• Nenhum resultado encontrado

Crise não é maior que a de 2001

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Crise não é maior que a de 2001"

Copied!
1
0
0

Texto

(1)

Crise não é maior que a de 2001

O diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Edvaldo Santana, disse ontem que o atual cenário de turbulências no setor elétrico “está caminhando para uma solução”. Para ele, essa solução está sendo encontrada por um caminho técnico, por meio do aumento da oferta de energia produzida por usinas termelétricas. Ele admitiu, entretanto, que as autoridades responsáveis pelo setor elétrico no País estão preocupadas.

“Até porque, se não estivessem todos preocupados, não haveria como estarmos caminhando para uma solução”, afirmou. Para Santana, a crise atual é “mais fácil de resolver” do que a de 2001, quando foi decretado o racionamento de energia. “Apesar de todas as restrições (como a escassez de gás), hoje, temos mais flexibilidade, devido à capacidade de geração por meio de térmicas a óleo e também à expansão da rede de transmissão. Em 2001, a única saída foi a racionalização. Agora, há como agir pelo lado da oferta”, afirmou.

Edvaldo Santana lembrou que foi realizada uma reunião técnica ontem na sede do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no Rio de Janeiro, para fazer um dimensionamento da capacidade de geração térmica que ainda pode ser utilizada. Na semana passada, o governo mandou ligar seis usinas termelétricas a óleo no Sudeste, capazes de gerar de 800 MW a 1,2 mil MW.

Além disso, o governo conta com a conclusão das obras do gasoduto Cabiúnas-Vitória para que, a partir de fevereiro, a usina termoelétrica de Macaé (RJ) possa receber 5,5 milhões de metros cúbicos diários de gás. Com isso, essa térmica poderia adicionar mais 1 mil MW ao sistema elétrico.

As preocupações quanto ao abastecimento de energia devem-se ao fato de os reservatórios das principais hidrelétricas estarem baixos. Como a principal alternativa às hidrelétricas são as térmicas, e o gás natural também está escasso, o cenário preocupa os especialistas.

Na semana passada, o diretor-geral da Aneel, Jerson Kelman, declarou que, apesar de pouco provável, não seria impossível haver um racionamento neste ano. O ministro interino de Minas e Energia, Nelson Hubner, descarta o risco de apagão. O governo, que se recusa a iniciar um programa de redução do consumo da energia, ordenou que as usinas térmicas, inclusive as movidas a óleo, entrem em funcionamento. De agências.

In: Crise não é maior que a de 2001. Diário da Manhã (GO), Economia, 16.janeiro.2008.

Referências

Documentos relacionados

Encaminhar à CEL, os processos para realização dos leilões de transmissão de caráter sistêmico destinados a expansão da Rede Básica do Sistema Interligado Nacional (SIN) e/ou

O projeto de pesquisa e extensão “Projetos de Desenvolvimento e Conflitos Sócio-Ambientais no Maranhão” surge de uma preocupação geral do Grupo de Estudos:

desta Resolução, os valores das tarifas de uso das instalações de transmissão de energia elétrica, componentes da Rede Básica do Sistema Elétrico Interligado, atribuíveis

2 o Estabelecer os valores das tarifas de uso das instalações de transmissão de energia elétrica, componentes da Rede Básica do Sistema Elétrico Interligado, atribuíveis às

"As necessidades da causa aumentarão continuamente à medida que nos aproximamos do fim do tempo. São precisos meios para dar aos nossos jovens, em nossas escolas,

Promover o equilíbrio entre consumidores, agentes regulados e o governo, em prol do interesse público. Governo Governo

A rubrica Outras Despesas reúne as despesas orçadas para eventuais contenciosos jurídicos. Não foram previstas nem ocorreram despesas nessa rubrica no mês de maio.

Relatório Final – elaboração de relatório para apresentar os resultados obtidos, após a conclusão do projeto e da fase inicial do período de determinação da economia