• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE

RAFAELA APARECIDA PRATA

O USO DE INDICADORES NA GESTÃO DE UM CENTRO

CIRÚRGICO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

(2)

RAFAELA APARECIDA PRATA

O USO DE INDICADORES NA GESTÃO DE UM CENTRO

CIRÚRGICO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Trabalho

de

Conclusão

de

Curso

apresentado ao Colegiado do Curso de

Especialização em Gestão em Saúde da

Universidade Federal de São Paulo, como

Requisito Parcial para obtenção do Grau

de Especialista em Gestão em Saúde, sob

a Orientação da Profa. Dra. Márcia Mello

Costa De Liberal.

(3)

USO DE INDICADORES NA GESTÃO DE UM CENTRO CIRÚRGICO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

USE OF INDICATORS IN THE MANAGEMENT OF A SURGICAL CENTER: A SYSTEMATIC REVIEW

AUTORA: RAFAELA APARECIDA PRATA

Endereço para correspondência: Rua Walter Garcia n. 769, São Judas Tadeu

(4)

RESUMO

O Centro Cirúrgico (CC) pode ser considerado uma das unidades mais complexas de um hospital. Por esse motivo, ele demanda a necessidade de uso de indicadores para nortear o seu processo de gerenciamento. Este estudo teve por objetivo analisar como o uso de indicadores na gestão de um Centro Cirúrgico vem sendo descrito nas publicações científicas. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura com os seguintes descritores: indicadores de gestão, gestão em saúde e centro cirúrgico hospitalar, utilizando como fonte de pesquisa nas bases de dados: Lilacs, Embase, Scopus, Medline e Capes nos idiomas português, espanhol e inglês, nos últimos 10 anos. Foram selecionados dezoito artigos e analisados sete, nomeadamente, para esta pesquisa. Os resultados demonstraram a importância da atuação do enfermeiro gestor na avaliação do processo de trabalho, pois, o mesmo irá utilizar as informações geradas pelos indicadores nas tomadas de decisão, assim como, na busca contínua de padrões de excelência. Deste modo, ressalta-se a necessidade de novas investigações sobre a temática.

Palavras-chave: Centro Cirúrgico; Gestão em Saúde; Indicadores de Gestão.

ABSTRACT

The Surgical Center (CC) can be considered one of the most complex units of a hospital. Therefore, it demands the need to use indicators to guide your management process. This study aimed to examine how the use of indicators in the management of a surgical center has been described in scientific publications. It is a systematic literature review using the following keywords: management indicators, health management and hospital operating room, using as a source of research in databases: Lilacs, Embase, Scopus, Medline, Capes in Portuguese, Spanish languages and English for the past 10 years. Eighteen articles were selected and analyzed seven particular for this search. The results demonstrated the importance of the role of nurse manager in the evaluation of the work process, because it will use the data generated by the indicators in decision-making, as well as in the continuous pursuit of excellence standards. Thus, we emphasize the need for further research on the topic.

(5)

INTRODUÇÃO

O centro cirúrgico (CC) constitui uma das unidades mais complexas do ambiente hospitalar devido ao uso de equipamentos e das tecnologias disponíveis, bem como da variação intrínseca nos seus principais processos (SANTOS; RENNO; 2013).

De acordo com Possari (2011), o mesmo é constituído de um conjunto de áreas e instalações que permite efetuar a cirurgia nas melhores condições de segurança para o paciente e de conforto para a equipe que lhe proporciona a assistência.

Por ser um local fechado, o mesmo proporciona à equipe de saúde situações estressantes, cabendo à mesma conseguir lidar com problemas relacionados aos recursos materiais, relacionamento interpessoal, além da necessidade da interação com o paciente e sua família (SOBECC, 2009).

Para o acompanhamento das atividades de um centro cirúrgico visando à sua gestão, encontra-se um conjunto de indicadores que podem servir de subsídio para avaliação da qualidade e produtividade no que se refere a este processo e aos resultados que venham atender às expectativas de todas as partes interessadas, usando os elementos da estrutura, processo e/ou resultado que permitem fazer juízo sobre a qualidade da atenção à saúde (SOUSA; AKAMINE, 2008). Para isso há a necessidade do enfermeiro gestor estar capacitado para que possa, no seu processo trabalho, conseguir administrar ou gerenciar tendo como objetivo a melhor assistência ao paciente.

(6)

desempenho de processos, produtos e da organização como um todo (NAGEH, 2006).

Os indicadores podem ser classificados em três grandes categorias, a saber: estrutura, processo e resultados. Nesse modelo, por estrutura compreendem-se as instalações físicas, os recursos financeiros, os materiais e equipamentos disponíveis. Já, o modelo de processo constitui todas as atividades voltadas aos objetivos da organização, no caso realizadas em prol do paciente (esterilização de material, preparação da sala cirúrgica, por exemplo). O indicador de resultado caracteriza pela avaliação dos processos de apoio em que se destaca, por exemplo, a taxa de infecção hospitalar dos pacientes cirúrgicos (DUARTE; FERREIRA, 2006).

A construção e monitoramento de indicadores de qualidade para avaliação da assistência de enfermagem prestada no CC pode, assim, nortear seu processo de gestão, sinalizando desvios. Sendo de grande importância para a melhoria dos processos de trabalho, reduzindo os custos operacionais e promovendo satisfação da clientela (SANTOS; RENNO; 2013).

No atual milênio, a ênfase dos gestores da área da saúde, ou no caso do enfermeiro responsável da unidade, especificamente Centro Cirúrgico, se dá em melhorar seus processos com foco na segurança do cliente e dos profissionais que atuam na organização (DEXTER et. al., 2005).

Portanto, para mensurar valores de assistência, gerência e produtividade, devemos ter em mente o treinamento da equipe, pois uma condição importante para a construção de indicadores é a obtenção de dados e informações fidedignas, resultantes da anotação sistemática das ocorrências e dos eventos relativos ao funcionamento do centro cirúrgico. Tal situação somente será obtida a partir do convencimento dos médicos, dos enfermeiros, do pessoal de enfermagem e demais colaboradores que executam bem elaborados e das anotações precisas (DUARTE; FERREIRA, 2006).

(7)

composição suficiente ou empregada, assim como, as influências e consequências geradas no setor, ou seja, “os indicadores devem servir de bússola para nortear as ações da organização no sentido do atendimento da sua meta global”.

Diante dessa problemática, surgiu o interesse e a necessidade de pesquisar junto à literatura especializada, publicada na última década, a importância do uso de indicadores de qualidade na Gestão de um Centro Cirúrgico.

Por esse motivo, o principal objetivo deste trabalho foi verificar se existem evidências que fundamentem cientificamente a importância do uso de indicadores de qualidade na gestão de um Centro Cirúrgico.

A presente pesquisa foi submetida ao CEP e aprovada com parecer n. 458.172 como pode ser encontrado no Anexo I. Ela encontra-se fundamentada em um estudo de revisão sistemática que é utilizada como ferramenta na busca pelo consenso sobre alguma temática específica e sintetiza o conhecimento de umas dadas áreas por meio de etapas metodológicas que incluem: a formulação de uma pergunta, identificação, seleção e avaliação crítica de estudos científicos contidos em bases de dados eletrônicas (DRUMONT; COUTINHO, 2004).

O problema da pesquisa baseou-se no seguinte questionamento: Como as pesquisas científicas tem abordado o uso de indicadores de qualidade na gestão de um Centro Cirúrgico?

Com o propósito de buscar alguns caminhos para responder a tais inquietações, foram realizadas buscas pelo acesso on-line nas bases de dados LILACS (Literatura Latino Americana em ciências de Saúde) e SCIELO (Scientific

Electronic Library online) do sítio da Biblioteca Virtual em Saúde e MEDLINE

(National Library of Medicine, Estados Unidos) do sítio da CAPES (coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de ensino superior), que incluíram artigos compreendidos entre 2003 a 2013, publicados em português, inglês e espanhol, com os resumos e artigos completos disponíveis nas bases dados selecionadas.

(8)

serviço, gestão em saúde, enfermagem de centro cirúrgico, centro cirúrgico hospitalar. Foram excluídos artigos de revisão e os que não correlacionavam com a temática e que repetiam nas bases de dados.

Uma vez identificados foram coletados dados referentes ao periódico (ano publicação), ao autor (formação acadêmica) e ao estudo (objetivo e resultados). Ao final do levantamento, obteve-se um total de 18 artigos, e, destes, a totalidade foi analisada e classificada para resolução do problema proposto. Assim, a amostra ficou constituída de sete artigos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Após o levantamento bibliográfico, foram encontrados 18 artigos relacionados à temática estudada. Contudo, destes, somente quatro artigos estavam publicados em duplicata e sete não correlacionavam diretamente ao tema com o estudo proposto neste artigo. Apenas sete responderam ao objetivo do estudo (Quadro 1).

De forma geral, os estudos mostram que a utilização de indicadores de qualidade como instrumentos de gestão em saúde em Centros Cirúrgicos é um conceito recente e ainda pouco estudado, principalmente, no Brasil. Além disso, as propostas de gestão por resultados são incipientes, porém promissoras.

Destaca-se que a confecção, validação e levantamento dos indicadores estão condicionados à implantação de uma rede informatizada e bem estruturada e depende, ainda, da formação e capacitação de profissionais de nível médio e superior, motivados e envolvidos na melhoria dos indicadores. Por fim a implantação maciça dos indicadores como instrumento de gestão ainda se mostra como um processo lento e gradativo em construção no país.

(9)

partir de 2006. Dentre os artigos incluídos nesta revisão, sete são de autoria de enfermeiros, sendo que apenas um artigo foi escrito por médico.

Quanto à natureza dos indicadores, foi observado nos artigos incluídos que os mesmos eram do tipo gerencial, fato este que possibilita detectar os problemas a serem sanados, bem como, os profissionais que devem ser notificados com rapidez, clareza e eficiência.

Visando às melhorias na gestão e no desenvolvimento de novos processos, foram realizados dois estudos para avaliar o desempenho da unidade em relação à produtividade. Um estudo realizado num hospital de grande porte, localizado na cidade de São Paulo, no período de janeiro a junho de 2008, para avaliar o desempenho desta unidade, na qual o objetivo foi monitorar a produtividade do Centro Cirúrgico através do mapa cirúrgico (movimento cirúrgico, atrasos, taxa de mortalidade intraoperatória), tempo de permanência na recuperação anestésica, assim como, outros dados gerenciais: banco de hora, número de colaboradores com mais de 18 meses (SOUZA, AKAMINE, 2008).

O outro estudo trata-se de um Centro Cirúrgico de um hospital privado de médio porte que teve como o mesmo objetivo, a monitoração de produtividade (NEPOTE, 2003). Os dois autores concluíram que a avaliação de desempenho das atividades do CC, por meio de indicadores de qualidade, abre caminho para revisão crítica nos principais processos, possibilitando a intervenção nos processos falhos e desenvolvimento de melhorias.

Outro indicador encontrado nos artigos incluídos foi o desempenho organizacional focado só no monitoramento de cancelamento de cirurgia, não como nos estudos acima que estão relacionados com produção.

(10)

na utilização de informações pode transformar o gerenciamento da unidade (PERROCA; JERICO; FACUNDIN, 2007).

Também, foi encontrado um relato de experiência criado por um grupo de trabalho (GT) composto por profissionais de saúde, técnicos administrativos e especialistas em informática, atuando até junho de 2004. O GT mapeou o processo de atendimento assistencial e administrativo, propôs e acompanhou a informatização do mesmo e definiu indicadores de acompanhamento e gestão do Centro Cirúrgico. O objetivo deste projeto foi solucionar os pontos de melhorias identificados no diagnóstico visando, principalmente, à busca da redução da taxa de cancelamento de cirurgia (MACHADO, 2003).

Em dois estudos, o tempo foi o indicador apontado no processo de gestão de um Centro Cirúrgico. No estudo realizado no Hospital Universitário do Estado do Paraná, o objetivo foi identificar o tempo médio de atraso para o início de cirurgias eletivas e seus motivos, (CONCHON; FONSECA; ELIAS; 2011). Já, no estudo realizado na unidade de Centro Cirúrgico de um hospital escola no interior de do Estado de São Paulo, o objetivo foi mensurar o tempo despendido para limpeza concorrente pelo Serviço de Higiene e Limpeza, em sala de operação, e o intervalo entre as cirurgias. De igual modo, buscou investigar a associação entre o tempo de limpeza e porte e especialidade da cirurgia, período de ocorrência e tamanho da sala (JERICO; PERROCA; PENHA, 2011).

Estes estudos mostraram que os principais fatores envolvidos no atraso são de governabilidade da equipe cirúrgica como um todo e importância da atuação do enfermeiro gestor na avaliação desse processo de trabalho, pois, o mesmo irá utilizar as informações geradas pelos indicadores para tomada de uma decisão e ter uma busca contínua de padrões de excelência.

(11)

ou desvio de rota. Essas iniciativas possibilitam que sejam implantadas, com mais segurança, as medidas adequadas.

Quadro 1. Estudos selecionados sobre indicadores em gestão em Centro Cirúrgico

Por fim, compete ao enfermeiro do Centro Cirúrgico implantar, analisar criticamente e monitorar todos esses indicadores, bem como, promover a interação de todos os profissionais envolvidos no procedimento anestésico-cirúrgico. Torna-se necessária a conscientização pelo esforço do enfermeiro no seu papel de gestor na qualidade. Para esse profissional é importante dar consistência à sua liderança, enriquecê-la com estratégias e planos e,

Estudo Autor (es) País Ano Título Fonte de Publicação

E1 NEPOTE, M.

H. A

Brasil 2003 Análise do desempenho das

atividades no centro cirúrgico através de indicadores quantitativos e qualitativos

Rev.Adm. Saúde

E 2 MACHADO,

S. C. E. P

Brasil 2003 Experiência: redução da taxa

de cancelamento de cirurgias através da otimização do processo assistencial

Relato de experiência- Hospital das clínicas de Porto Alegre

E 3 DUARTE, I.

G.;

FERREIRA

Brasil 2006 Uso de indicadores na gestão

de um centro cirúrgico Rev.Adm. Saúde E 4 PERROCA, M. G.; JERICÓ, M. C.; FACUNDIN, S. D.

Brasil 2007 Surgery cancelling at a

teaching hospital: implications for cost management.

Revista Lat. Am. De Enferm

E 5 SOUSA, C.

S.;

AKAMINE, J

Brasil

2008

Aplicação de indicadores para análise de desempenho do centro cirúrgico Rev.Adm. Saúde E 6 CONCHON, M. F; FONSECA, L. F.; ELIAS, A. C. G. P.

Brasil 2011 Atraso cirúrgico: o tempo

como um indicador de qualidade relevante. Produção Científica CESUMAR E 7 JERICÓ, M. C.; PERROCA, M. G; PENHA, V. C

Brasil 2011 Mensuração de indicadores de

qualidade em centro cirúrgico: tempo de limpeza e intervalo entre cirurgias

(12)

principalmente, analisar os processos que só serão eficazes de deles resultarem mudanças nas atitudes e efetivação de resultados.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Diante dos resultados encontrados, foi possível constatar que a importância dos indicadores de saúde é inquestionável. Os dados coletados podem ser transformados em informação e utilizados na busca de melhorias para assistência, gerência e produtividade, tornando-se fundamentais na área da saúde.

O presente estudo evidenciou que a avaliação de desempenho dos serviços de saúde, mediante um conjunto estruturado de indicadores, abre caminho para a revisão e melhoria nos principais processos e rotinas envolvidas na atenção a saúde, possibilitando a intervenção nos processos falhos e desenvolvimento de melhorias, buscando sempre a qualidade do processo e o retorno da produtividade para o setor.

Na realidade brasileira ainda faltam peças chaves para que os indicadores de qualidade sejam efetivamente utilizados na gestão. É fundamental identificar profissionais com perfil de gestores bem como treiná-los além de construir redes bem estruturadas de coleta e análise de informações. Quanto aos executores dos serviços de saúde, esses devem ser orientados a preencher correta e uniformemente os instrumentos de coleta de dados.

Conclui-se que o uso de indicadores em gestão é assunto de grande relevância, mas pouco estudado, especialmente na unidade Centro Cirúrgico. Esta constatação revela a real e urgente necessidade de novas investigações sobre a temática pela falta de coleta de dados.

(13)

otimizar seu tempo através da síntese de conhecimento baseado em pesquisas, guiando a prática profissional identificando, assim, necessidades futuras.

REFERÊNCIAS

CONCHON, M. F; FONSECA, L. F. ; ELIAS, A. C. G. P. Atraso cirúrgico: o

tempo como um indicador de qualidade relevante. Maringá: Anais Eletrônicos

VII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica CESUMAR – Centro Universitário de Maringá, 2011.

CREMESP. Manual de Indicadores de Enfermagem. NAGEH/Programa de Qualidade Hospitalar (CQH) – São Paulo: APM/CREMESP, 2006. 40p.

DEXTER, F. et al. Estimating the incidence of prolonged turnover times and

delays by time of day. Anesthesiology. 2005; 102:1242-8.

DRUMONT, J. P.; Silva, E.; COUTINHO, M. Medicina baseada em evidências: novo paradigma assistencial e pedagógico. 2ª ed. São Paulo: Atheneu; 2004. DUARTE, I. G.; FERREIRA, D. P. Uso de indicadores na gestão de um centro

cirúrgico. Rev. Adm. Saúde. 2006; 8(31): 63-70.

JERICÓ, M. C.; PERROCA, M. G; PENHA, V. C. Mensuração de indicadores de

qualidade em centro cirúrgico: tempo de limpeza e intervalo entre cirurgias.

Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet]. set-out 2011 [acesso em:20/12/2013];19(5): Disponível em: www.eerp.usp.br/rlae

MACHADO, S. C. E. P. Experiência: redução da taxa de cancelamento de

cirurgias através da otimização do processo assistencial. Porto Alegre: 2003.

Disponível em:<http:/ hcpa.ufrgs.br>. Acesso em 12 de janeiro de 2014.

NEPOTE, M. H. A. Análise do desempenho das atividades no centro

cirúrgico através de indicadores quantitativos e qualitativos. Rev Adm.

Saúde. 2003; 5 (21): 21-30.

PERROCA, M. G.; JERICÓ, M. C.; FACUNDIN, S. D. Surgery cancelling at a

teaching hospital: implications for cost management. Rev. Latino-Am.

Enfermagem. 2007; 15(5): 1018-24. Inglês, Português, Espanhol.

POSSARI, J. F. Centro Cirúrgico: Planejamento, Organização e Gestão. 4° Ed. São Paulo: Editora Iatria. 2009.

(14)

SANTOS, M. C.; RENNO, C. S. N. Indicadores de qualidade da assistência de

enfermagem em centro cirúrgico: revisão integrativa da literatura. Rev. Adm.

Saúde. 2013; 15(58): 27-36.

SOBECC (Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico). Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização. Práticas

recomendadas SOBECC/ Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização. 5.

ed. São Paulo: SOBECC; 2009

SOUSA, C. S.; AKAMINE, J. Aplicação de indicadores para análise de

(15)

Anexo I.

PARECER CONSUBSTANCIADO DO CEP

DADOS DO PROJETO DE PESQUISA

Título da Pesquisa: USO DE INDICADORES NA GESTÃO DE UM CENTRO CIRÚRGICO Pesquisador: RAFAELA APARECIDA PRATA

Área Temática: Versão: 1

CAAE: 23995313.9.0000.5505

Instituição Proponente: Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP/EPM Patrocinador Principal: Financiamento Próprio

DADOS DO PARECER

Número do Parecer: 458.172 Data da Relatoria: 22/11/2013

Apresentação do Projeto:

O interesse por este tema surgiu do envolvimento com planejamento, organização, coordenação, direção, avaliação e controle na prática diária de gestão e atividades assistenciais na unidade do Centro Cirúrgico da instituição, identifica-se grandes dificuldades na obtenção de subsídios para administração dos processos.

Com a importância da qualidade e segurança como base do trabalho diário na assistência de

enfermagem. A melhoria integral da qualidade constitui a redução contínua dos riscos para o cliente e com uso de indicadores permite maior segurança na tomada de decisões visando a melhoria nos processos de atendimento.

(16)

O projeto de pesquisa visa em contribuir para que os gestores decidam que caminho alcançar a melhoria contínua e manutenção destas melhorias ao longo do tempo. E mostrar a importância do uso de indicadores como ferramenta de melhoria.

Pois, os indicadores vão conseguir mostrar o valor do cuidado prestado,efeito da assistência no resultado, contribuição no cuidado ao paciente,visibilidade à profissão, relação enfermeiro-paciente,

construção daenfermagem como ciência,influência nas políticas de saúde.

Objetivo da Pesquisa:

Objetivo geral:

Aprimorar o desempenho dos processos relacionados às operações realizadas no centro cirúrgico Objetivos Específicos:

Identificar quais os principais tipos de indicadores usados no centro cirúrgico.

Identificar as responsabilidades do profissional enfermeiro quanto á aplicação do uso de indicadores.

Sugerir propostas para modelo de avaliação das atividades do centro cirúrgico de um hospital a partir de um conjunto de indicadores.

Avaliação dos Riscos e Benefícios:

NÃO SE APLICA

Comentários e Considerações sobre a Pesquisa:

Projeto de pesquisa apresentado para o Curso de Especialização em Gestão em Saúde da Universidade Federal de São Paulo, sob a orientação do Professor Dr.Enio Fernandes.

ESTUDO DE REVISÃO DE LITERATURA

O projeto tem como objetivo mostrar importância do uso de indicadores na gestão em um Centro Cirúrgico. Este estudo vai se construído através do levantamento de dados encontrados na literatura existente. Serão realizadas pesquisas bibliográficas por meio de livros, busca de artigos relacionados ao tema Indicadores nas bases de dados como: SCIELO, MEDLINE, LILACS e nas revistas.

Usando os critérios de procurar estudos publicados de 2003 a 2013, em português, inglês e espanhol, excluindo textos não relacionados ao tema e selecionados os de interesse ao tema. Os dados analisados serão de caráter qualitativo.

Considerações sobre os Termos de apresentação obrigatória:

Documentos obrigatórios apresentados (FOLHA DE ROSTO E PROJETO DE PESQUIDA)

(17)

NADA CONSTA

Conclusões ou Pendências e Lista de Inadequações:

SEM INADEQUAÇÕES - ESTUDO DE REVISÃO DE LITERATURA

Situação do Parecer:

Aprovado

Necessita Apreciação da CONEP:

Não

Considerações Finais a critério do CEP:

O CEP informa que a partir desta data de aprovação, é necessário o envio de relatórios parciais (anualmente), e o relatório final, quando do término do estudo.

SAO PAULO, 14 de Novembro de 2013

Assinador por: José Osmar Medina Pestana

Referências

Documentos relacionados

Souza et al (2002) realizaram pesquisa que pretendeu estabelecer uma análise de discurso sobre acontecimentos do cotidiano veiculados por alguns jornais, o olhar

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que conforme a

[r]

O capítulo I apresenta a política implantada pelo Choque de Gestão em Minas Gerais para a gestão do desempenho na Administração Pública estadual, descreve os tipos de

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

Esse foi um dos fatores que le- vou à extinção das Rodas de Expostos, que acabaram por desaparecer definitivamente da paisagem europeia em fins do século XIX (MARCÍLIO, 1998, p..

Janaína Oliveira, que esteve presente em Ouagadougou nas últimas três edições do FESPACO (2011, 2013, 2015) e participou de todos os fóruns de debate promovidos

Durante os nove meses de estágio trabalhei maioritariamente no projeto do novo estudo hospitalar, juntamente com a equipa do Project Management Office Hospitalar