• Nenhum resultado encontrado

Talvez nunca tenha sido tão importante tratar do tema da tolerância, ou da

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Talvez nunca tenha sido tão importante tratar do tema da tolerância, ou da"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

IGREJA METODISTA EM ITABERABA

CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

anos

“ J e s u s C r i s t o o n t e m e h o j e é o m e s m o , e o s e r á p a r a s e m p r e ”

Pastoral

Tolerância

T

alvez nunca tenha sido tão importante tratar do tema da tolerância, ou da intolerância, como nos dias atuais. Muitos de nós não aceitamos o que pensa diferente, o que é diferente. Nossa verdade, nossos valores são ab- solutos e tudo que se oponha a eles deve ser marginalizado, excluído e, se pos- sível, aniquilado. Desse modo, viver em sociedade torna-se cada vez mais im- praticável.

É certo que a intolerância não é algo recente. De tempos em tempos, ela se tor- na mais evidente. Assim como foi no tempo de Jesus. A intolerância era disse- minada nas mais diferentes áreas da vida humana. O pobre, o escravo, o jovem, a mulher, o doente eram excluídos e considerados indignos de viver em socieda- de ou destacar-se socialmente.

Jesus, por meio da revolucionária pregação do amor, colocou em questão todos os preconceitos e critérios vigentes na sociedade em que estava inserido. E, co- mo sempre, Sua ação não fi cou no discurso. Ele próprio exercitou a tolerância.

Podemos lembrar, por exemplo, do Seu encontro com a mulher samaritana, da Sua atitude em relação à mulher pega em adultério, do Seu convite ao cobrador de impostos Levi ou da refeição que fez com os pecadores. Mas a maior prova da tolerância de Jesus se deu com alguém muito próximo a Ele, aquele que viria a ser o Seu sucessor na liderança do discipulado, o apóstolo Pedro.

Pedro não era uma pessoa fácil de lidar. Entre outras características, ele era im- pulsivo, agressivo, covarde, tinha pouca fé e não conseguia amar profundamen- te. Mesmo assim, Jesus depositou sobre ele uma enorme responsabilidade, a de dar prosseguimento à Igreja.

Pedro vivenciou alguns episódios difíceis com Jesus. Quando Jesus disse que Sua obra culminaria no

Seu sacrifício, Pedro su- geriu que o Mestre fu- gisse. Naquele instan- te, o discípulo se permi- tiu ser usado pelo diabo.

Outro exemplo foi quan- do Jesus permitiu que Pedro andasse sobre as águas, mas ele, por fal- ta de fé, amedrontou-se e começou a submergir.

Além disso, no momento

BOLETIM INFORMATIVO | ANO X | Nº 505 | 23 DE FEVEREIRO DE 2014

(2)

mais dramático da vida de Jesus, Pedro O negou por três vezes. E o que Jesus faz diante disso tudo? Escolheu amar a Pedro, dar-lhe sempre uma nova chan- ce, tolerar sua fraqueza.

É interessante destacar que foi exatamente Pedro quem questionou Jesus sobre quantas vezes deveria perdoar um ofensor. A resposta do Mestre foi que deve- mos perdoar quantas vezes formos desafi ados a fazê-lo. E foi exatamente assim que Jesus agiu em relação a Pedro, perdoando uma por uma de suas faltas. Eis aí, mais uma vez, a coerência de Jesus.

Somos chamados a tolerar aqueles que são diferentes, especialmente aqueles que são fracos. Precisamos nos colocar no lugar das pessoas, amá-las e ajudá- las a amadurecer, tudo com muita graça.

O apóstolo Paulo, que foi contemplado com a graça e a tolerância do Senhor, en- tendeu muito bem o quanto era importante olhar o outro com os olhos de amor do Pai. Em 1 Coríntios 9:22 ele diz: “Fiz-me como fraco para os fracos, para ga- nhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a sal-

var alguns”.

Que o Senhor assim nos ensine e nos capacite a tolerar, amar e suportar aqueles a quem Ele ama e deseja salvar.

Do amigo e pastor, Rev. Tiago Valentin

Entre o preto e o branco há o cinza, entre as luzes e as trevas existe o crepúsculo, e até o feio e o bonito variam

conforme o gosto.

Zuenir Ventura, jornalista mineiro Juventude

O limite da borda

Vivemos uma época de decisões ra- dicais. A todo momento, o dinheiro, o

“status” social, o alto cargo no traba- lho ou até mesmo os estudos cobram dos jovens que abram mão de seus princípios e valores cristãos em prol de uma vida de sucesso.

Ainda na adolescência, vemos as me- lhores faculdades e seus vestibulares

escravizando milhares deles, os quais, no anseio de um futuro melhor e com mais conforto, se esquecem de viver uma vida equilibrada espiritual e socialmente pa- ra conquistar os seus objetivos.

Quando estão na faculdade, boa parte dos jovens pula para o outro lado. Querem curtir a vida ao máximo e acabam perdendo a direção. Sem contar que não con- seguem entregar os trabalhos e deveres e, muitas vezes, usam de vícios corrom- pidos do sistema universitário para alcançar o sonhado diploma.

E quando o diploma vem isso não passa. Começa a etapa de conseguir um em-

(3)

prego, de traçar uma carreira e de adquirir estabilidade fi nanceira. Essa pressão que força o jovem a fazer um pouco mais, se quiser ser feliz, aumenta e reclama sempre mais dele, de uma forma que não acabam nunca as exigências.

O mais triste é vê-los negociando os seus princípios com o seguinte discurso:

“Vou fazer isso só por um tempo, para conquistar tal coisa, mas, quando eu con- seguir o que desejo, voltarei a viver o que aprendi como cristão”.

Como se pudéssemos manipular nossos valores! Pensamos que podemos usá- los a qualquer momento para ter segurança e depois largá-los temporariamente para arriscarmos um pouco mais na vida.

Isso me faz lembrar um pai que estava tentando ensinar o fi lho de 4 anos a na- dar. Além do pai, no que mais aquela criança confi ava era na borda da piscina.

Mesmo sendo uma criança, sabia que enquanto segurava a borda estava livre de se afogar. Ao ver o pai no meio da piscina chamando-o, o menino, depois de um bom tempo, decidiu se arriscar e “nadar” em direção a ele. Foram três braçadas sem sair do lugar, até o pai agarrar o menino, que bebeu bastante água. O choro foi inevitável e naquele dia ele não largou mais a borda da piscina.

Qual é o limite da borda? Será que existe um limite? Será que existe essa borda?

Ouvi há muito tempo uma ilustração sobre o inferno que nunca mais saiu da mi- nha cabeça. O pregador falava que o inferno era uma piscina sem fundo, na qual a gente nadava em direção à borda para tentar descansar e parar de se afogar.

Porém, cada vez que alguém se aproximava da borda, esta ia se afastando da pessoa e isso se repetia de forma angustiante e sem fi m, num desespero eterno.

Assim é quando acreditamos que podemos abrir mão de nossos princípios e va- lores cristãos. É um caminho pequeno de ida e gigantesco de volta. Simplesmen- te porque a borda não para de se distanciar.

É nítido ver esse distanciar do caminho de volta no discurso do jovem, quan- do ele diz: “Só mais este mês”. E depois: “Só mais este ano”. E assim se pas- sa uma vida.

Negociar com os princípios do evangelho, com a ética no trabalho, nos estu- dos, nos relacionamentos, na vida, é largar uma borda que se distanciará cada vez mais de você.

Oro para que a mensagem de Jesus Cristo faça parte de quem você é e de quem eu sou. Que seja algo indissociável, que nunca entre em discussão.

Se assim for, as oportunidades que estão fora desses valores não serão encara- das como oportunidades, e sim como tentações.

Por Marcos Botelho, pastor de jovens e adolescentes da Igreja Presbiteriana em Alphaville,

em Santana de Parnaíba (SP)

Não tentes ser bem-sucedido(a); tenta antes ser uma pessoa de valor.

Albert Einstein, físico e humanista alemão (1879-1955)

(4)

Oração

E não é que choveu mesmo?

“Mas, na verdade, Deus me ouviu; atendeu à voz da minha oração” (Sl 66:19).

Segundo as estatísticas, neste mês de janeiro e início de fevereiro o Brasil en- frentou o período mais quente des- de 1943. Estávamos há semanas sem chuva e com temperatura média de 30 graus à sombra. Os noticiários mostra- vam que as represas que abastecem a região de São Paulo estavam com 22%

de sua capacidade e a Sabesp já estudava a possibilidade de estabelecer um ra- cionamento de água para que nossa cidade não virasse um caos. Afinal, a mete- orologia sinalizava a possibilidade de chuvas somente a partir de 15 de fevereiro – o que acabou se confirmando, graças a Deus!

Mas naquele momento, início de fevereiro, os prognósticos eram os piores possí- veis. Então, levantamos um clamor ao Senhor para que chovesse. Creio que não só a Igreja em Itaberaba orou a Deus nesse sentido; outras comunidades tam- bém clamaram. E não é que fechamos o domingo, 2 de fevereiro, com uma bela chuva, que não causou dano nem enchente e nos proporcionou uma noite agra- dável para descansarmos?

Não fomos nós que fizemos chover, mas nossas petições ao dono da chuva, que foi quem a criou e a derrama sobre nós quando Ele deseja!

Ah, se clamássemos mais ao dono de tudo, como as coisas seriam diferentes!

Agradecemos a Deus por ouvir nosso clamor e literalmente mover céus e terras para nos abençoar. Somos gratos porque, apesar da nossa pouca fé, o Senhor mostrou quem Ele é e que está atento às nossas necessidades!

Por Carla Stracke Pimentel

O poder da oração não está em quem a faz, mas n’Aquele que a escuta.

Max Lucado, escritor e pastor norte-americano Humor

Um crente preocupado

Incomodado com seu próprio tempera- mento, o crente procurou o pastor para ou- vir seus conselhos e obter alguma ajuda:

– Reverendo, o que devo fazer quando estou dirigindo, nesse trânsito maluco, e acabo ficando nervoso, com vontade de xingar os outros motoristas?

O pastor coçou a cabeça e respondeu:

– Antes de qualquer coisa, você deve retirar do carro aquele adesivo com os di- zeres “Jesus te ama”.

(5)

Avisos

Dízimos e ofertas

“Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; en- tra no gozo do teu senhor” (Mt 25:23). Sua contribuição é fundamental para o crescimento de nossa igreja. Para tornar-se um dizimista regular, solicite o en- velope apropriado ao irmão Wesley. Assuma esse compromisso com Deus ain- da hoje!

Aniversário da nossa igreja

Em março, iremos completar 61 anos de vida e missão metodista na Freguesia do Ó. Nossa igreja estará em festa durante todo o mês para agradecermos por tudo o que Deus tem feito em nós e por meio de nós. Confira os pregadores que participarão da programação especial de aniversário:

Aniversariantes.

28/2 Enrico Ribeiro Perazza 01/3 Marcelo Ponciani Gil Munhoz

Orai sem cessar!

Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diver- sos. Oremos:

• Pela saúde da Adriana Feitosa, do Antônio (ir- mão da Rosa), do Antônio Rocha (tio da pasto- ra Laura), do Sr. Davi, da D. Iberci (mãe da Sil-

vana Sanguin), do Sr. Jarbas (pai da Helô), da Lourdes de Brito, da D. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da D. Maria da Penha, da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da Sílvia, da D. Tereza (sogra da Maria José) e da D. Zilda (avó da Helô);

• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba e pelos seminaristas Ed- milson e Michelly Silva;

• Pelos Pequenos Grupos (PGs) e seus líderes;

• Pelos alvos dos PGs;

• Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;

(6)

R. Mestras Pias Fillipini, 161 São Paulo - SP - 02736-010 Tel: 3977-0571 Pastor: Tiago Valentin tivalentin@hotmail.com Pastora: Laura Valentin lauraprfcosta@hotmail.com

Igreja Metodista em

Santana de Parnaíba (Congregação) Rua Alberto Frediany, 853

Santana de Parnaíba - SP Seminaristas:

Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.

Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

www.metodistaitaberaba.com.br www.facebook.com/

igrejametodista.itaberaba

I g r e j a M e t o d i s t a e m

• Pelos pastores da nossa igreja;

• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;

• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.

Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Escala de serviço

SERVIÇO HOJE (23/2) PRÓX. DOMINGO (2/3)

FECHAMENTO DA IGREJA Murilo Silas

INTERCESSÃO Manoel/Cleide Tiago/Renata

GUARDADOR DOS CARROS Emerson Dinho

MINISTÉRIO INFANTIL Thais/Laura Mariana/Andréia

LOUVOR Geração Eleita Nova Aliança

OPERADOR DE SOM Tiago Tiago

OPERADORA DO DATASHOW Bia Bel

DIREÇÃO DO CULTO Pr. Tiago Marilene

PREGADOR Pra. Laura A defi nir

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.

Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site www. metodistaitaberaba. com. br ou

www.livestream.com/metodistaitaberaba

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABA Coordenação: Pr. Tiago Valentin

Edição: Benjamin Gonçalves Projeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves e Pra. Laura Costa Valentin Coordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner PROGRAMAÇÃO SEMANAL

3ª FEIRA 3ª, 4ª e 5ª FEIRA 6ª FEIRA DOMINGO

Tarde de Oração

16h30 Encontros dos Pgs Culto de Libertação 20h

Esc. Dominical - 9h Culto Solene - 19h HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 12h

Tiago

Dia Folga Pr. Tiago Pra. Laura

8h30 – 12h

Tiago 8h30 – 12h

Laura - 9h

Tiago e Laura Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura 13h30 – 17h

Tiago e Laura 13h30 – 17h

Tiago e Laura 13h30 – 17h

Tiago 14h - 17h Tiago e Laura -

Noite 20h

Tiago e Laura 20h

Tiago 20h

Tiago 20h

Tiago e Laura 19h

Tiago 19h

Tiago e Laura

Referências

Documentos relacionados

Evento que exigiu o fim da impunidade para os Crimes de Maio de 2006 reuniu vítimas da violência policial de vários Estados e deixou claro que os massacres de pobres e jovens

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Estes três eventos envolvem contas de resultado (Demonstração do Resultado) e contas patrimoniais (Balanço Patrimonial).. O resultado apresentado em nada difere das

Mas existe grande incerteza sobre quem detém esses direitos em certas áreas do Brasil rural.. Esta é a posição do Brasil em relação à segurança de direitos de propriedade de

This infographic is part of a project that analyzes property rights in rural areas of Brazil and maps out public policy pathways in order to guarantee them for the benefit of

§ 4º - Nenhum pagamento será realizado pela CONTRATANTE sem que antes seja procedida prévia e necessária consulta ao Sistema de Cadastro de Fornecedores – SICAF – para

c) CERTIFICADO DE CONCLUSÃO VIA ENCCEJA, ACOMPA- NHADOS DE HISTÓRICO ESCOLAR (com notas de 60 a 180): Serão consideradas as notas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática

De todo modo, essas intercomparações permitiram inferir que variações sincrônicas de paleopluviosidade de norte a sul do Nordeste brasileiro são coincidentes aos