• Nenhum resultado encontrado

A epiderme é subdividida em camadas:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "A epiderme é subdividida em camadas:"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)
(2)

1

O DERMAPLANING é uma técnica em rejuvenescimento facial baseado numa remoção física das camadas superficiais da pele e é feita com uma lâmina estéril de um bisturi ao longo da superfície cutânea da face e pescoço.

Essa técnica é um peeling físico. Os peelings foram inicialmente descritos na medicina egípcia, no papiro de Ebers, história em 1550 AC. Relatórios também são encontrados na literatura antiga grega e romana.

O primeiro peeling descrito, é o de microdermaabrasão. Essa técnica foi descrita em 1985, desenvolvida por Marini e LoBrutto, na Itália. Consiste na aplicação direta sobre a pele de um equipamento mecânico gerador de pressão negativa e positiva simultânea e quimicamente inertes (ausência de produtos químicos).

Porém, a sua maior desvantagem é a esterilização. Esses peelings são de cristal e diamante, onde a ponteira não é totalmente descartável.

Sucessivamente, na década de 50, em Hollywood, o peeling com lâmina começou a surgir, por ser totalmente descartável. O primeiro trabalho descrevendo a técnica foi em 1977, para tratamento de acne vulgar (Eiseman G (1977) Reconstruction of the acne-scarred face. J Dermatol Surg Oncol 3:332–338). A descrição do dermaplaning foi aparecer três décadas atrás e muito pouca informação sobre sua eficácia foi publicada. Era descrito apenas como: raspagem da pele.

Com o passar dos anos, novos estudos foram sendo feitos e o procedimento de dermaplaning foi descrito como uma técnica que usa uma lâmina, geralmente um bisturi cirúrgico, para fazer uma raspagem na pele. Essa raspagem remove a camada mais superficial da pele fazendo a esfoliação de células mortas e também depilação dos pelinhos faciais. Quando a pele é raspada com a lâmina, células mortas e sujidades são removidas estimulando a mitose celular.

(3)

2

ANATOMIA DA PELE

A pele é o maior órgão do corpo humano. Possui aproximadamente 2 metros de comprimento. Funciona como barreira de proteção dos nossos órgãos.

No procedimento de dermaplaning, nosso sítio alvo, é a EPIDERME. Nela fica localizado o extrato córneo, que será afinado com a raspagem.

(4)

3

A epiderme é subdividida em camadas:

Camada Germinativa: Também conhecida como camada basal, pois, através de intensa atividade mitótica, é responsável pela renovação das células da epiderme. As células formam uma única camada, elas são mais ou menos cilíndricas com núcleo central, apoiadas na membrana basal. Confina-se com a derme, por isso é a mais profunda das camadas da epiderme.

Camada Espinhosa: É formada por várias camadas de células poliédricas irregulares com núcleo central, e citoplasma rico em tonofibrilas. A forma espinhosa é devido aos prolongamentos citoplasmáticos. Células rica em água e pouca queratina.

Camada Granulosa: As células são romboédricas, apresentam grânulos basófilos de queratoialina, o núcleo das células é central e as células são poligonais achatadas. Esses grânulos são revestidos por uma membrana de natureza fosfolipídica, impedindo a passagem de várias substâncias, inclusive água (impede a evaporação).

Camada Lúcida: Só pode ser observado em determinados cortes de pele espessa.

Quando visível, é delgada e se apresenta como uma linha clara, brilhante e homogênea, por isso denomina-se lúcido. As células (eosinófilos) são finas e

(5)

4

achatadas, sem núcleo ou organelas. O citoplasma apresenta-se repleto de filamentos de eleidina (material eletrodenso), um precursor da queratina.

Camada Córnea: Também chamado de estrato córneo. É nesta camada que a eleidina é transformada em queratina, e a células morrem e tornam-se em uma escama córnea, que adere intimamente outras semelhantes, exceto na superfície, onde descamam. Também é a região que tem contato com o meio externo, nela ficamos com sujidade, poluição e maquiagem inscrustada.

DERME

Derme Papilar: Recebe esta denominação, pois as papilas dérmicas constituem suas partes mais importantes. Essa camada se estende até pouco abaixo das papilas, onde continua a camada reticular. É formada por tecido conjuntivo frouxo. O suprimento capilar sanguíneo da camada papilar é muito grande. Um grupo de capilares em alça se estendem para o interior das cristas, fornecendo nutrição para a epiderme e atuando na regulação térmica.

Derme Reticular: É a camada que está logo acima da tela subcutânea.

Compreende o restante da derme e recebe tal denominação porque as fibras colágenas pelas quais é formada se entrelaçam formando uma rede. Os capilares são raros nessa camada, sendo numerosos somente nos anexos que se dirigem para a epiderme. Encontram-se também nessa camada, vasos sanguíneos, nervos, folículos pilosos, glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas.

(6)

5

ANEXOS DA DERME

As principais células da epiderme são:

(7)

6

BENEFÍCIOS DO DERMAPLANING

Diante da raspagem de Dermaplaning, nós podemos dividir os benefícios em imediatos e tardios:

BENEFÍCIOS IMEDIATOS

remoção de pelos

remoção de células mortas

retirada de poluição e sujidade

retirada de maquiagem e produtos incrustados

suavização dos poros

controle de oleosidade

BENEFÍCIOS TARDIOS

Rejuvenescimento diante do aumento de colágeno e elastina (renovação celular)

clareamento de manchas superficiais

(8)

7

Dentre tantos benefícios, sempre somos questionados quanto ao engrossar dos pelos. NÃO, o dermaplaning não engrossa os pelos. O tipo de lâmina escolhida é muito específica. Precisamente, deve ser cirúrgica, não gilete ou navalha. A ponta do fio raspado muda de formato, e isso pode parecer com fios grossos crescendo em seguida. Mas saiba que a espessura dos novos fios que vão crescer é a mesma.

Os pelos faciais femininos possuem baixa densidade, dessa forma nem o aspecto é alterado.

O dermaplaning remove 21 dias de células mortas da pele, por isso é recomendável permitir que a pele descanse para completar o ciclo de rejuvenescimento antes do próximo tratamento, que é de preferência uma vez por mês.

EFEITOS COLATERAIS

O que é normal após o dermaplaning? Engrossamento na pele (áspera), hiperemia, sensibilidade e leve irritação (pele com aspecto de ardência) por até dois dias!

O que NÃO é normal após o dermaplaning? Alergias, cortes (podem ocorrer acidentalmente, portanto, cuidado) e dor.

(9)

8

CONTRA INDICAÇÕES

Pele com acne ativa, grau 3 e 4 (regiões acneicas).

Infecção ativa de qualquer tipo, como herpes simples, dermatite ou verrugas.

Quaisquer lesões levantadas como ceratoses.

Quimioterapia ou radiação.

Eczema ou dermatite.

Hemofilia.

Queimadura solar.

Diabetes descontrolado.

Câncer de pele.

INSTRUMENTAL

Existem dois tamanhos de cabos, número 3 e 4, pois temos mais de 20 tamanhos de lâminas. Cada lâmina é específica para um tipo de cabo. No dermaplaning, usamos o cabo número 3 e a lâmina número 10.

(10)

9

O cabo e a lâmina se encaixam como um quebra cabeça e deve ficar travado.

Cuidado até que tenha prática.

A lâmina é descartável, e por procedimento, pode ser usada até 3 unidades. Já o cabo, pode ser limpo com álcool 70% ou esterilizado. O ideal para desmontar o instrumento na finalização com uma mathieu. Instrumental cirúrgico próprio para isso. Após o procedimento além de ter o risco de se cortar, tem o risco de contaminar!

MATERIAIS

Água

Álcool 70%

Cabo de bisturi cirúrgico nº3

Clorexidina degermante

Cubeta silicone

Demaquilante

Esferas de cromoterapia ou massageador

Esfoliante facial

Espátula para máscara

Filtro solar

(11)

10

Gaze

Lâmina de bisturi cirúrgico nº10

Lenço descartável

Luvas de procedimento

Máscara descartável

Máscara facial

Mathieu

Pincel facial

Sabonete líquido facial

Tônico facial

Touca descartável

DESCRIÇÃO DA TÉCNICA

Protocolo Dermaplaning #metodojulianagorreri

Passo 1: Limpar e esfoliar bem a pele (caso a cliente esteja de maquiagem, removê-la completamente com água micelar ou demaquilante previamente). O que indico neste momento é o Bio-Clean System Gel Esfoliante 3 em 1 da Bioage:

Sabonete multifuncional de ação esfoliativa química e física que além de promover o afinamento da pele ainda remove as sujidades, descamando a camada córnea (com Ácido Glicólico 4%, Ácido Tartárico 2%, Ácido Mandélico).

Passo 2: Passar clorexidina degermante pela pele (minimiza chances de foliculite e tira os germes da pele).

Passo 3: Monte o bisturi com muito cuidado.

Passo 4: Aplicação da técnica dermaplaning:

Sempre esticar bem a pele.

(12)

11

Fazer pequenos quadrantes em várias direções.

Angulação da lâmina de 30 a 45 graus independente do sentido.

Mão extremamente leve.

Pode fazer para todos os lados, seguindo uma sequência.

Perto dos olhos, mãos ainda mais leves!

Armazene a sujidade retirada em uma gaze para mostrar para a cliente no final do procedimento!

Passo 5: Limpar a pele com lenço descartável suavemente, retirando toda sujidade da pele. Aplique o tônico facial para equilibrar o pH da pele. O que indico neste momento é o Bio-Clean System Loção Tônica Suavizante: Reequilibra o pH cutâneo e proporciona ação descongestionante, anti-inflamatória, cicatrizante, hidratante e antisséptica (Extrato de Tília (rica em Mucilagens, Flavonoides, Vitaminas B1, B2 e C, Taninos e Farnesol), Camomila e Aloe Vera).

Passo 6: Aplicar a máscara facial. O que indico neste momento é o Bio-Clean System Máscara Ultrassuavizante de Beta Glucan - 250g: Máscara de efeito calmante ultrarrápido com beta glucan e de ação descongestionante. Promove total recuperação da pele agredida além de proporcionar efeito hidratante imediato, possui agentes que geram sensação de bem-estar. Clareia a pele e auxilia no processo de rejuvenescimento (Extrato de Tília, Aloe Vera, Camomila, Extrato Orgânico do Sabugueiro, Óleo Essencial de Lavanda, Extrato de Licorice, Alpha Bisabolol e Beta Glucan). Deixar agir por 8 minutos.

Passo 7: Limpar a pele com água e aplicar a solução pós extração da Bioage, que fará nutrição, película de proteção celular por até 14 dias e ação de alta frequência líquida (bactericida, fungicida e cicatrizante). Nesse momento você pode agregar valor massageando a pele da cliente para aumentar a absorção e ser relaxante.

(13)

12

Passo 8: Aplicar protetor solar de preferência, que não tenha cor.

FINALIZAÇÃO

Após o término do procedimento, a lâmina deve ser descartada em recipiente próprio. O cabo higienizado e/ou esterilizado, assim como os demais materiais não descartáveis.

CUIDADOS PÓS PROCEDIMENTO

Não molhar o rosto por 6 horas

Não usar maquiagem e filtro com cor por 24 horas

Usar filtro solar e hidratação desde o pós imediato (hidratar com bepantol ou cicaplast)

Não usar ácidos e cremes de tratamento por 2 dias

Usar vitamina C com ácido hialurônico após dois dias para potencializar os efeitos

Evitar exposição direta ao sol

Procedimentos injetáveis após uma semana

USE A #MÉTODOJULIANAGORRERI

Referências

Documentos relacionados

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Com relação à concentração de farinha de Yacon (Figuras 4.1b e 4.1c), os ensaios com maior expansão foram os que incorporaram menores teores de farinha de Yacon (abaixo

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Resultados de um trabalho de três anos de investigação da jornalista francesa Marie-Monique Robin, o livro Le Monde Selon Monsanto (O Mundo Segundo a,Monsanto) e o

O nocaute simples de TcCLB.509937.150 também não afetou a taxa de metaciclogênese dos parasitas sKO Figura 26 e, portanto, TcSHMT não parece desempenhar um papel importante

corte raso de um povoamento de eucalipto, foram: TA) área testemunha onde foi mantido um povoamento de Eucalyptus grandis não cortado com 9 anos; TC) cultivo mínimo do solo, TE)