• Nenhum resultado encontrado

Como fazer para não invadir o espaço alheio

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Como fazer para não invadir o espaço alheio"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Como fazer para não invadir o espaço alheio

Se você tem intimidade com alguém não há problema em se aproximar – até porquê a pessoa pode se afastar, se quiser – e tem liberdade para isso. Mas, mesmo para amigos ou colegas mais íntimos, em situações normais, a distância recomendável é não mais perto do 60 centímetros. Experimente e verá que nem é tanto assim…

Já, em uma situação pessoal com colegas, conhecidos e gente com quem estamos mantendo uma conversa – seja ela formal ou informal, a distância de 1.20mts é reconhecida no mundo todo como confortável. Essas medidas foram pesquisadas em vários estudos internacionais, pelo cerimonialista Mario Ameni, assim como a ilustração para facilitar .

Finalmente, o espaço de 3 metros é aquela distância que, num mundo ideal, mantemos de pessoas que não conhecemos e nem

(2)

precisamos e/ou desejamos manter qualquer tipo de contato. É claro que em grandes centros esse espaço, nas ruas movimentadas e em empresas, em locais mais apinhados nem sempre é mantido. Mas é o que se considera ideal sem que se invada o espaço “pessoal ” do outro. E também não vale para festas, baladas, etc. Mas repare como em restaurantes, quando há menos espaço do que isso, sentimos que estamos participando da refeição da mesa ao lado…

É importante lembrar disso justamente porque em uma era em que todos trabalhamos em espaços comuns e abertos, muitas vezes não fica fácil atentar para isso. E o resultado é a sensação de falta de privacidade e invasão do outro. Pense nisso.

Afinal, para chegar perto, há sempre tempo e é mais simples do que desfazer uma sensação desagradável de imposição de presença. Ou não?

Como definir seu espaço

pessoal

(3)

Você já se sentiu desconfortável quando alguém está perto demais? Algumas pessoas parecem não entender que colocar o rosto a centímetros do seu durante uma conversa pode fazer você se contorcer – e procurar a saída mais próxima.

Mas lembre: o espaço confortável entre você e alguém que você conhece bem será muito menor do que seria se você mal conhecesse ou acabasse de ser apresentado a outra pessoa. E, claro, com um estranho, é ainda maior.

(4)

Regras Gerais do Espaço Pessoal:

Nunca toque em alguém que você não conhece. Como se sentiria se fizessem isso com você?

Q u a n d o a l g u é m s e i n c l i n a p a r a l o n g e d e v o c ê , p r o v a v e l m e n t e s e n t i u e s p a ç o d e s s a e a d e i x o u desconfortável. Dê um passo para trás.

Se você entrar em um auditório ou teatro que não esteja lotado,( sem lugares marcados), deixe um assento extra entre você e a próxima pessoa. No entanto, é aceitável sentar-se ao lado de alguém, se a sala estiver cheia.

Nunca se incline sobre o ombro de alguém para ler algo, a menos que seja convidado.

Não jogue o braço em volta do ombro de alguém nem bata nas costas a menos que você a conheça muito bem.

(5)

O que fazer se alguém invadir seu espaço

Quando alguém invadir seu espaço, há várias coisas que você pode fazer. Apenas lembre-se que, ser direto pode prejudicar os sentimentos da outra pessoa. De modo que:

Aceite isso sem sentir que é pessoal…

Afaste-se da pessoa ou dê um passo para trás – ela vai perceber a dica.

Insinue que está desconfortável com o calor e aproveite para se afastar um pouco.

Explique porquê você precisa de mais espaço – e vale qualquer explicação…

Ensine as crianças o conceito – mostre a elas como proteger seus limites e respeitar o espaço pessoal dos outros. Explique como é importante seguir os desejos das pessoas que lhes dizem para recuar. Se for o caso, demonstre, pois é mais efetivo e mais fácil de entenderem.

Alguns pais usam a analogia da bolha, explicando que todo mundo tem uma bolha invisível ao seu redor e, quando você se

(6)

aproxima demais, ela pode estourar. E, claro, aproveite essa conversa e explique também a seus filhos que eles devem informar se alguém tentar tocá-los de forma inadequada.

Referências

Documentos relacionados

Na perspectiva desse pressuposto percebe-se que o livro didático se transformou em um importante suporte para os professores em sala de aula, pois como afirmou

Doze unidades federativas possuíam em 14/05 uma estimativa de transmissibilidade entre 0,8 e 1,0 (Taxa de contágio – Rt), indicando um possível controle da transmissão na data: AM,

Deseja-se marcar um ponto P, conforme figura a seguir, de modo que o comprimento do percurso ABPA seja a metade do comprimento total da pista.. (Ueg 2005) Um grupo de ex-colegas de

4.1. A presente licitação tem como objeto a contratação de serviços de manutenção de veículos de pequeno e grande porte, conforme especificações constantes neste Termo

No que tange ao lugar da pesquisa nos Mestrados Profissionais, parece-nos de extrema valia resgatar os escritos de André e Princepe (2017). No entanto, ao tratar das aproximações

comemorativos são tradicionais desde a inauguração do restaurante, há 15 anos Opção com estadia no Hotel Mercure Lourdes Belo Horizonte tem preço especial - Fotos: Paulo Cunha /

O processo de transformação bacteriana utilizada na Biologia Molecular ocorre in vitro, e pode ser afetado pelo tamanho e conformação da molécula de DNA a ser introduzida na

O presente artigo objetiva estabelecer uma relação entre a formação e a existência dos partidos políticos no Brasil e a teoria de Robert Michels, analisando, para tanto, desde