• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO CAMPUS DIADEMA FLAVIA MEGUMI IDE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO CAMPUS DIADEMA FLAVIA MEGUMI IDE"

Copied!
41
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO CAMPUS DIADEMA

FLAVIA MEGUMI IDE

AVALIAÇÃO DOS ESTÍMULOS GERADOS PELO USO DE COSMÉTICOS ATRAVÉS DE MÉTODOS NEUROSSENSORIAIS

Diadema 2022

(2)

FLAVIA MEGUMI IDE

AVALIAÇÃO DOS ESTÍMULOS GERADOS PELO USO DE COSMÉTICOS ATRAVÉS DE MÉTODOS NEUROSSENSORIAIS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência parcial para obtenção do título de Bacharel em Farmácia, ao Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da Universidade Federal de São Paulo – Campus Diadema.

Orientador: Profª Dra. Vânia Rodrigues Leite e Silva

DIADEMA 2022

(3)
(4)

TERMO DE APROVAÇÃO

FLAVIA MEGUMI IDE

AVALIAÇÃO DOS ESTÍMULOS GERADOS PELO USO DE COSMÉTICOS ATRAVÉS DE MÉTODOS NEUROSSENSORIAIS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência parcial para obtenção do título de Bacharel em Farmácia, ao Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e

Farmacêuticas da Universidade Federal de São Paulo – Campus Diadema, pela seguinte banca examinadora:

_______________________________________________________________

Profª. Drª. Vânia Rodrigues Leite e Filho

Orientadora - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da Universidade Federal de São Paulo – Campus Diadema, UNIFESP

_______________________________________________________________

Ms. Ana Carolina Henriques Ribeiro Machado

Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da Universidade Federal de São Paulo – Campus Diadema, UNIFESP

_______________________________________________________________

Ms. Celio Takashi Higuchi

Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da Universidade Federal de São Paulo – Campus Diadema, UNIFESP

Diadema, 01 de fevereiro de 2022

(5)
(6)

AGRADECIMENTOS

À minha orientadora, Profª Drª Vânia Rodrigues Leite e Silva por ter me auxiliado, apoiado e me guiado para a execução de um bom trabalho.

À minha mãe, que hoje está no céu, mas me ensinou a ser uma mulher forte, guerreira, a perseverar, seguir em frente e acima de tudo me proporcionou todas as oportunidades para estar aqui hoje. E ao meu pai, que trabalhou duro, me criou, me meu todo o apoio e força para não desistir.

Ao meu namorado, por me ajudar mesmo nos momentos difíceis e por ter me apoiado tanto.

A minha família e colegas de trabalho que sempre me deram palavras de incentivo, conselhos, apoio e me acalmarem em tempos de desespero.

E por último as minhas amigas queridas, o quarteto, que aguentaram e sofreram comigo todos esses anos, juntas, sempre enfrentando as dificuldades e os desafios, rindo e sendo boas companheiras.

Dedico esse trabalho a todos que me apoiaram durante os tempos difíceis, cheios de desafios, e que me fizeram perseverar e seguir em frente, para estar aqui hoje. A minha família, meus amigos, professores, colegas, obrigada por não terem desistido de mim e terem me dado forças para nunca desistir.

(7)

RESUMO

Nos processos de desenvolvimento, garantia da qualidade, inovação e marketing da indústria cosmética, a aceitação de um produto pelo consumidor é de extrema importância, sendo necessário avaliar as características do produto como cor, textura e odor através da percepção sensorial dos consumidores. Utilizando da interação entre consumidor e produto, através do processo cognitivo, as empresas de cosméticos podem ter uma melhor compreensão das experiências, expectativas e aceitação dos consumidores por determinado produto, descrevendo os benefícios pelas características intrínsecas e extrínsecas percebidas. A criação de uma formulação harmoniosa tem impacto direto no consumo do produto. Em formulações cosméticas, o bem-estar é fundamental e a presença de um bom emoliente e de uma fragrância agradável é essencial para que a venda do produto seja realizada, pois deixam o sensorial mais agradável ao toque e ao olfato, sentidos muito utilizados na compra de um cosmético. Esse bem-estar pode ser avaliado através de equipamentos neurossensoriais e têm sido cada vez mais frequente. O avanço da tecnologia e dos conhecimentos sobre a área da neurociência proporcionou a criação e evolução de diversos equipamentos. Os equipamentos mais utilizados para análise neurossensorial são: o Eletroencefalograma (EEG), Resposta Galvânica na Pele (GSR), Eletrocardiograma (ECG), Decodificador facial (COD FACIAL) e EYE TRACKING. Frente a isso, o objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento bibliográfico sobre avaliação de estímulos de cosméticos através do método neurossensorial, utilizando equipamentos como EEG e GSR.

Palavras-chave: Neurossensorial; eletroencefalograma; resposta galvânica na pele;

cosméticos.

"Um sonho é apenas um desejo, até o momento em que você começa a atuar sobre ele, e propõe-se a transformá-lo em uma meta”.

Mary Kay Ash

(8)

ABSTRACT

In the processes of development, quality assurance, innovation and marketing of the cosmetic industry, the acceptance of a product by the consumer is extremely important, being necessary to evaluate the characteristics of the product such as color, texture and odor through the sensorial perception of consumers. Using the interaction between consumer and product, through the cognitive process, cosmetics companies can have a better understanding of the experiences, expectations and acceptance of consumers for a given product, describing the benefits by the intrinsic and extrinsic characteristics perceived. The creation of a harmonious formulation has a direct impact on the consumption of the product. In cosmetic formulations, well-being is essential and the presence of a good emollient and a pleasant fragrance is essential for the sale of the product to be carried out, as they make the sensory more pleasant to touch and smell, senses often used in purchases of a cosmetic. This well-being can be assessed through sensorineural equipment and has been increasingly frequent. The advancement of technology and knowledge in the area of neuroscience has led to the creation and evolution of various equipment. The most used equipment for sensorineural analysis are: the Electroencephalogram (EEG), Galvanic Skin Response (GSR), Electrocardiogram (ECG), Facial Decoder (FACIAL COD) and EYE TRACKING. In view of this, the objective of this work was to carry out a bibliographic survey on the evaluation of cosmetic stimuli through the sensorineural method, using equipment such as EEG and GSR.

Keywords: Neurosensory; electroencephalogram; galvanic skin response; cosmetics.

(9)

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1 — TOP 10 Mercado consumidores de cosméticos...16

Figura 2 — Mecanorreceptores do sistema sensorial... 20

Figura 3 — Sistema olfativo ... 22

Figura 4 — Bulbo Olfatório ... 22

Figura 5 — Sistema Internacional 10-20 (EEG) ... 24

Figura 6 — Equipamento GSR ... 25

Figura 7 — Posicionamento eletrodos GSR ... 26

Figura 8 — Resultados dos dados medidos por EEG e GSR ... 28

Figura 9 — Ondas cerebrais e suas funções ... 29 Erro! Indicador não definido.

Erro! Indicador não definido.

(10)

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

ABIHPEC Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos

HPPC Produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos

EEG Electroencephalogram

ECG Electrocardiogram

GSR Resistência Galvânica da Pele

SNC Sistema Nervoso Central

CATA Check-All-That-Apply

FDA Food and Drug Administration

(11)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO11

2 OBJETIVO13

3 METODOLOGIA14

4 DESENVOLVIMENTO15

4.1 AVALIAÇÃO DAS REAÇÕES DO CONSUMIDOR15

4.2 BEM-ESTAR NO CONSUMO17

4.3 FORMULAÇÃO E OS SENTIDOS18 4.3.1 18

4.3.2 20

4.4 ELETROENCEFALOGRAMA E GSR22

4.5 COSMÉTICOS E SUAS RESPOSTAS NEUROSSENSORIAS26

5 CONCLUSÃO33

REFERÊNCIAS34

(12)

11 1 INTRODUÇÃO

De acordo com o órgão regulador dos EUA, Food and Drug Administration (FDA), cosméticos são “produtos aplicados no corpo humano com a intenção de limpar, deixar mais bonito, promover atração ou alterar a aparência”. E o consumo desses produtos, diferente do uso de medicamentos, não está relacionado a necessidades básicas, mas sim ao prazer e bem-estar. O prazer gerado pelo uso desses produtos está diretamente relacionado aos cincos sentidos, uma vez que são por meio de percepções e sensações que é feita a aceitação dos produtos pelos consumidores. Sendo assim, a criação de uma formulação harmoniosa, que conversa tanto nos aspectos físico-químicos quanto no prazer proporcionado, e bem elaborada tem impacto direto no consumo desses produtos. Dentro dessas formulações, principalmente para a criação de cremes e hidratantes, a presença de alguns componentes é essencial, como, por exemplo, os emolientes, que possuem função de suavizar a pele e facilitar a espalhabilidade do produto, ou seja, está diretamente ligada a sensação do toque do produto na pele (Schwartz, 2018).

Outra substância dentro da formulação que apresenta uma grande influência na aceitação dos consumidores é o aroma, pois além do tato, visão, audição, paladar, o olfato é um dos cinco sentidos mais importante na cosmetologia. Os receptores olfativos possuem axônios, que realizam sinapse diretamente com a célula no bulbo olfativo na base do cérebro” (WEITEN, 2002, p.120).

A sensação transmitida pelos cinco sentidos está diretamente relacionada com as funções cerebrais, as informações absorvidas pelos sentidos são enviadas ao cérebro onde uma emoção é definida com base no que foi sentido.

A aceitação de produtos cosméticos está diretamente ligada as sensações proporcionadas, e juntamente com o avanço da tecnologia, e dos conhecimentos sobre a área da neurociência tem proporcionado uma evolução de métodos de análises. Com os métodos da neurociência foi possível conseguir uma melhor compreensão das respostas dos estímulos sensoriais do consumidor, permitindo uma observação detalhada e assim surgiu o neuromarketing. Esse ramo da neurociência abriu novos caminhos para o desenvolvimento e inovação de produtos da cosmetologia. Por meio da associação dos aromas inalados com as ondas cerebrais

(13)

12

captadas por equipamentos, como EEG, é possível verificar os efeitos desses aromas no humor e nas preferências dos consumidores.

O avanço da tecnologia e dos conhecimentos no ramo da neurociência proporcionou o desenvolvimento de novos métodos de análises sensoriais principalmente na cosmetologia, contribuindo com produtos mais inovadores e com uma maior aceitação dos consumidores. Os métodos mais comuns usados na análise sensorial são: Eletroencefalograma (EEG), Resposta Galvânica na Pele (GSR), Eletrocardiograma (ECG), Decodificador facial (COD FACIAL), e rastreamento ocular (Eye tracking). Outras tecnologias como: Imagem por ressonância magnética funcional (fMRI), magnetoencefalografia (MEG), tomografia por emissão de pósitron (PET), interface cérebro-computador (BCI), estimulação transcraniana por corrente contínua (tDCS), estimulação magnética transcraniana (TMS), estimulação cerebral profunda (DBS), leitura facial ou eletromiografia facial (fEMG), são técnicas usadas na neurociência que em conjunto com a percepção sensorial podemos chamar de análise neurossensorial, onde os métodos por EEG e GSR são os mais utilizados.

Frente a isso, o objetivo do trabalho foi realizar um levantamento bibliográfico sobre avaliação de estímulos de cosméticos através do método neurossensorial, utilizando equipamentos como EEG e GSR.

(14)

13 2 OBJETIVO

Realizou-se um levantamento bibliográfico sobre avaliação do estímulo do uso de cosméticos através de métodos neurossensoriais, como EEG e GSR.

(15)

14 3 METODOLOGIA

No presente trabalho, realizou-se levantamento por meio de revisão bibliográfica, utilizando os bancos de dados Google Scholar, PubMed, Science Direct, a partir de 1999 até 2021, com as palavras-chave listadas abaixo:

● EMOLLIENTS

● EMOTIONAL

● SENSE OF SMELL

● ODOR

● SENSE OF TOUCH

● FIVE SENSES

● FORMULATIONS

● NEUROSCIENCE

● EEG

● GALVANIC SKIN RESPONSE

● CONSUMER REACTION

● COSMETICS

(16)

15 4 DESENVOLVIMENTO

4.1 AVALIAÇÃO DAS REAÇÕES DO CONSUMIDOR

A indústria cosmética tem crescido cada vez mais com o passar do tempo, uma vez que a necessidade de bem-estar e prazer próprio se tornou cada vez mais evidente. Portanto, entender as necessidades do consumidor é a chave para um negócio de sucesso (Anute, Deshmukh e Khandagale, 2015).

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), em 2020, o Brasil foi o 4° maior consumidor de cosméticos do mundo com US$ 23.738 bilhões de dólares gastos e o 3° no Mercado no ranking global de países que mais lançam produtos anualmente, conforme a figura 1. O EUA é o país que mais consome cosméticos com US$ 90.909 bilhões. Além disso, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, o setor de HPPC corresponde a 1,8% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Figura 1 - TOP 10 Mercado consumidores de cosméticos

Fonte: ABIHPEC – Julho 2021. A Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos Essencial para o Brasil

(17)

16

Para o sucesso das indústrias, a estabilização e afirmação de um produto no mercado é essencial e para isso é necessário entender as necessidades dos consumidores e compreender seu comportamento. Um cliente satisfeito é um fator crucial para o sucesso das empresas em seus respectivos mercados (Godoy et al, 2016). Existem muitas maneiras de avaliar as reações dos consumidores frente ao uso de produtos cosméticos. O método mais clássico e antigo é por meio da análise sensorial, que é uma ferramenta que utiliza os órgãos dos sentidos humanos para avaliar produtos (IAL, 2008).

A análise sensorial é um método que permite realizar pesquisas para mensurar a preferência e aceitação de um produto no mercado (Tayupanta e Mancheno, 2018).

Porém, outro método cada vez mais utilizado para avaliação dos consumidores, tem sido o uso do método neurossensorial que é indolor, realizado de maneira não invasiva e muito eficaz na avaliação da sensação inconsciente do consumidor por determinado produto. Esse método é a junção das avaliações sensoriais por meio de equipamentos e técnicas da neurociência (Sowndhararajan e Kim, 2016).

Entender o comportamento do consumidor é um processo ininterrupto, não se restringe apenas ao momento em que ele efetua o pagamento e adquire o produto ou serviço (Godoy et al, 2016). O comportamento também é conhecido nos processos de troca, do consumo, da disposição dos produtos, suas experiências e ideias (Solomon, 2016).

A satisfação é um estado psicológico quando as expectativas são atendidas (Oliveira, 2012), sendo que a satisfação do consumidor está diretamente relacionada a aceitação do produto fornecido. A satisfação de uma pessoa frente ao produto adquirido é medida através da relação entre o que o cliente espera e o que de fato recebe. Sendo assim, a percepção sobre o que ele recebeu deve ser maior que a sua expectativa, se isso ocorrer, ele ficará satisfeito. (Godoy et al, 2016).

A consequência de uma reação positiva, alcançada pelas empresas, é a fidelização do cliente em relação a marca ou o produto, ou seja, um relacionamento com o cliente de longo prazo (Godoy et al, 2016). A fidelização de clientes é o processo pelo qual um cliente se torna fiel, isto é, aquele cliente que sempre volta à empresa por estar satisfeito com os produtos ou serviços oferecidos (Bogmann, 2002).

(18)

17 4.2 BEM-ESTAR NO CONSUMO

Muitos acreditam que o consumo de produtos cosméticos, como maquiagem, perfume, cremes estão ligados apenas a uma vaidade e consideram a utilização desses produtos desnecessárias para o dia a dia, ou são consideradas apenas um consumismo excessivo. Porém, os cuidados com a beleza, o corpo, deixaram de ser apenas vaidade e passaram a ser considerada uma questão de saúde, que melhora tanto a autoestima quanto o psicológico das pessoas (ABIHPEC, 2010). De acordo com a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é a definição de um estado completo de bem-estar físico, mental e social.

Pessoas com baixa autoestima tentam evitar o constrangimento, o fracasso ou a rejeição (Strehlau, Claro e Neto, 2015). A autoestima de um indivíduo é como um sistema imunológico da consciência, pois fornece resistência, força e capacidade de regeneração (Borba e Thives, 2011), assim cada vez mais os cuidados com a autoestima, tem se tornado um ponto relevante para a sociedade, uma vez que a sensação de estar bem consigo mesmo se tornou uma questão de saúde pública. O bem-estar é um estado de espírito que deve ser procurado no território da emoção (Cury, 2005).

O consumo de produtos cosméticos, como maquiagem, produtos de skincare, está ligado ao prazer gerado no momento da compra, assim como, também está relacionado ao bem-estar e autoestima que é proporcionada durante o seu uso. Por meio do uso desses produtos, as pessoas têm procurado uma melhor satisfação e qualidade de vida. A autoestima pode ser concebida como uma avaliação que a pessoa faz e geralmente mantém em relação a si própria (Avelar e Veiga, 2011).

Existem diversas pesquisas e estudos feitos para a compreensão do que motivo que instiga o crescimento no produto de cosméticos e sua relação com a vaidade, bem-estar e autoestima. A vaidade também está por trás de autoestima corporal (Avelar e Veiga, 2011), que reflete a positividade do autoconceito de uma pessoa (Solomon, 2016). Strehlau descobriu que quanto maior o grau de vaidade da mulher maior a autoestima com o corpo (Strehlau et al, 2010).

Um estudo apresentado pela Strehlau, Claro e Neto, com base em uma pesquisa feita com 3.200 mulheres de países diferentes, mostra que no Brasil, apenas 1% das mulheres se descrevem como bonita e 6% como bela. E 39% das mulheres

(19)

18

brasileiras não estão satisfeitas com sua aparência física. Neste mesmo estudo quase metade (48%) das mulheres analisadas concordaram plenamente com a frase:

“quando me sinto menos bonita, me sinto pior em relação a mim mesma” (Strehlau et al, 2011).

Trabalho realizado pelos alunos do Centro Universitário UNIFACIG em 2016, mostra que os produtos mais consumidos pelas mulheres são maquiagens com 57,8%

das respostas e para 78% das mulheres questionadas, os produtos de beleza se tornaram indispensáveis, sendo que o principal fator motivador para o consumo é a vaidade (56.8% das mulheres). Ou seja, o consumo de produtos cosméticos está em sua maior parte ligado ao cuidado próprio (Godoy et al, 2016).

Segundo Ataíde e Braga, mulheres do estado do Maranhão mostram que ao serem questionadas com relação ao consumo de produtos cosméticos, a maioria das mulheres está buscando cada vez mais formosura e satisfação no bem-estar físico, mental e social (Ataíde et al, 2018).

As mudanças de comportamentos sociais e conceitos têm levado a sociedade a desejar por um envelhecimento saudável, o que reflete na busca de cosméticos que ofereçam resultado e praticidade, além de bem-estar (Brandão, 2011). Assim, os cosméticos não são mais produtos destinados apenas à beleza.

Uma maneira de avaliar a aceitação dos consumidores é por meio das percepções sensórias, sendo que para a área da cosmetologia os sentidos mais utilizados são o tato e o olfato.

4.3 FORMULAÇÃO E OS SENTIDOS 4.3.1 Tato

O tato é um importante sentido na fisiologia e tem uma função vital para o organismo, pois também é o sentido da dor, temperatura, e reconhecimento proprioceptivo das diferentes partes do corpo (E-Disciplinas USP, 2012). Porém, além da sua função fisiológica, o toque também promove, por meio de nervos da pele, uma conexão com a emoção e o bem-estar.

(20)

19

O sistema sensorial somático é constituído de mecanorreceptores presentes na pele, conforme a figura 2. No centro destes receptores existem axônios não mielinizados que apresentam canais iônicos mecanossensíveis.

Figura 2 - Mecanorreceptores do sistema sensorial

Fonte: Página da E-Disciplinas USP. Disponível em:

<https://edisciplinas.usp.br/mod/book/view.php?id=2434136&chapterid=19931> Acesso em: 15/01/2021

Na pele existem 4 tipos de mecanorreceptores: disco de Merkel, a terminação de Ruffini, o corpúsculo de Meissner e o corpúsculo de Pacini. Esses quatro receptores, apresentam diferentes velocidades de adaptação e diferentes tamanhos do campo receptivo para que a estimulação destes receptores seja traduzida da forma de sensações táteis diferentes (E-Disciplinas USP, 2012).

Na pele, o corpúsculo de Meissner e o disco de Merkel tem pequenos campos receptivos e o corpúsculo de Pacini e terminação de Ruffini tem campos maiores. Os corpúsculos de Meissner e Pacini são receptores de adaptação rápida, sendo que o Meissner é mais sensível a vibrações de baixa frequência (20-40 Hz), e o Pacini responde melhor a vibrações de alta frequência (150-300 Hz). Já o disco de Merkel e terminação de Ruffini respondem continuamente à presença de estímulos, por isso, são chamados de receptores de adaptação lenta. (Nishida, 2015).

As características sensoriais de um produto é um dos principais fatores para o processo de escolha, aceitação e lealdade dos consumidores (Tayupanta e

(21)

20

Mancheno, 2018). Portanto, uma vez que a sensação de bem-estar e prazer se deve as propriedades sensoriais do produto, uma formulação harmoniosa e bem elaborada está diretamente ligada a aceitação do consumidor com um produto.

Os compostos que fazem parte da formulação de um produto podem favorecer ou diminuir essa sensação de bem-estar. A inteligência de se usar a experiência e entender as preferências dos consumidores, somado a uma correta formulação, pode resultar em desenvolvimento de cosméticos que se adequem muito bem aos consumidores tanto em percepção de cheiro quanto de textura e estabelecer esses produtos no mercado (Huber, 2017)

Alguns compostos apresentam essa função mais nitidamente, como, por exemplo, os emolientes, que são o segundo composto mais presente em formulações de emulsão após a água, com 3 a 20% de presença podem ser de origem vegetal, mineral, ésteres e silicones (Schwartz, 2018). Além de apresentarem, uma grande variedade de funções dentro de uma formulação cosmética, como, por exemplo, lubrificação, formação da estrutura, solubilização, suavizar a pele e facilitar a espalhabilidade do produto. Nos produtos cosméticos, o emoliente pode melhorar a reologia da formulação, a estabilidade do produto e a sensação da pele (Schwartz, 2018).

Dentro da área cosmética existem diversas possibilidades no preparo de uma formulação. Dessa forma, criar um produto que melhor atenda as necessidades e preferências dos consumidores, juntamente com uma sensação agradável e prazerosa é possível.

4.3.2 Olfato

O olfato é o sentido responsável por perceber odores, através da transdução de moléculas químicas captadas por receptores olfativos presentes nas células receptoras olfativas do epitélio olfativo.

(22)

21

O sistema olfativo apresenta células receptoras que identificam as moléculas químicas externas e transmite um sinal até o bulbo olfatório em porções especializadas (glomérulos), os bulbos olfatórios, conforme a figura 3 e 4. Depois, as aferências olfativas chegam a estruturas encefálicas, como córtex olfativos e estruturas do lobo temporal. Porém, a percepção do odor é mediada por uma via que passa pelo tubérculo olfatório e pelo núcleo frontal do tálamo até se projetar no córtex orbifrontal (E-Disciplinas USP, 2012).

Figura 3 - Sistema olfativo

Fonte: Página da E-Disciplinas USP. Disponível em:

<https://edisciplinas.usp.br/mod/book/view.php?id=2434136&chapterid=19931> Acesso em: 15/01/2021

Figura 4 - Bulbo Olfatório

Fonte: Página da E-Disciplinas USP. Disponível em:

<https://edisciplinas.usp.br/mod/book/view.php?id=2434136&chapterid=19931> Acesso em: 15/01/2021

(23)

22

A escolha da fragrância na preparação de uma formulação que agrade os consumidores também é de extrema importância, pois, além de ser um alerta sobre substâncias ou lugares nocivos, o odor também proporciona uma forte sensação de bem-estar e prazer (E-Disciplinas USP, 2012). Portanto, o cheiro também é outra propriedade que apresenta uma grande influência na aceitação dos produtos cosméticos.

O olfato pode ser modulado pela experiência ou estado fisiológicos que alguns cheiros podem despertar emoção, o que pode levar a recordações de memórias (Kadohisa, 2013) e influenciar nas escolhas dos consumidores. O odor inalado pelo nariz através das células receptoras olfativas apresenta um caminho até o sistema límbico, incluindo a amídala e o hipocampos, que são regiões relacionadas a emoção e memória (Walsh, 2020). Portanto, o aroma pode proporcionar diversas sensações, sendo uma ótima estratégia para agradar os consumidores no momento da escolha de um bom produto.

O odor também é responsável por influenciar respostas autônomas do organismo, como aceleramento dos batimentos cardíaco e aumento da condutância da pele (Kadohisa, 2013).

As sensações captadas pelos cinco sentidos, principalmente, o tato e o olfato, geram alterações fisiológicas, que podem ser captadas por meio de equipamentos neurossensoriais, como EEG e GSR.

4.4 ELETROENCEFALOGRAMA E GSR

O EEG (eletroencefalograma) é um método antigo, tendo seu primeiro registro em 1928 por Hans Berger (Haas LF, 2003), não invasivo, de registro de dados por meio de análise de atividade elétrica do cérebro. Ele mede as mudanças na atividade neural elétrica no córtex por meio de uma série de eletrodos fixados no couro cabeludo (Ariely e Berns, 2010)

O EEG assim como qualquer outra técnica e método tem vantagens e desvantagens. Como ponto de principal escolha desse método é o preço relativamente baixo e enquanto outros métodos registram as alterações do fluxo sanguíneo ou atividade metabólica, o EEG mede a atividade elétrica do cérebro de

(24)

23

forma não invasiva. A principal limitação do EEG está em sua capacidade de identificar com precisão a localização de uma atividade cerebral especifica (Ahlert, Kenning, e Plassmann, 2007).

As frequências ou ritmos captados pelo EEG são divididos em bandas espectrais, sendo as principais utilizadas para analisar os processos afetivo ou cognitivo. Os comprimentos de onda são classificados em delta (0-4 Hz), teta (4-8 Hz), alfa (8-13 Hz) beta (13-30 Hz) e gama (acima de 30 Hz) (Sowndhararajan e Kim, 2016). Porém, alguns estudos têm apresentado que as frequências alfa, beta e gama possuem mais importância do que a delta e teta quando se trata de da relação EGG e emoções humanas (Sowndhararajan e Kim, 2016).

Para o posicionamento dos eletrodos existe um padrão internacional, criado por Herbert H. Jasper em 1958 (Klem, 1999), o sistema internacional 10-20, onde o 10 e o 20 significam a distância de 10% e 20% dos eletrodos adjacentes, conforme figura 5.

Figura 5 – Sistema Internacional 10-20 (EEG)

Fonte: Klem, 1999. The ten±twenty electrode system of the International Federation

Frequentemente o EEG é combinado com outros métodos, uma vez que sozinho não proporciona resultados muito claros, como, por exemplo, a técnica utilizando GSR.

Para obter informações sobre o estado emocional e atividade elétrica da pele que é fenômeno de condutância da pele é utilizado o método de resposta galvânica da pele (GSR), conforme figura 6. Reymond Dubois descobriu que a pele humana é

(25)

24

eletricamente ativa, as medidas do GSR refletem tanto a excitação quanto ao prazer (Wang e Minor, 2008) é altamente reativo a estímulos psicologicamente relevantes (Lajante e Ladhari, 2018) e está associado à excitação psicológica (Kim e Fesenmaier, 2015).

O GSR é a mudança das propriedades elétricas da pele (Sharma, 2016), onde as mudanças nas atividades das glândulas sudoríparas são um reflexo da intensidade do estado emocional (Farnsworth, 2018). Os sinais apresentados pela técnica GSR não representa o tipo de emoção sentida, apenas a intensidade desse sentimento (Farnsworth, 2018).

A técnica é realizada por meio de um aparelho composto por um circuito que mede a impedância da pele através de um amplificador, cujo resultado varia por uma relação entre uma resistência pré-definida e a resistência captada através de dois eletrodos colocados nos dedos das mãos (figura 6). Deve ser aplicada uma corrente elétrica de forma direta ou alternada, fraca e constante, uma vez que ao manter a voltagem constante, a atividade eletrodermal é registrada diretamente em unidades de condutância da pele, possibilitando analisar o nível de excitação do indivíduo. Os fenômenos de condutância da pele podem ser divididos em dois tipos: tônico (nível eletrodermal) e fásico (reação ou resposta eletrodermal), sendo a atividade fásica, considerada um índice objetivo para analisar estados emocionais (Sharma, 2016).

Figura 6 - Equipamento GSR

Fonte: Adaptado Sharma, 2016. A Brief Introduction and Review on Galvanic Skin Response

(26)

25

A atividade fásica está relacionada a uma mudança rápida na resposta e de alta frequência, sendo que os picos gerados representam uma resposta de condutância da pele, e é resultado de atividade neuronal simpática (Boucsein, 2012).

Portanto, através da condutividade da pele é possível medir a ativação do sistema nervoso autônomo (Drozdova, 2014). Conforme a pessoa é estimulada psicologicamente, a quantidade de suor liberada nos pontos monitorados pelos eletrodos varia, alterando dessa forma a resistência medida.

Portanto, quanto mais excitado, maior a produção de suor pelas glândulas sudoríparas e menor será a resistência medida nos eletrodos (Silva, 2012). A atividade eletrodermal deve ser interpretada através da ajuda de um software acoplado ao equipamento. É um método relativamente barato, fácil de usar e muito popular na investigação de fenômenos psicofisiológicos humanos (Boucsein, 2012).

A melhor maneira de se alocar os eletrodos é falange medial dos dedos, onde são acoplados eletrodos normalmente de Ag/AgCl, conforme figura 7, esses tipos de eletrodos são muito utilizados por ser barato, robusto, e seguro para entrar em contato com a pele humana, além de transmitir o sinal a partir das atividades iônicas da pele (Farnsworth, 2018).

Figura 7 - Posicionamento eletrodos GSR

Fonte: Adaptado Sharma, 2016. A Brief Introduction and Review on Galvanic Skin Response

(27)

26

Tanto o método EEG quando a utilização do GSR são técnicas antigas, porém novas no uso da área da indústria cosmética. Com o avanço da tecnologia e a necessidade de novos testes para a avaliação dos consumidores, a utilização de ambas as técnicas tem sido muito favorável e útil, uma vez que apresentam uma resposta inconsciente e fisiológica do nosso organismo sobre o prazer e bem-estar gerado pelo produto testado.

A avaliação neurossensorial juntamente com as análises sensoriais tradicionais, como CATA (Check-All-That-Apply), tem tornado as análises realizadas muito mais robustas e precisas. A análise pelo método CATA consiste em uma lista de palavras ou frases a partir do qual o voluntário seleciona quais se aplicam ou respondem melhor as perguntas sobre a amostra (Marques, 2016), além de ser um procedimento rápido e flexível que permite uma descrição aproximada dos produtos.

Sendo assim, entender as necessidades dos consumidores tem se tornado uma área de extrema relevância para as indústrias.

4.5 COSMÉTICOS E SUAS RESPOSTAS NEUROSSENSORIAS

A emoção é a experiência mental que acompanham o estado do corpo (Damasio, 2000), portanto as sensações apresentadas ao corpo estão diretamente ligadas as emoções. As respostas corporais, como alteração de respiração, aceleração cardíaca, suor, dilatação da pupila são respostas controladas pela nossa consciência. Assim, o uso de equipamentos neurossensoriais são cada vez mais utilizados para avaliação das repostas dos consumidores frente a um produto.

Na Itália, os pesquisadores Simone Augusto Lombardi e Annamaria Ratti mostraram que por meio do uso do eletroencefalograma (EEG) integrado as medições por GSR é possível analisar e avaliar a intensidade das emoções dos voluntários e através disso, definir qual produto apresentou melhor sensação tátil para o consumidor. Foram selecionadas 20 mulheres destras, usuárias frequentes de batons, sem doenças pré-existentes. Onde foram testadas três fórmulas idênticas de lip balm, com mesmo aroma e aparência, com a única diferença no emoliente: o lip balm 1 continha Octyldodecyl PCA; o lip balm 2, Octyldodecanol; e o lip balm 3, Lauryl PCA (Lombardi e Ratti, 2017).

(28)

27

Para realizar a coleta dos dados, foram colocados na cabeça das voluntárias, seguindo o padrão da sociedade de EEG americana (American EEG Society), 14 eletrodos. E dois eletrodos de Ag/AgCl foram colocados na falange dos dedos indicadores e médio da mão não dominante para medir a corrente elétrica através do método GSR.

O lip balm 3 foi o que apresentou pior resultado emocional em resposta a sensação tátil do produto e o lip balm 1 foi o que apresentou melhor resposta emocional, mostrado na figura 8. Por meio desses resultados, os pesquisadores propuseram que o motivo está relacionado com a estrutura química de cada emoliente utilizado, o comprimento da cadeira alifática presente na função alcoólica do éster pode ter influência na absorção da pele levando a uma divergência nos receptores periféricos assim como nos receptores táteis e nos nociceptores.

Figura 8 - Resultados dos dados medidos por EEG e GSR

Fonte: Lombardi, 2017. Emotional effects induced by lip balms containing different emollients.

Mas, por meio deste experimento, foi possível demonstrar que o uso de diferentes emolientes na formulação gera diferentes sensações nas pessoas, sugerindo que essa alteração ativa quantitativamente e qualitativamente partes diferentes do sistema nervoso central.

Porém pelas emoções serem sensações complexas, apenas com o EEG e o GSR, não é possível definir a emoção exata. Assim, se realizado com outros

(29)

28

equipamentos como ECG e Decodificador facial (COD FACIAL) seria possível analisar de maneira mais robusta a emoção apresentada com cada amostra.

Na Coréia do Sul, um trabalho mostrou o uso do EEG para a avaliação sensorial de fragrâncias. Foram selecionadas 12 mulheres de 21 a 39 anos, que não apresentam nenhuma deficiência respiratória. Na pesquisa, foram testados 3 tipos de fragrâncias diferentes: lavanda, menta e café, onde os aromas foram diluídos em soluções com 5% de propileno glicol. As voluntárias foram paramentadas com o sistema internacional 10-20 (EEG), ficaram estáticas e com os olhos fechados durante a medição do EEG. Além disso para que o aroma fosse sentido corretamente, a fragrância inalada foi colocada na altura do queixo de cada participante, com uma distância de 2 a 3cm. Os dados foram coletados por 9 minutos, sendo 3 minutos para cada fragrância. Os resultados apresentados mostraram que as ondas cerebrais variaram conforme cada aroma era inalado. Porém só com o EEG não foi possível definir as sensações apresentadas e nem a intensidade, sendo apenas para demonstrar que há diferença nos aromas e que inconscientemente essas diferenças são detectadas (Park et al, 2019).

Sowndhararajan e Kim realizaram uma análise com diversas pesquisas relacionadas a inalação de fragrâncias e suas ações na atividade neural, onde concluíram, por meio de testes com EEG, que os diferentes aromas possuem uma influência direta e indireta nos efeitos psicológicos (Sowndhararajan e Kim, 2016).

Nos estudos com EEG, a ativação da onda alfa é o parâmetro mais importante e o de maior influência tanto positiva quanto negativa nas alterações psicológicas quando expostos as moléculas das fragrâncias. As ondas alfas são as que possuem frequência de 8-13Hz e ocorre em situações em que a pessoa está ociosa, porém ao mesmo tempo alerta. As ondas delta e teta ocorrem em frequências mais baixas, normalmente durante o período do sono. Já as ondas beta e gama ocorrem em frequências mais altas, quando a pessoa está em estão de alerta, atenção, com foco na atividade mental, conforme figura 9 (Sowndhararajan e Kim, 2016).

(30)

29

Figura 9 – Ondas cerebrais e suas funções

Fonte: Adaptado em Sowndhararajan e Kim, 2016. Influence of Fragrances on Human Psychophysiological Activity.

Os estudos analisados apresentaram que as várias fragrâncias testadas apresentaram um efeito no humor, no psicológico, além disso os aromas possuem uma capacidade direta e intrínseca de interagir e afetar nosso sistema nervoso central (Sowndhararajan e Kim, 2016).

Dentro dos estudos analisados foi identificado que as ondas alfas apresentaram uma significante mudança quando inalados aromas como eugenol (cravo, canela) e camomila, os dados mostraram uma diminuição nas atividades das ondas alfa o que está altamente relacionado com a sensação de conforto e calma (Masago et al, 2000).

As alterações das ondas alfas foram bastante percebidas nas regiões parietal e temporal do córtex. A região parietal apresenta uma importante função na integração das informações sensoriais vindas de todas as partes do corpo e na percepção de estímulos, e a região temporal está muito associada a memória, emoção (Sowndhararajan e Kim, 2016).

A inalação de óleos essenciais, como lavanda (L. angustifolia) and bergamota (Citrus bergamia), apresentaram um aumento nas ondas teta na região do córtex pré- frontal, região do córtex que regula a construção de memórias, percepção, ações complexas e processos cognitivos (Sowndhararajan e Kim, 2016). Também foi visto

(31)

30

uma diferença nas ondas com frequências baixas após a inalação dos óleos essenciais quando comparada ao grupo controle.

Uma vez que as ondas de frequência baixa (delta e teta) indicam uma atividade cerebral associada a relaxamento, sono, descanso, as alterações apresentadas no estudo feito por Lee mostram que tanto fisicamente quanto mentalmente os estados ficam mais estáveis e calmos após a inalação dos aromas (Lee, 2016).

Na França, um grupo de pesquisa analisou não só a excitação das ondas cerebrais provocadas pelo uso de cosméticos, mas também avaliaram a valência emocional. No estudo foram analisadas 15 mulheres na faixa de 18-65 anos, sem doenças pré-existentes, durante a aplicação de dois cremes com a mesma formulação, porém com diferenças na concentração do óleo utilizado, onde o creme 1 possui uma viscosidade maior que o creme 2. A valência emocional descreve se a emoção é positiva ou negativa, enquanto a excitação se refere apenas à intensidade, a força da emoção sentida. Atividade nas áreas pré-frontal direita e esquerda, conforme disposto na figura 10, pode então ser medido com EEG e analisado para detectar a emoção correspondente (Gabriel et al, 2021).

Figura 10 – Local dos eletrodos aplicados nos voluntários

Fonte: adaptado Gabriel et al, 2021. Emotional Effects Induced by the Application of a Cosmetic Product

(32)

31

As emoções podem ser divididas em quatro partes: alto positivo (prazer, felicidade), baixo positivo (calma, relaxado), baixo negativo (tristeza) e alto negativo (estresse, raiva), conforme tabela 11.

Tabela11 - Tabela de resultados durante a aplicação de 2 produtos (EEG)

Tipo de emoção Produto 1 (%) Produto 2 (5) Significância (valor de p)

Alto positivo 19.7 37.7 0.04

Baixo positivo 21.3 28.7 0.31

Alto negativo 32.6 18.5 0.07

Baixo negativo 26.5 15.2 0.07

Fonte: adaptado Gabriel et al, 2021. Emotional Effects Induced by the Application of a Cosmetic Product

Apesar de não ser possível apenas com a excitações das ondas medidas pelo EEG diferenciar a sensação dos dois cremes, com a análise da valência, foi possível detectar uma diferença nas respostas emocionais, como se a emoção está associada a excitação, felicidade, prazer. Sendo que no estudo feito, os participantes apresentaram maior felicidade durante a aplicação do creme 2 em relação ao creme 1.

Com o uso de EEG, é possível demonstrar que a fragrância apresenta uma interferência no humor e nas atividades psicológicas, o trabalho japonês mostra que ao inalar o aroma de óleo essencial da raiz de I. helenium as pessoas demonstram um aumento no estado de alerta e concentração, uma vez que os dados apresentados do EEG mostraram uma diminuição das ondas tetas, que estão relacionadas a um aumento do estado de atenção do cérebro (Sowndhararajan et al, 2016).

Os tradicionais aromas de lavanda (considerada relaxante) e alecrim (considerada estimulante) mostraram que pessoas que inalaram aroma de lavanda se sentiram mais relaxadas e tiveram um aumento nas ondas beta. Já as pessoas que foram expostas ao aroma de alecrim apresentaram um aumento na alerta e uma diminuição das ondas beta (Diego et al, 1998).

Aromas como limão e hortelã, quando comparados ao aroma de baunilha, apresentaram um efeito maior na atividade cerebral, em específico nas reduções nas ondas teta. Apesar dos três aromas terem sido analisados como uma fragrância prazerosa, o aroma de baunilha não teve um impacto em teta significante

(33)

32

estatisticamente, isso se deve possivelmente ao fato deste aroma não possuir a mesma excitação olfativa que o limão e o hortelã (Skoric et al, 2014).

O aroma de chocolate, por sua vez, apresenta uma menor atividade das ondas teta que outros estímulos, ou seja, indica que a inalação de fragrâncias com cheiro de chocolate induz uma diminuição do nível de atenção e aumentam o nível de distração (Nehlig, 2013).

Além das fragrâncias acima citadas, o óleo essencial de hortelã (Mentha arvens) mostra por meio de dados captados pelo EEG que inalar o aroma de hortelã leva a um aumento nas atividades das ondas alfa e uma redução das ondas gama (Cho et al, 2013). As ondas alfas estão relacionadas a um desempenho cognitivo positivo do cérebro (Klimesch, 1999) e as ondas gamas apresentam uma redução na tensão mental e ansiedade (Cho et al, 2013).

(34)

33 5 CONCLUSÃO

A indústria cosmética tem se fortalecido cada vez mais, e diversos estudos e pesquisas são realizadas, principalmente para a compreensão e entendimento da aceitação dos consumidores.

O uso de cosméticos não é focado apenas na questão da vaidade e da beleza, mas também da saúde mental da sociedade, e avaliar as questões psicológicas, emocionais geradas pelo dos cosméticos é um ponto importante para as indústrias.

O método neurossensorial, como o uso dos equipamentos EGG e GSR, tem se mostrado um ótimo aliado para avaliação dos estímulos gerados por cosméticos, sendo que é uma área muito ampla e que ainda pode ser muito estudada. Com o uso desses métodos, é possível avaliar as reações inconscientes das pessoas na presença de determinados componentes na formulação, o que facilita entender as necessidades dos consumidores para a criação de produtos mais atraentes.

(35)

34 REFERÊNCIAS

1) ABIHPEC. A indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.

Essencial para o Brasil, julho de 2021. Disponível em:

<https://abihpec.org.br/site2019/wp-content/uploads/2021/08/Panorama_

do_Setor_Atualizado_Julho-Atualizado.pdf>. Acesso em: 17/01/2022.

2) ABIHPEC. Anuário 2010 da ABIHPEC. Disponível em: <

https://abihpec.org.br/publicacao/anuario-abihpec-2010/>. Acesso em:

17/01/2022.

3) Aldayel, M., Ykhlef, M., & Al-Nafjan, A. Deep Learning for EEG-Based Preference Classification in Neuromarketing. Applied Sciences, vol. 10, n. 4, 2020.

4) Anute, Nilesh & Deshmukh, Anand. "Consumer Buying Behavior towards Cosmetic Products". 7, 2015.

5) Ariely, Dan & Berns, Gregory. Neuromarketing: The Hope and Hype of Neuroimaging in Business. Nature reviews. Neuroscience. 11. 284-92, 2010.

6) Ataíde, K. M. & Braga, G. M. S. Satisfação de mulheres quanto ao uso de produtos de beleza no município de Imperatriz, Maranhão. Pubsaúde, 1, a004, 2018.

7) Avelar, C. F. P. & Veiga, R. T. Beleza não põe mesa? Entendendo a vaidade feminina utilizando a autoestima e a personalidade. Anais do Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 35, 1-6, 2011.

8) Bault N and Rusconi E. The Art of Influencing Consumer Choices: A Reflection on Recent Advances in Decision Neuroscience. Front. Psychol, 2020.

(36)

35

9) Brandão, Aloísio. Cosmetologia: Beleza e Saúde. Revista Pharmacia Brasileira nº 82 - Junho/Julho/Agosto 2011, São Paulo, n. 82, p. 17- 27,

Jun./Ago 2011. Disponível em: <

https://cff.org.br/sistemas/geral/revista/pdf/132/017a027_cosmetologia.pdf>.

Acesso em: 20 jan. 2022.

10) Bogmann, I. M. Marketing de Relacionamento: estratégias de fidelização e suas implicações financeiras. São Paulo: Nobel, 2002.

11) Borba, T. J.; THIVES, F. M. Uma reflexão sobre a influência da estética na autoestima, auto-motivação, e bem estar do ser humano. 2011. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Estética e Cosmética) – Universidade Privada, Universidade do Vale do Itajaí, Santa Catarina, 2011. Disponível em:<http://siaibib01.univali.br/pdf/Tamila%20Josiane%20Borba.pdf>. Acess o em: mar. 2021.

12) Boucsein, W. Electrodermal Activity. 2ª ed, New York, NY: Plenum Press, 2012.

13) Cho, H.; Sowndhararajan, K.; Jung, J.W.; Jhoo, J.W.; Kim, S. Fragrance chemicals in the essential oil of Mentha arvensis reduce the level of mental stress. J. Life Sci. 2013, 23, 933–940.

14) CURY, A. J. A ditadura da beleza e a revolução das mulheres. Rio de Janeiro:

Sextante, 2005

15) Damasio, A. The Feeling of What Happens: Body and Emotion in the Making of Consciousness (Harcourt, 1999).

16) Damasio A. and Carvalho G. B., The Nature of feelings: evolutionary and neurobiological origins Nature Rev Neuroscience 14, 143-152 (2013).

(37)

36

17) Diego MA, Jones NA, Field T, Hernandez-Reif M, Schanberg S, Kuhn C, McAdam V, Galamaga R, Galamaga M. Int J Neurosci. 1998 Dec;96(3- 4):217-24.

18) Drozdova, N. Measuring Emotions in Marketing and Consumer Behavior: Is Face Reader an applicable tool?. Tese de Mestrado em Negócios Internacionais – Escola de Economia da Noruega, Noruega, 2014.

19) Farnsworth, B. What is GSR (galvanic skin response) and how does it work?

Imotions, 17 jul 2018. Disponível em: < https://imotions.com/blog/gsr/>

Acesso em: 21 jan. 2022.

20) Gabriel, D.; Merat, E.; Jeudy, A.; Cambos, S.; Chabin, T.; Giustiniani, J.;

Haffen, E. Emotional Effects Induced by the Application of a Cosmetic Product: A Real-Time Electrophysiological Evaluation. Appl. Sci. 2021, 11, 4766. https://doi.org/ 10.3390/app11114766

21) Godoy, L. et al. Comportamento do Consumidor no Ramo de Beleza e as Principais Influências no Processo de Compra. XIII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia – SEGeT. Rio de Janeiro, 2016.

22) H. Plassmann, P. Kenning, and D. Ahlert, “Why companies should make their customers happy: The neural correlates of customer loyalty,” in Adv.

Consumer Rese. –North Amer. Conf. Proc., 2007, vol. 34, pp. 735–39.

23) Haas LFHans Berger (1873–1941), Richard Caton (1842–1926), and electroencephalographyJournal of Neurology, Neurosurgery & Psychiatry 2003;74:9.

24) Huber, P. Sensory Measurement—Evaluation and Testing of Cosmetic Products. Cosmetic Science and Technology, 617–633, 2017.

(38)

37

25) Ial, Instituto Adolfo Lutz. Normas Analíticas do Instituto Adolfo Lutz. Métodos físico-químicos para análises de alimentos. 4ª ed. (1ª Edição digital), 2008.

26) Kadohisa, M. Effects of odor on emotion, with implications. Frontiers in Systems Neuroscience, 7, 2013. doi:10.3389/fnsys.2013.00066.

27) Kim, Jeongmi & Fesenmaier, Daniel. Measuring Emotions in Real Time:

Implications for Tourism Design, 2013.

28) Khushaba, R. N., Wise, C., Kodagoda, S., Louviere, J., Kahn, B. E., Townsend, C. Consumer neuroscience: Assessing the brain response to marketing stimuli using electroencephalogram (EEG) and eye tracking. Expert Systems with Applications, vol. 40, p. 3803-3812, 2013.

29) Klem GH, Lüders HO, Jasper HH, Elger C. The ten-twenty electrode system of the International Federation. The International Federation of Clinical Neurophysiology. Electroencephalogr Clin Neurophysiol Suppl. 1999; 52:3-6.

PMID: 10590970.

30) Klimesch, W. EEG alpha and theta oscillations reflect cognitive and memory performance: a review and analysis. 1999, Brain Res Rev 29, 169-195

31) Lajante, Mathieu & Ladhari, Riadh. The promise and perils of the peripheral psychophysiology of emotion in retailing and consumer services. Journal of Retailing and Consumer Services. 50. 10.1016/j.jretconser.2018.07.005.

32) Lee, I. Effects of inhalation of relaxing essential oils on electroencephalogram activity. Int. J. New Technol. Res. 2016, 2, 37–43.

33) Lombardi, S.A.; Ratti, A. Emotional effects induced by lip balms containing different emollients: Neuroscientific ap-proach to studying the tactual experience. Househ. Pers. Care Today 2017, 12, 42–47

(39)

38

34) Marques, Caroline & Reis, Amália & Moura, Cristiane & Bonadimann, Fátima

& Leite, Marina & Daltoé, Marina. HECK ALL THAT APLLY (CATA) COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES SOBRE GLUTAMATO MONOSSÓDICO, 2016.

35) Masago, R.; Matsuda, T.; Kikuchi, Y.; Miyazaki, Y.; Iwanaga, K.; Harada, H.;

Katsuura, T. Effects of inhalation of essential oils on EEG activity and sensory evaluation. J. Physiol. Anthropol. 2000, 19, 35–42.

36) Mosquera Tayupanta TDLA, Espadero M, Mancheno M, et al. Sensory analysis of cosmetic formulations made with essential oils of Aristeguietia glutinosa (matico) and Ocotea quixos (ishpingo). Int J Phytocos Nat Ingred.

2018;5:5. doi:10.15171/ijpni.2018.05.

37) Nehlig A. The neuroprotective effects of cocoa flavanol and its influence on cognitive performance. Br J Clin Pharmacol. 2013 Mar;75(3):716-27. doi:

10.1111/j.1365-2125.2012.04378.x. PMID: 22775434; PMCID:

PMC3575938.

38) Nishida, S. Como funciona o corpo? Sentindo o mundo através da somestesia: o tato. Museu Escola Unesp Botucatu, Botucatu, 2015.

Disponível em:

<https://museuescola.ibb.unesp.br/subtopico.php?id=2&pag=2&num=2&sub

=6> Acesso em: 20 jan. 2022.

39) Oliveira B. Gestão de marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.

40) Papp N, Vas S, Bogáthy E, Kátai Z, Kostyalik D, Bagdy G. O escitalopram agudo e crônico alteram as oscilações gama do EEG de maneira diferente:

relevância para os efeitos terapêuticos. Eur J Pharm Sci. 2018; 121: 347-355.

(40)

39

41) Park KH, Kim HJ, Oh B, Seo M, Lee E, Ha J. Evaluation of human electroencephalogram change for sensory effects of fragrance. Skin Res Technol. 2019; 00: 1–6.

42) Schwartz, Benjamin. The function of Emollients in Skin Care. (2018).

Disponível em:

<https://www.ontarioscc.org/index_htm_files/4.%20The%20Function%20of

%20Emollients%20in%20Skincare.pdf> Acesso em: 16 jan 2022.

43) Sharma, Mahima & Kacker, Sudhanshu & Sharma, Mohit. (2016). A Brief Introduction and Review on Galvanic Skin Response. International Journal of Medical Research Professionals. 2. 10.21276/ijmrp.2016.2.6.003.

44) Silva MMA, Furtado FMGP, Hochman B, Ferreira LM. Recidiva de queloides:

o estresse psicológico como fator de risco. Rev. Bras. Cir.

Plást.2012;27(3):13

45) Skoric, M.K.; Ivan Adamec, I.; Jerbi´c, A.B.; Gabeli´c, T.; Hajnšek, S.; Habek, M. Electroencephalographic response to different odors in healthy individuals:

A promising tool for objective assessment of olfactory disorders. Clin. EEG Neurosci. 2015, 46, 370–376.

46) Solomon, M. R. O Comportamento do Consumidor-: Comprando, Possuindo e Sendo. Bookman Editora, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, BR, 2016.

47) Sowndhararajan, K.; Cho, H.; Yu, B.; Song, J.; Kim, S. Effect of inhalation of essential oil from Inula helenium L. root on electroencephalographic (EEG) activity of human. Eur. J. Integr. Med. 2016.

48) Sowndhararajan, K.; Kim, S. Influence of Fragrances on Human Psychophysiological Activity: With Special Reference to Human Electroencephalographic Response. Sci. Pharm. 2016, 84, 724-751.

(41)

40

49) Strehlau V. I.; Claro, D. P; Abraão Neto, S. L. A vaidade impulsiona o consumo de cosméticos e de procedimentos estéticos cirúrgicos nas mulheres? Uma investigação exploratória. Revista de Administração, v. 50, n. 1, p. 73, 2015.

50) Vieira GS, Lavarde M, Fréville V, Rocha-Filho PA, Pensé-Lhéritier AM.

Combining sensory and texturometer parameters to characterize different type of cosmetic ingredients. Int J Cosmet Sci. 2020.

51) Walsh, C. What the nose knows. Harvard Gazette, Massachusetts, 27 feb 2020. Disponível em: < https://news.harvard.edu/gazette/story/2020/02/how- scent-emotion-and-memory-are-intertwined-and-exploited/> Acesso em: 20 jan. 2022.

52) Wang, Yong J. and Minor, Michael S., “Validity, Reliability, and Applicability of Psychophysiological Techniques in Marketing Research,” Psychology &

Marketing, 25 (2), 197–232, 2008.

53) Weiten, Wayne. Introdução à psicologia: temas e variações. 4.ed. Tradução de Zaira Batelho e outros. São Paulo: Pioneira, 2002.

Referências

Documentos relacionados

Este estudo objetivou descrever e analisar as principais barreiras enfrentadas pelas Micro e Pequenas Empresas (MPE) para participarem de licitações, na modalidade pregão

O uso de protetor bucal durante atividades es- portivas é altamente indicado para a prevenção de injúrias orais, sendo o protetor bucal tipo III o mais eficiente, pois é o que

Aim: To evaluate the performance of type 2 diabetes mellitus, high blood pressure and dyslipidemia in patients submitted to Roux-en-Y gastric bypass in late follow-up..

Programas de Pós-Graduação da área de Serviço Social, que alerta para os ataques à 113. autonomia da Universidade, conjugado aos cortes de recursos

Considerando a alta frequência do relato de uso das BE à base de cafeína e taurina e a indicação de seus fabricantes para aumento do vigor físico, torna-se necessário

de um valor sobre o outro, ou seja, a existência de uma ordem gradativa entre os valores; mas existem os valores fundamentais e os secundários, sendo que o valor fonte é o

de produção, nascido em DIADEMA - SP, aos 11/10/1999, residente em DIADEMA - SP, filho de LUIZ CARLOS SANTOS DE OLIVEIRA e de ELIETE CRUZ DOS SANTOS; e a pretendente:

Tickets: R$ 10 (full) and R$ 5 (Banco do Brasil’s clients and employees, students, senior citizens, and the disabled). Tickets: R$ 10 (full) and R$ 5 (Banco do Brasil’s clients and