• Nenhum resultado encontrado

Mitologia. Atividades sobre mitos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Mitologia. Atividades sobre mitos"

Copied!
43
0
0

Texto

(1)

Sobretudo, ensinar sobre mitos para os alunos em sala de aula, se tornará automaticamente uma atividade lúdica para praticamente todos os alunos que apreciam as histórias e gostam de filmes, livros e séries que tratam sobre mitologia grega, romana, nórdica e brasileira.

Mitologia

Existem diversas mitologias ao redor do mundo e todas possuem o mesmo propósito, contar as histórias sobre deuses gregos, romanos, nórdicos e os seus feitos. A mitologia mais

famosa dentre todas é a grega, a qual chama atenção do público mais jovem que conseguem encontrar livros sobre este tema, e se aprofundar ainda mais no assunto.

A mitologia grega apresenta uma série de conflitos entre pais, filhos e irmãos, além de incontáveis batalhas lendárias que definiram trajetórias distintas para cada um. Os

personagens icônicos mais conhecidos são: Zeus, Hades, Poseidon, Atena, Afrodite e o deus Apolo, porém há muitos outros com seus vários significados.

Atividades sobre mitos

Com base nisso, a equipe do Minhas Atividades desenvolveu uma série de atividades lúdicas para serem trabalhadas em sala de aula com os alunos.

(2)
(3)

A equipe do Minhas Atividades agradece aos professores e educadores que lecionam todos os dias para os alunos ganharem conhecimento. Vocês são incríveis!

Atividade para relacionar os seres da mitologia

Nesta atividade, o aluno deverá relacionar os seres da mitologia grega com os quadros que aparecem de cada lado. Será necessário ler e interpretar para compreender o que se pede.

(4)
(5)

A matéria sobre seres mitológicos tornam-se interessantes na perspectiva dos alunos,

porque os seres são diferentes e chamam atenção facilmente. Portanto, o aluno deverá ler e caso tenha conhecimento por ler livros sobre este tema responderá mais rápido.

Leia as descrições

O aluno deverá ler as descrições dos deuses, para em seguida, escrever o nome do deus ou deusa respectivo da menção.

(6)
(7)

Será preciso que o aluno se lembre de Atena, Zeus, Poseidon, Hades e Apolo para escrever nas lacunas ao lado.

Folclore

Diferente de outros países o Brasil possui seres mitológicos distintos e tornam o folclore extremamente rico com lendas incríveis. Por exemplo, a lenda da Mula-Sem-Cabeça conta sobre moças belas que namoravam padres se tornavam mulas em noites de quintas-feiras.

(8)
(9)

O Curupira é o protetor das matas e grande amigos dos animais que nela vivem. Seus cabelos são avermelhados como fogo e seus pés são virados para trás.

Seres do folclore

A Iara é uma bela sereia e protege os rios e mares. Ela encanta pescadores com seu lindo canto e os leva para o fundo das águas.

(10)
(11)

O Saci Pererê é um menino travesso e possui somente uma perna. Ele usa gorro vermelho e vive constantemente com seu cachimbo em mãos.

Folclore brasileiro

No caso do Boto cor de rosa, este costumeiramente sai pela noite ao se transformar em um homem muito belo, que costuma conquistar as moças em festas.

(12)
(13)

O Boitatá é uma cobra de fogo, que possui olhos brilhantes e desliza na beira dos rios. De acordo com a lenda, quem se deparar com o Boitatá ficará cego. Ao ler sobre todos os seres do folclore brasileiro, o aluno deverá colar em seu caderno.

Percy Jackson

O texto conta brevemente sobre as aventuras de Percy Jackson, inicialmente a história teve criação por meio de livro escrito pelo autor Rick Riordan. Percy é filho de meio-sangue do deus dos mares Poseidon, com uma humana.

(14)
(15)

Para esta atividade, o aluno deverá copiar do texto acima os substantivos que são próprios e escrever nas linhas específicas.

Atividade para sublinhar

O aluno deverá sublinhar no texto com a cor azul os artigos definidos e de vermelho aqueles que não são definidos. Em seguida, as palavras mágicas, místico, árvore e milênio podem ser oxítonas, paroxítonas ou proparoxítonas. O aluno deve assinalar e responder ao justificar a resposta.

(16)
(17)

A questão 6 trata sobre a aventura de Percy Jackson que teve a companhia de sua namorada, seu protetor e meio-irmão, o aluno deve mencionar o nome de cada um.

Sobre o filme de Percy Jackson

O filme mostra uma variedade de persnagens mitológicos. Este filme seria baseado na mitologia grega, romana ou as lendas brasileiras? O aluno deve assinalar corretamente. Na questão 8, será interessante ver a opinião sobre qual ser mitológico mais o fascina e o motivo.

(18)
(19)

Em seguida, qual seria a principal definição da religião dos gregos e onde viviam os deuses gregos? Como é este lugar? O aluno deve responder corretamente à questão.

Responda às questões

Nesta atividade sobre mitos, o aluno deverá dizer o motivo pelo qual os deuses gregos eram parecidos com os seres humanos, além de dizer o porquê dos gregos agraciam os deuses.

(20)

Quem era o deus grego mais poderoso e qual era a composição familiar? Porque a religião

(21)

grega se tornou conhecida por Região Cívica? O aluno deverá responder com base nas explicações do professor.

Leia para responder

O aluno deve dizer o que era um oráculo e qual seria a sua atribuição? Em seguida, será preciso responder o que são mitos e como é possível reconhecer o conjunto de mitos.

(22)

A seguir, o aluno deverá pintar e escrever o nome e significado de cada deus da mitologia

(23)

grega.

Atividade para colorir

O aluno deverá pintar a deusa com os lápis de cor, além de escrever sobre ela corretamente.

(24)

No próximo desenho, o aluno precisa pintá-lo e dizer sobre o significado do nome dele.

(25)

Leia cada opção e marque

O aluno deverá marcar a opção que corresponderá corretamente com cada frase apresentada.

(26)

As atividades sobre este deverão ter sido apresentadas devidamente aos alunos em sala de

(27)

aula.

Curupira, protetor dos animais

Será preciso que o aluno leia atentamente o texto que conta mais sobre a lenda do garoto curupira, protetor dos animais para responder a próxima questão.

(28)

Nesta atividade, o aluno conte e registre o número de vogais e consoantes das palavras Pé,

(29)

Curupira e Mata.

Atividade para circular

O aluno deverá circular no texto todas as letras C que conseguir encontrar, além de claro, ler e interpretar todas as informações.

(30)

Poderá ser possível utilizar lápis de cor para circular cada letra C.

(31)

Leia o mito sobre a criação do universo

O mito da criação do universo conta que Urano e Gaia se apaixonaram, desse namoro surgiu o titã Cronos que controla o tempo.

(32)

Nesta atividade, o aluno deve responder qual era o nome dos filhos de Urano e Gaia, além

(33)

de mencionar como o universo se iniciou através da mitologia grega.

Sobre a criação do universo

Por que Gaia pediu a um de seus filhos que derrotasse o próprio pai? O aluno deve dizer qual dos filhos foi o escolhido para enfrentar Urano.

(34)

Na próxima questão, será necessário que o aluno assinale a alternativa correta que

(35)

explicaria o motivo pelo qual Cronos se tornou mau. Por fim, será necessário retirar três substantivos próprios do texto.

Atividade para completar

O aluno deverá completar os textos com ajuda das palavras que estão presentes no quadro.

(36)

Caso os alunos saibam das respostas poderão fazer sem consultar a caixa de palavras,

(37)

porém, tudo deve estar correto.

Complete o texto

Para concluir esta parte da atividade, o aluno deverá completar as frases que faltam e riscar as que foram utilizadas anteriormente.

(38)

O mito da caverna conta sobre uma caverna subterrânea, na qual humanos estão

(39)

aprisionados. O aluno deve ler com calma para interpretar esta parte do texto.

Atividade para ler o texto

Os humanos nunca saíram e são obrigados a permanecerem no mesmo lugar e olhar para frente, no entanto, a entrada daquela caverna dá uma oportunidade de entrar um pouco da luz externa. O aluno deve grifar as palavras que mais achar interessante.

(40)

Observe que este texto deverá ser colado no caderno, para que o aluno possa consultá-lo

(41)

sempre que desejar.

Responda sobre o texto da caverna

O trecho acima referir-se a uma das mais importantes alegorias de Platão: o mito da caverna. O aluno deve refletir sobre este tema para poder explicar as perguntas.

(42)

Quem seria a caverna? Quem seriam os prisioneiros e por fim, qual seria o objetivo de

(43)

Platão com o Mito da Caverna? O aluno deverá responder com as próprias palavras.

Tudo para a sala de aula!

Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema sobre mitos em sala de aula de diversas formas e quer encontrar ainda mais atividades e material de ensino, fique atento ao Minhas Atividades e encontre tudo para a sala de aula em um só lugar.

Referências

Documentos relacionados

Se você gostou de nossas atividades para ensinar sobre atividades sobre Chapeuzinho Vermelho para ensinar os alunos para trabalhar em sala de aula de diversas formas, e quer

Se você gostou de nossas atividades sobre mensagens aos professores para ensinar os alunos a trabalhar em sala de aula de diversas formas, e quer encontrar ainda mais. atividades

O produto a ser ofertado pela MultiFit Gourmet será um tipo de alimentação voltada para pessoas que fazem musculação, que precisam se alimentar de maneira

Prevalência de respostas afirmando ser muito fácil obter maconha, caso desejassem, distribuída, segundo o sexo e faixas etárias, nas 107 cidades do Brasil com mais de 200

Se você gostou de nossas atividades para ensinar sobre 10 desenhos de camisas de futebol para colorir na educação infantil para ensinar os alunos para trabalhar em sala de aula

prêmios através de nota fiscal e contrato de compra e venda em até 8 (oito) dias antes da data da respectiva apuração de acordo com o Art.. O contemplado deverá

Se você gostou de nossas atividades para ensinar sobre atividades sobre encontro vocálico para educação infantil para ensinar os alunos para trabalhar em sala de aula de

Se você gostou de nossas atividades para ensinar sobre atividades de leitura de imagem para imprimir para ensinar os alunos a trabalhar em sala de aula de diversas formas, e