• Nenhum resultado encontrado

Esdras, o hábil escriba

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Esdras, o hábil escriba"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Lição 11

Sábado, 13 de Setembro de 2014.

Esdras, o hábil escriba

“Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a Lei do Senhor, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus direitos.” Esdras 7:10.

“A experiência de Esdras […] atraiu a favorável atenção do Rei Artaxerxes, com quem Esdras conversou livremente quanto ao poder do Deus do Céu e o propósito divino de fazer voltar os judeus a Jerusalém.” — The Review and Herald, 30 de Janeiro de 1908.

Estudo adicional:

Profetas e reis, pp. 607-624 (“Esdras, o sacerdote e escriba”; “Um reavivamento espiritual”).

Domingo, 7 de Setembro

Ano bíblico: Ezequiel 33-35

1 • ESDRAS E ARTAXERXES

A • Que importância tem o nome de Artaxerxes Longímano, rei da Medo-Pérsia, na história do povo de Deus? Esdras 7:8, 10-14. Em que ano o decreto de Artaxerxes foi emitido?

8 E, no mês quinto, veio ele a Jerusalém; e era o sétimo ano desse rei;

10 Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a Lei do SENHOR, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus direitos. 11 Esta é, pois, a cópia da carta que o rei Artaxerxes deu ao sacerdote Esdras, o escriba das palavras, dos mandamentos do SENHOR e dos seus estatutos sobre Israel: 12 Artaxerxes, rei dos reis, ao sacerdote Esdras, escriba da Lei do Deus do céu, paz perfeita! 13 Por mim se decreta que, no meu reino, todo aquele do povo de Israel e dos seus sacerdotes e levitas que quiser ir contigo a Jerusalém, vá. 14 Porquanto da parte do rei e dos seus sete conselheiros és mandado, para fazeres inquirição em Judá e em Jerusalém, conforme a Lei do teu Deus, que está na tua mão;

“Foi durante o seu reinado [de Artaxerxes] que Esdras e Neemias viveram e trabalharam. Ele foi quem, em 457 a.C., baixou o terceiro e final decreto para a restauração de Jerusalém.” — Profetas e reis, p. 607.

B • Que posição Esdras ocupava na corte de Artaxerxes? Como ele conseguiu ajudar o povo de Deus que ainda permanecia cativo? Esdras 7:1, 6, 10 e 21.

1 E, passadas essas coisas, no reinado de Artaxerxes, rei da Pérsia, Esdras, filho de Seraías, filho de Azarias, filho de Hilquias,

(2)

10 Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a Lei do SENHOR, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus direitos.

21 E por mim mesmo, o rei Artaxerxes, se decreta a todos os tesoureiros que estão dalém do rio que tudo quanto vos pedir o sacerdote Esdras, escriba da Lei do Deus dos céus, apressuradamente se faça.

“Durante seu longo reinado, ele [Artaxerxes] não raro mostrou favor ao povo de Deus; e em seus estimados amigos judeus merecedores de sua confiança, Esdras e Neemias, reconhecia homens indicados por Deus, despertados para uma obra especial.

A experiência de Esdras enquanto vivia entre os judeus que permaneceram em Babilónia foi tão excepcional que atraiu a favorável atenção do rei Artaxerxes, com quem ele falou livremente com respeito ao poder do Deus do Céu, e o propósito divino de fazer voltar os judeus para Jerusalém.” — Ibidem, pp. 607 e 608.

Segunda-feira, 8 de Setembro

Ano bíblico: Ezequiel 36-38

2 • A PRINCIPAL OBRA DE ESDRAS

A • Que outra obra importante Esdras realizou? Esdras 7:10.

10 Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a Lei do SENHOR, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus direitos.

“Os esforços de Esdras para reavivar o interesse no estudo das Escrituras receberam forma permanente, graças ao seu laborioso e constante esforço no sentido de preservar e multiplicar os Sagrados Escritos. Ele reuniu todos os exemplares da Lei que pôde encontrar, mandando-os transcrever e distribuir. A Palavra pura, assim multiplicada e posta nas mãos de muitos, proveu o conhecimento que era de inestimável valor.” — Profetas e reis, p. 609.

B • O que a fé em Deus, o amor pelo povo de Israel e o amigável relacionamento com o rei levaram Esdras a fazer? Esdras 7:9.

9 porque, no primeiro dia do primeiro mês, foi o princípio da sua subida de Babilónia; e, no primeiro dia do quinto mês, chegou a Jerusalém, segundo a boa mão do seu Deus sobre ele.

(3)

O decreto de Artaxerxes Longímano para a restauração e reedificação de Jerusalém, o terceiro desde o término dos setenta anos do cativeiro, é notável por suas expressões referentes ao Deus do Céu, por seu reconhecimento às realizações de Esdras e a liberalidade das concessões feitas ao remanescente povo de Deus.” — Ibidem, pp. 609 e 610.

C • Resuma o decreto do Rei Artaxerxes. Esdras 7:12-21.

12 Artaxerxes, rei dos reis, ao sacerdote Esdras, escriba da Lei do Deus do céu, paz perfeita! 13 Por mim se decreta que, no meu reino, todo aquele do povo de Israel e dos seus sacerdotes e levitas que quiser ir contigo a Jerusalém, vá. 14 Porquanto da parte do rei e dos seus sete conselheiros és mandado, para fazeres inquirição em Judá e em Jerusalém, conforme a Lei do teu Deus, que está na tua mão; 15 e para levares a prata e o ouro que o rei e os seus conselheiros voluntariamente deram ao Deus de Israel, cuja habitação está em Jerusalém; 16 e toda a prata e o ouro que achares em toda a província de Babilónia, com as ofertas voluntárias do povo e dos sacerdotes, que voluntariamente oferecerem, para a Casa de seu Deus, que está em Jerusalém. 17 Portanto, comprarás com este dinheiro novilhos, carneiros, cordeiros, com as suas ofertas de manjares e as suas libações e oferece-as sobre o altar da Casa do vosso Deus, que está em Jerusalém. 18 Também o que a ti e a teus irmãos bem parecer fazerdes do resto da prata e do ouro, o fareis conforme a vontade do vosso Deus. 19 E os utensílios que te foram dados para o serviço da Casa de teu Deus, restitui-os perante o Deus de Jerusalém. 20 E o resto do que for necessário para a Casa de teu Deus, que te convenha dar, o darás da casa dos tesouros do rei. 21 E por mim mesmo, o rei Artaxerxes, se decreta a todos os tesoureiros que estão dalém do rio que tudo quanto vos pedir o sacerdote Esdras, escriba da Lei do Deus dos céus, apressuradamente se faça.

Terça-feira, 9 de Setembro

Ano bíblico: Ezequiel 39-41

3 • LIÇÕES PARA GUARDAR E PROTEGER

A • Que precaução foi tomada na transferência do tesouro sagrado (ouro e prata) de Babilónia para Jerusalém? Esdras 8:24-29.

24 Então, separei doze dos maiorais dos sacerdotes: Serebias, Hasabias e com eles dez dos seus irmãos. 25 E pesei-lhes a prata, e o ouro, e os utensílios, que eram a oferta para a Casa de nosso Deus, a qual ofereceram o rei, e os seus conselheiros, e os seus príncipes, e todo o Israel que ali se achou. 26 E pesei em suas mãos seiscentos e cinquenta talentos de prata, e em objectos de prata cem talentos, e cem talentos de ouro. 27 E vinte taças de ouro de mil daricos e dois vasos de bom metal lustroso, tão desejável como ouro. 28 E disse-lhes: Consagrados sois do SENHOR, e sagrados são estes vasos, como também esta prata e este ouro, oferta voluntária, oferecida ao SENHOR, Deus de vossos pais. 29 Vigiai, pois, e guardai-os até que os peseis na presença dos maiorais dos sacerdotes, e dos levitas, e dos príncipes dos pais de Israel, em Jerusalém, nas câmaras da Casa do SENHOR.

(4)

pesou-lhes ‘a prata, e o ouro, e os vasos, que era a oferta para a casa do nosso Deus, a qual ofereceram o rei e os seus conselheiros, e os seus príncipes’ (Esdras 8:24 e 25). Esses homens receberam o solene encargo de agir como vigilantes mordomos do tesouro confiado aos seus cuidados. [...]

Na indicação de fiéis oficiais para funcionar como tesoureiros dos bens do Senhor, Esdras reconheceu a necessidade e o valor de ordem e organização em relação com a obra de Deus.” — Profetas e reis, pp. 616 e 617.

B • Que lição todos nós – e especialmente os líderes e oficiais da igreja – devemos aprender do cuidado e da prudência usados na transferência do tesouro do Senhor?

“O cuidado exercido por Esdras nas providências para o transporte e a segurança do tesouro do Senhor ensina uma lição digna de meditado estudo. Unicamente aqueles cuja lealdade tinha sido provada foram escolhidos; e foram claramente instruídos com respeito à responsabilidade que sobre eles repousava.” — Ibidem, p. 617.

“Anjos de Deus preservarão Seu povo enquanto ele andar no caminho do dever; não há, porém, garantia dessa protecção para os que deliberadamente se aventuram no terreno de Satanás.” — Testemunhos para a igreja, vol. 5, p. 198.

C • Quando estavam prontos para a longa e perigosa jornada, o que Esdras e seus companheiros fizeram antes de partir? Esdras 8:21 e 23.

21 Então, apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos diante da face de nosso Deus, para lhe pedirmos caminho direito para nós, e para nossos filhos, e para toda a nossa fazenda.

23 Nós, pois, jejuamos e pedimos isso ao nosso Deus, e moveu-se pelas nossas orações.

“O espírito de verdadeiro jejum e oração é o espírito que rende a Deus mente, coração e vontade.” — Conselhos sobre o regime alimentar, p. 189.

Quarta-feira, 10 de Setembro

Ano bíblico: Ezequiel 42-44

4 • ESDRAS É COERENTE COM O QUE PROFESSA

A • Por que Esdras decidiu não pedir um grupo de soldados para protegê-los no caminho de Babilónia a Jerusalém? Esdras 8:22.

22 Porque me envergonhei de pedir ao rei exército e cavaleiros para nos defenderem do inimigo no caminho, porquanto tínhamos falado ao rei, dizendo: A mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam para o bem, mas a sua força e a sua ira, sobre todos os que o deixam.

(5)

somente a Deus pertence. Não permitiriam que surgisse na mente dos amigos pagãos qualquer dúvida quanto à sinceridade de sua dependência de Deus como povo Seu.” — Profetas e reis, pp. 615 e 616.

“Mas tudo foi preservado com segurança. Seus inimigos foram impedidos de fazer-lhes mal.” — Ibidem, p. 617.

B • Que expressões de Artaxerxes, em sua carta a Esdras, mostram que o escriba tinha uma influência religiosa benéfica sobre o rei e seus conselheiros? Esdras 7:11, 15 e 21.

11 Esta é, pois, a cópia da carta que o rei Artaxerxes deu ao sacerdote Esdras, o escriba das palavras, dos mandamentos do SENHOR e dos seus estatutos sobre Israel:

15 e para levares a prata e o ouro que o rei e os seus conselheiros voluntariamente deram ao Deus de Israel, cuja habitação está em Jerusalém;

21 E por mim mesmo, o rei Artaxerxes, se decreta a todos os tesoureiros que estão dalém do rio que tudo quanto vos pedir o sacerdote Esdras, escriba da Lei do Deus dos céus, apressuradamente se faça.

C • Como Deus usou a dispersão dos judeus para levar o conhecimento da verdade à atenção dos gentios? Quando o Senhor usou um método semelhante? Atos 8:1. 1 E também Saulo consentiu na morte dele. E fez-se, naquele dia, uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judeia e da Samaria, excepto os apóstolos.

“De todas as terras, os judeus da dispersão reuniam-se em Jerusalém [...]. Ao voltarem para os lugares de sua peregrinação, podiam espalhar por todo o mundo as novas da vinda do Messias.” — O Desejado de Todas as Nações, p. 32.

“Não raro os israelitas pareceram indispostos ou incapazes de compreender os propósitos de Deus para os gentios. [...]

Cristo veio para desfazer todo muro de separação, para franquear cada compartimento das cortes do templo, a fim de que cada alma pudesse ter livre acesso a Deus.” — Profetas e reis, pp. 367 e 370.

Quinta-feira, 11 de Setembro

Ano bíblico: Ezequiel 45-48

5 • MARAVILHOSO REAVIVAMENTO E REFORMA

A • Chegando a Jerusalém, que situação espiritual Esdras encontrou entre os que haviam voltado antes? Esdras 9:1-3.

(6)

rasguei a minha veste e o meu manto, e arranquei os cabelos da minha cabeça e da minha barba, e me assentei atónito.

B • Quais foram os principais pontos da oração oferecida por Esdras quando da abertura da assembleia? Esdras 9:6-15.

6 E disse: Meu Deus! Estou confuso e envergonhado, para levantar a ti a minha face, meu Deus, porque as nossas iniquidades se multiplicaram sobre a nossa cabeça, e a nossa culpa tem crescido até aos céus. 7 Desde os dias de nossos pais até ao dia de hoje, estamos em grande culpa e, por causa das nossas iniquidades, fomos entregues, nós, os nossos reis e os nossos sacerdotes, nas mãos dos reis das terras, à espada, ao cativeiro, ao roubo e à confusão do rosto, como hoje se vê. 8 E, agora, como por um pequeno momento, se nos fez graça da parte do SENHOR, nosso Deus, para nos deixar alguns que escapem e para dar-nos uma estabilidade no seu santo lugar; para nos alumiar os olhos; ó Deus nosso, e para nos dar um pouco de vida na nossa servidão; 9 porque servos somos, porém na nossa servidão não nos desamparou o nosso Deus; antes, estendeu sobre nós beneficência perante os reis da Pérsia, para revivermos, e para levantarmos a Casa do nosso Deus, e para restaurarmos as suas assolações, e para que nos desse uma parede em Judá e em Jerusalém. 10 Agora, pois, ó nosso Deus, que diremos depois disso? Pois deixamos os teus mandamentos, 11 os quais mandaste pelo ministério de teus servos, os profetas, dizendo: A terra em que entrais para a possuir terra imunda é pelas imundícies dos seus povos, pelas abominações com que, na sua corrupção, a encheram de uma extremidade à outra. 12 Agora, pois, vossas filhas não dareis a seus filhos, e suas filhas não tomareis para vossos filhos, e nunca procurareis a sua paz e o seu bem; para que vos fortaleçais, e comais o bem da terra, e a façais possuir a vossos filhos para sempre. 13 E, depois de tudo o que nos tem sucedido por causa das nossas más obras e da nossa grande culpa, ainda assim tu, ó nosso Deus, estorvaste que fôssemos destruídos, por causa da nossa iniquidade, e ainda nos deste livramento como este, 14 tornaremos, pois, agora a violar os teus mandamentos e a aparentar-nos com os povos destas abominações? Não te indignarias tu, assim, contra nós até de todo nos consumires, até que não ficasse resto nem quem escapasse? 15 Ah! SENHOR, Deus de Israel, justo és, pois somos os restantes que escaparam, como hoje se vê. Eis que estamos diante de ti na nossa culpa, porque ninguém há que possa estar na tua presença por causa disto.

C • Naquela assembleia, o que os sacerdotes e o povo decidiram? Esdras 10:3-5, 7-12. 3 Agora, pois, façamos concerto com o nosso Deus, de que despediremos todas as mulheres e tudo o que é nascido delas, conforme o conselho do Senhor e dos que tremem no mandado do nosso Deus; e faça-se conforme a Lei. 4 Levanta-te, pois, porque te

pertence este negócio, e nós seremos contigo; esforça-te e faz assim. 5 Então, Esdras se

levantou e ajuramentou os maiorais dos sacerdotes e dos levitas e todo o Israel, de que fariam conforme esta palavra; e eles juraram.

(7)

Benjamim, em três dias, se ajuntaram em Jerusalém; era o nono mês, no dia vinte do mês; e todo o povo se assentou na praça da Casa de Deus, tremendo por este negócio e por causa das grandes chuvas. 10 Então, se levantou Esdras, o sacerdote, e disse-lhes: Vós tendes transgredido e casastes com mulheres estranhas, multiplicando o delito de Israel. 11 Agora, pois, fazei confissão ao SENHOR, Deus de vossos pais, e fazei a sua vontade; apartai-vos dos povos das terras e das mulheres estranhas. 12 E respondeu toda a congregação e disse em altas vozes: Assim seja; conforme as tuas palavras, nos convém fazer.

“Entre os que tinham voltado para Jerusalém nos primeiros anos, havia muitos que tinham permanecido leais a Deus enquanto viveram; mas um número considerável dos filhos e filhos dos filhos perdeu de vista a santidade da lei de Deus. Até mesmo alguns dos homens revestidos de responsabilidade estavam vivendo em pecado declarado. Sua conduta estava neutralizando grandemente os esforços feitos por outros para fazer progredir a causa de Deus, pois, enquanto as flagrantes violações da Lei fossem permitidas prosseguir sem condenação, as bênçãos do Céu não podiam repousar sobre o povo.” — Profetas e reis, pp. 618 e 619.

“‘Então Esdras se levantou, e ajuramentou os maiorais dos sacerdotes e dos levitas, e a todo o Israel, de que fariam conforme esta palavra’ (Esdras 10:5).

Este foi o início de uma reforma maravilhosa. Com infinita paciência e tacto, e com cuidadosa consideração pelos direitos e bem-estar de cada pessoa envolvida, Esdras e seus associados lutaram por levar os penitentes de Israel ao caminho recto.” — Ibidem, p. 622.

Sexta-feira, 12 de Setembro

Ano bíblico: Daniel 1-3

RECAPITULAÇÃO E REFLEXÃO INDIVIDUAL

1. Como Esdras conseguiu ajudar o povo de Deus sob o governo de Artaxerxes? 2. Que obra Esdras fez a fim de preservar a Bíblia?

3. Como Deus ajudou-o por meio da amizade com o rei?

4. Que lições de protecção divina e responsabilidade individual podemos aprender do modo como o tesouro foi transportado?

5. Como a dispersão dos judeus foi uma ferramenta de evangelismo?

Referências

Documentos relacionados

Estes limites são avaliados antes do envio de cada ordem ao sistema de negociação, permitindo estabelecer, para cada comitente¹, os seguintes parâmetros de negociação:

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

However other researches investigating OBS items from several bank perspectives (risk, performance, liquidity, size and regulation) has reached different conclusions: Dionne

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

The purpose of this study is to recognize and describe anatomical variations of the sphenoid sinus and the parasellar region, mainly describing the anatomy of

aulas a serem ministradas, possibilitando a construção do senso crítico do aluno diante do estudo, buscando sempre uma relação com a temática proposta e o cotidiano