• Nenhum resultado encontrado

LEVANTAMENTO DE REQUISITOS PARA COLETA DE DADOS DE UMA BASE CARTOGRÁFICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LEVANTAMENTO DE REQUISITOS PARA COLETA DE DADOS DE UMA BASE CARTOGRÁFICA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

___________________________________________________________________ LEVANTAMENTO DE REQUISITOS PARA COLETA DE DADOS DE

UMA BASE CARTOGRÁFICA

Felipe Daniel Duarte1; Luciano Aparecido BARBOSA2 ; Lucia FERREIRA3; Paulo Augusto Ferreira BORGES4; João Batista TAVARES5 Junior

RESUMO

O objetivo do trabalho foi levantar dados para a criação e implantação de um Sistema de Informações Geográficas para IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes. Foi aplicado questionário junto ao corpo discente, que agregados aos dados espaciais irão compor uma base cartográfica. Como resultado obteve que os discentes apresentaram facilidade de localização, porem dificuldade na identificação, na comunicação e contextualização espacial de onde são oferecidos os diversos serviços no campus.

INTRODUÇÃO

O desenvolvimento de algumas atividades em uma sociedade organizada requer uma coleta de dados geográficos relevantes, tais como: distribuição territorial,

1

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Inconfidentes. Inconfidentes/MG - E-mail: felipe_duarte10@hotmail.com

2 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Inconfidentes.

Inconfidentes /MG. E-mail: luciano.barbosa@ifsuldeminas.edu.br

3

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Inconfidentes. Inconfidentes /MG. E-mail: lucia.ferreira@ifsuldeminas.edu.br

4

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Inconfidentes. Inconfidentes /MG. E-mail: paulo.borges@ifsuldeminas.edu.br

5 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Inconfidentes.

(2)

meio ambiente, uso do solo, e dinâmica urbana. Com a evolução das geotecnologias, mapas e documentos em papel tornaram-se obsoletos, devido à dificuldade de análise e integração entre mapas e dados. Por volta dos anos 80 as tecnologias computacionais possibilitaram agilidade, fácil armazenamento, compilação, recuperação e análise de dados espaciais. Gerando uma base de dados de fácil acesso e manipulação. O avanço das técnicas de organização dos dados geográficos é notado nos Sistemas de Informações Geográficas (SIG), pois são sistemas automáticos que codificam gerenciam e analisam dados espaciais, como sugere SILVA (2012).

Sendo um dos estados mais avançados das geotecnologias, os SIG demandam dados espaciais precisos e provindos de fontes confiáveis para produzirem análises confiáveis que atendam as expectativas dos seus usuários. Um SIG não depende exclusivamente de localização geográfica de entes espaciais, mas principalmente das informações referentes a suas utilidades, ou seja, o significado que aquela entidade possui no sistema. Dessa maneira, as finalidades de um SIG estão atreladas as necessidades dos seus usuários e, neste trabalho houve um enfoque especial ao corpo discente do IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes quanto a serem os usuários atendidos por este sistema.

Segundo KHAN e ADNAN (2010) o uso de questionários garante um maior número de dados, pois além do baixo custo, é fácil de ser distribuído e coletado, contribuindo para um maior número de respostas e, ainda segundo o mesmo autor um questionário simples também auxilia na interpretação pelo usuário.

De acordo com MESQUITA et al. (2009) existe uma necessidade de se entender os problemas enfrentados por populações específicas, e a partir da análise de dados compilados em formas de gráfico, obter-se uma compreensão da atual situação.

A partir do entendimento de uma determinada população consegue-se de uma maneira mais objetiva e efetiva gerar resultados condizentes com suas necessidades. Muitas vezes o ser humano não consegue manipular o seu meio para poder viver melhor, levando a necessidade da adequação do ser humano ao ambiente. A aplicação de um questionário à uma determinada população permite esse entendimento. Partindo da compreensão de um grupo com características em comum consegue-se por meio de diferentes tecnologias fornecer subsídios referentes às suas necessidades que propiciem uma melhor tomada de decisões,

(3)

como os SIG que podem auxiliarem na organização e analise destes dados torna-se ferramenta importante nesse processo de tomada de decisão para uma determinada região mapeada.

MATERIAL E MÉTODOS

Neste trabalho houve a aplicação de um questionário direcionado ao corpo discente do IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes, para identificar demandas relacionadas a localização de prédios e serviços oferecidos, abrangendo os cursos técnicos e superiores.

O questionário aplicado conteve perguntas e respostas diretas, apenas por seleção entre sim ou não, com espaços reservados para comentários, tais como a escolha do curso, o ano de ingresso e cidade de origem.

A comunidade acadêmica é constituída por cursos técnicos de Agrimensura, Agropecuária, Alimentos e Informática, os cursos superiores de Engenharia Agronômica, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia de Alimentos, Ciências Biológicas, Gestão Ambiental, Matemática e Redes de Computadores. Foram entrevistadas 526 pessoas no período de agosto a dezembro de 2014, constituindo cerca de 50% do corpo discente, a aplicação do questionário a toda essa população é uma tarefa dificultada por fatores como atividades práticas e horários diversos dos vários cursos oferecidos no campus.

Foi adotada para a organização e analise dos questionários a digitalização de todas as respostas com o auxílio do software Excel Microsoft® 2013 gerando assim, uma planilha com 34 linhas e 526 colunas. Desta planilha adotou-se um sistema de números para expressarem as respostas, o número 1 representava as respostas afirmativas (SIM) e células vazias as respostas negativas (NÃO), sendo as trinta primeiras perguntas com opção de escolha entre sim/não e as quatro últimas perguntas, de respostas discursivas que foram digitadas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Após a análise dos dados foram gerados gráficos de cada pergunta feita no questionário. Ao contrário do que se imaginava a maioria dos entrevistados relatou não ter dificuldades de localização no campus (Figura 01).

(4)

Figura 01 – Houve dificuldades de localização no inicio do ano letivo?

Atribui-se a isso o fato da extensão geográfica do município de Inconfidentes e, que o Campus atende muitas pessoas das cidades circunvizinhas ao município. As respostas corroboram a importância da instituição na região do Sul de Minas de Gerais.

Ao analisar as respostas quanto a sinalização dos setores e departamentos e núcleos existentes no campus, cerca de 63% da comunidade entrevistada responderam que era satisfatória a sinalização. Alguns fatores podem ser levados em consideração para o alcance desse resultado, como o tamanho do campus, e a quantidade significativa de placas que indicam determinados setores considerados relevantes para a comunidade acadêmica Figura 02. Embora, mesmo atendendo ao objetivo a que se destina, verificou-se falta de padronização nos modelos da placas de sinalização.

(5)

Figura 02 – Exemplos de placa de sinalização utilizada no Campus

Uma das perguntas era direcionada ao conhecimento das diversas siglas usadas no campus, DDE (Departamento de Desenvolvimento Educacional), CIEC (Coordenadoria de Integração Escola Comunidade), NIPE (Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão) e CPA (Centro de Procedimentos Ambientais) entre outras. Quase totalidade, cerca de 80% dos discentes afirmaram não saber o significado e serviços prestados pela maioria delas, isso mostra que apesar do uso constante dessas siglas nos informes do campus, com o sistema Web de acesso facilitado implantado no campus esta carência será suprida .

Outra informação obtida junto aos entrevistado quando mostrada uma representação esquemática da comunicação cartográfica de entidades mapeadas (Figura 03) verificou-se que pelas resposta da comunidade a importância da identificação dos serviços oferecidos nas entidades representadas no SIG e, como essa identificação auxilia na comunicação e contextualização espacial de onde são oferecidos os serviços nos campus.

(6)

Figura 03 – Representação de entidades rotuladas do Campus Inconfidentes.

CONCLUSÕES

A comunidade dos discentes apresentou relativa facilidade na localização de dentro do Campus Inconfidentes.

Os discentes relataram dificuldade em associar o significado das siglas aos serviços oferecidos pelas mesmas e a sua vinculação espacial.

Verificou-se a importância de implantação de um sistema que auxilie na identificação, na comunicação e contextualização espacial de onde são oferecidos os diversos serviços no campus.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

KHAN Z. A.; ADNAN M. Usability Evaluation of Web-based GIS Applications. 2010. p.9. School of Computing Blekinge Institute of Technology. Ronneby Sweden.

MESQUITA R. A. S.; et al. Levantamento social e ambiental sobre os

torrãozeiros da unidade de conservação parque estadual do cantão. 2009. p.5.

Faculdade Católica do Tocantins - FACTO.

SILVA, O. J. Geotecnologias aplicadas na produção de mapas temáticos de

dados socioeconômicos. 2012. IV Simpósio Brasileiro de Ciências Geodésicas e

Tecnologias da Geoinformação. Recife - PE, 06- 09 de Maio de 2012 p. 003 - 009. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI.

Referências

Documentos relacionados

Here, we aim to understand how expression of RA degradation enzymes (Cyp26) can be correlated with RA distribution and functions during amphioxus (B. lanceolatum)

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

[r]

§1º Ocorrendo a extinção da CNB-CF, que se apresenta como titular dos direitos autorais e de propriedade intelectual do sistema, do qual detém o conhecimento tecnológico, o

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

A estabilidade do corpo docente permanente permite atribuir o conceito muito bom, segundo os parâmetros da área, para o item 2.2 (pelo menos 75% dos docentes permanentes foram

Este artigo está dividido em três partes: na primeira parte descrevo de forma sumária sobre a importância do museu como instrumento para construção do conhecimento, destaco

(14) use um método de escrileitura calcado na vontade lúcida de estruturar o texto e não na intenção (absurda) de formular juízos de valor; ou seja, não organize o