• Nenhum resultado encontrado

FICHA DE MERCADO REINO UNIDO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "FICHA DE MERCADO REINO UNIDO"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Reino Unido AETUR

FICHA DE MERCADO – REINO UNIDO

(2)

1

ÍNDICE

I. O REINO UNIDO: CARACTERIZAÇÃO GLOBAL ... 2

1.1. INTRODUÇÃO ... 2

1.2. GEOGRAFIA ... 2

1.3. POPULAÇÃO ... 3

1.4. HISTÓRIA DO REINO UNIDO ... 3

II. POLÍTICA e GOVERNO ... 4

III. O REINO UNIDO: ECONOMIA ... 5

3.1. ENQUADRAMENTO ECONÓMICO ... 5

3.2. RELAÇÕES, COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS ... 6

3.3. RELAÇÕES ECONÓMICAS COM PORTUGAL ... 7

3.4. ACESSO AO MERCADO ... 7

IV. TURISMO ... 9

4.1. PORTUGAL COMO DESTINO TURÍSTICO ... 9

V. INFORMAÇÕES ÚTEIS ... 9

VI. PRINCIPAIS OPERADORES TURÍSTICOS DO REINO UNIDO ... 10

VII. ASSOCIAÇÕES, COMUNICAÇÃO SOCIAL, BLOGS, FEIRAS E UNIVERSIDADES ... 11

7.1. PRINCIPAIS ASSOCIAÇÕES DE TURISMO DO REINO UNIDO ... 11

7.2. COMUNICAÇÃO SOCIAL: JORNAIS MAIS LIDOS NO REINO UNIDO (diários) ... 11

7.3. COMUNICAÇÃO SOCIAL: REVISTAS DE TURISMO ... 12

7.4. BLOGS ... 12

7.5. FEIRAS ... 12

7.6. UNIVERSIDADES (TOP 10) ... 12

VIII. CONTACTOS ÚTEIS ... 13

NOTA:

Os resultados apresentados na presente Ficha de Mercado têm como fonte bibliográfica, a AICEP Portugal Global, o Fundo Monetário Internacional (FMI), a Organização Mundial de Turismo (OMT), o Turismo de Portugal (travel BI), o World Economic Forum (WEF) e o Instituto Nacional de Estatística- Statistics Portugal, tendo por base os dados mais recentes disponíveis.

(3)

2

I. O REINO UNIDO: CARACTERIZAÇÃO GLOBAL

1.1. INTRODUÇÃO

O Reino Unido, é oficialmente designado por reino Unido da Grã-Bretanha e irlanda do Norte, consistindo numa união política de quatro países.

Londres é a capital do Reino Unido, que é governado por um sistema parlamentar e monarquia constitucional, rege-se por um conjunto de princípios e tradições, tendo como Chefe de Estado Sua Majestade a Rainha Isabel II (desde 1952) e como Primeiro Ministro Theresa May (desde 2016).

Para além de Londres, o reino unido possui outras cidades importantes, como Birmingham, Leeds, Glasgow, Sheffield, Bradford, Liverpool, Edinburgh, Manchester, Bristol, Cardiff, Belfast e Leicester.

O Reino Unido não possui uma língua oficial, no entanto, a língua mais falada é o inglês e existem outras línguas secundárias como o scots (falado na Escócia e Irlanda, é próxima do inglês) e outras línguas celtas.

A sua moeda é a Libra Esterlina e é considerado um país desenvolvido, com uma economia sólida, tendo sido a primeira nação industrializada do mundo, faz parte da União Europeia, embora esteja a planear sair (Brexit), integra o Conselho de Segurança das Nações Unidas, é membro do G8, da NATO, da Organização Mundial do Comércio e da Comunidade das Nações.

1.2. GEOGRAFIA

O Reino Unido apresenta uma área de, aproximadamente, 243.610 km2, incluindo a Irlanda do Norte, a Grã-Bretanha e outras pequenas ilhas. O Reino Unido é banhado pelo Oceano Atlântico Norte e pelo Mar do Norte e encontra- se apenas a 35km de França, com o Canal da Mancha a separar os dois países.

O Reino Unido, tal como o nome indica, consiste numa união política, isto é, resulta de uma união de entidades políticas anteriormente independentes, sendo constituído por: Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte.

A maioria parte da área do Reino Unido corresponde a Inglaterra, que consiste em planícies e montanhas como, por exemplo, as montanhas do Lake District, o Monte dos Peninos, as colinas de calcário de Peak District e a Scafell Pike, a montanha mais alta de Inglaterra, com 978 metros de altitude.

Por sua vez, o País de Gales ocupa já uma área territorial consideravelmente menor (menos de um décimo), sendo caracterizado pelo terreno montanhoso e pelas suas cidades industriais, como Cardiff, Swansea e Newport. O pico mais alto do País de Gales é a montanha de Snowdown, com 1,085 metros de altitude.

A Escócia ocupa mais território que o Reino Unido e é caracterizada pela sua falha geológica, a Falha Highland que separa duas regiões distintas- as Highlands e as Lowlands. É nas Highlands que se pode encontrar o ponto mais

(4)

3

alto das ilhas britânicas, o pico Bem Nevis, com 1344 metros de altitude.

Edimburgo é a capital da Escócia, embora a maior cidade seja Glasgow.

A Irlanda é, maioritariamente, composta por terrenos montanhosos e é lá que se pode visitar o maior lago do reino Unido e irlanda, o Lough Neagh.

Relativamente ao clima, o reino Unido é um país bastante agradável, embora usualmente seja conhecido por ser um pouco “cinzento” devido aos longos períodos de chuva, apresentando um clima temperado, com temperaturas que variam entre os 10 graus Celsius e os 35 graus Celsius.

1.3. POPULAÇÃO

No que diz respeito à população, o Reino Unido possui, aproximadamente, 65.1 milhões de habitantes, sendo que se tem verificado um aumento populacional, resultado da imigração, do aumento da expectativa de vida e da taxa de natalidade.

Grande parte dos habitantes do Reino Unido são maioritariamente urbanos e suburbanos e vivem no sudeste de Inglaterra, sendo Londres a cidade mais populosa, seguida de Manchester e Birmingham.

A população do país é composta por várias etnias, resultado da imigração de África, Caribe e Sudeste Asiático, e também de cidadãos de países membros da União Europeia, especialmente do Leste.

Relativamente à religião, a maioria dos habitantes do reino Unido é o cristianismo, seguido pelo islamismo, hinduísmo, sikhismo e judaísmo. No entanto, cerca de 25% da população afirma não ter religião.

1.4. HISTÓRIA DO REINO UNIDO

A história do Reino Unido data de há cerca de 30 mil anos, quando começaram a aparecer os primeiros seres humanos, acreditando-se que a população local tenham pertencido a uma cultura apelidada de Celtas Insulares.

A conquista Romana teve início por volta de 43 d.C., seguindo-se uma invasão do sul da Grã-Bretanha por colonos germânicos anglo-saxões.

Em 1066, Inglaterra foi invadida e conquistada pelos normandos, juntamente com o País de gales, a Irlanda e a Escócia, tendo sido instituído o feudalismo e a cultura normando-francesa.

Mais tarde, os Reis medievais ingleses conquistaram Gales e tentaram fazer o mesmo com a Escócia, mas sem efeito uma vez que a mesma manteve a sua independência, embora sempre em conflito com Inglaterra.

Quando começou a Idade Moderna, o Reino Unido foi alvo de inúmeros conflitos, devido à Reforma protestante e à criação de igrejas protestantes em cada país.

Já em 1603, os reinos de Inglaterra, Escócia e Irlanda uniram-se mantendo, no entanto, instituições políticas distintas, sendo que, por volta do séc. XVII os reinos estavam envolvidos num conjunto de guerras, como a Guerra Civil Inglesa, dando origem a uma república unitária denominada de Comunidade

(5)

4

da Inglaterra, Escócia e Irlanda que, tendo sido de curta duração, voltou a dar lugar à monarquia constitucional e parlamentarismo, com base na Constituição britânica.

Anos mais tarde, em 1707, como resultado do Tratado de União de 1706, foi então criado o Reino Unido da Grã-Bretanha, sendo que o Reino da Irlanda apenas se juntou ao reino da Grã-Bretanha após o Ato de União de 1800.

Nos primeiros cem anos da sua existência, o reino Unido foi um país importante no desenvolvimento da literatura, das artes e da ciência, tendo sido marcado pela Revolução Industrial que transformou o país e o impulsionou na exploração colonial que se seguiu.

A Batalha de Waterloo marcou o final das Guerras Napoleónicas e o reino unido tornou-se a maior potência naval do séc. XIX.

Posteriormente surgiram algumas tensões com a Irlanda, que se dividiu e separou do reino Unido, levando à alteração do nome oficial do país para Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte.

O país esteve presente nas duas Grandes guerras Mundiais, onde a Grã- Bretanha foi uma das maiores potências das Forças Aliadas na segunda Guerra Mundial, de onde saiu financeiramente debilitada.

Após a guerra, a nação começou a recuperar financeiramente e deu início à construção do seu famoso serviço nacional de saúde que, um dos primeiros e mais completos serviços de saúde do mundo.

No entanto, após um novo período de recessão na década de 70, os anos que se seguiram foram marcados pela recuperação económica e financeira devido ao petróleo extraído do Mar do Norte.

O Reino Unido foi um dos fundadores da União Europeia, aquando da Assinatura do tratado de Maastrich em 1992, tendo feito parte anteriormente, da Comunidade Económica Europeia (CEE).

Mais recentemente, no ano de 2004, a Escócia realizou um referendo sobre a sua eventual saída do reino unido, mas acabou por permanecer.

Já em 2016, por meio de um outro referendo, o país foi a votos para sair da União europeia (Brexit), conduzindo à demissão do seu primeiro-ministro na altura, David Cameron, sucedido por Theresa May.

II. POLÍTICA e GOVERNO

Tal como já foi referido anteriormente, o reino Unido é uma monarquia constitucional, tendo como Chefe de Estado Sua Majestade a rainha Isabel II, que atua como chefe de estado dos Guernsey, territórios conhecidos como dependências da Coroa.

No que diz respeito ao Governo, o país possui um governo parlamentar, com sede no Palácio de Westminster e é a Constituição do reino unido que governa o panorama jurídico do país, baseando-se em fontes escritas como estatutos, jurisprudência e tratados internacionais.

(6)

5

O Primeiro Ministro é o membro parlamentar que obtém a confiança da maioria da Câmara dos Comuns e é o líder do maior partido político, tendo o poder de formar o Governo de Sua Majestade. Regra geral, a Rainha respeita as decisões que sejam tomadas pelo Primeiro ministro.

Atualmente o maior partido político do Reino Unido é o Partido Conservador, liderado por Theresa May, seguindo-se o Partido Trabalhista e o Partido Liberal.

III. O REINO UNIDO: ECONOMIA

3.1. ENQUADRAMENTO ECONÓMICO

O Reino Unido possui uma economia sólida, sendo considerado a 5ª economia mundial, o 4º maior importador de bens (6º de serviços) e o 2º maior exportador mundial de serviços (10º de bens), sendo o Produto Interno Bruto (PIB) do país 30 825 mil milhões de libras.

Relativamente ao investimento direto estrangeiro, o Reino Unido posicionou- se no 2º lugar como o maior recetor de investimento direto estrangeiro (IDE), tendo contabilizado cerca de 254 mil milhões de dólares.

Relativamente ao turismo, o Reino Unido aparece entre os dez principais mercados globais, caracterizando-se por ser o 4º mercado emissor de turistas, o 6º recetor e o 7º nas receitas provenientes da atividade turística.

80% da população ativa no Reino Unido trabalha no setor dos serviços, traduzindo-se numa forte dependência da economia britânica neste setor que representa cerca de 79% do PIB.

O Reino Unido é considerado o principal centro financeiro da Europa, sendo líder na economia digital, possuindo as maiores empresas mundiais na área da engenharia e arquitetura e um setor de indústrias criativas que apresenta um dos maiores crescimentos a nível europeu.

Já a Indústria contabiliza cerca de 20% do PIB, nomeadamente nos setores farmacêutico, aeronáutica, automóvel e tecnologias verdes. A agricultura, por sua vez, embora seja um setor muito desenvolvido no Reino Unido, representa apenas 1% do PIB e emprega menos de 2% da população.

A votação que aconteceu no ano de 2016, relativamente à saída do Reino Unido da União Europeia- o Brexit- gerou alguma instabilidade no país e, apesar de 52% da população ter votado a favor da saída da UE, foram conduzidos estudos que demonstraram o impacte negativo que essa separação poderia acarretar para o comércio externo e o investimento direto estrangeiro no país.

O abrandamento do crescimento da economia britânica já se começou a sentir, logo no ano de 2017, fazendo com que se verificasse uma perda nos investimentos e no poder de compra das famílias, bem como, um aumento do custo das importações.

Apesar de se preverem tempos difíceis para o Reino Unido, Theresa May manteve a sua decisão de abandonar a UE, que acontecerá formalmente em março de 2019, no entanto, têm vindo a ser realizadas negociações para que se celebre um acordo comercial entre a UE e o Reino Unido.

(7)

6

3.2. RELAÇÕES, COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS

Tal como já foi mencionado, o Reino Unido ocupa o 10º lugar como exportador e o 4º como importador, a nível mundial.

Em 2017, as exportações de bens do Reino Unido aumentaram cerca de 9% face ao ano anterior, o que não se verificou nas importações que sofreram uma queda de 2% no mesmo período. No entanto, as previsões apontam para um crescimento nestas duas rúbricas.

Relativamente aos clientes do Reino Unido, destacam-se os Estados Unidos, a Alemanha, a França, os Países Baixos e a Irlanda, com Portugal a ocupar a posição número 31 da lista.

No que diz respeito aos principais fornecedores, salientam-se a Alemanha, a China, os Estados Unidos, os Países Baixos e a França, com Portugal a aparecer no 30º lugar no ranking.

No âmbito das exportações os principais produtos vendidos são: máquinas, aparelhos mecânicos e partes; veículos automóveis, tratores e outros; produtos farmacêuticos; pérolas, pedras e metais preciosos, moedas; máquinas, aparelhos elétricos e partes.

Já no campo das importações, é possível destacar os seguintes produtos:

máquinas, aparelhos mecânicos e partes; veículos automóveis, tratores e outros; pérolas, metais preciosos, moedas; máquinas, aparelhos elétricos e partes; combustíveis, óleos minerais e derivados. No entanto, importa salientar que as importações de vestuário, mobiliário, iluminação, papel, cartão e bebidas também sofreram um aumento relevante, apesar de possuírem um peso menor na estrutura das importações do país.

A nível mundial, o Reino Unido tem-se vindo a destacar, não só no papel de investidor, mas também no papel de recetor de investimento direto estrangeiro (IDE), ocupando o 1º lugar na lista de recetores europeus de investimento estrangeiro. Os principais países que investiram no Reino Unido foram os Estados Unidos, a China, a Índia, a Austrália e Nova Zelândia, a França, o Japão, a Alemanha, a Itália e o Canadá.

Relativamente aos setores que mais beneficiaram de investimento estrangeiro, salientam-se os seguintes: software e serviços de informática; serviços financeiros, serviços às empresas/consumidores; ambiente, infraestruturas e transportes, setor alimentar e de bebidas, indústria criativa e média, engenharia e logística, ciências da vida, eletrónica e telecomunicações;

distribuição.

Concluindo, e apesar da instabilidade que se sente no país, gerada pela saída da União Europeia, o Reino Unido continua a ser um dos mercados europeus mais importantes e Londres mantém a sua posição como capital financeira da Europa.

(8)

7

3.3. RELAÇÕES ECONÓMICAS COM PORTUGAL

A balança comercial de bens e serviços, entre o Reino Unido e Portugal tem sido favorável ao nosso país, verificando-se um aumento de 7,8% nas vendas de bens e serviços, assim como um acréscimo de 3,2% nas compras.

No que diz respeito ao comércio de bens, em 2017, o Reino Unido ocupou a 4ª posição como cliente de Portugal e a 8ª posição como fornecedor.

Ao nível das exportações portuguesas, os principais produtos adquiridos pelo reino Unido são: máquinas e aparelhos; veículos e outros materiais de transporte; metais comuns; vestuário; produtos químicos. Por sua vez, os principais serviços exportados por Portugal, para o reino Unido foram: viagens e turismo; transportes; outros serviços fornecidos por empresas; serviços de telecomunicações, informática e informação.

Já no que toca às importações de Portugal, com origem no Reino Unido, destacam-se: veículos e outros materiais de transporte; produtos químicos;

máquinas e aparelhos; metais comuns; produtos agrícolas. Relativamente às importações de serviços para o nosso país, com origem no Reino unido, salientam-se: as viagens e turismo; outros serviços fornecidos por empresas;

transportes; serviços de telecomunicações, informática e informação.

No que diz respeito ao investimento direto estrangeiro, no ano de 2017, o Reino Unido posicionou-se como o 4º país de origem do investimento em Portugal e o 6º país de destino do investimento português.

3.4. ACESSO AO MERCADO

Enquanto país da União Europeia, o Reino Unido está inserido na União Aduaneira que consiste, essencialmente, na livre circulação de mercadorias com origem na UE, sem controlos alfandegários.

A União Aduaneira implica a existência de um território aduaneiro único e a adoção de legislação específica, neste caso, o Código Aduaneiro Comunitário (CAC) que se refere às trocas comerciais entre países terceiros e membros da UE.

Adicionalmente, á necessário o pagamento do IVA que pode, consoante os produtos e serviços , traduzir-se na aplicação de diferentes taxas. Acerca do IVA no Reino Unido, as empresas podem consultar os valores praticados e calcular os seus custos no VAT Calculator in UK for 2017 e nos sites Avalara VATLive 2017 – European Union VAT Compliance and Rates / British VAT Rates; EY 2017 – Worldwide VAT, GST and Sales Tax Guide – United Kingdom.

Relativamente a produtos como bebidas alcoólicas, tabaco e produtos petrolíferos, podem ser aplicados outros Impostos Especiais de Consumo, podendo essa informação ser consultada no Portal Europa.

Apesar do Reino Unido ainda fazer parte da UE, foi acordada a existência de um período transitório de 2 anos, em que o país tem até 30 de março de 2019 para abandonar as instituições da UE, deixando de poder tomar decisões dos

(9)

8

órgãos da UE. No entanto, o Reino Unido declarou a sua vontade em abandonar a União Aduaneira e o Mercado Único no final deste prazo de transição, situação que se encontra em debate, uma vez que a UE pretende manter um equilíbrio e evitar eventuais conflitos e perturbações no Mercado Único.

O Reino Unido já se encontra fora do Euro, isto é, possui independência monetária, do Espaço Schengen e da União bancária, mas, enquanto não se concretizar o Acordo acerca das condições de saída do país da UE, o Reino Unido permanece membro da UE, cumprindo todas as obrigações e gozando de todos os direitos que possui.

Relativamente a esta situação, Portugal criou uma estrutura chamada Portugal In, com o objetivo de realizar acordos e atrair investimentos que demonstrem vontade de permanecer na UE, mesmo após a saída do Reino Unido.

No que diz respeito ao regime de investimento estrangeiro, apesar de não se aplicarem formalidades especiais, existem certos setores (por exemplo, financeiro e de exploração petrolífera) que necessitam de preencher determinados requisitos, como licenças ou autorizações.

Adicionalmente, também a prática de atividades comerciais e industriais precisa de cumprir regulamentação específica, sendo obrigatório que os empresários obtenham licenciamento junto das entidades responsáveis sendo, para esse efeito, útil visitar a Base de Dados das Atividades Económicas Reguladas na UE, de modo a consultar a informação necessária.

O ambiente e a proteção ambiental encontram-se salvaguardados por um quadro legislativo alargado, que está dependente de vários fatores, que podem ser consultados nas páginas Environmental Law / UK Environmental Law Association-UKELA / Environmental Agency e Environmental Guidance for your Business inNorthern Ireland and Scotland.

Relativamente ao investimento estrangeiro, é garantida igualdade no tratamento das empresas estrangeiras que investem no país, comparativamente com empresas nacionais que detenham o mesmo capital e, com vista numa simplificação do ambiente de negócios no Reino Unido, foi aplicado um novo panorama jurídico relativo às sociedades comerciais, ajustado às necessidades e exigências do mercado atual, para que haja uma melhor adaptação dos empresários.

No Reino Unido (exceto Escócia, país de Gales e Irlanda do Norte), é o Department for International Trade (DTI) a entidade responsável pela promoção da oferta do país nos mercados externos e por atrair investimento estrangeiro, auxiliando na identificação de oportunidades e parceiros locais e fornecendo, não só auxílio financeiro, mas também aconselhamento fiscal.

Quem trabalha no reino Unido, depara-se com um mercado de trabalho flexível e com leis que protegem os direitos e garantias dos trabalhadores.

Quanto ao sistema tributário, o país possui um sistema complexo de impostos (taxas e IVA), do qual se destaca o Imposto sobre as Sociedades que é calculado com base nos rendimentos obtidos por essas empresas. No entanto, o Governo

(10)

9

britânico oferece incentivos às empresas, tais como benefícios fiscais e financiamentos, apoio às indústrias inovadoras criativas e isenção de impostos sobre as Sociedades que se estabeleçam nas chamadas Zonas Empresariais.

É ainda importante referir que, para evitar uma dupla tributação sobre rendimentos, Portugal e o reino Unido assinaram uma convenção, que pode ser consultada no website da Autoridade Tributária e Aduaneira, para reforçar a relação entre ambos os países e evitar mal entendidos.

IV. TURISMO

Fluxos de outbound: Espanha, França, Itália, Irlanda e Estados Unidos

Voos diretos de Portugal (origem): Porto, Lisboa, Faro, Ponta Delgada e Funchal

Voos diretos para Portugal (destino): Bristol, Edinburgh, Liverpool, London City, London Gatwick, London Heathrow, London Luton, London Stansted, London Southend, Manchester, Belfast, Birmingham, Glasgow International, Leeds, Jersey, Nottingham, Newcastle, Aberdeen, George Best, Doncaster, Newquay, Glasgow Prestwick, Cardiff, Exeter, Bournemouth e Southampton Principais companhias aéreas a atuar entre Portugal e o Reino Unido: EasyJet Arilines, Ryanair, TAP Portugal, Monarch, Jet2.com

4.1. PORTUGAL COMO DESTINO TURÍSTICO

Em 2017, verificou-se um aumento da chegada de turistas internacionais a Portugal (acréscimo de 84 milhões relativamente a 2016), traduzindo-se num valor total de visitas estrangeiras de, aproximadamente, 1 323 milhões.

O mercado interno registou um total de 18,8 milhões de dormidas e os mercados externos contabilizaram, em Portugal, 47,1 milhões de dormidas, sendo que a tipologia de alojamento preferida pelos turistas foi a hotelaria, (82% dos hóspedes e 85% nas dormidas), seguindo-se o alojamento local (14,6% dos hóspedes e 12,8% nas dormidas) e o turismo no espaço rural e de habitação (3,3% dos hóspedes e 2,6% nas dormidas).

A época que regista um valor mais elevado de dormidas corresponde aos meses de verão, isto é, de julho a setembro e número médio de noites que os turistas passam em Portugal é, de acordo com os dados mais recentes, de 3,29 noites para os turistas estrangeiros e de 2,03 noites para os turistas nacionais. No ano de 2017, os principais mercados emissores foram o Reino Unido, a Alemanha e Espanha, verificando-se um aumento bastante expressivo nos mercados do Brasil, dos EUA, da Polónia e do Canadá.

V. INFORMAÇÕES ÚTEIS

Viajar: Neste momento, para viajar para o Reino Unido, os cidadãos da União Europeia apenas necessitam de possuir o seu documento de identificação nacional ou passaporte válido

(11)

10

Fuso Horário: Entre Portugal e o reino Unido não existe diferença de fuso horário

Horários de Funcionamento das Organizações: Os serviços públicos abrem entre as 9:00h e as 9:30h e encerram por volta das 17:00h/17:30h; as empresas começam a trabalhar às 9:00h/9:30h e fecham às 17:00h/17:30h; os bancos estão abertos entre as 9:00h/9:30h e as 15:30h/16:30h; o comércio abre entre as 9:00h e as 9:30h e encerra por volta das 17:00h/17:30h de segunda a sexta, sendo que aos domingos abre desde as 12:00h até às 17:00h

Feriados Fixos: Dia de Natal (25 dezembro), Boxing Day (26 dezembro), Ano Novo (1 janeiro), Ano Novo na Escócia (6 janeiro), Dia de St. Patrick (17 março, apenas na irlanda do Norte), Dia da Batalha de Boyne (12 julho, apenas na Irlanda do Norte)

Feriados Móveis: Sexta-feira Santa, Segunda-feira de Páscoa, Primeira 2ª feira de maio (para comemorar o feriado de 1 de maio), Última 2ª feira de maio (para comemorar o feriado da primavera), Primeira 2ª feira de agosto (apenas na Escócia, para comemorar o feriado de verão), Última 2ª feira de agosto (exceto na Escócia, para comemorar o feriado de verão)

VI. PRINCIPAIS OPERADORES TURÍSTICOS DO REINO UNIDO

OPERADOR Especialidade

Audley Índia, EUA, África do Sul, Canadá e Nova Zelândia

Trailfinders Viagens “por medida”

Turquoise Holidays Férias de luxo e luas-de-mel (Maldivas, Maurícias e Tailândia)

APT Cruzeiros fluviais, programas turísticos (desde excursões botânicas a viagens de aventura)

Exodus Turismo de aventura (ciclismo, caminhada, escalada, viagens em família e desportos de inverno)

Riviera Viagens guiadas

McKinlay Kidd Programas turísticos

Selective Asia Programas turísticos desde o Sri Lanka e Coreia do Sul, até às Filipinas

Wellbeing Escapes

Programas de bem-estar (spas e retiros espirituais, possuem programas de relaxamento até para

Portugal)

Belmond

Viagens de comboio entre Londres e Veneza no seu icónico Venice Simplon-Orient-Express, entre outros

comboios similares

Rocky Mountaineer Viagens de comboio com 4 programas principais às Rocky Mountains

Premiere Neige Desportos de inverno no seu Resort de ski Francês, em Sainte Foy

YSE Desportos de inverno (operador de luxo)

Peak Retreats Desportos de inverno em destinos menos conhecidos

(12)

11

Mr & Mrs Smith Oferece casas de luxo para aluguer de férias em todo o Mundo

Vintage Travel Oferece casas mais familiares para alugar, em localidades rurais

Tuscany Now & More Oferece casas para alugar na Toscânia , em Umbria, Portofino, Verona, Veneza Roma

VII. ASSOCIAÇÕES, COMUNICAÇÃO SOCIAL, BLOGS, FEIRAS E UNIVERSIDADES

7.1. PRINCIPAIS ASSOCIAÇÕES DE TURISMO DO REINO UNIDO

o Association of British Travel Agents (ABTA) o Association of Independent Museums

o Association of Leading Visitor Attractions (ALVA) o The British Beer and Pub Association

o British Association of Leisure Parks, Piers and Attractions (BALPPA)

o British Destinations

o British Educational Travel Association (BETA) o British Guild of Tourist Guides

o British Institute of Innkeeping o Institute of Travel and Tourism o Local Government Association o Tourism Alliance

o Tourism Management Institute o Tourism Society

o UKHospitality o UKInbound

7.2. COMUNICAÇÃO SOCIAL: JORNAIS MAIS LIDOS NO REINO UNIDO (diários)

o The Sun o Daily Mail o The Guardian o The Daily Telegraph o Daily Mirror

o Metro o Independent o Daily Express o The Times o Daily Star o Daily Record o i

o London Evening Standard

(13)

12

7.3. COMUNICAÇÃO SOCIAL: REVISTAS DE TURISMO

o The Travel Magazine

o National Geographic Travel Magazine o Adventure Travel Magazine

o Britain Magazine- The Official Magzine of Visit Britain o Timeless-Travels Magazine- Travel, Archaeology & Art

Magazine

7.4. BLOGS

o Hand Luggage Only o Two Monkeys Travel o Global Grasshopper o WishWishWish o The Travel Hack o Pommie Travels o You Could Travel o Along Dusty Roads o Finding the Universe o Bruised Passports o The Holiday Lettings

7.5. FEIRAS

o Business Travel Show (BTShow) o Travel Technology Europe

o International Media Marketplace UK (IMM UK) o GO Travel Show

o City Fair

o Aviation Festival Europe o Business Travel Showcase o Telegraph Travel Show

o Group Leisure and Travel Show o Global European Marketplace o Travel Forward

o World Travel Market London (WTM London) o Destinations The Holiday & Travel Show o Travel and Exploration

o London bIGGESt Free Travel Show (LBFTS) o Showcase Travel Digital Expo

o Family Travel Show

7.6. UNIVERSIDADES

o University of Cambridge

(14)

13 o University of Oxford

o London School of Economics and Political Science o Imperial College London

o University of St ANdrews o Durham University o Loughborough University o Lancaster University o University of Warwick o University College London

VIII. CONTACTOS ÚTEIS

Em Portugal

o Embaixada Britânica Rua de São Bernardo, 33 1249-082 Lisboa – Portugal

Tel.: (+351) 213 924 000 | Fax: (+351) 213 924 021

E-mail: ppa.lisbon@fco.gov.uk | https://www.gov.uk/government/world/portuga o aicep Portugal Global

Rua Júlio Dinis, 748, 8º Dtº 4050-012 Porto – Portugal

Tel.: (+351) 226 055 300 | Fax: (+351) 226 055 399 E-mail: aicep@portugalglobal.pt | http://www.portugalglobal.pt

o aicep Portugal Global Av. 5 de Outubro, 101 1050-051 Lisboa – Portugal Tel.: (+351) 217 909 500 | Fax: (+351) 217 909 581 E-mail: aicep@portugalglobal.pt | http://www.portugalglobal.pt

o Câmara de Comércio Luso-Britânica Rua da Estrela, 8

1200-669 Lisboa – Portugal

Tel.: (+351) 213 942 020 | Fax: (+351) 213 942 029 E-mail: info@bpcc.pt | http://www.bpcc.pt

o COSEC – Companhia de Seguro de Créditos, SA Direção Internacional

Av. da República, 58

1069-057 Lisboa – Portugal

Tel.: (+351) 21 217 913 700 | Fax: (+351) 217 913 720 E-mail: international@cosec.pt | http://www.cosec.pt

o Autoridade Tributária e Aduaneira Rua da Alfândega, n.º 5, r/c

1149-006 Lisboa – Portugal

Tel.: (+351) 707 206 707 I (+351) 21 881 37 00 E-mail: at@at.gov.pt dg-at@at.gov.pt

http://www.portaldasfinancas.gov.pt/at/html/index.html o Turismo de Portugal, I.P.

(15)

14 Rua Ivone Silva, Lote 6

1050-124 Lisboa – Portugal

Tel.: (+351) 211 140200 I Fax: (+351) 211 140830

E-mail: info@turismodeportugal.pt I http://www.turismodeportugal.pt/

No Reino Unido

o Embaixada de Portugal no Reino Unido 11 Belgrave Square

London SW1X 8PP – United Kingdom

Tel.: (+44) 207 2913770 | Fax: (+44) 207 235 07 39 E-mail:london@potembassy.co.uk

https://www.gov.uk/government/world/organisations/british-embassy-lisbon.pt o Consulado Geral de Portugal em Londres

3 Portland Place

London W1B 1HR - United Kingdom

Tel.: (+ 44) 20 729 137 70 | Fax: (+ 44) 20 729 137 99

Linha exclusiva para receção de pedidos de marcação por Fax: (00 44) 20 729 137 79 E-mail: consulado.londres@mne.pt | http://www.cgportugalemlondres.com

o aicep Portugal Global em Londres Portuguese Trade and Investment Office 11 Belgrave Square

London SW1X 8PP – United Kingdom

Tel.: (+ 44) 207 201 66 66 | Fax: (+44) 207 201 66 33

E-mail: aicep.london@portugalglobal.pt| www.portugalglobal.pt/EN o Câmara Bilateral no Reino Unido

Portuguese Chamber - The Portuguese UK Business Network Fourth Floor 11 Belgrave Square, London S W 1 X 8 P P , Tel: (+44) 207 201 66 38 | Fax: (+44) 207 201 66 37

E-mail: info@portuguese-chamber.org.uk | http://www.portuguese-chamber.org.uk o British Chambers of Commerce

65 Petty France

London SW1H 9EU – United Kingdom

Tel.: (+44) (0) 207 654 58 00 | Fax: (+44) (0) 207 654 58 19

E-mail: info@britishchambers.org.uk | http://www.britishchambers.org.uk/

o Department for Business, Entreprise & Regulatory Reform 1 Victoria Street

London SW1H 0ET – United Kingdom

Tel.: (+44) (0) 207 215 50 00 | Fax: (+44) (0) 207 215 01 05 E-mail:enquires@berr.gsi.gov.uk

https://www.gov.uk/government/organisations/department-for-business- innovation-skills

o Department for International Trade (DTI) 1 Victoria Street

(16)

15 London, SW1H 0ET - United Kingdom Tel.: (+44) 207 333 54 42

enquiries@trade.gsi.gov.uk

https://www.gov.uk/government/organisations/department-for-international-trade o Bank of England (Banco Central)

Threadneedle Street

London EC2R 8AH – United Kingdom

Tel.: (+44) 207 601 44 44 | Fax: (+44) 207 601 54 60

E-mail: enquiries@bankofengland.co.uk | www.bankofengland.co.uk/

o Institute of Tourist Guiding Coppergate House,

16 Brune Street, London, E1 7NJ

Tel.: (+44) 207 953 8397 I Fax: (+44) 207 953 8379 E-mail: office@itg.org.uk I http://www.itg.org.uk

o London Stock Exchange - LSE 10 Paternoster Square

EC4M 7LS London United Kingdom

Tel.: (+44) 207 797 1000

E-mail:internet-team@londonstockexchange.com

http://www.londonstockexchange.com/home/homepage.htm

Referências

Documentos relacionados

O principal objetivo do estudo foi desenvolver uma reflexão com foco no na relação dos professores de Educação Física com o Atendimento Educacional Especializado, e

Entre os índices fisiológicos que representam a capacidade ae- róbia, a velocidade crítica (VC), determinada através do coeficien- te angular da regressão linear entre a distância e

Existem sítios arqueológicos de sensibilidade moderada a elevada dentro dos limites dos trabalhos/terraplenagem da nova via e infra- estrutura associada ao longo da Linha

2 - Aos cidadãos nacionais do Reino Unido e seus familiares que, à data da saída do Reino Unido da União Europeia, residam em território nacional em conformidade com o

partindo da essência da realidade, produção da mais-valia relativa, essa concepção não favorece a percepção do que de fundamental permanece vivo no interior da

(ORTIZ,2015), no ciclo de vida indireto os ovos deste parasito são presentes nas fezes já embrionados estes são ingeridos por gafanhotos ou baratas e permanecem eu seu trato

Portugal e o Reino Unido fazem parte da União Europeia, por isso os cidadãos portugueses têm direito a trabalhar e residir no Reino Unido não necessitando de qualquer visto

As eleições norte- americanas de 2016, francesas e alemãs de 2017, o plebiscito de saída do Reino Unido da União Europeia, o Brexit, foram afetadas diretamente