• Nenhum resultado encontrado

ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS E COMPETITIVIDADE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS E COMPETITIVIDADE"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS E

COMPETITIVIDADE

hamilton de souza pinto (Universidade Federal Fluminense)

hamilton.adm@gmail.com

helder gomes costa (Universidade Federal Fluminense)

hgc@latec.uff.br

Resumo

As empresas buscam continuamente conceitos e modelos para identificar e avaliar os níveis de competição no contexto da dinâmica dos seus negócios e quais são os condicionantes de maiores e melhores níveis de competitividade. Diante disso, oo objetivo deste trabalho é investigar a interação entre o conceito de Arranjos Produtivos Locais e competitividade e como este conceito de organização industrial pode ser um condicionante da competitividade para as empresas, principalmente para as micro e pequenas. Espera-se que este trabalho venha contribuir para a investigação de uma forma de organização industrial que condicione a competitividade empresarial.

Abstract

Companies are always searching for concepts and models in order to identify and assess the dynamics business levels of competition and which determines the competitiveness higher and better levels. Therefore, the aim of this work is to inveestigate the interaction between the concept of cluster and competitiveness and how this industrial organization concept can be a constraint to competitiveness for businesses, particularly for micro and small companies. This work expects to contribute to research a form of industrial organization that affect the business competitiveness.

(2)

IV CNEG 3

1. INTRODUÇÃO

O ambiente empresarial contemporâneo vem enfrentando uma série de implicações decorrentes de um conjunto de transformações econômicas, tecnológicas, sociais, culturais e políticas. A dinâmica competitiva está cada vez mais complexa, intensa e rápida.

A competição se intensificou em várias partes do mundo. Em praticamente todas as indústrias, a rivalidade entre os concorrentes está se acentuando e está ocorrendo uma expressiva interferência na estabilidade dos mercados.

A competição entre as empresas tornou-se globalizada e está promovendo mudanças significativas na economia mundial, inclusive na brasileira. Os mercados estão se ampliando, oferecendo às empresas possibilidades reais de crescimento. A distância entre países já não mais impede as empresas de manterem relações comerciais.

A intensificação da competição internacional tem forçado as empresas a uma rápida absorção de novas tecnologias para manter ou ampliar mercados e se manterem competitivas. No contexto da competição internacional, o desempenho econômico nacional ou regional depende fundamentalmente do grau de utilização das bases existentes de tecnologia e de exploração econômica dessas bases. A competitividade das empresas é cada vez mais determinada pela adaptação às mudanças (SOUZA e ARICA, 2006a).

Em função destas mudanças e de suas respectivas conseqüências, atores públicos e privados da economia nacional estão buscando novos conceitos e novas formas de pensar as suas prioridades de investimentos.

A partir deste cenário, estes atores se depararam com uma grande problemática: identificar um modelo de organização industrial que estimule a competitividade das empresas nacionais, principalmente das micro e pequenas empresas (MPEs).

2. METODOLOGIA

O objetivo geral desta pesquisa é o de contribuir para uma visão dos conceitos e do papel dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) para a competitividade empresarial, principalmente das micro e pequenas empresas (MPEs).

(3)

IV CNEG 4 mais precisos com o objetivo de proporcionar uma visão geral acerca da interação entre o conceito de APL e competitividade. A pesquisa exploratória também ajuda os pesquisadores a aumentar o seu grau de conhecimento sobre o tema pesquisado. Do ponto de vista da abordagem do problema, é uma pesquisa qualitativa. No delineamento do artigo, foram utilizados o referencial teórico, a análise documental e a coleta de informações, tomando-se como base o tema deste trabalho.

O referencial teórico contemplou pesquisas a uma extensa revisão de literatura com o objetivo de identificar o que está consolidado em relação ao tema deste trabalho.

Também foram realizadas pesquisas a base de dados dos seguintes portais: Emerald e Gale (Portal de Periódicos Capes); Portal Scielo; Encontros Nacionais de Engenharia de Produção (ENEGEP); Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Capes; Revista de Administração de Empresas (RAE) da Fundação Getúlio Vargas; Revista de Pesquisa e Desenvolvimento de Engenharia de Produção; Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade de São Paulo (USP) e Banco de Teses e Dissertações da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com o objetivo de identificar o estado da arte em relação ao tema desse trabalho.

Os resultados das pesquisas às bases de dados Emerald e Gale (Portal de Periódicos Capes) são demonstrados no quadro 1, a seguir:

Palavras-chaves utilizadas Emerald Gale

Clusters 224 2224

Competitive advantage 13147 8976 Clusters + competitive advantage 18132 11221

Competition 1984 3298

Global competition 1006 2561

Cooperation 123 86

Local cooperation 89 56 Competition + local cooperation 654 498 Industrial districts 460 189 Industrial localization 134 68 Innovative activity 4873 3404 Productive specialization 196 28 Technological specialization 391 121

Quadro 1 - Resultados de buscas nas bases de dados Emerald e Gale.

(4)

IV CNEG 5 Os resultados mais significativos foram obtidos quando realizada a pesquisa utilizando a chave de busca “cluster + competitive advantage”. Essa pesquisa retornou artigos que analisam concentrações geográficas de empresas de determinadas indústrias e a vantagem competitiva em função desta concentração.

Já os resultados das pesquisas às bases de dados dos demais portais são demonstrados no quadro 2, a seguir:

Palavras-chaves Banco de dados pesquisados Scielo Anais do ENE-GEP Biblioteca Digital de Teses e Disserta-ções da Capes Revista de Adminis-tração de Empresas - RAE (FGV) Revista de Pesquisa e Desenvol-vimento de Engenha-ria de Produção Biblioteca Digital de Teses e Disserta-ções da USP Banco de Teses e Disserta-ções da UFSC Aglomerados de empresas 0 0 13 16 6 0 2 Arranjos Produtivos Locais 2 74 28 0 1 0 2 Competitividade 4 2637 638 6 2 9 81 Redes de empresas 1 70 136 3 2 1 11 Vantagem competitiva 0 1330 148 23 6 3 15

Quadro 2 - Resultados das pesquisas com o objetivo de identificar o estado da arte em relação ao tema deste

trabalho

Os resultados mais significativos foram obtidos quando realizada a pesquisa utilizando a chave de busca “Competitividade”. Essa pesquisa retornou artigos, dissertações e teses que analisam a competitividade de empresas de uma determinada indústria.

3. ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS E COMPETITIVIDADE

A busca de maiores e melhores níveis de competitividade é um dos elementos centrais da gestão empresarial contemporânea. Entretanto, o nível de competitividade de uma empresa não é resultado apenas de seus esforços, mas também de aspectos relacionados com os seus relacionamentos com o mercado e com as demais empresas e instituições do seu ambiente de negócios.

(5)

IV CNEG 6 organização industrial condicionante da competitividade através da concentração de indústrias especializadas em determinadas localidades vem assumindo papel relevante na literatura econômica.

O conceito de APL parte da suposição de que, na busca de um melhor desempenho competitivo por parte das empresas, o foco da competitividade deve centrar não apenas na empresa individual e nos seus recursos e estratégias, mas principalmente nas interações entre empresas, demais instituições e o mercado (BRITTO, 2004).

3.1. ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS

A partir de algumas experiências bem-sucedidas de aglomerações de produtores, como os distritos industriais da Terceira Itália e o Vale do Silício nos Estados Unidos da América, diversos atores públicos e privados passaram a observar mais cuidadosamente estas regiões, cuja característica marcante é a concentração de indústrias especializadas em uma determinada localidade (AMATO NETO e GARCIA, 2001 e 2003).

A partir deste crescente interesse, foi verificada a necessidade de melhor compreensão deste modelo de organização industrial e como ele pode contribuir para a competitividade das empresas.

3.1.1. O CONCEITO DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS

Com incentivos de políticas governamentais ou mesmo através do papel das contingências, empresas de indústrias especializadas, principalmente MPEs, se concentram geograficamente onde as condições dos fatores produtivos condicionam a sua competitividade. Este tipo de concentração de indústrias especializadas resulta em agrupamentos geograficamente concentrados de empresas inter-relacionadas e instituições correlatas numa determinada localidade, vinculadas por elementos comuns e complementares (PORTER, 1999).

(6)

IV CNEG 7 Pagani, et al (2005), por sua vez, estudam o estado da arte do conceito de APL e de suas abordagens análogas. Os autores realizaram um levantamento quantitativo nos anais dos Encontros Nacionais de Engenharia de Produção (ENEGEPs) nos anos de 2001, 2002, 2003 e 2004, onde, primeiramente, foram analisadas as áreas a que refere o tema: Estratégia e Organização – Redes de Empresas; e Gestão da Tecnologia – Redes de Empresas. Como complemento, os autores realizaram uma busca nas demais áreas dos congressos como: Gerência de produção – Sistemas de Produção, Organização do Trabalho, Gestão Agro-industrial, Outros; onde foram localizados ainda outros artigos relacionados a esse tema, e identificaram diversas abordagens análogas a APL utilizadas por diversos autores nos ENEGEPs. As abordagens análogas identificadas pelos autores foram: Clusters, Sistemas Locais de Produção, Redes de Cooperação, Associações de Empresas, Redes de negócios, Agrupamentos, Consórcios de Empresas, Aglomerados e Cadeia de Suprimentos.

Segundo os autores, o conceito de APL refere-se à emergência da concentração de indústrias especializadas em uma determinada localidade, a partir da qual são geradas externalidades produtivas e tecnológicas indutoras de um maior nível de competitividade, além de representar um contexto de mobilização de atores sociais de uma determinada localidade para a consecução de objetivos comuns, relacionados a competitividade das indústrias locais.

A origem dos APLs encontra-se associada a trajetórias históricas de construção de identidades e de formação de vínculos territoriais (regionais e locais), a partir de uma base social, cultural, política e econômica comum. É um tipo de organização industrial propícia a desenvolver-se em ambientes favoráveis à interação, à cooperação e a confiança entre os atores. A ação de políticas tanto públicas como privadas pode contribuir para fomentar e estimular tais processos históricos de longo prazo (LASTRES e CASSIOLATO, 2003).

(7)

IV CNEG 8 capacitações profissionais, naturais, técnico-científicos, financeiros, outras organizações e o mercado consumidor local.

Os APLs remetem às amplas questões associadas ao planejamento e ao desenvolvimento local através do incentivo à competitividade das empresas de uma determinada localidade. Algumas destas questões estão relacionadas ao crescimento do nível de emprego e renda, ao aumento do nível de escolaridade e capacitação técnica da mão-de-obra, a redução da taxa de declínio das atividades de MPEs, a redução de desigualdades sociais e, ainda, a exploração racional dos fatores de produção, inclusive os de origem ambiental.

O conceito de APL incorpora elementos políticos e sociais, uma vez que a concentração de indústrias especializadas ocorre em uma localidade específica, onde não apenas são consideradas as potencialidades e os recursos existentes, mas também reagem fatores provenientes das relações sociais organizadas no espaço geográfico (DI SERIO, 2007).

Por fim, o conceito de APL representa uma forma de pensamento estratégico relevante tanto para a formulação de políticas de desenvolvimento local, quanto para a formulação e implementação de estratégias competitivas de empresas, principalmente das MPEs (CASAROTTO FILHO e PIRES, 2001).

3.2. COMPETITIVIDADE

Em nível governamental, as discussões sobre competitividade estão focadas em políticas macroeconômicas. Governos consideram, entre outras políticas, a desvalorização cambial como uma forma de aumentar a competitividade. Desta forma, quando praticam esta política, reconhecem, equivocadamente, a necessidade de desvalorização cambial como reflexo de políticas não orientadas para o contexto microeconômico (PORTER, 1989b).

(8)

IV CNEG 9 Vale ressaltar que os governos não estão sozinhos neste equívoco. As empresas, principalmente as MPEs, também se equivocam sobre as implicações da competitividade. Muitas delas não dominam e às vezes desconhecem a dinâmica competitiva do seu próprio ambiente de negócios. Diante desta miopia competitiva, estas empresas pressionam governos por investimentos e incentivos para fomentar um ambiente que lhes sirva em particular e, preferencialmente, sem indícios de competição.

As empresas são competitivas à medida que não criam dependências críticas de políticas macroeconômicas e maximizam a sua competitividade através de um elevado nível de produtividade e inovação, fazendo uso apropriado das suas fontes de vantagem competitiva.

A competição é um processo evolutivo onde as empresas obtêm competitividade alterando a base da própria concorrência. As empresas ganham não apenas por reconhecer novos mercados ou tecnologias, mas por se posicionar agressivamente para tirar vantagem deles (SCHUMPETER, 1997).

Porém, quanto mais dinâmico o ambiente competitivo de uma nação ou localidade, mais provável que algumas empresas não sejam perenes em função de não desenvolverem competências dinâmicas para a administração eficaz de recursos produtivos e de oportunidades competitivas de mercado.

No entanto, as empresas que surgem deste ambiente competitivo e conseguem ser perenes através de competências dinâmicas de administração, prosperam e criam vantagem competitiva em relação as demais.

Diante deste contexto, a competitividade é definida como a capacidade da empresa formular e implementar estratégias concorrenciais que lhe permita ampliar ou conservar, de forma duradoura, uma posição sustentável no mercado (FERRAZ, KUPFER e HAGUENAUER, 1996).

(9)

IV CNEG 10

3.2.1. OS

CONDICIONANTES

DA

COMPETITIVIDADE

DECORRENTES

DA

LOCALIZAÇÃO

DAS

ATIVIDADES

PRODUTIVAS

Porter (1989b, 1998a, 1998b e 1999) destaca o papel da nação ou localidade para a competitividade de determinadas indústrias. Segundo o autor, as maneiras pelas quais determinadas indústrias são competitivas na competição global proporcionam as bases necessárias para o entendimento do papel da nação e/ou localidade neste processo.

Porter (1999) argumenta que, a despeito da capacidade das empresas contemporâneas transcenderem a concorrência de mercados locais, a competitividade de determinadas indústrias se origina na localização de suas atividades produtivas.

(10)

IV CNEG 11 Porém, Porter1 afirma que é necessário ir além do simples reconhecimento de diferenças na vantagem competitiva entre nações ou localizações – é necessário identificar as fontes de vantagem competitiva da localidade para criar a infra-estrutura local necessária para condicionar a competitividade das empresas que se instalam e produzem naquela localidade.

Para criar a infra-estrutura local necessária para a competitividade das empresas, Porter (1989b) propõe o “Modelo Diamante”, que é um modelo constituído por quatro fontes de vantagem competitiva da localização das atividades produtivas que condicionam a competitividade de determinadas indústrias. São elas: condições dos fatores de produção; condições de demanda; indústrias correlatas e de apoio, e; estratégia, estrutura e rivalidade das empresas. Segundo o autor, o “Modelo Diamante” é um sistema no qual o papel de qualquer fonte de vantagem competitiva da localização das atividades produtivas que condiciona a competitividade de determinadas indústrias não pode ser vista de forma isolada.

Souza e Arica (2006a) afirmam que o “Modelo Diamante” proposto por Porter (1989b) é um modelo amplamente difundido e empregado na análise de competitividade de empresas e de suas respectivas indústrias em diversos países, o que justifica a sua adoção para identificar as fontes da vantagem competitiva das empresas e das localidades.

O “Modelo Diamante” é identificado na figura 1, a seguir:

Estratégia, estrutura e rivalidade das

empresas

Condições dos fatores

(11)

IV CNEG 12 Figura 1 - O “Modelo Diamante”

Fonte: Adaptado de Porter, 1989b, p. 88.

3.2.1.1. CONDIÇÕES DOS FATORES DE PRODUÇÃO

Porter (1989b, 1998a, 1998b e 1999) identifica as condições dos fatores de produção como a primeira fonte de vantagem competitiva da localização das atividades produtivas que condiciona a competitividade de determinadas indústrias. Segundo o autor, as condições dos fatores de produção representam os insumos básicos para a vantagem competitiva de determinadas indústrias tais como recursos naturais, capital, recursos humanos qualificados, infra-estrutura física e conhecimentos científicos.

Porém, a hipótese básica sobre a simples disponibilidade dos fatores de produção em determinada localidade não é o suficiente para explicar a competitividade de determinadas indústrias.

Embora a disponibilidade local destes fatores seja relevante para a competitividade de determinadas indústrias, a vantagem competitiva decorrente da localização das atividades produtivas resulta da produtividade, dos custos e, principalmente, da especialização e da qualidade destes fatores.

Entre os mecanismos de criação, aperfeiçoamento e uso adequado destes fatores em determinadas localizações estão as instituições educacionais públicas e privadas, os programas de formação e desenvolvimento profissional, os institutos de pesquisa privados ou governamentais, órgãos que proporcionam infra-estrutura tais como hospitais, portos, aeroportos e estradas.

Dependendo do nível de especialização e qualidade alcançado pelos fatores de produção, eles se tornam fontes relevantes de vantagem competitiva para determinadas indústrias.

Vale ressaltar que a abundância destes fatores pode reduzir a competitividade de determinadas indústrias. Por mais paradoxal que pareça, as desvantagens seletivas dos fatores de produção podem influenciar a estratégia e a inovação das empresas e contribuir para o êxito competitivo das empresas instaladas.

(12)

IV CNEG 13 desvantagens seletivas de fatores básicos criam pressões favoráveis à inovação e, conseqüentemente, à potencialização da competitividade em uma determinada indústria.

Porter (1989b, 2001 e 2003) afirma que a inovação para compensar desvantagens seletivas é mais eficiente do que a inovação para explorar os pontos fortes. Segundo o autor, quando uma localidade controla fatores de produção, as desvantagens seletivas criam alvos precisos para as indústrias instaladas melhorarem as suas posições competitivas forçando-as a encontrar novas soluções e, conseqüentemente, inovar.

Portanto, a competitividade de determinadas indústrias advém da criação, aperfeiçoamento e uso adequado destes fatores em uma determinada localidade onde eles sejam mais especializados e qualificados para a vantagem competitiva destas indústrias.

Os efeitos das condições dos fatores de produção sobre a vantagem competitiva da localização das atividades produtivas que condiciona a competitividade de determinadas indústrias também dependem do equilíbrio e da sinergia das outras fontes de vantagem competitiva identificadas no “Modelo Diamante”.

3.2.1.2. CONDIÇÕES DE DEMANDA

Porter (1989b, 1998a, 1998b e 1999) identifica as condições de demanda como a segunda fonte de vantagem competitiva da localização das atividades produtivas que condiciona a competitividade de determinadas indústrias. Segundo o autor, a natureza do mercado local influencia a competitividade de suas respectivas indústrias.

As condições de demanda de uma determinada localidade refletem as necessidades, os níveis de sofisticação, o poder de compra e as afinidades culturais locais por determinados produtos.

A vantagem competitiva decorrente da localização de determinadas indústrias, considerando as condições de demanda, resulta da existência de clientes locais sofisticados ou de clientes sofisticados de outras localizações com demandas intensas, especializadas e com facilidade de acesso e comunicação à localidade produtiva.

(13)

IV CNEG 14 Vale ressaltar que a qualidade das condições de demanda é mais importante do que a sua quantidade, porém as condições da demanda só contribuem para a vantagem competitiva das indústrias de uma determinada localidade se gerar influências sobre as necessidades de demandas de outras localizações, inclusive de outras nações.

Os efeitos das condições de demanda sobre a vantagem competitiva da localização das atividades produtivas que condicionam a competitividade de determinadas indústrias também dependem do equilíbrio e da sinergia das outras fontes de vantagem competitiva identificadas no “Modelo Diamante”.

3.2.1.3. INDÚSTRIAS CORRELATAS E DE APOIO

Porter (1989b, 1998a, 1998b e 1999) identifica as indústrias correlatas e de apoio como a terceira fonte de vantagem competitiva da localização das atividades produtivas que condiciona a competitividade de determinadas indústrias. Segundo o autor, a presença local de fornecedores especializados e de indústrias correlatas com elevado poder de competição reduz os custos de transação e os atrasos decorrentes de negociações com empresas distantes, aumenta a eficiência dos processos produtivos, desenvolve complementaridades em pesquisa e desenvolvimento, reduz os custos com marketing e transporte, além de facilitar os reparos e as soluções de problemas.

A proximidade de fornecedores e indústrias correlatas fomenta rapidez no fluxo das informações, a colaboração científica e o desenvolvimento de esforços conjuntos. Além disso, intensifica a velocidade e a flexibilidade no desenvolvimento e introdução de novos processos produtivos e de novos produtos, o que estimula a inovação.

Esta proximidade, juntamente com as condições de fatores de produção e as condições da demanda local, destaca o papel relevante da concentração de indústrias inter-relacionadas na mesma localidade que se concentram as indústrias especializadas.

(14)

IV CNEG 15 A vantagem competitiva decorrente da localização de determinadas indústrias, considerando as indústrias correlatas e de apoio, resulta da concentração de indústrias inter-relacionadas em uma determinada localidade.

A concentração de indústrias inter-relacionadas em uma determinada localidade fornecendo insumos e provendo apoio às indústrias desta mesma localidade estimula investimentos e inovações nos processos produtivos e nos produtos ou serviços, o que potencializa a competitividade tanto das indústrias inter-relacionadas quanto das próprias indústrias.

Os efeitos das indústrias correlatas e de apoio sobre a vantagem competitiva da localização das atividades produtivas que condicionam a competitividade de determinadas indústrias também dependem do equilíbrio e da sinergia das outras fontes de vantagem competitiva identificadas no “Modelo Diamante”.

3.2.1.4. ESTRATÉGIA,

ESTRUTURA

E

RIVALIDADE

ENTRE

EMPRESAS

Porter (1989b, 1998a, 1998b e 1999) identifica estratégia, estrutura e rivalidade de empresas como a quarta, e última, fonte de vantagem competitiva da localização das atividades produtivas que condiciona a competitividade de determinadas indústrias. Segundo o autor, as circunstâncias e o contexto da nação ou da localidade geram tendências relativas a como as empresas serão constituídas, organizadas e gerenciadas, assim como o qual será a natureza da rivalidade doméstica. Isso inclui práticas gerenciais locais, estrutura organizacional, governança corporativa e a natureza dos principais mercados de capitais locais.

A rivalidade no mercado doméstico é outro fator importante para o contexto competitivo. Segundo Porter (1999), a rivalidade local afeta a taxa de inovação em um mercado, muito mais do que a rivalidade estrangeira.

(15)

IV CNEG 16 A qualificação e a motivação profissional e a confiança da população local em suas próprias atitudes estimulam e complementam a estratégia, estrutura e rivalidade de empresas. A competição combinada com metas e atitudes pressionam-se mutuamente para o desenvolvimento da competitividade das empresas e para a formação de novas empresas.

Os efeitos das estratégia, estrutura e rivalidade de empresas sobre a vantagem competitiva da localização das atividades produtivas que condicionam a competitividade de determinadas indústrias também dependem do equilíbrio e da sinergia das outras fontes de vantagem competitiva identificadas no “Modelo Diamante”.

4. DISCUSSÃO E CONCLUSÃO

Este artigo teve a intenção de contribuir com informações que demonstram o papel dos APLs para a competitividade empresarial, principalmente das MPEs.

Ao apresentar a conceituação de APL e de competitividade, bem como as suas respectivas interações, o artigo pretende incentivar a competitividade empresarial destacando o papel de um modelo de organização industrial como um fator crítico para o seu sucesso.

À medida que empresas de uma determinada indústria, por questões estratégicas, concentram as suas atividades produtivas em uma determinada localidade e cooperaram entre si, a competitividade coletiva destas empresas aumenta.

Para tanto, os responsáveis pelas políticas públicas da localidade devem criar a infra-estrutura local necessária para estimular a competitividade das empresas em função de vantagens competitivas proporcionadas por fatores de produção locais.

A interação entre as fontes de vantagem competitiva da localidade e ações de atores públicos e privados condiciona a competitividade empresarial de uma determinada localidade.

Desta forma, concluem-se que, o conceito de APLs é um modelo de organização industrial que estimula a competitividade das empresas, principalmente das MPEs.

5. REFERÊNCIAS

AMATO NETO, J. Redes de cooperação produtiva e clusters regionais: oportunidades

para pequenas e médias empresas. São Paulo: Atlas: Fundação Vanzolini, 2000.

(16)

IV CNEG 17 ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 23, 2003, Ouro Preto.

Anais... Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto, 2003. 1 CD-ROM.

BRITTO, J. Arranjos produtivos locais: perfil das concentrações de atividades econômicas no Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: SEBRAE/RJ, 2004.

CASAROTTO FILHO, N.; PIRES, L. H. Redes de pequenas e médias empresas e

desenvolvimento local. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

COUTINHO, L.; FERRAZ J.C. (Coordenadores). Estudo da competitividade da indústria

brasileira. Campinas: Papirus, 1994.

DI SERIO, L. C. (Org.). Clusters empresariais no Brasil: casos selecionados. São Paulo: Saraiva, 2007.

FERRAZ, J.C.; KUPFER, D.; HAGUENAUER, L. Made in Brazil: desafios competitivos para a indústria. Rio de Janeiro: Campus, 1996.

LASTRES, H. M. M.; CASSIOLATO, J. E. Glossário de Arranjos e Sistemas Produtivos e Inovativos Locais. Rede de Pesquisa em Sistemas Produtivos e Inovativos Locais, Rio de

Janeiro, nov. 2003. Relatório técnico.

http://www.redesist.ie.ufrj.br/nt_count.php?projeto=gl1&cod=2. Acesso em: 16 jan. 2008. PAGANI, R. N.; et al. Arranjos Produtivos Locais – APLs e suas abordagens análogas: o estado da arte segundo os anais do ENEGEP. In: Encontro Paranaense de Engenharia de Produção, 1, 2005, Ponta Grossa. Anais eletrônicos... Ponta Grossa: ENPEP, 2005. Disponível em: http://www.pg.cefetpr.br/wt/artigosAprovados/art4.pdf. Acesso em: 2 jul. 2007.

PORTER, M. E. A vantagem competitiva das nações. 5. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1989b. ______. Clusters and the new economics of competition. Harvard Business Review, v. 76, p. 77-90, 1998a.

______. The Adam Smith address: location, clusters, and the “new” microeconomics of competition. Business Economics, v. 33, n. 1, 1998b.

______. Competição = on competition: estratégias competitivas essenciais. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

______. Innovation: location matters. MIT Sloan Management Review, v. 42, n. 4, p. 28-36, Jun./Aug. 2001.

______. The economic performance of regions. Regional Studies, v. 37, n. 6 e 7, p. 549-578, Aug./Oct. 2003.

SCHUMPETER, J. A. Teoria do desenvolvimento econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo de desenvolvimento econômico. São Paulo: Nova Cultural, 1997.

SOUZA, S. D. C. de; ARICA, J. A comparative analysis between innovation systems and Porter's diamond on the local clusters approach. Produção, São Paulo, v. 16, n. 1, 2006a.

Disponível em:

(17)

Referências

Documentos relacionados

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

19 This scale has eight domains (Mobility, Activities of daily living [ADL], Emo- tional well-being, Stigma, Social support, Cognition, Com- munication and Bodily discomfort).

Estimativas dos parâmetros dos modelos Logístico e de von Bertalanffy com respectivos R²aj e erros padrões de ajustamento (EPA) para o tamanho de parcela escolhido em cada

O presente documento constitui o Plano de Melhoria de Competitividade do APL de Confecções do Agreste – 2013 para implementação do Programa de Produção e

Os ovários e o útero foram fixados em formol 10% e corados com Hematoxilina /Eosina (H.E.) O peso corpóreo das ratas foi influenciado significativamente (p<0,001) pelo

Nossas modernizações do controle de turbina incluem controle de velocidade e de carga, stress do rotor e startup e sequenciamento de turbina automáticos, monitoramento de

Professor Fernando Guilherme Veloso Queiroz 13.. Professor Geraldo Alemandro Leite Filho

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E