• Nenhum resultado encontrado

AS INFLUENCIAS DO COMPORTAMENTO E A COMUNICACAO INTERNA NO CLIMA ORGANIZACIONAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AS INFLUENCIAS DO COMPORTAMENTO E A COMUNICACAO INTERNA NO CLIMA ORGANIZACIONAL"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

AS INFLUENCIAS DO COMPORTAMENTO E A COMUNICACAO INTERNA NO CLIMA ORGANIZACIONAL

Daniela Severo1 João Felipe Lüttjohann 2

RESUMO

As empresas estão vivendo em constante processo de mudança. Por consequência de tantas inovações o comportamento e as atitudes das pessoas acabam se modificando. Baseado nestas mudanças organizacionais e pessoais buscou-se identificar quais os impactos gerados em uma empresa de seguros. Este trabalho visa analisar compreender os fatores que podem influenciar no comportamento organizacional dos colaboradores a fim de analisar suas influências no clima organizacional. Para atingir este objetivo, será utilizada a pesquisa qualitativa. O instrumento de pesquisa que será utilizado para a coleta de dados será através de questionário elaborado de acordo com os objetivos característicos desse estudo. A análise será realizada através do estudo de dados obtidos através de pesquisa de clima aplicada aos colaboradores. A conclusão do presente estudo é em uma “análise” do clima organizacional através de fatores que podem mostrar os relacionamentos transformando a empresa como destaque em um mercado cada vez mais competitivo.

PALAVRAS - CHAVE: Comportamento; Clima; Comunicação;

Relacionamento.

ABSTRACT

Companies are living in constant process of change. As a result of so many innovations the behavior and attitudes of people end up changing. Based on these organizational and personal changes we sought to identify the impacts in an insurance company. This work aims to analyze understand the factors that can influence the organizational behavior of employees in order to analyze their influence on organizational climate. To achieve this objective, qualitative research is used. The research instrument that will be used to collect data is through questionnaire drawn up in accordance with the characteristic objectives of this study. The analysis will be carried out through the study data obtained from climate research applied to reviewers. The conclusion of this study is in an

"analysis" of the organizational climate by factors that can show relationships transforming the company as highlighted in an increasingly competitive market.

KEY - WORDS: Behavior; climate; communication; Relationship.

1 Graduando em administração de Empresas da faculdade Dom Alberto 2 Professor Orientador, Graduado em Administração.

(2)

1. INTRODUÇÃO

O mundo dos negócios encontra-se em um cenário de constantes mudanças e incertezas onde as transformações tecnológicas, culturais, organizacionais, sociais e econômicas, acarretam em alterações no comportamento cultural das organizações e seus membros.

O investimento no capital humano tornou-se um diferencial competitivo e de qualidade para as organizações, públicas ou privadas, transformando-se em um de seus objetivos estratégicos, pois o progresso das mesmas em termos de gestão exige que elas atuem com ênfase nas pessoas que as compõem. Desta forma Horta, Demo e Roure (2012, p. 03) “entendem o Colaborador como fundamental no processo de consecução de metas e tomada de decisões em busca de maior efetividade e competitividade organizacionais”.

É de grande relevância a imagem que a empresa transmite para que possa sobreviver e se manter no mercado, por imagem concreta e de consolidação é necessária a transformação de seus funcionários em executar suas atividades com determinação e vontade, levando sempre em consideração que a imagem da organização está ligada com o bem-estar de seus colaboradores.

A comunicação interna nas organizações é um assunto atual e presente em nosso dia a dia, a comunicação nem sempre é valorizada ou reconhecida nas organizações, porém é de suma importância para o desenvolvimento pessoal, acarreta como fator motivacional além de interferir na produtividade e sucesso das organizações.

Na era da informação, facilidade ao uso da tecnologia, e agilidade no processamento de dados e a rapidez da transformação desses dados em informações prontas para servir de auxilio nas tomadas de decisões, isso acarreta em oportunidade preciosa no avanço da comunicação no mundo dos negócios. É importante destacar que para haver uma comunicação interna eficiente, é necessário ocorrer a troca de informações em nível gerencial e seus subordinados ou vice versa.

(3)

Com o passar do tempo as organizações estão percebendo a necessidade do estudo do comportamento e a valorização do capital humano nelas existentes buscando estudar e visando melhorias nesta área.

As organizações estão vivendo em constante processo de mudança.

Por consequência de tantas novidades o comportamento e as atitudes das pessoas acabam se alterando, e em virtude disso é importante o estudo. Neste contexto o presente estudo possui como problema de pesquisa analisar, avaliar, como o comportamento e a comunicação podem influenciar no clima da Empresa XY.

2. REVISÃO DA LITERATURA

2.1.Comportamento Organizacional

As organizações através das suas políticas internas vêm exercendo uma função de extrema importância no cotidiano dos seres humanos que estão inseridos no meio. Pois, através dessas políticas de gestão, os colaboradores sentem-se incentivados e motivados para superarem as pressões sociais, políticas e econômicas. Assim, resultando em excelência na produtividade, bem como o bem estar físico, mental e psíquico.

Robbins (2005) traz a definição sobre o que estuda o comportamento organizacional, estuda três determinantes do comportamento nas organizações: indivíduos, grupos e estrutura e este conhecimento se aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito da estrutura transformando em resultados para que as organizações possam trabalhar mais eficazmente.

Chiavenato (2004) define o comportamento das pessoas dentro da organização depende de dois fatores, ou seja, ambiente interno que resulta das características da personalidade de cada indivíduo, com a capacidade de aprendizagem, motivação, percepção do ambiente interno e externo (atitudes emoções e valore) e fatores externos decorrentes do ambiente que as envolve das distinções, como sistemas de ressarcir e punições além de fatores sociais, políticas e harmonia grupal.

(4)

2.2. Comunicação

Comunicação é o diálogo ou troca de informação de duas ou mais pessoas, incluindo a compreensão da mensagem. “A comunicação é quando uma informação é transmitida a alguém, sendo então compartilhada também por esse alguém. Para que haja comunicação é necessário que o destinatário da informação a receba e compreenda” (CHIAVENATO, 2004).

A comunicação organizacional visa, essencialmente, a criação de um ambiente envolvido em motivação, mútua colaboração no seio da empresa, com o objetivo de se conseguir maior qualidade, produtividade, estabilidade laboral e uma maior intervenção nas políticas empresariais da organização.

Pois “sem comunicação, não pode haver organização, gestão, cooperação, motivação” ( Pinha e Cunha, et al., 2003: 354).

“O objetivo da comunicação eficaz é o entendimento” (BOWDITCH;

BUONO, 1999, p. 84). Há diversas barreiras físicas, interpessoais e intrapessoais que podem interferir no objetivo da comunicação eficaz, atrapalhando o entendimento do receptor.

Um dos itens que contemplam o sistema de gestão nas organizações é a comunicação interna, pois a comunicações entres os diversos níveis hierárquicos tem que estarem coesos. Para superarem essas barreiras no processo da comunicação interna é necessário haver feedback entre os o gestor e sua equipe, pois e uma ferramenta apropriada para que ocorra mais falhas assim contribuindo para a eficácia na comunicação.

2.3. Clima Organizacional

O termo clima organizacional designa-se às características motivacionais do ambiente interno de uma organização, ou seja, aspectos que levam à provocação dos colaboradores em desempenhar as suas atividades de forma eficaz e assim possuindo ao mesmo tempo bem estar.

O homem enquanto for constantemente insatisfeito alia-se às organizações como meio de saciar as suas necessidades assim dando um sentido útil a sua existência, ou seja, a satisfação das suas necessidades e ao mesmo tempo dando subsídios para o alcance dos objetivos organizacionais.

(5)

Nesse contexto, o desafio que cabe aos gestores organizacionais encerra-se segundo Nunes (2011) na compreensão da natureza de ajustamento e desajustamento das pessoas no contexto de trabalho de modo a que os objetivos tanto organizacionais como individuais possam ser alcançadas, o que pode ser feito mediante a pesquisa de clima organizacional.

O clima reflete o formato da organização, considerando as condições do ambiente físico, situação financeira da empresa, bem como as políticas internas, estilo de liderança e estrutura organizacional adotado por ela, é necessário mencionar também as diferenças dos colaboradores que compõem esta empresa e possuem um papel fundamental no clima interno.

3. METODOLOGIA

O desenvolvimento de qualquer pesquisa cientifica, é necessária a definição dos procedimentos metodológicos para alcançar os objetivos, o presente estudo caracteriza-se pelo objetivo de uma análise ao comportamento organizacional e a comunicação interna da empresa XY que possui como ponta pé inicial uma pesquisa bibliográfica.

Neste estudo de caso irá ser utilizado um questionário, que a apresentará perguntas objetivas, e será realizado com o universo de colaboradores da empresa XY, no qual apresentará características gerais do grupo tais como faixa etária, escolaridade, e questões que abordam assuntos como motivação profissional, satisfação no trabalho, ambiente organizacional entre outros.

De acordo com Gil (2009, p.121) pode-se definir questionário como a técnica de investigação composta por um conjunto de questões que são submetidas a pessoas com o propósito de obter informações sobre conhecimentos, crenças, sentimentos, valores, interesses, expectativas, aspirações, temores, comportamento presente ou passado etc.

Após atravessar todas as etapas desde a formulação do questionário, pré-teste e aplicação do mesmo será efetuado uma análise de observação que conforme definição de Marconi e Lakatos (2010) é uma técnica de coleta de dados para conseguir informações de determinados fatos da realidade e

(6)

tabulação dos dados, fazendo o comparativo entre a teoria apresentadas nos livros e a prática, conforme a realidade da organização.

Assim sendo está pesquisa, realizada por meio de um estudo de caso pode ser classificada (Triviños, 1987): Em relação a sua natureza, 3 de acordo com a abordagem do problema, como qualitativa; em relação as entrevistas, estruturadas; de acordo aos seus objetivos.

4. ANÁLISE E DISCUSSÃO DE DADOS

Num primeiro momento podemos observar que o gênero dominante é do sexo feminino, ou seja, corresponde a 78,6% dos entrevistados contra apenas 21,4% do sexo masculino. A maioria dos funcionários possui faixa etária de 25 a 35 anos, que corresponde a 64,3 %, ou seja, a empresa aposta em pessoas jovens e que estão começando sua carreira profissional.

Podemos observar que boa parte dos colaboradores que componham o quadro funcional da empresa em estudo possui ensino superior completo ou superior incompleto, sendo 50% dos entrevistados com graduação concluída em contra partida 42,9 % ainda estão cursando. Esse resultado é positivo para a empresa, pois a escolaridade dos colaboradores favorece no melhor entendimento dos processos.

No que se refere ao tempo de empresa, observa-se que os valores estão bem diversificados. Nota-se que grande parte dos funcionários está na faixa de 1 a 8 anos, isso significa que há baixa rotatividade de pessoal, pois a empresa aposta em reter talentos e qualificar seus funcionários, do que aumentar os custos em treinamentos com novos colaboradores.

Na Figura 4.1, apresentam-se os resultados do questionário aplicado aos colaboradores, percebe-se que grande parte dos entrevistados está satisfeito em trabalhar na empresa que corresponde no total de 64,3 %.

(7)

Figura 4.1. Grau de satisfação.

Fonte: Própria Autora, 2015.

Em contrapartida na Figura 4.2 visualiza-se que dos entrevistados 71,4% consideram a equipe boa, ao verificarmos os dois fatores, tanto a satisfação quanto ao relacionamento da equipe resultam em um fator positivo, pois gostar da empresa em que trabalham e possui bom relacionamento com colegas desempenham suas atividades de forma mais produtiva e eficaz.

Figura 4. 2. Relacionamento com os colegas da empresa.

Fonte: Própria Autora, 2015.

No sentido de analisar o reconhecimento dos colaboradores da empresa em estudo 71,4 % consideram-se reconhecidos pelo trabalho que executa, conforme Figura 4.3, número bastante significativo e representa boa parte dos entrevistados, pessoas satisfeitas são mais motivadas e resulta em um clima organizacional positivo.

(8)

Figura 4.3. Avaliação do trabalho executado.

Fonte: Própria Autora, 2015.

Na atualidade o momento é bastante crucial na economia, período de grandes incertezas e requer cautela, a empresa em estudo proporciona aos seus funcionários estabilidade, na Figura 4.4, visualiza-se que 57,1% sentem- se seguros, contra apenas 35,7 % que se sentem mais ou menos seguros.

Figura 4.4. Sentimento relacionado à estabilidade no emprego.

Fonte: Própria Autora, 2015.

A empresa deve estar constantemente atenta a seus colaboradores, o feedback é uma ferramenta muito útil, pois a mesma, proporciona o retorno sobre o trabalho que vêm sendo executado pelo funcionário. Além de ser uma forma de estimular o desenvolvimento individual e da equipe, é uma maneira do gestor mostrar que o trabalho está sendo executado de acordo com suas expectativas. Tais, retornos do feedback podem ser observados na Figura 4.5 no qual 57,1% dos entrevistados não sabem informar qual é o período que é fornecido o feedback.

(9)

Figura 4.5. Período de retorno do feedback do seu gestor.

Fonte: Própria Autora, 2015.

Os resultados são considerados um dos principais fatores e de extrema importância para o sucesso da empresa. As falhas na divulgação dos resultados podem por em risco o bom andamento da empresa e o bom desenvolvimento do grupo. Sendo assim, analisando as questões sobre os resultados podemos perceber que 92,9 % consideram as informações sobre os resultados confiáveis, conforme Figura 4.6.

Figura 4.6. Informações sobre resultados.

Fonte: Própria Autora, 2015.

Para se conseguir um ambiente de trabalho saudável e motivador é necessário que haja mudanças de paradigmas por parte dos gestores e ao começarem a perceber novas maneiras de reter pessoas, e consequentemente ao pedir e aceitar opiniões de seus colaboradores sobre determinadas atividades, faz com que as pessoas sintam-se valorizadas refletindo em um ambiente tranquilo e saudável.

Dos entrevistados, 50% responderam que o gestor às vezes pede sua opinião em alguma mudança relacionada ao seu trabalho Figura 4.7, número

(10)

este que ainda pode ser melhorado e cada vez se tornar mais satisfatório para todos.

Figura 4.7. Solicitação de opinião relacionada ao trabalho executado.

Fonte: Própria Autora, 2015.

Pelo que podemos perceber no quesito relacionamento com o seu superior Figura 4.8 a grande maioria está satisfeita 85,7 % dos entrevistados.

Figura 4.8. Relacionamento com seu superior.

Fonte: Própria Autora, 2015.

O questionário revelou que de forma geral, os colaboradores estão satisfeitos em trabalhar na empresa, ela apresentou se com um grau de tendência em satisfeitos e muito satisfeitos, dos entrevistados 64,3% estão satisfeitos em trabalhar na empresa, desta forma influenciam positivamente, e estão engajados com as rotinas de trabalho e no sucesso da organização.

Figura 4.9.

Figura 4.9. Como você se sente em trabalhar na empresa.

(11)

Fonte: Própria Autora, 2015.

5. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS.

Como foram confrontadas todas as relações possíveis mediante o uso do Sphinx Survey, utilizara-se para além da estatística descritiva, análises do tipo Qui2, Anovo e Correlação. Obviamente por termos grande quantia, 55 ao todo, de variáveis de gênero escalar de todas as relações destacaram-se apenas 2 correlações com significância de análise.

De todas as relações possíveis destacam se significativa mediante a relação sobre 55 possíveis 2 significativa.

Num segundo momento, face ao problema de pesquisa que visa analisar como o comportamento e a comunicação podem influenciar no clima da Empresa utilizou- se sentimento no trabalho como variáveis explicativas.

Figura 5. 1. Variáveis muito significativas.

Fonte: Própria Autora, 2016.

Sentimento no trabalho impacta diretamente no clima da empresa, possível verificar que gostar do que se faz é um dos principais causadores de bom relacionamento com a equipe, resultando em um clima leve e saudável, mas para isso é necessário ter em mente que a liberdade de um vai até onde começa a do outro. O que pode ser observado nos questionários que o

(12)

sentimento com o trabalho realizado tem ligação direta com o bom relacionamento da equipe.

Já em relação ao relacionamento com os colegas podemos destacar que é de suma importância para exercer um trabalho em equipe, pois quanto maior for a sintonia do grupo maiores serão os resultados, outro fator que pode ser mencionado é fazer com que as pessoas sintam se parte do grupo.

Reduzindo o limite de significância estipulado inicialmente em 0,6%

para 0,4% percebe se que a variável sentimento versus tempo de empresa são significativas (Correlação), pois quanto maior o tempo de empresa maior a satisfação em trabalhar nela.

Em resumo todas as variáveis apresentadas abaixo refletem o clima organizacional, todos buscam estabilidade no emprego, principalmente os do sexo masculino, pois visam construir uma família. Já as mulheres buscam um bom ambiente de trabalho.

Quanto ao relacionamento com colegas, percebe - se uma relação muito significativa com sentimento no trabalho, ambas merece uma atenção especial, pois resulta em um clima organizacional favorável. Nesta linha a satisfação em trabalhar na empresa é resultado de uma boa relação com os colegas e de um bom ambiente de trabalho.

Logo a variável opinião do gestor versos tempo de empresa, observou se que quanto maior o tempo de empresa mais são questionados, mais a opinião é solicitada, porém de um lado temos a experiência e de outro um novo olhar deve haver um equilíbrio das duas, pois os que possuem pouco de empresa poderão contribuir com uma visão menos viciada.

Figura 5.2.. Correlação das variáveis.

(13)

Fonte: Própria Autora, 2016

5.1. Formulário de Avaliação

Como sugestões de melhorias aponta-se o desenvolvimento de um sistema de feedback, instrumento de acompanhamento, uma troca entre o gestor e colaborador com objetivo de melhorar o desempenhado de suas atividades. Optou-se por esta ferramenta pela fácil aplicação e pode ser feito através de avaliações, questionários.

A implementação do feedback tem como objetivo uniformizar formas de avaliação para Filial Santa Cruz, auxiliar a chefia na consideração de desempenho de seus subordinados, acomodar o funcionário à empresa e ao cargo, proporcionar ao funcionário o retorno sobre as atividades realizadas, verificar as necessidades de mudanças e identificar formas e alternativas para correção de falhas quando houver.

Então fica estipulado que o feedback será realizado trimestralmente e de forma individual, no qual utiliza-se uma avaliação de desempenho impressa que na prática será preenchida pelo supervisor imediato, junto com a avaliação debatendo os fatores que serão pontuados, inclui dados mensuráveis e esclarecimentos sobre o desempenho do funcionário, como resultante o seu comportamento.

A avaliação de desempenho terá dois tipos de questionários que será dividido em área administrativa e técnica.

(14)

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O trabalho acadêmico teve como proposta analisar, avaliar, como o comportamento e a comunicação podem influenciar no clima da Empresa xy.

Possibilitou além do crescimento pessoal e profissional, ter um olhar mais critico em todos os eixos que englobam os diversos setores da empresa, mas com a ênfase no problema de pesquisa.

Neste sentido o presente trabalho esta voltado ao clima organizacional, pois estão direcionadas em analisar as pessoas, além do clima e o grau de satisfação de seus colaboradores em seu ambiente de trabalho. Assim possibilitando a descoberta das causas e identificando as consequências que poderão surgir no ambiente organizacional.

Em virtude dos fatos mencionados o estudo teve o propósito de identificar, mensurar as atitudes dos funcionários, saber como eles se sentem ao desempenharem as suas atividades e qual a influencia do clima organizacional em relação ao emocional e qual o reflexo.

O foco principal para a maioria das organizações são pessoas, porém grande parte delas ainda possui grande dificuldade de administrar seu capital humano, esquecendo que a excelência de uma boa prestação de serviço ou em suas atividades está em profissionais motivados e satisfeitos.

Levando-se em conta do que foi observado, a pesquisa proporcionou a ampliação da minha visão empresarial, como acadêmica de administração que conectada as teorias que servem de base para a formação de um administrador, além de poder ter uma noção do que é organização realiza em prol de seus colaboradores.

E por fim com a intenção de responder o problema de pesquisa sugere se a implementação do feedback tem como objetivo uniformizar formas de avaliação através de questionário para auxiliar a chefia na consideração de desempenho de seus subordinados, acomodar o funcionário à empresa e ao cargo, proporcionar ao funcionário o retorno sobre as atividades realizadas, verificar as necessidades de mudanças e identificar formas e alternativas para correção de falhas quando houver.

(15)

REFERÊNCIAS

BOWDITCH, James L. BUONO, Anthony F. Elementos de comportamento Organizacional. São Paulo: Pioneira, 1999.

CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando com as pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos: o capital humano das organizações. São Paulo: Atlas, 2004.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª. Ed.

São Paulo: Atlas, 2009.

HORTA, P.; DEMO, G.; ROURE, P. Políticas de gestão de pessoas, confiança e bem-estar: estudo em uma multinacional. Revista de Administração Contemporânea, v. 16, n. 4, p. 566-85, 2012.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2010.

NUNES, Thayse C. C. (2011). O Clima Organizacional e sua Influência na Qualidade de Vida no Trabalho – Um Estudo de Caso na Faculdade de Vale do Ipojuca, Cidade de Caruaru. (memória de licenciatura em administração de empresas) apresentada a universidade de Caruaru – PE.

PINA e Cunha, Miguel; Rego, Arménio; Campos e Cunha, Rita; Cabral Cardoso, Carlos (2003), “Manual de Comportamento Organizacional e Gestão”, 1ºed. Lisboa, RH Editora 2003.

ROBBIN, Stethen P. Comportamento Organizacional. 11 ed. São Paulo, 2005.

TRIVIÑOS, A. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas (1987).

Referências

Documentos relacionados

Para entender o supermercado como possível espaço de exercício cidadão, ainda, é importante retomar alguns pontos tratados anteriormente: (a) as compras entendidas como

Aos alunos das turmas de Recursos Hídricos em Geografia (20111) e Análise Ambiental II (20112) pela oportunidade de aprendizado com os estágios de docência. Ao Geógrafo e

Acreditamos que a determinação dos marcadores tumorais CEA, CYFRA 21-1 e CA 15-3 em líquido pleural e sangue de pacientes portadores de derrame pleural é útil como método

Cancelamento do estudante após o início do curso As seguintes taxas serão reembolsadas menos $500 de taxas administrativas (por. família se pedidos de reembolso forem recebidos

Este trabalho se refere ao instituto processual conhecido como fundamentação das decisões judiciais, que em razão da divergência doutrinária quanto a nomenclatura

kötetlen, betűző írás: analizáló természet, jó elemző- és kritikai érzék egy betű, betűelem túldíszítése, elnagyolása: olykor elvész a részlete sovány betűk,

Logo chegarão no mercado também, segundo Da Roz (2003), polímeros feitos à partir de amido de milho, arroz e até de mandioca, o denominado amido termoplástico. Estes novos

Atrás destes mesmos balcões existe um móvel munido de gavetas onde se guardam produtos como termómetros, testes de gravidez, soro fisiológico, algodão, entre outros,