• Nenhum resultado encontrado

O que é Fintech? uma

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O que é Fintech? uma"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

O que é uma

Fintech ?

(2)

?

O que é uma Fintech?

O nome pode soar estranho, mas tenho certeza que você se interessará pela seguinte ideia: que tal deixar de lado alguns dos serviços (burocráticos e caros) do seu banco e passar a resolver tudo em uma empresa muito mais prática, rápida, barata e descomplicada?

Parece ótimo, não é mesmo? Pois isso já é possível!

Fintechs são jovens empresas, que vêm se destacando no mercado financeiro graças à vontade de inovar. Elas comandam uma verdadeira revolução na indústria de serviços financeiros.

O que significa Fintech?

Fintech é um termo em inglês que surgiu da junção das palavras financial (financeiro) e technology (tecnologia).

É o nome usado para descrever empresas que prestam serviços financeiros, tendo na tecnologia seu grande diferencial — muitas delas, inclusive, não têm agências para atender seus clientes, que resolvem tudo pelo computador ou pelo smartphone, sem perder tempo e sem dificuldades.

Elas oferecem produtos como cartões de crédito, empréstimos e investimentos, entre muitos outros serviços financeiros. O interessante é que cada fintech se especializa em um nicho de produtos financeiros. Os grandes bancos, por sua vez, tentam oferecer muitos serviços e dessa forma acabam não conseguindo prestar a mesma qualidade em todos.

As fintechs são startups, companhias fundadas há poucos anos a partir de uma ideia inovadora e disruptiva, que atendem uma demanda até então ignorada e rompe com o que é oferecido normalmente no mercado.

Foi o que aconteceu, por exemplo, nas indústrias fonográfica e audiovisual, bem como no mercado de transporte individual. Era só questão de tempo até isso chegar aos serviços financeiros.

(3)

Hoje já existem mais de

12 mil Fintechs em todo o mundo

5686

3.581

2.864

Número de Fintechs 2018

7.000 6.000 5.000 4.000 3.000 2.000 1.000

0 AMERICAS EMEA APAC

NUMERO DE EMPRESAS

AMERICAS - América do Norte e América do Sul EMEA - Europa, Oriente Medio e Africa

APAC - Asia

Taxa anual de crescimento por país

Taxa anual de crescimento no número de startups.

48% 55% 52% 56%

22%

BRASIL MEXICO COLOMBIA ARGENTINA CHILE 100

75

50

25

0

Fintechs na América do Sul

(4)

São várias as possibilidades de serviços das diferentes fintechs: cartões de crédito, empréstimos, investimentos, contas bancárias, sistemas de pagamentos e aplicativos decontrole financeiro. O que empresas tão diferentes entre si têm em comum, além da área de atuação?

Quais são os diferenciais das fintechs?

O que define uma fintech são os seguintes pontos: foco na tecnologia, especialização em poucos produtos, soluções inéditas e menos burocracia.

Vamos agora detalhar cada um desses pontos:oco na tecnologia

Mais do que dar uma possibilidade extra para o cliente resolver seus problemas (como fazem os bancos tradicionais, por exemplo) as fintechs encaram o desenvolvimento de soluções digitais como seu diferencial e, em grande parte dos casos, o principal canal de contato com o consumidor.os burocracia.

O uso de tecnologia resolve o problema da burocracia: as fintechs eliminaram a necessidade de entregar documentos, esperar correspondências e perder tempo em filas ou no telefone. Tudo é resolvido de maneira rápida, sem sair de casa — dá até para assinar um contrato pelo celular!

A grande maioria dessas empresas é bastante específica no seu modelo de negócios. Cada uma dessas startups financeiras oferece um número muito pequeno de produtos.

Dessa forma, elas conseguem concentrar esforços e oferecer ótimo atendimento e serviços de altíssima qualidade.tas

Esses produtos quase sempre vêm para atender a uma demanda que não era contemplada pelas empresas financeiras tradicionais.

Cartão de crédito sem anuidade, conta bancária sem tarifas, empréstimos com juros mais baixos e consultoria personalizada para pequenos investidores são alguns exemplos de soluções oferecidas por fintechs que atuam no mercado brasileiro.

MAIORES INVESTIMENTOS FINTECH POR BANCOS 2013 - 2017

TOTAL DE INVESTMENTOS EM FINTECH , 2013-2017

(5)

As fintechs ainda são pequenas, mas seu impacto na indústria de serviços financeiros já é considerável e deverá provocar mudanças significativas no cenário financeiro — e também no modo como você lida com seu dinheiro.

As Fintechs vieram para ficar

Pesquisa da PwC aponta que 76% das instituições bancárias se sentem ameaçadas pelo avanço das Fintechs

Uma pesquisa da Price WaterhouseCoopers (PwC) também do começo de 2016, revela que 23% dos executivos de grandes bancos dos Estados Unidos acreditam que as fintechs vão colocar os negócios das maiores empresas financeiras em risco num prazo de cinco anos.

Entre os funcionários das startups financeiras, o percentual é de 33%.

Outros números que confirmam essa tendência vêm de um relatório do banco Goldman Sachs: 33% dos millennials (nascidos entre 1980 e 2000) dos EUA acreditam que, daqui a cinco anos, não precisarão ter uma conta em banco, e metade deles espera contar com os serviços de startups para suas operações financeiras.

Isso tudo se dá pela inovação trazida pelas fintechs e, também, por causa de mudanças comportamentais dos consumidores.

Os serviços Financeiros estão perto de um momento Netflix?

Daqui a 10 anos, você acredita que ainda pegaremos fila em uma agência bancária?

Ou ligaremos para a gerente do banco para realizar um investimento?

Os serviços financeiros estão passando por uma grande transformação.

Hoje recorremos aos bancos para a maioria - senão todas - das nossas operações financeiras. Esse modelo fazia sentido no mundo antes da era digital. Somente os grandes bancos conseguiam ter escala suficiente para montar uma enorme rede de agências e oferecer todos os serviços financeiros em "um só lugar".

Porém, com o avanço de tecnologias como internet móvel, redes sociais e inteligência artificial, o modelo integrado dos bancos começou a se mostrar muito engessado para a nova realidade dos clientes. Um número crescente de empresas, mais ágeis e especializadas, estão utilizando a tecnologia para prestar serviços melhores e mais baratos que os oferecidos pelos bancos tradicionais.

Apelidadas de "fintechs" - abreviação de financial technology (tecnologia financeira) - essas empresas jovens estão, pouco a pouco, conquistando o gosto do consumidor.

Em longo prazo, é inevitável a mudança dos serviços financeiros, mas em que ponto do processo nos encontramos?

Será que ainda estamos no estágio embrionário, com adesão limitada de alguns entusiastas, ou já nos encontramos à beira de uma transformação mais ampla?

A Netflix mudou hábitos dos consumidores nos últimos anos. Existe um grande número de pessoas que já cortaram a TV por assinatura (cord-cutters), mantendo apenas o serviço online. Além de oferecer acesso imediato a um grande catálogo de filmes e séries em qualquer dispositivo, a Netflix custa apenas uma fração do preço da TV a cabo.

Por que elas são importantes?

(6)

São várias as possibilidades de serviços das diferentes fintechs: cartões de crédito, empréstimos, investimentos, contas bancárias, sistemas de pagamentos e aplicativos decontrole financeiro. O que empresas tão diferentes entre si têm em comum, além da área de atuação?

Quando há uma quebra de paradigma tecnológico, é muito difícil se prever quando ocorre o ponto de inflexão da curva de adoção da novidade. O WhatsApp era uma empresa praticamente desconhecida há alguns anos, mas hoje é capaz de "parar"

o país quando fica fora do ar - como aconteceu em dezembro de 2015, quando o aplicativo foi bloqueado por uma decisão judicial.

Será que estamos perto de um momento Netflix nos serviços financeiros?

Os “bancões” não conseguem inovar

Grandes Bancos têm procedimentos burocráticos internos que atrapalham qualquer tentativa de inovar. Além disso, oferecem uma variedade muito grande de produtos, o que faz com que o investimento em soluções digitais não seja uma das prioridades.

Por isso, o desenvolvimento de sites, aplicativos e canais de atendimento online é visto por eles apenas como redução de custos, e não como forma de oferecer um produto melhor para seus clientes.

Nas fintechs, por outro lado, a inovação está na alma. Elas já nascem tendo em mente que sites, plataformas e aplicativos são um meio para entregar uma experiência melhor para seu cliente.

Todos os seus processos internos, seus produtos e suas plataformas de atendimento são baseados em inovação. Esse é seu grande diferencial para se destacar no mercado e concorrer com os bancos.

Os clientes querem fazer tudo pelo smartphone

O crescimento do acesso à internet e a popularização de smartphones fez muita gente adotar soluções mais práticas, que se integrassem melhor a esse novo estilo de vida.

Se você já assiste a filmes, ouve músicas, faz compras e chama motoristas pelo celular, por qual motivo não fazer o mesmo com investimentos e empréstimos? Por que perder tempo indo até agências bancárias ou conversando com o gerente?

Essa soma de fatores torna a inovação das fintechs essencial para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do mercado. Os grandes bancos não poderão ignorar esse movimento.

Qual o diferencial da Fintech Fingate21 ?

A Fingate21 automatiza todo o fluxo financeiro de empresas e pessoas físicas, com transações online no Desktop ou Mobile.

A Fintech Fingate21 www.fingate21.com iniciou suas operações na prestação de serviços financeiros tendo como base as operações comerciais de compra e venda entre as grandes montadoras nacionais do setor automotivo e seus milhares de fornecedores.

Estas operações, conhecidas no meio industrial com JIT (Just-In-Time) onde uma mercadoria comprada tem que ser entregue em data e hora estabelecidos em contrato de compra e venda previamente assinado entre as partes (Material Release).

A empresa mãe da Fingate21, a DI2S www.di2s.com possui mais de 20 anos de experiência neste segmento e somente nos últimos 5 anos intermediou transações via EDI (Electronic Data Interchange) em um montante superior a R$350.000.000.000,00, (trezentos e cinquenta bilhões de Reais), na cadeia produtiva do setor automotivo brasileiro.

(7)

Quais os serviços financeiros prestados pela Fingate21 ?

Com operação a partir de uma base segura e servidores próprios hospedados no Datacenter da Databank www.databank.com, no estado de Utah nos Estados Unidos, a Fingate21 oferece a automação do fluxo financeiro de pessoas físicas e jurídicas.

Para Empresas, os serviços se dividem em 2 categorias:

Cobranças

• Fornecimento de Máquinas de Cartão de Crédito/Débito.

• Emissão de Boletos.

• Emissão de Duplicatas com assinatura virtual.

• Armazenamentos de Boletos por prazo indeterminado.

• Armazenamento de Duplicatas por prazo indeterminado.

• Armazenamento de NFE’s (Nota Fiscal Eletrônica).

• Download de Boletos.

• Download de Duplicatas.

• Download de NFE/DANFE.

• Solicitação de Descontos de Títulos.

• Controle de Cobrança com Relatórios e Gráficos.

• Seleção online de Títulos para desconto.

• Sistema de Alertas aos devedores informando disponibilidade do boleto, vencimento do boleto e atrasos de pagamentos.

• Antecipação de Recebíveis através de Fundo de Investimento

• Controle do Fluxo Financeiro de Entrada por período.

• Resgate de Saldo para Contas Corrente do mesmo Titular Fingate21 Banco.

• Operação em Desktop ou Mobile.

• Sistema de Segurança através de Token Mobile + Senha Virtual e Identificação positiva do Usuário.

Como as funções acima diferem das funções oferecidas pelos Bancos na área de Cobranças ?

• Você não precisa ter uma CC no Banco para efetuar suas cobranças com Boleto ou Cartão de Crédito/Débito.

• Com o uso do Fingate21 a empresa transmite eletronicamente o seu contas a receber na forma de arquivos em qualquer formato e sem intervenção manual. Não é necessário utilizar formatos fixos (CNAB ) determinados exigido pelos Bancos.

• Acesso online de qualquer plataforma (Desktop, Mobile) de qualquer lugar sem restrição de horários.

• Segurança abrangente porque o usuário está acessando o site da Fintech e não sua CC no Banco, esta será usada somente pela Fingate21 para depósitos, via TED/DOC, e com toda a segurança dos Bancos.

• Armazenamento de todo o histórico de transações pelo tempo que a Empresa determinar, não apenas “Extratos” de 60 dias mas pelo período que o usuário determinar, sem demoras.

• Sistema de Alertas enviados pela Fingate21 para os clientes inadimplentes.

• Suporte Técnico em tempo integral com Chat Online e atendimento telefônico.

(8)

Pagamentos

• Cadastramento de Beneficiários.

• Cadastramento de Fornecedores.

• Cadastramento de Contas a Pagar.

• Armazenamento de documentos de cobrança.

• Armazenamentos de comprovantes de pagamento

• Relatórios e Gráficos com distribuição de despesas por período.

• Controle do fluxo financeiro de saída.

• Operação em Desktop ou Mobile.

• Acesso online de todos os documentos pela Contabilidade.

• Sistema de Segurança através de Token Mobile + Senha Virtual e Identificação positiva do Usuário.

Como as funções acima diferem das funções oferecidas pelos Bancos na área de Pagamentos ?

• Você não precisa ter uma CC no Banco para efetuar todos os seus pagamentos.

A Fingate21 pagará todas suas contas e armazenará todos os documentos relativos a cada transação pelo tempo que você quiser.

• Todos os documentos relativos a cada transação de pagamento estarão disponíveis para consultas online a qualquer hora e de qualquer lugar.

• Gráficos e Relatórios com diversas opções de consulta serão fornecidos online para qualquer período selecionado pelo usuário.

Referências

Documentos relacionados

Antes de mostrarmos a rela¸ c˜ ao entre regularidade de uma curva e existˆ encia de reparametriza¸c˜ oes por comprimento de arco dessa curva, notemos uma propriedade sim- ples

De acordo com a nutricionista Rosilma Mara Salamoni, qualquer agradável dica é investir nos chás relaxantes um pouco antes de dormir, que tem o poder de aliviar a tensão e preparar

E) CRIE NO SEU CADERNO UM TÍTULO PARA ESSA HISTÓRIA EM QUADRINHOS.. 3- QUE TAL JUNTAR AS SÍLABAS ABAIXO PARA FORMAR O NOME DE CINCO SUGESTÕES DE PRESENTE PARA O DIA

gerenciamento do valor criado pela plataforma, o que depende do balanceamento das curvas de oferta (fornecedores) e curvas de demanda (consumidores). Conjugação das economias

Processo de se examinar, em conjunto, os recursos disponíveis para verificar quais são as forças e as fraquezas da organização.

thread corrente em estado de espera até que outra thread chame os métodos notify ou notifyAll liberando o

A implementação da pesquisa como prática de formação é difícil, mais pela concepção restrita dada à pesquisa pelas “comunidades científicas” do que pela

S em qualquer sombra de dúvida, quando nosso Senhor Jesus Cristo nos ensina na oração do Pai Nosso a dizer que o nome de Deus deve ser santificado na Terra, do mesmo