equipar”, “aperfeiçoar”,

“preparar”, “treinar” ou ainda “habilitar” é a mesma palavra usada no chamado de João e Tiago enquanto eles "consertavam" as suas redes (Mt 4.21), preparando-as, aperfeiçoando-as para a próxima pescaria. Assim, aperfeiçoar significa preparar alguém (os santos) para uma tarefa já designada.

"Colocado de forma mais moderna: é a instrução concreta para o aproveitamento total do potencial concedido a nós por Deus", e, "essa maneira de equipar não pode ser realizada por uma só pessoa! Um líder ou um pastor com seu perfil específico de dons será unilateral" (Kaldeway, 2005, p.61).

No seu plano para a igreja Jesus tem definido claramente a razão de ser dessas cinco pessoas-dons. Ele definiu objetivamente o alvo para o ministério quintuplo. O alvo de Jesus é que esses componentes do ministério quintuplo sejam os capacitadores. Jesus concedeu essas pessoas-dons para que a igreja, como corpo de Cristo pudesse ser capacitada, pudesse ser edificada, pudesse ser equipada, pudesse ser treinada, pudesse ser habilitada para a obra a ser realizada. Jesus desejava e ainda deseja que a partir do ministério quintuplo e, a partir da maturidade adquirida, a igreja crescesse equilibradamente em unidade de fé e solidez cristã, para poder resistir aos ataques astutos do inimigo. O que Jesus Cristo quer é que, coletivamente, a igreja toda esteja preparada, alcançando a maturidade e a unidade da fé

(5)

Data da gravação: Produtor: Itamir Neves Locutor: Itamir Neves

5

para não ser enganada por falsas doutrinas, doutrinadores falsos e falsas práticas. Jesus quer ver a sua igreja crescer, edificando-se a si mesma, a fim de que os homens encontrem na igreja o “porto seguro”

que os conduza à salvação.

A 3ª responsabilidade é reconhecermos a importância da atuação do ministério quintuplo

Ao reconhecermos a importância do ministério quintuplo na vida da igreja devemos lhe conceder os recursos necessários para que possam desempenhar o seu papel na edificação do corpo de Cristo. Mas, é importante também alistarmos algumas razões pelas quais devemos valorizar e dar a devida importância ao ministério quíntuplo: 1. Valorizamos o que Cristo concedeu à Sua igreja; 2.

Interrompemos a prática antiga e não bíblica de termos líderes poderosos; 3. Interrompempemos a prática de separarmos a igreja entre atuantes e espectadores; 4. Possibilitamos e viabilizamos aos santos a realização dos seus serviços; 5. Caminhamos com maior rapidez para a edificação almejada por Jesus; 6. Alcançamos o alvo da unidade da fé; 7. Dirigimo-nos com firmeza à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo; 8. Não nos tornamos como meninos levados ao redor de todo vento de doutrina; 9. Não seremos enganados por aqueles que induzem ao erro; 10. Seguiremos a verdade em amor, crescendo em Cristo; e, 11. Possibilitaremos a cooperação de cada membro na edificação do corpo de Cristo.

Quando uma igreja dá a devida importância ao ministério quíntuplo a abrangência, o alcance do seu ministério fica visivelmente ampliado alcançando assim os alvos e os propósitos que o Senhor Jesus estabeleceu para ela, em particular.

A 4ª responsabilidade é reconhecer a atuação especifica de cada uma das pessoas-dons

É importante sabermos identificar claramente a atuação de cada uma das pessoas dons, que compõe o ministério quintuplo. Temos que perceber que quando um pastor tem a necessidade de atuar como um evangelista nenhum dos dois ministérios renderá satisfatoriamente. Assim também um profeta fracassará rapidamente quando for designado para substituir um mestre. Porém, quando um profeta

(6)

Data da gravação: Produtor: Itamir Neves Locutor: Itamir Neves

6

conseguir servir na sua área ministerial adequada, que é profetizar e orientar as ovelhas a olhar novamente para a Palavra de Deus, certamente os cristãos alcançarão melhores níveis de maturidade.

Como diz Simson: "Os cinco ministérios foram criados por Deus para que funcionem em harmonia e sinergia, cooperando e complementando-se mutuamente". (2001, p.131). Ao possibilitarmos o ministério múltiplo atuar de maneira adequada, o corpo de Cristo será edificado, alcançando a maturidade.

Um cristão discipulado, treinado, aperfeiçoado e equipado equilibradamente, além de tornar-se maduro com mais rapidez servirá de modo mais completo ao Senhor no alcance do tríplice alvo: glorificar a Deus; servir para a edificação do corpo de Cristo; e demonstrar ao mundo a realidade do reino de Deus.

Ilustrações das pessoas-dons

É importante compreendermos que o ministério quíntuplo constitui-se numa afirmação fundamental do Novo Testamento e de uma maneira bem clara, se a igreja de hoje deseja seguir as instruções bíblicas devemos considerar a sua aplicabilidade com urgência. A cada um dos cinco ministérios mencionados foi atribuído um dom próprio que corresponde a uma tarefa e, esta serve para capacitar as diversas áreas da igreja ou a totalidade da igreja para a realização dos seus ministérios. Através de ilustrações ou comparações é possível percebermos as atuações do ministério quíntuplo quando lhe possibilitarem o desenvolvimento das tarefas.

Os cinco dedos da mão

De acordo com Simson, Gerald Coates ilustrou o ministério quíntuplo com os cinco dedos da mão e, assim, cada pessoa-dom é um dedo: "O apóstolo é o polegar. Propicia estabilidade, mantém o equilíbrio e pode estar literalmente em contato com todos os outros dedos; O profeta é o dedo indicador. Ele aponta para alguém e anuncia: "Você é a pessoa!"; O evangelista é o dedo médio, que alcança mais longe para dentro do mundo; O dedo anelar simboliza o pastor e vigia de ovelhas, que cuida dos relacionamentos internos; Por fim, o dedo mínimo simboliza o mestre. É capaz de se introduzir em

(7)

Data da gravação: Produtor: Itamir Neves Locutor: Itamir Neves

7

qualquer ouvido, transmitindo ali as verdades do evangelho" (2001, p.124-125).

Ao reconhecermos a atuação específica de cada pessoa-dom seremos todos beneficiados, pois, como diz Simson (2001, p. 125-128) Em sentido bíblico, o pastor é um vigia natural. Ele fica próximo das ovelhas; Em termos figurados, o profeta está pelo menos cinco quilômetros à frente do rebanho. Ele está orando atrás da próxima curva ou subiu num monte para ver o horizonte; O apóstolo, não está distante do rebanho quanto o profeta. Ele está a três quilômetros à frente, no topo de uma elevação para ter uma visão geral, estudar os mapas de novos locais para onde levar o rebanho; O mestre ensina a uma certa distância crítica do rebanho. Está a um quilometro do rebanho e dali pode enviar seus cães quando as ovelhas não se comportam ou se afastam do rebanho; O evangelista, circunda o rebanho a uma distância exata para não ser marcado demais pelo "cheiro do estábulo" e não espantar com esse cheiro várias ovelhas desviadas , mas ao mesmo tempo está próximo o suficiente para reconduzir ao rebanho as ovelhas perdidas.

Usando ainda outra ilustração podemos entender a particularidade de cada pessoa-dom ao refletirmos sobre Os sistemas de funcionamento do corpo humano

No texto de Efésios 4. 11 encontramos as cinco pessoas-dons dadas por Jesus para a capacitação da igreja, que podem representar os cinco sistemas vitais para o funcionamento do corpo humano: 1) Os apóstolos representam o sistema músculo/esquelético - têm a função de servir de base, de ser fundamento. São os iniciadores; 2) Os profetas representam o sistema nervoso - têm a função de interpretar a mente de Deus para o povo; 3) Os evangelistas representam o sistema digestivo - têm a função de trazer elementos de fora para dentro do Corpo, visando o seu crescimento; 4) Os pastores representam o sistema circulatório - têm a função de nutrir de modo saudável o Corpo. Cuida do crescimento do Corpo; e, 5) Os mestres representam o sistema respiratório - têm a função de purificar e filtrar o ar (ambiente) do Corpo. Cuidam da pureza do Corpo. Quanto damos oportunidade para cada um dos componentes do ministério quintuplo realizar o seu ministério, desenvolver o seu dom

(8)

Data da gravação: Produtor: Itamir Neves Locutor: Itamir Neves

8

espiritual toda a igreja é beneficiada!

A 5ª responsabilidade é reconhecer que individualmente e coletivamente produzimos maturidade.

Mas, além desse papel destacado da liderança para a edificação da igreja, é importante percebermos que Jesus tem um plano mais abrangente para com os seus seguidores. O que Jesus Cristo quer é que, individualmente, cada cristão esteja preparado para participar ativamente de forma madura no ministério que deve ser desenvolvido em três direções: verticalmente, deve ser dirigido a Deus, em adoração; horizontalmente, deve ser dirigido ao mundo, em serviço e evangelização; e, mutuamente, deve ser dirigido à propria igreja, ao próprio corpo, em instrução, em comunhão e, em serviço. A utilização, no versículo 12, de  adjetivo, genitivo masc. plural "santos" refere-se a todos os cristãos, a todos que têm Jesus como seu Senhor e não classifica ou distingue uma classe especial de cristãos, conforme podemos observar em outros textos como At 9.32; Rm 1.7; 15.26; 1Co 1.2 e 6.11, em que todos fomos chamados para sermos santos. O Senhor Jesus, a cabeça do corpo, da igreja quer o envolvimento de cada membro no processo de amadurecimento do próprio corpo. O que Jesus Cristo quer é que a sua igreja não seja mais separada em atuantes e espectadores. O que Ele quer é que o evangelho todo seja experimentado e proclamado por toda a igreja para o homem todo, para a glória de Deus.

CONCLUSÃO

Deus em Cristo proveu recursos maravilhosos para uma vida cristã abundante, tanto individual como coletiva. Deus mesmo concede forças, estratégias, ânimo e persistência para a igreja continuar a sua marcha. Mesmo passando por períodos em que os princípios bíblicos são esquecidos e não praticados, a igreja, por ter sido fundada e permanecer firmada na rocha, que é Cristo, continua sua trajetória desde há muito tempo (desde a eternidade) planejada e estabelecida.

O Senhor continua concedendo os recursos necessários para a igreja alcançar os alvos por Ele estabelecidos. Mas esses recursos não são apenas capacitações especiais, capacitações miraculosas. O

(9)

Data da gravação: Produtor: Itamir Neves Locutor: Itamir Neves

9

Senhor concede recursos humanos. São as pessoas-dons que, quando utilizadas corretamente pela própria igreja proporcionam o crescimento e o amadurecimento projetados para ela. Mas, são também

“todos os santos”, isto é, todos nós que treinados e equipados pelos que compõe a liderança da igreja desenvolvemos nossos ministério que farão com que a igreja seja percebida nesse mundo, nessa dimensão, mas também seja percebida e sirva de testemunho para os principados e potestades nos lugares celestiais (3.10).

Que Deus nos abençoe nesses propósitos!

2890

Referências

Documentos relacionados

Tácio Rogério Cand Distrital (PHS/585 votos) AVANTE Distrital Tadeu Filippelli Ex-Vice Governador, ex- Federal MDB Federal Talita Victor Servidora Câmara dos Deputados PSOL

Figura 8 – Isocurvas com valores da Iluminância média para o período da manhã na fachada sudoeste, a primeira para a simulação com brise horizontal e a segunda sem brise

É importantíssimo que seja contratada empresa especializada em Medicina do Trabalho para atualização do laudo, já que a RFB receberá os arquivos do eSocial e

Israel fora chamado para uma vida de santidade pessoal; Israel fora chamado para viver em paz consigo mesmo; e, Israel fora chamado para cultuar e adorar a Deus do

Porém temos que lembrar que estamos na nova aliança e que as suas benção e promessas são espirituais (conf. Querido amigo, temos pedido a Deus que use o que aqui é

Se aceitar a noção dos sacrifícios serem literais, negam a eficácia e suficiência do único sacrifício de Jesus Cristo (cf. Se afirmar que os sacrifícios em

E, como evidência do domínio de Deus esses seres celestes rebeldes estão todos condenados pelo maravilhoso e grandioso Senhor, o Deus soberano.. A terceira evidência do

Outros métodos geofísicos (elétricos, eletromagnéticos e magnetométricos) têm sido aplicados em estudos destes ambientes, todavia têm aplicação restrita e apresentam