• Nenhum resultado encontrado

CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL DE VÁRZEA. 22ª Edição 2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL DE VÁRZEA. 22ª Edição 2014"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

(2)

CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL DE VÁRZEA

CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL DE VÁRZEA

22ª Edição – 2014

22ª Edição – 2014

REGULAMENTO GERAL REGULAMENTO GERAL DA ORGANIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

Art. 1°- O Campeonato Municipal de Futebol de Várzea será dirigido e organizado pela Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME).

DAS INSCRIÇÕES

DAS INSCRIÇÕES

Art. 2° - As inscrições das equipes serão feitas em formulário próprio fornecido pela SME.

Parágrafo 1°- Cada equipe poderá inscrever no máximo 25 jogadores.

Parágrafo 2°- A Ficha de Inscrição deverá ser entregue preenchida (com letra legível e dados completos) na Gerência de Futebol da SME até as 17 horas do dia ... (data a ser definida no Congresso Técnico).

Parágrafo 3°- Após a data limite para entrega da Ficha de Inscrição NÃO poderão ser inscritos novos jogadores.

Art. 3° - Documentos válidos para o jogador assinar a súmula e ter condição de jogo:

a) Carteira de Identidade (SSP); b) Carteira de Motorista com foto;

c) Carteira dos Conselhos de Classes (com foto e número do R.G.); d) Carteira Profissional Nova com R.G. (CTPS).

e) Passaporte

Parágrafo único – Cópia autenticada de documento tem valor legal para identificação dos jogadores.

Art. 4º - A equipe que não se fizer representar no Congresso Técnico ou não entregar qualquer documento nos prazos estipulados perderá o direito de participar do Campeonato.

(3)

Art. 5º - O jogador inscrito deverá apresentar, antes do início de cada partida, um dos documentos relacionados no Art. 3° deste Regulamento, sem o qual não poderá participar da partida.

Art. 6º - Os documentos de identificação dos jogadores e dirigentes deverão permanecer com o mesário durante a partida.

Art. 7º - Qualquer tipo de fraude na documentação dos jogadores determinará a eliminação dos mesmos do Campeonato.

Parágrafo 1º- A equipe que colocar em campo jogadores não constantes na Ficha de Inscrição ou que já tenham assinado súmula por outra equipe perderá 4 (quatro) pontos na tabela de classificação.

Parágrafo 2º- Cabe às equipes diretamente interessadas fornecerem os elementos de prova.

Parágrafo 3º- Se a possível irregularidade tenha ocorrido em alguma partida da fase eliminatória, como “mata-mata”, a equipe infratora será eliminada do campeonato e a sua adversária na ocasião estará classificada para a fase seguinte.

DAS CATEGORIAS

DAS CATEGORIAS

Art. 8º - O Campeonato Municipal de 2014 será realizado nas seguintes categorias e faixas etárias:

a) Veterano - idade mínima: 40 anos (nascidos até 1974). b) Máster – idade mínima: 48 anos (nascidos até 1966). c) Livre Feminino – idade mínima: 16 anos completos.

DOS JOGOS

DOS JOGOS

Art. 9º - Os jogos do Campeonato serão realizados de acordo com a tabela elaborada pela Comissão Organizadora e nos campos de futebol indicados pela SME.

Art. 10º - Nenhuma partida do Campeonato poderá ser iniciada ou continuada com menos de 7 (sete) jogadores.

Art. 11º - Sempre que uma equipe, atuando apenas com 7 (sete) jogadores, tiver 1 (um) ou mais jogadores contundidos, poderá o árbitro conceder um prazo de até 10 (dez) minutos para seu tratamento ou recuperação.

Parágrafo 1°- Esgotado o prazo previsto neste artigo, sem que o jogador tenha sido reincorporado a sua equipe, o árbitro dará a partida por encerrada.

(4)

Parágrafo 2°- A equipe que der causa ao encerramento da partida por falta de número de jogadores ou por qualquer outro motivo, será eliminada do restante do campeonato.

Art. 12º - As equipes deverão comparecer obrigatoriamente com qualquer tempo ao campo de jogo para o seu compromisso, cabendo à Comissão Organizadora, até 2 (duas) horas antes do início, dar condições ou não para a realização de uma partida ou rodada.

Art. 13º - Quando uma partida ou rodada for adiada pela Comissão Organizadora, esta dará ciência da decisão às equipes envolvidas e aos árbitros escalados.

Parágrafo 1°- A Comissão Organizadora avisará as equipes ligando para o telefone do responsável que consta na Ficha de Inscrição.

Parágrafo 2°- Em caso de dúvida sobre a realização ou não dos jogos, as equipes deverão entrar em contado com a Comissão Organizadora.

Art. 14º - O árbitro é a única autoridade para decidir, no campo, acerca da transferência bem como da interrupção ou suspensão de uma partida. Em tais casos fará chegar à Comissão Organizadora, com a maior urgência, um relatório minucioso dos fatos.

Art. 15º - Uma partida poderá ser adiada, interrompida ou suspensa quando ocorrer um dos seguintes motivos, que impeçam a sua realização ou continuação:

a) Falta de garantias;

b) Mau estado do campo que torne a partida impraticável ou perigosa;

c) Falta de iluminação adequada;

d) Conflitos ou distúrbios graves no campo de jogo ou arredores.

Parágrafo único - Nos casos previstos nos incisos deste artigo, a partida interrompida poderá ser suspensa se não cessarem, após 30 (trinta) minutos, os motivos que deram causa à interrupção.

Art. 16º - Quando uma partida for suspensa por qualquer dos motivos previstos no artigo anterior, a súmula e o relatório serão encaminhados à Comissão Disciplinar para apreciação e, após julgamento do processo, assim se procederá:

a) Se for constatado que o fato gerador visava favorecimento próprio e/ou de terceiros interessados, a equipe causadora da suspensão poderá ser penalizada com o afastamento do Campeonato e impedida de participar em 2015 dos Campeonatos organizados, apoiados ou chancelados pela SME.

(5)

c) Se a partida estiver empatada, a equipe que tiver dado causa à suspensão será declarada perdedora pelo escore de (1x0) e sua adversária declarada vencedora.

Art. 17º - Em caso de cancelamento de uma partida ou rodada, observando-se os Art. 15º e Art. 16º, as novas datas e locais de realização das mesmas serão determinadas pela Comissão Organizadora, podendo ser realizadas durante a semana, à noite, nos campos iluminados da PMPA.

Art. 18º - As partidas depois de iniciadas e que forem suspensas antes de completarem 2/3 do tempo de jogo pelos motivos enunciados no Art. 17º, serão complementadas em outra data, desde que nenhuma das equipes tenha dado causa ao adiamento ou suspensão. Somente poderão participar da complementação da partida os jogadores que, no momento da suspensão, estavam efetivamente participando da partida. Os jogadores que, eventualmente tenham sido substituídos ou expulsos de campo, não poderão participar da complementação da partida.

Art. 19º - As partidas que forem interrompidas após os 2/3 do tempo de jogo, pelos motivos enunciados no artigo 23 (vinte e três), serão consideradas encerradas, prevalecendo o placar, desde que nenhuma das equipes tenha dado causa ao encerramento.

Art. 20º - Ao árbitro da partida caberá, através do seu relatório, informar qual das equipes deu causa à suspensão, cabendo à Comissão Organizadora declarar a equipe perdedora.

Art. 21º - Toda equipe, depois de advertida pelo árbitro e, após 5 (cinco) minutos, se recusar a continuar competindo, ainda que permaneça em campo, ficará sujeita às penalidades aplicadas pela Comissão Disciplinar Sumária e as deste Regulamento.

Art. 22º - As equipes deverão adentrar ao campo de jogo, totalmente fardadas, até 10 minutos antes da hora marcada para o início da partida. Art. 23º - A equipe que não se apresentar para jogar até 15 (quinze)

minutos após o horário marcado na tabela poderá perder a partida por W.O.

Parágrafo único – Em caso de duas partidas ou mais a tolerância será válida somente na primeira partida.

Art. 24º - O não comparecimento de uma equipe para assinar a súmula do jogo, acarretará na perda por W.O., marcando para todos os efeitos o escore de (1x0) para a adversária. A equipe que propiciar o W.O (bem como todos os jogadores relacionados na ficha de inscrição), será eliminada do atual Campeonato e dos campeonatos de 2015 organizados, apoiados ou chancelados pela SME.

(6)

Art. 25º - No caso das 2 (duas) equipes se apresentarem para jogar com fardamento da mesma cor e, se não houver acordo entre as mesmas para definir qual das equipes trocará de fardamento, o árbitro fará o sorteio para estabelecer quem deverá realizar a troca.

Parágrafo único - A equipe que perdeu o sorteio e não se apresentar para jogar até 30 (trinta) minutos após o sorteio, com fardamento de cor diferente ou jaleco, perderá os 3 (três) pontos correspondentes à partida.

Art. 26º - Os jogos transcorrerão dentro das regras oficiais de futebol de campo e o que dispuser este Regulamento.

Art.27º - As partidas terão a seguinte duração:

a) Categoria Veterano: 2 (dois) tempos de 40 (quarenta) minutos com 10 (dez) minutos de intervalo.

b) Categoria Livre Feminino: 2 (dois) tempos de 35 (trinta e cinco) minutos com 10 (dez) minutos de intervalo.

c) Categoria Máster: 2 (dois) tempos de 40 (quarenta) minutos com 10 (dez) minutos de intervalo.

VI – DAS SUBSTITUIÇÕES

Art. 28º - Poderão ser realizadas até 7 (sete) substituições nas categorias Livre Feminino e Veterano. Na Categoria Máster as substituições serão livres (ou seja, poderão ser realizadas tantas substituições quantas necessárias).

Parágrafo 1°- Na Categoria Feminino, a jogadora substituída não poderá retornar ao campo de jogo.

Parágrafo 2°- Nas Categorias Veterano e Máster o jogador substituído poderá retornar ao campo de jogo (contando como nova substituição).

VII- DOS JOGADORES

VII- DOS JOGADORES

Art. 29º - Todo jogador que possuir contrato profissional vigente com clube filiado à Federação Gaúcha de Futebol ou à C.B.F., não poderá participar do Campeonato.

Art. 30º - A infração do artigo anterior, apontada no máximo até 2 (dois) dias úteis após a partida, acarretará na perda de 4 (quatro) pontos na tabela de classificação pela equipe que praticou a irregularidade.

(7)

VIII- DA PONTUAÇÃO

VIII- DA PONTUAÇÃO

Art. 31º - A pontuação será a seguinte: a) Vitória = 03(três) pontos;

b) Empate = 01(um) ponto; c) Derrota = 00(zero) ponto.

IX - CRITÉRIOS DE DESEMPATE

IX - CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Art. 32º - Ocorrendo empate em pontos entre 2 (duas) ou mais equipes, quando couber, serão observados, pela ordem, os seguintes critérios:

1° - Confronto direto, quando o empate for entre apenas 2 (duas) equipes;

2° - Maior número de vitórias;

3° - Menor número de gols sofridos; 4° - Maior saldo de gols;

5° - Menor número de cartões vermelhos; 6° - Sorteio.

X - DAS EQUIPES

X - DAS EQUIPES

Art. 33º - As equipes deverão apresentar-se com fardamento completo (calções, meias, camisetas numeradas e chuteiras ou chuteira de futebol sete).

Parágrafo único - O árbitro ordenará a troca de qualquer material irregular. Se o jogador se recusar a trocar o equipamento irregular e não for substituído, será punido com cartão vermelho.

Art. 34º - Nos bancos de reservas, dentro da área técnica, poderão permanecer todos os jogadores inscritos na competição, fardados, 1 (um) técnico, 1 (um) dirigente, e 1 (um) massagista, os quais deverão apresentar documento de identidade assinando a súmula do jogo.

Parágrafo único – Quando as equipes apresentarem profissional médico, este poderá permanecer no banco de suplentes desde que apresente carteira do CRM.

Art. 35º - As equipes não poderão levar mochilas, sacos de fardamentos, sacolas ou bolsas para o banco de suplentes durante as partidas.

Art. 36º - O jogador que jogar por uma equipe não poderá jogar por outra equipe da mesma categoria.

Parágrafo 1º – A equipe que colocar em campo jogador que já tenha jogado por outra equipe, perderá 4 (quatro) pontos na tabela de classificação.

(8)

Parágrafo 3º - A equipe que ainda não tiver obtido pontos suficientes ficará com pontos negativos.

Art. 37° - Cada equipe, no dia dos jogos, deverá apresentar 1 (uma) bola oficial em boas condições de uso, que deverá ficar junto a mesa.

XI – DAS ARBITRAGENS

Art. 38º – Os árbitros serão indicados pela Comissão Organizadora da SME.

XII – DOS ASPECTOS DISCIPLINARES

XII – DOS ASPECTOS DISCIPLINARES

Art. 39º - A equipe que, através de seus jogadores, dirigentes ou torcedores identificados, apresentar conduta incompatível com a moral desportiva, promover ou participar de distúrbios durante o Campeonato, dentro ou fora do campo, terá sua condição de jogo ou participação sumariamente cassada.

Parágrafo único - De acordo com a gravidade dos fatos, poderá ter sua participação vetada nos campeonatos de 2015 organizados e apoiados ou chancelados pela SME.

Art.40º - A agressão física a qualquer membro da equipe de arbitragem, da equipe adversária ou da comissão organizadora praticada por jogador ou dirigente, será punida com a eliminação do(s) agressor(es) e da equipe do atual Campeonato e dos Campeonatos de 2015 organizados, apoiados ou chancelados pela SME.

Art.41º - Qualquer ameaça feita por escrito, por telefone ou pessoalmente a membros da Comissão Organizadora, da Comissão Disciplinar, da Equipe de Arbitragem ou a Dirigentes da SME terá como conseqüência a imediata suspensão do Campeonato até a apuração dos fatos e conseqüente punição dos responsáveis pelos mesmos ou da equipe.

Art. 42º - O jogador que for expulso de campo ou do banco de suplentes ficará automaticamente impedido de participar da partida subseqüente e será julgado pela Comissão Disciplinar Sumária.

Parágrafo 1° - O cumprimento da pena de suspensão automática por cartão vermelho se efetivará na partida subseqüente, independente da seqüência de jogos previstos na tabela do Campeonato.

(9)

Parágrafo 3º – O jogador ou dirigente infrator punido por jogos deverá cumpri-los somente na referida Categoria. Se a punição for disciplinar (por tempo) o mesmo ficará impedido de participar do Campeonato por qualquer Categoria, independentemente da função (jogador, massagista, treinador, dirigente).

Parágrafo 4º – A Gerência de Futebol da SME publicará a punição na lista de punidos após os julgamentos realizados pela Comissão Disciplinar Sumária.

Art. 43º – É de responsabilidade das equipes e/ou jogadores buscarem, junto à Comissão Organizadora do Campeonato, informações referentes à pauta dos julgamentos da semana e consultarem constantemente a lista de punidos no site da SME, por telefone ou pessoalmente na Gerência de Futebol.

Art. 44º - Equipes, jogadores ou dirigentes cumprindo suspensão recebida em campeonatos anteriores, organizados pela SME, Ligas e outros campeonatos apoiados e ou chancelados pela SME/PMPA, não poderão disputar o Campeonato Municipal enquanto perdurar o período de punição. Desde que, esses Campeonatos sigam as diretrizes da Gerência de Futebol da SME e o que determina este Regulamento Geral.

Parágrafo Único - A equipe que colocar em campo jogador cumprindo suspensão perderá 4 (quatro) pontos na tabela de classificação, ficando mantido o resultado da partida.

Art. 45º - A equipe que abandonar o Campeonato após o Congresso Técnico e a elaboração das tabelas poderá ser excluída em 2015, de todas as competições oficiais da SME.

Art. 46º –Quando uma Equipe for eliminada para efeito de pontuação e saldo de gols, serão computados 3 (três) pontos e 1 (um) gol para os adversários em todas as partidas jogadas e as por jogar pela equipe eliminada. As punições de jogadores, dirigentes e outras incidências disciplinares ocorridas nos jogos realizados pela equipe eliminada, serão mantidas pela Comissão Disciplinar Sumária. Os gols marcados serão computados normalmente na tabela de goleadores.

Art. 47º - As denúncias por escrito deverão ser encaminhados pelas equipes à Comissão Organizadora até o 2º dia útil após a realização da partida. Caberá ao denunciante fornecer os elementos de prova, antes da data marcada pela Comissão Disciplinar Sumária para o julgamento, acompanhada da doação de 20 (vinte) quilos de cal.

(10)

XIV - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

XIV - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 48º – Fica proibida, em todos os campos públicos, a utilização de fogos (bombas, foguetes e etc) aparelhos de som, percussão e outros instrumentos que possam gerar ruídos excessivos, sob pena de suspensão da utilização do campo de futebol.

Art. 49º - As equipes disputantes do Campeonato se obrigam a observar as disposições deste Regulamento Geral, as Resoluções baixadas pela Comissão Organizadora da SME.

Parágrafo único - As equipes com direito à premiação (campeã, vice e terceiro lugar), jogadores (goleador, goleiro menos vazado), dirigentes (presidente de Liga, diretor de Equipe, treinador, coordenador de torcida) deverão obrigatoriamente comparecer ou se fazer representar nas Cerimônias de Premiação organizadas pela Gerência de Futebol da SME. Caso contrário, além de não receberem a referida premiação poderão ser impedidos de participar nos campeonatos de 2015 organizados pela SME.

Art. 50º – Quanto às equipes disputantes dos 3º e 4º lugares da Etapa Municipal, será considerada 3º colocada a equipe que perdeu na semifinal para equipe Campeã do Campeonato.

Art. 51º - A SME considera todo jogador inscrito no presente Campeonato em perfeitas condições físicas e mentais e, não se responsabiliza por acidentes, danos pessoais ou materiais ou danos a terceiros, antes, durante e depois dos jogos.

Art. 52º – Caberá à Comissão Organizadora da SME resolver os casos omissos.

Art. 53º – A Gerência de Futebol da SME constituirá a Comissão Disciplinar Sumária no período de Outubro à Dezembro. Está comissão julgará todos os fatos que ocorrerem durante o Campeonato.

(11)

CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL DE VÁRZEA

22ª Edição 2014

CAMPOS DE FUTEBOL ENDEREÇO REGIÃO

ALIM PEDRO Av. dos Industriários, s/n Noroeste

CAMPO DA TUCA Rua B / Rua Veiga Partenon

CEGEB Rua Cel. Neves, 555 Medianeira

CEPRIMA Rua São Nicolau Noroeste

INTERCAP Rua Dr. Fernando Ortiz Schneider, 180 Partenon

JORNAL DO COMÉRCIO Rua E nº 100 - Nova Santa Rosa Norte

MARINHA DO BRASIL Av. Borges de Medeiros, 2713 Centro

MINUANO R. Bernardino Silveira Amorim Pq. dos Maias

NOVA GLEBA Nova Gleba Norte

PAMPA Rua Economista Nilo Wullf– Restinga Nova , s/n Extremo Sul

PARCÃO Av. Goethe - Moinhos de Vento Centro

PARQUE GAELZER Rua Armando Barbedo, s/nº Sul

PINHEIRINHO R. Humaitá nº 21 – V. Panorama Lomba do Pinheiro

RAMIRO SOUTO Av. Osvaldo Aranha/José Bonifácio Centro

Referências

Documentos relacionados

Assim, seguindo a indicação feita pela literatura internacional e nacional sobre a relação atribuída ao autoconceito e às dificuldades de aprendizagem, partimos de três

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

Muitos desses fungos podem ser encontrados nos grãos de café durante todo o ciclo produtivo, porém sob algumas condições especificas podem causar perda de

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

Foi membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora e viria a exercer muitos outros cargos de relevo na Universidade de Évora, nomeadamente, o de Pró-reitor (1976-

To measure the horizontal and resultant lower limbs external kinetics at backstroke starting, researchers have used one force plate, while for ventral starts one and two force

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

Determinar o perfil fitoquímico dos extratos aquosos das folhas de Physalis angulata L., silvestres e cultivadas, e avaliá-los quanto à influência do método de extração e