• Nenhum resultado encontrado

Escola Bíblica Dominical 04 de abril de 2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Escola Bíblica Dominical 04 de abril de 2021"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Escola Bíblica Dominical

04 de abril de 2021

Abr. 2021 | Volume 2 | nº 14

Encontros com o Senhor Jesus

Síntese

A

publicação desta se- mana apresenta os pontos principais tra- tados na Escola Bíbli- ca Dominical de 04 de abril de 2021.

No Brasil tivemos um total de 43.714 participações através de respostas enviadas por igrejas de cidades de todos os 26 esta- dos do Brasil, além do Distrito Federal.

Do Exterior, tivemos 1.679 parti- cipações recebidas dos nossos irmãos em 39 países.

Tivemos ainda o recebimento de 382 vídeos com a gravação das respostas, sendo 257 com a participação de crianças, in- termediários e adolescentes.

Foram recebidos 26 vídeos do exterior e 356 do Brasil.

As principais participações do Brasil (por Estado) e do Exterior (por país) foram registradas, em percentuais, e estão ilustra- das nas tabelas ao lado.

Participações por Continentes Participações por País

América do Norte 749 Estados Unidos 737

América do Sul 705 Bolívia 359

Europa 122 Venezuela 107

América Central 48 Peru 63

África 15 Itália 54

Ásia 12 Portugal 52

Oceania 5 Argentina 46

Uruguai 35

Equador 28

Fonte: Portal Presbitério - EBD

Parcipações 04 de abril de 2021

Brasil Exterior

Estado Participação País Participação

Espírito Santo 26,30% Estados Unidos 43,90%

Minas Gerais 17,29% Bolívia 21,38%

Rio de Janeiro 16,89% Venezuela 6,37%

São Paulo 15,24% Peru 3,75%

Bahia 5,69% Itália 3,22%

Alagoas 3,35% Portugal 3,10%

Paraíba 2,52% Argentina 2,74%

Pará 2,47% Uruguai 2,08%

Pernambuco 2,09% Equador 1,67%

Ceará 1,89% Paraguai 1,31%

Clique aqui para baixar o apêndice com os nomes e contribuições enviadas para esta EBD.

(2)

Encontros com o Senhor Jesus

Síntese

Síntese da palavra do presidente

A

Escola Bíblia Domini- cal do dia 04 de abril de 2021 foi realizada ao vivo, com a participa- ção dos pastores Gilson Sousa e Gedelti Gueiros.

Palavra inicial do Pr. Gilson Sousa:

Saudamos a todos com a paz do Senhor!

Vamos dar início ao assunto que estamos abordando na Es- cola Bíblica Dominical: os en- contros do Senhor Jesus com pessoas, grupos e multidões.

Neste domingo, estaremos tra- tando também do assunto re- lacionado à Páscoa.

Posteriormente, a palavra foi dada pelo Pr. Gedelti. A finaliza- ção foi feita pelo próprio Pr. Gil- son, o qual apresentou as res- postas provenientes de vários locais do Brasil e do exterior.

Palavra do Pr. Gedelti Gueiros:

A paz do Senhor a todos os nos- sos irmãos conectados nesta Escola Bíblia Dominical!

Hoje, de certa forma, tratare- mos da participação dos jovens

no seminário da sexta feira, e da participação das senhoras no seminário de sábado.

O que tivemos, como retorno daquilo que os irmãos rece- beram, foi extraordinário. Nós tivemos ciência de dons que o Senhor concedeu durante o seminário. Um dos pastores teve uma visão durante o se- minário. Ele viu um anjo que havia se manifestado a ele há muitos anos atrás. Aquele anjo se apresentou a ele durante o seminário. Houve um quebran- tamento em sua família. Assim, houve uma grande bênção nos seminários, e, de forma espe- cial, no seminário de senhoras.

Tivemos muitas participações de várias igrejas do Brasil e dos diversos países, de forma espe- cial, das igrejas da Bolívia*.

Todos responderam com facili- dade. É necessário que o pastor e o diácono estejam atentos e leiam aquilo que irá ser envia- do, no sentido de orientar os ir- mãos. É preciso participar. Não deve haver censura. Em didáti- ca, a participação é fundamen- tal.

1ª pergunta

Tendo por base os 04 últimos estudos da nossa EBD, marca- dos pelos encontros do Senhor Jesus com:

a. Zaqueu (Lucas 19:2-10);

b. A mulher pecadora (Lucas 7:37-50);

c. O filho da viúva de Naim (Lu- cas 7: 11-15);

d. A mulher Samaritana (João 4:3-28);

Identifique a doutrina de sal- vação em um só desses ensi- nos de Jesus identificando a

“eleição”, o “chamado” e “pro-

* A participação dos estados do Brasil e dos diversos países está registrada no Editorial e nas seções específicas deste Boletim.

Pr. Gilson Sousa realizando a condução da Escola Bíblica Dominical

(3)

Encontros com o Senhor Jesus

Síntese

cesso”.

Porque nós estamos preo- cupados com a doutrina da salvação? Porque nesta hora a doutrina está sofrendo ata- ques. A doutrina sempre so- freu ataques. Ela não pode estar frouxa na vida do crente.

Se nós não cuidarmos, virá o esquecimento. As bênçãos vão esmaecendo. Aceitou Jesus: foi uma bênção para a sua vida.

Batizado com o Espírito San- to: outra bênção. Observem: a continuidade disso na sua vida é importante. Não pode haver a acomodação. E isso não pode acontecer agora. Precisamos estar atentos. Por conta dis- so entram doutrinas e ensinos que são completamente absur- dos que desviam o sentido do evangelho. É importante você saber onde está, no que você está crendo para que ninguém venha com outra conversa para te desviar do caminho. As pes- soas são, às vezes, tão curiosas, que acabam caindo e perden- do a bênção.

Permaneça na Palavra, perma- neça no Espírito. Uma pessoa que tem revelação e está bati- zada com o Espírito Santo não vai perder a bênção.

Estamos mostrando o texto de Pedro que diz:

“Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espí- rito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: graça e paz vos sejam multiplicadas.” I Pedro 1:2

É Deus quem vai em benefício do homem. Tudo que, muitas vezes se ensina, é que o seu es- forço em buscar a Deus vai te salvar. E o problema não é esse.

O problema é obedecer àquilo que o Senhor tem para a sua vida. Outras pessoas pensam que a salvação está nos elogios a Jesus. Elogio Ele merece, mas não precisa. A salvação não se estabelece também por con- ta de elogios. Mas o segredo da salvação está em atender a doutrina do Seu ensino.

Jesus nunca se preocupou em elogiar a Deus, o Pai. O minis- tério de Jesus sempre foi no sentido de mostrar que Ele é o Salvador, que Ele veio da eter- nidade, que Ele é o Filho de Deus. Jesus quer que Ele seja revelado pelo Espírito Santo. A sua bênção está em alcançar a revelação do Espírito Santo a respeito de Jesus na sua vida.

Isso é o que importa.

A salvação é ato e processo.

Onde está o problema? No pro- cesso. O processo está relacio- nado ao homem. Ele vai obede- cer ao Espírito Santo ou a uma religião? É preciso obedecer apenas ao Senhor. É preciso contrariar os seus desejos para

obedecer ao Senhor.

A fé não obedece a vontade do homem, porque Deus não é secretário nem funcionário de ninguém. No processo está o livre arbítrio. Você aceitou Jesus? Quer continuar? Pode continuar. Se não quer...

A religião tem as suas justifi- cativas. A religião tem o direito de se justificar. Salvação e vida eterna não têm nada a ver com isso. As pessoas se envolvem e vivem acomodadas. Mas nós estamos com a nossa vida vol- tada para o Senhor.

Portanto, Salvação é eleição, chamado e processo.

2ª pergunta

Leia no capítulo 12, de Êxodo, os textos dos versículos abaixo e responda:

a. No verso 11, qual é o nome da festa?

b. Nos versos 3 ao 5 e no verso 21, qual era o animal que ser- viria de alimento para aquela festa? Diga o nome.

c. Nos versos 7 ao 13 e no ver- so 23, diga o motivo e onde o sangue do cordeiro deveria ser passado.

Pr. Gedelti Gueiros realizando a síntese do estudo da Escola Bíblica Dominical

Clique aqui para assistir, na íntegra, à Escola Bíblica

Dominical, no canal oficial da ICM no YouTube.

(4)

Encontros com o Senhor Jesus

Síntese

Esta pergunta é sobre a festa da páscoa. O que é a Páscoa?

Para nós, a pascoa é espiritual.

A páscoa fala da morte do cor- deiro. A páscoa que existia em Israel era uma comemoração com o pão sem fermento (pães asmos), o cordeiro assado com ervas amargosas e o sangue nas vergas e ombreiras das portas.

Nós, hoje, comemoramos a páscoa com ervas amargosas?

Não. As ervas amargosas foram para Jesus. Ele foi à cruz, ao calvário. Ele nos deu em troca o Seu Espírito, o vinho, a Sua bênção, a Sua salvação, a Sua

graça, a Sua misericórdia. Nós comemoramos a páscoa como uma bênção. Jesus levou sobre si a nossa amargura.

Páscoa vem da palavra Pes- sach (hebraico), que significa passagem. Porque o anjo ia passar aquela noite no Egito. A exigência era: matar o cordeiro, colocar sangue nos umbrais e vergas e comer com pães as- mos e ervas amargosas.

Jesus disse:

“Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes:

Em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões

e salteadores, mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta; se al- guém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pasta- gens.” João 10:7-9

Quem não passa pela porta é ladrão e salteador. Nós temos que passar por esta porta, onde está o sangue. E é por isso que o inimigo quer tirar esta ben- ção do crente. Quer tirar o valor do sangue.

O sangue precisava ser passa- do nas vergas e ombreiras das portas. O Egito estava debaixo das pragas. Era uma figura do período que estamos vivendo:

a pré-tribulação. Israel viveu tudo aquilo, mas saiu com li- vramento. A igreja está vendo os avisos e anunciando este momento profético, e vai sair antes dos juízos.

Estamos vivendo este momen- to. Perdemos pessoas, amigos, conhecidos. Mas não são as do- res ainda. As dores ainda virão, mas a igreja será arrebatada antes. O Senhor não vai querer mais o sofrimento da igreja. O Espírito Santo levará a igreja para o Senhor Jesus nas nu- vens

O meu abraço fraternal a todos, Deus nos abençoe,

Pr. Gedelti Victalino Teixeira Gueiros Presidente da Igreja Cristã Maranata Aula de CIAs ministrada pela professora Sarah Azoury

Quadro “Perfeito Louvor” ministrado pela professora Janaína Zumach

(5)

Perguntas da Semana

05 a 11 de abril de 2021

Pergunta 2 - Senhoras, Jovens e Obreiros

Explique como o Senhor Jesus se revelou.

Pergunta 3 - Senhoras, Jovens e Obreiros

Qual a situação identificada por Jesus, na conversa com os dois discípulos? Cite dois aspectos.

Pergunta 1 - Senhoras, Jovens e Obreiros

Se Jesus não se revelar ao homem, poderá haver salvação? Por que?

Pergunta 1 - CIAs

Cite os nomes dos participantes daquele encontro.

Pergunta 2 - CIAs

Para onde os discípulos estavam indo; de onde estavam vindo e qual a distância? (Lucas 24:13)

Examinando o texto de Lucas, capítulo 24, versos 13 a 31, respon- da:

Como envio minha participação para a Escola Bíblica Dominical?

- Para enviar uma participação escrita, aces- se o endereço https://www.igrejacristama- ranata.org.br/ebd/participacoes/

- Para participação em vídeo, envie um e-mail para contato@radiomaanaim.com.

br

Clique aqui para enviar sua contribuição

Onde acesso o Boletim Informativo para download?

Você pode baixar pelos endereços https://

www.igrejacristamaranata.org.br/noticia/

category/boletim-ebd/ ou https://institu- toicm.org.br/category/escola-biblica-do- minical/

Clique aqui para acessar Pergunta 3 - CIAs

Qual o assunto da conversa dos dois discípulos?

(6)

Atividades do Mês

Abril 2021

Programação das classes de crianças, intermediários e adolescentes

O tema do estudo do mês de março para as Crianças, Inter- mediários e Adolescentes é: “O poder do Sangue de Jesus”. As aulas têm como objetivo ensi- nar nossas crianças, interme- diários e adolescentes o valor do Sangue de Jesus na vida do servo fiel.

Em decorrência da suspen- são das reuniões presenciais das Crianças, Intermediários e Adolescentes, ocasionada pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19), as aulas serão vei-

culadas através do canal oficial da Igreja Cristã Maranata no YouTube.

O material para as aulas está disponível através do endereço

eletrônico: www.ciasmaranata.

org.br.

O cronograma das aulas está especificado na tabela a seguir.

Dias Assuntos CIAs de 3 a 15 anos Assuntos Crianças de 0 a 3 anos

01/04 - 16h (YouTube) O clamor pelo Sangue de Jesus - Gn 3:21 O clamor pelo Sangue de Jesus - Gn 3:21 08/04 - 16h (YouTube) A oferta de Abel - Gn 4:4 A oferta de Abel - Gn 4:4

15/04 - 16h (YouTube) A oferta no tabernáculo - Êx 25:8-9 O Sangue de Jesus é salvação - Êx 12:7 22/04 - 16h (YouTube) Ousadia para entrarmos no santuário - Hb

10:19-20 Jesus é o Cordeiro de Deus - Jo 1:29

29/04 - 16h (YouTube) A igreja fiel é vitoriosa - Ap 12:11 A igreja fiel é vitoriosa - Ap 12:11

Orientação do Mês - Jovens

Comunicamos às Igrejas e Pas- tores que, durante o mês de abril/2021, a evangelização será

direcionada aos JOVENS e terá como tema geral:

“LEMBRA-TE do teu Criador nos dias da tua mocidade, an- tes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais

venhas a dizer: Não tenho ne- les contentamento.” Eclesias- tes 12:1

1ª Semana 05/04 a 10/04/2021 Madrugadas Pela Rádio Maanaim

2ª Semana 12/04 a 17/04/2021 Jejuns 0h às 9h ou 17h até após o culto

3ª Semana 19/03 a 24/03/2021 Período de oração ao meio-dia Pela Rádio Maanaim 4ª Semana 26/03 a 02/05/2021 Evangelização - Convites

Fonte: Circular 039/21, de 03/04/2021

(7)

Revista Maranata

Lançamento da 1ª Edição da Revista Maranata

“E o Espírito e a esposa dizem:

Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha, e quem quiser, tome de graça da água da vida.” Apocalipse 22:17

Foi publicada no dia 13/01, a Revista Maranata. A Revista Maranata, com periodicidade trimestral, vem, neste momen- to, para informar aos membros da Igreja Cristã Maranata e à sociedade em geral, as ações referentes ao anúncio do evan- gelho no Brasil e Exterior, ao fortalecimento da doutrina bíblica no seio da Igreja Cristã Maranata, bem como as ações sociais, missões, testemunhos e demais atividades que com- põem o trabalho da Instituição.

Os assuntos abordados na Re- vista Maranata estão organi- zados nos diversos temas, tais como: A Obra no Brasil, a Obra no Exterior, A Missão Amazô- nia, Escola Bíblica Dominical, Trabalho de Crianças, Interme- diários e Adolescentes, Organi- zação e Método, Acessibilidade, Ciência e Fé, dentre outros.

Clique aqui para ler a Revista Maranata na íntegra.

(8)

Informe Semanal

29 de março a 04 de abril de 2021

Programa Anunciando o Evan- gelho Eterno

Ocorreu, no último final de se- mana, o programa “Anuncian- do o Evangelho Eterno”.

O programa desta semana abordou, no quadro “Lições do Maanaim”, o assunto “Encon- tros com o Senhor Jesus”.

O programa é exibido na Rede TV todos os sábados, às 8h, e todos os domingos, às 14h.

Veículo de Comunicação Local Dias e Horários*

YouTube Mundo Sexta-feira (21h)

RedeTV Brasil Sábado (08h) | Domingo (14h)

TV Capixaba Espírito Santo Sábado (09h)

Rede Brasil Brasil Domingo (14h)

Band FM (FM 94,9) Grande Vitória (ES) Sexta-feira (17h) | Domingo (08h) Rádio SIM (FM 89,7) São Domingo do Norte (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 96,1) Pedro Canário (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 96,7) São Mateus (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 97,9) Anchieta (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 102,1) Pinheiros (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 105,3) Santa Teresa (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 106,1) Linhares (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 107,3) Aracruz (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 107,7) Cachoeiro de Itapemirim (ES) Domingo (08h)

Rádio Mania FM (FM 104,9) Região de Manhuaçu (MG) Sexta-feira (17h) | Domingo (08h) Rádio Extremo Sul (AM 830) Itamaraju (BA) Sábado (13h) | Domingo (13h)

Rádio 88 FM Barra Mansa (RJ) Sábado (10h) | Domingo (10h)

Rádio Mais Vida (FM 102,3) Muriaé (MG) Sábado (10h)

Rádio Imparsom (FM 100,1) Governador Valadares (MG) Domingo (08h) Rádio Mais FM (FM 97,9) Porto Alegre (RS) Domingo (15h30) Rádio Luz (FM 97,1) Guiné Bissau - África Sábado (18h)

Rádio SIRT FM (FM 104,5) Tete/Moçambique - África Sexta (07h) | Domingo (14h) Rádio SIRT FM (FM 90,3) Manica e Sofala/Moçambique - África Sexta (07h) | Domingo (14h) Rádio Braz USA (AM 1360) Massachusetts - EUA Domingo (14h)

*Horário de Brasília

Clique aqui para assistir o programa Anunciando o Evangelho Eterno no canal oficial da ICM no YouTube.

(9)

Informe Semanal

29 de março a 04 de abril de 2021

Seminário Internacional - A Palavra

Nesta semana foi dada conti- nuidade ao 1º Seminário Inter- nacional da Igreja Cristã Ma- ranata, transmitido pelo canal oficial no YouTube, que agora passa a ser transmitido somen- te às terças-feiras, a partir das 19h.

Foi disponibilizado o episódio 23 (vinte e três) no dia 30/03, que abordou o tema “O Clamor pelo Sangue de Jesus”.

Transmissão especial para as Igrejas do Brasil

Às 15h00 (hora de Brasília), no domingo, dia 04 de abril de 2021, ocorreu a transmissão es- pecial para as igrejas do Brasil, com a participação dos pasto- res, obreiros, jovens e senhoras.

A apresentação foi feita pelo Pr.

Valter Babo.

Nesta edição, responderam às perguntas, formuladas pela Escola Bíblia Dominical, os se- guintes irmãos:

Primeira pergunta: Todos

Esta pergunta foi respondida pelas irmãs Miirilia Berté, Ma- ria Seolí Santin Romani, Cris- tiane da Purificação Siqueira e Analice Barfknecht, todas de Xanxerê, Santa Catarina. O Pr.

Marcielone Braz, também de Santa Catarina fez a consolida- ção final.

Segunda pergunta: Adolescen- tes

A segunda pergunta foi respon- dida pelos adolescentes de Vila Velha, Espírito Santo: Matheus Zumach, Ana Júlia Almeida e Ana Beatriz Natividade, todos da igreja de Praia da Costa 3.

O ungido Jerônimo Henrique

Silva, também da Igreja de Praia da Costa 3, completou as respostas.

Terceira per- gunta: Pasto- res, obreiros e professores A primeira par- te desta per- gunta foi res- pondida pelo obreiro Duarte Henrique Ri- beiro, de São Luiz, Mara- nhão.

Respondeu a segunda parte desta pergun- ta Glaucione

Costa Machado. O pastor Fran- cisco Italiano, completou o en- tendimento. Todos de São Luiz, Maranhão.

Quarta pergunta: Crianças Esta pergunta foi respondi- da por três crianças: Anna Gabrielly de Souza Regis, de Amazonino Mendes, Manaus, Amazonas. A segunda criança que respondeu foi o Davi José

Barros Campos de Pituba, Sal- vador, Bahia.

A segunda parte desta pergun- ta foi respondida pela criança Lívia Candido Pinto, de Guara- pari, Espírito Santo.

As transmissões foram realiza- das por meio dor canal digital oficial do YouTube da Igreja Cristã Maranata.

Pastor Valter Babo

(10)

Informe Semanal

29 de março a 04 de abril de 2021

Transmissão especial para as igrejas do Exterior

A

transmissão especial para as igrejas do ex- terior ocorreu neste domingo, 04 de abril de 2021, às 12h. Durante a reu- nião, foram transmitidos os testemunhos de vários irmãos, jovens, obreiros, senhoras e pastores sobre a Escola Bíblica Dominical e os seus resultados na vida das igrejas.

Foram apresentados os teste- munhos de algumas das igre- jas na Bolívia em razão da farta participação das nossas igrejas nas várias cidades onde temos a ICM na Bolívia, nas nossas Escolas Bíblicas Dominicais. A Bolívia é um país da América do Sul que tem estado na van- guarda das participações na EBD todos os fins de semana.

Na semana anterior foram apresentados os testemunhos

das igrejas de Cochabamba, La Paz e Oruro. Nesta semana fo- ram apresentados os testemu- nhos das igrejas em Santa Cruz de La Sierra e Tarija.

A Bolívia tem um total de 9 igrejas, localizadas nas seguin- tes cidades:

Santa Cruz de La Sierra (Nueva Primavera-Bajío e Central), Co- chabamba (PP Lacma-Colca- pirhua-Ticti Norte), La Paz, PP El Alto (La Paz), Oruro e Tarija.

A apresentação foi realizada pelo pastor Gilson Souza.

Pr. Juan Mariscal

Bolívia

Santa Cruz de La Sierra

A paz do Senhor Jesus irmãos.

M primeiro lugar quer compar- tilhar a maneira que nós esta- mos trabalhando nas respostas da Escola Bíblica Dominical.

Uma vez que recebemos as perguntas, elas são enviadas a

todas as igrejas e aí individu- almente cada irmão busca as por exemplo respostas para ter uma experiência individu- al com o Espírito Santo. Logo depois nos reunimos nas se- gundas em grupos, grupo de jovens, grupo de senhoras, grupos de obreiros e servos, ali cada um dá as respostas que tem achado e tiramos as con- clusões, nas terças nos reuni- mos toda a igreja e por grupo damos as conclusões que ti- vemos por grupo e ali já sai as respostas gerais as quais pedi- mos aos irmãos que tenham desejo de enviar as suas con- tribuições deem seu nome, anotamos esses nomes, e eles enviam a três irmãos que são um diácono e dois obreiros que são os encarregados de tradu- zir do espanhol ao português para enviar as contribuições ao presbitério. Glorificamos ao Senhor porque através deste trabalho, através desta Escola Bíblica Dominical nós vamos

(11)

Informe Semanal

29 de março a 04 de abril de 2021

crescendo em conhecimento, palavra, obra do Senhor em nossas vidas, porque estamos dando a oportunidade ao Es- pírito Santo operar em nossas vidas individualmente e no cor- po, em comunhão através das reuniões em grupo e com toda a igreja. Sabemos que a obra é perfeita, mas o objetivo desta obra é que possamos atingir essa perfeição, possamos ser parte dessa operação maravi- lhosa do Espírito Santo. Muitas vidas estão se acoplando, vidas novas, porque está se notando a interesse que estão tendo de participar na EBD e em partici- par nas contribuições, Amem.

A Paz do Senhor a todos.

Diác. Christopher Peredo

Bolívia

Santa Cruz de La Sierra

A paz do Senhor Jesus. Dentro das experiências que temos tido com a Escola Bíblica Do- minical, a dinâmica para poder responder aquelas perguntas que são formuladas da EBD, a verdade nos sentimos privile- giados, sabemos que o Senhor fala a nossas vidas, nos orien- ta e ensina, e esquadrinhar as escrituras é algo que na verda- de não tem preço, é algo que a cada dia nos assombramos mais desse grande amor que Deus tem por nossas vidas, e cada vez nossos passos são mais firmes sabendo que foi correta a decisão que um dia tomamos que é de pertencer a esta obra maravilhosa e ser parte deste processo de salva- ção, A verdade que nós, na nos- sa igreja nos sentimos muito privilegiados, como lhes falava, já que como família também podemos participar e também como família podemos nos dar

conta desse grande amor que Deus tem por nós. Esta poderia ser uma palavra das experiên- cias que temos tido com a Es- cola Bíblica dominical. Amem, A paz do Senhor para todos.

Irmã Jackeline Aranchibia

Bolívia

Santa Cruz de La Sierra

A paz do Senhor Jesus irmãos, a experiência que tenho tido na participação da EBD tem sido de grade benefício, tem sido de grande ajuda para o meu cres- cimento espiritual. Queria lhes comentar que aqui em Santa Cruz, Bolívia, na igreja do Bajío, os irmãos nos reunimos uma vez na semana para conseguir participar com nossos aportes, as contribuições nas respostas da Escola Bíblica Dominical;

onde os irmãos podem partici- par, podemos tirar nossas dú- vidas, sempre examinando as escrituras, pedindo a direção do Espirito Santo. Temos visto o operar do Senhor na comu- nhão dos irmãos, mesmo na situação que estamos vivendo de não poder nos reunir fisica- mente, o Senhor tem provido os meios como o Zoom, para poder nos reunir em comu- nhão. Quero aproveitar tam- bém esta oportunidade para glorificar o nome de Deus, dar graças a Deus por cada Pastor, cada irmão que se encontra a frente da EBD, já que é através delas e da sua difusão, que a palavra do Senhor pode ser le- vada a todo mundo; Quero dar graças ao Senhor pelas gran- des experiências que tem dado ao longo da trajetória das EBD, experiências de salvação. Glo- rias e aleluias para nosso Deus, A paz do Senhor Jesus.

Irmãs Jackeline Aranchibia e Ana Mercado

Bolívia

Santa Cruz de La Sierra

Paz do Senhor Jesus irmãos.

Estamos muito alegres por fa- zer parte desta Obra viva dirigi- da pelo Espírito Santo. Somos muito abençoados porque o Senhor a cada dia vem a der- ramar de seu Espírito e do seu amor e abençoa a sua igreja, por meio do trabalho da busca nas reuniões de jovens. As ex- periências a cada dia vêm a for- talecer, a edificar nossas vidas e nossa caminhada, fortalecendo assim, a fé, através dos estudos.

A cada semana que nos reuni- mos para buscar as respostas, o Senhor usa as nossas vidas conforme sua graça, e nos aju- da a crescer espiritualmente, já que vivemos no tempo do Bre- ve, em que devemos estar pre- parados, obedientes, atentos a sua voz, buscando a cada dia a salvação, que somente Ele nos pode oferecer.

Pr. David Delgadillo Glaure

Bolívia

Santa Cruz de La Sierra

A paz do Senhor Pr Gilson. Nós estamos muito alegres pela participação da Escola Bíblica Dominical, para os irmãos da igreja do Bajio em Santa Cruz de La Sierra, Bolívia, a Escola Bíblica Dominical é sem dú- vida alguma o culto mais im- portante e determinante para que nossas vidas espirituais continuem sob a direção do Espírito Santo. Na Escola Bíbli- ca Dominical podemos apren- der, crescer porque Deus revela

(12)

Informe Semanal

29 de março a 04 de abril de 2021

nela e em cada Escola bíblica Dominical e em cada culto a sua vontade sobre os mistérios da vida eterna e os ensinos do próprio Senhor Jesus para que possamos seguir na dinâmica do viver o tempo do breve com mais dedicação nestes últimos tempos que estamos vivendo.

Como Participamos da EBD?

há uma participação ativa de cada irmão, irmã, obreiro, diá- cono, pastores, primeiro ouvin- do a Escola Bíblica Dominical, os cultos por redes sociais , e logo depois fazemos uma reu- nião entre semana procuran- do as respostas das perguntas e elaborar comentários que se pedem, finalmente encar- regamos aos diáconos e tam- bém aos irmãos que gravem as respostas para serem envia- das ao presbitério. As EBD nos trazem grandes benefícios os quais são as experiências ma- ravilhosas que já com só par- ticipar podemos conhecer, as revelações que Deus tem para a sua Igreja, as orientações que os irmãos devemos cumprir a cada momento, e a mesma é uma grande bênção para nós e toda a igreja. A Bolívia hoje em dia está num dinamismo espiritual, nesta situação que vivemos de pandemia esta- mos com uma grande alegria, nos unificando a cada dia mais por meio da EBD, recebendo benefícios como novas vidas chegando na igreja, os irmãos estão trabalhando em unidade de corpo em comunhão, as vi- das estão entendendo e apren- dendo mais o que é doutrina revelada em suas vidas , e para nós é um grande benefício.

Bolívia hoje é tudo para Cristo, porque sabemos que chegou a operar grandes bênçãos aqui em Bolívia. Queremos agrade- cer ao Presbitério, queremos

agradecer ao Pr Gedelti, a todos os pastores que fazem todo o possível para realizar e nos dar a possibilidade de participar da EBD, estamos muito felizes de compartilhar com todos os pa- íses e de saber que somos um corpo só, não há fronteiras, to- dos nós participando aqui, Chi- na, Japão, Europa, em EEUU, todos compartilhando, esta- mos nesta grande bênção que nunca tinha se visto. Por isto queremos agradecer que são benefícios Maravilhosos, e era isto que queria compartilhar com vocês, para todos. A paz do Senhor Jesus.

Irmã Jilma Taripaio

Bolívia Tarija

A paz do Senhor irmãos. Nós glorificamos o nome do Se- nhor, porque estamos e per- tencemos a uma obra maravi- lhosa. Sentimos a misericórdia do nosso Senhor Jesus Cristo assim como sentimos o ope- rar da sua obra trina no meio de nós. Quando as senhoras se reúnem para responder as perguntas da Escola Bíblica, podemos ver a operação da sua obra trina nos dando novas experiências e sentimos que a cada dia devemos estar perto dele por meio a sua palavra, porque a sua palavra é a que nos sustenta e glorificamos seu Santo Nome porque a cada dia, temos novas experiências, por- que cada dia sentimos sua mão poderosa nos sustentando em todos os momentos do dia, em todas as coisas que a cada dia se nos apresenta, e podemos ver como Ele opera no meio dos familiares e por isso exalta- mos seu Santo Nome, pedimos só Senhor Ele nos sustente, nos de perseverança para seguir no

seu caminho, para continuar até que Ele volte e queremos dizer ao Senhor que amamos sua volta. Amem irmãos.

Irmão Normando Molina

Bolívia Tarija

A paz do Senhor Jesus. Quero expressar uma glorificação ao Senhor pelas bênçãos que Ele tem dado na Escola Bíblica Do- minical, as bênçãos da revela- ção, de encontros com Ele na palavra. O Senhor nos tem dado por misericórdia revelações no- vas a cada domingo, cada vez que o buscamos. Quando o Pastor envia as perguntas logo da EBD os domingos, começa- mos esse domingo e segunda a trabalhar e as terças nos reu- nimos só para tirar dúvidas que tenham se apresentado e ter as respostas listas para serem enviadas. Podemos ver como só no responder, em buscar ao Senhor na palavra, buscar a revelação, aquelas vidas que já tiveram uma experiência e as vidas novas, estão tendo uma experiência com o Senhor, ex- periência que está definindo a suas vidas na presença Dele, está adicionando novas vidas a igreja e o nome do Senhor está sendo glorificado, já que eles se preocupam pelas pergun- tas que são enviadas, por res- ponder e perguntar, e isto está gerando uma mudança nas suas vidas, vidas que domingo a domingo tem alguma coisa diferente. Uma palavra reve- lada que está gerando neles o desejo de amar mais ao Senhor Jesus e isto mesmo está se ge- rando em nossas vidas. Por isto queremos glorificar o nome do Senhor. A paz do Senhor Jesus.

(13)

Informe Semanal

29 de março a 04 de abril de 2021

Assistência 0800

Durante este período de pan- demia e de isolamento social, a Igreja Cristã Maranata está realizando os cultos de forma virtual, por meio do seu canal do YouTube. Uma estrutura especial para o atendimento

e assistência aos visitantes e convidados foi disponibilizada por meio do telefone 0800- 7073076.

As tabelas, a seguir ilustradas, demonstram os dados estatís- ticos dos atendimentos reali- zados.

Motivo %

Enfermidade 34,12

Espiritual 28,48

Familiares 10,10

Outros 8,92

Vida Secular 6,17

Conjugal 5,25

Profissional 3,28

Livramento 1,97

Litígio Justiça 1,05

Sentimental 0,52

Inf. Sobre a ICM 0,13

Total Geral 100

Período de apuração: 28/03 a 03/04/2021 Fonte: Relatório de Assistência ICM -

Plantão 24 horas

A pandemia COVID-19

A situação da evolução da pan- demia do Coronavirus (CO- VID-19) tem sido motivo de grande preocupação por parte da Igreja Cristã Maranata.

A Igreja Cristã Maranata, por meio de Comunicado Oficial emitido em 8 de outubro de 2020, renovou aos pastores e membros de forma geral, a ne-

cessidade de seguir as orienta- ções já transmitidas, desde o início da pandemia de Covid-19, quanto aos cuidados indispen- sáveis para o momento. O co- municado advertiu que devem ser evitadas aglomerações em qualquer circunstância, face aos perigos de circulação do vírus.

Ressaltou-se a orientação quanto a não realização de reu-

niões com aglomeração, em observância às orientações da- das pelas autoridades sanitá- rias e de saúde, mantendo as orientações de distanciamento e proteção. A situação do qua- dro COVID-19 dos membros da Igreja Cristã Maranata, no Bra- sil e Exterior, está representada pelas tabelas específicas.

Brasil Infectados Curados Enfermos

Total 4.961 3.340 1.473

Exterior Infectados Curados Enfermos

Total 186 95 85

Apuração: 03/04/2021 Fonte: Portal Presbitério - COVID 19

34,12%

28,48%

10,10%

8,92%

6,17%

5,25%

3,28%

1,97%

1,05%

0,52%

0,13%

Enfermidade Espiritual Familiares Outros Vida Secular Conjugal Profissional Livramento Litígio Justiça Sentimental Inf. Sobre a ICM

(14)

Agenda da Semana

05 a 11 de abril de 2021

Cultos Virtuais Data: Todos os dias Horário: 20h Local: YouTube

Clique aqui para assistir os cultos

Anunciando o Evangelho Eterno Data: 09/04 (Sexta-feira)

Horário: 21h Local: YouTube

Clique aqui para assistir o programa

Escola Bíblica Dominical Data: 11/04 (Domingo) Horário: 10h

Local: YouTube

Clique aqui para assistir a EBD

Aulas para CIAs

Data: 08/04 (Quinta-feira) Horário: 16h

Local: YouTube

Clique aqui para assistir as aulas

Transmissão Especial - Exterior Data: 11/04 (Domingo)

Horário: 12h Local: YouTube

Clique aqui para assistir a transmissão

Transmissão Especial - Toda Igreja Data: 11/04 (Domingo)

Horário: 15h Local: YouTube

Clique aqui para assistir a transmissão

(15)

Agenda da Semana

05 a 11 de abril de 2021

Seminário Internacional - A Palavra Data: 06/04 (Terça-feira)

Horário: 19h Local: YouTube

Clique aqui para assistir o seminário

Semana de Madrugadas Data: 05 a 10 de abril Horário: 06h

Local: Rádio Maanaim

Clique aqui para assistir a madrugada

(16)

Retorno aos Cultos Presenciais

Orientações e cuidados

Ao sair de casa, use a máscara de proteção facial de maneira correta e

leve uma reserva.

Ao chegar na igreja, afira sua temperatura na entrada do templo.

Cada igreja já definiu sua ocupação máxima do templo, seguindo todos os protocolos de segurança. É importante

que os irmãos respeitem essa determinação

Higienize sempre as mãos e evite levá-las ao rosto.

Devido à pandemia, o uso de máscara é obrigatório para sua segurança e de

todos os irmãos.

Cumprimente à

distância. Não compartilhe Bíblia, coletânea ou outros objetos

pessoais.

Está com sintomas de gripe? Procure um médico imediatamente.

Atenção: ao apresentar qualquer sinal de doença, não vá ao culto presencial,

assista-o pelo YouTube.

(17)

Está com sintomas de gripe? Procure um médico imediatamente.

Atenção: ao apresentar qualquer sinal de doença, não vá ao culto presencial,

assista-o pelo YouTube.

Use o banheiro

da igreja apenas

se for realmente necessário.

Leve sua própria garrafa de

água.

Evite aglomeração

após o culto.

Ao chegar em casa, continue mantendo os cuidados necessários.

O templo deverá permanecer com as janelas abertas para a ventilação natural do ambiente

durante os cultos.

Idosos maiores de 60 anos, crianças menores de 12 anos e pessoas consideradas do grupo de risco, permaneçam em casa e assistam aos

cultos pelo YouTube.

Oração e assistência após os cultos serão realizadas de maneira breve e a distância.

Faça a sua parte! Ajude a preservar a sua saúde e a

de todos.

(18)

Canais Oficiais

Site Oficial da Igreja Cristã Maranata

Você encontra neste site as informações sobre os cultos, Escola Bíblica Dominical, Boletins Informativos, informações sobre os Maanains, e muitas outras informações.

Instituto Bíblico da Igreja Cristã Maranata

Neste site, você encontra as informações dos cursos ministrados pelo Instituto, os Boletins da Escola Bíblica Dominical, os temas doutrinários tratados em seminários, além da livraria virtual.

Site de Crianças, Intermediários e Adolescentes

Você encontra neste site as aulas mensais e orientações para o trabalho de crianças, intermediários e adolescentes, além de lou- vores, coletâneas e gestos dos hinos.

Louvor ICM

No site do Departamento de Louvor da Igreja Cristã Maranata são encontrados áudios, partituras e vídeos de hinos com imagens. A história dos hinos e várias animações estão também disponíveis.

Rádio Maanaim

Você encontra no site da Rádio Maanaim os programas, quadros, pedidos de oração, Escola Bíblica Dominical e conteúdos espe- ciais da TV Web.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR CLIQUE AQUI PARA ACESSAR CLIQUE AQUI PARA ACESSAR CLIQUE AQUI PARA ACESSAR CLIQUE AQUI PARA ACESSAR

Referências

Documentos relacionados

Paraguai com a Escola Bíblia Dominical e com os cultos tem sido de grande benção para os irmãos aqui, temos um grupo grande, um grupo importante de irmãos, de famílias que

de Souza Barbosa, Cássio Martins Lino, Casteliano Eber Elias, Celina Mazzini Campos, Cheno Artur Ferreira, Christian Jose de Matozinhos Rezende, Christopher Nunes

Estamos no mês da Escola Bíblica Dominical, uma organização “tradicional”, histórica em nossas Igrejas, mas que na verdade é expressão do que sempre foi a

Isso tem transformado a mulher e tem provocado um crescimento cultural muito grande para a ala feminina bem como para a sociedade, e não podemos negar que essa busca tem dado

Há 18 anos no mercado, a Anastassiadis Arquitetos destaca-se por desenvolver projetos de arquitetura e design de interiores para as áreas comercial, corporativa,

Os membros da diretoria da Escola Dominical são eleitos pela igreja em assembléia, ou por outra comissão revestida de poder para a escolha (isso varia de uma

Saudamos todos os irmãos com a paz do Senhor! Neste domingo, abordaremos as per- guntas referentes ao seminário geral ocorrido no dia 5 de junho de 2021. Daremos uma peque- na

➢➢Recomenda-se a utilização de fonte tamanho 12 para o texto e tamanho menor para citações de mais de três linhas , notas de rodapé, paginação e legendas das ilustrações