• Nenhum resultado encontrado

INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE AR-CONDICIONADO SPLIT

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE AR-CONDICIONADO SPLIT"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)
(2)

Este manual apresenta informações importantes acerca do curso para que as escolas IM em todo o país possam implantá-lo sem maiores dificuldades, observando-se as instruções básicas que a instituição adota para os seus cursos profissionalizantes.

O importante ao iniciar a oferta de um curso IM é seguir o padrão adotado em toda a rede, considerando que por fazer parte de um grupo de franquias, o curso oferecido em um ponto do Brasil deve ser igual em todo o restante do país. Este padrão envolve a qualidade da infraestrutura e principalmente a qualidade de ensino, garantindo a satisfação do aluno, que se reflete em sua retenção e motivação para a manutenção da pontualidade de seus pagamentos. Por isso, leia com atenção este manual e siga-o em toda a sua extensão para concretização do sucesso do curso.

Este é um grande diferencial da rede IM, que fornece todo o apoio necessário às suas franquias. Em caso de dúvidas, não deixe de consultar seu máster.

O Curso de Instalação e Manutenção de Ar-Condicionado Split conta com um formato dinâmico e prático e tem por objetivo capacitar novos profissionais, com ou sem experiência, a fazerem instalação e manutenção em ar-condicionado.

O instalador de ar-condicionado precisa estar apto para atuar de maneira segura e eficiente para garantir o sucesso de seu trabalho e a satisfação de seus clientes. Para isso, o Instituto Mix prepara os alunos deste curso para terem noções das normas de segurança do trabalho e também para a obtenção do conhecimento teórico e prático sobre o ar- condicionado split e seu funcionamento, desde a instalação até sua manutenção. Em sala de aula, os alunos poderão aplicar todo o conhecimento adquirido realizando instalações e reparos, otimizando e reforçando o aprendizado.

INTRODUÇÃO

OBJETIVO DO CURSO

(3)

O curso de Instalação e Manutenção de Ar-Condicionado Split visa atender as necessidades do mercado de trabalho e de nossos alunos diante da forte demanda existente nesta área. Este curso foi especialmente criado para quem busca noções do que necessariamente é preciso ser feito, desde o local correto de instalação até temas inerentes às questões técnicas. O aluno aprenderá aliando a teoria com a prática. Este curso fornece uma qualificação diferenciada, fazendo com que o aluno saia da escola totalmente capacitado, pois o curso possui um formato dinâmico e prático, além de ter sido especialmente desenvolvido visando a rápida inclusão no mercado de trabalho.

O mercado de instalação e manutenção de ar-condicionado split vem apresentando escassez de mão de obra qualificada, existindo alta demanda de trabalho e poucos profissionais capacitados para atendê-la. A busca é tão grande e a mão de obra tão escassa, que os profissionais da área, em algumas regiões, não conseguem suprir a demanda.

Trabalhar com instalação de ar-condicionado traz um bom retorno financeiro, por isso é tão importante investir na capacitação para atuar nessa área. O aluno estará apto para atuar em:

oficinas, assistências técnicas, empresas especializadas ou como autônomo.

Tornando-se um profissional qualificado, esforçando-se para realizar um trabalho de qualidade e buscando entender todo o passo a passo do que está fazendo, você conquistará e fidelizará clientes e o que não faltará para será trabalho.

Especificamente quanto ao exercício profissional, em âmbito nacional, não verificamos qualquer restrição para a atuação do instalador de ar-condicionado, entretanto, recomendamos a consulta à legislação estadual ou municipal para o esclarecimento acerca de eventual restrição profissional, bem como exigência especial para oferta da formação.

O QUE É O PRODUTO?

MERCADO DE TRABALHO E RESTRIÇÕES DE ATUAÇÃO

(4)

Não há qualquer limitação para o ingresso neste curso, entretanto, para efeito de referência, sugere-se que o principal foco recaia sobre alunos com idade a partir de 16 anos, profissionais que já atuam na área e desejam especializar-se ou ainda quem pretende ingressar nessa profissão.

Apostila: o curso de Instalação e Manutenção de Ar-Condicionado Split é composto por uma apostila, que está disponível na loja | www.imnic.com.br > Loja Virtual >

Apostila Área Construção Civil;

Plano de aula: disponível em www.imnic.com.br e no portal do instrutor;

Slides aula a aula: disponível em www.imnic.com.br e no portal do instrutor;

Outros materiais de apoio pedagógicos: disponíveis em www.imnic.com.br >

Suporte > Gerenciar Arquivos > Pedagógico.

O curso será ministrado através de aulas presencias, com professor em sala de aula, onde cada conceito, após explanação teórica, será demonstrado através da prática. As modalidades de oferta estão demonstradas no quadro a seguir:

MODALIDADES CARGA HORÁRIA

TOTAL DURAÇÃO

DAS AULAS NÚMERO DE AULAS

TURMA MODULAR 90 h 3 h 30

VIP 50 % - ATÉ 3 ALUNOS 46 h 2 h 23

VIP 60 % - ATÉ 6 ALUNOS 54 h 3 h 18

QUEM PODE SE MATRICULAR NESTE CURSO?

O CURSO É COMPOSTO POR:

CARGA HORÁRIA

(5)

Acima de seis alunos aconselhamos o curso padrão. O curso VIP pode ser ministrado na mesma estrutura física do curso padrão ou em sala específica para cursos VIPs, desde que atenda às necessidades previstas.

Consulte o material do coordenador pedagógico para maiores esclarecimentos sobre o funcionamento do curso modular.

O curso organiza-se a partir da seguinte matriz curricular:

MÓDULO CARGA HORÁRIA AULAS

Módulo Climatização

• Origem e história do ar-condicionado;

• Função;

• Normas regulamentadoras NR-10 e NR 35;

• Principais funções do controle remoto;

• Fluidos refrigerantes;

• Ozônio – processo de formação e destruição;

• Ar-condicionado inverter;

• Climatização;

• Sistemas de ar-condicionado;

• Fundamentos.

21 horas 7

Módulo Instalação

• Como instalar um ar-condicionado split passo a passo;

• Materiais necessários para instalação;

• Tensão elétrica ou diferença de potencial elétrico (DDP);

• Práticas de instalação.

45 horas 15

Módulo Manutenção Preventiva

• Manutenção preventiva planejada;

• Principais erros na utilização;

• Aulas práticas de manutenção.

24 horas 8

MATRIZ CURRICULAR

(6)

O instrutor a ser contratado deverá possuir conhecimentos específicos da área com certificação comprovada e atualizada. Necessário que tenha conhecimento de elétrica e das normas de segurança do trabalho NR10 e NR35.

As aulas do curso de Instalação e Manutenção de Ar-Condicionado Split poderão ser realizadas na mesma sala dos cursos da área da construção civil. O número de alunos por turma depende do tamanho da sala de aula. A unidade Instituto Mix de Profissões deverá disponibilizar, além dos materiais que são padrão das nossas salas de aula da área da Construção Civil, os itens a seguir.

EQUIPAMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CURSO DE INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE AR- CONDICIONADO SPLIT

A relação de equipamentos a seguir está dimensionada para turmas de até vinte alunos.

Kit flangeador com alargador;

Curvador de tubos;

Balança Digital;

Cilindro graduado;

Cortador de tubo de cobre;

Cortador de tubos capilares;

Lima;

Escareador;

Rebarbador;

Conjunto Manifold;

Mangueira e acessórios para transferência de fluido frigorífico;

Bomba de vácuo;

Recolhedora;

CONTRATAÇÃO DE INSTRUTORES

SALA DE AULA

(7)

Válvula perfuradora;

Válvula Schrader;

Vacuômetro digital;

Termômetro penta (cinco pontas);

Termômetro infravermelho;

Capacímetro;

Alicate amperímetro;

Multímetro;

Conjunto oxiacetileno;

Varetas de solda foscoper;

Alicate;

Chave Philips;

Estilete;

EPI’s (óculos de proteção, protetor auricular, luvas para alta temperatura, luva anticorte e capacete);

Bancada para instalação e manutenção do Split.

Apresentaremos a seguir um estudo sintético que procura demonstrar a viabilidade econômico-financeira do curso. Para isso, um cenário foi simulado e está demonstrado na planilha abaixo.

ANÁLISE DE VIABILIDADE FINANCEIRA

(8)
(9)

É possível encontrar interessados para este curso em todos os lugares, mas para que essa busca seja mais precisa e tenha êxito, veremos os principais pontos de prospecção:

Salas de aula IM dos cursos da área da Construção Civil, construtoras, canteiros de obras, redes sociais e arredores da unidade.

1º passo: o coordenador pedagógico, juntamente com o gerente comercial, deverá oferecer à equipe comercial o treinamento do curso. Disponível no IMNIC → SUPORTE → COMERCIAL → MATERIAIS DOS CURSOS → CONSTRUÇÃO CÍVIL → TREINAMENTOS;

2º passo: o gerente comercial deverá realizar simulações de venda junto à equipe comercial, sanando eventuais dúvidas;

3º passo: o gerente comercial deverá iniciar o processo juntamente com a equipe a divulgação dos materiais no Facebook, Instagram e panfletagem;

4º passo: o gerente comercial deverá iniciar o fechamento de parcerias para divulgação e coleta de cadastros;

5º passo: os orientadores deverão dar início ao processo de atendimento conforme treinamento repassado.

Dica 1: o gerente e o coordenador poderão montar workshops para divulgação do curso, principalmente nas redes sociais e entre os alunos;

Dica 2: quanto mais treinamentos relacionados aos cursos sua equipe tiver, maior será a reversão em matrículas.

IMPLANTAÇÃO COMERCIAL

SEGMENTAÇÃO DE PÚBLICO

(10)

Para que o setor comercial tenha sucesso com a implantação de um novo curso é importante seguir uma série de passos e preparar o gerente e a equipe para a comercialização deste. Segue abaixo uma lista com os principais passos para atingir resultados positivos neste momento:

Investir em mídias como Facebook®, Instagram®, Whatsapp® business, Google, renovação, PAP e assistente comercial;

Definir ações voltadas para cada mídia, focadas no curso (exemplos abaixo);

Aplicar uma pesquisa de demanda do curso na cidade, a fim de identificar seu potencial e conseguir leads para que a equipe possa trabalhar;

Aumentar a meta de vendas no mês de implantação para que a equipe não deixe de vender os cursos já existentes, mas aumente o mix de vendas com o novo curso;

Definir premiação extra para os orientadores que se destacarem na venda do novo curso;

Treinar argumentos de venda e negociações com a equipe para que as vendas do novo curso não diminuam o ticket médio de taxa de matrícula e parcela.

Com este faturamento será possível investir no setor comercial, na busca por resultados ainda melhores nos meses seguintes: investimento nas mídias que mais dão retorno para este curso (Facebook®, Instagram®, Whatsapp® business, Google®, renovação, PAP e assistente comercial) e premiações para os orientadores que se destacarem nas vendas ao longo do mês (orientador que fechar cinco matrículas do curso na semana sem deixar de lado ou demais cursos, ganhará R$ 100,00 além da bonificação padrão, por exemplo).

POTENCIAL COMERCIAL DO CURSO

COMO TER SUCESSO NA COMERCIALIZAÇÃO DO CURSO

(11)

Facebook® – utilizando a arte de MATRICULE-SE o assistente de mídias deverá criar posts envolventes, instigando aqueles que tenham interesse no curso a deixarem seus contatos nos comentários para que os orientadores entrem em contato o quanto antes, buscando a conversão em matrículas.

Criar enquete sobre qual a mídia preferida (Ex.: Facebook® ou Instagram®);

Chamadas ao vivo do comercial falando sobre curso e chamando para conhecer;

Chamadas ao vivo com instrutor ou coordenador falando do curso;

Stories no Facebook, com frequência diária (a cada 24 horas), contendo material sobre matrículas abertas.

Instagram® – Utilizando a arte de MATRICULE-SE o assistente de mídias deverá gerar conteúdos envolventes para Stories, instigando os seguidores a participarem e direcionando seus contatos para o Direct. Em seguida deverá passar os contatos para o gerente para que os orientadores entrem em contato o quanto antes, buscando a conversão em matrículas.

Criar enquete sobre qual a mídia preferida (Ex.: Facebook® ou Instagram®);

Chamadas ao vivo do comercial falando do curso e chamando para conhecer;

Chamadas ao vivo com instrutor ou coordenador falando do curso;

Stories no Instagram, com frequência diária (a cada 24 horas) com material sobre matrículas. Enquetes/boomerangs apresentando apostila. Use a criatividade!

WhatsApp® Business – O orientador deverá enviar a arte do curso para todos os seus clientes que não se matricularam (área da construção civil tem grande potencial), instigando-os a investir em uma área que está em ascensão no mercado de trabalho e tem espaço garantido em empresas de todos os segmentos.

Envio de vídeos comerciais, pedagógicos, mas preferencialmente com o futuro INSTRUTOR falando do curso e chamando para conhecê-lo;

Stories no WhatsApp® com material sobre matrículas abertas, com frequência diária (a cada 24h). Enquetes/Boomerangs (pode-se salvar as do Instagram® e usar) apresentando apostila. Use a criatividade!

Google® É importante que o franqueado compreenda o funcionamento do mecanismo de pesquisa do Google® para que desenvolva campanhas de links patrocinados, visando receber contatos telefônicos, leads e visitas, além do reconhecimento da marca.

PRINCIPAIS MÍDIAS E AÇÕES PARA ESTE CURSO

(12)

Posicionar a empresa no Google Meu Negócio de forma que os clientes encontrem as informações sobre a empresa que está sendo anunciada.

Entrar em contato com o setor de Advertising da franqueadora para elaboração de campanhas no Google.

Renovação – promover o dia do trânsito (ação disponível no marketing place) entre as turmas da área da construção civil e outras áreas, garantindo que todos os alunos conheçam este curso e aqueles que tiverem interesse ganharão descontos diferenciados para matricularem-se.

Assistente – deverá abordar o público-alvo (homens de 18 a 50 anos) questionando se conhecem a profissão de instalador de ar-condicionado, o grande potencial que a profissão tem atualmente e o quanto vem crescendo nos últimos anos. O assistente deverá falar sobre o curso disponível na escola e aqueles que demostrarem interesse deverão ser direcionados para o atendimento dos orientadores.

PAP – o orientador deverá visitar canteiros de obras (casas, prédios, pavilhões, entre outros), conversar com o mestre de obras, falar sobre o curso e pedir liberação para conversar com os funcionários presentes. Reunir-se com os trabalhadores (mestre de obras, pedreiro, servente de pedreiro, eletricista, encanador) e falar sobre o mercado da instalação de ar- condicionado, o grande potencial que a profissão tem atualmente, o quanto está crescendo e o quanto este aquele que realizar este curso terá aumentada a procura por seus serviços.

A média salarial para um Instalador de ar-condicionado, com carteira assinada, é de R$ 1.580,00 por mês. Este valor pode variar de acordo com o nível de experiência e habilidade técnica do profissional. Sendo que, caso prefira empreender, poderá ganhar salários muito maiores, podendo chegar até R$ 12.000,00 por mê

Existem diferentes materiais de divulgação comercial deste curso no marketing place.

É importante saber a finalidade de cada um e qual o melhor momento para utilizá-los, a fim de obter resultados positivos.

MERCADO DE TRABALHO

MATERIAIS DE DIVULGAÇÃO COMERCIAL

(13)

Cronograma para Whatsapp®

O que é: informativo digital que contém informações relevantes sobre o curso, com explicativo de cada módulo.

Para que serve: foi desenvolvido para atender o público digital que, muitas vezes, não se sente confortável em receber ligações ou visitar a escola, em um primeiro momento, e busca informações rápidas e objetivas.

Quando utilizar: durante os atendimentos via Whatsapp®, na apresentação do produto (curso). Desta forma as orientações ficarão mais práticas, dinâmicas e com perfil profissional.

(14)

Resumo do curso para Whatsapp®

O que é: informativo digital que possui informações específicas do curso (resumo do conteúdo ensinado nas aulas, investimento e média de ganhos diários).

Para que serve: foi desenvolvido para criar necessidade no prospect, mostrá-lo de forma objetiva como é simples investir no curso (apresentando valores diários) e como o investimento é pequeno comparado ao retorno financeiro que o curso proporcionará.

Quando utilizar: durante os atendimentos via Whatsapp®, na apresentação do produto (curso). Desta forma, as orientações ficarão mais práticas, dinâmicas e com perfil profissional.

(15)

Postagem (matricule-se) para o Facebook® e Instagram®

O que é: arte de divulgação do curso para utilizar nas redes sociais (Facebook® e Whatsapp®).

Para que serve: foi desenvolvido para divulgar o curso e despertar o interesse dos internautas que, muitas vezes, não sabem que o IM possui o curso em sua grade curricular.

Quando utilizar: sempre que necessário para preencher as vagas de determinada turma e lançamento de novos cursos.

(16)

Panfleto

O que é: este panfleto contém informações específicas do curso (resumo do conteúdo ensinado nas aulas, carga horária e todos os módulos).

Para que serve: foi desenvolvido para divulgação do curso de forma “individual”, direcionando às vendas para ele. Desta forma, despertará interesse nos prospects que, muitas vezes, não sabem que o IM possui este curso ou como ele funciona.

Quando utilizar: o assistente comercial deverá distribuir o material no comércio local durante as abordagens e em ações específicas, com a finalidade de aumentar as vendas do curso.

Para que a equipe comercial consiga desempenhar um bom trabalho e apresentar as informações do curso de forma correta e com propriedade, é fundamental que antes de iniciar as vendas, eles recebam treinamento completo acerca da matéria.

No suporte comercial do IMNIC existe a sua disposição treinamento específico do curso INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE AR-CONDICIONADO SPLIT contendo objetivo, mercado de trabalho, segmentação de público, informações mais relevantes do curso e

TREINAMENTOS COMERCIAIS

(17)

argumentos de venda. Este treinamento dará segurança aos orientadores e aumentará suas

chances de conversão.

Climatização

Neste módulo o aluno conhecerá os tipos de aparelhos Split, funcionamento e operações de refrigeração e aquecimento, além de conhecer as normas de segurança pessoal e coletiva para trabalho em altura (NR10) e segurança em instalações e serviços em eletricidade (NR35).

Instalação

Neste tópico o aluno aprenderá a fazer instalação e montagem do ar-condicionado Split, medir a pressão do gás e realizar conexões da tubulação.

Manutenção preventiva

O aluno aprenderá a trabalhar com diversos tipos de aparelhos, além de aprender a fazer limpeza e higienização. Apenderá ainda a substituir placas eletrônicas, motor do ventilador, sensores, display de LED e muito mais.

O Instituto Mix disponibiliza um grande conjunto de peças publicitárias para seus cursos através do portal Marketing Place, podendo ser acessado através do seguinte endereço:

AÇÕES DE MARKETING

IMNIC> SUPORTE> COMERCIAL> MATERIAIS DOS CURSOS> CONSTRUÇÃO CIVIL>

TREINAMENTOS

CONTEÚDOS DO CURSO

(18)

Este manual procurou apresentar todas as informações necessárias para a implantação do curso de Instalação e Manutenção de Ar-Condicionado Split, lançado pelo Instituto Mix de Profissões. De posse destas informações a equipe da escola será capaz de conduzir o processo de implantação sem maiores contratempos, podendo executar todas as etapas para a correta disponibilização de mais uma formação na rede, cujo objetivo é a realização de sonhos de nossos alunos.

O Instituto Mix coloca-se ao inteiro dispor de toda a rede, através de nossos másteres e consultores, para dirimir quaisquer dúvidas eventualmente ainda existentes, certos de que a união de todos os nossos esforços será capaz de garantir o sucesso de mais este produto e, por consequência, o sucesso da sua unidade IM!

CONSIDERAÇÕES FINAIS

(19)

Referências

Documentos relacionados

Se o erro persistir mesmo após ter executado o Passo 1, certifique-se de que a definição do formato de papel especificado no driver de impressão corresponde ao formato de papel que

Quanto ao uso de ferramentas com propósito comunicacional por macacos-prego, assim como para outros primatas, é comum a sinalização de intenções agressivas do emissor (no âmbito

- Alguns antibióticos (por exemplo, ampicilina e outras penicilinas, tetraciclinas), por diminuição da circulação êntero-hepática de estrogênios. A seguir, alguns exemplos

Resumo O fenótipo de fragilidade é uma fer- ramenta utilizada para avaliação da fragilidade em idosos, composto pelos itens perda de peso, exaustão, baixo nível de

No caso do controle concentrado, o Poder Judiciário é acionado para decidir acerca da constitucionalidade ou inconstitucionalidade de lei ou ato normativo de forma

No.. notas de euro lista) Info@hbw-cs.de www.hbw-cs.de ES2 200 Shenzhen Easycount Technology Co., Ltd. Building A2, YiFang Huigu Technology Park LingNan Road, Tanxia Town

Cozinha mobilada, boas áreas, excelente exposição solar, garagem fechada para 3 carros.. Cozinha mobilada e equipada, sala c/

Sonda de correntes de Eddy, para aplicação em Ensaios Não Destrutivos de materiais condutores de corrente eléctrica, de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizada