• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

J J O O I I N N V V I I L L L L E E E E X X P P R R E E S S S S

EM E MP PR RE EE EN ND D I I ME M EN NT T OS O S LT L TD DA A

P P . . C C . . M M . . S S . . O O . .

P ROGRAMA DE C ONTROLE M ÉDICO DE S AÚDE O CUPACIONAL

(2)

Perfil da Empresa

Nome: JOINVILLE EXPRESS EMPREENDIMENTOS LTDA

Endereço: Rua Visconde de Taunay, n° 275 – Centro – 89.201-420.

Cidade: Joinville - SC

Fone: (47) 2105-9007 (Teresinha)

E-mail: rh.joinville@bourbon.com.br

CNPJ: 04.926.519/0001-56

Atividade Principal: Hotéis

CNAE: 55.10-8-01.

Grau de Risco: 02

Grupo de Risco: Alojamento e Alimentação.

Cipa Estruturada: Grupo C – 23 – Aplicável

- 1 Efetivo (Empregador)

- 1 Suplente (Empregador)

- 1 Efetivo (Empregados)

- 1 Suplente (Empregados)

Nº. de Funcionários: 75

(3)

Habilitação

O presente trabalho tem a responsabilidade técnica e é assinado por Gilmar M. P. de Aguiar Souza, Médica do Trabalho, com registro no CRM n° 1771 – MTb 4552 – RQE 11474.

Sua habilitação para executar tal tarefa está explícita na Constituição Federal, no Título II - dos Direitos e Garantias Fundamentais, Capítulo I - dos Direitos e Deveres Individuais e Artigo 5º - Item XIII; no Artigo 195 da CLT; na Lei nº 6.514/77 da Portaria nº 3.214/78 do MTb, em sua Norma Regulamentadora NR 15, item 15.4.1.1

___________________________________ Dra. Gilmar M. P. de Aguiar Souza Reg: CRM 1171 – MTb 4552 – RQE 11474

(4)

1. CONCEITO

O PCMSO é um programa médico de atenção à saúde do trabalhador; implementado pela empresa, visando a prevenção de danos causados à saúde por agentes agressivos presentes nos ambientes de trabalho.

O PCMSO exigido pela redação da NR-7 tem caráter preventivo objetivando o diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, inclusive de natureza sub-clínica levando em especial consideração o instrumento clínico-epidemiológico, além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores.

O PCMSO inclui a realização obrigatória dos exames médicos admissional, periódico, de retorno ao trabalho, mudança de função e demissional, devendo os referidos exames serem realizados pelo médico coordenador ou profissional médico encarregado por este, e que esteja familiarizado com os princípios de patologia ocupacional e suas causas, bem como com o ambiente, as condições de trabalho e os riscos a que está exposto cada trabalhador da empresa a ser examinado.

Considerando a Norma Regulamentadora NR nº- 7 (NR-7), instituída pela Portaria MTb / SSST nº 24 de 29/12/1994, a EMPRESA JOINVILLE EXPRESS EMPREENDIMENTOS LTDA está se adequando à mesma, apresentando o PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL - ”PCMSO” em anexo.

(5)

2. DESENVOLVIMENTO

Elaborar e desenvolver um programa de ações e controles médicos laboratoriais, visando: 1. Promoção e preservação da saúde do conjunto dos trabalhadores:

2. Controle dos riscos potenciais à saúde, inerentes a execução do trabalho, levando em consideração:

2. 1 - Dados objetivos

O PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais 2. 2 - Dados teóricos

Conhecimento científico atualizado

DAS RESPONSABILIDADES Compete ao Empregador:

1. Custear, sem ônus para o empregado, todos os procedimentos relacionados ao PCMSO; 2. No caso de empresa estar desobrigada de manter médico do trabalho, de acordo com a NR-4, deverá o empregador indicar médico do trabalho, empregado ou não da empresa, para coordenar o PCMSO;

3. Ficam desobrigados de indicar médico coordenador as empresas de grau de risco 1 e 2, segundo o Quadro I da NR-4, com até 25 (vinte e cinco) empregados e aquelas de grau de risco 3 e 4, segundo o Quadro I da NR-4, com até 10 (dez) empregados. (Item acrescentado pela Portaria SSST nº 08, de 08.05.1996).

Compete ao Médico Coordenador:

1. Realizar os exames médicos previstos no item 7.4.1, ou encarregar os mesmos a profissional médico familiarizado com os princípios da patologia ocupacional e suas causas, bem como com o ambiente, as condições de trabalho e os riscos a que está ou será exposto cada trabalhador da empresa a ser examinado;

2. Encarregar dos exames complementares previstos nos itens, quadros e anexos desta NR, profissionais e/ou entidades devidamente capacitados, equipados e qualificados.

De acordo com a NR-7, item 7.4.1 – o PCMSO deve incluir, entre outros, a realização obrigatória dos exames médicos:

A = ADMISSIONAL B = PERIÓDICO

C = RETORNO AO TRABALHO D = MUDANÇA DE FUNÇÃO

(6)

E = DEMISSIONAL

Os exames de que trata o item 7.4.1 compreendem:

A) - Avaliação clínica, abrangendo anamnese ocupacional, exame físico e mental.

B) - Exames complementares, realizados de acordo com os termos especificados na NR-7, e seus anexos.

Para os trabalhadores cujas atividades envolvem os riscos discriminados nos Quadros I e II desta NR, os exames médicos complementares deverão ser executados e interpretados com base nos critérios constantes dos referidos quadros e seus anexos. A periodicidade de avaliação dos indicadores biológicos do Quadro I deverá ser, no mínimo, semestral, podendo ser reduzida a critério do médico coordenador, ou por notificação do médico agente da inspeção do trabalho, ou mediante negociação coletiva de trabalho.

Para os trabalhadores expostos a agentes químicos não constantes dos Quadros I e II, outros indicadores biológicos poderão ser monitorizados, dependendo de estudo prévio dos aspectos de validade toxicológica, analítica e de interpretação desses indicadores.

Outros exames complementares usados normalmente em patologia clínica para avaliar o funcionamento de órgãos e sistemas orgânicos poderão ser realizados, a critério do médico coordenador ou encarregado, ou por notificação do médico agente da inspeção do trabalho, ou ainda decorrente de negociação coletiva de trabalho.

A avaliação clínica referida no item 7.4.2, alínea "a", como parte integrante dos exames médicos constantes do item 7.4.1, deverá obedecer aos prazos e à periodicidade conforme previstos nos subitens abaixo relacionados:

No exame médico admissional, deverá ser realizada antes que o trabalhador assuma suas atividades;

No exame médico periódico, de acordo com os intervalos mínimos de tempo abaixo discriminados:

a) para trabalhadores expostos a riscos ou situações de trabalho que impliquem no desencadeamento ou agravamento de doença ocupacional, ou, ainda, para aqueles que sejam portadores de doenças crônicas, os exames deverão ser repetidos:

A cada ano ou a intervalos menores, a critério do médico encarregado, ou se notificado pelo médico agente da inspeção do trabalho, ou, ainda, como resultado de negociação coletiva do trabalho;

b) para os demais trabalhadores:

Anual, quando menores de 18 anos e maiores de 45 anos de idade; A cada 2 anos, para os trabalhadores entre 18 e 45 anos de idade.

No exame médico de retorno ao trabalho, deverá ser realizada obrigatoriamente no primeiro dia de volta ao trabalho de trabalhador ausente por período igual ou superior a 30 dias por motivo de doença ou acidente de natureza ocupacional ou não, ou parto.

(7)

No exame médico de mudança de função, será obrigatoriamente realizada antes da data de mudança;

Para fins desta NR, entende-se por mudança de função toda e qualquer alteração de atividade, posto de trabalho ou de setor que implique na exposição do trabalhador arisco diferente daquele a que estava exposto antes da mudança.

No exame demissional será obrigatoriamente realizado até a data da homologação, desde que o último exame médico ocupacional tenha sido realizado há mais de:

a) 135 dias para as empresas de grau de risco 1 e 2, segundo o Quadro I da NR 4; b) 90 dias para empresas de grau de risco 3 e 4, segundo o Quadro I da NR 4.

As empresas enquadradas no grau de risco 1 ou 2, segundo o Quadro I da NR-4, poderão ampliar o prazo de dispensa da realização do exame demissional em até mais 135 (cento e trinta e cinco) dias, em decorrência de negociação coletiva, assistida por profissional indicado de comum acordo entre as partes ou por profissional do órgão regional competente em segurança e saúde no trabalho. (Redação dada ao item pela Portaria SSST nº 08, de 08.05.1996)

As empresas enquadradas no grau de risco 3 ou 4, segundo o Quadro I da NR-4, poderão ampliar o prazo de dispensa da realização do exame demissional em até mais 90 (noventa) dias, em decorrência de negociação coletiva, assistida por profissional indicado de comum acordo entre as partes ou por profissional do órgão regional competente em segurança e saúde no trabalho. (Redação dada ao item pela Portaria SSST nº 08, de 08.05.1996).

Para cada exame médico realizado, previsto no item 7.4.1, o médico emitirá o Atestado de Saúde Ocupacional - ASO, em duas vias.

A primeira via do ASO ficará arquivada no local de trabalho do trabalhador, inclusive frente de trabalho ou canteiro de obras, à disposição da fiscalização do trabalho.

A segunda via do ASO será obrigatoriamente entregue ao trabalhador, mediante recibo na primeira via.

Os dados obtidos nos exames médicos, incluindo avaliação clínica e exames complementares, as conclusões e as medidas aplicadas deverão ser registrados em prontuário clínico individual, que ficará sob a responsabilidade do médico coordenador do PCMSO.

O PCMSO deverá obedecer a um planejamento em que estejam previstas as ações de saúde a serem executadas durante o ano, devendo estas ser objeto de relatório anual.

O relatório anual deverá discriminar, por setores da empresa, o número e a natureza dos exames médicos, incluindo avaliações clínicas e exames complementares, estatísticas de resultados considerados anormais, assim como o planejamento para o próximo ano, tomando como base o modelo proposto no Quadro III desta NR.

O relatório anual do PCMSO poderá ser armazenado na forma de arquivo informatizado, desde que este seja mantido de modo a proporcionar o imediato acesso por parte do agente da inspeção do trabalho.

(8)

3. DETALHAMENTO DO PCMSO

A empresa está assim distribuída:

SETOR: ADMINISTRATIVO

Cargo Exposição a agentes e riscos Exames Médicos / Complementares

Gerente Geral Ausência de riscos específicos Exame Médico Ocupacional

Supervisor Administrativo Financeiro

Ausência de riscos específicos Exame Médico Ocupacional Assistente Administrativo

Sênior Ausência de riscos específicos Exame Médico Ocupacional

Analista de Recursos

Humanos Sênior Ausência de riscos específicos Exame Médico Ocupacional

Estagiário de Recursos Humanos

Ausência de riscos específicos Exame Médico Ocupacional

Jovem Aprendiz Ausência de riscos específicos Exame Médico Ocupacional

Caixa Setorial Ausência de riscos específicos Exame Médico Ocupacional

Porteiro de Serviço Ausência de riscos específicos Exame Médico Ocupacional

Legenda das Periodicidades:

Periodicidade exames médico/complementares

EXAME AD PAN PBI PTR PSM SMA MF RT DE

Exame Médico Ocupacional X X X X X

AD ADMISSIONAL

PAN PERIÓDICO ANUAL

PBI PERIÓDICO BIENAL

PTR PERIÓDICO TRIENAL

PSM PERIÓDICO SEMESTRAL

SMA SEIS MESES APÓS ADMISSÃO

MF MUDANÇA DE FUNÇÃO

RT RETORNO AO TRABALHO

DE DEMISSIONAL

(9)

SETOR: VENDAS

Cargo Exposição a agentes e riscos Exames Médicos / Complementares

Gerente de Contas Líder Ausência de riscos específicos Exame Médico Ocupacional Gerente de Contas Pleno Ausência de riscos específicos Exame Médico Ocupacional Assistente de Vendas Ausência de riscos específicos Exame Médico Ocupacional Coordenador de Eventos Ausência de riscos específicos Exame Médico Ocupacional Legenda das Periodicidades:

Periodicidade exames médico/complementares

EXAME AD PAN PBI PTR PSM SMA MF RT DE

Exame Médico Ocupacional X X X X X

AD ADMISSIONAL

PAN PERIÓDICO ANUAL

PBI PERIÓDICO BIENAL

PTR PERIÓDICO TRIENAL

PSM PERIÓDICO SEMESTRAL

SMA SEIS MESES APÓS ADMISSÃO

MF MUDANÇA DE FUNÇÃO

RT RETORNO AO TRABALHO

DE DEMISSIONAL

(10)

SETOR: RECEPÇÃO

Cargo Exposição a agentes e riscos Exames Médicos / Complementares

Supervisor de Recepção Ausência de riscos específicos Exame Médico Ocupacional

Recepcionista Pleno Ausência de riscos específicos Exame Médico Ocupacional

Recepcionista Junior Ausência de riscos específicos Exame Médico Ocupacional

Jovem Aprendiz Ausência de riscos específicos Exame Médico Ocupacional

Mensageiro Ausência de riscos específicos Exame Médico Ocupacional

Legenda das Periodicidades:

Periodicidade exames médico/complementares

EXAME AD PAN PBI PTR PSM SMA MF RT DE

Exame Médico Ocupacional X X X X X

AD ADMISSIONAL

PAN PERIÓDICO ANUAL

PBI PERIÓDICO BIENAL

PTR PERIÓDICO TRIENAL

PSM PERIÓDICO SEMESTRAL

SMA SEIS MESES APÓS ADMISSÃO

MF MUDANÇA DE FUNÇÃO

RT RETORNO AO TRABALHO

DE DEMISSIONAL

(11)

SETOR: PORTARIA SOCIAL

Cargo Exposição a agentes e riscos Exames Médicos / Complementares

Agente de Guest Service Líder

F: radiação não ionizante: solar Exame Médico Ocupacional Agente de Guest Service

Junior

F: radiação não ionizante: solar Exame Médico Ocupacional Legenda das Periodicidades:

Periodicidade exames médico/complementares

EXAME AD PAN PBI PTR PSM SMA MF RT DE

Exame Médico Ocupacional X X X X X

AD ADMISSIONAL

PAN PERIÓDICO ANUAL

PBI PERIÓDICO BIENAL

PTR PERIÓDICO TRIENAL

PSM PERIÓDICO SEMESTRAL

SMA SEIS MESES APÓS ADMISSÃO

MF MUDANÇA DE FUNÇÃO

RT RETORNO AO TRABALHO

DE DEMISSIONAL

(12)

SETOR: RESERVAS

Cargo Exposição a agentes e riscos Exames Médicos / Complementares

Agente de Reservas Pleno Ausência de riscos específicos Exame Médico Ocupacional Legenda das Periodicidades:

Periodicidade exames médico/complementares

EXAME AD PAN PBI PTR PSM SMA MF RT DE

Exame Médico Ocupacional X X X X X

AD ADMISSIONAL

PAN PERIÓDICO ANUAL

PBI PERIÓDICO BIENAL

PTR PERIÓDICO TRIENAL

PSM PERIÓDICO SEMESTRAL

SMA SEIS MESES APÓS ADMISSÃO

MF MUDANÇA DE FUNÇÃO

RT RETORNO AO TRABALHO

DE DEMISSIONAL

(13)

SETOR: RESTAURANTE

Cargo Exposição a agentes e riscos Exames Médicos / Complementares

Maitre Ausência de riscos específicos Exame Médico Ocupacional

Chefe de Fila Ausência de riscos específicos Exame Médico Ocupacional

Garçom Ausência de riscos específicos Exame Médico Ocupacional

VDRL PPF Micológico Direto

Cumim Ausência de riscos específicos Exame Médico Ocupacional

VDRL PPF Micológico Direto

Jovem Aprendiz Ausência de riscos específicos Exame Médico Ocupacional

VDRL PPF Micológico Direto Legenda das Periodicidades:

Periodicidade exames médico/complementares

EXAME AD PAN PBI PTR PSM SMA MF RT DE

Exame Médico Ocupacional X X X X X

VDRL X X

PPF X X

Micológico Direto X X

AD ADMISSIONAL

PAN PERIÓDICO ANUAL

PBI PERIÓDICO BIENAL

PTR PERIÓDICO TRIENAL

PSM PERIÓDICO SEMESTRAL

SMA SEIS MESES APÓS ADMISSÃO

MF MUDANÇA DE FUNÇÃO

RT RETORNO AO TRABALHO

DE DEMISSIONAL

(14)

SETOR: COZINHA

Cargo Exposição a agentes e riscos Exames Médicos / Complementares

Chefe de Partie F: frio Exame Médico Ocupacional

VDRL PPF Micológico Direto

Chefe de Cozinha F: frio Exame Médico Ocupacional

VDRL PPF Micológico Direto

1° Cozinheiro F: frio Exame Médico Ocupacional

VDRL PPF Micológico Direto

2° Cozinheiro F: frio Exame Médico Ocupacional

VDRL PPF Micológico Direto

Ajudante de Cozinha F: frio

F: umidade Q: detergente neutro

Exame Médico Ocupacional VDRL

PPF Micológico Direto

Steward F: umidade

Q: detergente

Q: desincrustante alcalino / limpa alumínio (ácido fluorídrico, ácido clorídrico, éter butílico do monoetilenoglico e hidróxido de sódio)

Exame Médico Ocupacional VDRL

PPF Micológico Direto Legenda das Periodicidades:

Periodicidade exames médico/complementares

EXAME AD PAN PBI PTR PSM SMA MF RT DE

Exame Médico Ocupacional X X X X X

VDRL X X

PPF X X

Micológico Direto X X

AD ADMISSIONAL

PAN PERIÓDICO ANUAL

PBI PERIÓDICO BIENAL

PTR PERIÓDICO TRIENAL

PSM PERIÓDICO SEMESTRAL

SMA SEIS MESES APÓS ADMISSÃO

MF MUDANÇA DE FUNÇÃO

RT RETORNO AO TRABALHO

DE DEMISSIONAL

(15)

SETOR: GOVERNANÇA

Cargo Exposição a agentes e riscos Exames Médicos / Complementares

Governanta Ausência de riscos específicos Exame Médico Ocupacional

Supervisora de Andares Ausência de riscos específicos Exame Médico Ocupacional

Arrumadeira F: umidade

Q: detergente e desinfetante B: vírus, fungos e bactérias

Exame Médico Ocupacional Hemograma Completo

Jovem Aprendiz Ausência de riscos específicos Exame Médico Ocupacional

Legenda das Periodicidades:

Periodicidade exames médico/complementares

EXAME AD PAN PBI PTR PSM SMA MF RT DE

Exame Médico Ocupacional X X X X X

Hemograma Completo X X X

AD ADMISSIONAL

PAN PERIÓDICO ANUAL

PBI PERIÓDICO BIENAL

PTR PERIÓDICO TRIENAL

PSM PERIÓDICO SEMESTRAL

SMA SEIS MESES APÓS ADMISSÃO

MF MUDANÇA DE FUNÇÃO

RT RETORNO AO TRABALHO

DE DEMISSIONAL

(16)

SETOR: LIMPEZA

Cargo Exposição a agentes e riscos Exames Médicos / Complementares

Auxiliar de Limpeza F: umidade

Q: detergentes e desinfetante Q: limpa alumínio: ácido fluorídrico / ácido

clorídrico

Q: vaselina / varsol: hidrocarbonetos alifáticos B: vírus, fungos e bactérias

Exame Médico Ocupacional Hemograma Completo

Legenda das Periodicidades:

Periodicidade exames médico/complementares

EXAME AD PAN PBI PTR PSM SMA MF RT DE

Exame Médico Ocupacional X X X X X

Hemograma Completo X X X

AD ADMISSIONAL

PAN PERIÓDICO ANUAL

PBI PERIÓDICO BIENAL

PTR PERIÓDICO TRIENAL

PSM PERIÓDICO SEMESTRAL

SMA SEIS MESES APÓS ADMISSÃO

MF MUDANÇA DE FUNÇÃO

RT RETORNO AO TRABALHO

DE DEMISSIONAL

(17)

SETOR: MANUTENÇÃO

Cargo Exposição a agentes e riscos Exames Médicos / Complementares

Supervisor de Manutenção F: ruído F: umidade

Q: tintas / massa corrida / verniz (amônia, xileno, acetonas, alcoóis e hidrocarbonetos aromáticos)

Q: óleo lubrificante spray (hidrocarbonetos) Q: adesivo PVC (acetona, mek, acetato de etila, hidrocarbonetos aromáticos)

Exame Médico Ocupacional Audiometria Hemograma Completo

Ácido Hipúrico Ácido Metil Hipúrico

Acetona Metil Etil Cetona

TGO TGP Glicemia

ECG EEG Auxiliar de Manutenção F: ruído

F: umidade

Q: tintas / massa corrida / verniz (amônia, xileno, acetonas, alcoóis e hidrocarbonetos aromáticos)

Q: óleo lubrificante spray (hidrocarbonetos) Q: adesivo PVC (acetona, mek, acetato de etila, hidrocarbonetos aromáticos)

Exame Médico Ocupacional Audiometria Hemograma Completo

Ácido Hipúrico Ácido Metil Hipúrico

Acetona Metil Etil Cetona

TGO TGP Glicemia

ECG EEG Legenda das Periodicidades:

Periodicidade exames médico/complementares

EXAME AD PAN PBI PTR PSM SMA MF RT DE

Exame Médico Ocupacional X X X X X

Audiometria X X X X X X

Hemograma Completo X X X

Ácido Hipúrico X X X

Ácido Metil Hipúrico X X X

Acetona X X X

Metil Etil Cetona X X X

TGO X X X

TGP X X X

Glicemia X X

ECG X X

EEG X X

AD ADMISSIONAL

PAN PERIÓDICO ANUAL

PBI PERIÓDICO BIENAL

PTR PERIÓDICO TRIENAL

PSM PERIÓDICO SEMESTRAL

SMA SEIS MESES APÓS ADMISSÃO

MF MUDANÇA DE FUNÇÃO

RT RETORNO AO TRABALHO

DE DEMISSIONAL

(18)

4. PRIMEIROS SOCORROS

De conformidade com o ítem 7.5.1 da NR 7 todos os estabelecimentos deverão estar equipados com material necessário a prestação de primeiros socorros, considerando a atividade da empresa. O material deverá ficar guardado em local apropriado e aos cuidados de pessoa treinada para tal fim.

INSTRUMENTOS Tesoura

Pinça Termômetro

MATERIAIS PARA CURATIVOS Luvas de látex

Algodão hidrófilo Gaze esterilizada Esparadrapo Ataduras de crepe

ANTI-SÉPTICOS Clorexidina

Água oxigenada (concentração 10 volumes) Soro fisiológico

(19)

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O presente PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL está de acordo com a redação da Norma Regulamentadora NR-7, instituída pela Portaria MTb/SSST número 24 de 29/12/94.

A critério do médico poderão ser solicitados exames complementares.

O controle clínico-epidemiológico, o monitoramento biológico e os parâmetros para exposição ocupacional ao ruído serão complementados durante a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), bem como através do Programa de Conservação Auditiva (PCA), outros riscos ambientais como AIDS, DST, Alcoolismo, Tabagismo e Primeiros Socorros de acordo com as necessidades e expectativas dos funcionários.

Por delegação do Médico do Trabalho, coordenador do presente PCMSO, os exames médicos ocupacionais desta Empresa poderão ser realizados pelos seguintes profissionais médicos, conforme determinação da NR-07:

Dra. Dieli Fernandes de Lima – CRM/S 21.166 Dra. Erika Latrônico – CRM/SC 20.717

Dra. Gabriela Sayuri Aguena – CRM/SC 20.192

Dra. Gilmar M. P. de Aguiar Souza – CRM/SC 1771 – MTb 4552 Dra. Jaqueline Beckhauser – CRM/SC 19.908

Dr. Jean Paulo Griebeler – CRM/SC 21.145 Dr. Klaus Schumacher – CRM/SC 21.143

A guarda do presente PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO (PCMSO) é de responsabilidade da EMPRESA, por vinte anos.

Joinville, 30 de agosto de 2015. Dra. Gilmar M. P. de Aguiar Souza CRM 1771 – MTb 4552

Coordenadora do PCMSO

CORAL MEDICINA E SEGURANÇA LTDA CNPJ-MF 11.250.054/0001-21

Referências

Documentos relacionados

Adm/12 Meses/Dem Rotina de urina (caracteres físicos, elementos anormais e sedimentoscopia). Adm/12 Meses/Dem RX - Coluna lombo-sacra

Rotina de urina (caracteres físicos, elementos anormais e sedimentoscopia) Adm/24 Meses/Dem Função: AUXILIAR ADMINISTRATIVO. Exames do Funcionário: Laís da

Adm/12 Meses/Dem Rotina de urina (caracteres físicos, elementos anormais e sedimentoscopia). Adm/12 Meses/Dem RX - Coluna lombo-sacra

Enquadram-se neste grupo a fatalidade dos trabalhadores que executam atividades em áreas que os exponham a algum risco ambiental identificado pelo Programa de Prevenção de

Enquadram-se neste grupo a fatalidade dos trabalhadores que executam atividades em áreas que os exponham a algum risco ambiental identificado pelo Programa de Prevenção de Riscos

Classificam-se, segundo a legislação brasileira, em agentes químicos, físicos, biológicos, ergonômicos, mecânicos (acidentes). Estes são fornecidos pelo PPRA. Enquadram-se neste

Classificam-se, segundo a legislação brasileira, em agentes químicos, físicos, biológicos, ergonômicos, mecânicos (acidentes). Estes são fornecidos pelo PPRA. 3.1

Enquadram-se neste grupo a fatalidade dos trabalhadores que executam atividades em áreas que os exponham a algum risco ambiental identificado pelo Programa de Prevenção de Riscos