• Nenhum resultado encontrado

224 Comunicação Social - Relações Públicas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "224 Comunicação Social - Relações Públicas"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

NÚCLEO DE CONCURSOS

Edital n° 06/2015 – UOVR/COPAP/NC/PROGRAD / UFPR Prova Objetiva – 18/10/2015

224 – Comunicação Social - Relações Públicas

INSTRUÇÕES

1. Confira, abaixo, o seu número de inscrição, turma e nome. Assine no local indicado. 2. Aguarde autorização para abrir o caderno de prova. Antes de iniciar a resolução das

questões, confira a numeração de todas as páginas. 3. A prova é composta de 20 questões objetivas.

4. Nesta prova, as questões objetivas são de múltipla escolha, com 5 alternativas cada uma, sempre na sequência a, b, c, d, e, das quais somente uma deve ser assinalada.

5. A interpretação das questões é parte do processo de avaliação, não sendo permitidas perguntas aos aplicadores de prova.

6. Ao receber o cartão-resposta, examine-o e verifique se o nome impresso nele corresponde ao seu. Caso haja qualquer irregularidade, comunique-a imediatamente ao aplicador de prova.

7. O cartão-resposta deverá ser preenchido com caneta esferográfica preta, tendo-se o cuidado de não ultrapassar o limite do espaço para cada marcação.

8. Não serão permitidos empréstimos, consultas e comunicação entre os candidatos, tampouco o uso de livros, apontamentos e equipamentos eletrônicos ou não, inclusive relógio. O não cumprimento dessas exigências implicará a eliminação do candidato.

9. Não será permitido ao candidato manter em seu poder relógios, aparelhos eletrônicos (BIP, telefone celular, tablet, calculadora, agenda eletrônica, MP3 etc.), devendo ser desligados e colocados OBRIGATORIAMENTE no saco plástico. Caso essa exigência seja descumprida, o candidato será excluído do concurso.

10. A duração da prova é de 4 horas. Esse tempo inclui a resolução das questões e a transcrição das respostas para o cartão-resposta.

11. São vedados o porte e/ou o uso de aparelhos sonoros, fonográficos, de comunicação ou de registro,

eletrônicos ou não, tais como: agendas, relógios com calculadoras, relógios digitais, telefones celulares, tablets, microcomputadores portáteis ou similares, devendo ser desligados e colocados OBRIGATORIAMENTE no saco plástico. São vedados também o porte e /ou uso de armas, óculos ou de quaisquer acessórios de chapelaria, tais como boné, chapéu, gorro ou protetores auriculares. Caso essas exigências sejam descumpridas, o candidato será excluído do concurso.

12. Ao concluir a prova, permaneça em seu lugar e comunique ao aplicador de prova. Aguarde autorização para entregar o caderno de prova e o cartão-resposta.

13. Se desejar, anote as respostas no quadro abaixo, recorte na linha indicada e leve-o consigo.

DURAÇÃO DESTA PROVA: 4 horas

Conhecimentos

Específicos

INSCRIÇÃO TURMA NOME DO CANDIDATO

(2)
(3)

01 - Gerenciamento de crises é uma das funções do profissional de Relações Públicas. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) É temerário fazer um plano de gerenciamento de crises e deixar disponível para livre consulta de seus funcionários, pois pode trazer muitos problemas para as organizações.

( ) O plano de gerenciamento deve ser elaborado no momento em que a crise acontece para conhecer as reais circunstâncias do problema e, assim, atingir o objetivo desejado.

( ) Há um processo para o gerenciamento. O primeiro elemento chave é o plano de crise, que deve contemplar as etapas da prevenção e auditorias de vulnerabilidades.

( ) Administrar crises significa assumir controle do que está ocorrendo, antes do evento impactar a organização. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

a) V – F – V – F. b) F – V – F – V. c) V – V – V – F. ►d) F – F – V – V. e) F – F – F – V.

02 - Com relação ao conceito de público, numere a coluna da direita, que que contém os conceitos, com base na coluna da esquerda, que apresenta seus autores.

1. Hebert Blumer

2. Cândido Teobaldo Andrade

3. Gabriel Tarde

4. Alvin Tofler

( ) Define público com um conceito psicossociológico, explicando, de modo uniforme, os relacionamentos das diferentes camadas da sociedade. Foi um dos pioneiros no estudo deste tema.

( ) O público é identificado como da primeira, segunda e terceira onda. Na primeira, a comunicação era de boca em boca. Na segunda, foram inventados os meios de comunicação de massa baseadas nas tecnologias. Na terceira, surge o conceito de uma comunicação explicitamente dirigida para público igualmente selecionado.

( ) O conceito sociológico destaca que “público são pessoas que não

desempenham status papéis fixos. O público não tem o sentimento grupal ou a consciência de sua identidade”.

( ) Contribuiu para o aprofundamento do conceito de público no Brasil. Suas conceituações sobre massa, multidão e público foram importantes para o desenvolvimento do campo das Relações Públicas.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta na coluna da direita, de cima para baixo.

a) 3 – 2 – 1 – 4. b) 4 – 1 – 3 – 2. ►c) 3 – 4 – 1 – 2. d) 2 – 1 – 4 – 3. e) 2 – 4 – 1 – 3.

03 - Uma das técnicas de pesquisa para identificar um problema em uma organização é a do grupo focal. A respeito desta técnica de pesquisa, considere as seguintes afirmativas:

1. O pai do grupo focal é Robert Merton.

2. O grupo focal, na área das Relações Públicas, é utilizado no planejamento, na implementação e na avaliação de

uma organização.

3. Para identificar o problema as discussões precisam ser estruturadas.

4. Na fase da implementação do grupo focal é hora de ajustar os planos originais.

Considerando as afirmativas, assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.

b) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras. ►c) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

04 - O público ganha poder de comunicação com a proliferação das redes sociais. O fenômeno tem despertado a atenção de vários autores. Fábio França, por exemplo, fala da necessidade de observar essas transformações sociais para identificar os públicos de uma organização. Levando em consideração os dados apresentados, assinale a alternativa correta:

a) Fábio França defende o conceito de públicos em interno, externo e misto na era da convergência tecnológica.

b) Os estudos de Alvin Tofler foram fundamentais para pensar a importância de valorizar a comunicação de um para todos,

como ocorre nos meios massivos.

c) Tornou-se evidente que a existência da interdependência lógica da organização com seus públicos é uma missão impossível.

d) As redes sociais digitais mostram que a participação do público não interfere diretamente nas empresas.

(4)

05 - Na obra “Relações Públicas: teoria, contexto e relacionamentos”, os autores James Grunig, Maria Aparecida Ferrari e Fábio França observam que “os relacionamentos corporativos podem ser definidos como as relações mantidas em caráter permanente ou não pela organização com públicos selecionados para o desenvolvimento de suas operações (...)” (2011, p. 277). Considerando os dados apresentados, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Os relacionamentos corporativos permitem garantir resultados favoráveis para as empresas.

b) A primeira tarefa importante para a construção de relacionamentos é a identificação de públicos.

c) As empresas que desejam manter bons relacionamentos precisam sentir-se responsáveis por esses públicos.

d) O profissional de Relações Públicas, ao definir os objetivos de relacionamento com seus públicos, deve valorizar suas expectativas.

►e) No relacionamento corporativo, é preciso seguir as orientações de muitos estudos da área, que tratam os públicos como um grupo homogêneo de pessoas.

06 - A pesquisa em Relações Públicas garante a qualidade constante dos relacionamentos. A partir desta afirmação, considere a alternativa correta:

►a) A organização deve recorrer a pesquisas para analisar com segurança como é estabelecida a interação com cada um de seus públicos estratégicos.

b) A técnica mais utilizada em Relações Públicas é a de entrevista. Por meio desta técnica, podemos definir o planejamento de comunicação de uma organização.

c) Na hora de preparar um roteiro de pesquisa, não importa a ordem das questões, mas os objetivos de cada uma delas.

d) No grupo focal, por exemplo, o moderador pode ser parcial para demonstrar que as pessoas podem falar o que pensam.

e) Na maioria dos casos, apenas o resultado de uma pesquisa de um grupo focal é suficiente para definir as ações de comunicação.

07 - No que diz respeito ao processo, à natureza, às funções e ás técnicas de Relações Públicas, considere as seguintes afirmativas:

1. As Relações Públicas tratam da comunicação mercadológica, pois essa área é responsável pelo gerenciamento

da comunicação organizacional.

2. Os fluxos de comunicação são considerados condutores das mensagens dentro de uma organização e podem se

dar em diferentes direções.

3. A comunicação de massa é a principal forma de comunicação utilizada pelas Relações Públicas, seguida da

comunicação dirigida.

4. Pesquisa, planejamento, implantação, controle e avaliação são etapas do processo de Relações Públicas.

5. Relações Públicas, como disciplina acadêmica e atividade profissional, têm como objeto as organizações e seus

públicos, instâncias distintas, mas que se relacionam dialeticamente. Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.

b) Somente as afirmativas 2 e 5 são verdadeiras.

►c) Somente as afirmativas 2, 4 e 5 são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas 1 e 5 são verdadeiras.

e) As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.

08 - O conceito de Comunicação Integrada é uma importante perspectiva para que os profissionais de Relações Públicas desenvolvam planos de trabalho nas organizações contemporâneas. Assinale a alternativa que apresenta as áreas da comunicação organizacional que compõem a Comunicação Integrada.

a) Comunicação institucional; comunicação mercadológica; assessoria de imprensa; publicidade e propaganda.

b) Comunicação administrativa; comunicação interna; publicidade e propaganda; marketing.

c) Publicidade e propaganda; marketing; assessoria de imprensa; comunicação interna.

►d) Comunicação interna; comunicação institucional; comunicação mercadológica; comunicação administrativa.

e) Comunicação interna; comunicação administrativa; comunicação institucional; assessoria de imprensa.

09 - Considerando que o mapeamento de públicos de uma organização é uma das fases mais importantes do trabalho dos Relações Públicas, analise quais atividades competem a este profissional:

1. Auxiliar no levantamento de dados para pesquisas sobre atitudes e comportamentos dos públicos.

2. Contribuir para que a organização entenda a importância dos públicos e saiba lidar com eles.

3. Favorecer a escolha do conteúdo da mensagem, das ideias centrais a desenvolver e da abordagem a empreender.

4. Ater-se aos focos típicos da relação organização/públicos, que inclui tão somente o social e a resolução de

conflitos.

5. Adotar o critério geográfico de públicos internos e externos como o mais relevante para a escolha dos públicos

da organização.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.

b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

►c) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas 1 e 5 são verdadeiras.

(5)

10 - Assim como as constantes mudanças no âmbito tecnológico, político e organizacional, o profissional de Relações Públicas também está exposto às contínuas mudanças promovidas pelo tempo. Entretanto, a essência de seu papel pouco se transforma. É atividade de Relações Públicas, EXCETO:

a) Ter conhecimento das técnicas de comunicação social, mantendo-se atualizado quanto às inovações.

b) Saber criar diagnósticos precisos sobre a relação da organização com seus públicos.

►c) Tomar decisões quanto ao posicionamento mercadológico da organização.

d) Ter conhecimento de métodos de pesquisa e de suas formas de realização.

e) Saber criar alternativas estratégicas para a solução de problemas de sua área de atuação.

11 - Alguns autores consideram que o conceito de Comunicação Pública é um conceito em construção. Refletindo sobre essa afirmação, considere as seguintes afirmativas:

1. Faltam conceitos, parâmetros e referências para comunicação nesse contexto.

2. O conceito é polissêmico, pois muitas vezes se confunde com outros tipos de comunicação, como a

governamental, política e organizacional.

3. Pode-se entender a comunicação como uma das principais responsáveis para o desenvolvimento de uma

consciência social que tem como ponto de partida os princípios de valores e de cidadania e os profissionais de Comunicação e Relações Públicas como agentes transformadores da sociedade em uma perspectiva de igualdade social.

4. Envolve democratização, participação, diálogo, interesse público, mais poder para governos e estado e menos

para a sociedade civil. Assinale a alternativa correta.

►a) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras. e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

12 - Sobre o conceito de Cultura Organizacional, considere as seguintes afirmativas:

1. É uma força social que controla padrões de comportamento organizacional modelando as cognições e percepções

de significados e realidades que os membros têm, fornecendo energia efetiva para mobilização e identificando quem pertence e quem não pertence.

2. Reflete-se nos estilos de liderança, na linguagem, nos símbolos, nos procedimentos e rotinas e nas definições de

sucesso que tornam uma organização única.

3. Refere-se ao conjunto de artefatos, valores e pressupostos que emergem das interações dos membros

organizacionais.

4. As manifestações culturais em uma organização devem sempre ser entendidas fora do contexto no qual é

representada, percebida e interpretada. Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

►d) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

13 - Acerca das Relações Públicas, da democracia e da cidadania, considere as seguintes afirmativas:

1. Cidadania implica o conhecimento de deveres e direitos por parte do cidadão e, nesse sentido, também pressupõe

uma consistente participação da comunicação pública para que o desenvolvimento desse conhecimento possa ocorrer.

2. A manutenção da democracia, enquanto sistema de governo plural e aberto à participação de todos, pode ser

efetuada também, mas não exclusivamente, pela comunicação em seus vários níveis, com destaque para a comunicação pública.

3. A cidadania não deve ser entendida apenas como cidadania política e sem nenhuma outra acepção, já que ela está

diretamente ligada à democracia e a fatores como economia, sociedade, lazer, comunicação, eleições e direito de voto, entre outros.

4. Os direitos à comunicação e à expressão, por exemplo, podem ser entendidos como um viés da cidadania,

entretanto, de menor importância quando comparado aos outros entendimentos do termo. Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras. ►c) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras. d) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.

(6)

14 - Uma organização que tem forte e convincente identidade organizacional pode alcançar um relacionamento melhor com seus públicos estratégicos. Levando em conta os conhecimentos sobre o conceito de identidade organizacional, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Motiva os funcionários, criando um sentimento de pertença, o que gera um maior comprometimento e identificação.

( ) Inspira confiança entre grupos externos pois os fazem perceber de forma mais clara e precisa a organização. ( ) É a expressão da personalidade da organização, se expressa no comportamento e na comunicação e pode ser

mensurado como resultado percebido pelos grupos internos.

( ) O uso bem definido da identidade corporativa estabelece a base de um relacionamento contínuo com os públicos, contribuindo para assegurar o futuro da organização.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

a) V – F – V – F. b) F – V – F – V. c) V – F – V – V. ►d) V – V – F – V. e) F – V – V – F.

15 - As Relações Públicas comunitárias implicam na participação na comunidade, dentro dela, e em função dela. No que diz respeito ao conceito de Comunicação Comunitária, considere as seguintes afirmativas:

1. Uma das características mais importantes da comunicação comunitária é a opção política de colocar os meios de

comunicação a serviço dos interesses populares.

2. Os meios de comunicação de massa são os principais canais para que as ações de comunicação comunitária

alcancem seus públicos específicos e promovam a transformação social.

3. Para a comunicação popular ou comunitária, os processos comunicativos são mais que meios e mensagens, pois

se realizam como parte de uma dinâmica de organização e mobilização social.

4. Na comunicação comunitária, assim como na comunicação pública, está imbuída uma proposta de transformação

social e, ao mesmo tempo, de construção de uma sociedade mais justa. Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.

b) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

►d) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras. e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

16 - Considere as seguintes afirmativas sobre Relações Públicas:

1. Apesar de inseridas tradicionalmente em áreas da comunicação social, as Relações Públicas voltam-se para

funções administrativas/estratégicas e tratam apenas da comunicação formal. Isso decorre do fato de que essa área se ocupa do gerenciamento da comunicação organizacional.

2. Relações Públicas, como disciplina acadêmica e atividade profissional, tem como objetos as organizações e seus

públicos, instâncias distintas, mas que se relacionam dialeticamente.

3. A visão de relacionamentos de Maria Margarida Kunsch propõe que as “Relações Públicas são filosofia global,

corporativa e integrada de comunicação”. Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

►c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. d) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.

e) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

17 - A comunicação pública, em suas diferentes modalidades – relações públicas, propaganda, marketing, comunicação

institucional – tem sido orientada contemporaneamente para práticas e processos mais participativos e holísticos.

Neste sentido, perdem espaço as formas de comunicação tradicionais. São expressões que caracterizam práticas da comunicação contemporânea:

a) Informação dialógica; vertical/descendente; fragmentação.

b) Foco em processos; informação persuasiva; transmissão.

c) Customizada; mecânica; massiva.

►d) Orgânica; integração; compartilhamento.

(7)

18 - Na década de 1980, o Porto de Nova York passou por uma crise institucional após lidar inadequadamente – na opinião da imprensa – com a ocupação de suas instalações por sem-tetos. Os funcionários do porto, que antes tinham orgulho de fazer parte da organização, passaram a se sentir envergonhados de trabalhar lá. Foi preciso um grande esforço de comunicação institucional com diversos stakeholders para encontrar uma solução para o problema. Como consequência, o Porto de Nova York teve que trabalhar intensivamente a sua ____________ para reconstruir a sua _____________. Assinale a alternativa que contém os termos que, respectivamente, completam os espaços em branco do texto.

►a) Imagem organizacional – identidade organizacional. b) Identidade organizacional – reputação organizacional. c) Identidade corporativa – identidade organizacional. d) Identidade corporativa – reputação organizacional.

e) Imagem organizacional – identidade corporativa.

19 - Como podemos definir a resolução de problemas na área de Relações Públicas?

a) Corresponde a um processo de mudança em que a empresa não tem controle de seu processo e desenvolvimento.

►b) Corresponde aos aspectos imediatos que procuram tão somente a correção de certas descontinuidades.

c) Corresponde ao esforço para verificar quais serão os eventos que poderão ocorrer.

d) Corresponde à situação em que o futuro tende a ser igual ao passado, em sua estrutura básica.

e) Corresponde à consolidação das informações e atividades envolvidas no processo de planejamento.

20 - Os comitês especiais podem ser uma forma dos relações públicas conseguirem informação. Ao considerar os comitês especiais como uma forma de fazer pesquisa, assinale a alternativa correta.

a) Os comitês especiais são formados exclusivamente por membros da diretoria de uma instituição para fornecer informações

sigilosas aos relações públicas.

►b) Os comitês especiais são formadas por pessoas em cargos de decisão e líderes de opinião, que podem ajudar a identificar temas controversos em uma instituição.

c) Os comitês especiais só podem funcionar por um período muito curto, pois do contrário acabam não funcionando.

d) Os comitês especiais dispensam outros tipos de pesquisa, que são mais dispendiosas para verificar a opinião pública.

Referências

Documentos relacionados

O marketing procura conhecer o público-alvo, seu comportamento e o que deseja para, então, traçar estratégias de venda para conquistá-lo e fidelizá-lo oferecendo

Esta obra reforça em nós, profissionais e acadêmicos da área de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, o sentimento de maturação do campo em sua dimensão mais integrada

A Chefia das Assessorias de Comunicação Social não é atribuição exclusiva do profissional de Relações Públicas. Recomenda-se que seja o profissional de Relações Públicas devido

Na opinião de James Grunig (2009), o valor das relações públicas para a gestão estratégica fica ainda mais claro se também olharmos a gestão estratégica como o palco

As propostas de promoções e ações para clientes serão pensadas com o intuito de atrair o público-alvo e incentivar o consumo dos produtos oferecidos pelo hostel, assim como fazer

Sendo o intercâmbio uma etapa fundamental para os discentes que optam por fazer a mobilidade durante sua vida acadêmica, identifica-se uma necessidade de se desenvolver um plano

Mesmo que esta pesquisa esteja no plano da teoria, é possível compreender que ao utilizar a educomunicação nas organizações, os resultados confluem para um

Para falar sobre os processos que envolvem a atividade, cito as autoras Poliane Brandalize, Clarice Rosangela Gomes e Marcela Kredens (2009). Uma das principais