• Nenhum resultado encontrado

Multicare. Cama Para Cuidados Críticos HEALTHCARE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Multicare. Cama Para Cuidados Críticos HEALTHCARE"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

Cama Para Cuidados Críticos

Multicare

®

HEALTHCARE

(2)
(3)
(4)

Prevenção de complicações pulmonares

TERAPIA LATERAL AUTOMÁTICA (ALT®) | A falta de movimento expõe os pacientes de UTI’sa um grande número de complicações médicas. A redução da capacidade residual pulmonar, atelectasia

e pneumonia são complicações clínicas graves que afetam o trato respiratório de pacientes imobilizados a longo prazo. O posicionamento do paciente desempenha um importante papel preventivo.

[01] CAMA EM MOVIMENTO

Terapia lateral automática (ALT®) é uma função que mantém o leito e o paciente em um ciclo perma- nente de inclinações laterais pro- gramadas. Tal função substitui parcialmente o movimento natural do corpo humano e atua preventi- vamente contra complicações res- piratórias graves.

[02] PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES PULMONARES

O posicionamento automático permanente faz parte de uma es- tratégia moderna de prevenção de complicações respiratórias graves e ajuda a reduzir o risco de atelectasia e o risco relativo de pneumonia associada à ventila- ção mecânica (VAP).

REFERÊNCIAS

1. Dodek P. et al.: Evidence-based clinical practice guidelines for the prevention of ventilator-associated pneumonia. Ann Intern Med. 2004 Aug 17;141(4):305-13.).

2. Muscedere J. et al.: Comprehensive evidence-based clinical practice guidelines for ventilator-associated pneumonia: Prevention. Journal of Critical Care (2008) 23, 126-137.

3. Fink M. P. et al.:The effi cacy of an oscillating bed in the prevention of lower respiratory tract infection in critically ill victims of blunt trauma.

A prospective study. Chest. 1990 Jan; 97(1):132-7.

[01] [02]

(5)

5

Prevenção de complicações pulmonares

(6)

Raio-X Seguro

RADIODIAGNÓSTICO NA CAMA | O risco de hemorragia interna associada a ferimentos graves no esqueleto e nos órgãos ou a condição após uma cirurgia de grande porte pode signifi car uma rigorosa contra-indicação a qualquer movimento do paciente. O exame de raio-X do tórax se torna uma tarefa difícil sem um equipamento com uma solução adequada para auxiliar.

[01] SUPORTE LATERAL PARA CASSETE DE RX O cassete de raios-X lateral permite a realização de imagens seguras do tórax sem a necessidade de reposicionar o paciente na cama. A cama é equipada com um sistema de cassete de correr para o posicionamento exato do paciente e realiza imagens nos formatos paisagem e retrato.

[02] COMPATIBILIDADE DO ARCO-C

A plataforma do colchão radiotransparente permite examinar o paciente, utilizando um arco em C, a partir da área pélvica até a cabeça. Por exemplo, é possível realizar alguns procedimentos cardiológicos invasivos, como exames periódicos com o paciente no leito.

PROCEDIMENTOS CARDIOLÓGICOS INVASIVOS NO LEITO A inserção ou a localização de estimulação temporária intracardíaca, contrapulsação do balão intra-aórtico ou catéteres que medem os parâmetros hemodinâmicos na artéria pulmonar são exemplos de procedimentos cardiológicos invasivos que podem ser realizadas diretamente no leito.

[01]

[02]

(7)

Pesagem automática

PESO DO PACIENTE | Ter conhecimento sobre o peso de um paciente em estado crítico pode simplifi car uma série de decisões importantes. Na fase aguda, isto pode envolver, por exemplo, uma dose exata do medicamento. A longo prazo, o histórico sobre o peso do paciente ajudará a equipe a visualizar o estado atual de sua nutrição e fornecer informações sobre o equilíbrio dos fl uídos sanguíneos1.

7 [03] PESAGEM

O sistema de pesagem avançada integrado à cama Multicare® é capaz de calcular o peso exato do paciente em todas as posições. Isto resulta não só no peso atual do paciente, mas também fornece valiosas informações no decorrer do tempo.

[04] CLAREZA

O sistema de coleta de dados mede de maneira automática e armazena regularmente os valores sobre o peso do paciente em sua memória. Ele pode ser facilmente visualizado em gráfi cos claros que mostram relatórios diários, semanais ou mensais. A exportação dos dados coletados para um computador é um processo simples.

FUNÇÃO

“CONGELAMENTO”

O sistema AWS também inclui a função “congelamento”. O que permite a adição ou a remoção de equipamentos do leito (bombas de infusão, monitor de transporte etc.), sem qualquer efeito na medição do peso do paciente.

1 Campbell, S., Avenell, A, and Walker, A.

(2002). Assessment of nutritional status in hospital in-patients. QJM, 95, 83-87.

[03]

[04]

(8)

Controle ergonômico

MULTIBOARD®| A maior parte da atividade relacionada ao cuidado crítico é concentrada na área em torno da cabeça e no tórax do paciente.

As funções vitais do paciente se encontram nesta área e a maioria dos dispositivos medicos é controlada a partir da extremidade de cabeça.

A vantagem da localização do controle Multiboard® se dá pelo fato de assegurar um fácil acesso ao paciente, para importantes equipamentos médicos e para o controle principal, vindo de um único local.

[01] CUIDADOS AO ALCANCE

O Multiboard® é orientado de modo que a sua superfície horizontal indica claramente o ajuste do encosto para 30°, ou seja, a posição de prevenção contra complicações respiratórias.

Além disso, é facilmente acessível na posição de cadeira ortopédica ou com as grades laterais centrais abaixadas.

[02] O CONTROLE INTEGRADO

na grade lateral está ao alcance do paciente na posição deitada e sentada.

[03] O CONTROLE SUPERVISORL (ACP) é conectado à cama por um conector de “plug” e “play”

e pode ser colocado em qualquer local ao redor do leito.

[04] O CONTROLE REMOTO

do paciente tem uma iluminação noturna para maior comodidade durante a noite.

[05] O PEDAL PRÁTICO ajusta a posição Hi-Low da cama e da inclinação lateral.

[01]

[02]

[03] [04] [05]

(9)

9

(10)

POSIÇÃO ORTOPÉDICA | A posição da cadeira ortopedica criada pela plataforma do colchão Ergoframe®, é destinada principalmente para pacientes com dispneia durante o sono, facilitando a respiração.

Ela combina uma alta posição de Fowler e de redução de pressão na região abdominal, o que facilita a respiração profunda e o apoio para os pés, permitindo o uso dos músculos respiratórios adicionais.

Respiração mais fácil

[01]

[02]

[a]

[b]

[c]

[d]

[01] CADEIRA ORTOPÉDICA® [a] Posição sentada [b] Pés apoiados [c] Suporte de braços [d] Baixa pressão na área

abdominal

RESPIRAÇÃO PROFUNDA A regressão da parte traseira e da parte da coxa reduz a pressão na área do abdômen e da pélvis, facilitando a respiração diafragmática profunda.

[02] APOIO PARA OS PÉS Os pés estão apoiados contra a extremidade dos pés da cama, ajudando o paciente a usar os músculos respiratórios adicionais e auxiliando os pacientes com falta de ar.

(11)
(12)

[01] [02]

Menos esforço

A enfermagem é uma das profi ssões com maior risco de dor nas costas. Isso geralmente é causado pela tensão física durante o posicionamento de pacientes pesados, durante seus cuidados. A inclinação lateral da cama pode ajudar signifi cativamente nestas situações. O trabalho se torna muito mais fácil com a função de leito automático, o que também reduz o risco potencial de erro humano.

[03]

[01]I-BRAKE®

O freio automático I-Break® é ativado após 10 segundos, caso a cama permaneça sem os freios acionados e ligada a rede elétrica.

Ele protege contra movimentos bruscos, que podem resultar em queda de pacientes devido a cama estar sem os freios acionaods.

[02]I-DRIVE®

O Sistema I-Drive® controla a retração automática do rodízio no chassi. Se o leito está ligado, ele é automaticamente recolhido.

Ele não obstrui equipamentos de passagem abaixo do chassi, como os Arcos em C ou mesas de refeição, e não é um incômodo ao limpar o chão.

[03]FÁCIL TRANSPORTE O movimento e a direção do leito são estabilizados pelo quinto rodízio. O I-Drive® reconhece quando a roda está em uso e a retrai automaticamente. Alças ergonômicas construídas no pé e na cabeceira são projetadas para uma sólida compreensão, puxando ou empurrando a cama.

(13)

13 [04] MOBILIZAÇÃO DO PACIENTE

A inclinação lateral da cama pode ser vantajosamente combinada com outros elementos funcionais para a mobilização ativa do paciente, o que reduz as exigências físicas do procedimento e aumenta a sua segurança. O Mobi-Lift® possui um botão para ajustar a altura da cama e as alças laterais auxiliam na participação ativa do paciente no processo de se levantar.

[05] RESPIRAÇÃO FISIOTERÁPICAL

A inclinação lateral da cama pode facilitar o desempenho das técnicas fisioterápicas de respiração. Para a drenagem postural eficaz do peito, a inclinação lateral pode ser vantajosamente combinada com a posição de Trendelenburg, pois não existem contra-indicações para esta posição..

[06] ASSISTÊNCIA PARA ENFERMAGEM

Arrumar a cama, higiene diária e outras tarefas de enfermagem em um paciente inconsciente exigem uma grande força física e são frequentemente realizadas com a colaboração de vários profissionais de saúde.

A inclinação lateral de 15° facilita virar o paciente e garante a estabilidade quando está descansando sentado.

[07] MOVENDO O PACIENTE PARA UMA MACA

Mover o paciente para uma maca é um procedimento que geralmente requer um grande número de pessoas e uma grande força física. O uso da inclinação lateral supracitada facilita muito essa atividade.

[04]

[06]

[05]

[07]

(14)

[b]

[a]

[b]

Excelente segurança

O design das grades laterias cumpre os mais modernos requisitos de segurança. As grades lateris estão entre as maiores do setor, com maior resistência física e durabilidade. Novos bloqueios com dupla posição são padrão, além disso, as grades laterais atendem aos requisitos mínimos relativos aos espaços entre as grades.

[01] ALTURA DAS GRADES LATERAIS As grades laterais cobrem o corpo do paciente a partir da região dos joelhos até a cabeça e, assim, protegem o paciente contra quedas. Os parâmetros das grades laterais deixam a cama compatível com colchões ativos e passivos até a altura de 23 cm.

[02] ESPAÇOS MÍNIMOS

O conceito de espaços mínimos reduz o risco de lesão ao paciente, por meio de beliscões nas partes móveis da cama.

[a] Durante o ajuste do apoio do dorso, o espaço entre as grades laterais permanece o mesmo.

[b] O espaço entre as grades laterais está em conformidade com as mais rigorosas exigências de segurança da norma EN 60601-2-52

TRAVAS DAS GRADES LATERAIS Os bloqueios manuais de posição dupla impedem os pacientes de abaixar as grades laterais sozinhos. No entanto, as grades podem ser facilmente ajustadas pela equipe médica com uma única mão.

BLOQUEIO DA INCLINAÇÃO LATERAL O equipamento eletrônico monitoriza a posição das grades laterais e, se elas estão abaixadas, o ajuste da inclinação lateral é eletronicamente bloqueado, impedindo qualquer rotação acidental.

ALARME DE SAÍDA DA CAMA Ele inicia um sinal de áudio e permite que a equipe médica intervenha ativamente, caso o paciente deixe o leito.

[01]

[02]

(15)
(16)

Prevenção complexa de úlceras de pressão

As úlceras de pressão são uma complicação que pode ser evitada. O posicionamento cuidadoso do paciente, a redução da pressão sobre os tecidos moles e a redução das forças durante a mudança da posição da cama são aspectos importantes que a cama Multicare® fornece para a prevenção de úlceras de pressão.

[01] ERGOFRAME® A superfície Ergoframe® age preventivamente contra úlceras de pressão, reduzindo o atrito sobre o paciente, durante uma mudança na posição da cama. Ele também reduz a pressão que atua na área pélvica e sacra.

[02] INCLINAÇÃO LATERAL O posicionamento do paciente com a inclinação da cama pode ajudar a reduzir a pressão excessiva, que age em alguns lugares do corpo que possuem um alto risco de desenvolvimento de úlceras de pressão. Em alguns casos, ele pode ser vantajoso como um complemento ou em combinação com um método padrão para a prevenção de úlceras de pressão.

VIRTUOSO®

O colchão ativo Virtuoso® tem por função a pressão zero através de células de ar com ciclo alternados.

Num ciclo de 7.5 minutos, a pressão é reduzida a zero em uma das três células do colchão. A função Virtuoso® é totalmente compatível com camas Multicare®.

[01]

[02]

(17)
(18)
(19)
(20)

[01] MULTI BOARD®

Central de controle, utilizada para controlar todas as funções da cama.

[02] SUPERFÍCIE ERGOFRAME® Trabalha de forma preventiva contra o desenvolvimento de úlceras de pressão e em posições ortopédicas para facilitar a respiração.

[03] CONTROLE INTEGRADO DO PACIENTE

Acessível para o paciente sentado ou deitado.

[04] A EXTREMIDADE INFERIOR DO CAMA

É ajustável por motores elétricos e permite o ajuste do comprimento da cama.

[05] CONTROLE SUPERVISOR PARA ENFERMAGEM

É um controle adicional para a cama. É possível retirá-lo em qualquer posição ao redor do perímetro da cama.

[06] APOIOS MOBI-LIFT® Ajuda o paciente a sair da cama com segurança.

[07] PONTOS DE ANCORAGEM Para os apoios de pacientes Segufi x.

[08] CONTROLE REMOTO DO PACIENTE

Com iluminação noturna.

CERTIFICADOS

— A Linet é certifi cada de acordo com os seguintes padrões de qualidade europeus: EN ISO 9001:2000, EN ISO 13485:2003.

— Os produtos são produzidos de acordo com os seguintes padrões europeus de tecnologia médica e camas hospitalares: EN 60601-1, EN 60601-1-2, EN 60601-1-4, EN 60601-2-52, EN ISO 14971, 93/42/ EEC,90/384/EEC.

[06]

[03]

[04]

[05]

Descrição

(21)

21 PARÂMETROS TÉCNICOS

— Dimensões Externas

215×105 cm (menor posição da plataforma do colchão) 237×105 cm (maior posição da plataforma do colchão)

— Dimensões do colchão 208 × 86 cm

— Altura máxima do colchão 23 cm

— Ajuste de altura 44–82 cm

— Inclinação lateral ±30°

— Trend 13°/16°

— Peso do equipamento 210 kg

— Peso máximo recomendado 250 kg

PARÂMETROS ELÉTRICOS

— Fonte de alimentação 230 V, ±10 %, 50–60 Hz

— Recepção máxima de energia 1,6 A, 370 VA

— Capa impermeável IPX4

— Proteção contra corrente elétrica Class I

— Nível de proteção contra danos

causados por corrente elétrica Parte Tipo B

— Modo de operação do motor elétrico

10%, max. 2 min/18 min [02]

[08]

[11]

[09]

[07]

[13]

[12]

[14]

[10]

[01] [09 ] I-DRIVE®

Quinto rodízio para o transporte seguro e manobras da cama..

[10] CONTROLE PEDAL

Para ajustar a altura e inclinação lateral da cama.

[11] I-BRAKE®

Sistema de frenagem automática dos rodízios.

[12] SIDE HOLDER

Cassetes de raios-X, com opções de posicionamento.

[13] CONTROLE MANUAL DA POSIÇÃO CPR para ajustar o encosto.

[14] CONTROLE DA GRADE LATERAL Com medidor de ângulos integrado

(22)

Manutenção efi caz

CONTROLE DE INFECÇÃO

MANUTENÇÃO Para fácil limpeza

e descontaminação, a cama tem um número mínimo de peças pequenas, as peças de plástico são lisas, sem fi ssuras e a construção de coluna selada impede que líquidos contaminados vazem para os motores.

CAMA INTELIGENTE

O cérebro da cama Multicare® é um sistema eletrônico interno con- trolado por diversos microprocessadores. Ele protege a segurança das operações de cama, analisa situações de trabalho, controla siste- mas automáticos e prevê a comunicação com o sistema Linis®.

LINIS®

A cama é capaz de se comunicar com outros sistemas eletrônicos.

Ela transfere dados clínicos e técnicos para Linis® (Sistema de Informação Linet) para a próxima avaliação médica. É possível observar várias funções terapêuticas ou de diagnóstico para manter de telemetria através d a cama. A maioria dos reparos pode ser feito por um técnico no local sem tirar a cama do hospital.

PC

Statistics

Service Alarm Multicare® Bed

(23)

23

(24)

10/2014 9609-1004 Pequenos desvios de cor são possíveis. Alterações técnicas reservadas.

Cama de Cuidados Críticos

Želevčice 5, 274 01 Slaný, República Checa

tel.: +420 312 576 111, fax: +420 312 522 668, e-mail: info @ linet.com, www.linet.com

Referências

Documentos relacionados

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

4 Este processo foi discutido de maneira mais detalhada no subtópico 4.2.2... o desvio estequiométrico de lítio provoca mudanças na intensidade, assim como, um pequeno deslocamento

Em função de leis ambientais mais restritivas e da busca por máquinas mais eficientes, a indústria global de fluidos frigoríficos tem pesquisado e desenvolvido novas soluções para

Após extração do óleo da polpa, foram avaliados alguns dos principais parâmetros de qualidade utilizados para o azeite de oliva: índice de acidez e de peróxidos, além

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

O encontro com o Senhor, na comunidade que se reúne para celebrar a memória de sua vida, morte e ressurreição, leva ao testemunho da fé, como os primeiros discípulos

A presente proposta pretende oferecer critérios para a seleção de candidatos a bolsas de mestrado oferecidas pelas agências de fomento (CAPES, CNPq e FAPES)

responsabilizam por todo e qualquer dano ou conseqüência causada pelo uso ou manuseio do produto que não esteja de acordo com as informações desta ficha e as instruções de