• Nenhum resultado encontrado

Atividades sobre países desenvolvidos e subdesenvolvidos para imprimir

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Atividades sobre países desenvolvidos e subdesenvolvidos para imprimir"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

Aprender geografia, principalmente sobre o tema de países desenvolvidos e

subdesenvolvidos, significa que é uma maneira de compreender as ações políticas, sociais e hábitos das pessoas em todas as partes do mundo.

Países desenvolvidos e subdesenvolvidos

Países desenvolvidos possuem um nível superior de industrialização e renda per capita. Isto é, estão em alto nível de educação e qualidade de vida no IDH. Países subdesenvolvidos possuem uma renda per capita inferior, pouco industrializado e com condições de vida precárias.

O que seria o BRIC?

Alguns países se agrupam com relação ao desenvolvimento econômico. Significa

simplesmente o grupo dos cinco, que é composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A sede se localiza em Xangai, China e sua criação ocorreu no ano de 2014.

Os BRICS detém cerca de mais de 21% do Produto Interno Bruto, e se juntaram pois são os países tendem a crescer cada vez mais. Inclusive, representam 42% da população.

Atividades sobre países desenvolvidos e

subdesenvolvidos para imprimir

Com base nisso, a equipe do Minhas Atividades preparou uma série de atividades que falam e explicam de maneira lúdica como funciona os países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

(2)
(3)

A equipe do Minhas Atividades agradecem aos professores de geografia, que ensinam a matéria com todo amor para os alunos. Vocês são essenciais!

Atividade para responder as perguntas

O aluno deverá responder as perguntas feitas, dentre elas qual o principal critério para regionalizar o espaço geográfio, além de escrever com as próprias palavras a função da ONU.

(4)
(5)

Por fim, deve dizer qual a relação dos indicadores econômicos e os mais relevantes. Essa matéria em geografia deve ser abordada pelo professor dentro de sala de aula, para que desse modo, os alunos consigam compreender as perguntas propostas.

Atividade para responder as perguntas de geografia

O aluno deve dizer como são, geralmente, os países desenvolvidos e o que costuma ocorrer com locais subdesenvolvidos. Além disso, será necessário citar duas características

(6)
(7)

É necessário que o professor tenha comentado e explicado aos alunos sobre como funcionam nações com o índice de desenvolvimento elevado, e que essas classificações sempre são feitas através do Índice de Desenvolvimento Humano, IDH.

Responda as perguntas

O aluno deve listar cinco países que compõem o grupo de ricos e outros cinco que componham países mais pobres. Posteriormente, devem dizer as principais atividades econômicas que países do norte e sul desenvolvem.

(8)
(9)

O aluno precisa dizer o motivo pelo qual os países citados como ricos e os pobres se denominam como desenvolvidos e subdesenvolvidos.

Atividade para completar as lacunas

O aluno deve ler o texto com atenção para conseguir encaixar uma das palavras abaixo, de modo que consiga dar sentido ao texto e compreender o que ele quer dizer.

(10)
(11)

Se o aluno sentir dificuldades, poderá chamar o professor para lhe tirar as devidas dúvidas.

Complete as lacunas

A atividade segue para completar a lacuna com a resposta correta, para que o aluno consiga compreender perfeitamente a proposta do texto apresentado.

(12)
(13)

Em seguida, deverá ler o enunciado que menciona sobre o IDH e que teve sua criação na ONU, porque é desse modo que eles conseguem avaliar a qualidade de vida de todas as pessoas. Basta assinalar a resposta correta.

Atividade sobre economia

O grupo BRIC tem como principal referência quatro países que ainda se desenvolvem. Teve sua criação pelo economista Jim O’Neill. A partir disso, o aluno deve responder o que

(14)
(15)

Para a segunda questão, o aluno precisa reconhecer os países que compõem o BRIC. O professor precisa ter mencionado em sala de aula sobre este tema, para não gerar confusão.

Atividade sobre o programa das nações unidas

Com relação ao programa das nações unidas para o PNUD, apresentou no relatório datado de 2006, uma questão extremamente importante sobre a falta de água no mundo e declarou que é um problema silencioso. Isto é, em um futuro próximo todos serão atingidos. O aluno deve responder o porquê países mais pobres sofrem mais com a falta de água.

(16)
(17)

A próxima questão a ser respondida se trata sobre a população que aumenta sem parar, como ficará o problema da escassez de água e se ela continuará a aumentar.

Explique com suas palavras

O aluno deverá explicar com suas palavras sobre a Divisão Internacional do Trabalho, DIT, e como interfere na sustentabilidade do meio ambiente.

(18)
(19)

A próxima pergunta se trata da ONU e qual seria o seu papel no mundo. Por fim, a ONU tem, de fato, conseguido realizar a sua função com destreza no cenário mundial.

Atividade para analisar a tabela

O aluno deverá analisar a tabela e responder às questões, de modo que sejam preenchidas as lacunas com o que se pede.

(20)
(21)

Será necessário que o aluno fique atento quanto os números e datas apresentados na tabela para não se perder.

Leia o texto

Será necessário ler os enunciados para conseguir formular a resposta, com base em países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

(22)
(23)

O aluno deve imaginar uma cena na qual esteja atento ao debate político, e surge a seguinte fala: “A origem do subdesenvolvimento do Brasil e outros países da América Latina estão na péssima administração de seus atuais governos”. Se por acaso o aluno estivesse no debate, quais argumentos seriam utilizados para responder a esta pergunta?

Atividade para preencher a tabela

O aluno deve preencher a tabela com as características de cada uma das formas de colonização.

(24)
(25)

O professor deve salientar este tema em sala de aula com seus alunos, de modo que consigam realizar a atividade.

Para responder rápido

O aluno deve dizer três países da África, Europa, América, três países subdesenvolvidos, desenvolvidos, aqueles que tiveram influência monopolar no mundo e outros que tiveram influência bipolar, por fim, os países que atualmente possuem influência multipolar.

(26)
(27)

As aulas de geografia são fundamentais para a formação acadêmica de todos os alunos do fundamental I até o término no ensino médio, portanto, o professor deve saber conduzir suas aulas para que todos consigam compreender a matéria.

Tudo para a sala de aula!

Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema insetos em sala de aula de diversas formas e quer encontrar ainda mais atividades e material de ensino, fique atento ao Minhas Atividades e encontre tudo para a sala de aula em um só lugar.

Referências

Documentos relacionados

Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema de atividades com a cor amarela para educação infantil para imprimir em sala de aula de diversas formas e quer

Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema de atividades sobre tartarugas para educação infantil para imprimir em sala de aula de diversas formas e quer

Se você gostou de nosso planner de caminhão para os professores para imprimir em sala de aula de diversas formas e quer encontrar ainda mais atividades e material de ensino,

Se você gostou de nossos jogos pedagógicos para imprimir e trabalhar em sala de aula de diversas formas, e quer encontrar ainda mais atividades e material de ensino, fique atento

Se você gostou de nossas atividades sobre dias da semana para imprimir e trabalhar em sala de aula de diversas formas, e quer encontrar ainda mais atividades e material de ensino,

Se você gostou de nossas atividades sobre o Pantanal para imprimir e trabalhar em sala de aula de diversas formas, e quer encontrar ainda mais atividades e material de ensino,

Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema de atividades com a cor azul para educação infantil para imprimir em sala de aula de diversas formas e quer

Se você gostou de nossos desenhos sobre Jesus Cristo para imprimir e trabalhar em sala de aula de diversas formas, e quer encontrar ainda mais atividades e material de ensino,