• Nenhum resultado encontrado

NO PONTO CULMINANTE A BATALHA DE MOSCOU

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NO PONTO CULMINANTE A BATALHA DE MOSCOU"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

(llit

"'Vi^T^ípgfl

a.u-7U-fcfc L-AI

1V0JD-L

sirrç

' ¦*»"

a

"'^WS5^

¦ -.*.- i,in r. D. F. e Niterói, até 14 h». de HOJE : ro^Ê^O - Ainda perlurbnrio com chuvas. Morvmo

^enipeni.yrar^

Keroporo. 0,0 e i>*8c a7cXaK 33 è'e 20,7 - Ipanema, %T'~*. 212 - Jardim Botânico, 28,6 -fi'4 Si * panuetá 27 1 e 20,4 — Pão de Açúcar,e 19,8 - Meier, ifo1 e 1»f? L 'hI ""3 ~ _ Cruz, * S«»« Saenz Peni. Pena, 27,4 27,4 e 19,4 - Santa

32,1 e 9,7.

fAMBIO : £ 7»SB70i Dólar 1USU50; Marc. OSO-iO; Esc 5800; Peso Mg. tóMOi r. urut. 9$7BO. (Mal» o Imp. de 8 14).

^^''""""mminii.»**-

§F/

^^2jllll,|ffll,1"""lí^^

Fundado em 1930 « Àno XII - N.° 5857

Propriedade da 8. A. DIÁRIO DB N0THJ1A.6 O. R. Dantas, pre».;'At. (lumes Moreira, tesourelrui

Aurélio Sllvn, secretario.

Redação e Oficina — Rua da Constituição, 11

Rio de Janeiro, Quinta-feira, 27 de Novembro

de 1941

Gerente • Máximo Bherlna

1SSINATÜRAS - Ano, ISÍJ; Sem., 405; Trlm., 20$i Mês, 7$. Tols. I 42-2918 — 42-2019 — 42-2910 — (Rede Interna). ED. DE HOJE, 2 SECÇOES, 12 PAGINAS — |3Ü0

n

1

pjnpnWftiiiáticajosjjs^ Eixo no bolsâo k Libia

M

Depois de uma semana de luta ininterrupta

reorganizam-se as forças britânicas,

espe

rando-se uma próxima batalha que

deci-dirá da sorte da campanha

NO PONTO CULMINANTE

A BATALHA DE MOSCOU

<?¦

CAIRO, 28 (United Press) — ' Depois de uma semana de san-grenta batalha que já custou ír-nrmes perdas em homens e ma-t-íriais aos dois partidos em lu-ta. os britânicos empregaram po-derpsos reforços para forçar o fWnlace da importantíssima ba-talha rie "tanks" em Sidi Rezech C deixar em liberdade de ação 8s tropas imperiais, afim de que possam continuar em seu avan-CO até Tripoli.

A principal preocupação do Al-to" Comando Britânico é a rápi-da destruição das unidades me-canizadas e blindadas do Eixo. £T assim que em uma só ação, nove aviões "Tomahawk" arma-dos com canhões e melhatrado-ras, entraram em violenta luta com uma coluna inimiga "tanks" e avariaram • alguns mais. sem perder um só apa-rc-Ihn.

Destruição de tanks

Comentando essa ação. um por-ta-voz autorizado disse : "Nosso propósito "tanks" é destruir todos

inimigos.

Enquanto prosseguia a batalha de Sidi Rezech, com fúria, sem precedentes. *.s forças mecaniza-das s.ulafricanas que apoiam as' unidades rie infantaria inriú. se apoderaram do baluarte inimigo d» -ralo, fazendo uns 200 prisio-neiro?, e tomando abastecimentos o material bélico.

Essas unidades, cujo objetivo principal é El Aghelia, no golfo de Sidra, talvez entrem dentro em pouco em contacto com uma forca do Eixo, ao que pareça» retirada cias cercanias de Tobruk para obstruir a passagem às for-ças imperiais britânicas.

Em Sidi Rezegh

Relativamente à luta em tor-no de Sidi Rezech, é evidente que a sólida cunha da infanta-ria britânica e suUEricana man-tem suas posições, impedindo que as unidades do "tanks" e a in-fahtarlà do Eixo passem pelo lado direito, para escapar ao mo-vimento envolvente que se esta fechando em torno .leias.

Afim de frustrar essa mn.no-bra, as forças italo-germànicas trataram de distrair a atenção dos ingleses, iniciando um avan-ço entre Halfaya e Sidi Ornar, porem o Comando Britânico des-tacou uma coluna movei que, se-gundo se informa, não teve mui-ta dificuldade para. conter os jâ enfraquecidos ataques.

O braço meridional do movi-mento envolvente britânico con-tlnuou nas operações de limpeza com o propósito aparente de che-gar à costa por algum ponto próximo a Benhazi e assim cor-tar toda possibilidade de fuga na direção de Tripoli, às forças Inimigas ,que. pudessem salvar-se do bolsâo da Libia.

Talvez fuja

Referindo-se ao movimento da divisão composta de forças de tropas italo-alemãs, um porta-voz militar disse que jà foi pos-U fora de ação uma terça par-ta da artilharia e de "tanks" do inimigo, e que a aviação baila-nica ataca continuamente os »le-mães e os italianos. Tambem de-clarou que as colunas moveis im-periais perseguem o inimigo en-quanto as tropas sulafricanas e lndús ocupam posições no deser-to, a espera dos soldados do Ei-xo. "Naturalmente, — acrescen-tou — dada a imensidade do de-nerto, existe a possibilidade de que o inimigo possa fugir. Foi assim como iniciou o movi-mento".

Reorganização

de forças

Considera-se necessária a reor-eamzacâo das forças Imperiais para lazer frente "ã violenta luta que ainda nos espera", como disse muito bem um porta-voz multar. Os observadores se Interessam cada vez mais pelo avanço merl-dlonl na Libia, que depois da to-mada de Jalo se deslocou para o noroeste, passando por Auglla, com destino a Agebadia, ou El Aghei-ia O contingente neo-zeelandês que onerava em cambut, continua avançado e diz-se que estabeleceu contacto com uma coluna de tro-pas sul-africanas e lndús.

Caso for positivada a conquista rir. ftgella, em outubro próximo, será reduzida consideravelmente s tarefa da esquadra no Medtterra-•leo,

que consiste em impedir que as tronas dn Rlxn rerpbam abaste-cimentos e reforços,

Ação da esquadra

Círculos autorisarlòs informam que desde o Inicio da **mipanh** afundou 7 navios com abasteci-mento/, c transportes do inimigo, h««m como um çruanlor e um rie*-?royi-r italiano, »!em dr ouun em* tercac&o inimiga, nus teve

srau-do-se na resistenc ia ítalo-germanica

A ofensiva germânica se processa

A situação é observada com otimismo, emJBerlim,

confian-1

C()m extrerr,a intensidade, admitindo

os russos que, n^o obstante estarem

cedendo lentamente, as defesas

so-I viéticas continuam aptas a resistir

Em Berlim se recofihece não ser fácil a

tareia de tomara capital da Russia

É=5 ' KIIÓM&TROS

BR*

J* Msus •

\\

i^BirV/

Serram

I ^ÉfcíPAiltBldl-." -.

.

. . V.

'

.

gr

^

4\

¦ f.MaddalenaM

^p.lÀqedabia ?.

"--x.

.

\

-*.

r

\\ <„•

,.,*:* Ciarabu^. Vu

Uma proposta dos Estados Unidos para

a crise no Extremo Oriente

soluciona

r

Proclamada a

in-dependência do

Líbano

A flecha da parte superior indica a marcha aproximada

das forças britânicas que ocuparam Gialdo e o oásis ie

Angila, depois de terem atravessado o deserto pelo sul,

quando se iram de Giarabud

de repercussão sobre a resistência que o" inimigo está oferecendo. Os mesmos círculos acrescentam qua o transporte de todos os homens e materiais, Inclusive "tanks", utl-liaados para a ofensiva da Libia, exeção feita aos aviões que foram enviados por meio de vóo, esteve à cargo da Marinha Mercante bri-tãnica, a qual conseguiu seu pro-pósito protegida pelas unidades do almirante Cunningham.

Berlim tem confiança

r.ão se possa revelá-lo para descobrir seus objetivos.

Alega-se que fortes contingentes da Luftwaffe estão desempenham do um importante papel nas ope* rações do Eixo e não se aceita a pretensão inglesa de que a R. A. F. domina, os céus.

Acreditam, tambem, que as for-ças germano-italianas serão sufi-todos os

KUIBISHEV, 26 (United Press) — A estação radio emissora da ca-pitai russa anunciou esta noite que a batalha de Moscou chegou ao seu ponto culminante e com-**, parou o Exército alemão com

"urda-fera que está sangrando pelas suas múltiplas feridas".

Em Stalinogorsk

KUIBISHEV, 26 (United rresB) — Os defensores de Moscou en-contram-se diante de outra sir tuação que oferece enorme perig*-; visto que se anunciou terem 13P tanks alemães rompido as linhis soviéticas nas proximidades ila ci-dade V, que se presume situar-se nas proximidades de Stalinogorsk, ondt é maior a' pressão tios ale-tnães.

No sul

Em cumpensação, as noticias que se recebem da frente sul são la-voravèls aos russos. AU, xinue gs exércitos do marechal Timoshenko efetuaram violentos ataques dei ílancos, os soldados russos auma cientes para enfrentar ioqos ua

so durflU\J24 hoi*as, ma-ataques e. de um modo geral,;. _» , •„„„ . 4v.,ví1-i'<3k= rioíi.viiii-íSnS qualificam a. ofensiva britânica

BERLIM, 26 (U. P.) — Apesar iias reservas oficiais sobre o cur-so das operações militares na Li-bia, círculos extra-oficiais alemães bem informados exteriorizaram, esta noite, a confiança de que estão possuídos no êxito final da resistência italo-germànica às for-ças comandados pelo general Ci.ningham na Libia.

Nestas esferas se revela que o general Rommel "segue, sem ne-nhuma dúvida, um plano cuida-dosamente preparado", ainda que

O VITANUTRI merece a

classe de um bom tônico

de "investida contra, a areia . Um funcionário militar autori-zado, depois de manifestar que não era possivel formular nenhum comentário sobre a situação na frente da Libia, disse*, "satisfaz-me grande"satisfaz-mente saber que entre os prisioneiros se encontram

jor-nalistas norte-americanos."

Mussolini vai à Libia

NOVA YORK, 2Ci lU. P.i — A National Broadcastlng Compan.v captou uma transmissão da Radio de Roma, que anunciava que o ministro Mussolini possivelmente Irá, breve, à frente da Libia, "para animar as tropas italianas".

Comunicado italiano

taram 1.400 inirrüg-ôs, dest-ruu.^^ i tanks, 2 - lança-minas, *e 88Pa.\,!X-' nhòes. A destruição destes equi-pamentos inimigos esteve a cargo das unidades comandadas pslo co-ronel Koroteyev. For motivos de ordem militar não foi mencionado o lugar desta ação.

Viajou para

Sin-gapura o sr.

Litvinov

Explicado o incidente

com o embaixador

rus-so nos Estados Unidos,

durante sua

perma-nencia em Teheran

LONDRES, 26 (U*. P.) — Infor-mou-se que o embaixador russo em Washington, sr. Litvinov, par-tiu com sua esposa, de Bagdá, num avião da Britsh Overseas Airway Corporation" em direção a Singa-pura, de onde se dirigirá aos Es-tados Unidos.

Ao se referir na Câmara dos Comuns a esta viagem do diplo-mata, russo, o major Anthony Éden, ministro das Relações Ex-teriores da Grã Bretanha, negou que tivesse recusado em Teheran ao sr. Litvinov um lugar no avião da aludida empresa e tivesse sido tratado sem a devida atenção pe-los membros da Leeaçáo Brita-nica. "O qup ocorreu — disse — é que -o avião partiu com todos os seus passageiros pouco antes da hora fixada, sendo que o sr. Lit-vinnv não ch"Sou ao aeródromo senáo depois riq partida. O chan-celer de nos-R LesaçSo em Tehe-ran achava-se nn aeródromo na momento da partida da "Britsh Overseas Corporation", no qual devia partir tambem o sr. Lltvt-nov que. para isso. Já possuía a respectiva passagem. No entanto, devido a um mal entendido foi Informado que o sr. Litvinov lá tinha partido no dia anterlat, num avlào das Reais Forças Ae-reas, tal como se convencionara antetlormtntt''.

Rovpinu o major Anthony Éden que expresou a Litvinov' o «eu pp^nr pelo equívoco polo qual aceitou toda a responsabilidade.

Fir sua vez. lord Granbor-ne. ao referir-se. na rnninra dos Comuns a este nssun-to nmnllestou que err. vista das circunstanciai o Governo náo pretendia adotar nenhuma inedidn d)«r.;pHn»r ror.ira nenhum fun-cionario «ttánlco.

ROMA, 26 (U. P.) — O comu-nicado hoje expedido pelo Alto Comando das forças italianas diz:

"Na

grande e violenta batalha que se vem travando, sem lnter-j rupção, há mais, de uma semana, | no território de Marmarlca, as va-lorosas e incansáveis forças arma-das do Eixo empenharam-se em novas e renhidas lutas coroadas de èxlto.

' No centro, íuram aniquiladas as unidades Inimigas cercadas num bolsâo ao sul de Sidi-Rezcgh. En-tre os cinco • mil, ou mais, prisio-neiros contados, até agera, nos acampamentos, alem do genc-ral Sperling, comandante de uma' bri-gada blindada, figuram o ijensral B. F. Armstrong, comandante cie uma brigada da 1> Divisão Sula-frlcana, e dois observadores norce-aemrlcanos, bem como vários jor-nalistas de igual nacionalidade e britânicos. Na frente de sòllúm, todos os Intensos ataques, lança-dos pelo inimigo com três divisões contra as posições defendidas pela Divisão Savona, foram anulados ante a lerrea resistência de nossas tropas. Os atacantes sofreram no-vas e sangrentas perdas, não lo-grando êxito algum. Mais de vinte tanks foram destruídos e muitos outros avariados. Um avlào inl-migo foi derrubado pelas Oeíesa3 antl-aereas, A ação de nossa par-te para reprimir a pressão inimiga já demonstrou resultados eviden-tes. Na noite de 24 para 25 do corrente, as unidades inimigas que* se acercaram da fortaleza de Bar-dia foram rechaçada» com grandes perdas. Houve Intensos duelos de artilharia em Tobruk. Dois aviões britânicos foram derrubados, pela artilharia da Divisão Trento. A aviação italo-germánica desenvol-veu intensa atividade durante todo o dia. As concentrações de unida-des motorizadas, os transportes de iibasteclmentos e as bases aéreas do inimigo foram bombardeadas e fustigadas de forma eficaz Um bombardeador Italiano abateu um onça britânico. Mo transcurso dos dias 23 e 24 a evlaçfio alem?, der-nibou um lotai de 2fi aparelhos Inimigos, inclusive br mencionadas nn comttnlcsdo de «uerra de on-tem. No deserto, depois de uma irnhlriti resistência por parte de uma nnr.r.« guarnlçáo isolaria rum tiMs. este foi. miTiarl'. por fnrcus munira* numerlof mente supe-noi»*»".

Frente central

A principal preocupação do co-mando russo constitue a batalha que se trava na frente central, onde os alemães concentraram grandes quantidades de tropus e armamentos e fazem com que os defensores recuem pouco a pouco para as defesas internas da capi-tal. Informa-se que algumas das pontas de lanças alemãs chegaram a penetrar até a 40 quilômetros de Moscou.

A ameaça que pesa sobre Htali-nogorsk é grave, pois esta cidade, sem importância alguma em si, acha-se no entanto, sobre uma das principais vias férreas qut/ comu-nicam Moscou com o sul, linha esta que desempenha papel salien-te no abassalien-tecimento de homens e materiais para os exércitos do ma-rechal Timoshenko.

Zona vital

Acredita-se que o comando de Moscou lançará a luta todos os homens, tanks e aeroplanos que forem necessários para desalojar os alemães deste setor, porquanto o funcionamento da mencionada via ferra é de capital Importância para todo o sistema defensivo do sul. Está custando muito caro aos alemães o pouco espaço de terra que têm conquistado ultimamente, Afirma-se que os germânicos não poderão manter por muito tempo

essa pressão e acreditam qua os mesmos não se aproximarão mata de Moscou do que o fizeram até agora.

Rechassados

Telegramas dos setores de Mo-jaysk e Malo-Yaroslavets revelam que apesar dos repetidos ataques, os alemães foram rechaçados com perdas.

30 graus

"'

Na frente central cessou de ne-var, porem, em compensação, a temperatura, desceu bruscamente, chegando até a 30 graii^ abaixo de zero. O intenso frio entorpece os movimentos das tropas alemãs. I

Admite-se, com franqueza, que] a, situação nn setor de Klin é "grave",

porem, não desespera-cora. As vantagens iniciais obtl-das pelos alemães não são de im-port.ancia estratégica.

O perigo reside em que o inl-mlgo pode consolidar • o terreno recem-conquistado para utilizâ-lo como ponto de partida para ope-rações posteriores. O comando russo tomou as preca.uções neces-çarias e mandou tropas para en-(«frentar a,, nova situaço.

-Nenhum alarma

Outra tentativa alemã de cortar ns vias férreas registrou-se na zona de Volokolamsk, onde foram feitos vários ataques à linha de Vplokolamsk-Leningrado,, Os tele-gramas não são muito explícitos a este respeito, porem os círculos militares dizem não haver motivos para alarme. Os últimos telegra-mas anunciavam que naquele se-tor um pequeno destacamento im-inigo havia conseguido passar as Pnhas russas, porem estes, com reforços novos, conseguiram isolar

h.ü mesmas. .

No setor de Leningrado diminui-ram as atividades militares, forças russas de Leningrado zem pressão sobre os alemães, quais vêem-se impossibilitados dn contê-los, porquanto suas Unhas foram multo debilitadas para re* forçar a ofensiva central.

informa Berlim

BEYRUTH, 26 (United

Press) — Foi

proclama-da a independência do

Líbano. O gabinete

re-nunciou.

O presidente da

Repú-blica, em vista disso,

con-vidou o sr. Ahmad

Da-ouk, notável engenheiro,

para organizar o novo

governo, no qual

prova-velmente estarão

repre-sentadas todas as

comu-nidades religiosas.

O chefe dos franceses

livres, general Catroux,

teve a seu cargo a

procla-mação da independência.

Durante a cerimonia foi

disparada uma salva de

21 tiros de canhão,

en-quanto compacta

multi-dão aclamava os

france-ses livres e os paifrance-ses

alia-dos.

;

Entregue pelo sr. Cordell Hull, aos

repre-sentantes japoneses em Washington, uma

nota que resume os pontos de vista

ame-ricanos em tomo da situação

Simultaneamente, o governo estadunidense apelou

mais uma vez para que os seus súditos evacuem

o território do Japão

WASHINGTON, 26 (U. P.) — O sr. Cordell Hull, secretario de Estado, apresentou, na tarde de hoje, aos representantes japoneses Saburu Kurusu o Kichisaburo No-muro, uma proposta para a solu-ção d*a crise no Extremo Oriente. Um porta-voz no Departamento de Estado disse que as propostas "baseiam-se sobre princípios que o Departamento de Estado já ha-via anteriormente anunciado."

Não foram facilitadas -maiores explicações com relação ao con-teudo da proposta . Os comentaria tas, porem, presumem que se tra-ta de um plano para conseguir um "período para respirar", per-rriitindo que se realizem' numa me-lhor atmosfera novas discussões no setido ¦ de encontrar uma so-luçSo pacifica.

Àdmlte-se que tal proposta in-clue um relaxamento limitado do bloqueio econômico desde que o ja.pS,r>- prometa na.o.-.-realiznr. novos, movimentos agressivos, seja: para

o aujl <yu no sentido da K.ussl& « retire suas tropa * que ameaçam a estrada de Birmânia.

Antes da realização da, confe-renda com o sr. Cordell Hull; o enviado especial, gr. Saburo Kurusu, disse aos representantes ria. imprensa, que não traçara pia-nos para regresasr ao Japão ime-diataménte. Es,a declaração ro-bustpoeu a Impressão de que s« considerava um acordo têmpora-rin.

Antes da conferência, o presl-dente Roosev.elt realizou uma en-trevista com o embaixador da China, dt*. Htí-Ish, com o dr. T. V. Soong, presidente do Banco da China e rlelefrado chinês para o problema rio empréstimo e ar-renda mento.

Ao* abandonarem a Casa Bran-ca., os representantes chineses se recusaram falar sobre o assunto ria conferência com o presidente norte-americano.

As fa-os

PREPARADO PARA UMA

GUERRA PE 30 ANOS

Como o sr. Ribbentrop encara a

situação

do continente europeu,

"militarmerite

inexpugnável e à prova de bloqueios'

A posição da Alemanha

em face dos

I— Estados Unidos

Crise iminente

habitual-

declarou-Renderam-se

Os componentes da.

guarnição italiana

de, Feroaberen

CAIRO. 26 (United Press) — As forças britânicas se apo-deraram do reduto de Feroa-beren. na África Oriental.

A conquista realizou-se na sexta-feira última. Dos compo-néntes da guarnição. 1.(500 ita-lianos e 70 nativos se rende-ram. Os demais morreram na luta.

BERLIM. 26 (U. P.) - Cpnti-nuam sendo multo escassas as in-flrmaçôes sobre o desenvolvimen-to da luta na Russia, tendo o Mto Comando se limitado a anun-ciar que ontem foram realizados novos avanços na frente de Mos-cou porem não dá nenhum de-talhe sobre os mesmos.

Tambem em fontes mente bem Informadas

se continuarem as operações no setor das Bacias do Donetz e do Don. onde continua sendo gran-de a resistência russa, embora se afirme que esta vai sendo quebra-da metorlicamente. mediante cons-tantes ataques das forcas blinda-das apoiablinda-das pela aviação.

Ação aérea

A Luftwffe continuou operando com grande intensidade, atacan-do sem descanso as linhas de co-municacões do inimigo. Mias posl-cões fortificadas, concentrações de tropas e material, nas quais cau-sou enormes estragos.

De acordo com o que informa a DNB, a resistência soviética na frente de Moscou está sendo ven-clda. Outras Informações dizem que os ataques abrangem toda a frente central e que em conse-quencia dos mesmos as forças sp-viéticas estão sendo forcaria? a deslocar-se sobre a capital, nao se mencionando, contudo, os no-mes dos lugares que estão sendo tomados, com o avanço.

seus luta

Ganhe 1:000$000

fumando

Fl

alem de 20S000

50?000 e 100$000

Nas defesas internas

Fontes militares declaram que as rusos estão concentrando ago-ra.sno perímetro interno das defe-sas da capital, grandes quantida-des de força. Os mesmo? círculos, embora nSo tenham confirmado a captura de Stallnosgorsk e Gora, tampouco negaram,

Telpgramas da agencia noticio-sa oficial dlzpm que. segunda-fel-ra. unidades motorizadas, apoiadas prir "tanks", atacaram um con-tinoentc ri*-* "tanks" inimigos, sob cuja proteção o* rumos estavam construindo tortlflcnçôe*-, •' con-«pgiiiram abrir caminho n!i'ii*'é"' da*-, mcf-nias. enquanto que os "tankc" alemães cercavam t «v viétteo**, rln« quais destruíram o)tt Um portn-vn? militar arimHtti P-V f-cr fácil a tarefa de formir Moiçou

BERLIM, 26 (TJ. P.) — No ai-moço oficial em honra dos repre-sentantes das nações que aderi-;; ram ao pacto contra o comunls-mo, que se realizou no Kaiserhol Hotel, o Barão von Ribbentrop fez as seguintes declarações: "A re-novação do documento, que on-tem foi levada a efeito, mostra a determinação conjunta de signatários de não cessar a enquanto não fique conjurado o perigo do bolchevismo".

Repetiu o orador as palavras que- nronunciou ontem, no ato da r".s\natura d*a renovação (ío pacto antl-komlntern, asseguran-do que, graças ao "heroísmo das tropas alemãs, e de seus aliados, •o comunismo e o bolchevismo fo-ram destroçados e não hão de res-surgir".

Guerra de 30 anos

Alem dos doze representantes das nações signatárias do pacto que se encontram nesta capital, compareceram ao almoço outros convidados estrangeiros, as prin-cipais figuras do partido nazista e numerosas outras personallda-cies da vida pública da Alemanha. O discurso foi difundido pela ra-dlotelefonta Dará todo o Reich.

Através dos comentários feitos pelo orador, a Europa pode supor-tar "uma guerra de 30 anos se isto se tornar necessário" O se-nhor Ribbentrop renovou a pro-messa de que o Eixo obterá uma retumbante vitoria.

Ridicularizou as versões veicula-dar, no exterior sobre a possibill-dade de que venha a estalar um movimento revolucionário na Ale-manhã ou /ia Itália, como tam-bem toda sugestão de que a Eu-ropa nossa ressurgir como uma grande entidade unida, acrescen-tando*. "Certamente, os europeus devem ajustar-se às novas condi-cões.

e o pão de cada dia a seus pai-3es."

Aludiu, em seguida, á interven-ção britânica nas derrotas da No-ruega, Dunkerque, países balcam-cos e Creta, dizendo:

••Dificilmente, há de se encon-trar algum território na Europa* onde a Inglaterra não Lenha inter-vindo ou não tenha pretendido lu-tar por ele. Todas as esperanças do sr. Churchill e dos seus dariòs nos Estados Unidos, parti-cularmente, o sr. Roosevelt. estão resumidas, agora., no leste."

O sr. Ribbentrop, em seguida, rendeu tributo de admiração e re-conhecimento aos soldados ale-mães e aliados que "derrotaram, de forma decisiva, o maior exerci-to do mundo".

TOKIO. 2fi (United Press) — Um. indicio rie iminente crise nas relações entre n Japão e os Es-lados Unidos constituiu a rea-lização de uma imprevista con-ferencia **nli*e i- imperador e o ministro rias Relações Esterio-ros, Shigeroni Toco, p a decla-ração feita p?lo Primeiro Mini3-tro, lenenle-general Eilti Tojo, no sentido de que "o ..laprio afronta uma crise sem precedentes".. A imprensa, clemoiKtwv pessimismo a, resp*?'to rio resultado das con-versa.ções de Washington. O Pri-meiro" Ministro formulou a sua declaração durante um banque-te oferecido em m;h honra por destacados banqueiros nipônicos.

Frizou que, rie ,*i.a!quer manei-ra, o seu governo estava decidi-do a cumprir a sua missão da estabelecer "a esfera de co-pros-perídáde da Ásia Otiental Maior",

Apelo urgente

Simultaneamente, a embaixada dos Estados Unirlos fez um no-' vo e urgente apelo à todos os ci«

para a

Chi-Ameaça comunista

referir-se á ameaça comimis-i sr Ribbentrop disse o sp-A

ta. guint" :

"O "Fuehrer" p ° "Duce"# foram os primeiros a reconhecer, hn 2(1 nnus, cru.* perÍRO Ai- democracia» linda quiseram ouvir «obre a

revi-,--.;.m l|fl l>,-l:|r|,. dt' COÍIIHS P SP

OpU-inilar; a* tentativas dn , ,. , , ¦ ,. ,),, * | mcp" IHi isenll- {

l. .,. • mirai as bases d«i vida * '! mii

Continente tnex*

pugnavel

Afirmou o ministro das Relações Exteriores do Reich que "o contl-nente europeu é mtlltarmente inex-pugnavel e, economicamente, é se-guro e à prova de bloqueios, acres-centando que, com os recursos russos, assim como com a totali-dade da produção de guerra da Europa alemã, Itália e seus alia-dos, ' estão em condições de con-centrar seu poderio militar contra a Grã-Bretanha".

Em seguiria, passou a conside-rar a situação com os Estados Unidos, declarando:

"O

povo alemão jamais sentiu ódio contra o povo norte-america-no nem este contra os alemães. O presidente Roosevelt, no entanto, trata de arrastar seu país á guerra.

"Entrem os Estados Unidos na guerra, ou não Isto nâo alterará o desfecho da luta cuja vitorie caberá ao Eixo. Se, apesar do que se tem feito, vier a produzir-se uma guerra entre os Estados Uni-dos, por um lado, e a. Europa e a Ásia do outro, a responsabilidade recairia, única e exclusivamente, f*ohi'p n senhor Roosevelt". Re-feriu-sp, ainda*, o orador a su-posta implantação de unia reli-gião mundial nazista e as preten-sas intenções rln Alemanha com respeito à América do Sul. qua-llficnndn-as de "completamente sem nexo e sem sentido".

Ifciial qualificação aplicou ft» CuiH'1 ia •»•' JjaÇ>na

dada o-; norte-americanos que abandonem o Japão e na ocuparia..

Nas esferas oficiais, opina-se que n Japão não pode perder tempo negociando com os Esta-dos Unidos, a menos que exis-tam esperanças razoáveis de se chegar a uma solução satisfato-ria.

Informa-se, ne3ta capital, qu» o embaixador russo Maxim Utvi-notf havia recebido ínstruço-»-. pa.-ra negociar um pacto de assis. tencia reciproca r u s s o- norte, americano paia uma ação junta no Pacifico e com de fazer pressão sobre o

con-o fim Japão.

Informações pes*

simislas

A noticia sobre a iminente eva-cuação rios cidadãos norte-ame-ricanos foi acompanhada de um despacho que dizia que se ha-via tambem pedido aos norte-americanos r?sidentes na Indo-china que abandonem esse pais. \ Imprensa publica, com desta-que, a? internações pessimistas a respeito das conversações de

Washington

CRISTAIS?

Não ! Isso só im L E AO D'AMÉRICA. Cristais france-ses e nacionais. Variedade « preço, só no LEÃO D*AMÉRI-CA. Rua Uruguaiana, 89 e Av. 28 de Setembro, 339.

|

50 PARA CREANÇAS I

«*«"* I

I crrir.nr. f iHorrcwsivnmw«w|

\^_ UIUI ~"~'—"******""rm*m***** 1

Referências

Documentos relacionados

Análise do Tempo e Renda Auferidos a partir da Tecnologia Social Durantes os períodos de estiagem, as famílias do semiárido busca água para o consumo familiar em locais mais

O achado tomo- gráfico mais comum foi o espessamento ósseo secundário a osteíte em todos os 15 casos, presença de imagem com densidade óssea no interior do seio afetado com 13 casos

A inscrição do imóvel rural após este prazo implica na perda do direito de manter atividades agropecuárias em áreas rurais consolidadas em APP e Reserva Legal, obrigando

The process of implementation of the Forest Code is inherently a redefinition of the bundle of property rights to land, in which there is currently a mismatch between de facto and

Reduzir desmatamento, implementar o novo Código Florestal, criar uma economia da restauração, dar escala às práticas de baixo carbono na agricultura, fomentar energias renováveis

O artigo tem como objeto a realização, em 2013, do Congresso Internacional Justiça de Transição nos 25 anos da Constituição de 1988 na Faculdade de Direito da UFMG, retratando

Conclusão: a mor- dida aberta anterior (MAA) foi a alteração oclusal mais prevalente nas crianças, havendo associação estatisticamente signifi cante entre hábitos orais

Atualmente, não há trabalhos científicos disponíveis sobre os efeitos da utilização da CPS na dieta de animais ruminantes, portanto, este trabalho foi conduzido com o objetivo